A Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis
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A Evolução da Governança da Nova TI - Business-Defined IT
O livro “A evolução da governança da nova TI: Business-Defined IT” foi escrito com enorme satisfação pessoal, pois ele é a minha primeira obra sobre governança de Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC ou TI) onde é possível apresentar a governança a partir do seu histórico de fortalezas. A maioria das fragilidades do estratagema de pensar a tecnologia em termos de equipamentos, softwares e serviços está sendo dizimada pelo modelo de TI como um serviço. ... Ler mais +
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Governança da Nova TI: a Revolução
O primeiro e segundo bloco desta obra são resultado da natural revisão, atualização e ampliação do livro “Governança Avançada de TI na Prática”. A terceira parte foi desenvolvida para atender a todas as diversas solicitações recebidas de evolução do assunto “Rede e TI Social”. O livro permite que o leitor viaje pelo comportamento prático dos principais conceitos da governança como o iTaaS, TIC Verde, Intensidade Ideal de TIC, Retorno de Investimento, Demonstração de Resultados, Investimento em Tecnologia, Rede Social e Mercado de Trabalho de TIC. Foi adotado o estratagema de apresentar o conceito simultaneamente ao exemplo prático para permitir rápido e melhor entendimento. Atualmente, a governança é um tema que aparece no topo da agenda de executivos, diretores, gerentes e especialistas de Tecnologia de Informações e Comunicações. Todos os dias, os casos de mercado mostram que o talento e capital intelectual fazem diferença. Um número cada vez maior de empresários, empreendedores, investidores, advogados, contadores, economistas, analistas, engenheiros, publicitários, professores, estudantes, etc. está querendo entender como a governança de TIC pode contribuir para o sucesso de uma organização. Temas como ROI, Demonstração de Resultados, iTaaS, TIC Verde, Investimento em TIC e Rede Social deixaram de ser exclusivos de Tecnologia de Informações e Comunicações e passaram a fazer parte permanente da pauta de todos os profissionais. ... Ler mais +
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O livro apresenta um estudo de caso de sucesso da implantação da Governança de TI em uma multinacional atuando no mercado de papel e celulose no extremo sul baiano. É ilustrado por modelos de relatórios, fluxo de trabalho, o papel de cada membro da equipe, entre outros. Também apresenta um embasamento teórico de quando terceirizar os serviços de TIC de uma organização e o quanto é fundamental planejar-se para isso. ... Ler mais +
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Governança de TI Verde : O ouro verde da nova TI
O trabalho “ICT adoption and productivity in developing countries: new firm level evidence from Brazil and India” mostra os efeitos sobre a produtividade em mil empresas brasileiras e indianas da adoção da nova TI. Diversos trabalhos empíricos foram conduzidos para melhorar o entendimento do impacto de TI na produtividade. Os estudos revelaram que existem impactos positivos e significativos da tecnologia sobre a produtividade, tanto no nível da microeconomia como na esfera maior da macroeconomia. ... Ler mais +
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A Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis
"Com mais de 23 anos como Consultor de Engenharia de Manutenção, tive a oportunidade de identificar a grande demanda existente no desenvolvimento dos processos de Governança da Manutenção, pois, as empresas, de uma maneira geral, possuem um corpo técnico muito bem desenvolvido, e através das práticas diárias vão se capacitando a cada dia, mas, quando procurei por evidências concretas nos quesitos que envolvem a gestão estratégica do corpo técnico, encontrei uma variabilidade preocupante no sentido de entender o motivo pelo qual a maioria dos processos implantados nas empresas não consegue se sustentar a ponto de garantir resultados crescentes e permanentes, e uma estrutura funcional motivada a um ambiente proativo e planejado." ... Ler mais +
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EPG – Enterprise Project Governance: Governança Corporativa de Projetos
Alguns projetos são a chave para assegurar o crescimento da sua organização – e com a economia global cada vez mais competitiva, empresas de todos os tipos estão se esforçando para desenvolver os projetos necessários para sobreviver e prosperar. ... Ler mais +
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"Com mais de 23 anos como Consultor de Engenharia de Manutenção, tive a oportunidade de identificar a grande demanda existente no desenvolvimento dos processos de Governança da Manutenção, pois, as empresas, de uma maneira geral, possuem um corpo técnico muito bem desenvolvido, e através das práticas diárias vão se capacitando a cada dia, mas, quando procurei por evidências concretas nos quesitos que envolvem a gestão estratégica do corpo técnico, encontrei uma variabilidade preocupante no sentido de entender o motivo pelo qual a maioria dos processos implantados nas empresas não consegue se sustentar a ponto de garantir resultados crescentes e permanentes, e uma estrutura funcional motivada a um ambiente proativo e planejado." ... Ler mais +
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Governança da Nova TI: a Revolução
O primeiro e segundo bloco desta obra são resultado da natural revisão, atualização e ampliação do livro “Governança Avançada de TI na Prática”. A terceira parte foi desenvolvida para atender a todas as diversas solicitações recebidas de evolução do assunto “Rede e TI Social”. O livro permite que o leitor viaje pelo comportamento prático dos principais conceitos da governança como o iTaaS, TIC Verde, Intensidade Ideal de TIC, Retorno de Investimento, Demonstração de Resultados, Investimento em Tecnologia, Rede Social e Mercado de Trabalho de TIC. Foi adotado o estratagema de apresentar o conceito simultaneamente ao exemplo prático para permitir rápido e melhor entendimento. Atualmente, a governança é um tema que aparece no topo da agenda de executivos, diretores, gerentes e especialistas de Tecnologia de Informações e Comunicações. Todos os dias, os casos de mercado mostram que o talento e capital intelectual fazem diferença. Um número cada vez maior de empresários, empreendedores, investidores, advogados, contadores, economistas, analistas, engenheiros, publicitários, professores, estudantes, etc. está querendo entender como a governança de TIC pode contribuir para o sucesso de uma organização. Temas como ROI, Demonstração de Resultados, iTaaS, TIC Verde, Investimento em TIC e Rede Social deixaram de ser exclusivos de Tecnologia de Informações e Comunicações e passaram a fazer parte permanente da pauta de todos os profissionais. ... Ler mais +
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Alguns projetos são a chave para assegurar o crescimento da sua organização – e com a economia global cada vez mais competitiva, empresas de todos os tipos estão se esforçando para desenvolver os projetos necessários para sobreviver e prosperar. ... Ler mais +
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- DescriçãoA Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis
“Um livro de cabeceira”
Com mais de 23 anos como Consultor de Engenharia de Manutenção, tive a oportunidade de identificar a grande demanda existente no desenvolvimento dos processos de Governança da Manutenção, pois, as empresas, de uma maneira geral, possuem um corpo técnico muito bem desenvolvido, e através das práticas diárias vão se capacitando a cada dia, mas, quando procurei por evidências concretas nos quesitos que envolvem a gestão estratégica do corpo técnico, encontrei uma variabilidade preocupante no sentido de entender o motivo pelo qual a maioria dos processos implantados nas empresas não consegue se sustentar a ponto de garantir resultados crescentes e permanentes, e uma estrutura funcional motivada a um ambiente proativo e planejado. Tenho a oportunidade de apresentar, também, além dos 5 pontos diferenciais apresentados na Capa, os 5 pontos complementares abaixo:
1. As Técnicas de Governança de Manutenção ;
2. Os KPIs Estratégicos, Táticos e Operacionais;
3. A Prática do Benchmarking com 16 Referências Internacionais;
4. A Dependência entre os KPIs na Análise dos Resultados;
5. A Contribuição Direta dos KPIs no Processo de Governança da Manutenção.
Boa leitura a todos! - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor José Wagner Braidotti Junior
José Wagner Braidotti Junior é Eng. Mecânico (FEI - 1985) e Eng. de Segurança do Trabalho (FAAP - 1998).
Possui MBA de Gerenciamento de Projetos (FGV - 2007).
Pós-graduado em Administração de Empresas (FAAP - 1988), Economia (São Judas Tadeu - 1992) e Eng. de Manutenção Industrial (Mauá - 1995).
Em outros países: Gerenciamento de Manutenção em Bruxelas – Bélgica (ABB - 2000) e Avaliação dos Processos de Manutenção em Erlangen – Alemanha (Siemens - 2003).
Trabalha desde 1993 na Braidotti Eng. e Consultoria como Diretor Técnico de Eng. de Manutenção, Gestão de Ativos, Produtividade, Confiabilidade e Segurança do Trabalho.
Fez Implantações de projetos no Brasil, EUA, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Honduras, Angola e Quênia, em “Práticas de Manutenção de Classe Mundial”.Informações Técnicas Sumário
Capítulo 1: INTRODUÇÃO - 1
Capítulo 2: OBJETIVO - 5
Capítulo 3: O SISTEMA DE CONTROLE - 7
Como deve ser esse balanceamento? - 9
Como controlar a moda, ditando a moda ou prevendo-a? - 11
Questões Relacionadas a este Capítulo - 14
Capítulo 4: CAMPO DE APLICAÇÃO – FLUXO DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO - 15
Solicitante de Serviços - 16
Classificador dos Serviços - 16
Prioridade 1 - 18
Prioridade 2 - 18
Prioridade 3 - 18
Prioridade 4 - 19
Prioridade 5 - 19
Prioridade 6 - 19
Fluxograma dos Processos de Manutenção - 21
Planejador dos Serviços - 21
Analista de Materiais - 23
Engenheiro de Manutenção - 24
Programador Estratégico dos Serviços - 30
Supervisor das Equipes de Manutenção - 32
Monitorar o Desempenho dos Serviços de Campo - 33
Ser Amigo - 33
Ser Treinador - 34
Ser Responsável pela Documentação - 34
Ser o Monitor constante dos Serviços Preventivos - 35
Ser o Professor (Mentor) - 35
Ser o Protetor mas com Vigilância - 36
Ser Terapeuta - 36
Ser Responsável pela Garantia da Qualidade - 37
Ser o Fiscal da Segurança - 37
Ser o Líder do Programa dos 5’S - 38
Executor dos Serviços - 39
Gestor da Manutenção - 41
Questões Relacionadas a este Capítulo - 43
Capítulo 5: A GOVERNANÇA NA MANUTENÇÃO - 45
Padrões de Governança na Manutenção - 47
Agenda de Reuniões - 48
Definição de Pauta - 51
Gerenciamento das Ações - 51
Relatório Gerencial e Operacional - 54
Quadro de Gestão à Vista - 56
Plano de Comunicação - 65
Comunicação Formal - 67
Comunicação Informal 67
Gestão da Base de Dados do Sistema Informatizado de Gestão - 68
Questões Relacionadas a este Capítulo - 70
Capítulo 6: A FINALIDADE DA UTILIZAÇÃO E DO CÁLCULO - 71
Questões Relacionadas a este Capítulo - 74
Capítulo 7: OS CRITÉRIOS PARA A DEFINIÇÃO DOS INDICADORES - 75
O que Medir? - 75
Por que Medir? - 75
Como Medir? - 76
Onde Medir? - 76
Quando Medir? 76
Quem deve Medir? - 77
Questões Relacionadas a este Capítulo - 77
Capítulo 8: POR QUE TRATAMOS TÃO MAL OS INDICADORES? - 79
Questões Relacionadas a este Capítulo - 81
Capítulo 9: OS INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO (KPI) - 83
Indicadores Estratégicos - 85
Indicadores Táticos - 86
Indicadores Operacionais - 86
Apresentação dos Indicadores de Desempenho através do Fluxograma dos Processos de Manutenção - 87
KPI 1 - Backlog (BCK) - 89
Por que este indicador de “Backlog (BCK)” está posicionado na “Função Gatekeeper”? - 90
KPI 2 - Número de Quebras (NQB) - 90
Por que este indicador do “Número de Quebras (NQB)” está posicionado na “Função Gatekeeper”? - 91
KPI 3 - Serviços Planejados (SPL) - 93
KPI 4 - Eficiência de Planejamento de Rotina (EPR). - 94
KPI 5 - Eficiência de Planejamento de Parada (EPP) - 95
KPI 6 - Disponibilidade Física por Manutenção (DFM) - 96
KPI 7 - Eficácia do Almoxarifado (EAL) - 98
KPI 8 - Eficácia das Requisições de Compras (ERC) - 99
KPI 9 - Giro de Estoque (GIR) - 100
KPI 10 - Tempo Médio entre Falhas (MTBF) - 102
KPI 11 – Execução de Manutenção Preventiva (EMP) - 103
KPI 12 – Produtividade Pessoal (PPE) - 104
KPI 13 – Confiabilidade Física por Manutenção (CFM) - 105
KPI 14 – Carga de Serviço Programado (CSP) - 106
KPI 15 – Serviço Reprogramado (SRP) - 107
KPI 16 – Ordem de Serviço Concluída (OSC) - 109
KPI 17 – Horas Utilizadas (HUT) - 110
KPI 18 – Tempo Médio para Reparo (MTTR) - 111
KPI 19 – Eficiência dos Custos de Manutenção (ECM) - 113
KPI 20 – Custo Total de Manutenção (CTM) - 114
KPI 21 – Eficácia Total do Desempenho dos Ativos Físicos (UEE) - 115
KPI 22 – Eficácia Global dos Ativos Físicos (OEE) - 116
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Capítulo 10: A IDENTIDADE DOS INDICADORES - 121
Questões Relacionadas a este Capítulo - 122
Capítulo 11: O RELACIONAMENTO E A DEPENDÊNCIA ENTRE OS INDICADORES - 125
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Capítulo 12: O HISTÓRICO COMO FONTE DE INFORMAÇÃO DO “BASE-LINE” - 131
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Capítulo 13: A DEFINIÇÃO DE METAS - 133
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Capítulo 14: O INDICADOR COMO PARTE ESTRATÉGICA DA MELHORIA CONTÍNUA - 137
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Capítulo 15: O PLANO DE AÇÃO 141
Questões Relacionadas a este Capítulo - 149
Capítulo 16: O PLANEJAMENTO E A GOVERNANÇA NA MANUTENÇÃO - 151
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Capítulo 17: A PRÁTICA DO “BENCHMARKING” - 155
Tabela comparativa dos indicadores de desempenho da manutenção - 157
Nível 1: Manutenção Reativa - 157
Nível 2: Manutenção Preventiva - 158
Nível 3: Manutenção Preditiva - 158
Nível 4: Confiabilidade - 158
Nível 5: Classe Mundial (Benchmarking) - 158
Indicadores Financeiros - 159
Indicadores de Processo - 159
Indicadores de Engenharia 159
Indicadores Financeiros - 160
Indicadores de Processo - 161
Indicadores de Engenharia: 162
Questões Relacionadas a este Capítulo - 171
CONCLUSÃO - 173
Questões Relacionadas a este Capítulo - 175
INDICE DE DESENHOS - 201
INDICE DE FIGURAS - 205
BIBLIOGRAFIA - 209
INDICE REMISSIVO 213Informações Técnicas
Nº de páginas: 240 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2016 ISBN: 9788539908448 Encadernação: Brochura Autor: José Wagner Braidotti Junior - Informações