Agile Think Canvas

Como inovar e criar negócios sustentáveis para obter melhores resultados e minimizar riscos com o uso de Métodos Visuais e Ágeis em seus projetos!

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  • Descrição
    Agile Think Canvas

    Como inovar e criar negócios sustentáveis para obter melhores resultados e minimizar riscos com o uso de Métodos Visuais e Ágeis em seus projetos!


    Agile Think Canvas é um manual de práticas colaborativas construído com base em um método de trabalho que utiliza conceitos de Design Thinking e Gestão Ágil para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
    Voltado para aqueles que se utilizam da criatividade nos processos de inovação dos produtos e serviços, a metodologia Agile Think Canvas engloba: definição de uma visão de produto, estudo de personas, suas respectivas jornadas, entendimento dos riscos, definição do MVP, prototipação, construção do produto por meio de técnicas amplamente difundidas por métodos e frameworks presentes no Agile e aprendizado.
    Agile Think Canvas tem por objetivo ajudar os profissionais das mais diversas áreas que atuam através de processos tradicionais a romperem barreiras.
    Indicado a estudantes, professores e profissionais das áreas de gestão, governança, negócios e produtos que tenham interesse em explorar novas ferramentas visuais de gestão de projetos, adaptadas para suas atividades organizacionais, propiciando maior agilidade, transparência e resultados com alto valor agregado a empresas e clientes.
    .
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosMetodos Ageis
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAndré Vidal

    Graduado em Ciências da Computação pela UNESP de Rio Claro, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Há 20 anos atuando no mercado de engenharia de software, é especialista em metodologias, processos e análise de negócios. Possui as certificações PMI-ACP, CSM (Certified Scrum Master), EXIN-ASF (Agile Scrum Foundation) e SAFe (Scaled Agile Framework). Atualmente é consultor, professor e articulista das revistas Engenharia de Software Magazine e Java Magazine da Devmedia. É sócio diretor da startup Agile Think e trabalha como Agile Coach e Agente de Transformação Digital para empresas e equipes de projeto.
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    PARTE 1. INOVAÇÃO INCREMENTAL DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS

    1. O início de tudo

    1.1 Cenário atual
    1.2 Satisfazer o cliente ou satisfazer o cliente. Nossa única opção!
    1.3 Quanto custam os erros ocorridos no desenvolvimento do produto software?
    1.4 Precursores no desenvolvimento de produtos e projetos ágeis
    1.5 Exercícios sugeridos
    1.6 Referências bibliográficas

    2. Mindset ágil

    2.1 Mundo agile
    2.2 Apresentando resultados de forma rápida
    2.3 Inovação no desenvolvimento de produtos e serviços
    2.4 A origem do Design Thinking
    2.5 O que é Design Thinking?
    2.6 Modelos derivados do Design Thinking
    2.7 Exercícios sugeridos
    2.8 Referências bibliográficas

    PARTE 2. A METODOLODIA AGILE THINK CANVAS

    3. Concepção do produto

    3.1 Definir necessidade
    3.2 Estruturar a necessidade
    3.3 Definir o entendimento do produto
    3.4 Entendimento do produto: livro “Agile Think Canvas”
    3.5 Checklist: macroprocesso 1
    3.6 Exercícios sugeridos
    3.7 Referências bibliográficas

    4. O uso dos modelos visuais

    4.1 Pesquisar soluções
    4.1.1 Preparar modelos de pesquisa
    4.2 Consolidar dados de pesquisa
    4.3 Analisar resultados e definir perfis
    4.4 Definição de perfil “Agile Think Canvas”
    4.5 Checklist: macroprocesso 2
    4.6 Exercícios sugeridos
    4.7 Referências bibliográficas

    5. A arte de conhecer o negócio para gerar ideias

    5.1 Gerar ideias
    5.1.1 Mapear o conhecimento do negócio
    5.2 Definir a cadeia de valor
    5.3 Cadeia de valor do livro “Agile Think Canvas”
    5.3.1 Realizar sessões de design
    5.3.2 Processo mental do cliente
    5.4 Interação do usuário
    5.5 Agile Think Canvas Interação do Usuário
    5.6 Checklist: macroprocesso 3
    5.7 Exercícios sugeridos
    5.8 Referências bibliográficas

    6. Análise das soluções para o negócio

    6.1 Analisar soluções
    6.1.1 Planejamento de cenários
    6.1.2 Avaliação de risco
    6.2 Princípio de Pareto
    6.2.1 Exemplificando o uso do Princípio de Pareto
    6.3 Mapear riscos do produto
    6.4 Agile Think Canvas Mapeamento de Riscos do Produto
    6.5 Explorando dados da análise
    6.6 Checklist: macroprocesso 4
    6.7 Exercícios sugeridos
    6.8 Referências bibliográficas

    7. A escolha da solução adequada

    7.1 Definir a proposta de valor
    7.2 Construir o documento de visão do produto (DV)
    7.3 Proposta de valor do livro “Agile Think Canvas”
    7.4 Checklist: macroprocesso 5
    7.5 Exercícios sugeridos
    7.6 Referências bibliográficas

    8. Prototipar modelos

    8.1 O processo de prototipação
    8.2 Construir os protótipos
    8.3 Avaliar os protótipos
    8.4 Validar modelos
    8.5 Checklist: macroprocesso 6
    8.6 Exercícios sugeridos
    8.7 Referências bibliográficas

    PARTE 3. GESTÃO DE PROJETOS AGILE THINK CANVAS

    9. Visão de projeto

    9.1 Formar time com membros das equipes de produto e projeto
    9.2 Promover princípios ágeis
    9.3 Definir papéis e responsabilidades
    9.3.1 Agile Think Product Team
    9.3.2 Agile Think Project Team
    9.4 Compartilhar o conhecimento com o time
    9.5 Apresentar a visão do produto
    9.6 Apresentar Backlog MVP
    9.7 Definição do valor de negócio
    9.8 Resumo da prática: primeira etapa da Reunião Marco Zero
    9.9 Exercício sugerido
    9.10 Referências bibliográficas

    10. Planejamento

    10.1 Processo de planejamento do Agile Think Canvas
    10.2 Planejar Backlog MVP
    10.3 Resumo da prática: segunda etapa da Reunião Marco Zero
    10.4 Exercício sugerido
    10.5 Referências bibliográficas

    11. O ato de criar histórias dos usuários

    11.1 Sessões de grooming do Backlog MVP
    11.2 Especificação de casos de uso
    11.3 User stories
    11.4 Agile Think Canvas 7 Dimensões do Produto
    11.5 Mapeamento de histórias de usuário
    11.6 Escrevendo histórias do usuário eficazes
    11.7 Referências bibliográficas
    12. Estruturação da arquitetura do sistema
    12.1 Realizar estimativas
    12.2 Priorizar Backlog MVP
    12.3 Revisitar Backlog de melhorias
    12.4 Referências bibliográficas
    13. A busca pela viabilidade do projeto
    13.1 Definir conceitos de preparado e pronto
    13.2 Realizar estudo de viabilidade
    13.3 Custo da operação e qualidade do produto
    13.4 Roadmap do projeto
    13.5 Elaborar release
    13.6 Estabelecer a velocidade do time
    13.7 Construir o Plano de Release
    13.8 Canvas Planejamento de Release
    13.9 Canvas Planejamento de Release do livro
    13.10 Referências bibliográficas

    14. A construção do produto

    14.1 Planejamento da iteração com Agile Think Canvas
    14.2 Definir o Plano de Iteração
    14.2.1 Definir Backlog MVP da iteração
    14.2.2 reafirmar critérios de “pronto” e aceitação
    14.3 Canvas Planejamento da Iteração
    14.4 Preparação do Backlog MVP da iteração
    14.5 Priorizar e estimar as atividades
    14.6 Montar o quadro de atividades
    14.7 Prática do Kanban
    14.8 Exercício proposto
    14.9 Referências bibliográficas

    15. Qual a melhor estratégia para a iteração?

    15.1 Iteração Zero
    15.1.1 Preparação do ambiente de desenvolvimento
    15.1.2 Direcionamento da arquitetura
    15.1.3 Execução de prova de conceito (POC)
    15.1.4 Criação de massa de teste
    15.2 Referências bibliográficas

    16. Resultado de uma equipe integrada e ágil

    16.1 Todos contra um
    16.2 Cinco passos para a construção do produto
    16.3 Quinze minutos diários de Agile Think
    16.4 O impacto do risco na planilha
    16.5 Transparência nos resultados e ações corretivas
    16.6 Uso de difusores de informação

    17. Adaptação

    17.1 Apresentação do produto
    17.2 Entrega do produto ao cliente
    17.3 Coletar pontos de melhoria do produto
    17.4 Obter aceite formal do cliente
    17.5 Retrospectiva do projeto
    17.6 Plano de ação
    17.7 Checklist: macroprocesso 7
    17.8 Exercícios sugeridos

    18. Aprendizado

    18.1 Aprendizado com Agile Think Canvas
    18.2 Executar plano de ação e melhorias
    18.3 Monitorar execução do plano de ação
    18.4 Atualizar lições aprendidas do projeto
    18.5 Colaboração mútua
    18.6 Compartilhamento e transferência de conhecimento
    18.7 Checklist: macroprocesso 8
    18.8 Exercício sugerido

    19. Considerações finais

    ANEXOS

    Anexo 1 – Questionário base para a realização da avaliação da metodologia Agile Think Canvas

    Anexo 2 – Para saber mais...
    Anexo 3 – Agile Think Canvas de produto
    Anexo 4 – Agile Think Canvas de projeto – Parte 1
    Anexo 5 – Agile Think Canvas de projeto – Parte 2

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:312
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Brasport
    Idioma:Nacional
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788574527956
    Encadernação:Brochura
    Autor:André Vidal
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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