Algoritmos - Programação para Iniciantes 3ª Edição

Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados. Os diversos assuntos e exercícios são totalmente baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula, transferindo para o livro as explicações e os exemplos usados em aulas de algoritmos e programação. A leitura e a prática não exigem conhecimento prévio do assunto por parte do leitor.

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  • E-BOOK Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais -

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  • Linguagem e Lógica De Programação

    Ricamente ilustrada, esta obra apresenta as bases teóricas e práticas sobre lógica de programação de computadores. Com linguagem simples, aborda conceitos de variáveis e matrizes; utilização de operadores matemáticos, relacionais e lógicos; estruturas de decisão e de repetição; fracionamento de programa em módulos; alocação dinâmica de memória; ambientes de desenvolvimento visual; e conversão de algoritmos em linguagens de programação Pascal e C. Exemplos e exercícios acompanham os capítulos, para que seja possível fixar melhor os assuntos estudados. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos de Automação Industrial, Eletrônica, Geoprocessamento, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Mecatrônica, Programação em Jogos Digitais, Redes de Computadores, entre outros. ... Ler mais +

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  • Aprenda Lógica de Programação e Algoritmos com Implementações em Portugol, Scratch, C, Java, C# e Python

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    A programação de computadores tem se tornado cada vez mais fácil, acessível e popular, pois no mundo atual, o uso da tecnologia está fortemente inserido no cotidiano das pessoas, criando um universo de novas possibilidades.

    Este livro é o resultado das experiências adquiridas pelos autores ao longo de mais de uma década dedicada ao ensino nos cursos de graduação em Informática. No primeiro capítulo, o leitor irá encontrar os conceitos empregados para a resolução de problemas computacionais usando, para isso, técnicas e ferramentas como fluxograma, Portugol e a Scratch, que é uma linguagem de programação visual que possibilita aprendizado rápido e lúdico. Nos capítulos seguintes serão apresentados os conceitos para o desenvolvimento da solução dos algoritmos criados nas linguagens de programação C, Java, C# e Python. ... Ler mais +

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  • Introdução a Ciência da Computação com Jogos

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    Mais que apresentar ao aluno uma primeira disciplina de programação de computadores, este livro da série Campus/SBC inova ao trazer um Game Engine exclusivamente desenvolvido para estimular o aluno a programar com o objetivo de desenvolver sua aplicação. Na primeira parte o livro apresenta os conceitos básicos de programação necessários aos alunos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e tecnológicos em TIC. Depois é introduzido o conceito de Game Engine e sua utilização. Na última parte o livro guia o aluno no desenvolvimento de seu próprio game. Com este enfoque único a obra conquista os alunos e os motiva a aprender de maneira lúdica. ... Ler mais +

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  • Cálculo Numérico - 2ª Edição - Aspectos Teóricos e Computacionais

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    O objetivo principal do texto é a apresentação de métodos numéricos com sua fundamentação teórica, suas vantagens e dificuldades computacionais. Em todos os capítulos há lista de exercícios, com respostas no apêndice. Na maioria dos capítulos, proposta de projetos. ... Ler mais +

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  • Estruturas de Dados e Seus Algoritmos 3ª Edição

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    “Um algoritmo é um processo sistemático para a resolução de um problema.” Com essa frase clara e direta inicia-se este Estruturas de Dados e Seus Algoritmos, que chega à terceira edição com um texto expandido, revisado e acrescido de dois novos capítulos. O objetivo primeiro da dupla de autores, porém, permanece: de forma amigável, mostrar diferentes estruturas de dados, dando ênfase aos seus algoritmos de manipulação e a alguns de seus aspectos matemáticos. Tendo em vista que este livro destina-se não somente a cursos de graduação, mas também a profissionais da área de desenvolvimento de software, as estruturas de dados que aparecem aqui estão entre as mais empregadas atualmente. ... Ler mais +

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  • Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais - Inclui Linguagens C, Java, PHP, ASP E Objetct Pascal 2ª Edição Revisada e Ampliada

    Severino Paiva é professor e consultor das áreas de informática e educação, tendo especial interesse pela programação de computadores.
    Ao longo de sua carreira profissional, formou várias gerações de programadores, ministrando cursos em várias instituições de ensino.
    Toda essa experiência foi transformada em um livro destinado aqueles que se interessam pela arte e a técnica da programação de computadores. ... Ler mais +

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  • Linguagens Formais e Autômatos - Volume 3 - 6ª Edição - Série Livros Didáticos Informática UFRGS

    Apresenta os principais conceitos e resultados de linguagens formais e autômatos, de uma forma simples e acessível, sem descuidar do desenvolvimento do raciocínio nem dos aspectos matemático-formais. Atende as diretrizes curriculares do MEC. ... Ler mais +

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  • Linguagens de Montagem

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    Este livro procura apresentar linguagens de montagem com a perspectiva de que elas são um ótimo meio de iniciar o estudo de arquitetura de processadores, e iniciar o estudo de como funcionam linguagens de alto nível. O projeto apresenta diversos exemplos de como construções de linguagens de mais alto nível são implementadas em linguagem de montagem (comandos repetitivos, comandos de seleção como IF ou SWITCH, passagem de parâmetros, recursão, etc). Um outro ponto é o conteúdo através de dois processadores: um fictício e mais simples, que permite entender como o processador funciona (codificação de instruções trivial, conjunto simples de instruções); e um processador comercial muito utilizado atualmente (ARM), que é no entanto muito difícil de apresentar sem uma introdução sobre funcionamento de processadores e codificação, pois sua arquitetura é muito especializada e otimizada. É também o processador mais utilizado em tablets e celulares como o iPhone. ... Ler mais +

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  • Estruturas de Dados e Seus Algoritmos 3ª Edição

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  • Descrição
    Algoritmos - Programação para Iniciantes 3ª Edição

    Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados. Os diversos assuntos e exercícios são totalmente baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula, transferindo para o livro as explicações e os exemplos usados em aulas de algoritmos e programação. A leitura e a prática não exigem conhecimento prévio do assunto por parte do leitor.

    Voltado para estudantes de cursos introdutórios em programação de computadores, existentes nas áreas de Informática, Ciência da Computação, Engenharias, cursos técnicos de nível médio e muitas outras, o livro apresenta como principais características:

    -Nova linguagem estruturada para a construção de algoritmos;
    -Texto renovado e atual, fortemente baseado na didática utilizada em aulas de programação;
    -Intensa carga de exercícios resolvidos e de problemas propostos;
    -Perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns dos estudantes de cursos de programação;
    -Curiosidades sobre computadores, algoritmos e programação, estimulando o interesse do leitor pelo assunto.

    Adotado com sucesso como bibliografia nos projetos de inúmeros cursos espalhados pelo Brasil, “Algoritmos: Programação para Iniciantes” chega à sua 3ª edição com nova diagramação, apresentando um texto aprimorado, revisado e complementado com mais material de estudo. Acima de tudo, ele pretende ser o seu primeiro livro de algoritmos.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorGilvan Vilarim

    Gilvan Vilarim é bacharel em Informática pelo IME-UERJ, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ e doutor em Serviço Social pela ESS-UFRJ. Leciona desde 1995, atuando principalmente nos ensinos técnico e de graduação na área de computação; trabalhou em diversas instituições públicas e particulares ao longo dos anos. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
    Informações TécnicasSumário

    Capítulo 1.Conceitos Básicos - 1

    1.1. Um Breve Histórico da Computação - 1

    1.2. Componentes de Um Computador - 4

    1.3. Estrutura Lógica de Um Computador - 5

    1.4. Programação de Computadores - 6

    1.5. Algoritmos e Resolução de Problemas - 6

    1.6. Estruturação de Algoritmos - 8

    1.7. Lógica de Programação - 9

    1.8. Um Computador Virtual - 9

    1.9. Problemas Propostos com Algoritmos - 10

    1.10. Você Sabia - 12



    Capítulo 2.Português Estruturado - 13

    2.1. Conceito de Português Estruturado - 13

    2.2. Sintaxe e Semântica - 13

    2.3. Tipos de Dados - 14

    2.3.1. Tipo Inteiro - 14

    2.3.2. Tipo Real - 15

    2.3.3. Tipo Lógico - 15

    2.3.4. Tipo Caractere - 15

    2.3.5. Tipo Cadeia - 16

    2.3.6. Observações sobre Dados e seus Tipos - 16

    2.4. Exercícios de Fixação com Tipos - 16

    2.5. Operadores Aritméticos - 17

    2.6. Operadores Relacionais - 18

    2.7. Operadores Lógicos - 19

    2.8. Funções - 20

    2.9. Montagem de Expressões - 21

    2.10. Linearização de expressões - 23

    2.11. Exercícios de Fixação com Expressões - 24

    2.12. Conceito de Variável - 25

    2.12.1. Nomes de Variáveis - 26

    2.12.2. Tipo de Dado das Variáveis - 27

    2.12.3. Declaração de Variáveis - 28

    2.13. Sintaxe Geral de um Algoritmo - 29

    2.14. Comando de Atribuição - 30

    2.15. Comando de Entrada de Dados - 31

    2.16. Comando de Saída de Dados - 32

    2.17. Estudo de um Exemplo - 32

    2.18. Exercícios de Fixação com Algoritmos Simples - 36

    2.19. Perguntas e Respostas - 37

    2.20. Você Sabia - 40



    Capítulo 3.Construção de Algoritmos - 41

    3.1. Roteiro para a Construção de Algoritmos - 41

    3.2. Verificação Manual de Algoritmos - 42

    3.3. Exercícios de Fixação com Algoritmos Sequenciais - 46

    3.4. Impressões Complementares - 48

    3.5. Modularização de Algoritmos - 49

    3.5.1. Criação de Módulos - 49

    3.6. Perguntas e Respostas - 53

    3.7. Problemas Propostos com Algoritmos Sequenciais - 55

    3.8. Você Sabia - 58



    Capítulo 4.Testes - 59



    4.1. Estruturas de Teste - 59

    4.2. Comando Se - 59

    4.3. Exercícios de Fixação com Testes Simples - 63

    4.4. Testes Encadeados - 63

    4.5. Exercícios de Fixação com Testes Encadeados - 69

    4.6. Comando Caso - 72

    4.7. Blocos de Comandos - 74

    4.8. Perguntas e Respostas - 79

    4.9. Problemas Propostos com Testes - 80

    4.10. Você Sabia - 84



    Capítulo 5.Repetições - 85

    5.1. Estruturas de Repetição - 85

    5.2. Comandos Repita e Enquanto - 85

    5.3. Variáveis Contadoras - 90

    5.4. Variáveis Acumuladoras - 93

    5.5. Laços Infinitos - 97

    5.6. Exercícios de Fixação com Repetições - 98

    5.7. Encadeamento de Repetições - 99

    5.8. Comando Para - 101

    5.9. Perguntas e Respostas - 103

    5.10. Problemas Propostos com Repetições - 104

    5.11. Você Sabia - 108



    Capítulo 6.Vetores - 109

    6.1. Declaração e Uso de Vetores - 109

    6.2. Exercícios de Fixação com Vetores - 118

    6.3. Matrizes - 119

    6.4. Exercícios de Fixação com Matrizes - 125

    6.5. Tipos de Dados Personalizados - 126

    6.6. Perguntas e Respostas - 127

    6.7. Problemas Propostos com Vetores - 128

    6.8. Você Sabia - 132



    Capítulo 7.Registros - 133

    7.1. Declaração e Uso de Registros - 133

    7.2. Exercícios de Fixação com Registros - 137

    7.3. Combinações de Tipos Estruturados - 138

    7.4. Perguntas e Respostas - 141

    7.5. Problemas Propostos com Registros - 142

    7.6. Você Sabia - 146



    Capítulo 8.Programação Estruturada - 147

    8.1. A Crise na Programação - 147

    8.2. Desvios Incondicionais - 148

    8.3. Uma Disciplina na Programação - 148

    8.4. Fundamentos da Programação Estruturada - 148

    8.4.1. Uso de Estruturas Básicas - 149

    8.4.2. Projeto "Top-Down" e Refinamento Sucessivo - 149

    8.4.3. Composição Modular - 150

    8.5. Boas Práticas de Construção - 151

    8.5.1. Uso de Comentários - 151

    8.5.2. Identificadores Significativos - 152



    8.5.3. Um Comando em Cada Linha - 153

    8.5.4. Indentação - 153

    8.5.5. Linhas e Espaços em Branco - 155

    8.6. Um Exemplo Completo - 155

    8.7. Você Sabia - 162



    Considerações Finais - 163



    Referências Bibliográficas - 165



    Anexo 1 - Conversão para Linguagens - 167

    Como Se Programa - 167

    Programação em Pascal - 168

    Programação em C - 175

    Programação em Python - 183



    Anexo 2 -Independência entre Módulos - 191

    Tipos de Módulos - 191

    Variáveis Locais e Variáveis Globais - 193

    Passagem de Parâmetros - 195

    Passagem por Valor e Passagem por Referência - 196

    Um Exemplo com Módulos Independentes - 197

    Independência em Linguagens de Programação - 199



    Anexo 3 - Fluxogramas - 203

    Símbolos Básicos em Fluxogramas - 203

    Montagem do Fluxograma - 208

    Exemplos de Fluxogramas Simples - 210



    Anexo 4 - Notação EBNF - 215

    Simbologia da EBNF - 215

    Notação EBNF para o Português Estruturado - 217



    Anexo 5 -Soluções de Exercícios e Problemas - 221

    Conceitos Básicos: Soluções - 221

    Português Estruturado: Soluções - 222

    Construção de Algoritmos: Soluções - 224

    Testes: Soluções - 231

    Repetições: Soluções - 245

    Vetores: Soluções - 255

    Registros: Soluções - 275

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:304
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788539908356
    Encadernação:Brochura
    Autor:Gilvan Vilarim
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

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