Android Essencial com Kotlin

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, e o objetivo deste livro é apresentar ao leitor os conceitos essenciais do desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem de programação Kotlin, por meio de uma explicação simples e prática.

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  • Descrição
    Android Essencial com Kotlin

    O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, e o objetivo deste livro é apresentar ao leitor os conceitos essenciais do desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem de programação Kotlin, por meio de uma explicação simples e prática.

    O livro Android Essencial com Kotlin tem um capítulo de introdução à linguagem Kotlin e vários capítulos básicos sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android. Na metade do livro, é iniciado o desenvolvimento de um aplicativo completo passo a passo, com acesso a web services e banco de dados, além de usar recursos de multimídia e mapas. Este livro utiliza o Android Studio e é focado nas boas práticas de interface do Google e do Material Design.

    O livro também apresenta capítulos resumidos dos principais conceitos da arquitetura do Android, como notificações, intents, broadcast receivers, services, alarmes, mensagens de push com Firebase, câmera e fotos.

    Depois de ler o livro Android Essencial com Kotlin você terá um bom entendimento sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosAndroid
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorRicardo R. Lecheta

    Ricardo R. Lecheta é formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão do Desenvolvimento de Software pela PUC-PR. Possui certificações da Sun, IBM e Rational, entre elas, SCMAD e SCEA. Atualmente, trabalha com desenvolvimento e consultoria de tecnologias mobile para diversas plataformas e pode ser contatado pelo e-mail Email:rlecheta@gmail.com.
    Informações TécnicasSumário

    Agradecimentos......................................................................................................15

    Sobre o autor ..........................................................................................................16

    Prefácio ..................................................................................................................17

    Capítulo 1 Introdução ao Android..........................................................................18
    1.1 Introdução ....................................................................................................... 18
    1.2 Open Handset Alliance e o Android.................................................................. 18
    1.3 Sistema operacional Linux................................................................................20
    1.4 Código aberto e livre ........................................................................................20
    1.5 Máquina virtual Dalvik.................................................................................... 21
    1.6 Máquina virtual ART (Android Runtime) ......................................................... 21
    1.7 Android Developer Challenge ...........................................................................22
    1.8 Google Play .....................................................................................................22
    1.9 T-Mobile G1....................................................................................................23
    1.10 Google Pixel ...................................................................................................23
    1.11 Um pouco sobre a história e as versões do Android...........................................23
    1.11.1 Android 1.5 (Cupcake)............................................................................. 24
    1.11.2 Android 1.6 (Donut)................................................................................ 24
    1.11.3 Android 2.0 e 2.1 (Eclair)..........................................................................25
    1.11.4 Android 2.2 (Froyo).................................................................................26
    1.11.5 Android 2.3 (Gingerbread).......................................................................26
    1.11.6 Android 3.0 (Honeycomb) .......................................................................27
    1.11.7 Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)...........................................................27
    1.11.8 Android 4.1 (Jelly Bean)...........................................................................28
    1.11.9 Android 4.4 (KitKat) ...............................................................................29
    1.11.10 Android 5.0 (Lollipop) ...........................................................................29
    1.11.11 Android 6.0 (Marshmallow).....................................................................31
    1.11.12 Android 7.0 (Nougat)............................................................................. 32
    1.11.13 Android O............................................................................................. 32
    1.11.14 O que vamos estudar no livro.................................................................33
    1.11.15 Como ler este livro.................................................................................34
    1.11.16 Código-fonte do livro.............................................................................34

    Capítulo 2 Introdução ao Kotlin.............................................................................35
    2.1 Introdução ....................................................................................................... 35
    2.2 Try Kotlin ........................................................................................................ 41
    2.3 Funções print e println.....................................................................................42
    2.4 String Templates...............................................................................................42
    2.5 Variáveis com var e val......................................................................................43
    2.6 Conversão de tipos: As e Is ...............................................................................44
    2.7 Objetos nulos (Null Safety) ..............................................................................45
    2.8 Operador ternário e Elvis.................................................................................48
    2.9 Funções...........................................................................................................49
    2.10 Funções – default arguments............................................................................51
    2.11 Funções – named arguments............................................................................ 52
    2.12 Função com varargs........................................................................................ 52
    2.13 Tipos genéricos............................................................................................... 53
    2.14 Classes...........................................................................................................54
    2.15 Classes – herança ........................................................................................... 55
    2.16 Data Classes...................................................................................................56
    2.17 O objeto companion.......................................................................................58
    2.18 Singletons....................................................................................................... 59
    2.19 Listas.............................................................................................................60
    2.20 Enum ............................................................................................................ 61
    2.21 Higher-Order Functions e Lambdas ................................................................62
    2.22 Extensões ......................................................................................................65
    2.23 Coleções e lambdas: map e filter..................................................................... 67
    2.24 Funções inline................................................................................................68
    2.25 Como ler o livro.............................................................................................68

    Capítulo 3 Configuração do ambiente de desenvolvimento ....................................69
    3.1 Android SDK....................................................................................................69
    3.2 Requisitos de software e sistema .......................................................................69
    3.3 Plataforma (versão do Android) ........................................................................70
    3.4 Android Studio ................................................................................................ 71
    3.5 Instalando os pacotes pelo SDK Manager.......................................................... 74
    3.6 Criando um projeto no Android Studio............................................................. 75
    3.7 Criando um emulador (AVD) ........................................................................... 81
    3.8 Algumas janelas importantes do Android Studio...............................................84
    3.9 Android Studio e Kotlin....................................................................................87

    Capítulo 4 Conceitos básicos do Android ................................................................88
    4.1 Estrutura do projeto no Android Studio............................................................88
    4.2 Arquivo AndroidManifest.xml..........................................................................92
    4.3 Classe MainActivity .........................................................................................93
    4.4 Arquivo de layout activity_main.xml ................................................................95
    4.5 Arquivo strings.xml .........................................................................................98
    4.6 Classe R...........................................................................................................99
    4.7 Informações sobre como acessar recursos de texto e imagem............................ 100
    4.8 Arquivo build.gradle...................................................................................... 102
    4.9 LogCat – Escrevendo mensagens de log .......................................................... 104
    4.10 Tratamento de eventos.................................................................................. 106
    4.11 Tratamento de eventos – mais detalhes sobre Lambdas................................... 109
    4.12 Brincando com extensões...............................................................................112
    4.13 Links úteis ....................................................................................................115

    Capítulo 5 Activity.............................................................................................. 116
    5.1 Activity............................................................................................................116
    5.2 Ciclo de vida de uma activity........................................................................... 117
    5.3 Ciclo de vida avançado – o que acontece ao girar o celular? ..............................124
    5.4 Navegação entre telas e inicialização de uma nova activity................................ 125
    5.5 Mais detalhes sobre a classe Bundle e como passar parâmetros ........................ 130
    5.6 O básico sobre action bar e como voltar para a tela anterior.............................. 131
    5.7 Links úteis..................................................................................................... 134

    Capítulo 6 Action Bar e temas.............................................................................. 135
    6.1 Introdução à Action Bar ...................................................................................135
    6.2 Temas Holo e Material ................................................................................... 136
    6.3 Projeto de exemplo sobre action bar.................................................................137
    6.4 Opções de visualização dos action buttons (always, never, ifRoom).................... 141
    6.5 Template de ícones para os botões da action bar ...............................................142
    6.6 Classe android.app.ActionBar..........................................................................143
    6.7 ActionBarCompat – a biblioteca de compatibilidade da action bar ................... 144
    6.8 Toolbar.......................................................................................................... 150
    6.9 Links úteis..................................................................................................... 153

    Capítulo 7 Views e layout .................................................................................... 154
    7.1 View............................................................................................................... 154
    7.2 Classe ViewGroup.......................................................................................... 154
    7.3 Configurando a altura e a largura de uma view ................................................155
    7.4 LinearLayout e o controle de peso................................................................... 158
    7.5 FrameLayout...................................................................................................161
    10 Android Essencial com Kotlin
    7.6 TableLayout ................................................................................................... 162
    7.7 RelativeLayout................................................................................................ 164
    7.8 AbsoluteLayout (deprecated) .......................................................................... 166
    7.9 ConstraintLayout............................................................................................167
    7.10 Utilizando layouts aninhados para criar telas complexas..................................167
    7.11 ScrollView..................................................................................................... 169
    7.12 Explorando outras views............................................................................... 169
    7.13 Nunca utilize pixels........................................................................................ 171
    7.14 Links úteis..................................................................................................... 171

    Capítulo 8 Fragments.......................................................................................... 172
    8.1 Como surgiram os fragments no Android 3.0 Honeycomb.................................172
    8.2 Fragments é muito mais que dividir a tela em duas partes.................................173
    8.3 API de Fragments............................................................................................174
    8.4 Hello World fragment......................................................................................176
    8.5 Adicionando botões na action bar pelo fragment............................................. 180
    8.6 Ciclo de vida de um fragment......................................................................... 183
    8.7 Salvando o estado de um fragment.................................................................. 184
    8.8 Vantagens de utilizar os fragments.................................................................. 185
    8.9 Links úteis..................................................................................................... 186

    Capítulo 9 Projeto dos carros............................................................................... 187
    9.1 Criando o projeto ........................................................................................... 187
    9.2 Copiando os arquivos necessários e as imagens ............................................... 190
    9.3 Classe Application – armazenando informações globais...................................200
    Capítulo 10 ß Material Design e Toolbar.................................................................. 203
    10.1 Material Design ............................................................................................ 203
    10.2 Tema Material ..............................................................................................204
    10.3 Toolbar......................................................................................................... 205
    10.4 Links úteis....................................................................................................208

    Capítulo 11 Navigation Drawer............................................................................ 209
    11.1 Introdução ....................................................................................................209
    11.2 Tratando os eventos do menu lateral...............................................................216
    11.3 A lib Anko para Kotlin................................................................................... 224
    11.4 Links úteis.................................................................................................... 228

    Capítulo 12 WebView.......................................................................................... 229
    12.1 Introdução.................................................................................................... 229
    12.2 Swipe to Refresh ........................................................................................... 233
    12.3 Interceptando requisições no WebView.......................................................... 236
    12.4 Mais sobre alertas......................................................................................... 240
    12.5 O operador lateinit........................................................................................241
    12.6 Adeus, findViewById(id), diga olá ao Kotlin Extensions.................................. 243
    12.7 Executando JavaScript .................................................................................. 246
    12.8 Mostrando código HTML no WebView......................................................... 247
    12.9 Links úteis ................................................................................................... 247

    Capítulo 13 Listas e Cards.................................................................................... 248
    13.1 Criando as classes de domínio....................................................................... 248
    13.2 Criando a lista de carros................................................................................251
    13.3 Melhorando o código da lista – graças ao Kotlin.............................................261
    13.4 Melhorando o código do adapter – graças ao Kotlin.......................................264
    13.5 Função with()............................................................................................... 267
    13.6 Navegação de telas – criando a tela de detalhes do carro................................. 269
    13.7 Função lazy()................................................................................................ 274
    13.8 Serializable versus Parcelable......................................................................... 276
    13.9 Links úteis ................................................................................................... 279

    Capítulo 14 ViewPager e Tabs.............................................................................. 280
    14.1 Tabs e ViewPager...........................................................................................280
    14.2 A função when() e as funções com a sintaxe resumida.................................... 285
    14.3 Links úteis ...................................................................................................286

    Capítulo 15 Material Design ................................................................................ 287
    15.1 Floating Action Button (FAB)......................................................................... 287
    15.2 CoordinatorLayout....................................................................................... 289
    15.3 Material Design na lista – scroll flexível ..........................................................291
    15.4 Material Design na tela de detalhes do carro .................................................. 295
    15.5 Layout com cards na tela de detalhes.............................................................300
    15.6 Links úteis ...................................................................................................304

    Capítulo 16 Parser de XML, JSON e testes unitários............................................... 305
    16.1 Lendo um arquivo local da pasta /res/raw...................................................... 305
    16.2 Parser de XML..............................................................................................306
    16.3 Parser de JSON .............................................................................................312
    12 Android Essencial com Kotlin
    16.4 Parser de JSON com a lib Google Gson ..........................................................315
    16.5 Considerações finais......................................................................................317

    Capítulo 17 Web services..................................................................................... 318
    17.1 Threads e Handler..........................................................................................318
    17.2 Brincando com Download de imagens............................................................321
    17.3 Web services................................................................................................. 325
    17.4 Requisição HTTP para consultar o web service .............................................. 327
    17.5 Verificando se há conexão disponível ..............................................................331
    17.6 Web Services com a lib OKHttp..................................................................... 333
    17.7 Salvar um carro utilizando o web service........................................................ 340
    17.8 Excluir um carro utilizando o web service...................................................... 350
    17.9 Retrofit..........................................................................................................352
    17.10 Melhorias pendentes no projeto dos carros................................................... 355
    17.11 Links úteis................................................................................................... 356

    Capítulo 18 Persistência...................................................................................... 357
    18.1 Salvando dados no formato de chave e valor................................................... 357
    18.2 Lendo e salvando arquivos.............................................................................361
    18.3 Banco de dados SQLite................................................................................. 362
    18.4 Room – biblioteca de persistência.................................................................. 363
    18.5 Implementando a aba de Favoritos................................................................ 370
    18.6 Otimizando a configuração das Tabs + ViewPager...........................................375
    18.7 Visualizando o banco de dados ......................................................................375
    18.8 Melhorias no aplicativo ................................................................................ 377
    18.9 Links úteis ................................................................................................... 378

    Capítulo 19 Multimídia....................................................................................... 379
    19.1 Formatos de áudio e vídeo suportados........................................................... 379
    19.2 Usando o áudio com a classe Media Player .................................................... 379
    19.3 Reproduzindo vídeo com a classe VideoView ..................................................381
    19.4 Utilizando uma intent e o player de vídeo nativo ............................................ 382
    19.5 Continuando o projeto dos carros ................................................................. 382
    19.6 Tirando fotos com uma intent ....................................................................... 385
    19.7 Enviando a imagem para o servidor................................................................391
    19.8 Links úteis.....................................................................................................401

    Capítulo 20 Mapas.............................................................................................. 402
    20.1 Introdução.................................................................................................... 402
    20.2 Google Maps Android API – Versão 2............................................................ 402
    20.3 Google Play Services..................................................................................... 403
    20.4 Gerando a chave de acesso dos mapas...........................................................404
    20.5 Configurando o projeto dos Carros............................................................... 407
    20.6 Adicionando o mapa no projeto dos carros....................................................409
    20.7 Mostrando a localização do usuário no mapa .................................................415
    20.8 Links úteis....................................................................................................418

    Capítulo 21 Google Play Services e localização ..................................................... 419
    21.1 Monitorando o GPS (à moda antiga)...............................................................419
    21.2 Monitorando o GPS (Fused Location Provider)...............................................421
    21.3 Conectando-se ao Google Play Services ..........................................................421
    21.4 Obtendo a última localização de forma eficiente............................................. 423
    21.5 API de localização do Google Play Services.................................................... 428
    21.6 Links úteis.................................................................................................... 430

    Capítulo 22 Notification ...................................................................................... 431
    22.1 Por que usar uma notificação para se comunicar com o usuário.......................431
    22.2 Criando uma notificação simples.................................................................. 432
    22.3 Cancelando uma notificação......................................................................... 435
    22.4 Links úteis................................................................................................... 435

    Capítulo 23 BroadcastReceiver............................................................................ 436
    23.1 Introdução.................................................................................................... 436
    23.2 Configurando um receiver de forma estática .................................................. 437
    23.3 Nunca atrapalhe o usuário............................................................................440
    23.4 Configurando um receiver de forma dinâmica................................................440
    23.5 Quando utilizar um receiver estático ou dinâmico?........................................443
    23.6 Classe LocalBroadcastManager .....................................................................443
    23.7 Ciclo de vida ................................................................................................444
    23.8 Melhorando o projeto dos carros – entendendo a Back Stack .........................444
    23.9 Melhorando o projeto dos carros – Bus de Eventos........................................446
    23.10 Links úteis...................................................................................................451

    Capítulo 24 Service............................................................................................. 452
    24.1 Introdução.................................................................................................... 452
    24.2 Exemplos de serviços ................................................................................... 453
    24.3 Exemplo prático........................................................................................... 454
    24.4 Links úteis ................................................................................................... 458
    14 Android Essencial com Kotlin

    Capítulo 25 AlarmManager ................................................................................. 459
    25.1 Por que utilizar um alarme (agendar uma tarefa)............................................ 459
    25.2 Método da classe AlarmManager .................................................................. 459
    25.3 Agendando um alarme...................................................................................461
    25.4 Classe Calendar............................................................................................466
    25.5 Quando usar ou não um alarme.................................................................... 467
    25.6 BootReceiver ................................................................................................468
    25.7 Links úteis ...................................................................................................469

    Capítulo 26 Push Notifications com Firebase........................................................ 470
    26.1 Introdução ao Firebase.................................................................................. 470
    26.2 O que são mensagens de push?......................................................................471
    26.3 Como funciona o FCM ................................................................................ 472
    26.4 Criando um projeto Android ........................................................................ 473
    26.5 Criando o projeto no console do Firebase ..................................................... 473
    26.6 Configurando o projeto Android................................................................... 477
    26.7 Enviando uma mensagem pelo console do Firebase ........................................481
    26.8 Recebendo mensagem com o aplicativo fechado ............................................482
    26.9 Recebendo mensagem com o aplicativo aberto ..............................................484
    26.10 Tipos de mensagens de Push (notificação versus dados)................................486
    26.11 Mensagens do tipo Notificação (Notification Messages) ................................486
    26.12 Mensagens do tipo Dados (Data Messages) ..................................................486
    26.13 Formato JSON das mensagens......................................................................491
    26.14 Enviando uma mensagem por HTTP ........................................................... 493
    26.15 Tópicos....................................................................................................... 495
    26.16 Links.......................................................................................................... 496

    Capítulo 27 Google Play...................................................................................... 497
    27.1 Controle da versão de sua aplicação............................................................... 497
    27.2 Compilando o projeto corretamente.............................................................. 498
    27.3 Assinando o aplicativo pelo Android Studio/Gradle ....................................... 498
    27.4 Lambdas com debug versus release................................................................500
    27.5 Publicando no Google Play...........................................................................500
    27.6 Monetização com anúncios............................................................................501
    27.7 Links úteis ................................................................................................... 503

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:504
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Novatec
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788575225929
    Encadernação:Brochura
    Autor:Ricardo R. Lecheta
  • Informações

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