Desenvolvendo para iPhone e iPad - 5ª edição

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  • Descrição
    Desenvolvendo para iPhone e iPad - 5ª edição

    O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile está em alta e a demanda por bons profissionais aumenta a cada dia. O iOS da Apple se destaca como uma das principais plataformas de desenvolvimento mobile do mercado, e, dentro deste cenário, o objetivo deste livro é ensinar o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad do básico ao avançado e fornecer uma base sólida para você aproveitar esta oportunidade.

    O livro explica os conceitos desde o básico, com uma introdução ao Xcode e as linguagens Objective-C e Swift, assim como os principais conceitos do desenvolvimento para iOS e os componentes visuais que podem ser utilizados. Vamos estudar diversos conceitos e boas práticas de desenvolvimento, comunicação com web services, XML e JSON, gerenciamento de threads, banco de dados e arquivos, mapas e GPS, recursos de multimídia, animações, games, notificações push, sensores de acelerômetro e giroscópio etc. Para aproveitar melhor esta obra é recomendado ter conhecimentos de lógica de programação e orientação a objetos.

    Também vamos aprender todos os passos necessários para instalar o aplicativo no seu iPhone ou iPad e publicá-lo na App Store. Durante a leitura do livro, vamos desenvolver um aplicativo completo para iPhone e iPad com a linguagem Swift. Para obter mais detalhes, acesse a página oficial do livro: http://www.livroiphone.com.br/.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosIOS
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorRicardo R. Lecheta

    Ricardo R. Lecheta é formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão do Desenvolvimento de Software pela PUC-PR. Possui certificações da Sun, IBM e Rational, entre elas, SCMAD e SCEA. Atualmente, trabalha com desenvolvimento e consultoria de tecnologias mobile para diversas plataformas e pode ser contatado pelo e-mail rlecheta@gmail.com.
    Informações TécnicasSumário

    Agradecimentos.................................................................................................................15
    Sobre o autor .....................................................................................................................16
    Prefácio .............................................................................................................................17
    Público-alvo e requisitos................................................................................. 18
    Mercado de aplicativos mobile........................................................................ 18
    Capítulos do livro .......................................................................................... 19

    Capítulo 1 Introdução ......................................................................................................23
    1.1 Introdução.................................................................................................23
    1.2 A linguagem Objective-C...........................................................................24
    1.3 A linguagem Swift .....................................................................................25
    1.4 Frameworks Foundation e Cocoa Touch .....................................................25
    1.5 Xcode .......................................................................................................26
    1.6 Criando um projeto no Xcode....................................................................28
    1.7 Projeto dos carros......................................................................................33
    1.8 Links úteis................................................................................................36

    Capítulo 2 Introdução ao Objective-C................................................................................37
    2.1 História da linguagem ...............................................................................37
    2.2 Xcode.......................................................................................................38
    2.3 Criando um projeto no Xcode ...................................................................39
    2.4 Entendendo o arquivo main.m e o bloco @autoreleasepool ........................ 41
    2.5 A função NSLog e a classe NSString...........................................................43
    2.6 Criando classes em Objective-C.................................................................46
    2.7 Métodos com múltiplos parâmetros...........................................................54
    2.8 Construtores.............................................................................................55
    2.9 Declarando Exceptions..............................................................................58
    2.10 Protocolos ...............................................................................................60
    2.11 Tipo id.....................................................................................................65
    2.12 Criando propriedades com a notação @property ......................................65
    2.13 Métodos privados....................................................................................69
    8 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 5a Edição
    2.14 Categories................................................................................................70
    2.15 NSArray, NSMutableArray....................................................................... 71
    2.16 NSDictionary e NSMutableDictionary......................................................73
    2.17 Comparando objetos................................................................................ 74
    2.18 Verificando o tipo do objeto .....................................................................75

    Capítulo 3 Criando o primeiro aplicativo para iPhone........................................................77
    3.1 Criando o primeiro exemplo para iPhone com o Xcode...............................77
    3.2 Estrutura de arquivos do projeto................................................................79
    3.3 Executando o projeto no simulador do iPhone ........................................... 81
    3.4 Criando uma classe do tipo UIViewController............................................84
    3.5 Desenhando a interface gráfica com o Interface Builder (IB)........................89
    3.6 Classe AppDelegate ...................................................................................90
    3.7 File’s Owner ..............................................................................................94
    3.8 Criando a interface gráfica para iPad..........................................................95
    3.9 Guias para alterar as propriedades dos objetos ......................................... 103
    3.10 Adicionando um botão na interface da tela ..............................................110
    3.11 Outlets.................................................................................................... 111
    3.12 IBAction .................................................................................................116
    3.13 Auto Layout básico – centralizando o label ............................................. 120
    3.14 Customizando o nome do projeto........................................................... 123
    3.15 Exibindo os logs com a classe NSLog...................................................... 126
    3.16 Ativando o debug................................................................................... 127
    3.17 Onde verificar os erros de compilação..................................................... 128
    3.18 Onde encontrar a documentação das classes........................................... 129

    Capítulo 4 Formulários, componentes e Interface Builder................................................ 131
    4.1 Evoluindo o exemplo do “Olá Mundo” ......................................................131
    4.2 Criando o formulário com os campos de texto ......................................... 132
    4.3 First Responder....................................................................................... 137
    4.4 Método touchesBegan ............................................................................. 138
    4.5 Protocolo UITextFieldDelegate ................................................................ 140
    4.6 Implementando o protocolo UITextFieldDelegate diretamente no editor visual145
    4.7 UIImageView e a notação @2x .................................................................147
    4.8 UISlider e dicas do interface builder......................................................... 153

    Capítulo 5 Navegação entre telas ................................................................................... 160
    5.1 Navegando para outro controller ..............................................................160
    5.2 Criando o segundo ViewController...........................................................161
    5.3 Método presentViewController................................................................ 164
    5.4 Criando uma propriedade com a notação @property ...............................166
    5.5 Mais informações sobre propriedades (nonatomic e strong) ......................168
    5.6 Voltando para a tela anterior.................................................................... 170
    5.7 Animações com o método presentViewController......................................171
    5.8 UINavigationController........................................................................... 173
    5.9 Customizando o título da Navigation Bar................................................. 178
    5.10 Customizando o título do botão “Voltar”................................................ 179
    5.11 Escondendo a Navigation Bar e Status Bar............................................... 182
    5.12 Customizando a aparência da Navigation Bar.......................................... 183
    5.13 Qual forma de navegação utilizar............................................................ 183
    5.14 Storyboards ........................................................................................... 184

    Capítulo 6 Introdução ao Swift....................................................................................... 200
    6.1 Introdução ..............................................................................................200
    6.2 Criando um projeto no Xcode .................................................................200
    6.3 A função print() ......................................................................................202
    6.4 Declarando o tipo de uma variável ...........................................................203
    6.5 Variáveis e constantes (var versus let)........................................................203
    6.6 Variáveis opcionais..................................................................................204
    6.7 Criando classes em Swift .........................................................................209
    6.8 A sintaxe ! para declarar variáveis opcionais .............................................. 211
    6.9 Construtores............................................................................................212
    6.10 Construtor de conveniência.....................................................................214
    6.11 Failable Initializers - Construtores que podem retornar nulo .................... 215
    6.12 Métodos e parâmetros............................................................................ 216
    6.13 Retorno de um método ou uma função....................................................218
    6.14 Protocolos...............................................................................................219
    6.15 Tipo id e conversão de tipos (cast) ...........................................................221
    6.16 Métodos estáticos ..................................................................................222
    6.17 Extensions (category).............................................................................222
    6.18 Array..................................................................................................... 224
    6.19 Dictionary ............................................................................................. 225
    6.20 Comparando objetos.............................................................................226
    6.21 Verificando o tipo do objeto ...................................................................226
    6.22 Declarando Exceptions..........................................................................227

    Capítulo 7 Tab Bar Controller.......................................................................................... 231
    7.1 Aplicativo dos carros.................................................................................231
    7.2 Criando um projeto universal ...................................................................231
    7.3 Configurando o ícone e a splash da aplicação ........................................... 234
    7.4 View controllers do projeto ......................................................................238
    7.5 Classe UITabBarController .......................................................................241
    7.6 Adicionando as marcações de métricas nos arquivos .xib...........................244
    7.7 Mais informações sobre o UITabBarController.......................................... 245

    Capítulo 8 WebView....................................................................................................... 247
    8.1 A página web com informações sobre o livro............................................. 247
    8.2 Classe UIWebView..................................................................................248
    8.3 Criando os outlets do WebView...............................................................250
    8.4 Exibindo uma página web no WebView ................................................... 252
    8.5 Protocolo UIWebViewDelegate ................................................................ 255
    8.6 Implementando o protocolo UIWebViewDelegate visualmente .................256
    8.7 viewDidLoad versus viewDidAppear........................................................258
    8.8 Abrindo uma página local do projeto no WebView ...................................258
    8.9 Interceptando o carregamento das páginas no WebView ........................... 259

    Capítulo 9 TableView ..................................................................................................... 260
    9.1 A tela que lista os carros...........................................................................260
    9.2 Criando e ligando os outlets do TableView ............................................... 261
    9.3 Protocolo UITableViewDataSource...........................................................262
    9.4 Protocolo UITableViewDelegate ...............................................................265
    9.5 Criando um array de carros para preencher a tabela .................................268
    9.6 Criando a tela de detalhes do carro ...........................................................271
    9.7 Criando uma célula customizada para a linha da tabela............................ 274

    Capítulo 10 Auto Layout, telas na horizontal e sensores .................................................. 281
    10.1 Como definir as orientações suportadas no projeto ................................. 281
    10.2 Auto Layout ..........................................................................................282
    10.3 Exemplo de Auto Layout........................................................................284
    10.4 Auto Layout no projeto dos Carros.........................................................290
    10.5 Orientação da tela (vertical e horizontal) ................................................293
    10.6 Exibindo uma view diferente conforme a orientação ...............................293
    10.7 Definindo as orientações suportadas do view controller..........................295
    10.8 Acelerômetro e CoreMotion ...................................................................299
    10.9 Giroscópio ............................................................................................306

    Capítulo 11 XML e JSON.................................................................................................. 310
    11.1 Integrando sistemas com XML e JSON.....................................................310
    11.2 Copiando os arquivos XML e JSON para o projeto...................................313
    11.3 Classe XMLParser...................................................................................314
    11.4 Atualizando a lista de carros para ler do XML ..........................................318
    11.5 Criando uma imagem a partir de uma URL .............................................321
    11.6 Adicionando um Segment Control na tela de lista dos carros ................... 323
    11.7 Criando a action para o UISegmentControl............................................. 325
    11.8 Parser de XML com DOM...................................................................... 328
    11.9 Parser de JSON...................................................................................... 333
    11.10 Frameworks sugeridos .......................................................................... 335

    Capítulo 12 Web services e threads................................................................................. 336
    12.1 Introdução.............................................................................................336
    12.2 Problema de lentidão............................................................................. 337
    12.3 Métodos performSelectorInBackground e performSelectorOnMainThread.338
    12.4 Grand Central Dispatch (GCD).............................................................. 339
    12.5 OperationQueue ...................................................................................340
    12.6 Classe DownloadImageView para fazer o download da foto.....................342
    12.7 Requisições HTTP com a classe URLSession ..........................................348
    12.8 Métodos assíncronos ..............................................................................351
    12.9 Inserindo um botão de atualizar na navigation bar.................................. 355
    12.10 Como chamar um web service – WSDL................................................. 356
    12.11 Frameworks sugeridos........................................................................... 357

    Capítulo 13 Persistência de dados................................................................................... 358
    13.1 Salvando dados com a classe UserDefaults............................................... 358
    13.2 Métodos da classe UserDefaults .............................................................360
    13.3 Salvando o tipo de carro nas preferências do usuário ...............................362
    13.4 Escrita e leitura de arquivos ...................................................................363
    13.5 Banco de dados SQLite ..........................................................................365
    13.6 Adicionando a biblioteca do SQLite no projeto .......................................368
    13.7 Configurando as classes utilitárias para o SQLite .................................... 370
    13.8 Classe CarroDB para salvar carros na tabela do SQLite ........................... 377
    13.9 Salvando os carros no banco depois de consultar o web service ...............380
    13.10 Forçando a consulta dos carros pelo web service....................................383
    13.11 Atualizar os dados do carro ou excluir do banco de dados......................384
    13.12 Core Data ............................................................................................387
    13.13 Frameworks sugeridos..........................................................................387

    Capítulo 14 Mapas e GPS................................................................................................ 388
    14.1 Introdução a mapas e GPS ......................................................................388
    14.2 Adicionando os frameworks Map Kit e Core Location no projeto.............388
    14.3 Preparando o projeto dos carros para exibir um mapa .............................389
    14.4 Exibindo o mapa na coordenada desejada...............................................396
    14.5 Marcando um local do mapa com um alfinete......................................... 401
    14.6 Lendo as coordenadas GPS com o framework Core Location...................404
    14.7 Calculando distâncias............................................................................ 410
    14.8 Desenhando uma rota............................................................................. 411
    14.9 Geocoding .............................................................................................412

    Capítulo 15 Multimídia.................................................................................................. 415
    15.1 Exibindo um vídeo no aplicativo com a classe UIWebView ...................... 415
    15.2 Adicionando o framework Media Player no projeto ..................................421
    12 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 5a Edição
    15.3 Criando a classe VideoUtil .....................................................................422
    15.4 Exibindo um vídeo embutido em uma view............................................ 425
    15.5 HTTP Live Streaming ............................................................................426
    15.6 Reproduzindo um arquivo de vídeo local do projeto................................427
    15.7 Monitorando o início e o fim do vídeo com notificações..........................427
    15.8 Reproduzindo o vídeo em tela cheia .......................................................429
    15.9 Abrindo o vídeo com o player nativo.......................................................430
    15.10 Controlando a reprodução do vídeo: pause e stop...................................431
    15.11 Reproduzindo e gravando música .......................................................... 432
    15.12 Acessando a galeria de fotos pelo aplicativo ...........................................438
    15.13 Tirando uma foto e instalando o projeto no iPhone................................443
    15.14 Abrindo documentos no iBooks ............................................................444

    Capítulo 16 iPad ............................................................................................................ 448
    16.1 Projeto universal ....................................................................................448
    16.2 Verificando se o aparelho é iPhone ou iPad .............................................450
    16.3 UISplitViewController ........................................................................... 452
    16.4 Utilizando o UISplitViewController no projeto dos carros.......................458
    16.5 Exercício: customizar a tela de detalhes para iPad ...................................462
    16.6 Popover.................................................................................................463
    16.7 Layout vertical no iPad com o UIPopoverController................................466

    Capítulo 17 Animações, closures e blocos........................................................................ 470
    17.1 Core Animation...................................................................................... 470
    17.2 Criando um contexto para executar uma animação ................................. 470
    17.3 As principais propriedades que podem ser animadas............................... 472
    17.4 Configurando os parâmetros da animação .............................................. 472
    17.5 Projeto de exemplo com animações......................................................... 474
    17.6 Animação de transparência – alpha......................................................... 476
    17.7 As estruturas CGRect, CGPoint e CGSize................................................ 478
    17.8 Diferença entre as propriedades frame e bounds......................................480
    17.9 Movendo uma view................................................................................480
    17.10 Utilizando transformações para mover uma view ...................................483
    17.11 Redimensionando uma view..................................................................486
    17.12 Rotacionando uma view........................................................................488
    17.13 Monitorando o final da animação..........................................................490
    17.14 Introdução a blocos (Objective-C) ..........................................................491
    17.15 Blocos com retorno e argumentos..........................................................492
    17.16 Passando blocos como argumentos para métodos .................................. 493
    17.17 Animação com blocos em Objective-C...................................................494
    17.18 Introdução a closures (Swift) ................................................................. 497
    17.19 Closures com retorno e argumentos.......................................................498
    17.20 Passando closures como argumentos para métodos ...............................498
    17.21 Animação com closures em Swift...........................................................499

    Capítulo 18 Views, touch, gestos, Quartz 2D e SpriteKit................................................... 501
    18.1 Criando uma view customizada.............................................................. 501
    18.2 Quartz 2D.............................................................................................502
    18.3 Criando um projeto com Quartz ............................................................504
    18.4 Desenhando com Quartz ........................................................................510
    18.5 Tratando eventos de touch ......................................................................518
    18.6 Gestos com a classe UIGestureRecognizer ...............................................521

    Capítulo 19 Gerenciamento de memória com Objective-C................................................ 524
    19.1 Gerenciamento de memória manual........................................................ 524
    19.2 Criando o projeto com o ARC desligado ................................................. 525
    19.3 Métodos release e dealloc ....................................................................... 528
    19.4 Autorelease ............................................................................................ 529
    19.5 Erro EXC_BAD_ACCESS....................................................................... 532
    19.6 Gerenciamento de memória com retain e release ..................................... 532
    19.7 Quando é necessário utilizar o método retain.......................................... 534
    19.8 Demonstrando um memory leak ............................................................ 539
    19.9 Criando propriedades com a notação @property (revisão) ...................... 541
    19.10 Resumo................................................................................................544
    19.11 NSArray, NSMutableArray e mais detalhes sobre o gerenciamento de memória..545
    19.12 NSDictionary e NSMutableDictionary...................................................548
    19.13 ARC (Automatic Reference Counting)....................................................549
    19.14 Migrando um projeto dos carros para o ARC......................................... 550

    Capítulo 20 App Store e anúncios ................................................................................... 554
    20.1 App Store............................................................................................... 554
    20.2 iOS Dev Center ..................................................................................... 557
    20.3 Certificates, Identifiers & Profiles ........................................................... 558
    20.4 Criando o certificado de desenvolvedor ..................................................562
    20.5 Configurando o device para desenvolvimento.........................................564
    20.6 App ID..................................................................................................566
    20.7 Provisioning Profile ...............................................................................568
    20.8 Executando o projeto diretamente no aparelho....................................... 573
    20.9 Instalando outros projetos no device ...................................................... 575
    20.10 iTunes Connect – preparando o projeto para publicar na App Store........ 575
    20.11 Publicando na App Store ...................................................................... 581
    14 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 5a Edição

    Capítulo 21 Local e Push Notifications ............................................................................ 585
    21.1 NotificationCenter .................................................................................585
    21.2 Número de notificação no logo do aplicativo (badge) ..............................587
    21.3 Local Notifications.................................................................................589
    21.4 Remote Notifications ............................................................................. 593
    21.5 Código para receber uma Remote Notification (push) ............................. 601
    21.6 Servidor para enviar mensagens por push................................................603
    21.7 Firebase.................................................................................................606
    21.8 Onde obter mais informações.................................................................607

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:608
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Novatec
    Idioma:Português
    Edição:5ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788575225646
    Encadernação:Brochura
    Autor:Ricardo Lecheta
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