Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Gerenciamento de Níveis de Serviços Terceirizados

O livro apresenta um estudo de caso de sucesso da implantação da Governança de TI em uma multinacional atuando no mercado de papel e celulose no extremo sul baiano. É ilustrado por modelos de relatórios, fluxo de trabalho, o papel de cada membro da equipe, entre outros. Também apresenta um embasamento teórico de quando terceirizar os serviços de TIC de uma organização e o quanto é fundamental planejar-se para isso.

Por: R$ 30,00

Preço a vista: R$ 30,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 30,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

  • Governança da Nova TI: a Revolução

    O primeiro e segundo bloco desta obra são resultado da natural revisão, atualização e ampliação do livro “Governança Avançada de TI na Prática”. A terceira parte foi desenvolvida para atender a todas as diversas solicitações recebidas de evolução do assunto “Rede e TI Social”. O livro permite que o leitor viaje pelo comportamento prático dos principais conceitos da governança como o iTaaS, TIC Verde, Intensidade Ideal de TIC, Retorno de Investimento, Demonstração de Resultados, Investimento em Tecnologia, Rede Social e Mercado de Trabalho de TIC. Foi adotado o estratagema de apresentar o conceito simultaneamente ao exemplo prático para permitir rápido e melhor entendimento. Atualmente, a governança é um tema que aparece no topo da agenda de executivos, diretores, gerentes e especialistas de Tecnologia de Informações e Comunicações. Todos os dias, os casos de mercado mostram que o talento e capital intelectual fazem diferença. Um número cada vez maior de empresários, empreendedores, investidores, advogados, contadores, economistas, analistas, engenheiros, publicitários, professores, estudantes, etc. está querendo entender como a governança de TIC pode contribuir para o sucesso de uma organização. Temas como ROI, Demonstração de Resultados, iTaaS, TIC Verde, Investimento em TIC e Rede Social deixaram de ser exclusivos de Tecnologia de Informações e Comunicações e passaram a fazer parte permanente da pauta de todos os profissionais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Governança de TI Verde : O ouro verde da nova TI

    O trabalho “ICT adoption and productivity in developing countries: new firm level evidence from Brazil and India” mostra os efeitos sobre a produtividade em mil empresas brasileiras e indianas da adoção da nova TI. Diversos trabalhos empíricos foram conduzidos para melhorar o entendimento do impacto de TI na produtividade. Os estudos revelaram que existem impactos positivos e significativos da tecnologia sobre a produtividade, tanto no nível da microeconomia como na esfera maior da macroeconomia. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis

    "Com mais de 23 anos como Consultor de Engenharia de Manutenção, tive a oportunidade de identificar a grande demanda existente no desenvolvimento dos processos de Governança da Manutenção, pois, as empresas, de uma maneira geral, possuem um corpo técnico muito bem desenvolvido, e através das práticas diárias vão se capacitando a cada dia, mas, quando procurei por evidências concretas nos quesitos que envolvem a gestão estratégica do corpo técnico, encontrei uma variabilidade preocupante no sentido de entender o motivo pelo qual a maioria dos processos implantados nas empresas não consegue se sustentar a ponto de garantir resultados crescentes e permanentes, e uma estrutura funcional motivada a um ambiente proativo e planejado." ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Gerenciamento de Níveis de Serviços Terceirizados

    O livro apresenta um estudo de caso de sucesso da implantação da Governança de TI em uma multinacional atuando no mercado de papel e celulose no extremo sul baiano. É ilustrado por modelos de relatórios, fluxo de trabalho, o papel de cada membro da equipe, entre outros. Também apresenta um embasamento teórico de quando terceirizar os serviços de TIC de uma organização e o quanto é fundamental planejar-se para isso. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Evolução da Governança da Nova TI - Business-Defined IT

    R$ 119,00 ou 2x de R$ 59,50

    O livro “A evolução da governança da nova TI: Business-Defined IT” foi escrito com enorme satisfação pessoal, pois ele é a minha primeira obra sobre governança de Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC ou TI) onde é possível apresentar a governança a partir do seu histórico de fortalezas. A maioria das fragilidades do estratagema de pensar a tecnologia em termos de equipamentos, softwares e serviços está sendo dizimada pelo modelo de TI como um serviço. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • EPG – Enterprise Project Governance: Governança Corporativa de Projetos

    Alguns projetos são a chave para assegurar o crescimento da sua organização – e com a economia global cada vez mais competitiva, empresas de todos os tipos estão se esforçando para desenvolver os projetos necessários para sobreviver e prosperar. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Gerenciamento de Níveis de Serviços Terceirizados

    O livro apresenta um estudo de caso de sucesso da implantação da Governança de TI em uma multinacional atuando no mercado de papel e celulose no extremo sul baiano. É ilustrado por modelos de relatórios, fluxo de trabalho, o papel de cada membro da equipe, entre outros. Também apresenta um embasamento teórico de quando terceirizar os serviços de TIC de uma organização e o quanto é fundamental planejar-se para isso. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Evolução da Governança da Nova TI - Business-Defined IT

    R$ 119,00 ou 2x de R$ 59,50

    O livro “A evolução da governança da nova TI: Business-Defined IT” foi escrito com enorme satisfação pessoal, pois ele é a minha primeira obra sobre governança de Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC ou TI) onde é possível apresentar a governança a partir do seu histórico de fortalezas. A maioria das fragilidades do estratagema de pensar a tecnologia em termos de equipamentos, softwares e serviços está sendo dizimada pelo modelo de TI como um serviço. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • EPG – Enterprise Project Governance: Governança Corporativa de Projetos

    Alguns projetos são a chave para assegurar o crescimento da sua organização – e com a economia global cada vez mais competitiva, empresas de todos os tipos estão se esforçando para desenvolver os projetos necessários para sobreviver e prosperar. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Governança da Nova TI: a Revolução

    O primeiro e segundo bloco desta obra são resultado da natural revisão, atualização e ampliação do livro “Governança Avançada de TI na Prática”. A terceira parte foi desenvolvida para atender a todas as diversas solicitações recebidas de evolução do assunto “Rede e TI Social”. O livro permite que o leitor viaje pelo comportamento prático dos principais conceitos da governança como o iTaaS, TIC Verde, Intensidade Ideal de TIC, Retorno de Investimento, Demonstração de Resultados, Investimento em Tecnologia, Rede Social e Mercado de Trabalho de TIC. Foi adotado o estratagema de apresentar o conceito simultaneamente ao exemplo prático para permitir rápido e melhor entendimento. Atualmente, a governança é um tema que aparece no topo da agenda de executivos, diretores, gerentes e especialistas de Tecnologia de Informações e Comunicações. Todos os dias, os casos de mercado mostram que o talento e capital intelectual fazem diferença. Um número cada vez maior de empresários, empreendedores, investidores, advogados, contadores, economistas, analistas, engenheiros, publicitários, professores, estudantes, etc. está querendo entender como a governança de TIC pode contribuir para o sucesso de uma organização. Temas como ROI, Demonstração de Resultados, iTaaS, TIC Verde, Investimento em TIC e Rede Social deixaram de ser exclusivos de Tecnologia de Informações e Comunicações e passaram a fazer parte permanente da pauta de todos os profissionais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Governança de TI Verde : O ouro verde da nova TI

    O trabalho “ICT adoption and productivity in developing countries: new firm level evidence from Brazil and India” mostra os efeitos sobre a produtividade em mil empresas brasileiras e indianas da adoção da nova TI. Diversos trabalhos empíricos foram conduzidos para melhorar o entendimento do impacto de TI na produtividade. Os estudos revelaram que existem impactos positivos e significativos da tecnologia sobre a produtividade, tanto no nível da microeconomia como na esfera maior da macroeconomia. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis

    "Com mais de 23 anos como Consultor de Engenharia de Manutenção, tive a oportunidade de identificar a grande demanda existente no desenvolvimento dos processos de Governança da Manutenção, pois, as empresas, de uma maneira geral, possuem um corpo técnico muito bem desenvolvido, e através das práticas diárias vão se capacitando a cada dia, mas, quando procurei por evidências concretas nos quesitos que envolvem a gestão estratégica do corpo técnico, encontrei uma variabilidade preocupante no sentido de entender o motivo pelo qual a maioria dos processos implantados nas empresas não consegue se sustentar a ponto de garantir resultados crescentes e permanentes, e uma estrutura funcional motivada a um ambiente proativo e planejado." ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Gerenciamento de Níveis de Serviços Terceirizados

    "Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Gerenciamento de Níveis de Serviços Terceirizados" tem seu foco principal na implantação e gestão de uma central de serviços e apresenta, de forma clara e objetiva, uma sugestão de modelo para o gerenciamento dos serviços do departamento de TIC ou de uma empresa de prestação de serviços terceirizada da área. O livro apresenta um estudo de caso de sucesso da implantação da Governança de TI em uma multinacional atuando no mercado de papel e celulose no extremo sul baiano. É ilustrado por modelos de relatórios, fluxo de trabalho, o papel de cada membro da equipe, entre outros. Também apresenta um embasamento teórico de quando terceirizar os serviços de TIC de uma organização e o quanto é fundamental planejar-se para isso.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorJenner Souza

    Jenner é professor no Centro de Ensino Profissional do SENAC de Porto Seguro (BA), Consultor de Negócios e Gestão de Pequenas e Médias Empresas e Especialista em Tecnologia e Telecomunicação no extremo sul baiano. Atua nas áreas de Infraestrutura (Redes e Servidores); Desenvolvimento de Softwares;, Gestão de Projetos; Design e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação. É pós-graduado em Governança de TI pelo SENAC (BA); MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas; Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Profissional Certificado Microsoft. O autor possui 24 anos de experiência na área de TIC.
    Informações TécnicasSumário

    1. Introdução - 1


    2. A Governança de TIC - Frameworks - 5

    2.1. Governança Aplicada aos Processos da Cadeia de Valor - 8

    2.2 Métodos de Gerenciamento de Serviços de TIC - 11

    2.3 COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) - 16

    2.3.1 Objetivos do Modelo - 17

    2.3.2. Aplicabilidade do Modelo - 20

    2.3.3. Benefícios do Modelo - 21

    2.4 ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) - 22

    2.4.1. Objetivos do Modelo - 23

    2.4.2. Aplicabilidade do Modelo - 26

    2.4.3. Benefícios do Modelo - 30

    2.5. ISO/IEC 20000:2011 - 32

    2.5.1. Objetivo do Modelo - 33

    2.5.2. Estrutura do Modelo - 33

    2.5.3. Aplicabilidade do Modelo - 37

    2.5.4. Benefícios do Modelo - 40



    3. Terceirização - 43

    3.1. O Caso Específico da TIC - 47

    3.2. Quando não Terceirizar - 51

    3.3. Evolução do Processo de Terceirização de TIC - 53

    3.4. Terceirização Operacional - 55

    3.5. Terceirização Estratégica - 56

    3.6. Terceirização (R)Evolucionária - 58

    3.7. Modelos de Operacionalização da Terceirização dos Serviços de TIC - 62

    3.8. Análise dos Modelos (análise SWOT) - Oportunidades e Ameaças, Vantagens e Desvantagens. - 63

    3.8.1. Terceirização como um provedor único - 63

    3.8.2. Terceirização seletiva com um conjunto de provedores - 64

    3.8.3. Terceirização com um consórcio de provedores, com duas variantes. - 66

    3.9. Abordagem para a terceirização - 68

    3.10 Etapas do Processo de Seleção dos Provedores - 71

    3.11 Fatores que podem ser considerados na Seleção dos Provedores - 71

    3.12. O que é gestão de riscos de fornecedores e por que a sua empresa precisa se importar - 77



    4. Estudo de Caso - 79

    4.1. Delineamento da Pesquisa - 79

    4.2. Desenvolvimento do Projeto/Estudo - 80

    4.2.1. A empresa - 80

    4.2.2. O Projeto - 82

    4.2.3. A Central de Serviços - 83

    4.2.4. Papéis de Responsabilidades da Equipe - 96

    4.2.4.1. Coordenador da Central de Serviços - 96

    4.2.4.2. Papel do 1º Nível de Suporte - 97

    4.2.4.3. Papel do 2º Nível de Suporte - 98

    4.2.4.4. Papel do 3º Nível de Suporte - 100

    4.2.5. Regras de Categorização de Chamados / Requisições - 101

    4.2.6. Regras para escalação de chamados - 101

    4.2.7. Regras para Priorização de Chamados / Requisições - 106

    4.2.7.1. Prioridade - 106

    4.2.7.2.Impacto - 108

    4.2.7.3. Urgência - 109

    4.2.8. Regras para Atribuição de Status de Chamados/Requisições - 109

    4.2.9. Regras de Preenchimento da Matriz RASCI - 119

    4.2.1.1. Dicas para classificação de Chamados - 128

    4.2.12. Modelo de Script de Atendimento - 131

    4.2.13. Modelos de Relatórios e Indicadores de Desempenho - 135

    4.2.14. Exemplos - 142

    4.2.15. Quais métricas são as mais utilizadas por Centrais de Serviço? - 154

    4.2.15.1. Métricas comuns - 154

    4.2.15.2. As métricas mais importantes - 155

    4.2.15.3. Erros comuns com métricas - 157



    5. Conclusão – 159



    6. Referências - 163

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:184
    Origem:Nacional
    Editora:Editoria Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2015
    ISBN:9788539906819
    Encadernação:Brochura
    Autor:Jenner Souza
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!