ESGOTADO - Implantando a Governança de TI (4ª edição): da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços

Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais. A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI.
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  • 40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento

    R$ 130,00 ou 2x de R$ 65,00

    Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +

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  • HCMBOK - O Fator Humano na Liderança de Projetos 3ª Edição

    Todo gestor deveria utilizar as práticas do HCMBOK integradas à metodologia de gestão de projetos para desenvolver seu trabalho na plenitude. Este livro endereça de forma simples e prática o ponto crítico em gestão de mudanças organizacionais aplicada em projetos de todas as naturezas: o fator humano. ... Ler mais +

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  • Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos

    Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +

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  • Sistemas de Informação para Administradores

    O Mundo dos Negócios requer profissionais capacitados e antenados em todos os assuntos. Este livro aborda, através de uma linguagem cotidiana e bem-humorada, conceitos inerentes à T.I., mas com “aquele pezinho” na Administração, por exemplo: BI, CRM, ERP, Crimes Virtuais, etc. ... Ler mais +

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  • Por Que Trabalhar na TI? Perguntas e respostas sobre um trabalho cheio de oportunidades, arriscado e que muda o tempo todo

    Este livro busca respostas para essas situações adversas que parecem se repetir em todas as TIs. A TI só muda de endereço, mas as pessoas fazem a diferença. O texto possui uma visão pragmática e extrai um sentido novo e bem-humorado de assuntos tão diversos como planejamento estratégico, o sentido e a preocupação no trabalho, o heroísmo, a promoção, a demissão e a arte do dizer “não”. ... Ler mais +

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  • Questões Comentadas de Provas de Tecnologia da Informação: uma abordagem didática

    Este livro procura fornecer, de maneira didática, comentários de várias questões de muitos concursos, como do TCU e do MPOG, por exemplo, e de diversas bancas, como CESPE e ESAF, entre outras. Cada comentário é precedido da apresentação de explicações teóricas, de maneira embasada, sobre os assuntos tratados nas questões. Tratando-se de questões de múltipla escolha, cada item é comentado, de forma a esclarecer o porquê de ele estar certo ou estar errado. Ademais, os conceitos e explicações apresentadas dão base para resolver quaisquer outras questões de outras bancas ou outros concursos. ... Ler mais +

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  • Estudos Qualitativos em Gestão da Tecnologia e Sistemas da Informação

    Ao se falar em sistemas de informação (SI) é comum ainda haver uma interpretação e associação com um sistema técnico, altamente complexo, onde especialistas (os analistas) buscam identificar os “requerimentos verdadeiros” que modelariam as necessidades de informação dos usuários. Tal perspectiva tem levado a um aumento no nível de insatisfação e de reclamações quanto ao desenvolvimento e uso de SI, assim como de seus custos. Buscando refletir sobre esses fenômenos, a Academia concentrou-se em pesquisas de natureza quantitativa durante várias décadas, contudo, nos últimos quinze anos vê-se uma maior concentração de estudos qualitativos, no Brasil e no mundo. O presente livro procura contribuir com uma nova visão prático-organizacional para os sistemas de informação, em que as pessoas nas empresas atribuem intersubjetivamente significados ao mundo e constroem uma visão de informação relevante que irá afetar a produtividade e a competitividade. ... Ler mais +

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  • Wap: Guia de Tecnologia - Série Facunte

    Este livro apresenta o WAP, desde o básico até o desenvolvimento de documentos WAP, provando porque essa tecnologia será adotada tranqüilamente no mercado brasileiro, que vem se tornando um dos maiores mercados de telecomunicações do mundo. ... Ler mais +

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  • Planejamento Estratégico e Alinhamento Estratégico de Projetos: um guia prático aplicando os modelos SPCanvas e PSACanvas

    O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +

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  • Gestão de Stakeholders - Uma abordagem teórico-prática utilizando a TI como suporte na Gestão de Stakeholders

    A gestão de stakeholders é uma preocupação inerente à gestão de projetos. ... Ler mais +

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  • Gerenciamento de Projetos em Tirinhas: especialistas comentam a rotina de Rosalina, a Gerente de Projetos

    Este livro é mais uma contribuição aberta ao ensino de gerenciamento de projetos, que conta com 384 comentários de 93 nomes dentre os mais destacados da área, em 131 tirinhas.“Uma coletânea de reflexões sem precedentes na área de gerenciamento de projetos. Tirinhas lúdicas que nos remetem a situações típicas vivenciadas no dia a dia dos projetos e que nos fazem repensar nossas abordagens como gestores a partir do compartilhamento das experiências profissionais da personagem metafórica Rosalina – a Gerente de Projetos. ... Ler mais +

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  • Gerenciamento de Projetos: Estudo de caso – Rosalina e o Piano - 2ª edição

    “Rosalina e o Piano” é uma metáfora transformada num caso de estudo didático elaborado no imaginário individual do autor, fruto de suas experiências, sucessos e fracassos: “e olha que foram diversos!” E de suas interações com colegas gerentes de projetos. ... Ler mais +

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  • Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)

    Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
    Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais +

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  • Six Sigma no Marketing do Big Data

    Fica bastante evidenciado nos exemplos das aplicações dos modelos analíticos habilitados pelo Big Data que as principais aplicações estão relacionadas com as áreas de vendas e marketing, desempenho e inovação. A maioria dos casos de mercado revela que as companhias estão usando o Big Data para agregar valor ao negócio. Em alguns projetos, as análises usaram as informações internas disponíveis ou para melhorar a rede logística de distribuição de produtos e serviços ou para oferecer um portfólio mais aderente com as necessidades dos clientes ou para criar novos serviços. Outros projetos usaram as informações internas e externas para identificar e monitorar os índices direcionadores de negócio para explorar as oportunidades e aumentar a competitividade e produtividade. ... Ler mais +

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  • Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer

    Todo projeto tem seus desafios e o aprendizado sobre as armadilhas de cada um deles é gradual, ocorrendo “em voo” durante o andamento de cada um deles.
    A questão-chave é:
    “Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
    Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais +

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  • Planejamento em 140 Tweets

    Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +

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  • Inteligência Analítica - Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento

    Muito do que será discutido aqui está relacionado com a disciplina de inteligência competitiva, e será apresentada neste livro basicamente em cinco diferentes grandes módulos. A primeira parte do livro é uma introdução sobre o ciclo relacionado com a transformação dos dados em inteligência. A primeira parte desse ciclo se refere à extração de dados transacionais, associados aos processos operacionais da empresa. A segunda parte do livro apresenta um ambiente associado com a geração de dados, proveniente normalmente dos sistemas transacionais que suportam a operação das empresas.em relação à vida. A terceira parte apresenta os mecanismos de transformação dos dados transacionais, associados com as operações das empresas, em informação relevante para o processo decisório. A quarta parte do livro aborda os ambientes de construção de modelos analíticos, de reconhecimento de padrões e de previsão... ... Ler mais +

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  • Análise de Sistemas - 10 Habilidades Fundamentais

    Para ser um Analista de Sistemas de sucesso, conhecer o software do momento não basta. Para completar a formação profissional e acadêmica, é necessário desenvolver um leque de habilidades fundamentais. O pleno exercício dessa empolgante profissão requer uma sólida visão empresarial e conhecimento da área de negócio em que se pretende atuar, o que só se adquire na prática, com dedicação e empenho. ... Ler mais +

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  • Introdução aos Modelos Computacionais de Recuperação de Informação

    O desenvolvimento das Tecnologias de Informação, desde o lançamento do primeiro computador até o surgimento da Web, tem provocado uma modificação considerável na forma de produção, armazenamento, processamento e recuperação da informação.
    Atualmente a informação é uma necessidade para o sucesso de qualquer empresa ou indivíduo. Porém, com a grande quantidade de informação disponível somos cada vez mais dependentes de ferramentas tecnológicas que nos permitam encontrar rapidamente uma informação que realmente seja relevante ou útil para os nossos propósitos... ... Ler mais +

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  • Scrum Essencial - Um guia prático para o mais popular processo ágil

    R$ 180,00 ou 3x de R$ 60,00

    Se quiser usar Scrum para desenvolver produtos e serviços inovadores que encantem seus clientes, o Scrum Essencial é a referência completa que você estava procurando. Kenny Rubin, importante Scrum coach e trainer, esclarece os valores, princípios e práticas do Scrum, e descreve abordagens flexíveis comprovadas que podem lhe ajudar a implementar o Scrum muito mais efetivamente. ... Ler mais +

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  • Infraestrutura BIG DATA com OpenSource

    Neste livro você será capaz de entender e implementar, na teoria e com práticas feitas em plataformas CentOS 6 e Debian wheezy, infraestrutura que suporta gigantes como Google, Yahoo, Facebook, NSA, Amazon, LHC. Infraestruturas capazes de criar 200 petabytes de dados em instantes.
    A obra inicia com formas de armazenamentos já consagradas pelo mercado e mostra alternativas a equipamentos de altíssimo custo que a princípio inviabilizariam o armazenamento de massas de dados de proporções tão grandes em pequenas e médias empresas. ... Ler mais +

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  • Decisões com B.I. (Business Intelligence)

    O enfoque principal desta obra é Business Intelligence baseando-se em uma linguagem cotidiana, simples, detalhada e sobretudo acessível! É especial imprescindível para profissionais das áreas de gestão empresarial, responsáveis pela informática e informações na empresa além de ser material auxiliar dos mais variados cursos sobre novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento da empresa tendo como base explicitamente a informação correta. ... Ler mais +

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  • Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação - Implementando a política de privilégio mínimo

    Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação vai ajudá-lo a estabelecer uma noção muito clara dos limites que permitem que seus usuários finais e aplicativos se comuniquem livremente dentro de um ambiente de TI, sem que você tenha de se preocupar com nenhum mau uso intencional, acidental ou indireto de privilégios. O livro detalha de forma completa como esse conceito de privilégio mínimo pode fornecer a segurança e o controle necessários à sua organização para que ela seja bem-sucedida. ... Ler mais +

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  • Automação de Escritórios com Office 2000

    Enriquecido com diversas atividades práticas e estudos de casos reais, este livro apresenta as técnicas para utilização das novas ferramentas que proporcionem ganho de produtividade e qualidade no trabalho. O enfoque principal é sobre a oderosa ferramenta MS Office 2000. É um forte material de apoio para professores, estudantes e profissionais das áreas de informática e gestão de empresas. ... Ler mais +

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  • Glossário de termos técnicos de TI

    O avanço das novas tecnologias e da internet faz com que a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação, ou simplesmente TI, cresça constantemente. Espera-se desse novo especialista amplo domínio de processos relacionados a web, redes, computação gráfica, infraestrutura, desenvolvimento de TI e aplicativos em geral. Neste glossário prático e completo estão reunidos os principais termos, siglas e expressões de TI .... ... Ler mais +

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  • Análise Multivariada com o Uso do SPSS

    São poucos os modelos da vida real que podem ser explicados com propriedade por meio de uma única variável. Os fenômenos sociais, a exemplo do modo como ocorrem as decisões dos consumidores ou os eventos que influenciam o comportamento dos mercados, apenas podem ser interpretados por meio de diversas variáveis, cujos relacionamentos ocorrem de maneira complexa. Este livro apresenta técnicas essenciais no tratamento de ambientes multivariados, as quais são largamente utilizadas por pesquisadores e especialistas que atuam em institutos de pesquisa e universidades. .. ... Ler mais +

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    O desenvolvimento das Tecnologias de Informação, desde o lançamento do primeiro computador até o surgimento da Web, tem provocado uma modificação considerável na forma de produção, armazenamento, processamento e recuperação da informação.
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  • Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT

    PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS

    A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +

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  • Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição

    R$ 176,00 ou 3x de R$ 58,66

    O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +

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  • Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia

    R$ 110,00 ou 2x de R$ 55,00

    Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +

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  • Gerenciamento da Realização de Benefícios:

    O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +

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  • Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)

    Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
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  • Scrum e Agile em Projetos - 2ª edição

    R$ 120,00 ou 2x de R$ 60,00

    Conquiste sua certificação e aprenda a usar métodos ágeis no seu dia a dia PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame Agile Scrum Foundation! Como você escolheu este livro para leitura, presume-se que você é um profissional que está buscando entregar mais valor aos seus clientes e reduzir ineficiências na sua forma de trabalho. Este livro vai ajudá-lo nessa caminhada. Neste segundo livro Fábio Cruz nos leva a uma jornada pelo mundo puro da agilidade, mostrando desde os princípios ágeis até o entendimento mais aprofundado do Scrum e complementando com um conjunto de técnicas ágeis. Em uma estrutura bem divertida de leitura, o livro apresenta dicas, curiosidades, itens de atenção e exemplos. Também traz um conjunto de questões de fixação que permitirá ao leitor estudar para as várias certificações do mundo ágil. ... Ler mais +

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  • Introdução à Ciência de Dados - Mineração de dados e Big Data

    Esta obra está dividida em duas grandes partes: A primeira parte é uma introdução ao mundo da Ciência de Dados e Big Data, abordando questões que envolvem os modelos pré-relacionais, relacionais e pós-relacionais, como NoSQL, processos de transformação de dados, armazenamento analítico, como o Data Warehouse, e HDFS, sem deixar de tratar de maneira clara a Mineração de Dados e outras técnicas analíticas. A segunda parte é prática, onde o leitor pode implementar os conceitos estudados, desenvolvendo diversas técnicas de análise de dados como Classificação, Agrupamentos, Lei de Benford, entre outras. ... Ler mais +

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  • Análise de Sistemas - 10 Habilidades Fundamentais

    Para ser um Analista de Sistemas de sucesso, conhecer o software do momento não basta. Para completar a formação profissional e acadêmica, é necessário desenvolver um leque de habilidades fundamentais. O pleno exercício dessa empolgante profissão requer uma sólida visão empresarial e conhecimento da área de negócio em que se pretende atuar, o que só se adquire na prática, com dedicação e empenho. ... Ler mais +

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  • Por Que Trabalhar na TI? Perguntas e respostas sobre um trabalho cheio de oportunidades, arriscado e que muda o tempo todo

    Este livro busca respostas para essas situações adversas que parecem se repetir em todas as TIs. A TI só muda de endereço, mas as pessoas fazem a diferença. O texto possui uma visão pragmática e extrai um sentido novo e bem-humorado de assuntos tão diversos como planejamento estratégico, o sentido e a preocupação no trabalho, o heroísmo, a promoção, a demissão e a arte do dizer “não”. ... Ler mais +

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  • Scrum e TFS: uma abordagem prática

    No processo de adoção do Scrum podem ocorrer dificuldades por conta de fatores ambientais, ativos de processos e recursos humanos. Existem diferentes formas de operacionalizar a mudança necessária para o mindset ágil e devem ser considerados os atores envolvidos, seus respectivos papéis e o nível de maturidade da organização. Um ponto central nesse tipo de cenário é controlar o que se faz para que se possa medir e consequentemente tomar as ações necessárias para que a melhoria contínua no processo possa ser viabilizada. ... Ler mais +

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  • Descrição
    Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais.
    A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI.
    Nesta nova edição são analisados as características e os benefícios de mais de 30 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, ITIL, ISO/IEC 20000, USMBOK, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27001 e 27002, eSCM-SP e eSCM-CL, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros modelos. Além disso, mostra os modelos agrupados por disciplina e representa de forma clara o relacionamento entre os modelos de melhores práticas.
    Esta edição traz também capítulos específicos acerca do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI, da sua utilização em pequenas e médias empresas e no Governo e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAguinaldo Aragon Fernandes

    Bacharel em Administração pela UFRGS, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica de Engenharia da USP. É certificado ITIL Foundation, CobiT Foundation e Certified in the Governance Enterprise IT pela ISACA. Profissional e pesquisador em TI com mais de 38 anos de experiência. É autor de vários livros sobre o tema Gestão da Tecnologia da Informação. Atua com a sua empresa Aragon Consultores Associados em projetos de implementação de Governança de TI, Governança de Enterprise Content Management, planejamento estratégico de Ti, avaliações CobiT, implementação de ITIL, Engenharia de Requisitos, Gestão de Outsourcing e treinamentos nos temas relacionados.

    Vladimir Ferraz de Abreu

    Graduado em Engenharia de Computação pela UNICAMP, com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP, em Qualidade e Produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE/UFRJ. Profissional da área de TI com atuação no mercado há mais de 20 anos. É certificado em Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL e na ISO/IEC 20000, membro do Conselho Deliberativo do itSMF Brasil e integrante da comissão criada pela ABNT para localização da norma ISO/IEC 20000 para o Brasil. Atua em projetos e atividades de consultoria em processos de TI e de negócios, utilizando padrões e modelos de melhores práticas tais como ISO, PMBOK, BSC, CMMI, CobiT e ITIL.
    Informações TécnicasSumário
    Introdução
    Fatores motivadores do livro
    Objetivos do livro
    Estrutura do livro
    1. Governança de TI
    1.1 Os fatores motivadores da Governança de TI
    1.2 O que é a Governança de TI
    1.3 Objetivos da Governança de TI
    1.4 Componentes da Governança de TI
    1.4.1 Os componentes da etapa de Alinhamento Estratégico e Compliance
    1.4.2 Os componentes da etapa de Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos
    1.4.3 Os componentes da etapa de Estrutura, Processos, Organização e Gestão
    1.4.4 O componente da etapa de Gestão do Valor e do Desempenho da TI
    2. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance
    2.1 Governança Corporativa e a ligação com a Governança de TI
    2.2 Entendendo as implicações do Sarbanes-Oxley Act
    2.2.1 O que é o Sarbanes-Oxley Act e qual sua finalidade
    2.2.2 Requisitos do SOX que afetam a TI
    2.2.3 Impacto do SOX na Governança de TI
    2.3 Entendendo as implicações do Acordo da Basileia II
    2.3.1 O que é o Acordo da Basileia II
    2.3.2 Implicações do Acordo da Basileia II sobre a TI
    2.4 O impacto da Resolução 3830 do Banco Central do Brasil
    3. O Modelo de Governança de TI
    3.1 Visão geral do modelo de Governança de TI
    3.2 O alinhamento estratégico de TI
    3.2.1 O que é o alinhamento estratégico
    3.2.2 O Plano de Tecnologia da Informação
    3.2.3 Elaboração do mapa estratégico e do Balanced Scorecard (BSC)
    3.3 Mecanismos de decisão em TI
    3.4 A entrega de valor
    3.4.1 Gerenciamento do portfólio de TI
    3.4.2 Operações de serviços de TI
    3.4.3 O relacionamento com os usuários e/ou clientes
    3.4.4 O relacionamento com os fornecedores
    3.5 Gerenciamento de recursos
    3.6 A gestão do desempenho
    3.6.1 Medições dos resultados da TI
    3.6.2 Medições dos resultados para o negócio
    3.6.3 Implantação de sistema de gerenciamento de desempenho
    3.6.4 Gestão do desempenho da TI
    3.7 A comunicação
    3.8 A gestão da mudança organizacional
    3.9 Avaliação independente
    3.10 Riscos e compliancen
    3.10.1 Gestão de riscos
    3.10.2 Compliance
    4. Os Papéis da Governança de TI na Organização
    5. Modelos de Melhores Práticas e o Modelo de Governança de TI
    6. Modelos Abrangentes de Governança de TI
    6.1 ISO/IEC 38500 – Governança corporativa de tecnologia da informação
    6.1.1 Aplicação
    6.1.2 Objetivos
    6.1.3 Estrutura da norma
    6.1.4 Benefícios com o uso da norma
    6.1.5 Considerações sobre a norma
    6.2 CobiT
    6.2.1 Histórico do modelo
    6.2.2 Objetivos do modelo
    6.2.3 Estrutura do modelo – Os princípios do CobiT 5
    6.2.4 O modelo de referência de processos do CobiT 5
    6.2.5 Diretrizes de implementação
    6.2.6 O modelo de capacidade de processos
    6.2.7 A família de produtos do Cobit 5
    6.2.8 Aplicabilidade do modelo
    6.2.9 Benefícios do modelo
    6.2.10 Certificações relacionadas
    6.3 As certificações da ISACA
    7. Modelos para Gerenciamento de Serviços de TI
    7.1 ITIL
    7.1.1 Histórico do modelo
    7.1.2 Objetivos do modelo
    7.1.3 Estrutura do modelo
    7.1.4 Aplicabilidade do modelo
    7.1.5 Benefícios do modelo
    7.1.6 Certificações relacionadas
    7.2 ISO/IEC 20000
    7.2.1 Histórico do modelo
    7.2.2 Objetivos do modelo
    7.2.3 Estrutura do modelo
    7.2.4 Aplicabilidade do modelo
    7.2.5 Benefícios do modelo
    7.2.6 Certificações relacionadas
    7.3 CMMI for Services
    7.4 MR-MPS Serviços
    7.4.1 Histórico do modelo
    7.4.2 Objetivos do modelo
    7.4.3 Estrutura do modelo
    7.4.4 Aplicabilidade do modelo
    7.4.5 Certificações relacionadas
    7.5 USMBOK
    7.5.1 Objetivos do modelo
    7.5.2 Estrutura do modelo
    7.5.3 Aplicabilidade do modelo
    7.5.4 Certificações relacionadas
    7.6 Microsoft Operations Framework (MOF) – uma breve visão
    8. Modelos para Processos de Software
    8.1 CMMI
    8.1.1 Histórico do modelo
    8.1.2 Objetivos do modelo
    8.1.3 Estrutura do modelo
    8.1.4 Aplicabilidade do modelo
    8.1.5 Benefícios do modelo
    8.1.6 Certificações relacionadas
    8.2 MR-MPS-SW
    8.2.1 Histórico do modelo
    8.2.2 Objetivos do modelo
    8.2.3 Estrutura do modelo
    8.2.4 Aplicabilidade do modelo
    8.2.5 Benefícios do modelo
    8.2.6 Certificações relacionadas
    8.3 ISO/IEC 12207
    8.3.1 Visão geral do modelo
    8.3.2 Aplicabilidade do modelo
    8.4 ISO/IEC 9126
    8.4.1 Visão geral do modelo
    8.4.2 Aplicabilidade do modelo
    8.5 IBM RUP – uma breve visão
    8.6 MSF – uma breve visão
    9. Modelos para Gerenciamento de Projetos
    9.1 PMBOK
    9.1.1 Histórico do modelo
    9.1.2 Objetivos do modelo
    9.1.3 Estrutura do modelo
    9.1.4 Aplicabilidade do modelo
    9.1.5 Benefícios do modelo
    9.1.6 Certificações relacionadas
    9.2 Padrão para Gestão de Portfólio
    9.2.1 Histórico do modelo
    9.2.2 Objetivos do modelo
    9.2.3 Estrutura do modelo
    9.2.4 Aplicabilidade do modelo
    9.2.5 Benefícios do modelo
    9.2.6 Certificações relacionadas
    9.3 Padrão para Gestão de Programas
    9.3.1 Histórico do modelo
    9.3.2 Objetivos do modelo
    9.3.3 Estrutura do modelo
    9.3.4 Aplicabilidade do modelo
    9.3.5 Benefícios do modelo
    9.3.6 Certificações relacionadas
    9.4 Outros padrões do PMI
    9.5 PRINCE2
    9.5.1 Histórico do modelo
    9.5.2 Objetivos do modelo
    9.5.3 Estrutura do modelo
    9.5.4 Aplicabilidade do modelo
    9.5.5 Benefícios do modelo
    9.5.6 Certificações relacionadas
    9.6 Scrum
    9.6.1 Histórico do modelo
    9.6.2 Objetivos do modelo
    9.6.3 Estrutura do modelo
    9.6.4 Aplicabilidade do modelo
    9.6.5 Benefícios do modelo
    9.6.6 Certificações relacionadas
    10. Modelos para Segurança da Informação – ISO/IEC 27001 e 27002
    10.1 Histórico do modelo
    10.2 Objetivos do modelo
    10.3 Estrutura do modelo
    10.3.1 ISO/IEC 27001
    10.3.2 ISO/IEC 27002
    10.4 Aplicabilidade do modelo
    10.5 Benefícios do modelo
    10.6 Certificações relacionadas
    10.7 Gestão da Continuidade do Negóciox
    10.8 Outras normas ISO relativas à segurança da informação
    11. Modelos para Gerenciamento de Sourcing
    11.1 eSCM-SP
    11.1.1 Histórico do modelo
    11.1.2 Objetivos do modelo
    11.1.3 Estrutura do modelo
    11.1.4 Aplicabilidade do modelo
    11.1.5 Benefícios do modelo
    11.1.6 Certificações relacionadas
    11.2 eSCM-CL
    11.2.1 Histórico do modelo
    11.2.2 Objetivos do modelo
    11.2.3 Estrutura do modelo
    11.2.4 Aplicabilidade do modelo
    11.2.5 Benefícios do modelo
    11.2.6 Certificações relacionadas
    11.3 CMMI for Acquisition
    12. Modelos para Disciplinas Complementares à Governança de TI
    12.1 BPM CBOK®
    12.1.1 Histórico do modelo
    12.1.2 Objetivos do modelo
    12.1.3 Estrutura do modelo
    12.1.4 Aplicabilidade do modelo
    12.1.5 Benefícios do modelo
    12.1.6 Certificações relacionadas
    12.2 BABOK®
    12.2.1 Histórico do modelo
    12.2.2 Objetivos do modelo
    12.2.3 Estrutura do modelo
    12.2.4 Aplicabilidade do modelo
    12.2.5 Benefícios do modelo
    12.2.6 Certificações relacionadas
    12.3 Balanced Scorecard
    12.3.1 Histórico do modelo
    12.3.2 Objetivos do modelo
    12.3.3 Estrutura do modelo
    12.3.4 Aplicabilidade do modelo
    12.3.5 Benefícios do modelo
    12.3.6 Certificações relacionadas
    12.4 Seis Sigma
    12.4.1 Histórico do modelo
    12.4.2 Objetivos do modelo
    12.4.3 Estrutura do modelo
    12.4.4 Aplicabilidade do modelo
    12.4.5 Benefícios do modelo
    12.4.6 Certificações relacionadas
    12.5 TOGAF
    12.5.1 Histórico do modelo
    12.5.2 Objetivos do modelo
    12.5.3 Estrutura do modelo
    12.5.4 Aplicabilidade do modelo
    12.5.5 Benefícios do modelo
    12.6 ISO 9001:2008
    12.6.1 Visão geral do modelo
    12.6.2 Aplicabilidade do modelo
    12.7 ISO 31000
    12.7.1 Visão geral do modelo
    12.7.2 Aplicabilidade do modelo
    13. Extensões e Derivações do Conceito de Governança de TI
    13.1 Governança de Processos
    13.1.1 Princípios e conceitos gerais
    13.1.2 Modelos de referência relacionados
    13.1.3 Aplicabilidade do modelo
    13.1.4 Certificações relacionadas
    13.2 Governança SOA
    13.2.1 Princípios e conceitos gerais
    13.2.2 Modelos de referência relacionados
    13.2.3 Aplicabilidade do conceito
    13.2.4 Certificações relacionadas
    13.3 Governança de Dados
    13.3.1 Princípios e conceitos gerais
    13.3.2 Modelos de referência relacionados
    13.3.3 Aplicabilidade do conceito
    13.3.4 Certificações relacionadas
    14. Novas Tecnologias e a Governança de TI
    14.1 Cloud Computing
    14.1.1 O que é Cloud Computing
    14.1.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer para decidir sobre a computação de nuvem
    14.1.3 Principais riscos
    14.1.4 Processos de governança e de gestão que devem ser reforçados
    14.2 Big Data
    14.2.1 O que é Big Data
    14.2.2 Perguntas que os executivos de negócios devem fazer para decidir sobre o emprego do Big Data
    14.2.3 Riscos principais
    14.2.4 Processos de governança e de gestão afetados
    14.3 Mídias sociais
    14.3.1 O que são mídias sociais
    14.3.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer para decidir sobre explorar as tecnologias sociais, visando atender a objetivos estratégicos através do relacionamento virtual com os clientes
    14.3.3 Riscos principais
    14.3.4 Processos de governança e de gestão afetados
    14.4 BYOD
    14.4.1 O que é BYOD
    14.4.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer sobre BYOD e sua gestão
    14.4.3 Riscos principais
    14.4.4 Processos de governança e de gestão afetados
    15. Governança de TI para Pequenas e Médias Empresas
    16. Governança de TI no Governo
    16.1 O modelo de Governança de TI no governo brasileiro
    16.2 O papel da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
    16.3 O papel do Tribunal de Contas da União
    16.4 O papel do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
    16.5 Situação atual da Governança de TI no Governo Federal, na visão do TCU
    16.6 Governança de TI no Judiciário Brasileiro
    17. Como Implantar a Governança de TI
    17.1 Roteiro de implantação da Governança de TI
    17.2 Fatores críticos de sucesso para a implantação da Governança de TI
    18. Estudos de Casos
    Referências Bibliográficas

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:656
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Brasport
    Idioma:Português
    Edição:4ª Edição
    Ano:2014
    ISBN:9788574526584
    Encadernação:Brochura
    Autor:Aguinaldo Aragon Fernandes; Vladimir Ferraz de Abreu
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