Logística Operacional Interna

O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

Por: R$ 69,00

Preço a vista: R$ 69,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 69,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

  • E-book - Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Metodologia para Gestão de Mudanças Organizacionais: guia prático de conhecimentos da Strategy Consulting

    Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo e Tecnologias Inovadoras - Avaliando para Transformar

    A participação no processo de produção se transforma rapidamente e engendra novas formas de relacionamento que prosperam à margem dos formalismos legais e geram novos modelos de negócio e novos modelos de participação no desenvolvimento dos negócios. Empreendedorismo e Inovação excitam Pequenos e Inovadores empresários no desenvolvimento de suas ideias e no protagonismo de suas iniciativas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Produtividade Industrial sem Investimentos

    O objetivo deste livro é colocar ao alcance do pequeno e do médio empresário, dos supervisores de produção, dos técnicos, engenheiros e dos estudantes, as técnicas básicas para melhorar a produtividade da empresa sem necessidade de novos investimentos, explorando os recursos já disponíveis. São abordados cinco temas considerados fundamentais para o aumento da produtividade: • Técnicas de Análise do Trabalho • Estudo dos Movimentos • Estudo de Tempo (Cronoanálise) • Sistemas e Técnicas de Apontamentos de Mão-de-Obra (Time-Keeping) • Redução dos Tempos de Preparação ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Marketing Cultural das práticas à teoria - 3a. Edição Revista e Ampliada

    Este livro, agora na sua terceira edição, desvela e detalha a prática empresarial consagrada pela expressão marketing cultural no Brasil, propõe uma classificação para essa prática, de acordo com o fato/locus gerador em que se dê, e demonstra que, como política de comunicação institucional, o marketing cultural é um instrumento eficaz de relações públicas. Além de repassar a literatura que fundamenta a proposição desse novo conceito, propõe sua classificação em diferentes modalidades, lançando mão do estudo de casos (incluindo um com pesquisas de opinião) e da tomada de depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos em exercício no Brasil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente

    Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Pergunta Definitiva 2.0 - Edição revista e atualizada

    Na primeira edição deste livro, ponto de referência no estudo sobre lealdade de clientes, Fred Reichheld, especialista no assunto, revelou a pergunta fundamental para o futuro de sua empresa: “Você nos recomendaria a um amigo?” Ao fazer essa pergunta aos clientes, é possível identificar os detratores, que sujam o nome de sua empresa e não hesitam em mudar para a concorrência, e os promotores, que fortalecem sua empresa pelo boca a boca e ajudam a gerar crescimento sustentável e lucrativo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo Criativo - A Nova Dimensão da Empregabilidade

    A expressão “inovação” ganhou notoriedade representando a perplexidade, o embaraço, a ansiedade e a insegurança de uma sociedade planetária que, na busca de sensações que a essas se contrapõem, começou a sentir nas crescentes pressões dos efeitos secundários e terciários de tudo que produziu desordenadamente – altíssima tecnologia com baixíssima freqüência sócio-moral – exatamente, o inverso. Muito embora ela nada mais seja do que a sinonímia do contemporâneo e do inédito, também é verdadeira a conclusão de que nunca se apresentou de forma tão desestabilizadora como o faz agora. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração 3.0: Por que e como "uberizar" uma organização tradicional

    O objetivo deste livro é auxiliar as Lideranças Estratégicas a pensar e agir de forma mais eficaz, racional, lógica e embasada diante da Revolução Civilizacional Digital em curso. O livro procura desenvolver um cenário consistente para ajudar a entender o que todos já sentem: estamos passando por mudanças inusitadas e profundas e algo precisa ser feito em alguns setores e organizações de maneira mais ou menos urgente. O presente texto sugere que nossas ferramentas de análise, prognósticos, cenários, estratégia, metodologia e inovação estão inadequadas para entender o atual contexto disruptivo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empresas Proativas 4.0 - Estratégias para vencer na Era Digital

    O mundo 4.0 é uma realidade presente. Nunca, em nenhum momento da história, sociedade, empresas e organizações foram tão bombardeadas pela mudança. Vivemos em uma era exponencial. Este mundo nos coloca diante de duas trilogias: de um lado, a conectividade, a digitalização e a informação extensiva. A par delas, a crescente simbiose das dimensões física, virtual e biológica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Não Diga aos Outros o que Fazer: Ensine-os a pensar

    Não diga aos outros o que fazer se destina ao CEO que deseja ser mais eficaz ao inspirar sua equipe de liderança, mas só dispõe de alguns minutos por semana para falar com ela. Este livro também visa ao executivo que gostaria de ter um gerente para planejar com maior eficácia, mas não sabe como fazê-lo. E também ao gerente que deseja inspirar a equipe de vendas, mas ainda não sabe como. Ele se destina aos pais que desejam atingir novos níveis de comunicação e entendimento com os filhos. Líderes tranqüilos são mestres em revelar o melhor desempenho em outras. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Comunicação Empresarial: A Chave para Coordenar e Liderar um Empreendimento

    Após três revoluções industriais, chegamos a Era Pós-Industrial que, com um alto nível tecnológico e uma inundação de informações, fez-nos perceber que o problema maior é a falta de comunicação. Mas como aceitar esta premissa se vivemos num mundo globalizado e com uma economia Interligada? As organizações descobriram logo que uma comunicação para ser efetiva precisa ser restrita, e inteligente, interativa, motivadora relevante. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos

    Neste livro apresentamos uma caixa de ferramentas que nos permitirá desenvolver alguns soft skills importantes. São elas: leitura de livros, leitura dinâmica, mapas conceituais e mapas mentais, redações e resumos, desenhos de ideias, apresentações orais, histórias, pensamento crítico e argumentação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes

    Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração de Produção e Operações

    “O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão de Restaurante - Uma Abordagem do Investimento até a Análise do Resultado

    O presente livro pretende ser um Manual Operacional a dar apoio gerencial, para aqueles empresários já estabelecidos e que estão em dificuldades para manter o seu negócio e para novos empreendedores que queiram investir em um negócio bastante lucrativo, o Mercado da Gastronomia. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Inteligência Estendida com Inteligência Artificial

    A Inteligência Artificial tem como objetivo responder duas perguntas simples e ao mesmo tempo complexas. A simplicidade ou complexidade depende do ponto de vista. Como um sistema inteligente pode ser capaz de encontrar e implementar novas ideias sobre como ele deve agir? Como os robôs ou Smart Connected Products (SCP) ou Produtos Inteligentes Conectados (PIC) que são programados para responder ao que acontece no ambiente podem ser capacitados para agir por conta própria? ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão de Restaurante - Uma Abordagem do Investimento até a Análise do Resultado

    O presente livro pretende ser um Manual Operacional a dar apoio gerencial, para aqueles empresários já estabelecidos e que estão em dificuldades para manter o seu negócio e para novos empreendedores que queiram investir em um negócio bastante lucrativo, o Mercado da Gastronomia. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-book - Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Comunicação na Gestão de Projetos

    Quer crescer na empresa e ser bem sucedido em seus projetos? A comunicação foi identificada como a maior razão do sucesso ou fracasso de um projeto (GUIA PMBOK, 2008, p. 338). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Novos Modos de Fazer Negócios

    No contexto das redes e das possibilidades de produção que elas estabelecem, a complexidade representada pela quantidade de sujeitos passíveis de interação, pela autonomia de cada ator, pela diversidade de objetivos e de visões de mundo, pelas contradições metodológicas e culturais não representa uma dificuldade insuperável, mas a real possibilidade da construção de uma estrutura singular de produção apoiada nos atores necessários, adequadamente integrados. Assim, o empreendedor é um ator que reúne as condições preexistentes e autônomas para estruturar a iniciativa possível. É necessário identificar as sinergias locais e as complementaridades necessárias. A tomada de decisão prospera a partir de uma governança sustentada através de fóruns, grupos de percepção, grupos de discussão e de decisão que substitui o processo permanente de estruturação dos atores que se dá tradicionalmente pela via hierárquica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Pergunta Definitiva 2.0 - Edição revista e atualizada

    Na primeira edição deste livro, ponto de referência no estudo sobre lealdade de clientes, Fred Reichheld, especialista no assunto, revelou a pergunta fundamental para o futuro de sua empresa: “Você nos recomendaria a um amigo?” Ao fazer essa pergunta aos clientes, é possível identificar os detratores, que sujam o nome de sua empresa e não hesitam em mudar para a concorrência, e os promotores, que fortalecem sua empresa pelo boca a boca e ajudam a gerar crescimento sustentável e lucrativo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente

    Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Produtividade Industrial sem Investimentos

    O objetivo deste livro é colocar ao alcance do pequeno e do médio empresário, dos supervisores de produção, dos técnicos, engenheiros e dos estudantes, as técnicas básicas para melhorar a produtividade da empresa sem necessidade de novos investimentos, explorando os recursos já disponíveis. São abordados cinco temas considerados fundamentais para o aumento da produtividade: • Técnicas de Análise do Trabalho • Estudo dos Movimentos • Estudo de Tempo (Cronoanálise) • Sistemas e Técnicas de Apontamentos de Mão-de-Obra (Time-Keeping) • Redução dos Tempos de Preparação ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes

    Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração de Produção e Operações

    “O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Marketing Cultural das práticas à teoria - 3a. Edição Revista e Ampliada

    Este livro, agora na sua terceira edição, desvela e detalha a prática empresarial consagrada pela expressão marketing cultural no Brasil, propõe uma classificação para essa prática, de acordo com o fato/locus gerador em que se dê, e demonstra que, como política de comunicação institucional, o marketing cultural é um instrumento eficaz de relações públicas. Além de repassar a literatura que fundamenta a proposição desse novo conceito, propõe sua classificação em diferentes modalidades, lançando mão do estudo de casos (incluindo um com pesquisas de opinião) e da tomada de depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos em exercício no Brasil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Dicionário de Administração e Turismo

    Apesar da enorme dificuldade em elaborar um dicionário, pelas inúmeras possibilidades e opções de inclusão e aprofundamento de termos e conceitos, consideramos válida e justificada esta obra. Entre algumas justificativas para sua edição, destacam-se a carência de obras dessa natureza no mercado editorial brasileiro; a importância e necessidade de compreensão da origem e do significado das palavras e conceitos abordados; a necessidade de familiarização dos alunos dos cursos de Administração, Turismo e de áreas afins com termos e conceitos essenciais para o estudo dessas áreas; o processo de transformação da própria Ciência Administrativa, que, por ser recente, tem seus conhecimentos gerados e transformados com grande rapidez. Os termos e conceitos apresentados nesse livro estão classificados em doze áreas de conhecimento da Ciência Administrativa e do Turismo, o que permite aos leitores uma consulta simples, rápida e fácil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mirando Resultados

    Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Comunicação Empresarial: A Chave para Coordenar e Liderar um Empreendimento

    Após três revoluções industriais, chegamos a Era Pós-Industrial que, com um alto nível tecnológico e uma inundação de informações, fez-nos perceber que o problema maior é a falta de comunicação. Mas como aceitar esta premissa se vivemos num mundo globalizado e com uma economia Interligada? As organizações descobriram logo que uma comunicação para ser efetiva precisa ser restrita, e inteligente, interativa, motivadora relevante. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 4 Rs das Relações Públicas Plenas - Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios

    Fruto de mais de 30 anos de experiência obtida como consultor empresarial e professor, o modelo dos 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Machado Neto representa um sopro de renovação teórica no campo das Relações Públicas, com vocação para propagar-se como um viral tanto nos círculos universitários quanto no mundo das organizações, independente do porte, em todos os segmentos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo Criativo - A Nova Dimensão da Empregabilidade

    A expressão “inovação” ganhou notoriedade representando a perplexidade, o embaraço, a ansiedade e a insegurança de uma sociedade planetária que, na busca de sensações que a essas se contrapõem, começou a sentir nas crescentes pressões dos efeitos secundários e terciários de tudo que produziu desordenadamente – altíssima tecnologia com baixíssima freqüência sócio-moral – exatamente, o inverso. Muito embora ela nada mais seja do que a sinonímia do contemporâneo e do inédito, também é verdadeira a conclusão de que nunca se apresentou de forma tão desestabilizadora como o faz agora. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Logística Operacional Interna

    O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

    Acreditamos que os nossos leitores terão acesso ao conteúdo, de forma simples, direta e objetiva, que tem como objetivo, de forma prática, capacitar; entenderão os aspectos operacionais dos processos logísticos, que muitas vezes são apresentados de maneira macro; e, por isso, se incluirão em um seleto grupo de especialistas capacitados em atuar na área de Logística Interna.

    O livro situa a Logística Interna dentro de um contexto logístico mais amplo, tratando-a de forma simples enquanto ferramenta operacional e apresentando métodos e técnicas capazes de contribuir com a gestão eficiente das atividades correlatas.

    A linguagem é objetiva, direcionada à área de Logística. São apresentadas as ferramentas com potencial de aplicação em qualquer segmento do mercado, além de um glossário de termos técnicos.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorLuís Otavio de Marins Ribeiro

    Luís Otavio de Marins Ribeiro é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA, Bacharel em Matemática Aplicada à Informática e em Administração de Empresas; pesquisador do LAMAE/NCE, Laboratório de Pesquisa de Multiaplicações; criador do curso de Logística do nível técnico da UNESA (PRONATEC); coordenador dos cursos de Marketing e Gestão Comercial do Campus Tom Jobim da UNESA e criador do curso de Logística EAD da Universidade Veiga de Almeida.

    Marco Aurélio Carino Bouzada

    Marco Aurélio Carino Bouzada é doutor e mestre em Administração (Operações) pelo COPPEAD/UFRJ, engenheiro de produção (UFRJ); pesquisador (com diversos artigos publicados); professor titular do programa de mestrado em Administração da UNESA e do COPPEAD/UFRJ (de especialização e MBA), ministrando cursos de Logística, Métodos Quantitativos e afins, e aplicando um business game de Logística.
    Organizador e principal autor dos livros “Jogando Logística no Brasil”, “Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais” e "O Uso de Ferramentas Quantitativas em Call Centers".
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    CAPÍTULO I

    INTRODUÇÃO - 1


    1.1. CONCEITUAÇÃO DA LOGÍSTICA - 2
    1.2. HISTÓRICO DA LOGÍSTICA - 4
    1.2.1. Evolução Logística Dentro das Décadas - 6
    1.3. TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES - 8
    1.3.1. Em Tecnologias - 8
    1.3.2. Em Informação - 9
    1.3.3. Assessoria Logística, com auxílio de consultoria - 9

    CAPÍTULO II

    A LOGÍSTICA ALÉM DA LOGÍSTICA OPERACIONAL INTERNA - 11


    2.1. LOGÍSTICA INTEGRADA - 12
    2.2. LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES - 16
    2.3. ESTRUTURAS DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA - 19
    2.4. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 22
    2.5. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT - 29
    2.6. TRANSPORTES - 34

    CAPÍTULO III

    PROCESSOS INTERNOS DA LOGÍSTICA - 41


    3.1. ORGANOGRAMAS E LAYOUTS DOS SETORES - 41

    3.1.1. Responsabilidade do Principal Executivo de Logística - 42
    3.1.2. Tipos de layout - 43

    3.2. FUNCIONAMENTO DOS PROCESSOS INTERNOS - 45

    3.2.1. Processo de Recebimento dos Volumes - 46
    3.2.2. Processo de Conferência e Etiquetagem Unitária - 47
    3.2.3. Processo de Armazenagem Unitária ou em Volumes - 48
    3.2.4. Processo de Separação para Entrega/ Abastecimento (Picking) - 49
    3.2.5. Processo de Carregamento nos Boxes/Rotas - 50
    3.2.6. Processo de Cargas dos Volumes nos Veículos - 51
    3.2.7. Processo de Entregas nas Lojas/Clientes - 52

    CAPÍTULO 4

    GERANDO O CÓDIGO DO PRODUTO A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO - 55


    4.1. COMO CLASSIFICAR UM PRODUTO - 55
    4.1.1. Controles para Criação da Classificação - 56
    4.1.2. Classificação de um Produto de uma Loja de Departamento - 60

    4.2. COMO CODIFICAR UM PRODUTO - 61

    4.2.1. Conceitos - 62

    4.3. ESTRUTURA DE CÓDIGOS DE BARRAS NOS PRODUTOS - 63

    4.4. CÓDIGOS DE BARRA BIDIMENSIONAL - 66


    CAPÍTULO 5

    INTEGRANDO A LOGÍSTICA COM A AUTOMAÇÃO - 69


    5.1. SISTEMA DE RETAGUARDA CENTRAL - 69

    5.1.1. Características Destes Sistemas - 70

    5.2. SISTEMA DE RETAGUARDA DE LOJA E DE PONTO DE VENDA - 71

    5.2.1. Sistema de Retaguarda de Loja - 72
    5.2.2. Sistema de Ponto de Venda (SPDV) - 72
    5.2.3. PDV em Rede para Captura de Dados (Retaguarda/Loja) - 73
    5.2.4. Integração dos Sistemas de Retaguarda Central com a Loja - 74

    5.3. INTEGRAÇÃO DAS BASES DE DADOS - 74

    5.3.1. Informações Gerenciais - 75

    5.4. SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 77

    5.4.1. Sistema de Coletagem de Dados - 77
    5.4.2. Distribuição Eletrônica - 78

    5.5. PROJETO DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 80

    5.5.1. Tecnologias de Informação (TI) mais utilizadas - 81

    5.6. OS 14 PONTOS-CHAVE DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) - 85

    5.6.1. No Gerenciamento da Demanda - 85
    5.6.2. Na Otimização dos Abastecimentos - 86
    5.6.3. Nas Tecnologias de Suporte - 88

    CAPÍTULO 6

    MUDANDO OS CONCEITOS DE COMO GERENCIAR OS PRODUTOS NAS LOJAS USANDO O GERENCIAMENTO DE CATEGORIA - 91


    6.1. O GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS - 91

    6.2. A NOVA ESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS - 93

    6.2.1. Estrutura Anterior ao Gerenciamento de Categorias - 93
    6.2.2. Estrutura Após o Gerenciamento de Categorias - 94

    6.3. ELEMENTOS-CHAVE PARA O GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS (GC) - 95

    6.3.1. Análise da Categoria como Unidade de Negócio Estratégica - 96
    6.3.2. Planejamento do Gerenciamento de Categoria - 96
    6.3.3. Análise de Preços, Merchandising, Promoções e Mix - 96
    6.3.4. Integração dos Setores Responsáveis - 96
    6.3.5. Colaboração dos Fornecedores - 97
    6.3.6. Planejando a Flexibilidade - 97
    6.3.7. Desenvolvimento Contínuo de Pessoal - 97
    6.3.8. Comprometimento Contínuo da Gerência - 98
    6.3.9. Avaliação Contínua dos Resultados e da Performance - 98

    6.4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DO GERENTE DE CATEGORIAS - 98

    6.5. INTEGRAÇÃO DO GC COM A LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO - 99

    CAPÍTULO 7

    PLANEJAMENTO DE COMPRAS E RECEBIMENTOS COM ENTREGA FEITA PELO FORNECEDOR - 101


    7.1. PLANEJANDO A COMPRA - 102
    7.1.1. A Classificação pela “Curva ABC” - 102
    7.1.2. A Classificação pela Periodicidade - 104
    7.2. CARACTERÍSTICAS DE UM PEDIDO IDEAL - 105
    7.2.1. Características de um Pedido Ideal 106

    7.3. PROBLEMAS PELA FALTA DE PLANEJAMENTO NAS COMPRAS - 107

    7.3.1. Projeção dos Picos de Recebimento e Distribuição (Congestionamento) - 108

    7.4. FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ÚTEIS - 112

    7.4.1. Relatório de Orçamento de Compras - 112
    7.4.2. Relatório de Pedidos a Receber - 113
    7.4.3. Relatório de Planejamento de Horários e Custos - 114

    CAPÍTULO 8

    PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SETORES DE COMPRAS, VENDAS E RECEBIMENTO/DISTRIBUIÇÃO - 115


    8.1. SISTEMA INTEGRADO DE COMPRAS - 116
    8.2. SISTEMA INTEGRADO DE RECEBIMENTO - 117

    8.3. PROCESSAMENTO DE PEDIDOS PARA ENTREGAS - 119

    8.3.1. Compras Centralizadas - 119
    8.3.2. Compras Descentralizadas - 120

    8.4. O CAMINHO PERCORRIDO PELO PEDIDO - 121

    8.4.2. Esquema Gráfico dos Dois Procedimentos - 123
    8.5. A DISTRIBUIÇÃO REVERSA - 123
    8.5.1. Exemplos de Distribuição Reversa - 124

    CAPÍTULO 9

    SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E SEPARAÇÃO (PICKING) - 125


    9.1. O PROCESSO DE PICKING - 125

    9.1.1. Fases do Processo de Picking - 126
    9.1.2. Otimização do Processo de Picking - 129

    9.2. OS TIPOS DE PICKING - 130

    9.2.1. Picking Discreto - 131
    9.2.2. Picking por Zona - 131
    9.2.3. Picking por Lote - 132
    9.2.4. Picking por Onda - 132

    9.3. PROCESSO DE DOM BUCKET BRIGADES - 133

    9.3.1. Funcionamento do Processo Bucket Brigades - 134

    9.4. CONSEQUÊNCIAS SOBRE AS ESTRUTURAS CONVENCIONAIS DE ARMAZENAGEM - 136

    9.4.1. Otimização de Estoques - 137
    9.4.2. O Novo Foco da Armazenagem - 138
    9.4.3. As Novas Exigências para Operações de Armazenagem e os Impactos Causados - 140
    9.4.4. Custos Gerados com a Estocagem - 141

    GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS - 143

    BIBLIOGRAFIA - 191

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:208
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788539908813
    Encadernação:Brochura
    Autor:Marco Aurélio Carbino Bouzada, Luís Otávio de Marins Ribeiro
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!