Modelagem De Sistemas Orientados A Objetos - Ensino Didático
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PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
Este livro oferece ao leitor uma ferramenta de aprendizagem para desenvolvimento, mensuração e comercialização de uma aplicação web de forma autônoma, procurando manter a mesma qualidade e desempenho do software que utiliza as melhores práticas de desenvolvimento, mesclando teoria e prática. Todo o livro é orientado a projeto descrevendo passo-a-passo a técnica aplicada e suas implementações, contendo uma introdução ao desenvolvimento de software autônomo, a metodologia para guiar o desenvolvimento, as técnicas de levantamento e criação do documento de especificação de requisitos, a elaboração de contratos e sugestão de cálculo de hora de trabalho, a preparação da plataforma de desenvolvimento, uma introdução aos principais comandos da SQL... ... Ler mais +
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MDA Destilada - Princípios da Arquitetura Orientada por Modelos
À medida que os sistemas vão se tornando mais cruciais para as operações das organizações em todo o mundo, assim também os custos associados à construção e à manutenção deles vão se tornando grandes. Participe da arquitetura orientada por modelos (MDA), um framework padrão do Object Management Group (OMG) que permite aos desenvolvedores vincular modelos de objetos para construir sistemas completos. A MDA impede que decisões de projetos sejam entrelaçadas com o aplicativo e o mantém independente de sua implementação. ... Ler mais +
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UML na Prática - Do Problema ao Sistema
Utilize o PRISM - Modelo Prático para Desenvolvimento de Software - Para desenvolver aplicações adquadas às necessidade do cliente. - Acompanhe cada fase de desenvolvimento do projeto do software. - Crie de forma prática a documentação do projeto utilizando o DMS - Docu- mento de Modelagem de Sistema. ... Ler mais +
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Engenharia de Software - Análise e Projeto de Sistemas
É indicado para quem deseja aprender sobre o planejamento, análise e projeto de software para sistemas de informação. Este livro ensina passo a passo todas as etapas envolvidas no planejamento, análise e projeto de softwares, com demonstrações práticas dos conceitos apresentados. O livro relata com clareza as circunstâncias atuais do desenvolvimento de software no ambiente empresarial, a preocupação do alinhamento dos recursos da tecnologia da informação com as necessidades do negócio da empresa e como esta relação pode atrapalhar ou ajudar na construção de softwares. ... Ler mais +
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Construindo Uma Carreira em Software
A formação em engenharia de software tem um problema: universidades e cursos intensivos ensinam os aspirantes a engenheiros a escrever código, mas deixam a cargo dos próprios alunos conhecer as inúmeras ferramentas de apoio necessárias para prosperar nas verdadeiras empresas de software. Construindo uma Carreira em Software é a solução – um guia completo para as habilidades essenciais que os professores não precisam e os profissionais jamais pensam em ensinar: encontrar empregos, escolher equipes e projetos, fazer boas perguntas, conduzir reuniões, estar de plantão, depurar problemas de produção, escrever um texto técnico, tirar o máximo proveito de um mentor e muito mais. ... Ler mais +
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Scrum em Ação fornece um guia prático para equipes de projeto de software que desejam implantar, com sucesso, uma estrutura de software Ágil usando o Scrum. Escrito de maneira clara e concisa, este é o primeiro guia prático com situações da vida real, elaborado por praticantes corporativos. Descreve como extrair o máximo das equipes de projeto, além de preencher a lacuna existente entre os vários livros de Scrum e livros de gerenciamento de projetos, abordando como se comunicar com executivos por meio de termos financeiros, como usar uma técnica objetiva de estimativa e onde a arquitetura de software se encaixa dentro do Scrum. Um apêndice fornece estudos de caso sobre como dois produtos de software foram construídos e implantados com sucesso, usando as técnicas e conselhos descritos neste livro. ... Ler mais +
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Compreendendo SOA corporativa oferece a tecnólogos e homens de negócios um quadro integrado inestimável e, até o momento, inexistente de suas questões e interdependências. Este amplia os horizontes e ensina a agir com mais confiança sobre questões tecnológicas e de negócios. Escrito em um estilo confortável e esclarecedor por dois experts da indústria, o livro apresenta as conclusões de experiências verdadeiras de companhias reais em diversos mercados, da manufatura à pesquisa genética. Ultrapassa o simples modismo e mostra o que realmente interessa para fazer com que uma SOA dê certo. Direcionado tanto para homens de negócios quanto para tecnólogos, o livro analisa as tecnologias básicas de SOA e desvenda os fatores humanos críticos envolvidos em seu desenvolvimento. O leitor verá como a SOA corporativa muda o terreno de EAI, do comércio B2B, do gerenciamento de processos de negócios, das operações em “tempo real” e do desenvolvimento de software corporativo em geral. ... Ler mais +
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Extreme Programming (XP) é um processo de desenvolvimento que possibilita a criação de software de alta qualidade, de maneira ágil, econômica e flexível. Vem sendo adotado com enorme sucesso na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.
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Cada vez mais as empresas convivem com ambientes de negócios que requerem mudanças freqüentes em seus processos, as quais afetam os projetos de software. Os processos de desenvolvimento tradicionais são caracterizados por uma grande quantidade de atividades e artefatos que buscam proteger o software contra mudanças, o que faz pouco ou nenhum sentido, visto que os projetos devem se adaptar a tais mudanças ao invés de evitá-las. ... Ler mais + -
Engenharia de Software na Prática
A cada dia, mais profissionais e empresas estão interessados em desenvolver softwares com qualidade, menores custos de manutenção e dentro dos prazos previstos. Com essa intenção, tais profissionais e empresas necessitam adquirir maturidade no ciclo de desenvolvimento do software e utilizar Engenharia de Software.
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Este livro ensina como utilizar disciplinas do CMMi integrado a Engenharia de Software em todo o ciclo de desenvolvimento de software. Por meio de estudo de caso de comércio eletrônico e partindo de solicitação da área de negócio, o leitor será levado por todo o ciclo de vida do projeto, percorrendo vários processos necessários para certificação CMMi. No estudo de caso, apresenta uma série de templates que podem ser utilizados em projetos da vida real. ... Ler mais + -
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
Este livro oferece ao leitor uma ferramenta de aprendizagem para desenvolvimento, mensuração e comercialização de uma aplicação web de forma autônoma, procurando manter a mesma qualidade e desempenho do software que utiliza as melhores práticas de desenvolvimento, mesclando teoria e prática. Todo o livro é orientado a projeto descrevendo passo-a-passo a técnica aplicada e suas implementações, contendo uma introdução ao desenvolvimento de software autônomo, a metodologia para guiar o desenvolvimento, as técnicas de levantamento e criação do documento de especificação de requisitos, a elaboração de contratos e sugestão de cálculo de hora de trabalho, a preparação da plataforma de desenvolvimento, uma introdução aos principais comandos da SQL... ... Ler mais +
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MDA Destilada - Princípios da Arquitetura Orientada por Modelos
À medida que os sistemas vão se tornando mais cruciais para as operações das organizações em todo o mundo, assim também os custos associados à construção e à manutenção deles vão se tornando grandes. Participe da arquitetura orientada por modelos (MDA), um framework padrão do Object Management Group (OMG) que permite aos desenvolvedores vincular modelos de objetos para construir sistemas completos. A MDA impede que decisões de projetos sejam entrelaçadas com o aplicativo e o mantém independente de sua implementação. ... Ler mais +
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- DescriçãoModelagem De Sistemas Orientados A Objetos - Ensino Didático
O livro descreve os principais elementos da modelagem de sistemas orientados a objetos, paradigma usado pela maioria das fábricas de software. Diante disso, o processo de modelagem representa uma ferramenta essencial para facilitar o entendimento de um sistema, formando um importante mecanismo de comunicação para a equipe de desenvolvimento que trabalha no mesmo software.
O livro apresenta os principais processos de criação de software e fornece uma visão geral da UML, do modelo de entidades e relacionamentos e suas relações com a modelagem de sistemas. Demonstra a utilização básica da ferramenta Visual Paradigm for UML versão 10 para elaboração de diagramas e a IDE NetBeans 4 para a codificação de classes em Java.
Possui, também, exercícios ao final de cada capítulo para fixação do aprendizado. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos UML, POO (programação Orientado Objetos) Especificações
Sobre o Autor SÉRGIO FURGERI
Iniciou sua carreira em 1983, quando começou a programar na linguagem Basic, e desde então vem se aperfeiçoando na área, mais especificamenteem tecnologias voltadas à programação de computadores. É Mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação e em Ciência da Informação pela PUC-Campinas e doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC-SP).Atuou vários anos como analista de sistemas, desenvolvendo softwares comerciais em várias linguagens de programação, e como coordenador do curso técnico em Informática. Atua também há muitos anos como professor de ensino técnico e superior em várias disciplinas da área de informática, principalmente em tecnologias voltadas à Internet. Atualmente é professor pleno da Fatec Indaiatuba e coordenadordo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de revisor de materiais técnicos da área de computação e autor de material instrucional para cursos de Ensino a Distância (EaD). É autor de diversos artigos publicados em meios de comunicação da área e de mais de 10 livros lançados pela Editora Érica.
GUNTER DURIGInformações Técnicas Sumário
Capítulo 1 - Desenvolvimento de Software
1.1 Fases do Ciclo de Vida no Desenvolvimento de Sistemas
1.1.1 Concepção e Levantamento de Requisitos
1.1.2 Análise de Requisitos
1.1.3 Projeto
1.1.4 Implementação
1.1.5 Testes
1.1.6 Implantação
1.2 Requisitos
1.2.1 Técnicas de Levantamento de Requisitos
1.2.2 Requisitos de Hardware
1.2.3 Requisitos de Software
1.2.4 Requisitos Funcionais
1.2.5 Requisitos Não Funcionais
1.2.6 Regras de Negócio
1.2.7 Restrições
1.3 Proposta para Documentação Inicial de um Sistema
1.4 Estudo de Caso - Um Pequeno Sistema para Farmácia
Exercícios
Capítulo 2 - Processos de Desenvolvimento de Software
2.1 Visão Geral
2.2 XP (eXtreme Programming)
2.2.1 O Papel do Cliente
2.2.2 O Trabalho da Equipe
2.2.3 A Divisão do Projeto
2.2.4 Os Testes do Sistema
2.2.5 O Ambiente de Desenvolvimento
2.3 Scrum
2.3.1 Papéis
2.3.2 O Product Backlog
2.3.3 O Sprint Backlog
2.3.4 Ciclo de Vida do Scrum
2.3.5 O Quadro de Tarefas do Scrum
2.3.6 Considerações Finais sobre o Scrum
2.4 RUP®
2.5 Comparação dos Processos de Desenvolvimento
Exercícios
Capítulo 3 - Modelagem de Sistemas
3.1 Introdução
3.2 Características da Modelagem de Sistemas
3.3 Importância da Modelagem
3.4 Ferramentas de Modelagem
3.5 Simulação da Modelagem de um Sistema
Exercícios
Capítulo 4 - UML
4.1 Introdução
4.2 Um Breve Histórico da UML
4.3 Visão Geral da UML
4.4 Os Diversos Diagramas da UML
4.4.1 O Diagrama de Casos de Uso
4.4.2 O Diagrama de Classes
4.4.3 O Diagrama de Objeto
4.4.4 O Diagrama de Sequências
4.4.5 O Diagrama de Comunicação
4.4.6 O Diagrama da Máquina de Estados
4.4.7 O Diagrama de Pacotes
4.4.8 O Diagrama de Componentes
4.4.9 O Diagrama de Implantação
4.4.10 O Diagrama de Atividades
4.4.11 O Diagrama de Tempo (ou Temporização)
4.4.12 O Diagrama de Visão Geral da Interação
4.4.13 O Diagrama de Estrutura Composta
4.5 O Uso da UML com Cautela
Exercícios
Capítulo 5 - Modelagem de Casos de Uso
5.1 Introdução
5.2 Modelo e Nome de Casos de Uso
5.3 Diagrama de Casos de Uso
5.3.1 Ator
5.3.2 Caso de Uso
5.3.3 Como Modelar Caso de Uso
5.4 Narrativas de Caso de Uso
5.4.1 Exemplos de Narrativas de Caso de Uso
5.5 Relacionamentos
5.5.1 Relacionamentos entre Atores
5.5.2 Relacionamentos entre Casos de Uso
5.5.3 Relacionamentos entre Atores e Casos de Uso
5.6 Modelagem de Casos de Uso com Relacionamentos
5.7 A Medida Certa para Geração de Casos de Uso
5.8 Uma Proposta de DCU para o Sistema da Farmácia
Exercícios
Capítulo 6 - Orientação a Objetos com Java e UML
6.1 Introdução
6.2 Objetos de Software
6.3 Classes e Objetos
6.4 Utilização de Objetos da Classe
6.5 Encapsulamento
6.6 Uso da Palavra Reservada this
6.7 Escopo de Classe e Escopo de Instância
6.8 Mensagens entre Objetos
6.9 Construtores
6.10 Definição de Pacotes
6.11 Herança
6.12 Classes Abstratas e Concretas
6.13 Polimorfismo
6.14 Interfaces
Exercícios
Capítulo 7 - Diagrama de Classes
7.1 Introdução
7.2 Associação entre Classes
7.2.1 Multiplicidade e seu Impacto no Código
7.2.2 Associação com Navegabilidade
7.2.3 Associação Recursiva
7.2.4 Associação Ternária
7.3 Dependência
7.4 Generalização
7.5 Agregação
7.6 Composição
7.7 Modelamento de Classes
7.8 O Diagrama de Classes para o Caso da Farmácia
Exercícios
Capítulo 8 - Modelagem de Banco de Dados
8.1 O Diagrama de Entidades e Relacionamentos
8.2 Entidades
8.3 Relacionamentos
8.3.1 Grau do Relacionamento
8.4 Atributos
8.4.1 Propriedade dos Atributos
8.4.2 Chave Primária
8.4.3 Chave Estrangeira
8.5 Criação de Chave Estrangeira em Função de Diferentes Relacionamentos
8.6 Autorrelacionamento
8.6.1 Autorrelacionamento Um para Um
8.6.2 Autorrelacionamento Um para Muitos
8.6.3 Autorrelacionamento Muitos para Muitos
8.7 Agregação
8.7.1 Implementação de Agregações
8.8 Generalização e Especialização
8.9 Estudo de Casos
8.10 Um Breve Resumo
Exercícios
Capítulo 9 - Modelagem de Atividades
9.1 Diagrama de Atividades
9.2 Elementos Gráficos Usados no Diagrama
9.2.1 Elementos Genéricos
9.2.2 Controle de Fluxo Sequencial
9.2.3 Controle de Fluxo Paralelo
9.2.4 Partições (Raias de Natação)
9.3 Modelagem do Código de um Programa
9.4 Modelagem de um Caso de Uso
9.5 Modelagem de uma Regra de Negócio
9.6 Modelagem de um Processo de Negócio Qualquer
Exercícios
Capítulo 10 - Comunicação entre Objetos e Componentes
10.1 Introdução
10.2 Envio de Mensagens
10.3 Especificação de Mensagens
10.4 Tipos de Mensagens
10.5 Diagrama de Sequência
10.5.1 Elementos do Diagrama de Sequência
10.5.2 Estudo de Caso com o Diagrama de Sequência
10.6 Diagrama de Componentes
10.6.1 Elementos Gráficos Usados no Diagrama de Componentes
10.6.2 Modelagem de Componentes
Exercícios
Bibliografia
Apêndice A - Visual Paradigm For UML
A.1 Download e Instalação do Visual Paradigm
A.2 O Visual Paradigm
A.3 Elaboração dos Diagramas da UML
A.3.1 Diagrama de Caso de Uso
A.3.2 Diagrama de Classe
A.3.3 Diagrama de Objetos
A.3.4 Diagrama de Sequência
A.3.5 Diagrama de Comunicação
A.3.6 Diagrama de Estado
A.3.7 Diagrama de Pacotes
A.3.8 Diagrama de Componentes
A.3.9 Diagrama de Implementação
A.3.10 Diagrama de Atividades
A.3.11 Diagrama de Tempo
A.3.12 Diagrama de Visão Geral da Integração
A.3.13 Diagrama de Estrutura Composta
A.4 Elaboração do Modelo de Entidades e Relacionamentos
Apêndice B - NetBeans
B.1 Instalação do JDK
B.2 Download e Instalação do NetBeans
B.3 O NetBeans
B.4 Elaboração das Classes do Capítulo 6
B.5 Encapsulamento de Atributos
B.6 Escopo de Classe
B.7 Construtores
B.8 Herança
B.9 Classes Abstratas e Interfaces
B.10 Exportar e Importar um Projeto
B.10.1 Exportação de um Projeto
B.10.2 Importação de um Projeto
Índice RemissivoInformações Técnicas
Nº de páginas: 304 Origem: Nacional Editora: Editora Érica / Saraiva Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2013 ISBN: 9788536504612 Encadernação: Brochura Autor: Gunter Durig , Sérgio Furgeri - Informações