Neurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição
Quem viu este produto , comprou
-
Polêmico e atual, A Busca do Renascer aborda questões amplamente discutidas no mundo moderno, como homossexualidade, perversidade e amor. Atraente e empolgante, retrata a maldade e as descobertas de um homem apaixonado, e solitário... ... Ler mais +
QUERO VER -
Dedicado aos ´dietófilos´ e a todos os que querem manter a boa forma, Livre de Dietas para Sempre não é sobre regimes, planos de exercícios ou programas rígidos de perda de peso de qualquer tipo. Você não será solicitado a tomar pílulas ou vitaminas, comer certos alimentos e abrir mão de outros, pesar sua comida ou a si mesmo, mas aprenderá por que estas atitudes não funcionam e o que fazer em vez disso. ... Ler mais +
QUERO VER -
Brasil: local do primeiro contato consciente com a língua e com a cultura herdada de suas próprias raízes. Portugal: berço da língua pátria, das tradições, do sistema colonial lusófono, que deu origem à verdadeira miscelânea entre os povos da “África Portuguesa”, Brasil e seus colonizadores. Cada nação que fala essa língua de origem latina tem sua própria riqueza original, suas lendas, seus matizes, sua colaboração para o português que é falado hoje. Para o mundo do português. Martinho da Vila narra neste romance sua verdadeira epopéia por um entrelace de culturas tão diferentes na sua origem e tão aproximadas pelo calor do idioma, tornando-nos irmãos de nacionalidades diferentes. Sua vivência, sua vida, suas paixões, enfim, sua trajetória, que por vezes se mistura com a trajetória da cultura dos países de sua adoração. Mergulhe, explore, e identifique-se, em rota inversa, com os caminhos lusófonos. Esta pode ser a sua própria história. ... Ler mais +
QUERO VER -
As empresas estão mandando seus gerentes de alto escalão a aulas de improviso para aprender como fazer apresentações, falar com clientes e tratar situações difíceis com destreza. Mas essas mesmas habilidades podem ser dominadas com a ajuda de exercícios simples e divertidos que são apresentados neste livro. Os autores explicam como a improvisação entra em cena em nossa vida diária e qual a recompensa de se correr os riscos que as situações oferecem. ... Ler mais +
QUERO VER -
Paradigmas em Mutação: A Evolução do Conhecimento Humano
Neste livro são abordadas algumas idéias intrigantes a respeito da evolução e, principalmente, das limitações do nosso conhecimento sobre os fenômenos da natureza. O conhecimento humano tem passado por crescentes transformações através da criação de novas maneiras de pensar, ou paradigmas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Uma revelação da literatura brasileira deste início de século, Ivo Korytowski transita do machadiano ao pós-moderno, com passagens pelo fescenino, kitsch, mitologia, ficção-científica, cultura popular, psicanálise, humor & sátira e pelas histórias de amor, modernamente via internet. Um livro para se ler e reler, e guardar pelo resto da vida! Sobre o livro, diz Antonio Carlos Villaça: “Édipo nos revela um grande contista. Um dos melhores contistas do Brasil de hoje. ... Ler mais +
QUERO VER -
Experimente a emoção de criar maravilhosos objetos com uma simples folha de papel. Desenvolva sua criatividade. Aumente sua Habilidade. Origami para Iniciantes, ensina como fazer mais de quarenta origamiss fáceis de fazer de ratos que pulam a adoráveis gatinhos, de belos ornamentos natalinos a cartões comemorativos. Origami é uma arte ideal para crianças. Embora este livros seja voltado para os iniciantes, ele contém projetos adequados para fãs de origami de todas as idades e todos os níveis de conhecimento. Este livro é perfeito para aqueles que gostam de trabalhos manuais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Profissão: Jornalista de TV - Telejornalismo Aplicado na Era Digital
Ninguém duvida: a Televisão é o mais importante veículo de comunicação criado pelo homem e o Jornalismo, a ferramenta mais eficiente para a difusão da informação. Reunidos, a TV transformou o Jornalismo em pop star. A Revolução Digital muda essa condição? O livro “Profissão: Jornalista de TV” analisa o conjunto de fatores que a TV Digital vai exigir dos profissionais para que o TeleJornalismo mantenha a primazia na divulgação de notícias. Conteúdo técnico e exemplos práticos apontam as perspectivas tecnológicas da HDTV, que vai transformar o telejornal em utilitário e o telespectador em usuário, criando um processo permanente de interatividade e retroalimentação. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Fazer as Pazes em Qualquer Situação
Behaviorista fabuloso, dr. David J. Lieberman mostra, passo a passo, como reconciliar outras pessoas ou obter perdão para si mesmo - não importa quão difícil pareça a situação. De discórdias no ambiente de trabalho a rixas entre crianças, novas técnicas no comportamento humano mostram como resolver rapidamente qualquer conflito de personalidade, hostilidade contínua ou desavenças de longa data...agora. ... Ler mais +
QUERO VER -
Por Que não sou o Pai/Mãe que Gostaria de ser ?
Este livro não é apenas para pais, mas para todos os profissionais de saúde mental. É o primeiro volume a aplicar princípios bem-estabelecidos de terapia cognitiva para capacitar os pais a superarem os obstáculos emocionais e alcançarem seus objetivos. Os drs. Elliot e Smith escreveram um livro único para pais frustrados com seus comportamentos de como educam seus filhos, descrevendo claramente os vários ‘esquemas’ cognitivos que muitas vezes interferem efetivamente no modo de educar. ... Ler mais +
QUERO VER -
O livro convida o leitor a refletir e a meditar sobre qual seria a melhor arma para enfrentar o preconceito sobre essa questão tão delicada que é o morrer. Baseado em conhecimentos propagados por uma sociedade secreta de renome e tradição, o livro demonstra a relação entre o tópico e a evolução espiritual de todos nós; fala sobre o desenvolvimento em harmonia das faculdades psíquicas e espirituais, evitando assim a estrada perigosa e cheia de ciladas em que pode se transformar a vida. ... Ler mais +
QUERO VER -
Vença Fácil: Investindo no Futuro - Da Universidade á Pós Graduação
Muitas pessoas já pensaram em trilhar os caminhos acadêmicos, ou pelo menos como fazê-lo de uma forma efetiva. Nem sempre se obtém as informações necessárias para que isso seja realizado. Com Vença Fácil! Investindo no Futuro – da Universidade à Pós-Graduação tudo se torna mais fácil. O autor, Marcos Marreiro Villela, que já percorreu esse caminho pessoalmente, transmite as dicas e informações primordiais para que se obtenha o grau de instrução tão almejado. De forma simples e objetiva, a narrativa é conduzida para que o leitor se prepare passo a passo para enfrentar tudo o que possa ser ou parecer um obstáculo nesta jornada, construindo solidamente seu currículo e conquistando seus objetivos profissionais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Linguagem R - Uma Visão Computacional
Este livro traz uma visão geral da linguagem R. Apresenta desde os conceitos mais básicos da linguagem, até alguns conceitos mais avançados, no que diz respeito à utilização das estruturas de seleção, de repetição, de vetores, matrizes, listas, data frames, fatores, tabelas, da família das funções apply, lapply e tapply, construção de gráficos, além de uma introdução ao paralelismo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Diário de Márcia Garces: Impacto, Reflexão, Superação
Trata-se de um livro sobre um exemplo de superação de desafios, tanto emotivos quanto de natureza prática, como é o caso das dificuldades enfrentadas por pessoas com necessidades especiais em lugares não preparados para recebê-las. Procura mostrar que a acessibilidade é uma condição básica para a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência ou que tenham necessidades especiais e aponta para as leis que não são cumpridas. Traz casos variados quanto ao tema. ... Ler mais +
QUERO VER -
Segurança no Transporte e Condução de Valores
A estatística acena que´, probabilisticamente,mais ou menos 95% dos sinistros no transporte e condução de valores acontecem por ocasião da operação de coletagem / entrega dos malotes. A forbin tem sido incansável, quando através dos seus instrutores e monitores , transmitem toda sua preocupação aos seus alunos. José Helder, como Diretor desta escola, enfoca neste livro e faz registrar para o conhecimento de todos os interessados os procedimentos para o sucesso total de tão arriscada missão. ... Ler mais +
QUERO VER -
Curiosidades: Se Não sabia, fique sabendo!
Qual a origem de palavras e termos do tipo Cristo Redentor, favela, e de um dos docinhos mais populares das festas brasileiras (o incensado brigadeiro), por exemplo? E de curiosidades de além-mar, como a árvore de Natal, o ovo de Páscoa, os tamanhos dos sapatos, o sorvete, enfim, tantas outras coisas que, se ficássemos falando aqui, aumentaria ainda mais a sua curiosidade, caro leitor. Desvende estas e outras curiosidades. Carlos Bezerra Cavalcanti será sua fonte de respostas, em um livro feito para enriquecer sua cultura geral. ... Ler mais +
QUERO VER -
Proibido para Homens - Um Livro Dedicado á Mulher Traída
Longe de apostar em discursos que têm pouco a ver com a vida real, a autora, discorre com sinceridade sobre a traição, analisando as causas do problema e sua possível solução. Sim, solução. Porque, em anos de experiência com pacientes apresentando o mesmo problema, a psicologa observou que a separação não é o único nem o melhor caminho para se livrar da infidelidade, emocional e financeiramente falando. Com honestidade, a autora aconselha a pesar os pós e os contras, aceitar seus defeitos e os do outro, tentando tirar proveito da situação para acordar e não deixar escorrer por água abaixo anos de convivência e companheirismo ... Ler mais +
QUERO VER -
A Estrutura Tarifária em Monopólios Naturais - Novas Reflexões
As indústrias de rede têm características específicas que levantam problemas de gestão e de investimento muito peculiares. É por demais reconhecido que um sistema fiável de fornecimento de energia elétrica é de máxima importância para o funcionamento e crescimento da economia e da sociedade. Contudo, é também conhecida a complexidade crescente no desenho e na operação das redes elétricas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ciclo de Vendas ( Os Grandes Mitos e suas Ferramentas)
O mundo em que vivemos é uma gigantesca mesa de vendas onde nós, queiramos ou não, somos obrigados diariamente a negociar. A maneira de vender nossas idéias é que determina se somos prósperos ou se estamos sofrendo frustrações e perdas. Este livro mostrará o caminho para administrar nossos negócios e conseguir aquilo que desejamos. Usando linguagem simples, porém profunda, ele apresenta um instrumento de negociação que ajuda o executivo da área ao mesmo tempo em que fornece um modelo para operacionalização da equipe vendedora. E suma, o professor Paulo Guerra, sem utilizar jargões, nos leva a meditar e aplicar a difícil e simples arte da venda. Estão de parabéns o autor pela forma inteligente que abordou o tema, a editora pela escolha, e nós leitores por este presente. Prof. Antomar Marins e Silva Principal Executivo da Marins & Business Solution ... Ler mais +
QUERO VER -
O que dizer aos filhos sobre seu Divorcio
O que dizer aos filhos sobre seu divórcio ajudara´os pais a ultrapassarem a raiva e a mágoa para concentrarem-se nos filhos , ensinando-os a lidar com o divorcio. Os exercicios praticos neste livro fornecem aos pais ferramentas objetivas que lhes serão utéis para auxiliar seus filhos a passarem por todos os estagios , da separação inicial, até em situações mais complexas , como um novo casamento e uma nova familia. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Fácil Arte de Motivar e Liderar Equipes
A fácil arte de motivar e liderar equipes ensina como é fácil motivar pessoas e torna-se um líder de sucesso. Destinado a professores, empresários, sindicalista, desportistas ou qualquer outro segmento da sociedade, este livro ajuda a tornarem-se líderes aqueles que ocupam cargos de chefia. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Academia de Leonardo - Lições Sobre Ética
Qual a importância da reflexão ética na formação dos jovens? Esta obra foi produzida com o objetivo de realizar uma contribuição para uma educação pautada em valores sólidos como virtude, amizade, empatia, autonomia e iniciativa. Em oposição a uma metodologia bancária, de depósitos de informações, a história valoriza e concretiza um processo ensino-aprendizagem dialético e em mão dupla. ... Ler mais +
QUERO VER -
Telecomunicações: O Desafio da Integração Nacional
Grandes mudanças estão ocorrendo na área de telecomunicações e informática, que, gradativamente, se fundem, criando um novo espaço de inter-relacionamento público e privado, e um fértil campo de negócios. Testemunha privilegiada, por seus longos anos de vida profissional na Embratel, o autor deixa uma memória pessoal de como uma geração idealista se dedicou de corpo e alma a enfrentar o desafio de integrar o Brasil do Oiapoque ao Chuí, através de uma rede de comunicações rápidas, eficientes e seguras. O livro relata a história de um sucesso, o trabalho de uma equipe, que com esforço, entusiasmo e criatividade, implantou as novas “Infovias do Conhecimento”, as redes de comunicações de longa distância em fibra óptica, as novas “Estradas da Modernidade”, num país de dimensões continentais e apresentando inúmeras regiões com acesso extremamente difícil. “Telecomunicações – O Desafio da Integração Nacional” traz também uma abordagem sobre as grandes transformações ocorridas no setor: a quebra de um regime monopolístico centenário e abertura do mercado à concorrência e à iniciativa privada. ... Ler mais +
QUERO VER -
Agora os fãs do jogo Dungeon Siege estão prontos para entrar na nessa batalha e conquistar o mágico Reino de Ehb com a ajuda deste exclusivo guia de estratégia. Escrito com suporte total da Gas Powered Games e da Microsoft, o livro inclui informações profundas e essenciais para ajudar o jogador a se divertir com a excelência do jogo Dungeon Siege. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Tempo Aprenda a Administrar - Um Manual Normativo do Tempo Executivo
Essa obra Pretende ser um híbrido de didática, auto-ajuda e auto-análise para leitores que se atrapalham quando Chamados um administrar o próprio tempo dos outros eo. Qual a Importância do tempo? Por que Certos indivíduos PRECISAM DE UM DIA tenha que fazer mais que 24 horas? Raras são as pessoas com Capacidade para usar o tempo de maneira inteligente. Estão sempre reclamando que não tem nada para tempo. O tempo é igual para todos. Por que as horas passam tão rápidas para Certas pessoas e para outras não? Qualquer pessoa anseia por mais tempo ou por melhor uso dele. Então, o tempo valor muito DEVE ter. Os bem-sucedidos, geralmente, usam melhor o tempo para ações bem pensadas, enquanto os outros deixam de aproveitar o tempo de maneira adequada. Alcançados os objetivos dependem muito da forma pela qual Aplicamos o nosso tempo. Durante a leitura você verá que já vivenciou os desperdícios de tempo apontados no livro. ... Ler mais +
QUERO VER -
Brasil: local do primeiro contato consciente com a língua e com a cultura herdada de suas próprias raízes. Portugal: berço da língua pátria, das tradições, do sistema colonial lusófono, que deu origem à verdadeira miscelânea entre os povos da “África Portuguesa”, Brasil e seus colonizadores. Cada nação que fala essa língua de origem latina tem sua própria riqueza original, suas lendas, seus matizes, sua colaboração para o português que é falado hoje. Para o mundo do português. Martinho da Vila narra neste romance sua verdadeira epopéia por um entrelace de culturas tão diferentes na sua origem e tão aproximadas pelo calor do idioma, tornando-nos irmãos de nacionalidades diferentes. Sua vivência, sua vida, suas paixões, enfim, sua trajetória, que por vezes se mistura com a trajetória da cultura dos países de sua adoração. Mergulhe, explore, e identifique-se, em rota inversa, com os caminhos lusófonos. Esta pode ser a sua própria história. ... Ler mais +
QUERO VER -
Diário de Márcia Garces: Impacto, Reflexão, Superação
Trata-se de um livro sobre um exemplo de superação de desafios, tanto emotivos quanto de natureza prática, como é o caso das dificuldades enfrentadas por pessoas com necessidades especiais em lugares não preparados para recebê-las. Procura mostrar que a acessibilidade é uma condição básica para a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência ou que tenham necessidades especiais e aponta para as leis que não são cumpridas. Traz casos variados quanto ao tema. ... Ler mais +
QUERO VER -
Em 1999, Jeanne Achterberg recebeu a notícia de que tinha melanoma ocular, um tipo de câncer da visão raro e geralmente fatal. Esta é a história impressionante de sua doença e de sua cura. A narrativa demonstra como uma combinação de pensamento crítico, criatividade, visão interior e amizade pode levar à cura profunda. Afinal, a única maneira de alguém continuar vivo depois de receber um diagnóstico de câncer é encontrar sua própria visão. Uma jornada para a cura termina afirmando a crença de que nós somos curados não pela medicina, mas pelos laços que criamos com as pessoas: atenção, amor, confiança, esperança, fé e todos as outras facetas invisíveis que perderam sua importância no tratamento médico moderno. ... Ler mais +
QUERO VER -
O que dizer aos filhos sobre seu Divorcio
O que dizer aos filhos sobre seu divórcio ajudara´os pais a ultrapassarem a raiva e a mágoa para concentrarem-se nos filhos , ensinando-os a lidar com o divorcio. Os exercicios praticos neste livro fornecem aos pais ferramentas objetivas que lhes serão utéis para auxiliar seus filhos a passarem por todos os estagios , da separação inicial, até em situações mais complexas , como um novo casamento e uma nova familia. ... Ler mais +
QUERO VER -
Dedicado aos ´dietófilos´ e a todos os que querem manter a boa forma, Livre de Dietas para Sempre não é sobre regimes, planos de exercícios ou programas rígidos de perda de peso de qualquer tipo. Você não será solicitado a tomar pílulas ou vitaminas, comer certos alimentos e abrir mão de outros, pesar sua comida ou a si mesmo, mas aprenderá por que estas atitudes não funcionam e o que fazer em vez disso. ... Ler mais +
QUERO VER -
Segurança no Transporte e Condução de Valores
A estatística acena que´, probabilisticamente,mais ou menos 95% dos sinistros no transporte e condução de valores acontecem por ocasião da operação de coletagem / entrega dos malotes. A forbin tem sido incansável, quando através dos seus instrutores e monitores , transmitem toda sua preocupação aos seus alunos. José Helder, como Diretor desta escola, enfoca neste livro e faz registrar para o conhecimento de todos os interessados os procedimentos para o sucesso total de tão arriscada missão. ... Ler mais +
QUERO VER -
Polêmico e atual, A Busca do Renascer aborda questões amplamente discutidas no mundo moderno, como homossexualidade, perversidade e amor. Atraente e empolgante, retrata a maldade e as descobertas de um homem apaixonado, e solitário... ... Ler mais +
QUERO VER -
Vença Fácil: Investindo no Futuro - Da Universidade á Pós Graduação
Muitas pessoas já pensaram em trilhar os caminhos acadêmicos, ou pelo menos como fazê-lo de uma forma efetiva. Nem sempre se obtém as informações necessárias para que isso seja realizado. Com Vença Fácil! Investindo no Futuro – da Universidade à Pós-Graduação tudo se torna mais fácil. O autor, Marcos Marreiro Villela, que já percorreu esse caminho pessoalmente, transmite as dicas e informações primordiais para que se obtenha o grau de instrução tão almejado. De forma simples e objetiva, a narrativa é conduzida para que o leitor se prepare passo a passo para enfrentar tudo o que possa ser ou parecer um obstáculo nesta jornada, construindo solidamente seu currículo e conquistando seus objetivos profissionais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Crônicas ou contos? Eis a questão. Para Jorge Fernando dos Santos, a crônica é um gênero híbrido, que mistura elementos jornalísticos e literários. Personagens como Juventino, Juan e Tia Irene revivem situações tragicômicas comuns ao dia-a-dia de pessoas anônimas das grandes cidades brasileiras. Humor e lirismo, temperados com uma boa visão e pitadas de sarcasmo e ironia, são as principais características dos 40 textos reunidos em Todo Mundo é Filha da Mãe, uma obra simplesmente contagiante. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Fazer as Pazes em Qualquer Situação
Behaviorista fabuloso, dr. David J. Lieberman mostra, passo a passo, como reconciliar outras pessoas ou obter perdão para si mesmo - não importa quão difícil pareça a situação. De discórdias no ambiente de trabalho a rixas entre crianças, novas técnicas no comportamento humano mostram como resolver rapidamente qualquer conflito de personalidade, hostilidade contínua ou desavenças de longa data...agora. ... Ler mais +
QUERO VER -
Paradigmas em Mutação: A Evolução do Conhecimento Humano
Neste livro são abordadas algumas idéias intrigantes a respeito da evolução e, principalmente, das limitações do nosso conhecimento sobre os fenômenos da natureza. O conhecimento humano tem passado por crescentes transformações através da criação de novas maneiras de pensar, ou paradigmas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Proibido para Homens - Um Livro Dedicado á Mulher Traída
Longe de apostar em discursos que têm pouco a ver com a vida real, a autora, discorre com sinceridade sobre a traição, analisando as causas do problema e sua possível solução. Sim, solução. Porque, em anos de experiência com pacientes apresentando o mesmo problema, a psicologa observou que a separação não é o único nem o melhor caminho para se livrar da infidelidade, emocional e financeiramente falando. Com honestidade, a autora aconselha a pesar os pós e os contras, aceitar seus defeitos e os do outro, tentando tirar proveito da situação para acordar e não deixar escorrer por água abaixo anos de convivência e companheirismo ... Ler mais +
QUERO VER -
A Evolução do Controle de Armas Nucleares ( Desarmamento e Não-Proliferação)
Este livro apresenta a fascinante história do controle de armas nucleares desde o final da Segunda-Guerra Mundial até a atualidade. Os principais fatos que marcaram os avanços e retrocessos nas áreas do Desarmamento e da Não-Proliferação Nuclear são descritos numa linguagem acessível. Os programas nucleares, os acordos de desarmamento e os mecanismos de controle nuclear são apresentados com riqueza de dados, tornando o livro uma referência. As conseqüências da nova ordem mundial com a posição hegemônica dos Estados Unidos são discutidas. O livro aborda ainda os temas mais atuais e polêmicos: a descoberta do programa nuclear clandestino do Iraque e sua invasão pelos Estados Unidos e seus aliados, a escalada nuclear da Índia e Paquistão, a crise nuclear na Coréia do Norte e o desenvolvimento do programa nuclear iraniano. ... Ler mais +
QUERO VER -
Linguagem R - Uma Visão Computacional
Este livro traz uma visão geral da linguagem R. Apresenta desde os conceitos mais básicos da linguagem, até alguns conceitos mais avançados, no que diz respeito à utilização das estruturas de seleção, de repetição, de vetores, matrizes, listas, data frames, fatores, tabelas, da família das funções apply, lapply e tapply, construção de gráficos, além de uma introdução ao paralelismo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Entendendo a Síndrome de Parkinson
O autor David Cram, ao mesmo tempo médico e a há dez anos portador da SP, sabe em primeira mão as perguntas que sucedem ao diagnóstico da SP. Ele compreende a vital importãncia de aprofundar os conhecimentos sobre a busca por um tratamento realmente eficaz para que o indivíduo possa conviver melhor com a doença e obter a melhor qualidade de vida possível . ... Ler mais +
QUERO VER -
Existem momentos na vida em que nos vemos diante de situações inusitadas, ou que não acreditávamos que jamais fossem ocorrer conosco. Acreditamos que certos problemas só atingem a família do vizinho. Daí, quando temos que enfrentá-los de frente, o que fazer? Drogas, Pais e Filhos tem a intenção de trazer esclarecimentos sobre esse tema polêmico que envolve esclarecimento, apoio emocional e psicológico, diálogo franco e conhecimentos legais. Milton Mussini traz a visão da experiência, e as orientações necessárias não só para cuidar do problema, mas para, principalmente, preveni-lo. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Fácil Arte de Motivar e Liderar Equipes
A fácil arte de motivar e liderar equipes ensina como é fácil motivar pessoas e torna-se um líder de sucesso. Destinado a professores, empresários, sindicalista, desportistas ou qualquer outro segmento da sociedade, este livro ajuda a tornarem-se líderes aqueles que ocupam cargos de chefia. ... Ler mais +
QUERO VER -
Curiosidades: Se Não sabia, fique sabendo!
Qual a origem de palavras e termos do tipo Cristo Redentor, favela, e de um dos docinhos mais populares das festas brasileiras (o incensado brigadeiro), por exemplo? E de curiosidades de além-mar, como a árvore de Natal, o ovo de Páscoa, os tamanhos dos sapatos, o sorvete, enfim, tantas outras coisas que, se ficássemos falando aqui, aumentaria ainda mais a sua curiosidade, caro leitor. Desvende estas e outras curiosidades. Carlos Bezerra Cavalcanti será sua fonte de respostas, em um livro feito para enriquecer sua cultura geral. ... Ler mais +
QUERO VER -
Uma revelação da literatura brasileira deste início de século, Ivo Korytowski transita do machadiano ao pós-moderno, com passagens pelo fescenino, kitsch, mitologia, ficção-científica, cultura popular, psicanálise, humor & sátira e pelas histórias de amor, modernamente via internet. Um livro para se ler e reler, e guardar pelo resto da vida! Sobre o livro, diz Antonio Carlos Villaça: “Édipo nos revela um grande contista. Um dos melhores contistas do Brasil de hoje. ... Ler mais +
QUERO VER -
Aprendizagem Invertida: Para resolver o problema do dever de casa - Série Desafios da Educação
O dever de casa é uma oportunidade para continuar aprendendo depois que o sinal da escola toca. De que modo os professores podem mudar a maneira como os alunos veem essa atividade e assegurar-se de que eles ainda se beneficiem com o conhecimento adicional? É simples: invertendo a aprendizagem! ... Ler mais +
QUERO VER -
O livro convida o leitor a refletir e a meditar sobre qual seria a melhor arma para enfrentar o preconceito sobre essa questão tão delicada que é o morrer. Baseado em conhecimentos propagados por uma sociedade secreta de renome e tradição, o livro demonstra a relação entre o tópico e a evolução espiritual de todos nós; fala sobre o desenvolvimento em harmonia das faculdades psíquicas e espirituais, evitando assim a estrada perigosa e cheia de ciladas em que pode se transformar a vida. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Estrutura Tarifária em Monopólios Naturais - Novas Reflexões
As indústrias de rede têm características específicas que levantam problemas de gestão e de investimento muito peculiares. É por demais reconhecido que um sistema fiável de fornecimento de energia elétrica é de máxima importância para o funcionamento e crescimento da economia e da sociedade. Contudo, é também conhecida a complexidade crescente no desenho e na operação das redes elétricas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Desafios do Regulador - 2ª Edição
Este livro, além de resgatar um pouco do dia a dia de um homem público que tem de tomar decisões sobre temas complexos - e que afetam grandes interesses econômicos e milhões de pessoas -, revela o que ainda precisa ser feito para consolidar as agências reguladoras. A obra está estruturada em seis partes, abordando os seguintes temas: Agências Reguladoras; Confiabilidade no Fornecimento de Energia Elétrica; Concessões e Autorizações; Cálculo Tarifário; Oportunidades para Parcerias Público-Privadas; e as Usinas do Madeira e o Ministério Público. Em Desafios do Regulador, Jerson Kelman revela o cenário por trás de grandes questões que ainda dominam a agenda dos setores de recursos hídricos e energia elétrica. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoNeurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição
Qual é a base biológica da consciência?
Onde as memórias são armazenadas?
Qual é a base neural da tomada de decisão?
Se você está estudando o cérebro, o comportamento ou a cognição — ou só acha esses assuntos intrigantes —, este guia atualizado é para você. Descubra fatos fascinantes sobre a estrutura e a função cerebral, novas tecnologias e resultados de pesquisa, e mais!
Para usar e entender este livro, você não precisa saber nada sobre o cérebro, exceto que você tem um. Neste livro, tratamos o máximo possível do básico com linguagem simples e diagramas fáceis de entender, e quando você encontrar termos técnicos como córtex cingulado anterior ou trato vestíbulo-espinhal, explicamos o que eles significam em linguagem clara. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Frank Amthor
Frank Amthor é professor de psicologia na Universidade do Alabama, em Birmingham. É pesquisador há mais de 20 anos em processamento visual retinal e central e próteses neurais. Publicou mais de 100 artigos em periódicos, capítulos de livros e resumos de conferências.Informações Técnicas Sumário
INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Sobre Este Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Penso que... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Ícones Usados Neste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Além Deste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
De Lá para Cá, Daqui para Lá . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
PARTE 1: APRESENTANDO O SISTEMA NERVOSO . . . . . . . . . 5
CAPÍTULO 1: Uma Rápida Viagem Através do
Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Entendendo a Evolução do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Especializando e comunicando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Evoluindo para animais complexos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Entra o neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Observando como o Sistema Nervoso Funciona . . . . . . . . . . . . . . . 10
O importante papel dos neurônios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Associando em circuitos, segmentos e módulos . . . . . . . . . . . . 11
Que carga: O papel da eletricidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Entendendo a organização modular do sistema nervoso . . . . . 13
Observando as Funções Básicas do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . 13
Sentindo o mundo ao seu redor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Movendo-se com neurônios motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Decidindo e fazendo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
Processando pensamentos: Usando inteligência e memória . . 16
Quando as Coisas Dão Errado: Doenças Neurológicas e Mentais . 17
Revolucionando o Futuro: Avanços em Vários Campos . . . . . . . . . . 18
Tratando disfunções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
Aumentando funções: Mudando quem somos . . . . . . . . . . . . . . 20
CAPÍTULO 2: Tudo sobre o Cérebro e a Medula Espinhal . . . . . . 21
Observando Dentro do Crânio: O Cérebro e suas Partes . . . . . . . . 22
O neocórtex: Controlando os controladores . . . . . . . . . . . . . . . . 22
Abaixo do neocórtex: O tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
O sistema límbico e outras áreas subcorticais importantes . . . 31
Fazendo a transição entre o cérebro e a medula espinhal . . . . 35
Observando as diferenças: Tamanho, estrutura e
outras variações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
A Medula Espinhal: A Intermediária entre os Sistemas Nervosos . 40
Observando o reflexo espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
Movendo seus músculos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42
Lutando ou Fugindo: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . . . . . . . . . 43
Como Sabemos o que Sabemos sobre Atividade Neural . . . . . . . . 43
Examinando problemas causados por danos cerebrais . . . . . . 44
Usando tecnologia para visualizar o cérebro: Dos antigas
EEGs até hoje . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
CAPÍTULO 3: Entendendo como os Neurônios Funcionam . . . 47
Básico sobre Neurônios: Não é Só Mais Uma Célula no Corpo . . . 48
Enviando e recebendo informação entre neurônios:
Receptores sinápticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Recebendo dados do ambiente: Receptores especializados . . 51
Receptores ionotrópicos versus metabotrópicos . . . . . . . . . . . . 51
As três principais classes funcionais de neurotransmissores . . 53
Que Chocante! Neurônios como Dispositivos Elétricos
de Sinalização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
Caramba, pulsos — O potencial de ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
Fechando o ciclo: Do potencial de ação à liberação do
neurotransmissor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58
Movendo-se com Neurônios Motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59
Células Não Neuronais: Células da Glia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Astrócitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Oligodendrócitos e células de Schwann . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Células da micróglia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Técnicas de Registro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Microeletrodos extracelulares individuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Redes de microeletrodos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Eletrodos intracelulares de agulha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Eletrodos Patch-clamp . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
Dispositivos de imagem ótica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
PARTE 2: TRADUZINDO O MUNDO INTERNO E
EXTERNO ATRAVÉS DOS SENTIDOS . . . . . . . . . . . . . 65
CAPÍTULO 4: Sentindo do Seu Jeito: Os Sentidos da Pele . . . . . . 67
Como Você Sente? A Verdade sobre a Pele e seus
Neurônios Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
Propriedades gerais da pele . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
Sentindo o toque: Os mecanorreceptores . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69
Como os mecanorreceptores funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
Sentindo temperatura e dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72
Sentindo posição e movimento: Propriocepção e cinestesia . . 73
Receptores da Pele, Circuitos Espinhais Locais e Projeções
para o Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
Saídas do receptor somatossensorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
Localizando a sensação: Áreas sensoriais corticais
especializadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
Entendendo os Aspectos Complexos da Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
Reduzindo — ou ignorando — a dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78
Livre de dor e odiando isso: Neuropatia periférica............ 79
Dor crônica e diferenças individuais em percepção de dor . . . 80
CAPÍTULO 5: Observando a Visão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
Os Olhos Vencem: Uma Olhada Rápida em seus Olhos . . . . . . . . . 82
A retina: Convertendo fótons em sinais elétricos . . . . . . . . . . . . 83
Capturando fótons: Luz e fototransdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
Enviando a mensagem ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84
Processando sinais dos fotorreceptores: Células
horizontais e bipolares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
Enviando e formatando a mensagem: Células
ganglionares e amácrinas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
Dos Olhos aos Centros de Visão do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
Destino: Tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
Outros destinos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
Do tálamo ao lobo occipital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
Problemas de Visão e Ilusões Visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Parecem iguais para mim: Daltonismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Entendendo a cegueira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98
Ilusões visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
CAPÍTULO 6: Falando Alto: O Sistema Auditivo . . . . . . . . . . . . . . . 101
A Orelha: Capturando e Decodificando Ondas Sonoras . . . . . . . . 102
Reunindo sons: A orelha externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
A orelha média . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
Tocando acordes para o cérebro: A orelha interna . . . . . . . . . 105
Dando Sentido aos Sons: Projeções Auditivas Centrais . . . . . . . . . 109
Pare antes do tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109
Em direção ao tálamo: O núcleo geniculado medial . . . . . . . . 110
Processando sons no cérebro: O lóbulo temporal superior . . 110
Lidando com padrões auditivos complexos.................111
Localizando Sons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
Calculando o azimute (ângulo horizontal) . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
Detectando elevações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Eu Não Consigo lhe Ouvir: Surdez e Zumbidos . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Perda auditiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Ah, aqueles mosquitos zzz zzz zzz zzz zzz zzz: Zumbidos . . . . 116
CAPÍTULO 7: Odores e Paladar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
Que Cheiro É Esse? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
Classificando as coisas pelo bulbo olfatório . . . . . . . . . . . . . . . . 119
Projetando por caminhos diferentes.......................119
Especificando mais no córtex orbitofrontal . . . . . . . . . . . . . . . . 123
Tendo Bom Gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124
A língua discriminante: Os quatro gostos básicos . . . . . . . . . . 125
Enviando a mensagem do gosto ao cérebro:
Codificação do gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
Identificando e lembrando dos gostos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129
O Papel do Aprendizado e da Memória no Paladar e no Olfato . . 130
Falta de Paladar e Problemas no Olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
Pouco ou nenhum olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
Saciedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132
PARTE 3: SEGUINDO EM FRENTE: SISTEMAS
MOTORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133
CAPÍTULO 8: Os Fundamentos dos Movimentos . . . . . . . . . . . . . 135
Identificando os Tipos de Movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136
Movimentos que regulam funções corporais internas . . . . . . 136
Movimentos reflexivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
Movimentos planejados e coordenados....................138
Controlando o Movimento: Planejamento Central e
Execução Hierárquica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
Ativando movimentos musculares involuntários . . . . . . . . . . . 139
Ativando o reflexo de retirada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
Subindo na hierarquia: Locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141
Usando seu cérebro para comportamento
motor complexo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
Puxando a Carga: Células Musculares e seus Potenciais
de Ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
Distúrbios Musculares e do Neurônio Motor Muscular . . . . . . . . . 145
Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
Doenças virais do neurônio motor: Raiva e poliomelite . . . . . 145
Lesão da medula espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146
CAPÍTULO 9: Coordenando Mais as Coisas: A Medula
Espinhal e as Vias Medulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
O Reflexo de Retirada: Uma Resposta de Ciclo Aberto . . . . . . . . . 148
Mantenha sua Posição! Reflexos de Ciclo Fechado . . . . . . . . . . . . 149
Forças opostas: Pares musculares extensor-flexor . . . . . . . . . 149
Determinando a taxa de disparo correta com o circuito
neural comparador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
Os Reflexos Moduladores: Equilíbrio e Locomoção . . . . . . . . . . . . 151
Mantendo o equilíbrio: O reflexo vestíbulo-espinhal . . . . . . . . 152
Faça a locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153
Corrigindo Erros sem Feedback: O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
Observando os sistemas cerebelares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
Prevendo a localização do membro durante o movimento . . 157
Focando em controle do movimento cortical e
tronco encefálico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158
CAPÍTULO 10:Planejando e Executando Ações . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
Transformando o Movimento de Reflexos a Conscientes,
ou Ação Gerada por Objetivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
Como os lóbulos frontais funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
Planejando, corrigindo, aprendendo: Córtex pré-frontal
e processadores subcorticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Memória operacional (ou de trabalho) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Iniciando ações: Gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
No meio das coisas: Áreas
suplementares e pré-motoras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166
O cerebelo: Onde você coordena e aprende movimentos . . . 167
Juntando tudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
Onde Estão os Neurônios de Vontade Própria? . . . . . . . . . . . . . . . 169
O que vem primeiro: O pensamento ou a ação? . . . . . . . . . . . 169
Contemplando os resultados do estudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
Você ainda é responsável! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Descobrindo Neurônios Novos (e Estranhos) . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Neurônios-espelho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172
Neurônios von Economo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
Quando Tiramos as Rodinhas: Distúrbios Motores . . . . . . . . . . . . 174
Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174
Danos à medula espinhal e ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Degeneração dos gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Doença de Huntington . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176
CAPÍTULO 11:Ações Inconscientes com Grandes
Implicações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177
Trabalhando nos Bastidores: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . 178
Entendendo as funções do sistema nervoso autônomo . . . . . 178
Dividindo e conquistando: Subsistemas simpático
e parassimpático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179
Controlando o sistema nervoso autônomo . . . . . . . . . . . . . . . . 181
Sinais de cruzamento: Quando o sistema nervoso
autônomo erra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184
Bons Sonhos: O Sono e os Ritmos ou Ciclos Circadianos . . . . . . . 185
Sincronizando o relógio biológico com exposição à luz . . . . . . 185
Observando os diferentes estágios do sono . . . . . . . . . . . . . . . 187
Associações funcionais dos ritmos cerebrais . . . . . . . . . . . . . . 190
Controlando os ciclos do sono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192
Sonhos não tão bons: Combatendo os distúrbios do sono . . 193
PARTE 4: INTELIGÊNCIA: O CÉREBRO PENSANTE
E A CONSCIÊNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195
CAPÍTULO 12:Entendendo a Inteligência, a Consciência
e as Emoções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197
Definindo Inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Entendendo a natureza da inteligência: Geral
ou especializada? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Componentes da inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202
Observando os diferentes níveis de inteligência . . . . . . . . . . . . 205
Inteligência Emocional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206
Lidando com memórias de reações emocionais fortes . . . . . . 207
Emocionando-se com o sistema límbico . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
Entendendo a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211
Analisando suposições sobre a consciência . . . . . . . . . . . . . . . 211
Tipos de consciência.....................................212
Estudando a consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
Dois campos e um meio-termo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216
Processamento inconsciente: Visão cega, negligência
e outros fenômenos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218
CAPÍTULO 13:Como o Cérebro Processa os Pensamentos . . . 221
O Cérebro: Assumindo o Comando em Vários Níveis . . . . . . . . . . 222
Tudo sobre o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 223
Os quatro principais lobos do cérebro e suas funções . . . . . . 223
Substância cinzenta versus substância branca . . . . . . . . . . . . . 225
Conectividade universal versus de pequeno mundo . . . . . . . . 226
Minicolunas e os seis graus de separação . . . . . . . . . . . . . . . . . 227
Definindo a estrutura de seis camadas do córtex . . . . . . . . . . 227
Viva o neocórtex! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230
Controlando o Conteúdo do Pensamento: Caminhos
Sensoriais e Hierarquias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231
Retransmissões sensoriais do tálamo ao córtex . . . . . . . . . . . . 231
O hipocampo: Especializando para memória . . . . . . . . . . . . . . 234
Dividindo e Conquistando: Linguagem, Visão e os
Hemisférios Cerebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235
Sistemas cerebrais especializados para linguagem . . . . . . . . . 235
Vendo o todo e as partes: Assimetrias de
processamento visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
Onde Mora a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238
Linguagem e o dano do hemisfério esquerdo ou direito . . . . 238
Entendendo o “intérprete do lado esquerdo” . . . . . . . . . . . . . . 240
CAPÍTULO 14:O Cérebro Executivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 241
Obtendo o Cérebro que Você Tem Hoje: O Neocórtex versus
Seu Cérebro Reptiliano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
Meu neocórtex é maior que o seu: Observando
tamanhos relativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
A relação entre o tamanho do córtex pré-frontal e
a habilidade de perseguir metas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245
Memória Operacional, Resolução de Problemas e o Córtex
Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246
Processos cerebrais gerindo memória operacional . . . . . . . . . 246
Os limites da memória operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248
Perseverança: Ficando com o velho, mesmo quando
não funciona mais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 251
Decidindo-se e Mudando de Ideia: O Córtex Orbitofrontal . . . . . . 252
Pressentindo: Reações emocionais aprendidas . . . . . . . . . . . . 252
Apostando em acertar: Correr riscos, aversão e prazer . . . . . 253
Raciocínio baseado em casos: Pensando sobre
consequências sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 253
Já estamos chegando? O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . 254
Registrando erros e mudando de táticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
Agindo sem pensar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
Quem está cuidando da loja? Problemas no córtex
cingulado anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 256
CAPÍTULO 15:Aprendizado e Memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257
Aprendizado e Memória: Mais uma Maneira de se Adaptar
ao Ambiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 258
Adaptações de desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
Aprendizado clássico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
Enviando Mais ou Menos Sinais: Adaptação versus Facilitação . . 260
Adaptação..............................................260
Facilitação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 261
Estudando habituação e sensibilização em lesmas do mar . . 262
Explorando o que Acontece Durante o Aprendizado:
Mudando Sinapses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
Cálculo neural: Portas neurais E e OU . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
O neurônio McCulloch-Pitts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 265
Reconectando seu cérebro: O receptor NMDA . . . . . . . . . . . . . 266
O Papel do Hipocampo no Aprendizado e na Memória . . . . . . . . 270
Passando da memória de curto para longo prazo . . . . . . . . . . 271
Uma matriz de detectores de coincidências . . . . . . . . . . . . . . . 272
Lembrando-se de como saber: Mecanismos corticais . . . . . . . 274
Saber versus saber que você sabe: Contexto e
memória episódica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 275
Perdendo sua Memória: Esquecimento, Amnésia e
Outros Distúrbios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276
Ficando mais Crânio: Melhorando seu Aprendizado . . . . . . . . . . . 278
Distribuindo o tempo de estudo por muitas sessões curtas . 279
Dormindo o suficiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279
Praticando em sua mente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
Recompensando e punindo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
CAPÍTULO 16:Desenvolvendo e Modificando Circuitos
Cerebrais: Plasticidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281
Desenvolvendo desde a Concepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282
Surgindo da ectoderme: O sistema nervoso embrionário . . . 283
Adicionando camadas: O desenvolvimento do
córtex cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 285
Conectando tudo: Como os axônios conectam várias
áreas do cérebro umas às outras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
Aprendendo com a Experiência: Plasticidade e o
Desenvolvimento de Mapas Corticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290
Mapeando tudo: Colocando-se em um mundo visual,
auditivo e de toque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 291
Disparando e conectando: Observando a lei de Hebb . . . . . . 291
Efeitos ambientais: Inato versus adquirido . . . . . . . . . . . . . . . . 293
Genética: Especificando o procedimento de
construção cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294
Escolhendo o Caminho Errado: Distúrbios do Sistema
Nervoso do Desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
Buscando erros genéticos do desenvolvimento em
ratos mutantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298
Efeitos ambientais no desenvolvimento do cérebro
humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 299
O Envelhecimento Cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 300
Vivendo muito e bem: Mudanças da expectativa de vida
em estratégia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301
Acumulando afrontas: Disfunções cerebrais específicas
da idade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302
Doenças autoimunes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303
Derrames . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
Tumores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
CAPÍTULO 17:Disfunções Neurais, Doenças Mentais
e Drogas que Afetam o Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
Observando as Causas e Tipos de Doenças Mentais . . . . . . . . . . . 306
Avarias genéticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 307
Doenças mentais do desenvolvimento e do ambiente . . . . . . 308
Doenças mentais com componentes genéticos e do
desenvolvimento misturados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 309
A Promessa dos Produtos Farmacêuticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 315
Remédios que afetam os receptores GABA . . . . . . . . . . . . . . . . 316
Remédios que afetam a serotonina........................317
Remédios que afetam a dopamina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
Algumas substâncias psicoativas naturais . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
PARTE 5: A PARTE DOS DEZ................................... 319
CAPÍTULO 18:Dez (Ou Mais) Estruturas Cerebrais Cruciais . . 321
O Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
O Tálamo, Passagem para o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
O Pulvinar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
O Hipocampo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
Áreas de Wernicke e de Broca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
A Área Facial Fusiforme . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 325
A Amígdala . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
O Córtex Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
A Substância Negra (Gânglios Basais) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
CAPÍTULO 19:Dez Truques dos Neurônios que os Fazem
Fazer o que Fazem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 329
Superando o Limite de Tamanho do Neurônio . . . . . . . . . . . . . . . . 330
Obtendo o Maior Retorno com Espinhas Dendríticas . . . . . . . . . . 331
Receptores Ionotrópicos: Permitindo que Neurônios se
Comuniquem Quimicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 331
Especializando-se para os Sentidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
Calculando com Correntes de Canais Iônicos . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
Mantendo o Sinal Forte por Longas Distâncias . . . . . . . . . . . . . . . . 333
O Axônio: Enviando Sinais da Cabeça aos Pés . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
Acelerando as Coisas com a Mielinização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
Homeostase Neural . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 335
Mudando os Pesos Sinápticos para se Adaptar e Aprender . . . . . 336
CAPÍTULO 20:Dez Fatos Incríveis sobre o Cérebro . . . . . . . . . . . . 337
Ele Tem 100 Bilhões de Células e um Quadrilhão de Sinapses . . 338
A Consciência Não Reside em Nenhuma Área Específica
do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338
Ele Não Tem Receptores de Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 339
Cortar o Maior Trato de Fibra no Cérebro Produz Menos
Efeitos Colaterais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340
O Cérebro de Einstein Era Menor que a Média . . . . . . . . . . . . . . . . 341
Adultos Perdem Várias Centenas de Milhares de Neurônios
por Dia Sem Efeito Perceptível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 341
Grama por Grama, Requer Bastante Energia...................342
É um Mito que Usamos Apenas 10% de Nosso Cérebro . . . . . . . . 343
Danos Cerebrais Podem Resultar em Habilidades Prodígios . . . . 344
Cérebros Adultos Podem Desenvolver Novos Neurônios . . . . 345
CAPÍTULO 21:Dez Tratamentos Promissores
para o Futuro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 347
Corrigindo Distúrbios do Desenvolvimento pela
Terapia Genética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348
Aumentando o Cérebro com Manipulação Genética . . . . . . . . . . . 348
Corrigindo Danos Cerebrais com Células-Tronco . . . . . . . . . . . . . . 349
Usando Estimulação Profunda do Cérebro para Tratar
Distúrbios Neurológicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350
Estimulando o Cérebro Externamente Com EMT e ETCC . . . . . . . 351
Usando Neuropróteses para Perdas Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . 351
Lidando com a Paralisia com Neuropróteses . . . . . . . . . . . . . . . . . 352
Construindo um Cérebro Melhor com Neuropróteses . . . . . . . . . 353
Engajando-se em Aprendizado Controlado por Computadores . 354
Tratando Doenças com Nanorrobôs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354
ÍNDICE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 357Informações Técnicas
Nº de páginas: 384 Origem: Internacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788550801735 Encadernação: Brochura Autor: Frank Amthor - Informações