Tecnologia e Projeto de Data Warehouse - 6ª Edição
Quem viu este produto , comprou
-
Análise de Sistemas - 10 Habilidades Fundamentais
Para ser um Analista de Sistemas de sucesso, conhecer o software do momento não basta. Para completar a formação profissional e acadêmica, é necessário desenvolver um leque de habilidades fundamentais. O pleno exercício dessa empolgante profissão requer uma sólida visão empresarial e conhecimento da área de negócio em que se pretende atuar, o que só se adquire na prática, com dedicação e empenho. ... Ler mais +
QUERO VER -
Este livro busca respostas para essas situações adversas que parecem se repetir em todas as TIs. A TI só muda de endereço, mas as pessoas fazem a diferença. O texto possui uma visão pragmática e extrai um sentido novo e bem-humorado de assuntos tão diversos como planejamento estratégico, o sentido e a preocupação no trabalho, o heroísmo, a promoção, a demissão e a arte do dizer “não”. ... Ler mais +
QUERO VER -
Automação de Escritórios com Office 2000
Enriquecido com diversas atividades práticas e estudos de casos reais, este livro apresenta as técnicas para utilização das novas ferramentas que proporcionem ganho de produtividade e qualidade no trabalho. O enfoque principal é sobre a oderosa ferramenta MS Office 2000. É um forte material de apoio para professores, estudantes e profissionais das áreas de informática e gestão de empresas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Estudos Qualitativos em Gestão da Tecnologia e Sistemas da Informação
Ao se falar em sistemas de informação (SI) é comum ainda haver uma interpretação e associação com um sistema técnico, altamente complexo, onde especialistas (os analistas) buscam identificar os “requerimentos verdadeiros” que modelariam as necessidades de informação dos usuários. Tal perspectiva tem levado a um aumento no nível de insatisfação e de reclamações quanto ao desenvolvimento e uso de SI, assim como de seus custos. Buscando refletir sobre esses fenômenos, a Academia concentrou-se em pesquisas de natureza quantitativa durante várias décadas, contudo, nos últimos quinze anos vê-se uma maior concentração de estudos qualitativos, no Brasil e no mundo. O presente livro procura contribuir com uma nova visão prático-organizacional para os sistemas de informação, em que as pessoas nas empresas atribuem intersubjetivamente significados ao mundo e constroem uma visão de informação relevante que irá afetar a produtividade e a competitividade. ... Ler mais +
QUERO VER -
Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +
QUERO VER -
O conhecimento estruturado sobre gerenciamento de projetos vem sendo desenvolvido há pelo menos meio século. Hoje temos disponíveis certificações, manuais, métodos, só que os resultados esperados não aconteceram: continuamos com cronogramas atrasados, orçamentos estourados, escopos não completados... A proposta deste livro é abordar, de forma bem-humorada, como o fator humano pode ser uma boa explicação para os fracassos e sucessos obtidos. Este é o conceito da “Terceira onda”; depois do conhecimento e dos métodos, chegou a vez de abordar a cultura, a motivação, a comunicação, enfim, todos os componentes “humanos” que podem afetar, para o bem e para o mal, os resultados dos projetos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware
A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +
QUERO VER -
40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento
Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +
QUERO VER -
SAP R/3 Ferramentas de Relatório
O SAP R/3 permite integrar informações a partir de qualquer divisão de sua empresa e gerar relatórios que exibem dados de forma útil. Com este guia o usuário aprenderá a criar, personalizar e produzir relatórios eficientes. ... Ler mais +
QUERO VER -
A convergência de vários movimentos importantes em gestão e tecnologia prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis da manufatura física e da liderança no fluxo de valor de TI. Em Manual de Devops você verá que as organizações que adotam os princípios e práticas Lean melhoram significativamente a produtividade da fábrica, os tempos de execução para o cliente, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, permitindo que vençam no mercado. Entenda melhor o potencial da revolução DevOps e como as organizações de alto desempenho ampliam as chances de exceder metas de lucratividade, participação de mercado e produtividade. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gerenciamento de Projetos Sem Crise
Como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto
QUERO VER
Consulte o livro Gerenciamento de projetos sem crise: como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto e encontre os segredos que lhe ajudarão a se tornar um gerente de projetos de ponta em sua empresa, em seu campo e, talvez, até no mundo! ... Ler mais + -
JCL e Utilitários do Sistema z/OS - Conceitos, Práticas e Exercícios
O presente livro faz parte de uma série de trabalhos sobre mainframes que estão sendo publicados no Brasil, um dos produtos do Curso de Pós-graduação em Suporte Tecnológico para Mainframe, do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), em parceria com a IBM Brasil. O principal objetivo da série é facilitar o acesso, em português, ao material sobre mainframes, em nível introdutório, abordando os conceitos e fundamentos de disciplinas correlatas ao tema. Pretende também suprir a carência de publicações no mercado brasileiro na área de mainframes. ... Ler mais +
QUERO VER -
Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
QUERO VER
Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais + -
Nas últimas décadas tem se observado um dinamismo cada vez maior no ambiente empresarial, e a necessidade de alcançar novos patamares de gestão e desempenho tornou-se um requisito fundamental para as empresas brasileiras. ... Ler mais +
QUERO VER -
Decisões com B.I. (Business Intelligence)
O enfoque principal desta obra é Business Intelligence baseando-se em uma linguagem cotidiana, simples, detalhada e sobretudo acessível! É especial imprescindível para profissionais das áreas de gestão empresarial, responsáveis pela informática e informações na empresa além de ser material auxiliar dos mais variados cursos sobre novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento da empresa tendo como base explicitamente a informação correta. ... Ler mais +
QUERO VER -
Introdução à Ciência de Dados - Mineração de dados e Big Data
Esta obra está dividida em duas grandes partes: A primeira parte é uma introdução ao mundo da Ciência de Dados e Big Data, abordando questões que envolvem os modelos pré-relacionais, relacionais e pós-relacionais, como NoSQL, processos de transformação de dados, armazenamento analítico, como o Data Warehouse, e HDFS, sem deixar de tratar de maneira clara a Mineração de Dados e outras técnicas analíticas. A segunda parte é prática, onde o leitor pode implementar os conceitos estudados, desenvolvendo diversas técnicas de análise de dados como Classificação, Agrupamentos, Lei de Benford, entre outras. ... Ler mais +
QUERO VER -
Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
QUERO VER -
Scrum Essencial - Um guia prático para o mais popular processo ágil
Se quiser usar Scrum para desenvolver produtos e serviços inovadores que encantem seus clientes, o Scrum Essencial é a referência completa que você estava procurando. Kenny Rubin, importante Scrum coach e trainer, esclarece os valores, princípios e práticas do Scrum, e descreve abordagens flexíveis comprovadas que podem lhe ajudar a implementar o Scrum muito mais efetivamente. ... Ler mais +
QUERO VER -
Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição
O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +
QUERO VER -
Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +
QUERO VER -
Scrum e TFS: uma abordagem prática
No processo de adoção do Scrum podem ocorrer dificuldades por conta de fatores ambientais, ativos de processos e recursos humanos. Existem diferentes formas de operacionalizar a mudança necessária para o mindset ágil e devem ser considerados os atores envolvidos, seus respectivos papéis e o nível de maturidade da organização. Um ponto central nesse tipo de cenário é controlar o que se faz para que se possa medir e consequentemente tomar as ações necessárias para que a melhoria contínua no processo possa ser viabilizada. ... Ler mais +
QUERO VER -
Análise de Risco em Gerência de Projetos - 3ª edição
Se você tem interesse em gerência de projetos, então, provavelmente, já ouviu muitas histórias sobre projetos que foram entregues fora do prazo, acima do seu orçamento ou que falharam completamente no cumprimento de seus objetivos. ... Ler mais +
QUERO VER -
A gestão de stakeholders é uma preocupação inerente à gestão de projetos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor
Este livro desenvolve uma análise compreensiva sobre o assunto, procurando entender convergências e divergências para construir uma visão mais abrangente. Iniciando com a demonstração do que se entende por Terceiro Setor, passa por uma revisão de conceitos importantes e basilares do Gerenciamento de Projetos, além de temas como gestão e planejamento estratégicos, seleção de projetos e metodologias de gestão. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Gerenciamento de Projetos: Estudo de caso – Rosalina e o Piano - 2ª edição
“Rosalina e o Piano” é uma metáfora transformada num caso de estudo didático elaborado no imaginário individual do autor, fruto de suas experiências, sucessos e fracassos: “e olha que foram diversos!” E de suas interações com colegas gerentes de projetos. ... Ler mais +
QUERO VER -
SAP R/3 Ferramentas de Relatório
O SAP R/3 permite integrar informações a partir de qualquer divisão de sua empresa e gerar relatórios que exibem dados de forma útil. Com este guia o usuário aprenderá a criar, personalizar e produzir relatórios eficientes. ... Ler mais +
QUERO VER -
Análise de Risco em Gerência de Projetos - 3ª edição
Se você tem interesse em gerência de projetos, então, provavelmente, já ouviu muitas histórias sobre projetos que foram entregues fora do prazo, acima do seu orçamento ou que falharam completamente no cumprimento de seus objetivos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +
QUERO VER -
Este livro apresenta conceitos, roteiros de projetos e modelos de alinhamento dos sistemas de informação e da tecnologia da informação ao negócio empresarial ou à atividade pública por meio da integração entre o Planejamento Estratégico de Informações e da Tecnologia da Informação e o Planejamento Estratégico Privado ou Público. ... Ler mais +
QUERO VER -
Infraestrutura BIG DATA com OpenSource
Neste livro você será capaz de entender e implementar, na teoria e com práticas feitas em plataformas CentOS 6 e Debian wheezy, infraestrutura que suporta gigantes como Google, Yahoo, Facebook, NSA, Amazon, LHC. Infraestruturas capazes de criar 200 petabytes de dados em instantes.
QUERO VER
A obra inicia com formas de armazenamentos já consagradas pelo mercado e mostra alternativas a equipamentos de altíssimo custo que a princípio inviabilizariam o armazenamento de massas de dados de proporções tão grandes em pequenas e médias empresas. ... Ler mais + -
O conhecimento estruturado sobre gerenciamento de projetos vem sendo desenvolvido há pelo menos meio século. Hoje temos disponíveis certificações, manuais, métodos, só que os resultados esperados não aconteceram: continuamos com cronogramas atrasados, orçamentos estourados, escopos não completados... A proposta deste livro é abordar, de forma bem-humorada, como o fator humano pode ser uma boa explicação para os fracassos e sucessos obtidos. Este é o conceito da “Terceira onda”; depois do conhecimento e dos métodos, chegou a vez de abordar a cultura, a motivação, a comunicação, enfim, todos os componentes “humanos” que podem afetar, para o bem e para o mal, os resultados dos projetos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Scrum e TFS: uma abordagem prática
No processo de adoção do Scrum podem ocorrer dificuldades por conta de fatores ambientais, ativos de processos e recursos humanos. Existem diferentes formas de operacionalizar a mudança necessária para o mindset ágil e devem ser considerados os atores envolvidos, seus respectivos papéis e o nível de maturidade da organização. Um ponto central nesse tipo de cenário é controlar o que se faz para que se possa medir e consequentemente tomar as ações necessárias para que a melhoria contínua no processo possa ser viabilizada. ... Ler mais +
QUERO VER -
Introdução aos Modelos Computacionais de Recuperação de Informação
O desenvolvimento das Tecnologias de Informação, desde o lançamento do primeiro computador até o surgimento da Web, tem provocado uma modificação considerável na forma de produção, armazenamento, processamento e recuperação da informação.
QUERO VER
Atualmente a informação é uma necessidade para o sucesso de qualquer empresa ou indivíduo. Porém, com a grande quantidade de informação disponível somos cada vez mais dependentes de ferramentas tecnológicas que nos permitam encontrar rapidamente uma informação que realmente seja relevante ou útil para os nossos propósitos... ... Ler mais + -
Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +
QUERO VER -
Wap: Guia de Tecnologia - Série Facunte
Este livro apresenta o WAP, desde o básico até o desenvolvimento de documentos WAP, provando porque essa tecnologia será adotada tranqüilamente no mercado brasileiro, que vem se tornando um dos maiores mercados de telecomunicações do mundo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia
Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Este livro busca respostas para essas situações adversas que parecem se repetir em todas as TIs. A TI só muda de endereço, mas as pessoas fazem a diferença. O texto possui uma visão pragmática e extrai um sentido novo e bem-humorado de assuntos tão diversos como planejamento estratégico, o sentido e a preocupação no trabalho, o heroísmo, a promoção, a demissão e a arte do dizer “não”. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor
Este livro desenvolve uma análise compreensiva sobre o assunto, procurando entender convergências e divergências para construir uma visão mais abrangente. Iniciando com a demonstração do que se entende por Terceiro Setor, passa por uma revisão de conceitos importantes e basilares do Gerenciamento de Projetos, além de temas como gestão e planejamento estratégicos, seleção de projetos e metodologias de gestão. ... Ler mais +
QUERO VER -
O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Scrum Essencial - Um guia prático para o mais popular processo ágil
Se quiser usar Scrum para desenvolver produtos e serviços inovadores que encantem seus clientes, o Scrum Essencial é a referência completa que você estava procurando. Kenny Rubin, importante Scrum coach e trainer, esclarece os valores, princípios e práticas do Scrum, e descreve abordagens flexíveis comprovadas que podem lhe ajudar a implementar o Scrum muito mais efetivamente. ... Ler mais +
QUERO VER -
Scrum e Agile em Projetos - 2ª edição
Conquiste sua certificação e aprenda a usar métodos ágeis no seu dia a dia PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame Agile Scrum Foundation! Como você escolheu este livro para leitura, presume-se que você é um profissional que está buscando entregar mais valor aos seus clientes e reduzir ineficiências na sua forma de trabalho. Este livro vai ajudá-lo nessa caminhada. Neste segundo livro Fábio Cruz nos leva a uma jornada pelo mundo puro da agilidade, mostrando desde os princípios ágeis até o entendimento mais aprofundado do Scrum e complementando com um conjunto de técnicas ágeis. Em uma estrutura bem divertida de leitura, o livro apresenta dicas, curiosidades, itens de atenção e exemplos. Também traz um conjunto de questões de fixação que permitirá ao leitor estudar para as várias certificações do mundo ágil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros
Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +
QUERO VER -
Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
QUERO VER -
Nas últimas décadas tem se observado um dinamismo cada vez maior no ambiente empresarial, e a necessidade de alcançar novos patamares de gestão e desempenho tornou-se um requisito fundamental para as empresas brasileiras. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gerência de Projetos de Software
A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer
Todo projeto tem seus desafios e o aprendizado sobre as armadilhas de cada um deles é gradual, ocorrendo “em voo” durante o andamento de cada um deles.
QUERO VER
A questão-chave é:
“Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais + -
A gestão de stakeholders é uma preocupação inerente à gestão de projetos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Glossário de termos técnicos de TI
O avanço das novas tecnologias e da internet faz com que a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação, ou simplesmente TI, cresça constantemente. Espera-se desse novo especialista amplo domínio de processos relacionados a web, redes, computação gráfica, infraestrutura, desenvolvimento de TI e aplicativos em geral. Neste glossário prático e completo estão reunidos os principais termos, siglas e expressões de TI .... ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoTecnologia e Projeto de Data Warehouse - 6ª Edição
Com apresentação técnica diferenciada e metodologia embasada na experiência em processos de Data Warehousing, o professor e consultor Felipe Machado transmite seus conhecimentos de forma gradativa e efetiva.
Com destaque a aspectos conceituais e orientação à gestão de negócios, as arquiteturas e tecnologias envolvidas no processo de Data Warehousing são explanadas por meio de exemplos e estudos de caso, considerando-se a versão 2008 do SQL Analisys Server e os conceitos estratégicos de BI Competence Center.
Na sexta edição, são apresentadas definições e tecnologias de Big Data e sua correlação com Data Warehouse, para que o leitor sempre acompanhe um padrão de conteúdo atualizado de tecnologias. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor FELIPE NERY RODRIGUES MACHADO
Consultor com mais de trinta anos de vivência na área de desenvolvimento de sistemas atuando como analista de sistemas e de negócios. Com formação em Engenharia Mecânica, possui vasta experiência no projeto de sistemas para banco de dados e profundos conhecimentos em metodologias de desenvolvimento, modelagem e implementação de processos de negócio financeiro, industrial e em logística, entre outras verticais de negócio, com utilização de sistemas automatizados, processos, frameworks e modelagem de dados.Especialista em projetos de bancos de dados para aplicações transacionais e gerenciais, com vasta experiência no desenvolvimento de projetos de bancos de dados para as mais diversas áreas de negócio, tais como indústria metalúrgica, indústria de alimentos, varejo e atacado, jornais e televisão, distribuição de produtos, logística, concessionárias de automóveis, órgãos públicos diversos, hospitais e companhias aéreas.Sua experiência abrange o ciclo completo de negócios de uma organização, tendo já desenvolvido igualmente aplicações com arquitetura de Data Warehouse, processos de ETL, com grande ênfase em modelagem multidimensional e arquitetura de processos OLAP.Foi professor universitário de disciplinas de Bancos de Dados e Metodologias de Desenvolvimento, e pós-graduação em Gerência de Projetos de Sistemas no Rio de Janeiro, dedica-se à pesquisa e divulgação das técnicas e metodologias do estado da arte em desenvolvimento de aplicações.Autor dos livros Tecnologia e Projeto de Data Warehouse, Banco de Dados: Projeto e Implementação e Projeto de Banco de Dados - Uma Visão Prática, todos publicados pela Editora Érica e adotados nas principais universidades de informática do País.Informações Técnicas Sumário
Introdução
Por Que Projeto de Data Warehouse?
A Necessidade
A Motivação
CRM
Empresas e Médicos
Data Warehouse
Como Realizar BI
A Importância da Modelagem Multidimensional
Capítulo 1 - Ambiente de Data Warehouse
Características da Tecnologia de Data Warehousing
Outras Características de um Data Warehouse
Orientação por Assunto
Variação de Tempo
Não Volátil
Integração
Arquitetura do Ambiente
Componentes
Papéis
BI Competency Center
O que é BI Competence Center?
Passos para a Criação de um BI Competency Center
Inicialização
Definição do Plano de BICC
Estabelecimento do BICC
BI Competency Center em operação
Conclusão
Capítulo 2 - Processos e Ferramentas
Os Dados
Operational Data Storage ou Staging Area (ODS)
Data Warehouse (DW)
Data Mart (DM)
BD Individuais ou Cubos
O Processo de Data Warehousing
Capítulo 3 - Arquiteturas de DW
Os Tipos de Arquitetura e de Implementação de DW
A Escolha da Arquitetura
Arquitetura Global
Arquitetura de Data Mart Independente
Arquitetura de Data Marts Integrados
Tipos de Implementação
Implementação Top Down
Implementação Bottom Up
Implementação Combinada
Capítulo 4 - Granularidade de Dados
Granularidade de Dados no Data Warehouse
Níveis Duais de Granularidade
Capítulo 5 - Modelagem de Dados para Data Warehouse
Visualização do Mundo de Negócios
Abordagens Diferentes de Modelagem
Modelagem ER
Conceitos Básicos
Entidades
Relacionamentos
Atributos
Restrições de Integridade
Tópicos Avançados em Modelo ER
Supertipo e Subtipo
Agregação
Capítulo 6 - Modelagem Multidimensional
Conceitos Básicos
Fatos
Dimensões
Medidas (Variáveis)
A Visualização de um Modelo Multidimensional
OLAP
Operações Básicas OLAP
Drill Down e Roll Up
Drill Across
Drill Throught
Slice and Dice
Pivot
Modelo Star ou Estrela
Modelo Snowflake (Floco de Neve)
Capítulo 7 - Elementos Básicos: Fatos
Entendendo o Objetivo
Entendendo Fatos de Negócio
O Mal do Projeto Físico
Fatos
Crimes
Transplantes
Capítulo 8 - Dimensões
Conceito
Análise Dimensional
O Modelo Relacional
A Dimensão Tempo
A Dimensão Onde
Dimensões e Hierarquias
Cuidados no Detalhamento das Dimensões
Capítulo 9 - Elementos Básicos: Medidas
Por que Medidas
Conclusão
Hierarquias de Medidas
Capítulo 10 - Modelo Snowflake X Modelo Estrela
Capítulo 11 - Bancos de Dados Multidimensionais
Agregações
OLAP x Modelo Star
Capítulo 12 - Estudo de Caso 1
O Sistema Atual
As Necessidades Executivas
Identificando o Fato
Exibição de Filmes
Dimensão Onde
Dimensão O Quê
Dimensão Quem
Estruturas Possíveis de Extrair
Capítulo 13 - Estudo de Caso 2: O Hotel
Necessidades Levantadas
Utilização de Serviços
Consumos
Dimensões Mascaradas
O Modelo Final
Dimensões OLAP
O Modelo Físico
Script de Geração do Banco de Dados (Oracle)
Capítulo 14 - Estudo de Caso 3
Administração de Clínicas Médicas
Quanto à Clínica
Quanto ao Médico
Quanto aos Pacientes
Quanto aos Remédios
Necessidades
Encontrando Fatos
A Dimensão Tempo
A Dimensão Onde
A Dimensão Quem
A Dimensão O Quê
Achando as Medidas
Erro - Este Modelo Está Errado
Um Segundo Fato
Dimensões Comuns
Modelo Final
Mapeamento de Dados
Mapeando o Fato Consulta
Capítulo 15 - Manutenção de Dimensões
A Causa
A Solução
Resolvendo a Manutenção Inclusão de Novas Dimensões (Manutenção da Fato)
Capítulo 16 - Utilizando Ferramentas de Data Warehouse
Servidores OLAP
Microsoft SQL Server 2008 - Analisys Services®
Data Sources
Data Source View
As Dimensões no Analysis Services® 2008
Alterando Propriedades das Dimensões
Criando Cubos
Criando Membros Calculados e MDX
Storage Modes
ERwin 4.0
Criar um Banco de Dados Automaticamente
Complete-Compare
Projeto de Data Warehouse Utilizando Técnicas de Modelagem Dimensional com o ERwin 4.0
Criando um Modelo Multidimensional
O Mapeamento das es de Dados
Oracle Warehouse Builder
Capítulo 17 - Roteiro de Modelagem
Roteiro de Modelagem Multidimensional ROLAP
Calcular a Granularidade de Cada Tabela Fato
Definir as Dimensões Associadas a Cada Tabela Fato
Uma Dimensão Relativa a Tempo Sempre Deve Existir
Identificar os Atributos das Dimensões e as Hierarquias Embutidas
Identificar Múltiplas Hierarquias
Especificar os Fatos
Identificar Valores Aditivos
Identificar Valores Não Aditivos
Identificar Valores Semiaditivos
Manter Valores Não Aditivos para Futuras Manipulações
Identificar Valores Não Aditivos para Economizar Espaço na Tabela de Fatos
Identificar a Dimensão Mais Significativa Correspondente a Cada Tabela de Fatos
Cuidados no Detalhamento das Dimensões
Roteiro de Modelagem de Estruturas MOLAP Hierárquicas Dimensionais
Identificar para Cada Dimensão as Hierarquias Contidas nos Dados
Mapeamento entre Star Schemas e MOLAP
Fechamento de Modelos
Roteiro de Modelagem Física de Star Schema
Considerar Relacionamentos M:N Eventuais
Rever Dimensões Populosas
Criar Minidimensões para Melhorar a Performance
Definir Agregações de acordo com as Necessidades dos Usuários
Projetar a Implementação das Agregações
Controlar a Explosão das Agregações
Balancear os Índices entre as Agregações
Preparar Dimensões para Suportar Evoluções
Usar Minidimensões para Facilitar Evoluções
Definir a Duração do Banco de Dados (Previsão do Histórico)
Definir a Frequência com que os Dados Devem Ser Extraídos e
Carregados no Data Warehouse
Script de Criação de Banco de Dados
Chaves e Restrições
Dimensões Degeneradas
Data Warehouses Transacionais (Todo o Cuidado é Pouco)
Finalização da Documentação de Elementos de Dados
Índices
Consolidação
Capítulo 18 - Metadados
Tipos de Metadado
Metadados Técnicos
Metadados de Negócios
Metadados para Administradores de Dados
Metadados para Usuários Técnicos
Metadados para Usuários de Negócios
Informação Considerada Metadado
e dos Dados
Destino dos Dados
Formato dos Dados
Nome e Alias
Definições de Negócios
Regras de Transformação
Atualização dos Dados
Requisitos de Teste
Indicadores de Qualidade
Processos Automáticos
Gestão das Informações
Acesso e Segurança
Exemplos de Metadados
es de Metadados
Como Identificar os Metadados nas Fases do Data Warehouse
e de Metadados de Sistemas
Capítulo 19 - Big Data e Data Warehouse
Uma introdução ao Big Data
Tecnologias
Conclusão
Bibliografia
Índice RemissivoInformações Técnicas
Nº de páginas: 320 Origem: Nacional Editora: Editora Érica / Saraiva Idioma: Português Edição: 6ª Edição Ano: 2013 ISBN: 9788536500126 Encadernação: Brochura Autor: Felipe Nery Rodrigues Machado - Informações