10 Dimensões da Gestão da Inovação: Uma abordagem para a transformação organizacional

Enviar ou ler errata Sobre o Livro Nas empresas líderes, a inovação está inserida no seu modelo de gestão, no comportamento de seus colaboradores e na forma como esta se relaciona com o seu ambiente. Daí, o enorme desafio de se replicar o sucesso das empresas cuja estratégia competitiva tem a inovação como elemento central. O Modelo das 10 Dimensões da Gestão de Inovação é uma abordagem para apoiar empresas que buscam construir seu “motor de inovação” através de uma composição coerente e interdependente de vários aspectos relacionados à formulação estratégica, modelo de gestão, assim como metodologias de ideação e condução de projetos inovadores. O modelo das 10 dimensões incita a realização de reflexões críticas, diagnóstico e plano de transformação organizacional.
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  • Descrição
    10 Dimensões da Gestão da Inovação: Uma abordagem para a transformação organizacional

    Nas empresas líderes, a inovação está inserida no seu modelo de gestão, no comportamento de seus colaboradores e na forma como esta se relaciona com o seu ambiente. Daí, o enorme desafio de se replicar o sucesso das empresas cuja estratégia competitiva tem a inovação como elemento central.

    O Modelo das 10 Dimensões da Gestão de Inovação é uma abordagem para apoiar empresas que buscam construir seu “motor de inovação” através de uma composição coerente e interdependente de vários aspectos relacionados à formulação estratégica, modelo de gestão, assim como metodologias de ideação e condução de projetos inovadores. O modelo das 10 dimensões incita a realização de reflexões críticas, diagnóstico e plano de transformação organizacional.

    O livro é permeado de frameworks, exemplos e contribuições de lideranças que têm forte experiência e bons resultados com inovação. Destacam-se, em particular, casos relatados por executivos das empresas CTEEP, Serasa Experian, Suvinil, Syngenta e Tecnisa.

    É uma leitura obrigatória para compreender conceitos e teorias centrais da gestão de inovação, assim como a dinâmica da inovação em organizações que inovam de maneira consistente.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorJosé Cláudio Terra

    Diretor de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, é um dos principais especialistas em gestão de inovação e gestão do conhecimento do Brasil, com extensa atuação junto a algumas das empresas mais admiradas do país e também como professor convidado em vários MBAs no Brasil e no exterior. Foi executivo de organizações de destaque no Brasil, EUA e Canadá. É autor de 10 livros, dois dos quais publicados originalmente nos EUA. Além disso, já publicou 14 capítulos de livro e várias dezenas de artigos. É doutor em engenharia de produção pela POLI/USP, mestre em administração pela FEA/USP e com especialização em estratégia e inovação pela Sloan/MIT. Formou-se na graduação como engenheiro de produção pela POLI/USP e como economista pela FEA/USP.
    Informações TécnicasSumário

    Agradecimentos vii
    Os autores ix
    Prefácio xi
    Introdução 1
    Mantendo acesa a chama da inovação 3
    Do incremental para o radical: implicações para os modelos de gestão
    de inovação 6
    Organização do livro 9
    Modelo das 10 Dimensões 9

    DIMENSÃO 1
    Estratégia e objetivos de inovação 17
    Identificação das oportunidades para inovar 18
    Tipos de inovação 25
    Posicionamento da organização para a inovação 27
    Inovação dentro e fora do core business 28
    Caso SIGG: Inovação, sustentabilidade e reinvenção do modelo de negócio 29
    Desenvolvimento de novos negócios 31
    Novas convenções para novos mercados por Stephen Wunker 32
    Caso Syngenta 35
    Estratégia de inovação e estratégia tecnológica 37
    Metas específicas para a inovação 40
    Metas para a inovação 41
    Gestão de portfólio 41

    DIMENSÃO 2
    Modelo organizacional e governança para a inovação 47
    Dinâmica organizacional 47
    Processos de inovação 51
    Governança: Estruturas para inovação 54
    Centralização versus Descentralização 56
    Caso CTEEP 58

    DIMENSÃO 3
    Recursos financeiros 63
    Falsa racionalidade das metodologias de análise financeira 64
    Padronização ou flexibilidade 65
    Liberação total ou parcial dos recursos 66
    Gestão de riscos 67
    Entrar no jogo e taxa de sucesso 69
    Centralizar ou descentralizar recursos 70
    Recursos para a equipe de gestão de inovação: front-end e back-end 71
    Uso de incentivos fiscais 73
    Gestão de portfólio e alocação financeira 74
    Spin-off e capitalização 75

    DIMENSÃO 4
    Pessoas 77
    Estímulo à criatividade individual 80
    Tempo individual para aprender, gerar ideias e desenvolver projetos 82
    Motivação para aprender e inovar 82
    Recrutamento direcionado para a inovação 84
    Carreiras flexíveis e foco na competência 87
    Alocação de recursos humanos nos projetos de inovação 89
    Comportamentos e atitudes para a inovação 90
    Ambientes inovadores 91
    Integração de pessoas de fora da organização 94
    Últimas considerações: Vários papéis no processo de inovação 96

    DIMENSÃO 5
    Gestão do conhecimento e infraestrutura tecnológica 99
    Estratégia explícita de gestão do conhecimento 100
    Competências para o presente e para o futuro 102
    Gestão do conhecimento: visão integrada e direcionada para a ação 104
    Aprender para inovar 107
    Storytelling como ferramenta de gestão do conhecimento e inovação 109
    Framework da gestão do conhecimento para a inovação 115
    Gestão do conhecimento na perspectiva japonesa 118
    Gestão do conhecimento e redes sociais 120
    Ferramentas on-line 126

    DIMENSÃO 6
    Geração de ideias e insights (fuzzy front-end) 129
    Exemplo IDEO 131
    Caixa de sugestões e programa de ideias 131
    Top-down ou bottom-up 133
    De onde vêm as ideias? 135
    Perguntas e desafios em vez de ideias 136
    Caso Suvinil 13
    Inovação e confiança 159
    Programas de gestão de ideias e competitividade 160

    DIMENSÃO 7
    Processos e estruturas para a implementação 163
    Stage-gates 164
    Quantidade de gates 164
    Etapas genéricas de stage-gates 165
    Desafios, riscos e boas práticas para implementação de stage-gates 167
    Stage-gates: Críticas e cuidados 169
    Três desafios gerenciais para a implementação de inovações 170
    Tipos de estruturas para implementação de projetos de inovação 172
    Comportamento: aprovar e abandonar ideias e projetos 175

    DIMENSÃO 8
    Mensuração e recompensas 179
    Risco versus Incerteza 180
    Métricas de (gestão de) inovação 180
    Resultados intangíveis da inovação 184
    Equilíbrio entre resultados de curto e longo prazo 185
    Reconhecimento e recompensa 187

    DIMENSÃO 9
    Cultura organizacional 193
    Estímulo à criatividade 195
    Pensamento sistêmico: do incremental para o radical 200
    Gestão da mudança para inovação 201
    Caso Serasa Experian 208

    DIMENSÃO 10
    Colaboração interna e externa 213
    Colaboração interna: superando o feudalismo organizacional 215
    Os melhores talentos 217
    Foco da colaboração 218
    O segredo é o relacionamento 220
    O mundo fica logo aí 221
    Inovação 2.0 223
    Gestão de redes de inovação: oportunidades e desafios 231
    Arranjos de inovação: Dos parques de pesquisa às tecnópoles 233
    Governança, propriedade intelectual e posição nas redes de inovação 241
    Caso Tecnisa: Experiência com inovação aberta 242
    Considerações finais 249
    Glossário 253
    Referências 313

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:336
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550803500
    Encadernação:Brochura
    Autor:José Cláudio Terra
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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