A Falha não é uma Opção - 2ª Edição Revisada e Ampliada
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- DescriçãoA Falha não é uma Opção - 2ª Edição Revisada e Ampliada
“Um livro de cabeceira”
Com mais de 25 anos de experiência na Gestão da Manutenção, tive a oportunidade de escrever um livro que pode ser interpretado como uma “ferramenta” do dia a dia para o profissional que esteja envolvido com os equipamentos e instalações, pois está repleto de exemplos que ocorrem diariamente nas mais diversas empresas e, facilmente, o leitor irá se deparar com uma situação já ocorrida no seu trabalho. Procurei concentrar em um mesmo livro todos os aspectos que considero importantes quando estamos diante de um evento de Falha Funcional em um equipamento, no propósito de eliminar qualquer oportunidade de reincidência. Tive a oportunidade de apresentar, além dos 4 pontos diferenciais apresentados na Capa, os 5 pontos complementares abaixo:
1 Os 13 pontos de análise da competência da manutenção;
2 Um procedimento padronizado para a análise de falha;
3 As tabelas dos padrões de falha;
4 “A falha não é uma opção” como um resultado a ser conquistado;
5 Exercícios práticos de aplicação desta metodologia.
Boa leitura a todos! - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor José Wagner Braidotti Junior
José Wagner Braidotti Junior é Engenheiro Mecânico (FEI 1985), pós-graduado em Administração de Empresas (FAAP 1988), em Economia (São Judas Tadeu 1992) e em Engenharia de Manutenção Industrial (Mauá 1995). Formou-se em Engenheiro de Segurança do Trabalho (FAAP 1998). Também estudou Gerenciamento e Auditoria de Manutenção em Bruxelas – Bélgica (ABB 2000), Diagnóstico Energético em Atlanta – EUA (Siemens 2002), Avaliação dos Processos de Manutenção em Erlangen – Alemanha (Siemens 2003) e fez MBA de Gerenciamento de Projetos (FGV 2007). Trabalhando desde 1993 na JWB Engenharia como Diretor Técnico de Engenharia de Manutenção e Segurança do Trabalho, e Gestão de Ativos. Implementação de projetos no Brasil, EUA, Argentina, Chile, Colômbia, Honduras, Angola e Quênia, com treinamento de equipes em “Práticas de Manutenção de Classe Mundial”.Informações Técnicas Sumário
Capítulo 1 - Introdução (incluindo conceitos de Manutenção Classe Mundial) - 1
1.1) A Função Manutenção se fazendo presente nas empresas modernas:“ESTRATÉGIA” - 1
1.2) A componente estratégica: “PESSOAS” - 3
1.3) A participação integrada da produção: “MANUTENÇÃO AUTÔNOMA” - 5
1.4) A componente decisória: “CUSTO” - 7
1.5) A função responsável pela integração global: “FUNÇÃO PLANEJAMENTO” - 8
1.6) O conhecimento de todos os riscos envolvidos: “SEGURANÇA DO TRABALHO” - 9
1.7) A participação estratégica na fase de projeto: “TEROTECNOLOGIA” - 9
1.8) A importância da verificação constante dos processos de trabalho: “ANÁLISE CRÍTICA” - 11
1.9) A Análise de Falha e a “VARIABILIDADE NA MANUTENÇÃO - 11
1.10) Algumas palavras sobre: “MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL” - 14
1.10.1) Conceitos gerais da “Manutenção Classe Mundial”: - 19
Capítulo 2 - A Falha e: - 21
2.1) A Manutenção Produtiva: - 21
2.2) A Produtividade Pessoal e os Paradigmas da Manutenção - 22
2.2.1) A Falha e os Paradigmas da Manutenção - 24
2.2.1.1) Corrigindo os paradigmas do grupo técnico de trabalho: - 24
2.3) A Curva “P-F”e a Inspeção Eletromecânica - 29
2.3.1) As Falhas Funcionais (FF) e as Falhas Potenciais (FP): - 30
2.3.1.1) Falha Potencial - 31
2.3.1.2) Falha Funcional - 31
2.3.2) A Curva do Desenvolvimento da Falha Funcional (curva P-F): - 32
2.3.3) A Falha e a Inspeção Eletromecânica - 37
2.3.4) Como definir a frequência das inspeções eletromecânicas? - 38
2.3.5) A importância dos instrumentos de medição - 39
2.3.6) A dificuldade para se obter o “PDF” - 40
2.3.7) Erro comum sobre a determinação do “PDF” - 42
2.4) A Gestão do Conhecimento e a Qualidade na Informação - 43
2.4.1) A Falha e a Qualidade na Informação - 44
2.4.2) O valor da informação proveniente das atividades realizadas emcampo: - 45
2.5) O Gatilho de Decisão e o Planejamento da Manutenção - 45
2.5.1) A Matriz de Decisão - 45
2.5.2) Os critérios utilizados para a decisão - 46
2.5.3) Os Exemplos de Matriz de Decisão - 50
2.5.4) A Falha e o Planejamento da Manutenção: - 52
2.6) A Saúde e a Segurança do Trabalho - 53
2.7) A Confiabilidade dos Ativos, a Melhor Estratégia da Manutenção e os Planos de Manutenção - 54
2.7.1) A Falha e a Definição da melhor Estratégia da Manutenção: - 60
2.7.2) A Falha e os Planos de Manutenção: - 60
2.8) Os Padrões de Falha e os Códigos de Falhas - 66
2.8.1) Os padrões “A”, “B” e “C”: - 67
2.8.2) Os padrões “D”, “E” e “F”: - 72
2.8.3) Resumo dos padrões de falhas - 74
2.9) A Sustentabilidade dos Processos da Manutenção - 75
2.9.1) A contribuição da análise de falhas para a sustentabilidade dos processos produtivos. - 75
2.10) O Conhecimento dos Modos de Falhas - 76
Capítulo 3 - Procedimento Padronizado para a Análise de Falha - 79
3.1) A visão da Falha pelo “Efeito” - 81
3.2) Divergência de entendimento em um evento de falha - 82
3.3) Procedimento Operacional da Manutenção - 84
3.3.1) Metodologia de Análise de Falha – Causa Raiz - 84
Capítulo 4 - Exemplos na aplicação da metodologia padronizada, para os Anexos “5”, “6” e “7” do Procedimento apresentado no “Anexo A”: - 85
Capítulo 5 - Tendências Mundiais da Manutenção - 93
Capítulo 6 - Os 13 Pontos de Avaliação da “Competência” da Manutenção - 99
Capítulo 7 - Como não tornar a Falha uma “Opção”? - 107
7.1) Os 10 fatores que levam à ocorrência das“Falhas”: (e ao consequente aumento dos “custos” da manutenção) - 107
7.2) Os 10 erros na condução de um processo de Análise de Falha - 108
7.3) Os 10 elementos fundamentais para um esforço contínuo de análise de causa raiz - 110
7.4) Os 8 motivos que podem retratar o tratamento da falha como uma opção - 112
7.5) Os principais motivos que levam um ativo a falhar - 113
Conclusão - 121
Anexos - 123
Anexo A - Procedimento Operacional da Manutenção – Metodologia de Análise de Falha – Causa-Raiz - 124
1. Objetivo - 124
2. Definições - 124
3. Responsabilidades - 125
3.1. Gerência da Manutenção - 125
3.2. Engenharia de Manutenção - 125
3.3. Planejamento da Manutenção - 125
3.4. Cliente da Manutenção - 125
3.5. Supervisão da Manutenção - 125
3.6. Executante da Manutenção - 125
3.7. Contratos de Terceiros - 126
4. Documentos Complementares - 126
5. Descrição das atividades - 126
- Anexo 03 (Formulário de Falha Funcional) - 126
- Anexo 04 (Formulário GUT) (Gravidade x Urgência x Tendência) - 129
6. Aspectos Ambientais - 136
7. EPI’s Necessários - 136
8. Registros - 136
9. Anexos - 136
Anexo 01 - Fluxograma para aplicação da metodologia de análise de falhas (página 1/2) - 137
Anexo 01 - Fluxograma para aplicação da metodologia de análise de falhas (página 2/2) - 138
Anexo 02 - Matriz de Responsabilidades x Atividades (página 1/2) - 139
Anexo 02 - Matriz de Responsabilidades x Atividades (página 2/2) - 140
Anexo 03 - Modelo de Relatório Resumido de Falhas Funcionais (página 1/2) - 141
Anexo 03 - Modelo de Relatório Resumido de Falhas Funcionais (página 2/2) - 142
Anexo 04 - Metodologia GUT (Gravidade x Urgência x Tendência) - 143
Anexo 05 (Método Alternativo) - Formulário do “Método dos Por Quês?” para Investigação da Causa Raiz - 144
Anexo 06 - Estabelecendo Contramedidas e Melhorias para Bloquear as Causas Raízes - 146
Anexo 07 - Exemplo de um Plano de Ação (5W2H) - 147
Anexo B “A Falha e as Tabelas (Catálogos) de Tratamento da Falha” - 148
16.1) Códigos relacionados com as atividades da especialidade de Mecânica - 149
16.2) Códigos relacionados com as atividades da especialidade de Elétrica. - 156
16.3) Códigos relacionados com as atividades da especialidade de Instrumentação. - 164
Apêndice - 167
Índice Alfabético - 175Informações Técnicas
Nº de páginas: 192 Origem: Nacional Editora: Editoria Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 2ª Edição Ano: 2016 ISBN: 9788539908370 Encadernação: Brochura Autor: José Wagner Braidotti Junior - Informações