Engenharia de Software - Análise e Projeto de Sistemas

É indicado para quem deseja aprender sobre o planejamento, análise e projeto de software para sistemas de informação. Este livro ensina passo a passo todas as etapas envolvidas no planejamento, análise e projeto de softwares, com demonstrações práticas dos conceitos apresentados. O livro relata com clareza as circunstâncias atuais do desenvolvimento de software no ambiente empresarial, a preocupação do alinhamento dos recursos da tecnologia da informação com as necessidades do negócio da empresa e como esta relação pode atrapalhar ou ajudar na construção de softwares.

Por: R$ 60,00

Preço a vista: R$ 60,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 60,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

  • Engenharia de Software: Um Framework Para a Gestão de Riscos em Projetos de Software

    Engenharia de Software é recomendado aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação; aos profissionais da área de gestão de projetos de software que pretendem aderir aos preceitos da Engenharia de Software com foco na qualidade de seus processos. Ele aborda a temática da Engenharia de Software, focando a gestão de riscos em projetos de software, de forma clara e objetiva. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Equipes de Software - Um guia para o desenvolvedor de software se relacionar melhor com outras pessoas

    Neste interessante livro, Brian W. Fitzpatrick e Ben Collins-Sussman abordam padrões e antipadrões básicos do trabalho com outras pessoas, equipes e usuários enquanto se tenta desenvolver software. Essas são informações valiosas, vindas de dois respeitados engenheiros de software cuja popular série de palestras — incluindo “Trabalhando com pessoas venenosas” (Working with poisonous people) — atraiu centenas de milhares de seguidores. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Extreme Programming - 2ª Edição - Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade

    Extreme Programming (XP) é um processo de desenvolvimento que possibilita a criação de software de alta qualidade, de maneira ágil, econômica e flexível. Vem sendo adotado com enorme sucesso na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.
    Cada vez mais as empresas convivem com ambientes de negócios que requerem mudanças freqüentes em seus processos, as quais afetam os projetos de software. Os processos de desenvolvimento tradicionais são caracterizados por uma grande quantidade de atividades e artefatos que buscam proteger o software contra mudanças, o que faz pouco ou nenhum sentido, visto que os projetos devem se adaptar a tais mudanças ao invés de evitá-las. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Engenharia de Software na Prática

    A cada dia, mais profissionais e empresas estão interessados em desenvolver softwares com qualidade, menores custos de manutenção e dentro dos prazos previstos. Com essa intenção, tais profissionais e empresas necessitam adquirir maturidade no ciclo de desenvolvimento do software e utilizar Engenharia de Software.
    Este livro ensina como utilizar disciplinas do CMMi integrado a Engenharia de Software em todo o ciclo de desenvolvimento de software. Por meio de estudo de caso de comércio eletrônico e partindo de solicitação da área de negócio, o leitor será levado por todo o ciclo de vida do projeto, percorrendo vários processos necessários para certificação CMMi. No estudo de caso, apresenta uma série de templates que podem ser utilizados em projetos da vida real. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • MDA Destilada - Princípios da Arquitetura Orientada por Modelos

    À medida que os sistemas vão se tornando mais cruciais para as operações das organizações em todo o mundo, assim também os custos associados à construção e à manutenção deles vão se tornando grandes. Participe da arquitetura orientada por modelos (MDA), um framework padrão do Object Management Group (OMG) que permite aos desenvolvedores vincular modelos de objetos para construir sistemas completos. A MDA impede que decisões de projetos sejam entrelaçadas com o aplicativo e o mantém independente de sua implementação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Engenharia de Software - Análise e Projeto de Sistemas

    É indicado para quem deseja aprender sobre o planejamento, análise e projeto de software para sistemas de informação. Este livro ensina passo a passo todas as etapas envolvidas no planejamento, análise e projeto de softwares, com demonstrações práticas dos conceitos apresentados. O livro relata com clareza as circunstâncias atuais do desenvolvimento de software no ambiente empresarial, a preocupação do alinhamento dos recursos da tecnologia da informação com as necessidades do negócio da empresa e como esta relação pode atrapalhar ou ajudar na construção de softwares. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Compreendendo SOA Corporativa

    Compreendendo SOA corporativa oferece a tecnólogos e homens de negócios um quadro integrado inestimável e, até o momento, inexistente de suas questões e interdependências. Este amplia os horizontes e ensina a agir com mais confiança sobre questões tecnológicas e de negócios. Escrito em um estilo confortável e esclarecedor por dois experts da indústria, o livro apresenta as conclusões de experiências verdadeiras de companhias reais em diversos mercados, da manufatura à pesquisa genética. Ultrapassa o simples modismo e mostra o que realmente interessa para fazer com que uma SOA dê certo. Direcionado tanto para homens de negócios quanto para tecnólogos, o livro analisa as tecnologias básicas de SOA e desvenda os fatores humanos críticos envolvidos em seu desenvolvimento. O leitor verá como a SOA corporativa muda o terreno de EAI, do comércio B2B, do gerenciamento de processos de negócios, das operações em “tempo real” e do desenvolvimento de software corporativo em geral. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Scrum em Ação

    Scrum em Ação fornece um guia prático para equipes de projeto de software que desejam implantar, com sucesso, uma estrutura de software Ágil usando o Scrum. Escrito de maneira clara e concisa, este é o primeiro guia prático com situações da vida real, elaborado por praticantes corporativos. Descreve como extrair o máximo das equipes de projeto, além de preencher a lacuna existente entre os vários livros de Scrum e livros de gerenciamento de projetos, abordando como se comunicar com executivos por meio de termos financeiros, como usar uma técnica objetiva de estimativa e onde a arquitetura de software se encaixa dentro do Scrum. Um apêndice fornece estudos de caso sobre como dois produtos de software foram construídos e implantados com sucesso, usando as técnicas e conselhos descritos neste livro. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Engenharia de Software - Análise e Projeto de Sistemas

    É indicado para quem deseja aprender sobre o planejamento, análise e projeto de software para sistemas de informação. Este livro ensina passo a passo todas as etapas envolvidas no planejamento, análise e projeto de softwares, com demonstrações práticas dos conceitos apresentados. O livro relata com clareza as circunstâncias atuais do desenvolvimento de software no ambiente empresarial, a preocupação do alinhamento dos recursos da tecnologia da informação com as necessidades do negócio da empresa e como esta relação pode atrapalhar ou ajudar na construção de softwares. A estrutura do livro foi especialmente planejada para facilitar o aprendizado progressivo, incluindo os tópicos: • Problemas e Desafios na Gestão de Projetos • Processos de Desenvolvimento de Software • Análise de Requisitos • Análise de Sistemas • Método da Análise Essencial • Análise Orientada a Objetos Utilizando a U.M.L. • Inclui estudo de caso com resolução comentada.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorSérgio Luiz Tonsig

    Autor
    Informações TécnicasSumário

    1. Abordagem Sistêmica (Teoria dos Sistemas) 1
    1.1. O Que É um Sistema? 5
    1.2. O que São as Entidades de um Sistema? 10
    1.3. Interdependência 13
    1.3.1. A Interdependência Requer Controle ou Administração 16
    1.2. Eventos de um Sistema 18
    1.2.1. Importação 18
    1.2.2. Exportação 20
    1.2.3. FeedBack 23
    1.3. Homeostasia 26
    1.4. Morfogênese 27
    1.5. Entropia 28
    1.6. Redundância 29

    2. A Informação e as Organizações 31
    2.1. Dado 33
    2.2. Informação 36
    2.3. Conhecimento 37
    2.4. Qualidade da Informação 38
    2.5. Sistemas de Informação 39
    2.6. As Organizações 42
    2.7. As Organizações e a Terceirização da área de TI 50
    2.7.1. Razões para Terceirização 52
    2.7.2. Gestão e Qualidade na Terceirização 55
    2.7.3. Reflexos e Riscos 57
    2.7.4. Soluções E.R.P. (Enterprise Resource Planning) 59
    2.7.5. Situação Atual e Tendência 60

    3. A Engenharia de Software 63
    3.1. Características e Tipos de Software 73
    3.2. Paradigmas do Desenvolvimento de Software 77
    3.2.1. Modelo Balbúrdia 79
    3.2.2. Modelo Cascata 80
    3.2.3. Modelo Incremental 82
    3.2.4. Prototipação 84
    3.2.5. Modelo Espiral 86
    3.2.6. Modelos Mistos e Característica Genérica 88
    3.3. Gerência de Projetos de Software 89
    3.3.1. Software como Produto de um Projeto 92
    3.4. Processo de Gerência de Projeto de Software 96
    3.4.1. Definição do Escopo do Software 97
    3.4.2. Planejamento 100
    3.4.3. Organização / Coordenação 106
    3.4.3.1. Fatores Humanos na Coordenação de Projetos 108
    3.4.4. Avaliação do Progresso 109
    3.4.5. Revisão e Registro Histórico 111
    3.5. Problemas em Projetos de Software 113
    3.5.1. Rápida Evolução Tecnológica 113
    3.5.2 Pessoas 115
    3.5.3. Outros Problemas Gerenciais 117
    3.5.4. Acompanhamento da Evolução do Projeto 118
    3.6. Atividades da Análise de Sistemas 118
    3.7. Análise de Requisitos 124
    3.7.1. O que são requisitos? 126
    3.7.2. Meios para a Execução do Levantamento de Requisitos 129
    3.7.3. Reuniões e Entrevistas 133
    3.7.4. Observação in loco 136
    3.7.5. Documentação de Requisitos 138

    4. O Modelo Estruturado – uma síntese 143
    4.1. Análise Estruturada 146
    4.1.1. Concepção do Software 148
    4.1.2. Estudo de Viabilidade 150
    4.1.3. Projeto Lógico 151
    4.1.3.1. Como utilizar o DFD no Projeto Lógico 158
    4.1.3.2. MER (Modelo Entidade Relacionamento 161
    4.1.4. Projeto Físico 168
    4.1.5. Implantação 169
    4.1.6. Manutenção 169
    4.2. A Análise Essencial 170
    4.2.1. Exemplos através de estudos de casos 175
    4.2.2. Sistema Controle Hoteleiro 176
    4.2.3. Outro Estudo de Caso: Sistema de Biblioteca 195

    5. Paradigma da Orientação a Objetos 215
    5.1. O Que É um Objeto? 218
    5.2. Classe de Objetos 221
    5.3. Encapsulamento 223
    5.4. Acoplamento Dinâmico, Herança e Polimorfismo 225
    5.5. Estados e Mudanças de Estados (Comportamento) 226
    5.6. Benefícios do Paradigma da Orientação a Objetos 230

    6. Linguagem de Modelagem Unificada (UML) 233
    6.1. Modelagem Visual 234
    6.2. Síntese Histórica da UML 237
    6.3. Conceitos da UML 239
    6.3.1. Análise de Requisitos 240
    6.3.2. Análise Sistêmica 240
    6.3.3. Projeto 241
    6.3.4. Implementação 241
    6.3.5. Testes e Implantação 242
    6.4. Notações da UML 242
    6.4.1. Diagrama de Casos de Uso (Use Cases) 243
    6.4.1.1 Atores 245
    6.4.1.2 Casos de Uso 248
    6.4.2. Diagrama de Classes 258
    6.4.2.1 Sintaxe para Definição de Atributos e Métodos 259
    6.4.3. Relações entre Classes 261
    6.4.4. Multiplicidade 269
    6.4.5. Interface 270
    6.4.6. Classes boundary, control e entity 270
    6.4.7. Exemplo da Utilização do Diagrama de Classes 272
    6.5. Diagrama de Interação 275
    6.5.1 Diagrama de Seqüência 276
    6.5.2 Diagrama de Colaboração 279
    6.6. Diagrama de Estado 280
    6.7. Diagrama de Componentes 282
    6.8. Diagrama de Distribuição 283
    7. Estudo de Caso Aplicando UML 285
    7.1 Controle de Reserva e Locação de Quartos de um Hotel 286
    7.2. Planejamento Inicial 287
    7.2.1 Roteiro de Tarefas 290
    7.2.2 Contexto do Sistema 292
    7.2.3 Diagrama de Classes 294
    7.2.4 Diagramas de Seqüência 298
    7.3. Diagrama de Estados 311
    7.4. Diagrama de Componentes 311
    7.5. Diagrama de Distribuição 312
    Bibliografia 315

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:336
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2008
    ISBN:9788573936537
    Encadernação:Brochura
    Autor:Sérgio Luiz Tonsig
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!