Lógica de Programação - Aprendendo a Programar

Neste livro, o leitor encontrará os conceitos necessários para um harmonioso aprendizado de lógica e construção de algoritmos e sua representação de resolução - Descrição Narrativa, Fluxograma e Portugol. São apresentadas, também, informações fundamentais para a escrita de algoritmos através de pseudocódigos e detalhadas as estruturas de sequência, condição e repetição, além de apresentar conjuntos e strings. Trazendo alguns conceitos avançados, este livro direciona o pesquisador a questões pertinentes à classificação, pesquisa, subalgoritmos e registros.

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  • Sistema em ASP 3.0 Utilizando Três Camadas

    PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS

    O ASP 3.0 pode ser abordado de várias formas e com vários seguimentos, de segurança ou sem segurança, utilizando camadas ou sem camadas. No livro é demonstrada diretamente a utilização de ASP 3.0 Visual Basic para a criação de camadas e COM Plus. Para quem nunca trabalhou com COM Plus, saiba que pode ser excelente para manter uma segurança de dados, segurança com senhas; e quem cuida dessa dinamização é o gerenciador COM Plus. Componentes são construídos diretamente no Visual Basic 6.0, os quais viram arquivos dll, e em seguida, as dlls são registradas no COM PLUS, e assim acessadas diretamente pelo ASP 3.0. Intere-se de todo o processo, e aprenda mais sobre isso tudo lendo este livro. Mergulhe no universo ASP 3.0. ... Ler mais +

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  • Rails para Desenvolvedores Java

    Este é o livro para aquele que já é um programador Java e não necessita começar pelo básico, que já possui profunda experiência com as questões de projeto que inspiraram o Rails e pode usar esse conhecimento para aprender rapidamente Ruby e Rails. O Ruby parece bastante diferente de Java e algumas dessas diferenças oferecem suporte a poderosas abstrações ausentes em Java. Rails para desenvolvedores Java será seu guia nesse território novo, porém nada desconhecido. ... Ler mais +

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  • ESGOTADO Desenvolvendo Information Cards e CardSpace - Do Iniciante ao Profissional

    Infelizmente, a Internet foi criada sem que as identidades fossem consideradas, resultando em uma colcha de retalhos de soluções que não se mostraram ideais para o preenchimento das lacunas. Casos de furto de identidade e de phishing têm crescido exponencialmente e, portanto, algo precisa mudar. Hoje, essa mudança está em nossas mãos: o mercado entrou em um amplo acordo sobre as Leis de Identidade e sobre o conceito de um meta-sistema de identidade. Na verdade, com a implantação do Windows CardSpace da Microsoft em conjunto com o .NET Framework 3.0, e com sua instalação por padrão no Windows Vista, o mercado está pronto para um "big bang da identidade". ... Ler mais +

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  • Data Science para Profissionais - Utilizando R

    Veja a estatística de maneira simples e prática, revendo ou aprendendo conceitos importantes, como inferência. Aprenda a enxergar através dos dados, estruturados ou não, criando trabalhos de inferência, regressão, classificação e agrupamento. Veja como utilizar a linguagem R de um jeito descomplicado! Crie sistemas de Deep Learning utilizando o TensorFlow, da Google. TensorFlow? Em R? Sim!!! Aprenda a criar belas apresentações gráficas seguindo o conceito de “storytelling”. Um guia simples e completo com práticas, ferramentas e exemplos reais. ... Ler mais +

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    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    Por mais de vinte anos, programadores experientes no mundo inteiro contaram com o livro Refatoração de Martin Fowler para aperfeiçoar o design de códigos existentes e melhorar a manutenibilidade do software, assim como para deixar o código existente mais fácil de entender. Essa nova edição ansiosamente esperada foi atualizada por completo para refletir mudanças vitais no domínio da programação. Refatoraçã 2ª edição contém um catálogo atualizado das refatorações e inclui exemplos de código JavaScript bem como novos exemplos funcionais que demonstram a refatoração sem classes. Assim como na edição original, este livro explica o que é refatoração, por que você deve refatorar, como reorganizar um código que precise de refatoração e como fazer isso de forma bem-sucedida, independentemente da linguagem usada. ... Ler mais +

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  • Oracle Forms Developer - Fundamental

    Quantas vezes você começou a estudar alguma ferramenta ou tecnologia e as referências que você encontrava eram muito básicas ou explicavam os assuntos pela metade? Muitas vezes, né? Que tal, então, abordar esses assuntos de forma completa? Este livro lhe proporcionará adquirir um vasto conhecimento sobre Oracle Forms, ferramenta extremamente difundida no Brasil e no mundo, desenvolvida pela Oracle para facilitar o desenvolvimento de sistemas. ... Ler mais +

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  • Modelagem Visual com Rational Rose 2000 e UML

    O livro introduz conceitos sobre o programa e oferece orientações de como utilizá-lo adequadamente. Aborda a criação de comandos e sua utilização, estereótipos e pacotes UML, acréscimo de comportamento e estrutura, verificação de consistência de modelo e relacionamento de superclasse, subclasse e herança, entre outros tópicos. ... Ler mais +

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  • Foundation for Sites - Aprenda a criar páginas web com uso do framework responsivo mais avançado do mundo

    Neste livro você aprenderá o essencial para obter o máximo proveito dos recursos deste incrível framework e será capaz de criar sites com qualidade profissional. ... Ler mais +

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  • Rave Report com Delphi

    O Rave Report veio substituir o QuickReport, seguindo a linha evolutiva da linguagem de programação e permitindo maior eficiência ao desenvolvedor Delphi. O que faltava era algo que informasse como proceder diante desta nova ferramenta. Rave Report com Delphi vem de encontro à essa necessidade do mercado, oferecendo exemplos passo a passo sobre como utilizar os recursos do grande gerador de relatórios. Desvende os mistérios do rave Report com Ramos de Souza Janones de forma criativa e elucidativa. ... Ler mais +

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  • FireMonkey, FireDac e Firebird - Uma Aplicação Desktop

    Este é um livro essencialmente prático e mostra como utilizar o framework no desenvolvimento de uma ferramenta de administração de bancos de dados Firebird, em ambiente desktop. Originado do InterBase, o Firebird é um sistema gerenciador de bancos de dados relacional extremamente robusto, gratuito, e que vale a pena ser investigado e utilizado em diversos tipos de aplicações. ... Ler mais +

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  • Go em Ação

    O desenvolvimento de aplicações pode ser bem complicado, mesmo quando não estamos lidando com problemas de programação de sistemas complexos, como concorrência em escala web e desempenho de tempo real. Embora seja possível resolver esses problemas comuns com ferramentas e frameworks adicionais, Go já vem pronto para lidar com eles, deixando a experiência de programação muito mais natural e produtiva. Desenvolvida no Google, a eficácia da linguagem Go confere agilidade tanto a startups quanto a empresas de grande porte – companhias que dependem de serviços de alto desempenho em sua infraestrutura. ... Ler mais +

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  • SciLab - Uma Abordagem Prática e Didática - 2ª Edição Revista, Ampliada e Atualizada

    Esta segunda edição sobre SciLab é uma revisão da edição anterior, ampliada e atualizada com um enfoque mais abrangente. A obra trata de diversos assuntos da ferramenta de maneira fácil de entender, podendo ser consultada por todos que necessitam de uma ferramenta que responda às questões numéricas de forma clara e objetiva, permitindo tomadas de decisão em cima de resultados numéricos. Nesta edição estão incluídos novos assuntos bem explicados, através de exemplos simples, figuras e esquemas. Entre esses novos assuntos podem ser destacados: resolução numérica de equações diferenciais, cálculos de séries, otimização pelo método Simplex e novos scripts de programas, além de um capítulo especial sobre o toolbox Xcos em nível introdutório. Criação de polinômios, determinação de zeros de funções polinomiais, valor da função num dado ponto e operações gerais também estão presentes. As matrizes e vetores são abordados de maneira fácil e inteligível, com assuntos relacionados à Álgebra Linear e suas implicações teóricas e práticas, tais como: regressão linear e polinomial, resolução de sistemas de equações lineares e não lineares, triangulação, operações matriciais diversas, produto escalar, produto vetorial, produto misto, leitura de matriz em arquivo, listas, etc. Todos esses assuntos são mostrados de maneira fácil, objetiva e didática. O livro também traz um capítulo sobre programação no SciLab, de fácil aprendizado, incluindo criação de scripts e funções com passagens de parâmetros. ... Ler mais +

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  • Programação Orientada a Objetos Usando Java

    A linguagem de programação Java tornou-se uma das linguagens mais populares da indústria de software. Os produtos de software desenvolvidos em Java estão sendo executados em diversos dispositivos, desde celulares e televisões até computadores de grande porte. Uma das características de Java que mais atrai a maioria dos programadores é o paradigma orientado a objetos, que permite a modularização do software e o reuso de suas partes em outros sistemas, aumentando, assim, a qualidade do produto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Entretanto, para que isso aconteça efetivamente, é necessário assimilar de maneira profunda os conceitos da orientação a objetos. Neste sentido, este livro oferece ao leitor uma combinação única entre os conceitos da orientação a objetos e as estruturas da linguagem Java, apresentando vários exemplos e estudos de casos práticos. Além disso, o leitor poderá praticar o que foi ensinado resolvendo diversos exercícios propostos no livro. ... Ler mais +

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  • Crie Aplicativos Web com HTML, CSS, JavaScript, PHP, PostgreSQL, Bootstrap, AngularJS e Laravel

    R$ 135,00 ou 2x de R$ 67,50

    A grande variedade de tecnologias e técnicas, a avalanche de novos termos, conceitos e siglas que estão associadas aos aplicativos Web pode intimidar aqueles que desejam desenvolver este tipo de software. O objetivo deste livro é desmistificar o assunto, apresentando sob um enfoque abrangente, integrado e prático, o processo de desenvolvimento do lado cliente e do lado servidor de um aplicativo Web. ... Ler mais +

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  • Desenvolvendo Aplicações PALM com NS BASIC

    Com Desenvolvendo Aplicações Palm com NS Basic, pode-se obter todas as informações de que se precisa para escrever os primeiros aplicativos para dispositivos Palm. O usuário iniciante poderá tirar o máximo proveito do seu Palmtop e desenvolver seus próprios aplicativos através de tópicos básicos de programação para computadores, como introdução à linguagem e à lógica de programação. O livro também abrange tópicos avançados, como acesso a banco de dados, leitura de códigos de barras, comunicação serial, interface gráfica, e muitos outros, servindo como importante fonte de informações para desenvolvedores experientes. ... Ler mais +

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  • FLEX 3 em Ação

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    Flex é um framework e uma linguagem de programação para aplicativo, dirigido por evento e orientado a objeto, que o permite construir Aplicativos Ricos para Internet (RIAs) atraentes que são executados no ambiente Adobe Flash. Historicamente, a prioridade no desenvolvimento de aplicativo Web tem sido enfatizar velocidade e tempo de colocação de produto no mercado à custa da usabilidade para o usuário fim. ... Ler mais +

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  • Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos

    Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software. ... Ler mais +

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  • Linguagem de Programação COBOL para Mainframe

    Este livro é destinado a pessoas interessadas em ingressar num dos ramos da informática que mais cresce nos últimos anos. Estudantes de informática de qualquer nível que desejam conhecer esta linguagem encontrarão neste livro uma forma didática, seqüencial e com estruturas que podem ser utilizadas como referência para a construção de qualquer tipo e complexidade de programa na linguagem COBOL no ambiente Mainframe. Profissionais que já atuam no ambiente Mainframe, em sistemas construídos em outras linguagens que interagem com o Mainframe através da linguagem COBOL, também encontram neste livro um embasamento que irá ajudar a entender e a construir melhores estruturas de programas. ... Ler mais +

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  • Desenvolvendo Aplicações em Kylix

    Tudo sobre como administrar a ferramenta RAD, das etapas de desenvolvimento inicial à distribuição de aplicações baseadas na Web. Traz detalhes sobre as estruturas, aplicações de bancos de dados e conjuntos de dados de RAD do Kilyx, ampliando o editor de código, usando Internet Direct para criar clientes e servidores de soquete e muito mais. ... Ler mais +

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  • Desenvolvendo Web Components - UI do jQuery ao Polymer

    Não importa sua experiência com bibliotecas como jQuery e Polymer, este livro ensina, aos desenvolvedores JavaScript, as manipulações do DOM que essas bibliotecas realizam. Você aprenderá a montar um widget básico com JavaScript pura, para depois convertê-lo em um Web Component semântico, declarativo, encapsulado, consumível e de fácil manutenção. ... Ler mais +

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  • Dominando o BORLAND JBUILDER X

    Este livro apresenta um amplo panorama no desenvolvimento de programas utilizando a linguagem Java no programa JBuilder X, passando do desenvolvimento de aplicativos básicos à elaboração de programas mais sofisticados com a utilização de bancos de dados. O leitor aprenderá a utilizar componentes Java Swing dos mais diversos tipos, a desenvolver tanto layouts como eventos em seus aplicativos, e a utilizar o banco de dados MySQL e se desenvolver na linguagem SQL. Descobrirá ainda como os componentes do JBuilder, no desenvolvimento com bancos de dados ou arquivos de texto, podem facilitar o seu trabalho na criação de aplicativos. ... Ler mais +

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  • Construindo Chatbots com Python

    Construa seu próprio chatbot usando Python e ferramentas open source. Este livro começa com uma introdução aos chatbots na qual você obterá informações vitais sobre sua arquitetura. ... Ler mais +

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  • FXRuby - Crie GUIs Enxutas e Excelentes com o Ruby

    Com uma combinação de exercícios tutoriais e informação técnica focada, o FXRuby vai além do básico para equipar você com um conhecimento comprovado e prático, e técnicas para o desenvolvimento de aplicações reais em FXRuby. Você vai rapidamente estar escrevendo GUIs poderosas e sofisticadas em sua linguagem de programação favorita, o Ruby. Se você for recém-chegado à programação de GUI, este livro apresentará você às bases da programação em FXRuby. Você vai construir uma aplicação GUI com o FXRuby desde o início até o término. Se você for um desenvolvedor de software experiente que precisa apenas se tornar completamente operacional com o FXRuby e saber o que ele pode fazer por você, este livro ajudará a você botar o FXRuby para trabalhar em suas aplicações baseadas em Ruby ... Ler mais +

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  • RFID (Radio Frequency Identification) - Conceitos Aplicabilidade e Impactos

    Uma tecnologia de mais de oitenta anos de idade ganha nos dias de hoje uma nova forma de ser usada, alastrando-se em praticamente todas as camadas da cadeia produtiva, sistemas de identificação e também na vida das pessoas. O RFID nos proporciona um mundo onde, por exemplo, não é necessário chaves para ligar o carro ou entrar em casa, e um produto fabricado em qualquer parte do mundo pode ter sua localização exata rastreada com alguns cliques. A utilização desta mesma tecnologia, que teve sua primeira patente há mais de 30 anos torna estes e muitos outros exemplos realidade. ... Ler mais +

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    Este livro aborda a programação para computadores digitais de uma maneira moderna, prática e didática, com o objetivo de introduzir o leitor ao fantástico mundo da computação eletrônica. A obra foi escrita para proporcionar ao leitor uma visão ampla e objetiva do assunto, utilizando um método de fácil assimilação e aplicação, com uma abordagem simples e abstraindo das complexidades muito comuns em obras especializadas nesta área. ... Ler mais +

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    O leitor encontrará nesta obra como desenvolver games no software mais usado do mundo, pelos maiores estúdios de desenvolvimento, que faz os principais jogos para PlayStation2 e 3, Xbox/Xbox360, Nintendo Wii, Nintendo Cubo e PC (Computador Pessoal). O Unreal Engine não é apenas um simples engine, ele é o engine mais popular do mundo e isso se dá ao fato de que os principais jogos no mundo para as plataformas PC, Xbox, PlayStation, Nintendo Wii, Cube, Maços e Linux foram produzidos nele. ... Ler mais +

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    Aumente o poder de ASP para criar páginas da Web dinâmicas e aplicações que ampliem a funcionalidade em nível de servidor. Atualizado e repleto de scripts prontos para execução, este livro é um guia prático que abrange todos os assuntos relacionados a este tema, desde as características fundamentais do ASP até a criação de aplicações para a Web consistentes orientadas a banco de dados. As aplicações, scripts e fragmentos de código que fazem parte do CD são abordadas no texto, facilitando a navegação através do conteúdo do livro. O livro contém definições de processos para criação de uma loja virtual e de um site de leilão online. Acompanha um CD-ROM para auxiliar no aprendizado. ... Ler mais +

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    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    O livro possui foco no desenvolvedor, responsável pela criação e extensão da capacidade de um web site baseado em Drupal. A obra cobre tudo: os fundamentos da plataforma Drupal; o entendimento de como usar as APIs de Drupal; a escrita de módulos próprios para estender a funcionalidade de Drupal; a escrita de código seguro; a construção de web sites de alto desempenho; e outros tópicos que ajudarão o leitor ao longo do caminho para se tornar um especialista em Drupal. ... Ler mais +

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    Esta primeira edição traz um capítulo que introduz o leitor ao desenvolvimento de um minissistema, apresentando conceitos iniciais e sua respectiva implementação básica.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o Autor Rubens Campos de Almeida Júnior

    Rubens Campos de Almeida Júnior é Tecnólogo em Automação Industrial, Bacharel em Engenharia da Computação, MBA em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação, Especialista em Gerenciamento de Projetos. Mestrando em Ciências da Computação e aluno de Doutorado em Administração. Atualmente é Oficial da Forca Aérea Brasileira.

    Com mais de Quinze anos de atuação em desenvolvimento de projetos de TI, já trabalhou como Analista de Sistemas na Secretaria de Planejamento do RN, Unimed Natal, Companhia Energética do RN, Petrobras, Claro Celular e nos Correios e Telégrafos, atuando sempre nas áreas de programação Desktop e WEB, nas plataformas Delphi, ASP, PHP, Java e C#.

    É professor na Faculdade Estácio – Natal, nos cursos de Sistemas para internet e Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, lecionando sempre as disciplinas de Programação e Banco de Dados. Também ensina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia, as disciplinas de Lógica e Construção de Algoritmos e Redes Neurais.
    Informações Técnicas Sumário
    1. Introdução - 1

    1.1 Conceito de Algoritmo - 1
    1.2 Fases de um Algoritmo - 2
    1.2.1 Propriedades de um Algoritmo - 3
    1.2.2 Regras Antes de Comecar - 3
    1.3 Visao Geral - 4
    1.4 Raciocinio Matematico - 4

    2. Formas de Representação de Algoritmos - 5
    2.1 Descricao Narrativa - 5
    2.2 Fluxograma Convencional - 7
    2.3 Pseudocodigo - 9
    2.4 Sintese - 11
    2.4.1 Exercicios I - 12

    3. Tipos de Dados - 13
    3.1 Dados Numericos - 13
    3.1.1 Dados Numericos Inteiros - 15
    3.1.2 Dados Numericos Reais - 15
    3.2 Dados Literais - 16
    3.3 Dados Logicos - 16
    3.4 Sintese - 17
    3.4.1 Exercicio II - 18

    4. Variáveis e Constantes - 19
    4.1 Arquitetura de Memoria - 19
    4.2 Tipos de Dados - 20
    4.3 Armazenamento de Dados na Memoria - 20
    4.3.1 Armazenamento de Dados do Tipo Literal - 21
    4.3.1.1 Manipulacao dos caracteres individuais em literais - 22
    4.3.2 Armazenamento de Dados do Tipo Logico - 24
    4.3.3 Armazenamento de Dados do Tipo Inteiro - 25
    4.3.4 Armazenamento de Dados do Tipo Real - 26
    4.4 Conceito e Utilidade de Variaveis - 26
    4.5 Definicao de Variaveis em Algoritmos - 28
    4.6 Definicao de Variaveis em Pascal - 30
    4.7 Mapeamento de Variaveis na Memoria - 30
    4.8 Tipos de Dados em Pascal - 32
    4.9 Sintese - 33
    4.9.1 Exercicios III - 34

    5. Expressões - 35
    5.1 Operadores - 36
    5.2 Tipos de Expressoes - 36
    5.2.1 Expressoes Aritmeticas - 37
    5.2.2 Expressoes Logicas - 38
    5.2.3 Expressoes Literais - 43
    5.3 Avaliacao de Expressoes - 44
    5.4 Sintese - 45
    5.5 Linearizacao de Expressoes - 46
    5.6 Modularizacao de Expressoes - 47
    5.7 Operadores Especiais (Mod e Div) - 47
    5.8 Exercicio Resolvido - 48
    5.8.1 Exercicios IV - 48

    6. Instruções Primitivas - 51
    6.1 Instrucao Primitiva de Atribuicao - 52
    6.1.1 Exercicios V - 54
    6.2 Instrucao Primitiva de Saida de Dados - 57
    6.3 Instrucao Primitiva de Entrada de Dados - 59
    6.4 Sintese - 63
    6.5 Exercicios Resolvidos - 64
    6.5.1 Exercicios VI - 70

    7. Controle do Fluxo de Execução - 73
    7.1 Comandos Compostos - 73
    7.2 Estrutura Sequencial - 74
    7.3 Estruturas de Decisao - 74
    7.3.1 Estruturas de decisao do tipo Se - 75
    7.3.2 Exercicios VII - 79
    7.3.3 Estruturas de decisao do tipo Escolha - 80
    7.3.4 Exercicios VIII - 83
    7.4 Estruturas de Repeticao - 84
    7.4.1 Lacos contados - 85
    7.4.1.1 Exercicios IX - 87
    7.4.2 Lacos condicionais - 90
    7.4.2.1 Construcao Enquanto - 90
    7.4.2.1.1 Exercicios X - 92
    7.4.2.2 Construcao Repita - 94
    7.4.2.2.1 Exercicios XI - 95
    7.5 Aninhamentos - 97
    7.6 Sintese - 98
    7.6.1 Exercicios XII - 99
    7.6.2 Exercicios XIII - 102

    8. Símbolos Usados em Fluxogramas - 105

    9. Funções Predefinidas do Pascal - 109
    9.1 Descricao das Funcoes/Rotinas - 109

    10. Problemas Resolvidos em Algoritmos, Pascal e C - 123
    10.1 Algoritmo do Triangulo - 123
    10.2 Algoritmo Preco Automovel - 124
    10.3 Algoritmo Media Valor - 126
    10.4 Algoritmo 3 Menores - 128
    10.5 Algoritmo Media Maior que 4 - 131
    10.6 Algoritmo Salario - 133
    10.7 Algoritmo 50 Triangulos - 135
    10.8 Algoritmo Medias Menores - 137

    11. Variáveis Compostas Homogêneas - 141
    11.1 Variaveis Indexadas Unidimensionais (Vetores) - 142
    11. 1. 1. Exercicios XIV - 145
    11.2 Variaveis Indexadas Bidimensionais (Matrizes) - 151
    11.2.1 Exercicios XV - 154

    12. Tipo Record - 157
    12.1 Exercicios XVI - 159

    13. Tipos Definidos pelo Usuário e Constantes - 161
    13.1 Tipos Definidos pelo Usuario - 161
    13.1.1 Exercicios XVII - 161
    13.2 Constantes - 163
    13.2.1 - Constantes nomeadas - 166
    13.2.2 – Constantes tipadas - 166
    13.3. Exercicios XVIII - 166

    14. Sub-rotinas - 169
    14.1 Procedure - 170
    14.1.1 Exercicios XIX - 172
    14.2 Variaveis Globais e Locais - 173

    15. Passagem de Parâmetros - 177
    15.1 Passagem por Valor - 179
    15.2 Passagem por Referencia - 180
    15.3 O Problema dos Tipos na Definicao de Parametros - 181
    15.4 Exercicios XX - 182
    15.5 Exercicios XXI - 186

    16. Function - 189
    16.1 Exercicios XXII - 193

    17. Recursividade - 197
    17.1 Exercicios XXIII - 199

    18. Unit - 201
    18.1 Exercicios XXIV - 203

    19. Arquivos - 205
    19.1 Arquivos FILE - 205
    19.1.1 Exercicios XXV - 214
    19.2 Arquivos TEXT - 216
    19.3 Sub-rotinas para Tratamento de Arquivos TEXT - 217
    19.3.1 Exercicios XXVI - 222

    20. Alocação Dinâmica - 225
    20.1 Introducao - 225
    20.2 Definicao de Pointers - 225
    20.3 Rotinas para Alocacao de Memoria - 228
    20.4 Atribuicao de Valores - 229
    20.4.1 Exercicios XXVII - 230

    21. Lista Simplesmente Encadeada - 231
    21.1 Definicao - 231
    21.2 Criando Listas na Memoria - 231
    21.2.1 Exercicios XXVIII - 237

    22. Lista Duplamente Encadeada - 241
    22.1 Exercicios XXIX - 244


    23. Desenvolvendo Programas de Maior Porte - 247

    Conclusão - 261

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:272
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2016
    ISBN:9788539907427
    Encadernação:Brochura
    Autor:Rubens Campos de Almeida Júnior
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