Manual do Trabalho Acadêmico-Científico: Planejar, elaborar e apresentar
Quem viu este produto , comprou
-
Administração de Produção e Operações
“O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +
QUERO VER -
Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +
QUERO VER -
Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos
Neste livro apresentamos uma caixa de ferramentas que nos permitirá desenvolver alguns soft skills importantes. São elas: leitura de livros, leitura dinâmica, mapas conceituais e mapas mentais, redações e resumos, desenhos de ideias, apresentações orais, histórias, pensamento crítico e argumentação. ... Ler mais +
QUERO VER -
Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +
QUERO VER -
CBAP Master: Aprenda Análise de Negócios e conquiste a certificação CCBA / CBAP
Este livro é dedicado aos profissionais que desejam aprender Análise de Negócios e conquistar a certificação CBAP®. Mais do que obter um certificado, o processo deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado. Este, se bem aproveitado, poderá resultar em benefícios duradouros para sua carreira profissional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Inteligência Estendida com Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial tem como objetivo responder duas perguntas simples e ao mesmo tempo complexas. A simplicidade ou complexidade depende do ponto de vista. Como um sistema inteligente pode ser capaz de encontrar e implementar novas ideias sobre como ele deve agir? Como os robôs ou Smart Connected Products (SCP) ou Produtos Inteligentes Conectados (PIC) que são programados para responder ao que acontece no ambiente podem ser capacitados para agir por conta própria? ... Ler mais +
QUERO VER -
XBRL - A Divulgação de Informações Empresariais
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
Este livro apresenta além da linguagem XBRL(eXtensible Business Reporting Language), os diversos assuntos inter-relacionados que o tornam uma importante fonte para o entendimento dos sistemas de divulgação de informações empresariais. Este livro é composto por artigos de pesquisadores e profissionais de renomadas instituições que possuem sólido envolvimento com o tema. ... Ler mais +
QUERO VER -
Organizações Caórdicas: Modelagem de Organizações Inovadoras
As organizações atuais e seu ambiente mutante, o qual oscila entre o caos e a ordem e suas conseqüências e resultados, e principalmente como sustentar esse ambiente de forma estruturada e prática é o assunto do momento. Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras trata desse assunto de forma dinâmica, explicativa, para que o leitor possa visualizar soluções e compreender as diversas manifestações de competência e realidade que são produzidas na realidade das empresas modernas, e como entrosá-las de modo que se obtenha o melhor resultado produtivo. Citando o próprio livro: “tratando de temas tão complexos e abordando sob a ótica da visão contemporânea da ciência, o texto termina por produzir propostas concretas para apoiar a reflexão e decisão de gestores na condução de suas organizações”. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
Fruto de vários anos de experiência da autora como administradora, consultora e professora especializada no assunto, este livro é destinado a estudantes de disciplinas nas áreas técnicas que, conforme vão progredindo em suas carreiras, normalmente passam a exercer atividades de natureza administrativa e precisam aprender a resolver os vários problemas complexos que inevitavelmente surgirão pelo caminho. Aqui você encontrará todos os temas e conceitos considerados bagagem básica para profissionais que se tornam administradores, muitas vezes não por vocação, mas como consequência do avanço em suas carreiras. Com linguagem acessível e tratando os temas em ordem cronológica, o livro destaca a trajetória do papel dos trabalhadores na produção, ressalta o pensamento sistêmico como ferramenta indispensável para lidar com a turbulência do ambiente em que vivemos e ainda traz exercícios que podem ser utilizados para aprofundar os conceitos mais importantes da Administração. ... Ler mais +
QUERO VER -
"Nos tempos atuais, sabemos que a inserção das empresas no mercado competitivo está intrinsecamente ligada à sua capacidade permanente de inovar e sua flexibilidade em se adaptar às constantes mudanças. ... Ler mais +
QUERO VER -
Marketing Cultural das práticas à teoria - 3a. Edição Revista e Ampliada
Este livro, agora na sua terceira edição, desvela e detalha a prática empresarial consagrada pela expressão marketing cultural no Brasil, propõe uma classificação para essa prática, de acordo com o fato/locus gerador em que se dê, e demonstra que, como política de comunicação institucional, o marketing cultural é um instrumento eficaz de relações públicas. Além de repassar a literatura que fundamenta a proposição desse novo conceito, propõe sua classificação em diferentes modalidades, lançando mão do estudo de casos (incluindo um com pesquisas de opinião) e da tomada de depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos em exercício no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Empresas Proativas 4.0 - Estratégias para vencer na Era Digital
O mundo 4.0 é uma realidade presente. Nunca, em nenhum momento da história, sociedade, empresas e organizações foram tão bombardeadas pela mudança. Vivemos em uma era exponencial. Este mundo nos coloca diante de duas trilogias: de um lado, a conectividade, a digitalização e a informação extensiva. A par delas, a crescente simbiose das dimensões física, virtual e biológica. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Pergunta Definitiva 2.0 - Edição revista e atualizada
Na primeira edição deste livro, ponto de referência no estudo sobre lealdade de clientes, Fred Reichheld, especialista no assunto, revelou a pergunta fundamental para o futuro de sua empresa: “Você nos recomendaria a um amigo?” Ao fazer essa pergunta aos clientes, é possível identificar os detratores, que sujam o nome de sua empresa e não hesitam em mudar para a concorrência, e os promotores, que fortalecem sua empresa pelo boca a boca e ajudam a gerar crescimento sustentável e lucrativo. ... Ler mais +
QUERO VER -
No contexto das redes e das possibilidades de produção que elas estabelecem, a complexidade representada pela quantidade de sujeitos passíveis de interação, pela autonomia de cada ator, pela diversidade de objetivos e de visões de mundo, pelas contradições metodológicas e culturais não representa uma dificuldade insuperável, mas a real possibilidade da construção de uma estrutura singular de produção apoiada nos atores necessários, adequadamente integrados. Assim, o empreendedor é um ator que reúne as condições preexistentes e autônomas para estruturar a iniciativa possível. É necessário identificar as sinergias locais e as complementaridades necessárias. A tomada de decisão prospera a partir de uma governança sustentada através de fóruns, grupos de percepção, grupos de discussão e de decisão que substitui o processo permanente de estruturação dos atores que se dá tradicionalmente pela via hierárquica. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente
Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Dicionário de Administração e Turismo
Apesar da enorme dificuldade em elaborar um dicionário, pelas inúmeras possibilidades e opções de inclusão e aprofundamento de termos e conceitos, consideramos válida e justificada esta obra. Entre algumas justificativas para sua edição, destacam-se a carência de obras dessa natureza no mercado editorial brasileiro; a importância e necessidade de compreensão da origem e do significado das palavras e conceitos abordados; a necessidade de familiarização dos alunos dos cursos de Administração, Turismo e de áreas afins com termos e conceitos essenciais para o estudo dessas áreas; o processo de transformação da própria Ciência Administrativa, que, por ser recente, tem seus conhecimentos gerados e transformados com grande rapidez. Os termos e conceitos apresentados nesse livro estão classificados em doze áreas de conhecimento da Ciência Administrativa e do Turismo, o que permite aos leitores uma consulta simples, rápida e fácil. ... Ler mais +
QUERO VER -
A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +
QUERO VER -
E-BOOK - Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes
Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Antologia do Empreendedor - Uma Coletânea de Ensinamentos Úteis do Mundo Empresarial
Uma biblioteca é como um manancial de sabedoria. Nela encontramos todos os tesouros culturais do passado, os progressos científicos e tecnológicos do presente e as previsões do futuro. ... Ler mais +
QUERO VER -
Empresas Proativas 4.0 - Estratégias para vencer na Era Digital
O mundo 4.0 é uma realidade presente. Nunca, em nenhum momento da história, sociedade, empresas e organizações foram tão bombardeadas pela mudança. Vivemos em uma era exponencial. Este mundo nos coloca diante de duas trilogias: de um lado, a conectividade, a digitalização e a informação extensiva. A par delas, a crescente simbiose das dimensões física, virtual e biológica. ... Ler mais +
QUERO VER -
E-BOOK - Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes
Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +
QUERO VER -
Organizações Caórdicas: Modelagem de Organizações Inovadoras
As organizações atuais e seu ambiente mutante, o qual oscila entre o caos e a ordem e suas conseqüências e resultados, e principalmente como sustentar esse ambiente de forma estruturada e prática é o assunto do momento. Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras trata desse assunto de forma dinâmica, explicativa, para que o leitor possa visualizar soluções e compreender as diversas manifestações de competência e realidade que são produzidas na realidade das empresas modernas, e como entrosá-las de modo que se obtenha o melhor resultado produtivo. Citando o próprio livro: “tratando de temas tão complexos e abordando sob a ótica da visão contemporânea da ciência, o texto termina por produzir propostas concretas para apoiar a reflexão e decisão de gestores na condução de suas organizações”. ... Ler mais +
QUERO VER -
Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +
QUERO VER -
"Nos tempos atuais, sabemos que a inserção das empresas no mercado competitivo está intrinsecamente ligada à sua capacidade permanente de inovar e sua flexibilidade em se adaptar às constantes mudanças. ... Ler mais +
QUERO VER -
4 Rs das Relações Públicas Plenas - Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios
Fruto de mais de 30 anos de experiência obtida como consultor empresarial e professor, o modelo dos 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Machado Neto representa um sopro de renovação teórica no campo das Relações Públicas, com vocação para propagar-se como um viral tanto nos círculos universitários quanto no mundo das organizações, independente do porte, em todos os segmentos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente
Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Comunicação Empresarial: A Chave para Coordenar e Liderar um Empreendimento
Após três revoluções industriais, chegamos a Era Pós-Industrial que, com um alto nível tecnológico e uma inundação de informações, fez-nos perceber que o problema maior é a falta de comunicação. Mas como aceitar esta premissa se vivemos num mundo globalizado e com uma economia Interligada? As organizações descobriram logo que uma comunicação para ser efetiva precisa ser restrita, e inteligente, interativa, motivadora relevante. ... Ler mais +
QUERO VER -
Marketing Cultural das práticas à teoria - 3a. Edição Revista e Ampliada
Este livro, agora na sua terceira edição, desvela e detalha a prática empresarial consagrada pela expressão marketing cultural no Brasil, propõe uma classificação para essa prática, de acordo com o fato/locus gerador em que se dê, e demonstra que, como política de comunicação institucional, o marketing cultural é um instrumento eficaz de relações públicas. Além de repassar a literatura que fundamenta a proposição desse novo conceito, propõe sua classificação em diferentes modalidades, lançando mão do estudo de casos (incluindo um com pesquisas de opinião) e da tomada de depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos em exercício no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração de Produção e Operações
“O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
Fruto de vários anos de experiência da autora como administradora, consultora e professora especializada no assunto, este livro é destinado a estudantes de disciplinas nas áreas técnicas que, conforme vão progredindo em suas carreiras, normalmente passam a exercer atividades de natureza administrativa e precisam aprender a resolver os vários problemas complexos que inevitavelmente surgirão pelo caminho. Aqui você encontrará todos os temas e conceitos considerados bagagem básica para profissionais que se tornam administradores, muitas vezes não por vocação, mas como consequência do avanço em suas carreiras. Com linguagem acessível e tratando os temas em ordem cronológica, o livro destaca a trajetória do papel dos trabalhadores na produção, ressalta o pensamento sistêmico como ferramenta indispensável para lidar com a turbulência do ambiente em que vivemos e ainda traz exercícios que podem ser utilizados para aprofundar os conceitos mais importantes da Administração. ... Ler mais +
QUERO VER -
Dicionário de Administração e Turismo
Apesar da enorme dificuldade em elaborar um dicionário, pelas inúmeras possibilidades e opções de inclusão e aprofundamento de termos e conceitos, consideramos válida e justificada esta obra. Entre algumas justificativas para sua edição, destacam-se a carência de obras dessa natureza no mercado editorial brasileiro; a importância e necessidade de compreensão da origem e do significado das palavras e conceitos abordados; a necessidade de familiarização dos alunos dos cursos de Administração, Turismo e de áreas afins com termos e conceitos essenciais para o estudo dessas áreas; o processo de transformação da própria Ciência Administrativa, que, por ser recente, tem seus conhecimentos gerados e transformados com grande rapidez. Os termos e conceitos apresentados nesse livro estão classificados em doze áreas de conhecimento da Ciência Administrativa e do Turismo, o que permite aos leitores uma consulta simples, rápida e fácil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão
ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +
QUERO VER -
Empreendedorismo Criativo - A Nova Dimensão da Empregabilidade
A expressão “inovação” ganhou notoriedade representando a perplexidade, o embaraço, a ansiedade e a insegurança de uma sociedade planetária que, na busca de sensações que a essas se contrapõem, começou a sentir nas crescentes pressões dos efeitos secundários e terciários de tudo que produziu desordenadamente – altíssima tecnologia com baixíssima freqüência sócio-moral – exatamente, o inverso. Muito embora ela nada mais seja do que a sinonímia do contemporâneo e do inédito, também é verdadeira a conclusão de que nunca se apresentou de forma tão desestabilizadora como o faz agora. ... Ler mais +
QUERO VER -
Business-Defined IT na Era dos Aplicativos - Inovando diariamente
Em 2005, não existiam produtos como o iPhone, iPad, Galaxy Notes, empresas como o Facebook, Twitter, Uber, Instagram e soluções para desenvolver aplicativos como o MIT Inventor, Fábrica de Aplicativos etc. Em 2015, essas empresas viraram conglomerados bilionários e passaram a influenciar o comportamento de bilhões de pessoas. Isto significa que não é possível fazer planos para mais de dez anos. As mudanças são muito rápidas e radicais. Os planos em longo prazo devem ser, portanto, revistos a cada trimestre ou quadrimestre para que eles acompanhem o ritmo exponencial das mudanças. Muitos projetos vão morrer neste caminho e projetos atrasados vão ser substituídos. Os modelos de desenvolvimento precisam dos conceitos da colaboração. As empresas vão demandar por muito capital intelectual e o crescimento desta demanda será exponencial e contínuo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Empreendedorismo e Tecnologias Inovadoras - Avaliando para Transformar
A participação no processo de produção se transforma rapidamente e engendra novas formas de relacionamento que prosperam à margem dos formalismos legais e geram novos modelos de negócio e novos modelos de participação no desenvolvimento dos negócios. Empreendedorismo e Inovação excitam Pequenos e Inovadores empresários no desenvolvimento de suas ideias e no protagonismo de suas iniciativas. ... Ler mais +
QUERO VER -
No contexto das redes e das possibilidades de produção que elas estabelecem, a complexidade representada pela quantidade de sujeitos passíveis de interação, pela autonomia de cada ator, pela diversidade de objetivos e de visões de mundo, pelas contradições metodológicas e culturais não representa uma dificuldade insuperável, mas a real possibilidade da construção de uma estrutura singular de produção apoiada nos atores necessários, adequadamente integrados. Assim, o empreendedor é um ator que reúne as condições preexistentes e autônomas para estruturar a iniciativa possível. É necessário identificar as sinergias locais e as complementaridades necessárias. A tomada de decisão prospera a partir de uma governança sustentada através de fóruns, grupos de percepção, grupos de discussão e de decisão que substitui o processo permanente de estruturação dos atores que se dá tradicionalmente pela via hierárquica. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios
A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoManual do Trabalho Acadêmico-Científico: Planejar, elaborar e apresentar
Este livro se distingue de outras obras, não por que tem a pretensão de ser melhor, ou esgotar os assuntos apresentados. Seu diferencial está na forma lúdica em que expõe seus capítulos ao leitor, provocando-o para realizar os exercícios propostos. O livro se apresenta como um instrumento para que professores e estudantes possam alcançar resultados positivos.
As produções acadêmicas abordadas neste livro são voltadas para estudantes e professores de cursos universitários, tanto para níveis de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), quanto para pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Estudantes de ensino médio também podem utilizar o livro como preparação antecipada para o ingresso na universidade.
O livro foi elaborado de forma didática, com ensinamentos práticos. Ao final de cada capítulo são apresentados deliciosos “Saraus Acadêmicos”, com sugestões de leitura de outras obras, sites, músicas e filmes relacionados ao tema, como forma de ampliar a reflexão e aprendizado do estudante. Um verdadeiro “balaio literário e cultural”.
Ao finalizar a leitura do livro, o leitor terá como resultado o domínio sobre o medo de falar em público, realizando apresentações acadêmicas excelentes. Todos os temas apresentados foram fruto de muita pesquisa e estudo, prontos para serem utilizados de maneira simples e adaptável, conforme suas necessidades e recursos disponíveis.
Tenho certeza de que com o auxílio deste livro e através da prática constante, estudantes e professores tornarão suas apresentações acadêmicas, palestras, treinamentos, seminários, aulas ou outros tipos de encontros, mais interessantes ao longo de suas carreiras acadêmicas e profissionais. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Genival E. de Souza
Genival E. de Souza é mestre (USCS) e bacharel em Administração (UNG), pós-graduado em Engenharia de Software (USJT) com MBA em Marketing e Vendas (FMU). Coordenador e professor do curso de graduação de Administração da FMU/FIAM-FAAM. Foi professor da Fatec Ipiranga (Centro Paula Souza) até dez/2015. Orientador de projetos e trabalhos acadêmicos, palestrante em oficinas de metodologia científica e apresentação oral. Tem experiência como consultor empresarial em planejamento estratégico e gestão de pessoas há 26 anos. É representante do CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo). Possui dois livros publicados: Mercado Imobiliário: Fatores que Influenciam a Decisão de Compra de Imóveis e Empreendedorismo: Uma Perspectiva Multidisciplinar, este escrito em parceria com outros autores.Informações Técnicas Sumário
Prefácio...............................................................................................................xxi
Introdução.............................................................................................................1
Capítulo 1: Tipos de Trabalhos Acadêmicos............................................ 5
Objetivos de Aprendizagem..............................................................................5
Iniciando os Estudos na Universidade..........................................................6
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos..............................................7
Apresentação Escrita e Oral..............................................................................9
Tipos de Encontros e Porte do Evento ...................................................... 10
Características de Territorialidade............................................................... 10
Eventos Fora da sua Cidade........................................................................... 11
Papel do Coordenador de Eventos..............................................................12
Nomenclaturas Mais Comuns......................................................................12
Tipos de Trabalhos Acadêmicos.................................................................. 15
Manual do Trabalho Acadêmico-Científico
A Defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.............22
Banca Examinadora..........................................................................................23
Preparação para Defesa do Trabalho perante a Banca ........................23
Evitando o Plágio em Apresentações Acadêmicas.................................26
Sarau Acadêmico ...............................................................................................29
Capítulo 2: O Papel do Orientador..............................................................35
Objetivos de Aprendizagem...........................................................................36
O Professor Orientador...................................................................................36
Sarau Acadêmico ...............................................................................................39
Capítulo 3: Planejamento da Apresentação Acadêmica.................43
Objetivos de Aprendizagem...........................................................................43
Definição de Planejamento............................................................................44
Objetivos e Metas.............................................................................................. 45
Planejamento por Escrito, e Não na Cabeça...........................................47
Estratégias no Planejamento..........................................................................47
“Plano B” e o Improviso .................................................................................48
Cadastro Acadêmico ........................................................................................49
Cronograma e Controle de Atividades......................................................50
Dicas Importantes para Apresentações Acadêmicas
Realizadas em Grupo ..................................................................................52
Administração do Tempo...............................................................................54
Características que o Tempo Apresenta ....................................................56
Concepções e Percepções do Tempo..........................................................56
Justificativas para Não se Rever o Uso do Tempo................................57
Ações Efetivas para Administração do Tempo.......................................58
Sarau Acadêmico ...............................................................................................60
Capítulo 4: Reconhecendo o Público da Apresentação..................65
Objetivos de Aprendizagem........................................................................... 65
Conhecendo seu Público ................................................................................66
Pessoas na Plateia com Necessidades Especiais......................................66
Público Infantil, Jovem e Adulto.................................................................67
Situações Inconvenientes ou Rejeição........................................................68
Fatores que Influenciam o Humor da Plateia.........................................70
Sarau Acadêmico ...............................................................................................71
Capítulo 5: Organização do Espaço da Apresentação.....................75
Objetivos de Aprendizagem...........................................................................75
Análise, Reconhecimento e Organização.................................................76
Formatos de Apresentações............................................................................77
Sarau Acadêmico ...............................................................................................80
Capítulo 6: Domine o Assunto que Vai Apresentar............................83
Objetivos de Aprendizagem...........................................................................83
Domínio sobre o Assunto ..............................................................................84
Fatores a serem Considerados Quanto ao Domínio
do Assunto.......................................................................................................85
Sarau Acadêmico ...............................................................................................87
Capítulo 7: Voz: A Linguagem Verbal .........................................................91
Objetivos de Aprendizagem........................................................................... 91
Voz: A Linguagem Verbal ..............................................................................92
Volume e Intensidade.......................................................................................92
Ritmo.....................................................................................................................92
Dicção....................................................................................................................93
Articulação...........................................................................................................93
Sotaques................................................................................................................93
Termos Vulgares ................................................................................................94
Cuidados com a Voz.........................................................................................95
Sarau Acadêmico ...............................................................................................98
Capítulo 8: Microfone: Como Fazer seu Uso Correto.......................101
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................101
Microfone: Como Fazer seu Uso Correto..............................................102
Modelos Mais Utilizados de Microfone..................................................102
Alguns Cuidados ao Utilizar o Microfone.............................................103
Sarau Acadêmico .............................................................................................104
Capítulo 9: Olhando para a Plateia...........................................................107
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................107
Contato Visual..................................................................................................108
Técnicas para Estabelecer Contato Visual .............................................108
Sarau Acadêmico .............................................................................................112
Capítulo 10: Piadas, Brincadeiras, Bom Humor,
Motivação e Gafes.......................................................................................115
Objetivos de Aprendizagem......................................................................... 115
Piadas, Brincadeiras e Bom Humor.........................................................116
Cuidados ao Utilizar Piadas e Brincadeiras...........................................116
Motivação...........................................................................................................118
Fatores Motivacionais....................................................................................118
Fatores que Desmotivam..............................................................................119
Gafes, Micos e Saias Justas..........................................................................121
Sarau Acadêmico .............................................................................................123
Capítulo 11: Roupas: Como se Vestir........................................................127
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................127
Roupas: Como se Vestir............................................................................... 128
Exemplos na Prática .......................................................................................129
Decisão de Escolha da Roupa.....................................................................129
Como se Vestir Quando a Apresentação é
Realizada em Grupo..................................................................................130
Cuidados que Exigem um Pouco Mais de Atenção ...........................131
Para os Homens Existem Alguns Cuidados Especiais ......................132
Para as Mulheres Existem Outros Cuidados Especiais.....................132
Sua Imagem.......................................................................................................133
Asseio e Higiene Pessoal ...............................................................................133
Sarau Acadêmico .............................................................................................135
Capítulo 12: Iniciando sua Apresentação Acadêmica......................139
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................139
Iniciando sua Apresentação Acadêmica ..................................................140
Respondendo a Perguntas da Plateia........................................................141
Fazendo a Plateia Participar por Meio de Perguntas..........................142
Sarau Acadêmico .............................................................................................143
Capítulo 13: Comunicação............................................................................145
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................145
Comunicação....................................................................................................145
Sarau Acadêmico .............................................................................................148
Capítulo 14: A Linguagem Corporal e Postural ..................................153
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................153
A Linguagem Corporal e Postural............................................................154
Cuidados com a Postura e os Gestos........................................................154
Utilizando Gestos em suas Apresentações Acadêmicas ....................156
Gestos das Mãos: Como Podem Ajudar.................................................157
Gestos Mais Comuns com as Mãos.........................................................158
Outros Gestos...................................................................................................162
Ficar Parado Durante a Apresentação .....................................................163
Sarau Acadêmico .............................................................................................165
Capítulo 15: Histórias e Metáforas...........................................................169
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................169
Histórias e Metáforas.....................................................................................170
Contar Histórias e Metáforas é um Treinamento Constante.........171
Exemplos de Histórias e Metáforas ..........................................................173
Dicas para Você Contar Histórias e Metáforas....................................174
Sarau Acadêmico .............................................................................................175
Capítulo 16: Criatividade: Como Explorar...............................................179
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................179
Conceito de Criatividade..............................................................................180
Benchmarks.........................................................................................................182
Brainstorm..........................................................................................................184
Etapas para Desenvolver Brainstorm........................................................185
Dicas Legais para Estimular a Criatividade..........................................186
Sarau Acadêmico .............................................................................................187
Capítulo 17: Recursos Audiovisuais..........................................................191
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................191
Recursos Audiovisuais...................................................................................192
Retenção Mnemônica....................................................................................193
Programação Neurolinguística...................................................................195
Recursos Visuais Mais Utilizados em
Apresentações Acadêmicas ......................................................................197
Dinâmicas de Grupo..................................................................................... 204
Sarau Acadêmico ............................................................................................ 208
Capítulo 18: Slides: Como Produzi-los e Torná-los
Mais Atraentes..............................................................................................219
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................219
Slides: Iniciando a Confecção de Slides a Partir de um Script...... 220
Confecção de Slides....................................................................................... 220
Criando a Identidade Visual de seus Slides.......................................... 222
A Fonte dos Slides.......................................................................................... 223
Palavras-Chave para os Slides.................................................................... 224
Imagens nos Slides......................................................................................... 226
Sugestões para Consulta de Sites de Banco de Imagens.................. 229
Evitando Poluição Visual............................................................................. 229
Cores em seus Slides...................................................................................... 230
Gráficos, Tabelas e Quadros.......................................................................233
O PowerPoint® em suas Apresentações Acadêmicas.......................... 236
Preparação de Slides com o PowerPoint®............................................... 237
Templates, Animações, Transições e Clipart....................................... 237
Sarau Acadêmico .............................................................................................239
Capítulo 19: Dominando o Medo de Falar em Público....................243
Objetivos de Aprendizagem........................................................................ 243
Dominando o Medo de Falar em Público............................................ 244
Enfrentando o Medo de Falar em Público ............................................245
Sarau Acadêmico .............................................................................................249
Capítulo 20: Conclusão de sua Apresentação Acadêmica.........253
Objetivos de Aprendizagem.........................................................................253
Conclusão de sua Apresentação Acadêmica ..........................................254
Pontos Principais da Conclusão da Apresentação ...............................254
Sarau Acadêmico .............................................................................................256
Referências Bibliográficas..............................................................259Avaliação Técnica - Outro Professor: "Os capítulos sugerem indicações didáticas instruindo e oferecendo sugestões diversas para que o estudante esteja seguro sobre os passos que deverá seguir até que sua apresentação oral culmine com o sucesso da exposição e divulgação de suas ideias." Formação do Professor: Drª. Elizabeth Del Nero Sobrinha, Professora da Escola de Negócios e Hospitalidade da FMU/FIAM-FAAM e da Faculdade Casper Líbero Informações Técnicas
Nº de páginas: 288 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788550800752 Encadernação: Brochura Autor: Genival E. de Souza - Informações