Manual do Trabalho Acadêmico-Científico: Planejar, elaborar e apresentar

Este livro se distingue de outras obras, não por que tem a pretensão de ser melhor, ou esgotar os assuntos apresentados. Seu diferencial está na forma lúdica em que expõe seus capítulos ao leitor, provocando-o para realizar os exercícios propostos. O livro se apresenta como um instrumento para que professores e estudantes possam alcançar resultados positivos. As produções acadêmicas abordadas neste livro são voltadas para estudantes e professores de cursos universitários, tanto para níveis de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), quanto para pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Estudantes de ensino médio também podem utilizar o livro como preparação antecipada para o ingresso na universidade.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Administração de Produção e Operações

    “O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mirando Resultados

    Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos

    Neste livro apresentamos uma caixa de ferramentas que nos permitirá desenvolver alguns soft skills importantes. São elas: leitura de livros, leitura dinâmica, mapas conceituais e mapas mentais, redações e resumos, desenhos de ideias, apresentações orais, histórias, pensamento crítico e argumentação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Metodologia para Gestão de Mudanças Organizacionais: guia prático de conhecimentos da Strategy Consulting

    Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • CBAP Master: Aprenda Análise de Negócios e conquiste a certificação CCBA / CBAP

    Este livro é dedicado aos profissionais que desejam aprender Análise de Negócios e conquistar a certificação CBAP®. Mais do que obter um certificado, o processo deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado. Este, se bem aproveitado, poderá resultar em benefícios duradouros para sua carreira profissional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Inteligência Estendida com Inteligência Artificial

    A Inteligência Artificial tem como objetivo responder duas perguntas simples e ao mesmo tempo complexas. A simplicidade ou complexidade depende do ponto de vista. Como um sistema inteligente pode ser capaz de encontrar e implementar novas ideias sobre como ele deve agir? Como os robôs ou Smart Connected Products (SCP) ou Produtos Inteligentes Conectados (PIC) que são programados para responder ao que acontece no ambiente podem ser capacitados para agir por conta própria? ... Ler mais +

    QUERO VER
  • XBRL - A Divulgação de Informações Empresariais

    PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS

    Este livro apresenta além da linguagem XBRL(eXtensible Business Reporting Language), os diversos assuntos inter-relacionados que o tornam uma importante fonte para o entendimento dos sistemas de divulgação de informações empresariais. Este livro é composto por artigos de pesquisadores e profissionais de renomadas instituições que possuem sólido envolvimento com o tema. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Organizações Caórdicas: Modelagem de Organizações Inovadoras

    As organizações atuais e seu ambiente mutante, o qual oscila entre o caos e a ordem e suas conseqüências e resultados, e principalmente como sustentar esse ambiente de forma estruturada e prática é o assunto do momento. Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras trata desse assunto de forma dinâmica, explicativa, para que o leitor possa visualizar soluções e compreender as diversas manifestações de competência e realidade que são produzidas na realidade das empresas modernas, e como entrosá-las de modo que se obtenha o melhor resultado produtivo. Citando o próprio livro: “tratando de temas tão complexos e abordando sob a ótica da visão contemporânea da ciência, o texto termina por produzir propostas concretas para apoiar a reflexão e decisão de gestores na condução de suas organizações”. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas

    Fruto de vários anos de experiência da autora como administradora, consultora e professora especializada no assunto, este livro é destinado a estudantes de disciplinas nas áreas técnicas que, conforme vão progredindo em suas carreiras, normalmente passam a exercer atividades de natureza administrativa e precisam aprender a resolver os vários problemas complexos que inevitavelmente surgirão pelo caminho. Aqui você encontrará todos os temas e conceitos considerados bagagem básica para profissionais que se tornam administradores, muitas vezes não por vocação, mas como consequência do avanço em suas carreiras. Com linguagem acessível e tratando os temas em ordem cronológica, o livro destaca a trajetória do papel dos trabalhadores na produção, ressalta o pensamento sistêmico como ferramenta indispensável para lidar com a turbulência do ambiente em que vivemos e ainda traz exercícios que podem ser utilizados para aprofundar os conceitos mais importantes da Administração. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Prática de Gestão

    "Nos tempos atuais, sabemos que a inserção das empresas no mercado competitivo está intrinsecamente ligada à sua capacidade permanente de inovar e sua flexibilidade em se adaptar às constantes mudanças. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Marketing Cultural das práticas à teoria - 3a. Edição Revista e Ampliada

    Este livro, agora na sua terceira edição, desvela e detalha a prática empresarial consagrada pela expressão marketing cultural no Brasil, propõe uma classificação para essa prática, de acordo com o fato/locus gerador em que se dê, e demonstra que, como política de comunicação institucional, o marketing cultural é um instrumento eficaz de relações públicas. Além de repassar a literatura que fundamenta a proposição desse novo conceito, propõe sua classificação em diferentes modalidades, lançando mão do estudo de casos (incluindo um com pesquisas de opinião) e da tomada de depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos em exercício no Brasil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empresas Proativas 4.0 - Estratégias para vencer na Era Digital

    O mundo 4.0 é uma realidade presente. Nunca, em nenhum momento da história, sociedade, empresas e organizações foram tão bombardeadas pela mudança. Vivemos em uma era exponencial. Este mundo nos coloca diante de duas trilogias: de um lado, a conectividade, a digitalização e a informação extensiva. A par delas, a crescente simbiose das dimensões física, virtual e biológica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Pergunta Definitiva 2.0 - Edição revista e atualizada

    Na primeira edição deste livro, ponto de referência no estudo sobre lealdade de clientes, Fred Reichheld, especialista no assunto, revelou a pergunta fundamental para o futuro de sua empresa: “Você nos recomendaria a um amigo?” Ao fazer essa pergunta aos clientes, é possível identificar os detratores, que sujam o nome de sua empresa e não hesitam em mudar para a concorrência, e os promotores, que fortalecem sua empresa pelo boca a boca e ajudam a gerar crescimento sustentável e lucrativo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Novos Modos de Fazer Negócios

    No contexto das redes e das possibilidades de produção que elas estabelecem, a complexidade representada pela quantidade de sujeitos passíveis de interação, pela autonomia de cada ator, pela diversidade de objetivos e de visões de mundo, pelas contradições metodológicas e culturais não representa uma dificuldade insuperável, mas a real possibilidade da construção de uma estrutura singular de produção apoiada nos atores necessários, adequadamente integrados. Assim, o empreendedor é um ator que reúne as condições preexistentes e autônomas para estruturar a iniciativa possível. É necessário identificar as sinergias locais e as complementaridades necessárias. A tomada de decisão prospera a partir de uma governança sustentada através de fóruns, grupos de percepção, grupos de discussão e de decisão que substitui o processo permanente de estruturação dos atores que se dá tradicionalmente pela via hierárquica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente

    Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Dicionário de Administração e Turismo

    Apesar da enorme dificuldade em elaborar um dicionário, pelas inúmeras possibilidades e opções de inclusão e aprofundamento de termos e conceitos, consideramos válida e justificada esta obra. Entre algumas justificativas para sua edição, destacam-se a carência de obras dessa natureza no mercado editorial brasileiro; a importância e necessidade de compreensão da origem e do significado das palavras e conceitos abordados; a necessidade de familiarização dos alunos dos cursos de Administração, Turismo e de áreas afins com termos e conceitos essenciais para o estudo dessas áreas; o processo de transformação da própria Ciência Administrativa, que, por ser recente, tem seus conhecimentos gerados e transformados com grande rapidez. Os termos e conceitos apresentados nesse livro estão classificados em doze áreas de conhecimento da Ciência Administrativa e do Turismo, o que permite aos leitores uma consulta simples, rápida e fácil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-book - Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-BOOK - Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes

    Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Antologia do Empreendedor - Uma Coletânea de Ensinamentos Úteis do Mundo Empresarial

    Uma biblioteca é como um manancial de sabedoria. Nela encontramos todos os tesouros culturais do passado, os progressos científicos e tecnológicos do presente e as previsões do futuro. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empresas Proativas 4.0 - Estratégias para vencer na Era Digital

    O mundo 4.0 é uma realidade presente. Nunca, em nenhum momento da história, sociedade, empresas e organizações foram tão bombardeadas pela mudança. Vivemos em uma era exponencial. Este mundo nos coloca diante de duas trilogias: de um lado, a conectividade, a digitalização e a informação extensiva. A par delas, a crescente simbiose das dimensões física, virtual e biológica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-BOOK - Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes

    Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mirando Resultados

    Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Organizações Caórdicas: Modelagem de Organizações Inovadoras

    As organizações atuais e seu ambiente mutante, o qual oscila entre o caos e a ordem e suas conseqüências e resultados, e principalmente como sustentar esse ambiente de forma estruturada e prática é o assunto do momento. Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras trata desse assunto de forma dinâmica, explicativa, para que o leitor possa visualizar soluções e compreender as diversas manifestações de competência e realidade que são produzidas na realidade das empresas modernas, e como entrosá-las de modo que se obtenha o melhor resultado produtivo. Citando o próprio livro: “tratando de temas tão complexos e abordando sob a ótica da visão contemporânea da ciência, o texto termina por produzir propostas concretas para apoiar a reflexão e decisão de gestores na condução de suas organizações”. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Metodologia para Gestão de Mudanças Organizacionais: guia prático de conhecimentos da Strategy Consulting

    Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Prática de Gestão

    "Nos tempos atuais, sabemos que a inserção das empresas no mercado competitivo está intrinsecamente ligada à sua capacidade permanente de inovar e sua flexibilidade em se adaptar às constantes mudanças. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 4 Rs das Relações Públicas Plenas - Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios

    Fruto de mais de 30 anos de experiência obtida como consultor empresarial e professor, o modelo dos 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Machado Neto representa um sopro de renovação teórica no campo das Relações Públicas, com vocação para propagar-se como um viral tanto nos círculos universitários quanto no mundo das organizações, independente do porte, em todos os segmentos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente

    Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Comunicação Empresarial: A Chave para Coordenar e Liderar um Empreendimento

    Após três revoluções industriais, chegamos a Era Pós-Industrial que, com um alto nível tecnológico e uma inundação de informações, fez-nos perceber que o problema maior é a falta de comunicação. Mas como aceitar esta premissa se vivemos num mundo globalizado e com uma economia Interligada? As organizações descobriram logo que uma comunicação para ser efetiva precisa ser restrita, e inteligente, interativa, motivadora relevante. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Marketing Cultural das práticas à teoria - 3a. Edição Revista e Ampliada

    Este livro, agora na sua terceira edição, desvela e detalha a prática empresarial consagrada pela expressão marketing cultural no Brasil, propõe uma classificação para essa prática, de acordo com o fato/locus gerador em que se dê, e demonstra que, como política de comunicação institucional, o marketing cultural é um instrumento eficaz de relações públicas. Além de repassar a literatura que fundamenta a proposição desse novo conceito, propõe sua classificação em diferentes modalidades, lançando mão do estudo de casos (incluindo um com pesquisas de opinião) e da tomada de depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos em exercício no Brasil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração de Produção e Operações

    “O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas

    Fruto de vários anos de experiência da autora como administradora, consultora e professora especializada no assunto, este livro é destinado a estudantes de disciplinas nas áreas técnicas que, conforme vão progredindo em suas carreiras, normalmente passam a exercer atividades de natureza administrativa e precisam aprender a resolver os vários problemas complexos que inevitavelmente surgirão pelo caminho. Aqui você encontrará todos os temas e conceitos considerados bagagem básica para profissionais que se tornam administradores, muitas vezes não por vocação, mas como consequência do avanço em suas carreiras. Com linguagem acessível e tratando os temas em ordem cronológica, o livro destaca a trajetória do papel dos trabalhadores na produção, ressalta o pensamento sistêmico como ferramenta indispensável para lidar com a turbulência do ambiente em que vivemos e ainda traz exercícios que podem ser utilizados para aprofundar os conceitos mais importantes da Administração. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Dicionário de Administração e Turismo

    Apesar da enorme dificuldade em elaborar um dicionário, pelas inúmeras possibilidades e opções de inclusão e aprofundamento de termos e conceitos, consideramos válida e justificada esta obra. Entre algumas justificativas para sua edição, destacam-se a carência de obras dessa natureza no mercado editorial brasileiro; a importância e necessidade de compreensão da origem e do significado das palavras e conceitos abordados; a necessidade de familiarização dos alunos dos cursos de Administração, Turismo e de áreas afins com termos e conceitos essenciais para o estudo dessas áreas; o processo de transformação da própria Ciência Administrativa, que, por ser recente, tem seus conhecimentos gerados e transformados com grande rapidez. Os termos e conceitos apresentados nesse livro estão classificados em doze áreas de conhecimento da Ciência Administrativa e do Turismo, o que permite aos leitores uma consulta simples, rápida e fácil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão

    ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo Criativo - A Nova Dimensão da Empregabilidade

    A expressão “inovação” ganhou notoriedade representando a perplexidade, o embaraço, a ansiedade e a insegurança de uma sociedade planetária que, na busca de sensações que a essas se contrapõem, começou a sentir nas crescentes pressões dos efeitos secundários e terciários de tudo que produziu desordenadamente – altíssima tecnologia com baixíssima freqüência sócio-moral – exatamente, o inverso. Muito embora ela nada mais seja do que a sinonímia do contemporâneo e do inédito, também é verdadeira a conclusão de que nunca se apresentou de forma tão desestabilizadora como o faz agora. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Business-Defined IT na Era dos Aplicativos - Inovando diariamente

    Em 2005, não existiam produtos como o iPhone, iPad, Galaxy Notes, empresas como o Facebook, Twitter, Uber, Instagram e soluções para desenvolver aplicativos como o MIT Inventor, Fábrica de Aplicativos etc. Em 2015, essas empresas viraram conglomerados bilionários e passaram a influenciar o comportamento de bilhões de pessoas. Isto significa que não é possível fazer planos para mais de dez anos. As mudanças são muito rápidas e radicais. Os planos em longo prazo devem ser, portanto, revistos a cada trimestre ou quadrimestre para que eles acompanhem o ritmo exponencial das mudanças. Muitos projetos vão morrer neste caminho e projetos atrasados vão ser substituídos. Os modelos de desenvolvimento precisam dos conceitos da colaboração. As empresas vão demandar por muito capital intelectual e o crescimento desta demanda será exponencial e contínuo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo e Tecnologias Inovadoras - Avaliando para Transformar

    A participação no processo de produção se transforma rapidamente e engendra novas formas de relacionamento que prosperam à margem dos formalismos legais e geram novos modelos de negócio e novos modelos de participação no desenvolvimento dos negócios. Empreendedorismo e Inovação excitam Pequenos e Inovadores empresários no desenvolvimento de suas ideias e no protagonismo de suas iniciativas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Novos Modos de Fazer Negócios

    No contexto das redes e das possibilidades de produção que elas estabelecem, a complexidade representada pela quantidade de sujeitos passíveis de interação, pela autonomia de cada ator, pela diversidade de objetivos e de visões de mundo, pelas contradições metodológicas e culturais não representa uma dificuldade insuperável, mas a real possibilidade da construção de uma estrutura singular de produção apoiada nos atores necessários, adequadamente integrados. Assim, o empreendedor é um ator que reúne as condições preexistentes e autônomas para estruturar a iniciativa possível. É necessário identificar as sinergias locais e as complementaridades necessárias. A tomada de decisão prospera a partir de uma governança sustentada através de fóruns, grupos de percepção, grupos de discussão e de decisão que substitui o processo permanente de estruturação dos atores que se dá tradicionalmente pela via hierárquica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Manual do Trabalho Acadêmico-Científico: Planejar, elaborar e apresentar

    Este livro se distingue de outras obras, não por que tem a pretensão de ser melhor, ou esgotar os assuntos apresentados. Seu diferencial está na forma lúdica em que expõe seus capítulos ao leitor, provocando-o para realizar os exercícios propostos. O livro se apresenta como um instrumento para que professores e estudantes possam alcançar resultados positivos.
    As produções acadêmicas abordadas neste livro são voltadas para estudantes e professores de cursos universitários, tanto para níveis de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), quanto para pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Estudantes de ensino médio também podem utilizar o livro como preparação antecipada para o ingresso na universidade.
    O livro foi elaborado de forma didática, com ensinamentos práticos. Ao final de cada capítulo são apresentados deliciosos “Saraus Acadêmicos”, com sugestões de leitura de outras obras, sites, músicas e filmes relacionados ao tema, como forma de ampliar a reflexão e aprendizado do estudante. Um verdadeiro “balaio literário e cultural”.
    Ao finalizar a leitura do livro, o leitor terá como resultado o domínio sobre o medo de falar em público, realizando apresentações acadêmicas excelentes. Todos os temas apresentados foram fruto de muita pesquisa e estudo, prontos para serem utilizados de maneira simples e adaptável, conforme suas necessidades e recursos disponíveis.
    Tenho certeza de que com o auxílio deste livro e através da prática constante, estudantes e professores tornarão suas apresentações acadêmicas, palestras, treinamentos, seminários, aulas ou outros tipos de encontros, mais interessantes ao longo de suas carreiras acadêmicas e profissionais.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorGenival E. de Souza

    Genival E. de Souza é mestre (USCS) e bacharel em Administração (UNG), pós-graduado em Engenharia de Software (USJT) com MBA em Marketing e Vendas (FMU). Coordenador e professor do curso de graduação de Administração da FMU/FIAM-FAAM. Foi professor da Fatec Ipiranga (Centro Paula Souza) até dez/2015. Orientador de projetos e trabalhos acadêmicos, palestrante em oficinas de metodologia científica e apresentação oral. Tem experiência como consultor empresarial em planejamento estratégico e gestão de pessoas há 26 anos. É representante do CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo). Possui dois livros publicados: Mercado Imobiliário: Fatores que Influenciam a Decisão de Compra de Imóveis e Empreendedorismo: Uma Perspectiva Multidisciplinar, este escrito em parceria com outros autores.
    Informações TécnicasSumário

    Prefácio...............................................................................................................xxi
    Introdução.............................................................................................................1

    Capítulo 1: Tipos de Trabalhos Acadêmicos............................................ 5
    Objetivos de Aprendizagem..............................................................................5
    Iniciando os Estudos na Universidade..........................................................6
    Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos..............................................7
    Apresentação Escrita e Oral..............................................................................9
    Tipos de Encontros e Porte do Evento ...................................................... 10
    Características de Territorialidade............................................................... 10
    Eventos Fora da sua Cidade........................................................................... 11
    Papel do Coordenador de Eventos..............................................................12
    Nomenclaturas Mais Comuns......................................................................12
    Tipos de Trabalhos Acadêmicos.................................................................. 15
    Manual do Trabalho Acadêmico-Científico
    A Defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.............22
    Banca Examinadora..........................................................................................23
    Preparação para Defesa do Trabalho perante a Banca ........................23
    Evitando o Plágio em Apresentações Acadêmicas.................................26
    Sarau Acadêmico ...............................................................................................29

    Capítulo 2: O Papel do Orientador..............................................................35
    Objetivos de Aprendizagem...........................................................................36
    O Professor Orientador...................................................................................36
    Sarau Acadêmico ...............................................................................................39

    Capítulo 3: Planejamento da Apresentação Acadêmica.................43
    Objetivos de Aprendizagem...........................................................................43
    Definição de Planejamento............................................................................44
    Objetivos e Metas.............................................................................................. 45
    Planejamento por Escrito, e Não na Cabeça...........................................47
    Estratégias no Planejamento..........................................................................47
    “Plano B” e o Improviso .................................................................................48
    Cadastro Acadêmico ........................................................................................49
    Cronograma e Controle de Atividades......................................................50
    Dicas Importantes para Apresentações Acadêmicas
    Realizadas em Grupo ..................................................................................52
    Administração do Tempo...............................................................................54
    Características que o Tempo Apresenta ....................................................56
    Concepções e Percepções do Tempo..........................................................56
    Justificativas para Não se Rever o Uso do Tempo................................57
    Ações Efetivas para Administração do Tempo.......................................58
    Sarau Acadêmico ...............................................................................................60

    Capítulo 4: Reconhecendo o Público da Apresentação..................65
    Objetivos de Aprendizagem........................................................................... 65
    Conhecendo seu Público ................................................................................66
    Pessoas na Plateia com Necessidades Especiais......................................66
    Público Infantil, Jovem e Adulto.................................................................67
    Situações Inconvenientes ou Rejeição........................................................68
    Fatores que Influenciam o Humor da Plateia.........................................70
    Sarau Acadêmico ...............................................................................................71

    Capítulo 5: Organização do Espaço da Apresentação.....................75
    Objetivos de Aprendizagem...........................................................................75
    Análise, Reconhecimento e Organização.................................................76
    Formatos de Apresentações............................................................................77
    Sarau Acadêmico ...............................................................................................80

    Capítulo 6: Domine o Assunto que Vai Apresentar............................83
    Objetivos de Aprendizagem...........................................................................83
    Domínio sobre o Assunto ..............................................................................84
    Fatores a serem Considerados Quanto ao Domínio
    do Assunto.......................................................................................................85
    Sarau Acadêmico ...............................................................................................87

    Capítulo 7: Voz: A Linguagem Verbal .........................................................91
    Objetivos de Aprendizagem........................................................................... 91
    Voz: A Linguagem Verbal ..............................................................................92
    Volume e Intensidade.......................................................................................92
    Ritmo.....................................................................................................................92
    Dicção....................................................................................................................93
    Articulação...........................................................................................................93
    Sotaques................................................................................................................93
    Termos Vulgares ................................................................................................94
    Cuidados com a Voz.........................................................................................95
    Sarau Acadêmico ...............................................................................................98

    Capítulo 8: Microfone: Como Fazer seu Uso Correto.......................101
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................101
    Microfone: Como Fazer seu Uso Correto..............................................102
    Modelos Mais Utilizados de Microfone..................................................102
    Alguns Cuidados ao Utilizar o Microfone.............................................103
    Sarau Acadêmico .............................................................................................104
    Capítulo 9: Olhando para a Plateia...........................................................107
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................107
    Contato Visual..................................................................................................108
    Técnicas para Estabelecer Contato Visual .............................................108
    Sarau Acadêmico .............................................................................................112

    Capítulo 10: Piadas, Brincadeiras, Bom Humor,
    Motivação e Gafes.......................................................................................115

    Objetivos de Aprendizagem......................................................................... 115
    Piadas, Brincadeiras e Bom Humor.........................................................116
    Cuidados ao Utilizar Piadas e Brincadeiras...........................................116
    Motivação...........................................................................................................118
    Fatores Motivacionais....................................................................................118
    Fatores que Desmotivam..............................................................................119
    Gafes, Micos e Saias Justas..........................................................................121
    Sarau Acadêmico .............................................................................................123

    Capítulo 11: Roupas: Como se Vestir........................................................127
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................127
    Roupas: Como se Vestir............................................................................... 128
    Exemplos na Prática .......................................................................................129
    Decisão de Escolha da Roupa.....................................................................129
    Como se Vestir Quando a Apresentação é
    Realizada em Grupo..................................................................................130
    Cuidados que Exigem um Pouco Mais de Atenção ...........................131
    Para os Homens Existem Alguns Cuidados Especiais ......................132
    Para as Mulheres Existem Outros Cuidados Especiais.....................132
    Sua Imagem.......................................................................................................133
    Asseio e Higiene Pessoal ...............................................................................133
    Sarau Acadêmico .............................................................................................135

    Capítulo 12: Iniciando sua Apresentação Acadêmica......................139
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................139
    Iniciando sua Apresentação Acadêmica ..................................................140
    Respondendo a Perguntas da Plateia........................................................141
    Fazendo a Plateia Participar por Meio de Perguntas..........................142
    Sarau Acadêmico .............................................................................................143

    Capítulo 13: Comunicação............................................................................145
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................145
    Comunicação....................................................................................................145
    Sarau Acadêmico .............................................................................................148

    Capítulo 14: A Linguagem Corporal e Postural ..................................153
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................153
    A Linguagem Corporal e Postural............................................................154
    Cuidados com a Postura e os Gestos........................................................154
    Utilizando Gestos em suas Apresentações Acadêmicas ....................156
    Gestos das Mãos: Como Podem Ajudar.................................................157
    Gestos Mais Comuns com as Mãos.........................................................158
    Outros Gestos...................................................................................................162
    Ficar Parado Durante a Apresentação .....................................................163
    Sarau Acadêmico .............................................................................................165

    Capítulo 15: Histórias e Metáforas...........................................................169
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................169
    Histórias e Metáforas.....................................................................................170
    Contar Histórias e Metáforas é um Treinamento Constante.........171
    Exemplos de Histórias e Metáforas ..........................................................173
    Dicas para Você Contar Histórias e Metáforas....................................174
    Sarau Acadêmico .............................................................................................175

    Capítulo 16: Criatividade: Como Explorar...............................................179
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................179
    Conceito de Criatividade..............................................................................180
    Benchmarks.........................................................................................................182
    Brainstorm..........................................................................................................184
    Etapas para Desenvolver Brainstorm........................................................185
    Dicas Legais para Estimular a Criatividade..........................................186
    Sarau Acadêmico .............................................................................................187

    Capítulo 17: Recursos Audiovisuais..........................................................191
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................191
    Recursos Audiovisuais...................................................................................192
    Retenção Mnemônica....................................................................................193
    Programação Neurolinguística...................................................................195
    Recursos Visuais Mais Utilizados em
    Apresentações Acadêmicas ......................................................................197
    Dinâmicas de Grupo..................................................................................... 204
    Sarau Acadêmico ............................................................................................ 208

    Capítulo 18: Slides: Como Produzi-los e Torná-los
    Mais Atraentes..............................................................................................219

    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................219
    Slides: Iniciando a Confecção de Slides a Partir de um Script...... 220
    Confecção de Slides....................................................................................... 220
    Criando a Identidade Visual de seus Slides.......................................... 222
    A Fonte dos Slides.......................................................................................... 223
    Palavras-Chave para os Slides.................................................................... 224
    Imagens nos Slides......................................................................................... 226
    Sugestões para Consulta de Sites de Banco de Imagens.................. 229
    Evitando Poluição Visual............................................................................. 229
    Cores em seus Slides...................................................................................... 230
    Gráficos, Tabelas e Quadros.......................................................................233
    O PowerPoint® em suas Apresentações Acadêmicas.......................... 236
    Preparação de Slides com o PowerPoint®............................................... 237
    Templates, Animações, Transições e Clipart....................................... 237
    Sarau Acadêmico .............................................................................................239

    Capítulo 19: Dominando o Medo de Falar em Público....................243
    Objetivos de Aprendizagem........................................................................ 243
    Dominando o Medo de Falar em Público............................................ 244
    Enfrentando o Medo de Falar em Público ............................................245
    Sarau Acadêmico .............................................................................................249

    Capítulo 20: Conclusão de sua Apresentação Acadêmica.........253
    Objetivos de Aprendizagem.........................................................................253
    Conclusão de sua Apresentação Acadêmica ..........................................254
    Pontos Principais da Conclusão da Apresentação ...............................254
    Sarau Acadêmico .............................................................................................256

    Referências Bibliográficas..............................................................259
    Avaliação Técnica - Outro Professor:"Os capítulos sugerem indicações didáticas instruindo e oferecendo sugestões diversas para que o estudante esteja seguro sobre os passos que deverá seguir até que sua apresentação oral culmine com o sucesso da exposição e divulgação de suas ideias."
    Formação do Professor:Drª. Elizabeth Del Nero Sobrinha, Professora da Escola de Negócios e Hospitalidade da FMU/FIAM-FAAM e da Faculdade Casper Líbero

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:288
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788550800752
    Encadernação:Brochura
    Autor:Genival E. de Souza
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!