Planejamento Avançado da Qualidade: Sistemas de gestão, técnicas e ferramentas

Ao aceitarmos o desafio de elaborar este Planejamento Avançado da Qualidade, percebemos uma ótima oportunidade para atualizar nosso material didático utilizado em treinamentos, nas disciplinas de Gestão da Qualidade e para compilar anotações e experiências acumuladas em empresas e projetos de consultoria ao longo de 20 anos. Nosso principal objetivo foi elaborar um manual com muitos exemplos, de fácil leitura e compreensão, e que despertasse o interesse de universitários e profissionais pela Gestão da Qualidade, funcionando como um guia para a implementação bem-sucedida de programas de qualidade nas organizações brasileiras. Este livro descreve conceitos, ferramentas, técnicas da qualidade e os diversos elementos do sistema de gestão da qualidade (SGQ) baseado na ISO 9001 e nos Prêmios da Qualidade. Para melhor compreensão dos conteúdos, usou-se o recurso de estudos de caso, figuras e descrição de exercícios. As soluções de inúmeros exercícios reforçam nosso compromisso com o aprendizado.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Planejamento em 140 Tweets

    Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Glossário de termos técnicos de TI

    O avanço das novas tecnologias e da internet faz com que a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação, ou simplesmente TI, cresça constantemente. Espera-se desse novo especialista amplo domínio de processos relacionados a web, redes, computação gráfica, infraestrutura, desenvolvimento de TI e aplicativos em geral. Neste glossário prático e completo estão reunidos os principais termos, siglas e expressões de TI .... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso - Por Que os Projetos Atrasam?

    PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS

    A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise de Sistemas - 10 Habilidades Fundamentais

    Para ser um Analista de Sistemas de sucesso, conhecer o software do momento não basta. Para completar a formação profissional e acadêmica, é necessário desenvolver um leque de habilidades fundamentais. O pleno exercício dessa empolgante profissão requer uma sólida visão empresarial e conhecimento da área de negócio em que se pretende atuar, o que só se adquire na prática, com dedicação e empenho. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI

    Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros

    Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT

    PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS

    A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Projetos Sem Crise

    Como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto
    Consulte o livro Gerenciamento de projetos sem crise: como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto e encontre os segredos que lhe ajudarão a se tornar um gerente de projetos de ponta em sua empresa, em seu campo e, talvez, até no mundo! ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Infraestrutura BIG DATA com OpenSource

    Neste livro você será capaz de entender e implementar, na teoria e com práticas feitas em plataformas CentOS 6 e Debian wheezy, infraestrutura que suporta gigantes como Google, Yahoo, Facebook, NSA, Amazon, LHC. Infraestruturas capazes de criar 200 petabytes de dados em instantes.
    A obra inicia com formas de armazenamentos já consagradas pelo mercado e mostra alternativas a equipamentos de altíssimo custo que a princípio inviabilizariam o armazenamento de massas de dados de proporções tão grandes em pequenas e médias empresas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware

    A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Scrum Essencial - Um guia prático para o mais popular processo ágil

    R$ 180,00 ou 3x de R$ 60,00

    Se quiser usar Scrum para desenvolver produtos e serviços inovadores que encantem seus clientes, o Scrum Essencial é a referência completa que você estava procurando. Kenny Rubin, importante Scrum coach e trainer, esclarece os valores, princípios e práticas do Scrum, e descreve abordagens flexíveis comprovadas que podem lhe ajudar a implementar o Scrum muito mais efetivamente. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Sistemas de Informação para Administradores

    O Mundo dos Negócios requer profissionais capacitados e antenados em todos os assuntos. Este livro aborda, através de uma linguagem cotidiana e bem-humorada, conceitos inerentes à T.I., mas com “aquele pezinho” na Administração, por exemplo: BI, CRM, ERP, Crimes Virtuais, etc. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • HCMBOK - O Fator Humano na Liderança de Projetos 3ª Edição

    Todo gestor deveria utilizar as práticas do HCMBOK integradas à metodologia de gestão de projetos para desenvolver seu trabalho na plenitude. Este livro endereça de forma simples e prática o ponto crítico em gestão de mudanças organizacionais aplicada em projetos de todas as naturezas: o fator humano. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição

    R$ 176,00 ou 3x de R$ 58,66

    O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Decisões com B.I. (Business Intelligence)

    O enfoque principal desta obra é Business Intelligence baseando-se em uma linguagem cotidiana, simples, detalhada e sobretudo acessível! É especial imprescindível para profissionais das áreas de gestão empresarial, responsáveis pela informática e informações na empresa além de ser material auxiliar dos mais variados cursos sobre novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento da empresa tendo como base explicitamente a informação correta. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Estudos Qualitativos em Gestão da Tecnologia e Sistemas da Informação

    Ao se falar em sistemas de informação (SI) é comum ainda haver uma interpretação e associação com um sistema técnico, altamente complexo, onde especialistas (os analistas) buscam identificar os “requerimentos verdadeiros” que modelariam as necessidades de informação dos usuários. Tal perspectiva tem levado a um aumento no nível de insatisfação e de reclamações quanto ao desenvolvimento e uso de SI, assim como de seus custos. Buscando refletir sobre esses fenômenos, a Academia concentrou-se em pesquisas de natureza quantitativa durante várias décadas, contudo, nos últimos quinze anos vê-se uma maior concentração de estudos qualitativos, no Brasil e no mundo. O presente livro procura contribuir com uma nova visão prático-organizacional para os sistemas de informação, em que as pessoas nas empresas atribuem intersubjetivamente significados ao mundo e constroem uma visão de informação relevante que irá afetar a produtividade e a competitividade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Por Que Trabalhar na TI? Perguntas e respostas sobre um trabalho cheio de oportunidades, arriscado e que muda o tempo todo

    Este livro busca respostas para essas situações adversas que parecem se repetir em todas as TIs. A TI só muda de endereço, mas as pessoas fazem a diferença. O texto possui uma visão pragmática e extrai um sentido novo e bem-humorado de assuntos tão diversos como planejamento estratégico, o sentido e a preocupação no trabalho, o heroísmo, a promoção, a demissão e a arte do dizer “não”. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerência de Projetos de Software

    A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Automação de Escritórios com Office 2000

    Enriquecido com diversas atividades práticas e estudos de casos reais, este livro apresenta as técnicas para utilização das novas ferramentas que proporcionem ganho de produtividade e qualidade no trabalho. O enfoque principal é sobre a oderosa ferramenta MS Office 2000. É um forte material de apoio para professores, estudantes e profissionais das áreas de informática e gestão de empresas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão de Stakeholders - Uma abordagem teórico-prática utilizando a TI como suporte na Gestão de Stakeholders

    A gestão de stakeholders é uma preocupação inerente à gestão de projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • SAP R/3 Ferramentas de Relatório

    O SAP R/3 permite integrar informações a partir de qualquer divisão de sua empresa e gerar relatórios que exibem dados de forma útil. Com este guia o usuário aprenderá a criar, personalizar e produzir relatórios eficientes. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento da Realização de Benefícios:

    O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • *ESGOTADO*Manual de DevOps: Como obter agilidade, confiabilidade e segurança em organizações tecnológicas

    R$ 170,00 ou 3x de R$ 56,66

    A convergência de vários movimentos importantes em gestão e tecnologia prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis da manufatura física e da liderança no fluxo de valor de TI. Em Manual de Devops você verá que as organizações que adotam os princípios e práticas Lean melhoram significativamente a produtividade da fábrica, os tempos de execução para o cliente, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, permitindo que vençam no mercado. Entenda melhor o potencial da revolução DevOps e como as organizações de alto desempenho ampliam as chances de exceder metas de lucratividade, participação de mercado e produtividade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Bússola de Gestão para a Construção Civil

    Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças. Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Wap: Guia de Tecnologia - Série Facunte

    Este livro apresenta o WAP, desde o básico até o desenvolvimento de documentos WAP, provando porque essa tecnologia será adotada tranqüilamente no mercado brasileiro, que vem se tornando um dos maiores mercados de telecomunicações do mundo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Infraestrutura BIG DATA com OpenSource

    Neste livro você será capaz de entender e implementar, na teoria e com práticas feitas em plataformas CentOS 6 e Debian wheezy, infraestrutura que suporta gigantes como Google, Yahoo, Facebook, NSA, Amazon, LHC. Infraestruturas capazes de criar 200 petabytes de dados em instantes.
    A obra inicia com formas de armazenamentos já consagradas pelo mercado e mostra alternativas a equipamentos de altíssimo custo que a princípio inviabilizariam o armazenamento de massas de dados de proporções tão grandes em pequenas e médias empresas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico: Alinhamento e Integração Organizacional Privada ou Pública

    Este livro apresenta conceitos, roteiros de projetos e modelos de alinhamento dos sistemas de informação e da tecnologia da informação ao negócio empresarial ou à atividade pública por meio da integração entre o Planejamento Estratégico de Informações e da Tecnologia da Informação e o Planejamento Estratégico Privado ou Público. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Scrum Essencial - Um guia prático para o mais popular processo ágil

    R$ 180,00 ou 3x de R$ 60,00

    Se quiser usar Scrum para desenvolver produtos e serviços inovadores que encantem seus clientes, o Scrum Essencial é a referência completa que você estava procurando. Kenny Rubin, importante Scrum coach e trainer, esclarece os valores, princípios e práticas do Scrum, e descreve abordagens flexíveis comprovadas que podem lhe ajudar a implementar o Scrum muito mais efetivamente. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Decisões com B.I. (Business Intelligence)

    O enfoque principal desta obra é Business Intelligence baseando-se em uma linguagem cotidiana, simples, detalhada e sobretudo acessível! É especial imprescindível para profissionais das áreas de gestão empresarial, responsáveis pela informática e informações na empresa além de ser material auxiliar dos mais variados cursos sobre novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento da empresa tendo como base explicitamente a informação correta. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia

    R$ 110,00 ou 2x de R$ 55,00

    Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso - Por Que os Projetos Atrasam?

    PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS

    A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • *ESGOTADO*Manual de DevOps: Como obter agilidade, confiabilidade e segurança em organizações tecnológicas

    R$ 170,00 ou 3x de R$ 56,66

    A convergência de vários movimentos importantes em gestão e tecnologia prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis da manufatura física e da liderança no fluxo de valor de TI. Em Manual de Devops você verá que as organizações que adotam os princípios e práticas Lean melhoram significativamente a produtividade da fábrica, os tempos de execução para o cliente, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, permitindo que vençam no mercado. Entenda melhor o potencial da revolução DevOps e como as organizações de alto desempenho ampliam as chances de exceder metas de lucratividade, participação de mercado e produtividade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Sistemas de Informação para Administradores

    O Mundo dos Negócios requer profissionais capacitados e antenados em todos os assuntos. Este livro aborda, através de uma linguagem cotidiana e bem-humorada, conceitos inerentes à T.I., mas com “aquele pezinho” na Administração, por exemplo: BI, CRM, ERP, Crimes Virtuais, etc. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Scrum e TFS: uma abordagem prática

    No processo de adoção do Scrum podem ocorrer dificuldades por conta de fatores ambientais, ativos de processos e recursos humanos. Existem diferentes formas de operacionalizar a mudança necessária para o mindset ágil e devem ser considerados os atores envolvidos, seus respectivos papéis e o nível de maturidade da organização. Um ponto central nesse tipo de cenário é controlar o que se faz para que se possa medir e consequentemente tomar as ações necessárias para que a melhoria contínua no processo possa ser viabilizada. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Planejamento em 140 Tweets

    Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento

    R$ 130,00 ou 2x de R$ 65,00

    Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Automação de Escritórios com Office 2000

    Enriquecido com diversas atividades práticas e estudos de casos reais, este livro apresenta as técnicas para utilização das novas ferramentas que proporcionem ganho de produtividade e qualidade no trabalho. O enfoque principal é sobre a oderosa ferramenta MS Office 2000. É um forte material de apoio para professores, estudantes e profissionais das áreas de informática e gestão de empresas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Desempenho Corporativo

    Nas últimas décadas tem se observado um dinamismo cada vez maior no ambiente empresarial, e a necessidade de alcançar novos patamares de gestão e desempenho tornou-se um requisito fundamental para as empresas brasileiras. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Projetos Sem Crise

    Como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto
    Consulte o livro Gerenciamento de projetos sem crise: como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto e encontre os segredos que lhe ajudarão a se tornar um gerente de projetos de ponta em sua empresa, em seu campo e, talvez, até no mundo! ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)

    Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
    Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Surfando a Terceira Onda no Gerenciamento de Projetos: Um estudo de “causos” sobre gestão de pessoas e resultados

    O conhecimento estruturado sobre gerenciamento de projetos vem sendo desenvolvido há pelo menos meio século. Hoje temos disponíveis certificações, manuais, métodos, só que os resultados esperados não aconteceram: continuamos com cronogramas atrasados, orçamentos estourados, escopos não completados... A proposta deste livro é abordar, de forma bem-humorada, como o fator humano pode ser uma boa explicação para os fracassos e sucessos obtidos. Este é o conceito da “Terceira onda”; depois do conhecimento e dos métodos, chegou a vez de abordar a cultura, a motivação, a comunicação, enfim, todos os componentes “humanos” que podem afetar, para o bem e para o mal, os resultados dos projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição

    R$ 176,00 ou 3x de R$ 58,66

    O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Six Sigma no Marketing do Big Data

    Fica bastante evidenciado nos exemplos das aplicações dos modelos analíticos habilitados pelo Big Data que as principais aplicações estão relacionadas com as áreas de vendas e marketing, desempenho e inovação. A maioria dos casos de mercado revela que as companhias estão usando o Big Data para agregar valor ao negócio. Em alguns projetos, as análises usaram as informações internas disponíveis ou para melhorar a rede logística de distribuição de produtos e serviços ou para oferecer um portfólio mais aderente com as necessidades dos clientes ou para criar novos serviços. Outros projetos usaram as informações internas e externas para identificar e monitorar os índices direcionadores de negócio para explorar as oportunidades e aumentar a competitividade e produtividade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros

    Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Questões Comentadas de Provas de Tecnologia da Informação: uma abordagem didática

    Este livro procura fornecer, de maneira didática, comentários de várias questões de muitos concursos, como do TCU e do MPOG, por exemplo, e de diversas bancas, como CESPE e ESAF, entre outras. Cada comentário é precedido da apresentação de explicações teóricas, de maneira embasada, sobre os assuntos tratados nas questões. Tratando-se de questões de múltipla escolha, cada item é comentado, de forma a esclarecer o porquê de ele estar certo ou estar errado. Ademais, os conceitos e explicações apresentadas dão base para resolver quaisquer outras questões de outras bancas ou outros concursos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • ISO 21500 Orientações sobre gerenciamento de projetos: diretrizes para o sucesso

    O sucesso dos projetos trará melhores resultados para todos, em todos os momentos. Como obtê-lo? A resposta está no modelo de gestão. Aplicando as diretrizes da ABNT NBR ISO 21500 é possível otimizar o uso de recursos, obter prazos menores, ampliar os benefícios desejados e atender às expectativas de todas as partes interessadas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation

    PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame PRINCE2® Foundation.
    “O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.” ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão de Stakeholders - Uma abordagem teórico-prática utilizando a TI como suporte na Gestão de Stakeholders

    A gestão de stakeholders é uma preocupação inerente à gestão de projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Planejamento Avançado da Qualidade: Sistemas de gestão, técnicas e ferramentas

    Ao aceitarmos o desafio de elaborar este Planejamento Avançado da Qualidade, percebemos uma ótima oportunidade para atualizar nosso material didático utilizado em treinamentos, nas disciplinas de Gestão da Qualidade e para compilar anotações e experiências acumuladas em empresas e projetos de consultoria ao longo de 20 anos.

    Nosso principal objetivo foi elaborar um manual com muitos exemplos, de fácil leitura e compreensão, e que despertasse o interesse de universitários e profissionais pela Gestão da Qualidade, funcionando como um guia para a implementação bem-sucedida de programas de qualidade nas organizações brasileiras.

    Este livro descreve conceitos, ferramentas, técnicas da qualidade e os diversos elementos do sistema de gestão da qualidade (SGQ) baseado na ISO 9001 e nos Prêmios da Qualidade. Para melhor compreensão dos conteúdos, usou-se o recurso de estudos de caso, figuras e descrição de exercícios. As soluções de inúmeros exercícios reforçam nosso compromisso com o aprendizado.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorProf. Dr. Marcos Albertin

    Prof. Dr. Marcos Albertin é graduado em Eng. Mecânica pela PUC-RS (1983), pós-graduado em Saúde e Segurança do Trabalho, FENVA-MG (1998), tem mestrado em Eng. Industrial pela FH-Bochum (1993) e doutorado em Eng. de Produção pela UFRGS (2003). Atualmente é professor associado do Centro de Tecnologia da UFC. Trabalhou em empresas como: Mangels, ZF, OPEL-GM, Marcopolo e DANA. Especialista em ISO 9001, TS 16949, STP e Gestão da Qualidade. Possui pós-doutorado no BIBA-Bremen (2009) em Monitoramento de Sistemas Produtivos e no IPK-Fraunhofer em Benchmarking (2013). Estágio na Vienna University of Technology (TU Wien) em Qualidade no Ensino Superior (2016).

    Viviane Guertzenstein

    Viviane Guertzenstein é graduada em Psicologia (1996) e pós-graduada em Gestão da Qualidade (1999) pela UNISINOS-RS. Possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica, na USP-SP (2005) e em Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança na Indústria Off Shore, na UCB-RJ. Atua como consultora em Gestão desde 1997, no Brasil e USA. É sócia fundadora da Qualità Consultoria e Desenvolvimento Ltda e consultora do SEBRAE-RS nas soluções da Qualidade, Melhorias de Processos e Planejamento Estratégico, desde 2002. Especialista em sistemas de gestão integrados para a ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    CAPÍTULO 1: GESTÃO DA QUALIDADE 1
    O que é qualidade? 3
    Dimensões da Qualidade 4
    A evolução da qualidade 6
    Prêmios da Qualidade 13
    Os fundamentos e critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 15
    Como implementar o MEG 26
    Sistema de Gestão baseado na ISO 9001 27
    Princípios e requisitos da ISO 9001:2015 28
    Como implementar a ISO 9001? 32
    Comparação do MEG e da ISO 9001 32
    Síntese 34
    XII Planejamento avançado da qualidade

    CAPÍTULO 2: PLANEJAMENTO AVANÇADO DA QUALIDADE 39
    Planejamento da Qualidade 41
    Análise crítica do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) 44
    Foco no cliente e nas partes interessadas 45
    Etapas do planejamento da qualidade do produto e do processo 48
    Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) 49
    Medição, análise e melhoria contínua do SGQ 56
    Como deve ser o processo de melhoria contínua? 57
    Oportunidades de melhorias e ferramentas da qualidade 59
    Diagrama de Causa e Efeito 62
    Método dos 5 Porquês 64
    Poka Yoke (dispositivo à prova de falhas) 64
    Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) 67
    Síntese 68
    Questões para revisão 68
    Respostas 70

    CAPÍTULO 3: VOZ DO PROCESSO 73
    Medição e Monitoramento de Processos 75
    Fontes de variação de um processo 76
    Análise dos Processos 77
    Ferramentas da qualidade para analisar processos 84
    Histograma 84
    Estudos de capabilidade 89
    Introdução ao Controle Estatístico de Processos (CEP) 95
    Introdução ao Seis Sigma 97
    Síntese 101
    Questões para revisão 101
    Respostas 104

    CAPÍTULO 4: ABORDAGEM DE PROCESSOS E PADRONIZAÇÃO 107
    Processos 109
    Classificação e tipologias de processos 110
    Abordagem funcional versus abordagem de processos 113
    Valor agregado, custo, perda e atividade 118
    Mapeamento de Processos 122
    Técnicas para o Mapeamento de Processos 122
    Fluxograma 123
    Mapa do processo 125
    Diagrama de fluxo do processo 127
    Plano de Controle 127
    Mapofluxograma 127
    Diagrama da tartaruga 128
    SIPOC 130
    Comparativo das técnicas 131
    Padronização 132
    Padronização das tarefas 134
    Como elaborar um padrão (procedimento)? 136
    Estrutura da documentação 137
    Síntese 139
    Questões para revisão 139
    Respostas 141

    CAPÍTULO 5: TÉCNICAS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE 145
    Importância das ferramentas da qualidade 147
    Análise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA) 148
    Aplicação de FMEAs 156
    Análise de Riscos 158
    Conceitos e definições 159
    Tipologia dos riscos 160
    Passo a passo para a implementação da Gestão de Risco 161
    Técnicas e ferramentas de análise e gerenciamento de riscos 161
    Desdobramento da função qualidade (QFD) 165
    Aplicação do QFD 165
    Projetos de Experimentos (DOE) 170
    Determinação da quantidade de experimentos 172
    Aplicação do DOE 173
    Fatores críticos de sucesso na aplicação do DOE 175
    Custo da Qualidade 175
    Como medir os custos da qualidade? 176
    Como avaliar os custos da qualidade? 180
    Indicadores de custo da qualidade 182
    Benchmarking 182
    Benchmarking como método gerencial 183
    Tipos de benchmarking 184
    Modelos de Benchmarking 185
    Síntese 190
    Questões para revisão 190
    Respostas 192

    CAPÍTULO 6: QUALIDADE EM SERVIÇOS 197
    Bens, serviços e informações 199
    Por que qualidade em serviços? 200
    Dimensões da qualidade em serviços 201
    Instrumentos para avaliar a qualidade em serviços 204
    Momentos da verdade 207
    Passos para a excelência em serviços 210
    Síntese 212
    Respostas 213

    CAPÍTULO 7: INSPEÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE 217
    Introdução à inspeção e controle da qualidade 219
    Inspeção da qualidade 219
    Plano de inspeção 221
    Plano de amostragem 222
    Procedimento para consultar os planos de amostragem 224
    Curva característica de operação (CCO) 225
    Onde inspecionar os produtos 228
    Folha de verificação de itens defeituosos 230
    Da inspeção para o controle da qualidade 230
    Síntese 237
    Questões para revisão 237
    Respostas 239

    CAPÍTULO 8: GESTÃO DE PESSOAS 243
    Introdução à gestão de recursos humanos 245
    Qual é a importância das pessoas nas organizações? 246
    Motivação e crescimento do ser humano 247
    Treinamento e desenvolvimento de pessoas 250
    Desafios da liderança 251
    Programas motivacionais e cooperativos 252
    Círculos de Controle da Qualidade (CCQ) 253
    Programas de sugestões e CCQs 255
    Método 5S 255
    Trabalho em equipe e equipes semiautônomas 256
    Kaizen 259
    Liderança e gestão de recursos humanos na norma ISO 9000 262
    Gestão de pessoas e Prêmios da Qualidade 263
    Dificuldades na implementação dos programas de qualidade 264
    Síntese 266
    Questões para revisão 266
    Respostas 268

    REFERÊNCIAS 271
    ÍNDICE 283

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:304
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550802275
    Encadernação:Brochura
    Autor:Prof. Dr. Marcos Albertin , Viviane Guertzenstein
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!