Português Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação
De: R$ 0,00Por: R$ 90,00ou X de
Preço a vista: R$ 90,00
Quem viu este produto , comprou
-
Redação - Prepare-se para o ENEM - Com resolução discursiva das Questões
“Redação é inspiração!”. Quem nunca ouviu essa frase? Contudo, redação é mais que isso, é transpiração! É seguir um caminho técnico bem estruturado aliado aos conhecimentos prévios sobre a dinâmica dos temas que o candidato será capaz de elaborar um bom texto. ... Ler mais +
QUERO VER -
Português para Concursos - Contém mais de 5000 questões e seus gabaritos
Quem Jamais se viu em apuros com nossa língua? Com, uma coletânea de mais de 5.000 questões e seus gabaritos, este livro tem como objetivo: § Orientar os que pretendem fazer um concurso público (seja nas áreas civil ou militar); § Ajudar os vestibulandos em suas tarefas; § Atender profissionais liberais, desfazendo dúvidas; § Aumentar os conhecimentos dos amantes da língua portuguesa. ... Ler mais +
QUERO VER -
Adrenalina Pura - Português - Análise Técnica de 13 Anos de Vestibulares da UFRJ
Este é um trabalho cuja necessidade era tão grande que, se já existisse há 10 anos atrás, teria sido útil a um número muito maior de candidatos. O acesso à graduação (e aos níveis de pós-graduação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro representa uma das grandes concorrências entre os vestibulares do Brasil, tanto para estudantes do Rio de Janeiro como para os de vários outros estados, devido ao nível de excelência de ensino superior desenvolvido pela casa. ... Ler mais +
QUERO VER -
Curso de Metodologia na Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
Este Curso se ocupa das distintas fases que englobam a Investigação Científica, preparando e instrumentalizando os alunos-pesquisadores para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sejam Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), Monografias, Dissertações e Teses. A expectativa é de que esta obra seja um instrumento de despertar para a importância e para magnitude que a Pesquisa Científica representa e de auxilio para concretização de seus objetivos acadêmicos. ... Ler mais +
QUERO VER -
obra de Cláudia Assad intitula-se Ludi coletânea de jogos lingüísticos, aparentemente despretensiosos como o nome pode sugerir aos menos avisados, mas subentende um trabalho sério de pesquisa, um conjunto de exercícios bastante úteis e produtivos aos alunos de qualquer grau de ensino. O aprendiz vai poder vislumbrar o estudo da Língua Portuguesa, sob um outro viés, capaz de lhe oferecer oportunidades de interpretar e criar seus próprios textos. Os exercícios propostos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e para uma melhor e mais ampla conscientização do processo de estruturação textual, já que as propostas objetivam uma reflexão sobre diferentes níveis de organização da linguagem, passando do enfoque da palavra ao dos textos. Já há bastante tempo que se faz necessária esta ponte entre as pesquisas acadêmicas, que analisam as variadas facetas do fenômeno lingüístico, sob diversos enfoques teóricos, e os ensinos fundamental e médio. Nota-se, ainda, no meio escolar, a falta de obras que abordem tais fenômenos, traduzindo-os de forma mais simples e didática, visando ao amplo campo de aplicação pedagógica. Portanto, esta proposta é muito bem-vinda e deve ser aplaudida, pois vem preencher lacunas no tratamento da leitura e da compreensão de textos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Pensando na necessidade de melhorarmos nossa escrita, este livro foi redigido. Nele, mostram-se, pela análise de problemas frequentemente encontrados em textos de alunos e profissionais, formas simples e corretas de expressão. São apresentados vários exemplos de modos adequados e inadequados de redação, sem o uso de uma linguagem do tipo "gramatiquês", a fim de simplificar a apresentação das regras e de tornar a leitura mais agradável. ... Ler mais +
QUERO VER -
Literatura no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +
QUERO VER -
Crase não é um Bicho-de-Sete-Cabeças
Sempre que abrimos uma gramática, vemos mais ou menos a mesma explicação: crase, do grego crasis, é a fusão de duas vogais… Essa definição – além de pouco prática – não ajuda a entender esse recurso importantíssimo de nossa língua. Pior ainda: há quem diga que nunca aprenderá a usar crase. Seja porque houve professores mal preparados em seu caminho, seja porque a crase sempre lhe pareceu um mistério insolúvel, aquele que gostaria de aprender, mas não conseguiu, sempre encontrará dificuldades com crase. E não serão poucas as vezes em que terá de enfrentá-la. ... Ler mais +
QUERO VER -
Português Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação
Aborda o fundamental: Da leitura: interpretação de texto, níveis de leitura de um texto, gênero e tipologia textual, texto figurativo, temático e abstrato, texto dissertativo, etc.; da gramática textual: coesão e coerência textuais, fatores globais da coerência, operadores argumentativos, mecanismos de inferência, etc.; da gramática aplicada à língua escrita: acentuação gráfica (conforme o novo Acordo Ortográfico), ortografia, emprego do acento grave (crase), dificuldades da norma culta, concordância, pontuação, etc. ... Ler mais +
QUERO VER -
Escrever Artigo Científico não é Bicho-de-Sete-Cabeças
O livro apresenta uma metodologia instigante, inovadora e extremamente didática: foi elaborado tendo como base um artigo do autor (e colaboradores), apresentado em um seminário de Administração promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e posteriormente publicado em periódico internacional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Curso de Redação - Revisado de acordo com a nova reforma ortográfica
Neste Curso de Redação, os estudantes estão diante de um livro que traz informações úteis para quem quer realmente aprender a escrever um texto. Curso de Redação apresenta os seguintes tópicos: ... Ler mais +
QUERO VER -
Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho
Esta obra aborda a redação para todas as fases de nossa atuação no ensino básico (antigo ensino médio), vestibulares, ensino superior, redação oficial para concursos e atuação no mercado de trabalho. Este estudo surgiu da observação do autor no que diz respeito à imensa dificuldade que os profissionais da área acadêmica ou técnica possuem na hora de redigir um texto. ... Ler mais +
QUERO VER -
Sopa no Mel - Curiosidades da Língua
Quando me encontrei com Jaguar no Clube do Uísque (haverá lugar melhor para uma reunião de trabalho?) a fim de convidá-lo a ilustrar meu livro Português Prático: Um jeito original de tirar suas dúvidas de português, ao me referir à frase do Jânio Quadros, “Fi-lo porque qui-lo”, ele revelou que outra frase normalmente atribuída ao Jânio na verdade havia sido criada por ele, Jaguar. É a tal resposta à pergunta: “Por que você bebe?” “Bebo porque é líquido; se fosse sólido, comia.” ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
O Uso da Vírgula não é um bicho-de-sete-cabeças
A vírgula é um sinal de pontuação que, se utilizado indevidamente, pode mudar o teor de uma mensagem: escrever “não roubei” é uma informação exatamente oposta à “não, roubei”. Na primeira, nega-se o roubo. Na segunda, o sujeito afirma que roubou. Dependendo da mensagem, o uso indevido da vírgula pode provocar sérias consequências. No caso, o uso da vírgula faz da frase em que ela foi colocada uma confissão em que o sujeito confirma o roubo que realizou e que, por isso, é ladrão e deve ser preso. O livro “O Uso da Vírgula não é um Bicho-de-sete-cabeças” ensina - por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia eficiente - quais são os casos em que o uso desse sinal de pontuação é obrigatório e quais são aqueles em que o uso da vírgula é proibido, o que faz com que o leitor se atenha apenas ao que importa saber sobre ela. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ler Narrativas Literárias não é um Bicho-de-sete-cabeças
Procurando fugir dos jargões acadêmicos, este livro discute um tema aparentemente descomplicado: a narrativa literária. Ensina certa tradição de estudos nessa área que em um conto ou em um romance há criaturas forjadas pela mente criativa do escritor, situações igualmente independentes da chamada vida real e uma linguagem que não se pareceria tanto assim com o modo de dizer de outras narrativas, cuja natureza básica seria informar ... Ler mais +
QUERO VER -
obra de Cláudia Assad intitula-se Ludi coletânea de jogos lingüísticos, aparentemente despretensiosos como o nome pode sugerir aos menos avisados, mas subentende um trabalho sério de pesquisa, um conjunto de exercícios bastante úteis e produtivos aos alunos de qualquer grau de ensino. O aprendiz vai poder vislumbrar o estudo da Língua Portuguesa, sob um outro viés, capaz de lhe oferecer oportunidades de interpretar e criar seus próprios textos. Os exercícios propostos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e para uma melhor e mais ampla conscientização do processo de estruturação textual, já que as propostas objetivam uma reflexão sobre diferentes níveis de organização da linguagem, passando do enfoque da palavra ao dos textos. Já há bastante tempo que se faz necessária esta ponte entre as pesquisas acadêmicas, que analisam as variadas facetas do fenômeno lingüístico, sob diversos enfoques teóricos, e os ensinos fundamental e médio. Nota-se, ainda, no meio escolar, a falta de obras que abordem tais fenômenos, traduzindo-os de forma mais simples e didática, visando ao amplo campo de aplicação pedagógica. Portanto, esta proposta é muito bem-vinda e deve ser aplaudida, pois vem preencher lacunas no tratamento da leitura e da compreensão de textos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Português Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação
Aborda o fundamental: Da leitura: interpretação de texto, níveis de leitura de um texto, gênero e tipologia textual, texto figurativo, temático e abstrato, texto dissertativo, etc.; da gramática textual: coesão e coerência textuais, fatores globais da coerência, operadores argumentativos, mecanismos de inferência, etc.; da gramática aplicada à língua escrita: acentuação gráfica (conforme o novo Acordo Ortográfico), ortografia, emprego do acento grave (crase), dificuldades da norma culta, concordância, pontuação, etc. ... Ler mais +
QUERO VER -
Português para Concursos - Contém mais de 5000 questões e seus gabaritos
Quem Jamais se viu em apuros com nossa língua? Com, uma coletânea de mais de 5.000 questões e seus gabaritos, este livro tem como objetivo: § Orientar os que pretendem fazer um concurso público (seja nas áreas civil ou militar); § Ajudar os vestibulandos em suas tarefas; § Atender profissionais liberais, desfazendo dúvidas; § Aumentar os conhecimentos dos amantes da língua portuguesa. ... Ler mais +
QUERO VER -
Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho
Esta obra aborda a redação para todas as fases de nossa atuação no ensino básico (antigo ensino médio), vestibulares, ensino superior, redação oficial para concursos e atuação no mercado de trabalho. Este estudo surgiu da observação do autor no que diz respeito à imensa dificuldade que os profissionais da área acadêmica ou técnica possuem na hora de redigir um texto. ... Ler mais +
QUERO VER -
Língua Portuguesa no Vestibular
Língua portuguesa no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +
QUERO VER -
Escrever Artigo Científico não é Bicho-de-Sete-Cabeças
O livro apresenta uma metodologia instigante, inovadora e extremamente didática: foi elaborado tendo como base um artigo do autor (e colaboradores), apresentado em um seminário de Administração promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e posteriormente publicado em periódico internacional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Adrenalina Pura - Português - Análise Técnica de 13 Anos de Vestibulares da UFRJ
Este é um trabalho cuja necessidade era tão grande que, se já existisse há 10 anos atrás, teria sido útil a um número muito maior de candidatos. O acesso à graduação (e aos níveis de pós-graduação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro representa uma das grandes concorrências entre os vestibulares do Brasil, tanto para estudantes do Rio de Janeiro como para os de vários outros estados, devido ao nível de excelência de ensino superior desenvolvido pela casa. ... Ler mais +
QUERO VER -
Curso de Redação - Revisado de acordo com a nova reforma ortográfica
Neste Curso de Redação, os estudantes estão diante de um livro que traz informações úteis para quem quer realmente aprender a escrever um texto. Curso de Redação apresenta os seguintes tópicos: ... Ler mais +
QUERO VER -
Curso de Metodologia na Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
Este Curso se ocupa das distintas fases que englobam a Investigação Científica, preparando e instrumentalizando os alunos-pesquisadores para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sejam Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), Monografias, Dissertações e Teses. A expectativa é de que esta obra seja um instrumento de despertar para a importância e para magnitude que a Pesquisa Científica representa e de auxilio para concretização de seus objetivos acadêmicos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Literatura no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoPortuguês Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação
* Aborda o fundamental:
Da leitura: interpretação de texto, níveis de leitura de um texto, gênero e tipologia textual, texto figurativo, temático e abstrato, texto dissertativo, etc.; da gramática textual: coesão e coerência textuais, fatores globais da coerência, operadores argumentativos, mecanismos de inferência, etc.; da gramática aplicada à língua escrita: acentuação gráfica (conforme o novo Acordo Ortográfico), ortografia, emprego do acento grave (crase), dificuldades da norma culta, concordância, pontuação, etc.
* Acompanhado de numerosos exercícios com solução comentada!
* Enriquecido com seções de revisão ao término de cada unidade, com questões de concursos públicos e uma bateria de 100 questões de múltipla-escolha para revisão final.
* Aborda a língua a partir de uma perspectiva comunicativa! - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Ricardo Madureira
Ricardo Madureira é Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, MG, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia, MG, e professor de Português/Inglês no IFET Sudeste MG (Campus Barbacena). Nas horas vagas, dedica-se à arte de escrever, como autor diletante.Informações Técnicas Sumário
Teste de Sondagem - XXIII
Confira o seu desempenho - XXVII
Pré-unidade - 1
Conceito de Língua e Linguagem - 1
Conceito de Gramática - 2
Gramática e Linguística - 3
Norma culta - 4
O conceito de erro em língua - 6
Leitura Complementar - 13
Variação Linguística - 15
Leitura Complementar - 19
Atividade - 22
Unidade 1 - 23
Parte 1 - Interpretação de Texto - 25
Na Teoria - 25
Conceito de texto - 25
Textos literários e não literários - 25
Tipologia e gêneros textuais 28
Estudo de Texto - 34
Parte 2 - Gramática Textual - 45
Mecanismos de Coesão Textual (I) - 45
Coesão por referenciação pronominal, sinonímia e elipse - 47
Coesão lexical e informatividade - 48
Exercícios - 48
Emprego dos Pronomes Demonstrativos e Relativos como Recursos Coesivos - 54
Pronome Relativo “QUE” - 55
Emprego da expressão “o que” - 56
Uso indevido de “onde” como relativo - 56
Exercícios - 57
Parte 3 - Gramática Aplicada à Língua Escrita - 59
Acentuação Gráfica (I) - 59
Introdução - 59
Acentuação das oxítonas e monossílabas tônicas - 59
Particularidades na acentuação das monossílabas tônicas - 61
Exercícios - 62
Acentuação das Paroxítonas - 64
Exercícios - 66
Acentuação das propararoxítonas - 67
Exercícios - 68
Ortografia 70
Emprego de X ou CH - 70
Empregamos X: - 70
Treino ortográfico - 70
Pontuação (I) - 71
Sujeito e predicado - 71
Exercícios 72
Sujeito indeterminado e sujeito inexistente - 72
Exercícios - 73
Exercícios - 74
Para Finalizar: 75
De Olho na Diferença - 75
Consolidação Geral - 76
Interpretação de Texto e Gramática Textual - 76
Gramática Aplicada à Língua Escrita e Ortografia - 79
Unidade2 - 89
Parte 1 - Estudo de Texto - 91
Níveis de Leitura de um Texto: Estrutura Superficial e Estrutura Profunda - 96
Parte 2 - Gramática Textual - 101
Mecanismos de Coesão (II) - 101
Coesão Sequencial e Coerência Textual - 101
Articulação sintática, uso de operadores argumentativos - 101
Exercícios - 105
Parte 3 - Gramática Aplicada à Língua Escrita - 115
Acentuação gráfica (II) - 115
Acentuação dos ditongos “éi”, “ói” e “éu” - 115
Acentuação dos hiatos “i” e “u” - 116
Acentuação dos hiatos “ee”, “oo” - 117
Exercícios - 117
Ortografia - 119
Emprego de X ou S (Treino ortográfico) - 119
Pontuação (II) - 120
Verbo e seus complementos (objeto) / Complemento nominal - 120
Objeto pleonástico - 121
Complemento Nominal - 122
Exercícios - 122
Para Finalizar: 123
De Olho na Diferença - 123
Consolidação Geral - 124
Interpretação de Texto e Gramática Textual - 124
Gramática Aplicada à Língua Escrita e Ortografia - 126
Unidade3 - 131
Parte 1- Estudo de Texto - 133
Interpretação de Texto - 136
Na Teoria: Texto figurativo e texto temático - 136
Abstraindo o sentido da narrativa - 137
Parte 2 - Gramática Textual - 141
Mecanismos de Coesão Textual (III) - 141
Diversificando o uso de operadores argumentativos - 141
Relação de concessão ou oposição - 141
Relação de causa e explicação - 142
Relação de condição - 142
Relação de conclusão - 143
Relação de consequência - 143
Relação de finalidade - 143
Relação de proporção - 143
Relação de conformidade - 143
Exercícios - 144
Parte 3 - Gramática Aplicada à Língua Escrita - 149
Acentuação Gráfica (III) - 149
Acento diferencial - 149
Emprego de por que, porque, por quê, porquê - 149
Acento diferencial de timbre - 149
pode / pôde (verbos) - 149
Acento diferencial de tonicidade - 149
Por / Pôr - 149
Acento diferencial morfológico - 150
Emprego dos “porquês” - 150
Por que (separado, sem acento) - 150
Porque (junto, sem acento, conjunção explicativa ou causal): - 150
Por quê (separado, com acento) - 151
Porquê (junto, com acento) - 151
Exercícios - 151
Ortografia - 152
Emprego de Ç, S ou SS - 152
Pontuação (III) - 153
Adjunto Adnominal e Adjunto Adverbial - 153
Adjunto Adnominal - 153
Adjunto Adverbial - 153
Exercícios - 154
Para Finalizar: 156
De Olho na Diferença - 156
Consolidação Geral - 156
Interpretação de Texto e Gramática Textual - 156
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 163
Unidade4 - 169
Parte 1- Interpretação de Texto - 171
Texto dissertativo objetivo e subjetivo - 177
Parte 2 - Gramática Textual - 181
Fatores de coerência global nos textos - 181
Elementos linguísticos - 183
Conhecimento de mundo - 183
Conhecimento partilhado - 184
Inferência - 184
Contextualização - 185
Intertextualidade - 185
Intencionalidade e aceitabilidade - 186
Prática de Interpretação de Texto - 189
Exercícios - 194
Parte 3 - Gramática Aplicada à Língua Escrita - 203
Emprego do acento indicador da Crase (“à”) - 203
Exercícios - 207
Ortografia - 208
Emprego de C, Ç, S, SS, SC, SÇ - 208
Pontuação (IV) - 208
Aposto, vocativo e outros empregos da vírgula - 208
Aposto - 208
Vocativo - 209
Exercícios - 210
Para Finalizar: - 211
De Olho na Diferença - 211
Consolidação Geral - 211
Interpretação de Texto e Gramática Textual - 211
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 215
Unidade5 - 219
Parte 1 - Estudo de Texto - 221
Parte 2 - Gramática Textual - 227
Identificação de pressupostos (pistas textuais) - 227
Adjetivos - 228
Verbos de estado - 228
Verbos no futuro do pretérito (simples ou composto) - 228
Advérbios (e palavras denotativas) - 229
Orações adjetivas - 229
Conjunções (e equivalentes) - 229
Exercícios - 229
Parte 3 - Gramática Aplicada à Língua Escrita - 235
Concordância verbal - 235
Exercícios - 243
Ortografia - 248
Emprego de “s” com som de “z” - 248
Empregamos sempre “s”: - 248
Empregamos “z”: - 248
Pontuação (V) - 249
A vírgula no período composto - 249
Exercícios - 252
Para Finalizar: 254
De Olho na Diferença - 254
porventura / por ventura - 254
se não / senão - 254
tampouco / tão pouco - 254
Consolidação Geral - 255
Interpretação de texto e gramática textual - 255
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 258
Unidade 6 - 265
Parte 1 - Estudo de Texto - 267
Parte 2 - Gramática Textual - 271
Coesão e coerência textuais (revisão geral) - 271
Exercícios de Revisão - 271
Parte 3 - Gramática Aplicada à Língua Escrita - 277
Regência verbal e nominal - 277
Exercícios - 281
Regência Nominal - 284
Concordância nominal - 285
Exercícios - 288
Consolidação Geral - 292
Interpretação de texto e gramática textual - 292
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 293
Regência verbal e nominal - 293
Concordância nominal - 297
Para Finalizar: - 300
De Olho na Diferença 300
Absolver, absorver - 300
Comprimento, cumprimento - 300
Deferir, diferir - 300
Descrição, discrição - 300
Despercebido, desapercebido - 300
Eminente, iminente - 300
Infligir, infringir - 301
Mandato / mandado - 301
Prescrever / proscrever - 301
Retificar / ratificar - 301
Exercícios de Revisão Geral - 301
Consolidação Geral - 303
Ortografia - 303
Pontuação - 305
Pontuação nos concursos - 305
Apêndice - 311
Prova 1 - 311
Prova 2 - 319
Prova 3 - 326
Gabarito Comentado - 337
Prova 1 - 337
Prova 2 - 341
Prova 3 - 345
Teste de Revisão Geral - 352
Referências Bibliográficas - 379
Respostas - 381
Pré-unidade - 381
Unidade 1 - 384
Exercícios - 384
Parte 2 – Gramática Textual - 388
Parte 3 – Exercícios - 392
Acentuação das Paroxítonas - 393
Acentuação das Proparoxítonas - 395
Ortografia - 398
Pontuação (I) - 399
Consolidação Geral - 400
Interpretação de texto e gramática textual - 400
Gramática aplicada à língua escrita e ortográfica - 401
Unidade 2 - 403
Parte 1 – Interpretação de texto - 403
Parte 2 – Gramática Textual - 404
Parte 3 – Gramática Aplicada à Língua Escrita - 406
Ortografia - 408
Consolidação Geral - 410
Gramática aplicada à língua escrita e ortográfica - 410
Unidade 3 - 411
Interpretação de texto - 411
Parte 2 – Gramática Textual - 413
Exercícios - 413
Parte 3 – Gramática à Língua Escrita - 414
Exercícios - 414
Treino ortográfico - 414
Pontuação (III) - 415
Consolidação Geral - 416
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 417
Unidade 4 - 419
Parte 1 – Interpretação de texto - 419
Parte 2 – Gramática Textual - 420
Exercícios - 422
Parte 3 – Gramática aplicada à língua escrita - 423
Exercícios - 423
Ortografia - 425
Exercícios - 426
Consolidação Geral - 427
Interpretação de Texto e Gramática Textual - 427
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 428
Unidade 5 - 430
Parte 1 – Interpretação de texto - 430
Parte 2 – Gramática textual - 431
Exercícios - 431
Parte 3 – Gramática Aplicada à Língua Escrita - 433
Exercícios - 433
Ortografia - 436
Exercícios - 437
Consolidação Geral - 439
Interpretação de texto e gramática textual - 439
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 440
Unidade 6 - 442
Parte 1 – Interpretação de texto - 442
Parte 2 – Gramática textual - 443
Exercícios de revisão - 443
Parte 3 – Gramática aplicada à língua escrita - 444
Exercícios - 444
Concordância Nominal - 446
Exercícios - 446
Consolidação Geral - 448
Interpretação de texto e gramática textual - 448
Gramática Aplicada à Língua Escrita - 448
Concordância nominal - 449
Exercícios de Revisão Geral - 450
Consolidação geral - 451
Ortografia - 451
Pontuação nos concursos - 451
Teste de Revisão Geral - 455Informações Técnicas
Nº de páginas: 494 Origem: Nacional Editora: Editoria Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2016 ISBN: 9788539907014 Encadernação: Brochura Autor: Ricardo Madureira - Informações