Engenharia de Embalagens
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- DescriçãoEngenharia de Embalagens
Descrição do livro
Este livro aborda os diversos aspectos a serem considerados no projeto de uma embalagem, fala sobre a formação da equipe para o desenvolvimento do projeto e serve de guia para a especificação dos testes de verificação da estabilidade dos produtos e o desempenho das embalagens projetadas.
Você irá aprender, antes de começar o projeto da embalagem, e mesmo do produto, como se organizar para atingir o sucesso esperado.
Também responde a inúmeras questões que até hoje só se obtinham as respostas contratando (e pagando) um especialista por um projeto de embalagem. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Maria Aparecida Carvalho
Engenheira mecânica formada pela Universidade Católica de Petrópolis é especialista em embalagens e desenvolvimento de produtos, árbitro formado pelo INAMA, articulista de revistas especializadas em embalagens e atuou como professora convidada no curso de MBA Gestão e Engenharia de Produtos da USP. É diretora técnica da JIT Assessoria e Consultoria, que presta consultoria para empresas nacionais e multinacionais das áreas de eletrônica, laboratórios, alimentos, produtos químicos e indústria mecânica.Informações Técnicas Sumario
Agradecimentos.....................................................................................................11
Sobre a autora.......................................................................................................13
Prefácio .................................................................................................................15
Capítulo 1 ? Que é isso, companheiro?.....................................................................17
1.1 Produto e embalagem merecem o mesmo tratamento..............................18
1.2 Aumentou a nossa responsabilidade.......................................................19
1.3 O que devo ler?.....................................................................................20
1.4 Mas isto não é tudo!.............................................................................. 21
1.5 Sobre a bibliografia ...............................................................................22
Capítulo 2 ? Gerência de um projeto de embalagem................................................23
2.1 Metodologia do projeto .........................................................................23
2.2 O início................................................................................................24
2.3 Tipos de embalagem..............................................................................25
2.4 Definição do projeto..............................................................................25
2.4.1 O que o cliente final quer?..............................................................27
2.4.2 Quem é o nosso cliente? ................................................................28
2.4.3 Quando o projeto tem que estar pronto?.........................................30
2.4.4 Por que fazer este projeto? .............................................................. 31
2.4.5 Novo projeto ou modificação de um projeto existente?....................32
2.5 Estratégia do projeto.............................................................................33
2.6 Custo da embalagem............................................................................ 38
Capítulo 3 ? O processo de criação da embalagem...................................................43
3.1 Coleta de informações da concorrência e histórico..................................43
3.1.1 Como fazemos hoje ........................................................................45
3.1.2 Como faz a concorrência............................................................... 46
3.1.3 Como fazem as empresas similares................................................. 46
3.1.4 Como é a embalagem dos produtos similares ..................................47
3.1.5 Como fizemos no passado..............................................................47
3.1.6 Quais alterações tivemos no mercado............................................. 48
3.1.6.1 Mudança da percepção do consumidor ..................................49
3.2 Premissas do projeto .............................................................................50
3.2.1 Custo previsto e custo-limite........................................................... 51
3.2.2 Configurações do produto ............................................................. 51
3.2.3 Unidade de venda..........................................................................52
3.2.4 Acessórios .....................................................................................53
3.2.5 Pré-configuração ...........................................................................53
3.2.6 Manuais, textos e idiomas..............................................................54
3.2.7 Distribuição ..................................................................................55
3.2.8 Mercado local e exportação........................................................... 56
3.2.9 Distribuidor exclusivo....................................................................57
3.2.10 Entrega JIT ..................................................................................57
3.2.11 Kanban ........................................................................................59
3.2.12 Forma de comerciar..................................................................... 60
3.2.12.1 Acesso direto do consumidor .............................................. 60
3.2.12.2 Acesso por intermédio do vendedor .....................................63
3.2.12.3 Acesso por telemarketing .................................................... 64
3.2.13 Instalação e uso............................................................................65
3.2.13.1 Instalação pelo usuário ........................................................65
3.2.13.2 Instalação pela assistência técnica....................................... 66
3.2.13.3 Abertura da embalagem...................................................... 68
3.2.13.4 Montagem, instalação e ajustes............................................70
3.2.13.5 Preparação do produto ........................................................ 71
3.2.13.6 Material de consumo........................................................... 71
3.2.13.7 Garantia..............................................................................73
3.2.14 Pós-venda ....................................................................................74
3.2.14.1 Assistência técnica ...............................................................74
3.2.14.2 Devolução – cancelamento do negócio e aluguel...................76
3.2.14.3 Devolução – recompra.........................................................76
3.2.15 Pós-uso....................................................................................... 77
3.2.16 Exceções......................................................................................79
3.2.17 Transporte................................................................................... 80
3.2.17.1 Transporte terrestre ............................................................. 80
3.2.17.2 Transporte aéreo.................................................................. 81
3.2.17.3 Transporte marítimo............................................................82
3.3 Considerações gerais sobre transporte................................................... 84
3.3.1 Carroceria aberta ou fechada ......................................................... 84
3.3.2 Transporte próprio ou de terceiros................................................. 86
3.3.3 Transbordo de carga...................................................................... 86
Capítulo 4 ? Soluções de embalagem......................................................................89
4.1 Selecionando as soluções.......................................................................89
4.1.1 Checklist .......................................................................................89
4.1.2 Ferramentas para a escolha da solução ........................................... 91
4.1.3 Atende aos requerimentos dos clientes?........................................... 91
4.1.3.1 Cliente final ..........................................................................92
4.1.3.2 Marketing.............................................................................92
4.1.3.3 Cliente interno......................................................................9
Engenharia de Embalagens
Capítulo 6 ? Embalagem para pontos-de-venda.................................................... 137
6.1 Público-alvo ........................................................................................ 137
6.2 Requerimentos e alternativas para construção ......................................138
6.2.1 Para exposição em prateleiras.......................................................138
6.2.2 Para pegar e carregar.................................................................... 139
6.2.3 Para exposição em mostradores e gancheiras ................................ 139
6.2.4 Blister e estojos, para gancheiras e/ou prateleiras .......................... 139
6.2.5 Sacos de papel, filme plástico e laminados compostos ................... 139
6.2.6 Alças e aberturas para suspender ................................................. 140
6.2.7 Bicos para medição...................................................................... 140
6.2.8 Tampas ........................................................................................141
6.2.9 Etiquetas e rótulos .......................................................................141
6.2.10 Embalagens de luxo ................................................................... 142
6.2.11 Selos de segurança ...................................................................... 142
6.3 Linha de produtos............................................................................... 144
6.4 Comunicação ..................................................................................... 144
6.4.1 Objetivo....................................................................................... 144
6.4.2 Impacto no ponto-de-venda ......................................................... 145
6.4.3 Legislação ................................................................................... 146
6.4.4 Marcas e logotipos....................................................................... 148
6.5 Codificação em barras......................................................................... 149
6.5.1 Identificação de um produto......................................................... 149
6.5.2 Controle dos códigos...................................................................150
6.5.3 Correspondência biunívoca...........................................................151
6.5.4 Leitura .........................................................................................151
6.5.5 Localização ..................................................................................151
6.5.6 Magnitude do código................................................................... 153
6.5.7 Margens de silêncio ..................................................................... 153
6.5.8 Cores das barras e do fundo.........................................................154
6.5.9 Impressão.................................................................................... 155
6.6 Cores.................................................................................................. 155
6.6.1 Desenvolvimento das imagens ......................................................156
6.6.2 Tecnologia para impressão ...........................................................156
6.6.3 Percepção das cores......................................................................160
6.6.4 Combinação de cores....................................................................161
Capítulo 7 ? Embalagem para transporte de produtos........................................... 163
7.1 Aplicação e cuidados no projeto ...........................................................163
7.2 Produto autoportante..........................................................................165
7.2.1 Produções em alto volume ............................................................ 165
7.2.1.1 Embalagens plásticas...........................................................166
7.2.1.2 Tolerâncias para fabricação.................................................. 167
7.2.1.3 Fechamento das embalagens................................................ 167
7.2.1.4 Acessórios internos..............................................................168
7.3 Produtos frágeis ..................................................................................168
7.4 Produtos perigosos.............................................................................. 169
7.5 Materiais para embalagem................................................................... 170
7.5.1 Embalagem externa .......................................................................171
7.5.1.1 Embalagens descartáveis.......................................................171
7.5.1.2 Embalagens retornáveis....................................................... 172
7.5.2 Embalagem interna...................................................................... 173
7.5.3 Acolchoamento – amortecimento de impactos mecânicos.............. 173
7.5.4 Fragilidade do produto................................................................. 175
7.5.5 Cálculo dos calços para acolchoamento ........................................ 176
7.6 Testes em laboratório........................................................................... 178
7.7 Identificação do conteúdo.................................................................... 178
7.8 Unificação das embalagens.................................................................. 179
7.8.1 Formas de unificação....................................................................180
7.8.2 Empilhamento............................................................................. 182
7.8.3 Materiais para amarração.............................................................184
7.8.4 Testes em laboratório ................................................................... 185
7.9 Operação de carregamento de veículos................................................. 185
7.9.1 Caminhões...................................................................................186
7.9.2 Containers marítimos................................................................... 187
7.9.3 Containers aéreos......................................................................... 189
7.9.4 Pallets aéreos................................................................................ 189
Capítulo 8 ? Embalagem industrial ....................................................................... 191
8.1 Quando e por que especificar................................................................191
8.2 Vantagens da padronização ................................................................. 192
8.3 Requerimentos para projeto................................................................. 194
8.4 Tipos de embalagem............................................................................ 195
8.5 Materiais para embalagem................................................................... 195
8.6 Identificação do conteúdo ................................................................... 198
8.7 Padronização ...................................................................................... 201
8.7.1 Estudo para padronização ............................................................ 201
8.7.2 Prós e contras..............................................................................202
8.7.3 Treinamento dos usuários.............................................................204
8.8 Documentação ...................................................................................205
8.9 Testes em laboratório ..........................................................................206
Capítulo 9 ? Testes e ensaios................................................................................. 207
9.1 Quando testar......................................................................................207
9.2 Acelerômetros.....................................................................................209
9.3 Vibração ..............................................................................................211
9.3.1 Vibração vertical............................................................................211
9.3.2 Testes de vibração mais comuns.....................................................214
10 Engenharia de Embalagens
9.3.2.1 Varredura – Pesquisa da freqüência de ressonância ................214
9.3.2.2 Vibração sustentada............................................................ 215
9.3.2.3 Varredura – simulação de percurso...................................... 216
9.3.3 Vibração horizontal...................................................................... 216
9.3.4 Vibração randômica ..................................................................... 219
9.4 Impacto .............................................................................................. 219
9.4.1 Queda livre plana – para embalagens que não incluem pallet.........220
9.4.2 Queda livre plana – para embalagens que incluem pallet...............225
9.4.3 Queda livre rotacional..................................................................227
9.4.3.1 Queda rotacional das arestas................................................228
9.4.3.2 Queda rotacional dos cantos ...............................................228
9.4.4 Impacto lateral.............................................................................230
9.5 Compressão........................................................................................ 232
9.5.1 Fator de segurança........................................................................ 232
9.5.2 Compressão vertical estática.........................................................236
9.5.3 Ensaio para determinação da resistência à compressão .................. 239
9.5.4 Compressão vertical dinâmica ......................................................242
9.5.5 Compressão horizontal ................................................................ 245
9.6 Outros testes....................................................................................... 247
9.6.1 Levantamento de caixas................................................................ 247
9.6.2 Levantamento de embalagens pelas alças......................................249
9.6.3 Pessoa andando sobre caixas ........................................................250
9.7 Testes para bens duráveis......................................................................251
9.7.1 Vibração.......................................................................................254
9.7.1.1 Vibração vertical ..................................................................254
9.7.1.2 Varredura – pesquisa da freqüência de ressonância ...............256
9.7.1.3 Vibração sustentada.............................................................257
9.7.1.4 Varredura – simulação de percurso.......................................257
9.7.1.5 Vibração horizontal.............................................................257
9.7.1.6 Vibração randômica ............................................................257
9.7.2 Impacto .......................................................................................257
9.7.2.1 Queda livre plana ................................................................258
9.7.2.2 Queda livre rotacional.........................................................260
9.7.3 Impacto lateral .............................................................................263
9.7.4 Mobilidade ..................................................................................264
9.7.5 Avaliação da transportadora ou do operador logístico....................265
9.7.6 Testes para bens de consumo ........................................................266
Apêndice A ? Tipos de embalagem........................................................................ 269
Apêndice B ? Leis, portarias, resoluções e endereços.............................................. 273
Referências bibliográficas..................................................................................... 277
Índice remissivo ................................................................................................... 279Informações Técnicas
Nº de páginas: 288 Origem: Nacional Editora: Editora Novatec Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2008 ISBN: 9788575221549 Encadernação: Brochura Autor: Maria Aparecida Carvalho - Informações