Guia Resumido para Certificação Oracle Java 7 SE Associate

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 40,00

Preço a vista: R$ 40,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 40,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Guia Resumido para Certificação Oracle Java 7 SE Associate

    Um guia resumido onde são abordados os principais tópicos e estruturas para Certificação Java 7 Associate. Repleto de testes, demonstra através de exemplos práticos, qual a funcionalidade de cada comando, função ou instrução que o Java disponibiliza para a praticidade em lidar com variáveis, vetores, modificadores de acesso e blocos estruturais.

    Focado na prática e correlacionado com a teoria específica, conscientiza o programador da importância em assimilar o que o Java qualifica como primordial para a continuidade do aprendizado e obtenção de novas certificações.

    Sem dúvida, um diferencial para os programadores Java, que ao desenvolver certas rotinas com vários comandos e loops, aprenderá a utilizar com objetividade, comandos como: ?arraycopy? e ?try-with-resources?, que ajudam a otimizar a programação e reduzir, principalmente, o número de linhas de códigos.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorThiago Hernandes de Souza

    Thiago Hernandes de Souza é Analista de Sistemas, Professor Universitário, Pesquisador de Tendências Tecnológicas, além de DBA-SQL, é adepto de frameworks e linguagens open source. Dedicado e comprometido, possui familiaridade com: Java, Python, HTML5, jQuery, jQuery Mobile, PHP, Flex, ActionScript, JavaScript, Spark (XML e JSON), Tornado, MySQL, PostgreSQL, MongoDB, Linux, Nginx, AngularJS e teoria relacional - SQL(Structured Query Language).
    Informações TécnicasSumário

    Capítulo 1 – Introdução - 1


    1.1 Iniciando em Java - 1

    1.2 Princípios da OOP - 3

    1.3 Tipos de aplicações Java - 3

    1.4 Estrutura de um programa Java Console - 6

    1.5 Estrutura de uma classe - 8

    1.6 Classes, interfaces e objetos - 9

    1.6.1 Classes e objetos - 9

    1.6.1.1 Construtores - 9

    1.6.2 Interfaces - 10

    1.7 Métodos - 10

    1.7.1 Declaração de um método - 10

    1.7.2 Assinaturas de um método - 11

    1.7.3 O método “main” - 11

    1.7.3.1 Elementos - 12

    1.7.4 Método “exit” - 12

    1.8 Modificadores de Acesso - 12

    1.9 Documentação - 12

    1.9.1 Técnicas - 13

    1.9.1.1 Exemplo de comentários - 13

    1.9.1.2 Java Naming Conventions - 13

    1.9.1.3 Usando Javadocs - 14

    1.10 Processo de desenvolvimento de aplicações Java - 15

    1.10.1 Compilando uma Aplicação Java - 15

    1.10.2 Estrutura de arquivos do SDK (Software Development Kit) - 16

    1.11 Java Environment (Ambiente Java) - 16

    1.12 Annotations (Anotações) - 18

    1.13 Classes de Bibliotecas Java - 18

    1.14 Testando seu conhecimento - 19



    Capítulo 2 - Princípios - 21

    2.1 Como o Java Manipula Dados - 21

    2.2 Identificadores, Objetos e Memória em Java - 21

    2.3 Montante e Pilha - 21

    2.4 Declarando uma Variável - 22

    2.5 Categorias de Variáveis - 22

    2.5.1 Exemplos Válidos - 22

    2.5.2 Possibilidades - 23

    2.6 Tipos Primitivos de Dados - 23

    2.6.1 Recomendações - 24

    2.7 Empacotamento de Classes (Wrapper Classes) e Autoboxing - 25

    2.8 Inicializando Variáveis - 25

    2.9 Constantes (Constants), Literais (Literals) e Enumeração (Enumerations) - 27

    2.10 Literais - 27

    2.10.1 Literais Numéricas - 27

    2.10.2 Literais de caracteres - 30

    2.11 Constantes - 31

    2.12 Enumerações - 32

    2.13 Uso do switch - 32

    2.14 Instance x Static Data - 33

    2.15 Scope e Lifetime - 33

    2.16 Scoping Rules - 33

    2.17 Modificadores de Acesso (Access Modifiers) - 34

    2.17.1 Tipos - 34

    2.18 Trabalhando com Caracteres e Strings - 36

    2.18.1 Métodos - 36

    2.18.2 String Class - 37

    2.18.2.1 Técnicas de Criar uma String - 38

    2.18.2.2 Comparação de Strings - 38

    2.18.2.3 Métodos Básicos de Strings - 41

    2.18.2.4 String Length - 42

    2.18.2.5 Conversões de Number/String - 43

    2.18.2.6 Diversos Métodos String - 44

    2.18.3 Classes: StringBuffer e StringBuilder - 45

    2.19 Testando seu conhecimento - 46



    Capítulo 3 - Estruturas de Decisão - 49

    3.1 Construtores de Decisão - 49

    3.2 Controle de Fluxo - - 49

    3.3 Operadores Relacionais - 50

    3.4 Operadores Lógicos - 50

    3.5 if.. else - 51

    3.6 Variação else-if - 52

    3.7 Uso de Variáveis booleanas ao Invés de Expressões Lógicas - 53

    3.8 Operadores Condicionais - 54

    3.9 Declaração switch - 55

    3.10 Declaração Enumeration - 57

    3.11 Considerações a Respeito de Estruturas de Controle e Construções de Decisão - 58

    3.12 Considerações sobre Números do Tipo Ponto Flutuante - 58

    3.13 Valores Especiais de Ponto Flutuante - 59

    3.14 Comparação de Objetos - 60

    3.15 Testanto seu conhecimento - 61



    Capítulo 4 - Vetores, Coleções, Lista de Coleções, Matrizes e Iteradores - 63

    4.1 Arrays e Collections - 63

    4.1.1 Arrays - 63

    4.2 Matrizes de uma Dimensão - 64

    4.2.1 Inicializando matrizes - 65

    4.3 Mensagem/MessageFormat - 66

    4.4 Matrizes (Arrays) de Objetos - 67

    4.5 Matrizes Bidimensionais - 69

    4.5.1 Representação - 69

    4.5.2 Técnicas de Matrizes - 70

    4.5.3 Acesso a Matrizes - 71

    4.5.4 Operador de Igualdade - 71

    4.5.5 Operador equals - 71

    4.5.6 Operador deepEquals - 72

    4.5.7 Copiando matrizes - 72

    4.5.7.1 Cópia simples de elemento por elemento - 73

    4.5.7.2 Método System.arraycopy - 73

    4.5.7.3 Método Arrays.copyOf - 73

    4.5.7.4 Método Arrays.copyOfRange - 74

    4.5.7.5 Método clone - 75

    4.5.7.6 Parssing arrays - 75

    4.6 Argumentos Via Linha de Comando - 77

    4.7 Classe Arrays - 77

    4.8 Pontos Importantes Quanto ao Uso de Matrizes - 79

    4.9 Collections - 79

    4.10 Iterators - 80

    4.11 ArrayList - 81

    4.11.1 Adicionando elementos - 81

    4.11.2 Retornando elementos - 83

    4.12 Acessando um objeto ArrayList - 85

    4.12.1 Ordenando um Objeto ArrayList - 88

    4.13 Testanto seu Conhecimento - 89



    Capítulo 5 - Estruturas de Repetição -91

    5.1 Loops - 91

    5.2 Declaração for - 91

    5.2.1 Variação de loop - 93

    5.3 Declaração for-each - 94

    5.3.1 Declaração for-each com uma Lista - 95

    5.3.2 Remover um Elemento da Lista - 95

    5.4 Implementando Interface Iterator - 96

    5.5 Valores Nulos (null values) - 98

    5.6 Declaração while - 100

    5.7 Declaração do-while - 100

    5.8 Declaração break - 102

    5.9 Declaração continue - 103

    5.10 Loops Aninhados - 104

    5.11 Labels - 105

    5.12 Loops Infinitos - 106

    5.13 Testanto seu conhecimento - 106



    Capítulo 6 - Classes, Objetos e Métodos - 109

    6.1 Classes - 109

    6.2 Criação de Objetos - 109

    6.3 Encapsulamento de Dados - 110

    6.4 Referenciando variáveis - 111

    6.5 Assinatura - 111

    6.6 Palavra chave “this” - 112

    6.6.1 Primeira Forma - 113

    6.6.2 Segunda Forma - 113

    6.7 Passagem de Parâmetros - 113

    6.8 Alterando Valores via Passagem de Parâmetros de um Objeto - 114

    6.9 Objetos Imutáveis - 116

    6.9.1 Chamando a Classe Imutável - 117

    6.10 Construtor - 117

    6.11 Métodos - 119

    6.11.1 Definindo Métodos - 119

    6.12 Sobreposição de Métodos - Overloading - 120

    6.13 Acessadores/Mutatores - 120

    6.14 Relação entre Variáveis e Métodos Estáticos/Instanciáveis - 121

    6.15 Testanto seu conhecimento - 121



    Capítulo 7 - Herança, Gerenciamento de Classes e Objetos - 125

    7.1 Herança - 125

    7.2 Subclasses - 125

    7.3 @Override annotation - 126

    7.4 Uso da Palavra-chave “final” com Classes - 127

    7.5 Métodos Abstratos e Classes - 128

    7.6 Polimorfismo - 129

    7.7 Gerenciando Classes e Objetos - 131

    7.7.1 Palavra-chave “super” - 131

    7.7.1.1 Funcionalidade - 131

    7.8 Acessando um Método Overriden na Classe Base - 133

    7.9 Tipo de um Objeto - 135

    7.10 Descobrir se um Objeto é Instância de Outro - 135

    7.11 Classe Object - 137

    7.11.1 Métodos – Classe Object - 137

    7.12 Testanto seu conhecimento - 138



    Capítulo 8 - Manipulando Exceções - 141

    8.1 Manipulando Exceções em Aplicações - 141

    8.1.1 Tipos de Exceções - 141

    8.2 try, catch e finally - 141

    8.3 StackTrace - 142

    8.4 Tradicional Bloco try-catch - 144

    8.5 try com Bloco de Recursos - 144

    8.6 Ordem de Blocos catch - 146

    8.7 Operador | em Blocos catch - 147

    8.8 Bloco finally - 147

    8.9 Blocos Alinhados de try-catch - 149

    8.10 Pegando uma Exceção Específica - 150

    8.10.1 Definindo uma Exceção - 151

    8.11 Ignorando Exceptions - 152

    8.12 Tratando Erros com exception - 153

    8.13 Testando seu conhecimento - 153



    Capítulo 9 - Aplicações Java e SQL - 155

    9.1 Aplicações Java - Organização de Código - 155

    9.2 JDBC - Java Database Connectivity - 155

    9.3 Carregando um Driver Adequadamente - 155

    9.4 Estabelecendo uma conexão - 156

    9.5 Declaração SQL e Manipulação de Resultados - 157

    9.6 Executando Operações de um CRUD (Create, Read, Update, Delete) - 157

    9.7 Commit ou rollback com Transações - 162

    9.7 Testando seu conhecimento - 164



    Capítulo 10 - Java 7 - Novos Conceitos - 167

    10.1 Java 7 - Visão Geral - 167

    10.1.1 Uso do switch - 168

    10.1.2 Uso do underscore - 168

    10.1.3 Uso do try-catch-resources - 169

    10.1.4 Uso da Anotação @SafeVarargs - 170

    10.1.5 Arquivos e Diretórios - 171

    10.1.5.1 Path (diretório) - 172

    10.1.5.2 File (arquivo) - 173

    10.1.5.3 Combinação de Paths - 173

    10.1.6 Obtendo Informações de Sistema de Armazenamento - 174

    10.1.7 Stream IO - 175

    10.1.7.1 Leitura de Dados de Arquivo - 176

    10.1.7.2 Inserção de Dados de Arquivo - 177

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:200
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2014
    ISBN:9788539905256
    Encadernação:Brochura
    Autor:Thiago Hernandes de Souza
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!