Informática para a Terceira Idade

Nos últimos anos, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC) registrou aproximadamente 150 idosos interessados em aprender Informática. Verificou-se, também, que alguns idosos que frequentaram curso de Informática, sem vínculo com o NETI, queixavam-se do ritmo e da heterogeneidade da turma, que variava do jovem ao idoso. Conseqüentemente, alguns deles não conseguiam acompanhar o grupo no qual estavam inseridos, tornando a situação constrangedora e levando-os a abandonar as aulas. Tendo em vista essa dificuldade, em março de 2003, iniciou-se o projeto de extensão intitulado “Oficinas de Internet para terceira idade”, no Departamento de Informática e Estatística da UFSC, com o apoio do NETI. Neste livro foram tomados alguns cuidados para reduzir a carga de trabalho dos idosos durante e o seu processo de aprendizagem sobre conteúdos básicos de Informática. ..

VITRINE Os TOP de vendas !!

+-

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Informática para a Terceira Idade

    Nos últimos anos, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC) registrou aproximadamente 150 idosos interessados em aprender Informática. Verificou-se, também, que alguns idosos que frequentaram curso de Informática, sem vínculo com o NETI, queixavam-se do ritmo e da heterogeneidade da turma, que variava do jovem ao idoso. Conseqüentemente, alguns deles não conseguiam acompanhar o grupo no qual estavam inseridos, tornando a situação constrangedora e levando-os a abandonar as aulas. Tendo em vista essa dificuldade, em março de 2003, iniciou-se o projeto de extensão intitulado “Oficinas de Internet para terceira idade”, no Departamento de Informática e Estatística da UFSC, com o apoio do NETI. Neste livro foram tomados alguns cuidados para reduzir a carga de trabalho dos idosos durante e o seu processo de aprendizagem sobre conteúdos básicos de Informática. Observou-se que isso deixou os idosos pouco estressados e menos constrangidos diante do computador e de suas ferramentas de comunicação e de informação. Aliás, notou-se uma nova situação de segurança e autonomia nessa interação, proporcionada pelo fácil acesso e uso do material didático. O idoso tem interesse e possibilidade de conseguir certa autonomia diante do computador, e o contato com a Informática pode propiciar-lhe alguns benefícios, como melhor interação social e estímulo mental. Porém, promover a inclusão do idoso no contexto do mundo digital, exige-se, acima de tudo, levar em conta sua linguagem, sua história de vida, suas alterações cognitivas, emocionais, físicas, entre outras.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorMárcia Barros de Sales

    Márcia Barros de Sales (marciab@inf.ufsc.br) é graduada em Processamento de Dados pela Faculdade Objetivo de Goiânia-GO, especialista em formação de professores com ênfase em Informática na Educação pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Mestra em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sua área de pesquisa é Ergonomia da Informática. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), com área de pesquisa em Mídia na Educação. Coordenadora do projeto de extensão intitulado "Oficinas de Informática para a Terceira Idade" desde 2003, as oficinas são realizadas no "Infocentro para Terceira Idade" localizado no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) do Departamento de Informática e Estatística (INE); conta com o apoio do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), ambos da UFSC. Atualmente, é pós-doutoranda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) onde realiza pesquisas em conjunto com o Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde Integral de pessoas idosas (GESPI) do programa de pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Possui experiência nas áreas de Informática na Educação, Ergonomia da Informática, Gerontecnologia, Acessibilidade e Inclusão Digital, atuando principalmente com os seguintes temas: Interação Humano-Computador, Aprendizagem por Pares, Ergonomia, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Abordagens Pedagógicas e Desenvolvimento de Material Didático para Pessoas Idosas.

    Antonio Carlos Mariani

    Antonio Carlos Mariani é Mestre em Ciência da Computação e compõe o quadro efetivo de professores do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1986. É supervisor do Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC/UFSC), no qual desenvolve trabalhos relativos às áreas de Software Educacional e Educação à Distância.

    Ângela Maria Alvarez

    Ângela Maria Alvarez possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestrado em Ciências da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI/UFSC. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia. Com experiência na área Enfermagem Gerontogeriátrica.
    Informações TécnicasSumário

    Prefácio - 6
    Educação Permanente e a Pessoa Idosa – O Papel da Universidade - 1
    01 O Computador e Seus Componentes – 1

    Conhecendo o Computador - 1
    Conhecendo melhor o teclado - 8
    Conhecendo melhor o mouse - 10
    O Cursor/Ponteiro do mouse - 10
    Como o computador armazena dados - 11
    Representando textos - 12
    Medidas de armazenamento - 14
    Oficina 1.1 - 15
    Ligando o computador - 15
    Sistema Operacional e Aplicativos - 16
    Interface Gráfica - 17
    Desligando Corretamente o Computador - 21
    Exercitando - 22
    02 Treinando sua motricidade/Manuseando o mouse - 25
    Oficina 2.1 - 25

    Fazendo desenhos à mão livre - 28
    Salvando o seu desenho no Paint - 31
    Oficina 2.2 - 33
    Exercitando - 34
    03 Editando e formatando textos - 35
    Oficina 3.1 - 35

    Selecionando um Texto - 38
    Salvando um Texto em um arquivo - 41
    Exercitando - 42
    Oficina 3.2 - 43
    Salvando um texto do Word em um disquete - 47
    Exercitando - 49
    Oficina 3.3 - 49
    Exercitando - 54
    Oficina 3.4 - 55
    Exercitando - 58
    04 Navegando na Internet: Pesquisando e Consultando - 59
    Oficina 4.1 - 59

    O que é Internet? - 59
    Navegador (Browser) - 60
    Acessando o Google - 61
    Oficina 4.2 - 65
    Exercitando - 66
    Oficina 4.3 - 66
    Exercitando - 69
    05 Projeto Integrador I - 71
    Oficina 5.1 - 71

    Roteiro para elaborar o projeto - 72
    Oficina 5.2 - 75
    06 Correio Eletrônico (e-mail) - 79
    Oficina 6.1 - 79

    Algumas vantagens de utilizar o E-mail/Correio Eletrônico - 79
    Exercitando - 87
    Oficina 6.2 - 87
    Oficina 6.3 - 90
    Oficina 6.4 - 94

    Exercitando - 96
    07 Conversando na Internet - 97
    Oficina 7.1 - 97

    Instalando o MSN (Messenger) - 98
    Instalando o programa do MSN (Messenger) - 99
    Status no MSN - 106
    Janela de diálogo/conversa - 107
    Imagens de exibição - 111
    Exercitando - 113
    08 Projeto Integrador II - 115
    Oficina 8.1 - 115

    Roteiro para Elaborar texto do Projeto Integrador II - 115
    Referências - 121

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:136
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2009
    ISBN:9788573938029
    Encadernação:Brochura
    Autor:Márcia Barros de Sales, Antonio Carlos Mariani , Angela Maria Alvarez
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!