Informática para a Terceira Idade

Nos últimos anos, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC) registrou aproximadamente 150 idosos interessados em aprender Informática. Verificou-se, também, que alguns idosos que frequentaram curso de Informática, sem vínculo com o NETI, queixavam-se do ritmo e da heterogeneidade da turma, que variava do jovem ao idoso. Conseqüentemente, alguns deles não conseguiam acompanhar o grupo no qual estavam inseridos, tornando a situação constrangedora e levando-os a abandonar as aulas. Tendo em vista essa dificuldade, em março de 2003, iniciou-se o projeto de extensão intitulado “Oficinas de Internet para terceira idade”, no Departamento de Informática e Estatística da UFSC, com o apoio do NETI. Neste livro foram tomados alguns cuidados para reduzir a carga de trabalho dos idosos durante e o seu processo de aprendizagem sobre conteúdos básicos de Informática. ..
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Tecnologia, Inovações e Startups no Esporte - Agenda Olímpica 2020 na Prática

    "Eis o passado, o que será do futuro?” Com esta pergunta Pierre de Coubertin, que criou um dos mais influentes movimentos internacionais no século 20, buscava dar nova vida aos Jogos Olímpicos que tiveram uma longa e exitosa história na antiguidade grega. No Manifesto Olímpico escrito por Coubertin em 1892, quando apresentou pela primeira vez sua ideia de renovação dos Jogos Olímpicos, estava claro o papel da inovação e da tecnologia para o futuro e os objetivos do Movimento Olímpico: “O telégrafo, a estrada de ferro, o telefone, a pesquisa apaixonada em ciências, os congressos e as exposições têm feito mais pela paz do que qualquer tratado ou convenção diplomática. Bem, espero que o atletismo faça ainda mais”. Esta previsão hoje encontra confirmação no fato do Movimento Olímpico ter se tornado um exemplo bem sucedido de globalização. Daí também se justifica o apoio do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin para esta importante obra que busca traduzir na prática algumas das ideias de Coubertin e da Agenda 2020 do Comitê Olímpico Internacional que constroem o futuro respeitando o passado. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Dados Abertos Conectados - Em busca da Web do Conhecimento

    O que são dados abertos conectados? Qual o papel deles na construção da Web do futuro (i.e. Web dos dados)? E como podem ajudar a resolver problemas econômicos, sociais e de gestão? Conheça um pouco mais sobre o conceito de dados abertos conectados e as vantagens de criar um ecossistema para estruturação, disponibilização e consumo de dados no formato aberto. Saiba como utilizar os princípios conhecidos como “Sistema de 5 Estrelas” para classificar o grau de abertura dos dados disponíveis na Web. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Matemática da Escola de Aprendizes-Marinheiros

    Neste livro você encontra as provas de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros de 2004 a 2017 com gabarito e solução comentada. O material está organizado de forma cronológica, isto é, da prova mais antiga para a mais recente, em um primeiro bloco com todas as provas, seguido de um segundo bloco com as respectivas soluções comentadas e o gabarito com as opções de todas as questões. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Algoritmos e Pensamento Sistemático - Uma nova abordagem através da linguagem C

    O livro orienta o leitor como pensar sistematicamente, tornando-o independente e autodidata na resolução de algoritmos. Ele inova na maneira de apresentar o conteúdo sem longos textos e com linguagem direta, complementada com 50 exercícios práticos comentados. Posiciona-se entre o conteúdo denso de outros livros e o conteúdo direto de apostilas. Os exemplos e problemas propostos são práticos e envolvem algoritmos e lógicas exigidas na resolução das mais variadas questões algorítmicas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • LIVRO Imposto de Renda no Mercado de Ações – 3ª Ediçãomposto de Renda no Mercado de Ações – 3ª Edição

    Para muitos investidores da bolsa de valores, a prestação de contas com a Receita Federal revela-se mais árdua do que de fato poderia ser. Mais preocupante do que a dificuldade experimentada no momento da declaração é a falta de atenção dos investidores em relação à própria apuração do imposto que, diferentemente do que muitos pensam, não ocorre na declaração anual, mas sim mensalmente. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • LIVRO Eletrônica 1

    R$ 125,00 ou 2x de R$ 62,50

    Neste livro, de modo simples e claro, são apresentados os conhecimentos básicos da física do estado sólido necessários para a compreensão da verdadeira revolução que derrubou o mundo das válvulas e deu início à moderna eletrônica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Tecnologia, Inovações e Startups no Esporte - Agenda Olímpica 2020 na Prática

    "Eis o passado, o que será do futuro?” Com esta pergunta Pierre de Coubertin, que criou um dos mais influentes movimentos internacionais no século 20, buscava dar nova vida aos Jogos Olímpicos que tiveram uma longa e exitosa história na antiguidade grega. No Manifesto Olímpico escrito por Coubertin em 1892, quando apresentou pela primeira vez sua ideia de renovação dos Jogos Olímpicos, estava claro o papel da inovação e da tecnologia para o futuro e os objetivos do Movimento Olímpico: “O telégrafo, a estrada de ferro, o telefone, a pesquisa apaixonada em ciências, os congressos e as exposições têm feito mais pela paz do que qualquer tratado ou convenção diplomática. Bem, espero que o atletismo faça ainda mais”. Esta previsão hoje encontra confirmação no fato do Movimento Olímpico ter se tornado um exemplo bem sucedido de globalização. Daí também se justifica o apoio do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin para esta importante obra que busca traduzir na prática algumas das ideias de Coubertin e da Agenda 2020 do Comitê Olímpico Internacional que constroem o futuro respeitando o passado. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo e Inovação - Novas Competências para a Gestão da Inovação 1ª Ed.

    Instituições antes definidas pela organização física dos seus recursos se transformam em flexíveis conexões cooperativas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Algoritmos e Pensamento Sistemático - Uma nova abordagem através da linguagem C

    O livro orienta o leitor como pensar sistematicamente, tornando-o independente e autodidata na resolução de algoritmos. Ele inova na maneira de apresentar o conteúdo sem longos textos e com linguagem direta, complementada com 50 exercícios práticos comentados. Posiciona-se entre o conteúdo denso de outros livros e o conteúdo direto de apostilas. Os exemplos e problemas propostos são práticos e envolvem algoritmos e lógicas exigidas na resolução das mais variadas questões algorítmicas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Fundamentos de Caldeiraria e Tubulação Industrial – 3ª Edição

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Neste livro o leitor obterá informações necessárias ao seu dia a dia no trato com Tubulações Industriais e Caldeiraria Pesada e uma revisão de Matemática, contendo cálculo de áreas, volumes e informações sobre figuras geométricas. Nos capítulos 4 e 5, o leitor encontrará uma Introdução à Metalurgia e Tratamento Térmico para entender os fenômenos ocorridos durante o processo de fabricação dos aços, e durante a soldagem. Os processos de soldagem são abordados de forma simples e direta, para transmitir ao leitor informações sobre as características de cada processo de soldagem e suas implicações no processo fabril. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Matemática da Escola de Aprendizes-Marinheiros

    Neste livro você encontra as provas de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros de 2004 a 2017 com gabarito e solução comentada. O material está organizado de forma cronológica, isto é, da prova mais antiga para a mais recente, em um primeiro bloco com todas as provas, seguido de um segundo bloco com as respectivas soluções comentadas e o gabarito com as opções de todas as questões. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Informática para a Terceira Idade

    Nos últimos anos, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC) registrou aproximadamente 150 idosos interessados em aprender Informática. Verificou-se, também, que alguns idosos que frequentaram curso de Informática, sem vínculo com o NETI, queixavam-se do ritmo e da heterogeneidade da turma, que variava do jovem ao idoso. Conseqüentemente, alguns deles não conseguiam acompanhar o grupo no qual estavam inseridos, tornando a situação constrangedora e levando-os a abandonar as aulas. Tendo em vista essa dificuldade, em março de 2003, iniciou-se o projeto de extensão intitulado “Oficinas de Internet para terceira idade”, no Departamento de Informática e Estatística da UFSC, com o apoio do NETI. Neste livro foram tomados alguns cuidados para reduzir a carga de trabalho dos idosos durante e o seu processo de aprendizagem sobre conteúdos básicos de Informática. Observou-se que isso deixou os idosos pouco estressados e menos constrangidos diante do computador e de suas ferramentas de comunicação e de informação. Aliás, notou-se uma nova situação de segurança e autonomia nessa interação, proporcionada pelo fácil acesso e uso do material didático. O idoso tem interesse e possibilidade de conseguir certa autonomia diante do computador, e o contato com a Informática pode propiciar-lhe alguns benefícios, como melhor interação social e estímulo mental. Porém, promover a inclusão do idoso no contexto do mundo digital, exige-se, acima de tudo, levar em conta sua linguagem, sua história de vida, suas alterações cognitivas, emocionais, físicas, entre outras.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorMárcia Barros de Sales

    Márcia Barros de Sales (marciab@inf.ufsc.br) é graduada em Processamento de Dados pela Faculdade Objetivo de Goiânia-GO, especialista em formação de professores com ênfase em Informática na Educação pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Mestra em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sua área de pesquisa é Ergonomia da Informática. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), com área de pesquisa em Mídia na Educação. Coordenadora do projeto de extensão intitulado "Oficinas de Informática para a Terceira Idade" desde 2003, as oficinas são realizadas no "Infocentro para Terceira Idade" localizado no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) do Departamento de Informática e Estatística (INE); conta com o apoio do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), ambos da UFSC. Atualmente, é pós-doutoranda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) onde realiza pesquisas em conjunto com o Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde Integral de pessoas idosas (GESPI) do programa de pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Possui experiência nas áreas de Informática na Educação, Ergonomia da Informática, Gerontecnologia, Acessibilidade e Inclusão Digital, atuando principalmente com os seguintes temas: Interação Humano-Computador, Aprendizagem por Pares, Ergonomia, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Abordagens Pedagógicas e Desenvolvimento de Material Didático para Pessoas Idosas.

    Antonio Carlos Mariani

    Antonio Carlos Mariani é Mestre em Ciência da Computação e compõe o quadro efetivo de professores do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1986. É supervisor do Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC/UFSC), no qual desenvolve trabalhos relativos às áreas de Software Educacional e Educação à Distância.

    Ângela Maria Alvarez

    Ângela Maria Alvarez possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestrado em Ciências da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI/UFSC. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia. Com experiência na área Enfermagem Gerontogeriátrica.
    Informações TécnicasSumário

    Prefácio - 6
    Educação Permanente e a Pessoa Idosa – O Papel da Universidade - 1
    01 O Computador e Seus Componentes – 1

    Conhecendo o Computador - 1
    Conhecendo melhor o teclado - 8
    Conhecendo melhor o mouse - 10
    O Cursor/Ponteiro do mouse - 10
    Como o computador armazena dados - 11
    Representando textos - 12
    Medidas de armazenamento - 14
    Oficina 1.1 - 15
    Ligando o computador - 15
    Sistema Operacional e Aplicativos - 16
    Interface Gráfica - 17
    Desligando Corretamente o Computador - 21
    Exercitando - 22
    02 Treinando sua motricidade/Manuseando o mouse - 25
    Oficina 2.1 - 25

    Fazendo desenhos à mão livre - 28
    Salvando o seu desenho no Paint - 31
    Oficina 2.2 - 33
    Exercitando - 34
    03 Editando e formatando textos - 35
    Oficina 3.1 - 35

    Selecionando um Texto - 38
    Salvando um Texto em um arquivo - 41
    Exercitando - 42
    Oficina 3.2 - 43
    Salvando um texto do Word em um disquete - 47
    Exercitando - 49
    Oficina 3.3 - 49
    Exercitando - 54
    Oficina 3.4 - 55
    Exercitando - 58
    04 Navegando na Internet: Pesquisando e Consultando - 59
    Oficina 4.1 - 59

    O que é Internet? - 59
    Navegador (Browser) - 60
    Acessando o Google - 61
    Oficina 4.2 - 65
    Exercitando - 66
    Oficina 4.3 - 66
    Exercitando - 69
    05 Projeto Integrador I - 71
    Oficina 5.1 - 71

    Roteiro para elaborar o projeto - 72
    Oficina 5.2 - 75
    06 Correio Eletrônico (e-mail) - 79
    Oficina 6.1 - 79

    Algumas vantagens de utilizar o E-mail/Correio Eletrônico - 79
    Exercitando - 87
    Oficina 6.2 - 87
    Oficina 6.3 - 90
    Oficina 6.4 - 94

    Exercitando - 96
    07 Conversando na Internet - 97
    Oficina 7.1 - 97

    Instalando o MSN (Messenger) - 98
    Instalando o programa do MSN (Messenger) - 99
    Status no MSN - 106
    Janela de diálogo/conversa - 107
    Imagens de exibição - 111
    Exercitando - 113
    08 Projeto Integrador II - 115
    Oficina 8.1 - 115

    Roteiro para Elaborar texto do Projeto Integrador II - 115
    Referências - 121

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:136
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2009
    ISBN:9788573938029
    Encadernação:Brochura
    Autor:Márcia Barros de Sales, Antonio Carlos Mariani , Angela Maria Alvarez
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!