Legislação Penal e Teoria da Vitimologia - 2ª Edição

O autor não se limita ao estudo da vitimologia na teoria do delito. O mais importante, a meu ver, e só isto já bastaria para destacar o grande mérito da publicação, é que o faz à luz de toda a legislação penal. O leitor perceberá a importância do tema ao constatar que em diversas leis especiais está presente a figura da vítima e que isto traz enormes consequências para o processo penal, não sendo mais possível desconhecer o papel que lhe cabe no processo penal moderno. Outro dado da obra e que demonstra a assertiva anterior, é a excelente pesquisa jurisprudencial a apontar como nossos tribunais vêm tratando o tema. O Professor Emetério mostra, em relação à vítima, a proteção constitucional, mas também a infraconstitucional e o faz, repita-se, não somente no Código Penal, mas em inúmeras leis especiais, v.g., Lei Antiterrorismo, Crime de Genocídio, Meio Ambiente e Violência Doméstica. Outro aspecto igualmente importante do livro é o capítulo dedicado à reparação civil dos danos à vítima inclusive na Lei dos Juizados Especiais Criminais. Certamente, uma das partes mais relevantes do trabalho é dedicada ao comportamento da vítima na contribuição do crime. Outro ponto de destaque está no exame realizado em relação à aplicação da pena, considerando o papel da vítima em sua ocorrência e o eventual perdão que possa ocorrer.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Investigação Criminal: O Assassino do Sétimo Dia

    Um serial killer choca o mundo após dar início a uma onda de assassinatos brutais, com perversos requintes de crueldade. Sua metodologia: ressuscitar os crimes mais hediondos do passado, utilizando-se de pessoas inocentes como alvo. Em sua lista, alguns dos casos que mais chocaram o país: Von Richthofen, Daniella Perez, PC Farias e o sinistro Meninos de Altamira. Chamado pela mídia de O Copiador, o sociopata deixa em cada um de seus crimes a foto da próxima cópia, e uma aterradora promessa: “As mortes não cessarão enquanto o Cardeal Dom João da Costa Cunha viver”. Para comandar o caso, a polícia convoca o renomado Delegado Ronaldo Leme, que dá início à maior caçada policial da história. Com uma equipe de detetives policiais altamente qualificados e o auxílio dos mais extraordinários equipamentos de investigação criminal. O caso cai como uma luva nas habilidosas mãos da imprensa, que exerce toda sua pressão sobre os ombros da polícia e transforma cada assassinato num espetáculo de horror. O que move o Copiador? Qual sua ligação com o Cardeal? Por que ele só mata aos sábados? ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Legislação Penal e Teoria da Vitimologia - 2ª Edição

    O autor não se limita ao estudo da vitimologia na teoria do delito. O mais importante, a meu ver, e só isto já bastaria para destacar o grande mérito da publicação, é que o faz à luz de toda a legislação penal. O leitor perceberá a importância do tema ao constatar que em diversas leis especiais está presente a figura da vítima e que isto traz enormes consequências para o processo penal, não sendo mais possível desconhecer o papel que lhe cabe no processo penal moderno. Outro dado da obra e que demonstra a assertiva anterior, é a excelente pesquisa jurisprudencial a apontar como nossos tribunais vêm tratando o tema. O Professor Emetério mostra, em relação à vítima, a proteção constitucional, mas também a infraconstitucional e o faz, repita-se, não somente no Código Penal, mas em inúmeras leis especiais, v.g., Lei Antiterrorismo, Crime de Genocídio, Meio Ambiente e Violência Doméstica. Outro aspecto igualmente importante do livro é o capítulo dedicado à reparação civil dos danos à vítima inclusive na Lei dos Juizados Especiais Criminais. Certamente, uma das partes mais relevantes do trabalho é dedicada ao comportamento da vítima na contribuição do crime. Outro ponto de destaque está no exame realizado em relação à aplicação da pena, considerando o papel da vítima em sua ocorrência e o eventual perdão que possa ocorrer. A bibliografia nacional e internacional consultada não deixa dúvida que o autor realizou um estudo sério, profundo e abrangente, o que fica comprovado ao longo do trabalho. O mais importante a meu ver é verificar que as conclusões apresentadas são fruto de profunda reflexão e que contribuem para a evolução do estudo da vitimologia e que, certamente, serão de grande
    valia para todos aqueles que estão atentos à evolução das Ciências Penais. A leitura minuciosa do livro demonstra que o autor é daqueles que ao lado do sólido conhecimento teórico, alicerçado em profundo estudo de diversos ramos do Direito, sabe a importância que as questões práticas têm para todos aqueles que trabalham na área jurídica.

    Prefácio a 2ª Edição do Prof. Dr. Hermes Vilchez Guerrero
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorEmetério Silva de Oliveira Neto

    Possui graduação em Direito (2007) e Especialização em Direito Penal e Criminologia (2010), ambos pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Direito Público (2015) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Direito Penal pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Advogado criminalista. Autor dos Livros: "Legislação penal e teoria da vitimologia", publicado pela Editora Empório do Direito/2016 e "Fundamentos do acesso à justiça: conteúdo e alcance da garantia fundamental", publicado pela Editora Lumen Juris/2016. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça (cível e criminal), direitos e garantias fundamentais, teoria da pena, teoria do delito, vitimodogmática.
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    NOTA A 2ª EDIÇÃO
    PREFÁCIO A 2ª EDIÇÃO
    PREFÁCIO A 1ª EDIÇÃO

    CAPÍTULO 1
    INTRODUÇÃO

    CAPÍTULO 2
    VITIMOLOGIA E VITIMODOGMÁTICA: DUAS REALIDADES DISTINTAS

    CAPÍTULO 3
    A VITIMOLOGIA NO DIREITO PENAL BRASILEIRO

    CAPÍTULO 4
    A VITIMODOGMÁTICA NO DIREITO PENAL BRASILEIRO

    CAPÍTULO 5
    A VITIMOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO À VÍTIMA:bUMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO
    BRASILEIRA

    CAPÍTULO 6
    O EXEMPLO DA REPARAÇÃO CIVIL DOS DANOS À VÍTIMA COMO UM EFEITO PRÁTICO DA VITIMOLOGIA

    CAPÍTULO 7
    QUANDO A VÍTIMA CONTRIBUI PARA A OCORRÊNCIA DA INFRAÇÃO PENAL


    CAPÍTULO 8
    QUANDO O COMPORTAMENTO DA VÍTIMA PODE
    INFLUENCIAR NA RESPONSABILIDADE PENAL DO AGENTE

    CAPÍTULO 9
    UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA DOS CRIMES SEXUAIS PREVISTOS NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO

    CAPÍTULO 10
    A ÓTICA VITIMOLÓGICA APLICADA AOS CRIMES SEXUAIS

    CAPÍTULO 11
    UMA VISÃO VITIMOLÓGICA À LUZ DA PRÁTICA FORENSE: ESTUDO DE CASOS

    CAPÍTULO 12
    POR UM MODELO DE PENA COMPATÍVEL COM A VITIMOLOGIA E A IDEIA DE PERDÃO

    CAPÍTULO 13
    CONCLUSÕES
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:114
    Origem:Nacional
    Editora:Empório do Direito Editora
    Idioma:Português
    Edição:2ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788594771476
    Encadernação:Brochura
    Autor:Emetério Silva de Oliveira Neto
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!