LIVRO Engenharia de Manutenção - Teoria e Prática - 2a. Edição Revisada e Ampliada

Este livro reúne os principais assuntos relacionados ao planejamento e gestão da Manutenção Industrial. Foram artigos, ideias e trabalhos realizados em empresas de grande representatividade. É um material perfeito para auxiliar, em rotinas de trabalho, aos que atuam nesta área ou, pelo menos, desenvolver um pensamento crítico sobre a Engenharia de Manutenção e suas particularidades.

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  • Descrição
    LIVRO Engenharia de Manutenção - Teoria e Prática - 2a. Edição Revisada e Ampliada

    Primeiramente, detalho o perfil do Engenheiro de Manutenção: Competências e Qualificações. Em seguida, os modelos de gestão: R&M e TPM ou Gestão Autônoma. Um pouco sobre KAIZEN, aplicada à manutenção. Conhecimentos básicos sobre a gestão de custos e lubrificação. As inovações tecnológicas, as quais devem facilitar o trabalho, como a Realidade Aumentada.

    Também abordo os tipos de manutenção e suas características: Corretiva, Preventiva e Preditiva. A Manutenção Centrada na Confiabilidade e a importância do PCM (Planejamento e Controle de Manutenção). As Normas da Qualidade e Ambiental. Os softwares de manutenção, fundamentais para a agilidade e gerenciamento das informações e serviços. A Análise de Falhas e na sequência, as etapas do MFMEA (Análise dos Modos de Falha e Efeitos aplicada à Manutenção).

    Nesta nova edição, o leitor terá os conhecimentos básicos sobre a Norma ISO 55.000: Gestão dos Ativos. As grandes decisões de investimento, como a Gestão de Contratos e As Grandes Paradas. Finalmente, aspectos gerais sobre FACILITIES – a manutenção de Infraestrutura.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorMário Jorge Pereira

    Mário Jorge Pereira é Engenheiro Mecânico formado pela PUC-RS. Atuou por mais de trinta anos em ambientes fabris, passando por indústrias de grande representatividade, tais como: Grupo Zivi S.A., Irko Comp. Automotivos, Taurus Armas S.A., MWM International Ltda. e DHB S.A. Desenvolveu diversas atividades, de grande distinção, relacionadas à Gestão de Manutenção, Programas de Melhoria Contínua (TPM e KAIZEN) e Projetos de Eficiência Energética e Confiabilidade. Em paralelo, teve participação ativa nas Certificações de Qualidade e Ambiental: normas Série ISO. Após, foi para a STEMAC S.A. onde atuou nos seguimentos de manutenção de Geradores Diesel e Área de Óleo e Gás, mais precisamente no gerenciamento de Usina de Cogeração, gerando o livro “Energia: Eficiência & Alternativas”, 2009. (Originalmente editado em 2010), “Técnicas Avançadas de Manutenção” teve sua 2ª edição em 2017, numa versão atualizada e ampliada.

    Atualmente ele se dedica à pesquisa e edição de livros técnicos.
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    Capítulo I - Gestão de Pessoas: Ênfase Manutenção - 1

    1.1 O Que e Competência? - 1
    1.2 Gestão e a Competência Comportamental - 2
    1.3 Então, Como Deve Ser o Líder Ideal? - 3
    1.4 Assumindo Riscos e Responsabilidades - 5
    1.5 Agente de Mudanças - 5
    1.6 Como Lidar com as Adversidades? - 5

    Capítulo II - Modelos de Gestão Estratégica - 9

    2.1 R&M Confiabilidade dos Ativos - 9
    2.2 ABC (Activiy-Based-Costing) Atividade Baseada em Custos - 15
    2.2.1 A Origem - 15
    2.2.2 Custos e ABC na Manutenção - 17
    2.2.3 Sistema de Controle de Custos da Manutenção - 18
    2.2.4 Por que Usar o ABC na Manutenção? - 19
    2.2.5 Metodologia para Implantação do ABC na Manutenção - 19
    2.2.6 Glossário Aplicado a Metodologia ABC - 19
    2.2.7 Conselhos Práticos para a Área de Manutenção - 20

    2.3 TPM –Manutenção Produtiva Total - 21
    2.3.1 A Origem da TPM (Manutenção Produtiva Total - 22
    2.3.2 O Pioneirismo do TPM - 23
    2.3.3 Cronologia da Evolução para o TPM - 23
    2.3.4 Os Pilares da Metodologia TPM - 24
    2.3.5 Pilar: A Manutenção Autônoma (MA - 25
    2.3.6 Etapas da Manutenção Autônoma - 27
    2.3.6.1 Limpeza Inicial - 27
    2.3.6.2 Eliminação de Fontes de Sujeira e Difícil Acesso - 28
    2.3.6.3 Normas Provisórias, Limpeza, Inspeção e Lubrificação - 30
    2.3.6.4 Inspeção Geral - 31
    2.3.6.5 Inspeção Autônoma - 32
    2.3.6.6 Padronização - 33
    2.3.6.7 Gerenciamento Autônomo - 34
    2.3.6.8 Exemplos de Painéis de um Posto de Trabalho com Manutenção Autônoma - 35
    2.3.6.9 Exemplos de Tarefas Autônomas, Conforme Frequências Determinadas - 37
    2.3.6.10 Sequencia de Atividades do Técnico em Manutenção, Dentro da TPM - 37
    2.3.6.11 Exemplos de Melhorias Obtidas em Maquinas de uma Linha de Usinagem - 38
    2.3.7 Pilar: A Manutenção Planejada - 39
    2.3.8 Pilar: Controle Inicial - 39
    2.3.9 Pilar: Melhoria Especifica - 40
    2.3.10 Pilar: Educação & Treinamento - 40
    2.3.11 Pilar: Segurança e Meio Ambiente - 41
    2.3.12 Pilar: Qualidade - 44
    2.3.13 Pilar: TPM Office ou TPM2 - TPM em Áreas Administrativas.44
    2.3.14 Os Objetivos do TPM - 46
    2.3.15 TPM: As Seis Grandes Perdas - 46
    2.3.16 Ainda sobre a Primeira Grande Perda: A Obtenção da Perda Zero ou Zero Defeito - 50
    2.3.17 Principais Tópicos a Serem Observados na Primeira Grande Perda - 51
    2.3.18 TPM e o LEAN MANUFACTURING - 52
    2.3.19 Lean Manufacturing: Gerenciamento da Mudança - 54
    2.4 Melhoria Contínua (Kaizen) - 58
    2.4.1 Sugestão das Etapas para Desenvolver um Projeto KAIZEN - 61
    2.4.2 Melhoria Contínua nas Organizações - 63
    2.4.3 Case: “Definição de Máquina Gargalo: Maior Tempo ou Baixa Eficiência (OEE)?” - 65
    2.4.4 KAIZEN – Eventos KAIZEN em Indústria Metal Mecânica - 67
    2.5 A Gestão das Utilidades - 70
    2.5.1 Generalidades - 70
    2.5.2 Gestão de Utilidades – Executadas por Empresas Terceirizadas - 71
    2.6 Gestão do Sistema de Lubrificação - 76
    2.6.1 Lubrificação - 77
    2.6.2 Tipos de Lubrificantes - 77
    2.6.3 Graxas Lubrificantes - 79
    2.6.3.1 Formas de Aplicação das Graxas - 79
    2.6.4 A Lubrificação Industrial - 80
    2.6.4.1 Análise da Situação Atual - 81
    2.6.4.2 Apresentação da Situação Proposta - 82
    2.6.4.3 Implementação da Proposta: o Novo Sistema de Gestão de Lubrificação - 83
    2.7 A Evolução da Engenharia no Século XXI - 84
    2.7.1 As Redes Inteligentes (Smart Grids - 88
    2.7.2 A Tecnologia Wearables - 89
    2.7.3 A Realidade Aumentada - 91
    2.7.4 Gestão de Manutenção através de Aplicativos - 93
    2.7.5 As Maquinas Intuitivas - 94
    2.7.6 Os Aplicativos de Voz - 96
    2.7.7 A Impressão 3D - 96

    Capítulo III - Técnicas de Manutenção - 101
    3.1 A Manutenção Corretiva - 102
    3.1.1 Analise para Aplicação da Manutenção Corretiva - 103
    3.1.1.1 Importância Quanto ao Mantenimento - 103
    3.1.1.2 Importância Quanto ao Processo - 104
    3.1.1.3 Importância Quanto a Qualidade do Produto - 104
    3.1.2 Manutenção Corretiva – Recuperação do Ativo - 106
    3.1.2.1 Analise Preliminar - 106
    3.1.2.2 Proposta Técnica de Reforma - 106
    3.1.2.3 Analise de Investimento – Reforma Interna ou Terceirizada - 107
    3.1.2.4 Contratação - 108
    3.1.2.5 Planejamento – Gestão da Reforma - 108
    3.1.2.6 Final da Reforma - 109
    3.2 A Manutenção Preventiva - 109
    3.2.1 Introdução a MCC – Manutenção Centrada na Confiabilidade - 110
    3.2.2 Implementação da Manutenção Preventiva - 114
    3.2.2.1 Classificação dos Ativos - 115
    3.2.2.2 Elaboração dos Planos e Instruções para a Execução - 117
    3.2.2.3 Cadastros e Demais Registros em Software de Manutenção - 117
    3.2.2.4 Definição dos Itens de Controle - 118
    3.2.3 Planejamento e Controle de Manutenção (PCM - 121
    3.2.3.1 Fatores de Decisão: - 122
    3.2.3.2 Algumas das Tarefas do Programador PCM - 122
    3.2.3.3 Possíveis Causas de Insucesso do PCM - 122
    3.3 A Manutenção Preditiva - 125
    3.3.1 A Termografia - 126
    3.3.1.1 Principio de Funcionamento - 126
    3.3.1.2 Aplicações - 126
    3.3.1.3 Limitações: - 127
    3.3.1.4 Forma de Coleta dos Dados - 127
    3.3.1.5 Desenvolvimento da Termografia - 128
    3.3.1.6 A Escala Monocromática - 129
    3.3.1.7 A Escala Policromática - 129
    3.3.2 A Analise de Vibração - 133
    3.3.2.1 Glossário - 133
    3.3.2.2 Os Transdutores - 134
    3.3.2.3 Detecção de Problemas - 136
    3.3.2.4 Diagnósticos a partir da Analise de Vibração - 137
    3.3.3 A Analise de Óleo - 147

    Capítulo IV - Qualidade Aplicada à Manutenção - 153
    4.1 Breve Histórico da Qualidade nas Organizações - 153
    4.1.1 Antes da ISO 9000 - 153
    4.1.2 ISO 900 - Versão 1987 - 154
    4.1.3 ISO 9000 –Versão 1994 - 154
    4.1.4 ISO 9000 –Versão 2000 - 155
    4.1.5 PBQP-H no Brasil - 155
    4.2 Os Elementos da Iso 9001 - 156
    4.3 Exigências dos Itens da ISO 9001 - 157
    4.4 ISO TS 16949 - 158
    4.5 Termos da ISO TS 16.949 Aplicados A Manutenção - 159
    4.6 Normas para Gestão, Qualidade, Meio Ambiente e Projetos - 162

    Capítulo V - A Gestão em Manutenção - 167
    5.1 Sistemas Informatizados para a Manutenção - 167
    5.1.1 Objetivo - 167
    5.1.2 Tipologia de Intervenções - 167
    5.1.3 Cadastro dos Recursos - 168
    5.1.3.1 Equipamentos - 168
    5.1.3.2 Recursos Humanos - 169
    5.1.3.3 Gerenciamento das Intervenções - 169
    5.1.3.4 Controle das Intervenções - 171
    5.1.3.5 Base Informatizada - 172
    5.2 Apresentação de Cases - 172
    5.2.1 Processos de Informatização em Ambientes de Manutenção Industrial -172
    5.2.2 Informatização da Gestão Manutenção I - 172
    5.2.3 Informatização da Gestão Manutenção II - 178
    5.3 Indicadores de Performance (KPI - 186
    5.4 Administração da Manutenção - 194

    Capítulo VI - Análise de Falhas em Ativos - 201
    6.1 Os Tipos de Falhas - 202
    6.1.1 Falhas Relacionadas a Idade do Ativo - 202
    6.1.2 As Falhas Aleatórias de Componentes Simples - 203
    6.1.3 As Falhas Aleatórias de Componentes Complexos - 203
    6.2 Métodos para Analise de Falhas - 204
    6.2.1 O Gráfico de Pareto - 204
    6.2.2 Diagrama de Causa e Efeito - 206
    6.2.2.1 Exemplo de uma Analise por Meio do Diagrama de Causa e Efeito - 206
    6.2.3 Método dos Cinco Porques - 208
    6.3 Métodos Estatísticos para a Analise de Falhas - 210
    6.3.1 Introdução – A Curva da Banheira - 210
    6.3.2 Estatística Aplicada a Confiabilidade - 211
    6.3.3 A Taxa de Falhas “?” - 212
    6.3.4 A Distribuição Hiperexponencial - 212
    6.3.5 A Distribuição Exponencial Negativa F(t - 213
    6.3.6 A Distribuição de Poisson P (t - 213
    6.3.7 A Distribuição Normal - 214
    6.3.8 A Distribuição de Weibull F (t - 214
    6.3.9 Aplicação da Estatística a Engenharia da Confiabilidade - 216
    6.4 Analise de Falha por Erro Humano - 217
    6.4.1 A Confiabilidade Humana - 218
    6.4.2 Exemplo de Aplicação de Poka Yoke - 219

    Capítulo VII - Análise de Modos de Falha e Efeitos para Equipamentos - 225
    7.1 Objetivos - 226
    7.2 Etapas de Elaboração - 227

    Capítulo VIII - NBR ISO 55.000 – Gestão de Ativos - 235
    8.1 Aspectos Gerais da NBR ISO 55.000 - 235

    Capítulo IX - Decisões de Investimento - 241
    9.1 As Grandes Paradas para Manutenção - 241
    9.2 Aquisição e Comissionamento de Ativos - 245
    9.2.1 Aquisição de Ativos - 247
    9.2.2 Comissionamento de Ativos - 250
    9.2.3 Comissionamento aplicado a Edificação - 252
    9.3 CAPEX e OPEX - 255
    9.4 A Engenharia Econômica - 257
    9.5 A Gestão de Contratos - 261

    Capítulo X - Facilities – Manutenção de Infraestrutura - 267
    10.1 Definições e Aspectos Gerais - 267
    10.2 O Perfil do Engenheiro Neste Cenário - 268
    10.3 A Manutenção Preventiva Predial - 273

    Referência Bibliográfica - 279

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:320
    Origem:Nacional
    Editora:Ciência Moderna
    Idioma:Português (Brasil)
    Edição:
    Ano:2019
    ISBN:9788539910120
    Encadernação:Brochura
    Autor:MÁRIO JORGE PEREIRA
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

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