Autodesk AutoCAD 2016 - Modelagem 3D

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  • Descrição
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  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosAutocad
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorADRIANO DE OLIVEIRA

    É diretor técnico da MaxiCAD Informática e atua como consultor técnico de aplicações Autodesk, tais como AutoCAD e Civil 3D, com especialização em Computação Gráfica Aplicada ao Design e à Arquitetura. Em 2004, foi premiado pela Autodesk Inc. como Instructor Quality Award. Já em 2006, recebeu da Autodesk o prêmio de melhor instrutor das Américas, que levou em consideração as avaliações de alunos ao longo do ano de 2005. Autor dos livros AutoCAD 2009 - Um Novo Conceito de Modelagem 3D e Renderização, AutoCAD 2007 - Modelagem 3D e Renderização em Alto Nível, Estudo Dirigido de 3ds Max (versões 9, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e Modelagem Automotiva e de Produtos com Rhinoceros 3.0 e 3ds Max 8, publicados pela Érica. Colaborador dos livros AutoCAD - Utilizando Totalmente (versões 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015), da mesma editora. Recentemente, passou a fazer parte do Grupo Autodesk Expert Elite, composto por inúmeros profissionais de vários países.
    Informações Técnicas Sumário

    Capítulo 1 – Visão Geral do 3D

    1.1 Projeto 3D
    1.2 Acesso aos comandos e menus no ambiente 3D
    1.3 Carregar barras de ferramentas
    1.4 Tipos de objeto 3D
    1.5 Revisão de comandos para polylines e regiões
    Exercício 1 – Transformar em polyline e em regiões
    Exercício 2 – Aparar as arestas e criar a polyline da engrenagem

    Capítulo 2 – Interface de Trabalho e Configurações
    2.1 Workspace
    Exercício 1 – Salvar Workspace
    2.2 Ajustes do sistema de trabalho em 3D
    2.3 Ribbons e barras de ferramentas
    Exercício 2 – Carregar barras de ferramentas

    Capítulo 3 – Vistas, Estilos de Visuais e Câmeras
    3.1 Navegação 3D
    3.2 ViewCube
    3.3 Navigation bar
    3.4 SteeringWheels
    3.5 Vistas predefinidas
    Exercício 1 – Manipulação de vistas
    3.6 Navigate
    Exercício 2 – Controle do tipo de visualização 3D
    3.7 Free Orbit
    3.8 Estilos de apresentação
    3.9 Tool Palettes Visual Style
    3.10 Criar uma vista de câmera
    Exercício 3 – Criação de vistas
    3.11 Editar a câmera
    3.12 Salvar uma vista
    Exercício 4 – Ativar vistas nas viewports do Layout

    Capítulo 4 – Objetos 3D – Etapa 1
    4.1 Criação de objetos 3D dinamicamente
    Exercício 1 – Desenho dinâmico
    4.2 Sólidos básicos
    Exercício 2 – Modelagem de um móvel
    Exercício 3 – Modelagem de uma escada em L
    4.3 Criar um Polysolid
    4.4 Comando Helix – Espiral
    Exercício 4 – Modelagem de sacada
    Exercício 5 – Uso de molas
    Exercício 6 – Montar estrutura tubular

    Capítulo 5 – Variáveis 3D
    5.1 Visão geral
    5.2 Isolines – Controle do número de linhas em objetos 3D
    Exercício 1 – Controle do número de linhas
    5.3 Facetres
    Exercício 2 – Controle de suavização de faces
    5.4 Controle da exibição do ícone de luz
    5.5 Conversão do tipo de luz
    5.6 Conversão automática de sistemas
    5.7 Conversão de sólidos em objetos Mesh
    5.8 Controle da exibição do ícone da câmera
    5.9 Controle do tipo de Surface a ser criado
    5.10 Relacionamento com os objetos
    5.11 Comportamento da visualização
    5.12 Controle do Trim
    5.13 Filtro de faces
    5.14 Controle do Osnap 3D
    5.15 Defaultgizmo – Controle dos modificadores 3D
    5.16 Geomapmode – Controle do estilo de mapa
    5.17 Vprotateassoc – Controle da rotação das viewports
    5.18 Delobj – Controle de exclusão de objetos
    5.19 FILLETRAD3D – Armazena o raio para comando Fillet 3D

    Capítulo 6 – Objetos 3D – Etapa 2
    6.1 Sweep – Seguir um caminho
    Exercício 1 – Criar os objetos de uma tubulação industrial
    Exercício 2 – Desenhar a base de uma cadeira
    6.2 Extrude
    6.3 Objetos 3D por transição entre formas – Loft
    Exercício 3 – Criar um puxador usando Loft
    6.4 Revolve – Objetos por revolução
    Exercício 4 – Modelar um bule de chá
    Exercício 5 – Modelar um ventilador de teto
    Etapa 1 – Detalhe de fixação no teto
    Etapa 2 – Desenho do motor e da luminária
    Etapa 3 – Desenho das pás do ventilador
    6.5 Presses or pulls (empurrar ou puxar)
    Exercício 6 – Aplicar o comando PressPull

    Capítulo 7 – Modelagem por Superfícies
    7.1 Introdução ao uso de superfícies
    7.2 Criação de superfície ou sólidos
    7.3 Continuidade e magnitude da superfície
    7.4 Superfícies associativas
    7.5 Surfnetwork – Superfície por malha de lados
    7.6 Planesurf – Superfície plana
    7.7 Blend – Ligar superfícies
    7.8 Surfpatch – Corrigir superfície
    Exercício 1 – Fechamento da superfície com Patch
    7.9 Surfoffset – Cópias paralelas
    Exercício 2 – Aplicar Offset e Blend na superfície
    7.10 Associação de superfícies
    7.11 Surffillet – Fillet na superfície
    Exercício 3 – Fillet entre superfícies
    7.12 Extract Intersections – Extrair objetos de interseção
    7.13 Offset Edges – Gerar contornos em faces
    7.14 Surftrim – Aparar superfícies
    7.15 Surfuntrim – Remover o Trim
    7.16 Surfextend – Estender superfícies
    7.17 Surfsculpt – Esculpir superfícies
    7.18 Surfacemodelingmode – Modo de construção
    7.19 3Deditbar – Barra de edição 3D
    7.20 Convert to Nurbs – Converter em Nurbs
    7.21 Show CV
    7.22 Cvhide – Esconder os pontos de controle
    7.23 Reconstruir a superfície
    7.24 Add CV – Adicionar vértices
    7.25 Cvremove – Remover vértices
    7.26 Projetar geometrias na superfície
    7.27 Analysis – Analisar superfícies
    7.28 3Dface – Faces 3D
    Exercício 4 – Completar a edição da superfície

    Capítulo 8 – Objetos Mesh
    8.1 Modelagem por objetos Mesh
    8.2 Configuração de objetos Mesh primitivos
    8.3 Criar objetos Mesh primitivos
    8.4 Formas por geração de malhas facetadas
    8.5 Meshsmooth – Converter em objetos Mesh
    8.6 Aplicar mais suavização
    8.7 Remover níveis de Smooth
    8.8 Refinar a malha do objeto Mesh
    8.9 Meshcrease – Incluir cantos
    8.10 Meshuncrease – Remover cantos
    8.11 Meshsplit – Cortar faces
    8.12 Extrude Faces
    8.13 Merge Face – Mesclar faces
    8.14 Inverter triangulação
    8.15 Close Hole – Fechar furos
    8.16 Juntar faces em um ponto
    8.17 Converter em sólido facetado ou suavizado
    8.18 CONVTOSURFACE – Converter em superfície facetada ou suavizada
    8.19 Subobjetos – Modelar por subobjects
    Exercício 1 – Modelar uma proteção de roda para bicicleta ou moto

    Capítulo 9 – Sistema de Coordenadas – UCS
    9.1 Definição do sistema de coordenadas
    9.2 Uso de UCS dinâmico (Dynamic UCS)
    Exercício 1 – Desenhar diretamente nos lados de um objeto 3D
    9.3 UCSs ortogonais
    Exercício 2 – Uso de Orthographic UCSs
    9.4 UCS por três pontos
    9.5 UCS Face
    9.6 UCS Object
    9.7 UCS View
    9.8 UCS Preview
    9.9 UCS aplicado sobre X, Y ou Z
    9.10 Salvar um UCS definido pelo usuário
    9.11 Restaurar UCS salvo
    9.12 Voltar ao Sistema Global de Medidas
    9.13 Trabalhar com hachuras e cotas no objeto 3D
    9.14 Atualizar a UCS pela mudança de vista predefinida
    9.15 Manipulação direta do UCS

    Capítulo 10 – Modificadores de Objetos 3D
    10.1 Edição de malhas
    Exercício 1 – Compreender o uso de subobjects
    10.2 Filtro de seleção para subobjetos
    10.3 Grip Tools – Gizmo
    10.4 Usar grips para editar
    Exercício 2 – Selecionar objetos ocultos
    10.5 Grip Tools
    10.6 Slicing – Criar sólidos por corte
    10.7 Aplicar Fillet
    10.8 Aplicar Chamfer
    10.9 Convtosolid – Converter em sólido
    Exercício 3 – Converter em Mesh e em Solid
    10.10 Extract Edges – Extrair lados
    10.11 Criar sólidos por Thicken com base em um Planar Surface
    Exercício 4 – Modelar uma embalagem
    Exercício 5 – Modelagem a partir de uma superfície plana

    Capítulo 11 – Operações Booleanas
    11.1 Visão geral
    11.2 Union – União
    11.3 Subtract – Subtração
    11.4 Intersect – Interseção
    11.5 Interfere – Interferências
    Exercício 1 – Modelagem de um secador de cabelos
    Exercício 2 – Modelagem de um aro de roda
    Exercício 3 – Modelar os detalhes do secador de cabelos
    Exercício 4 – Modelagem de um gaveteiro

    Capítulo 12 – Modificadores 3D
    12.1 Visão geral
    12.2 3D Move
    12.3 3D Rotate
    12.4 3D Align
    12.5 Align
    12.6 3D Mirror
    12.7 3D Array
    12.8 3D Scale

    Capítulo 13 – Edições de Sólidos
    13.1 Visão geral
    13.2 Edição das faces de sólidos
    13.3 Extrude Faces
    13.4 Move Faces
    13.5 Offset Faces
    13.6 Delete Faces
    13.7 Rotate Faces
    13.8 Taper Faces
    13.9 Copy Faces
    13.10 Color Faces
    13.11 Copy Edges
    13.12 Color Edges
    13.13 Imprint
    13.14 Clean
    13.15 Separate
    13.16 Shell
    Exercício 1 – Edição de faces

    Capítulo 14 – Modelagem
    14.1 Visão geral
    14.2 Modelar um puxador
    14.3 Modelar a plataforma de uma estação de trem
    14.4 Modelar a base de uma batedeira
    14.5 Modelar uma janela curva
    14.6 Modelar uma guarita
    14.7 Modelar um capô de carro personalizado

    Capítulo 15 – Cortes 3D e Vistas 2D
    15.1 Visão geral
    15.2 Desenho de vistas 2D
    Exercício 1 – Criar vistas 2D
    15.3 Criar vistas a partir de arquivos do Autodesk Inventor
    15.4 Section Plane – Planos de corte
    15.5 Flatshot – Vistas 2D
    Exercício 2 – Gerar as vistas de documentação do secador

    Capítulo 16 – Render – Configuração
    16.1 Sobre a renderização
    16.2 Barra de ferramentas e Ribbon
    16.3 Configuração para renderizar
    Exercício 1 – Configurar renderização
    16.4 Janela de resumo da renderização
    16.5 Renderização on-line

    Capítulo 17 – Trabalhar com Materiais
    17.1 Visão geral
    Exercício 1 – Compreenda o uso dos materiais
    17.2 O Materials Browser
    17.3 Carregar um material existente para o documento
    Exercício 2 – Carregar materiais para o documento
    17.4 Aplicar materiais
    17.5 Propriedades de um novo material
    17.6 Mapas
    17.7 Ajuste do tamanho do mapa ou textura do material
    17.8 Aplicar materiais por camadas
    17.9 Criar uma paleta personalizada de materiais
    17.10 Falta de mapa de texturas
    Exercício 3 – Criar um material do tipo vidro
    Exercício 4 – Criar um material do tipo metal
    Exercício 5 – Criar um material do tipo pintura de parede
    17.11 Tipo de amostra no editor de materiais
    Exercício 6 – Aplicar materiais em suas modelagens
    Exercício 7 – Criar um material do tipo Plástico
    Exercício 8 – Criar um material do tipo Pedra (Stone)
    Exercício 9 – Criar um material do tipo Madeira (Wood)
    Exercício 10 – Criar um material do tipo Espelho (Mirror)

    Capítulo 18 – Mapeamento
    18.1 Visão geral
    18.2 Tipos de mapeamento
    18.3 Mapeamento box
    18.4 Mapeamento planar
    18.5 Mapeamento esférico
    18.6 Mapeamento cilíndrico
    18.7 Copiar o mapeamento para outros objetos
    18.8 Resetar o mapeamento
    18.9 Aplicar material e mapeamento apenas a uma face selecionada
    18.10 Remover um material aplicado

    Capítulo 19 – Background – Imagens de Fundo
    19.1 Visão geral
    19.2 Definição de vistas
    19.3 Salvar uma vista
    19.4 Imagem de fundo
    19.5 Background
    19.6 Adicionar background a uma vista ou câmera existente
    Exercício 1 – Definir imagem de fundo
    Exercício 2 – Configurar a opção Sky para Background

    Capítulo 20 – Luzes
    20.1 Visão geral
    20.2 Tipos de iluminação
    20.2.1 Luzes fotométricas
    20.3 Iluminação solar
    Exercício 1 – Configurações do Render
    20.5 Sky – luz do céu
    20.6 Luz Point – Incandescente
    20.7 Luz Spotlight
    20.8 Distant Light – Luz distante
    20.9 Light List – Lista de luzes
    20.10 Propriedades da luz Point
    20.11 Propriedades da luz Spot
    20.12 Propriedades da luz Distant
    Exercício 2 – Iluminação

    Capítulo 21 – Render Environment
    21.1 Configuração do Environment & Exposure

    Capítulo 22 – Animação
    22.1 Visão geral
    22.2 ShowMotion
    Exercício 1 – Definir vistas para criar transições
    22.3 Usar o Navsmotion
    22.4 Motion Path Animation – Animação por caminho
    Exercício 2 – Carregar o painel Animations
    Exercício 3 – Animação por caminho
    Exercício 4 – Fazer os ajustes da animação
    Exercício 5 – Gerar animação
    22.5 Gerar animação com base nas alterações de vista na tela
    Exercício 6 – Gerar animação a partir dos movimentos de vista da tela

    Capítulo 23 – Configuração de Impressão, Exportação e Importação de Imagens
    23.1 Visão geral
    23.2 Configurar o layout de impressão
    Exercício 1 – Preparar o layout de impressão
    Exercício 2 – Configuração da página de impressão
    23.3 Definir a viewport
    Exercício 3 – Ajustar a viewport para impressão
    Exercício 4 – Configurar a viewport para imprimir com objetos 3D
    23.4 Raster Image – Importar imagem
    Exercício 5 – Importar uma imagem
    23.5 Exportar para outros aplicativos
    Exercício 6 – Exportar
    23.6 Impressão 3D
    23.7 FBX
    23.8 Exportação para DGN
    23.8.1 External DWG References
    23.8.2 External DGN References
    23.8.3 Select Mapping Setup

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:384
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Érica / Saraiva
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2016
    ISBN:9788536515991
    Encadernação:Brochura
    Autor:Adriano de Oliveira
  • Informações

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