Desenvolvendo para iPhone e iPad - 6ª Edição
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Desenvolvendo para iPhone e iPad - 6ª Edição
O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile está em alta e a demanda por bons profissionais aumenta a cada dia. O iOS da Apple se destaca como uma das principais plataformas de desenvolvimento mobile do mercado, e, dentro desse cenário, o objetivo deste livro é ensinar o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad do básico ao avançado, além de fornecer uma base sólida para você aproveitar essa oportunidade. ... Ler mais +
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Banco de Dados em MACINTOSH Utilizando REALbasic
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Os livros técnicos existentes no mercado, em sua grande maioria, são versões que contêm muita informação sobre o software, trazendo grande dificuldade, para nós usuários iniciantes. Sobre o assunto ainda não há publicação em português. Este livro é indicado a todos aqueles que trabalham com Apple e Macintosh e queiram utilizá-lo também para arquivar dados ou possuir um banco de dados. O REALbasic é uma linguagem de programação onde você desenvolve a sua própria linguagem de maneira totalmente personalizada. Uma ótima alternativa para quem trabalha com Apple e Macintosh e deseja aumentar seus conhecimentos com uma linguagem similar ao Visual basic. ... Ler mais +
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O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile está em alta e a demanda por bons profissionais aumenta a cada dia. O iOS da Apple se destaca como uma das principais plataformas de desenvolvimento mobile do mercado, e, dentro desse cenário, o objetivo deste livro é ensinar o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad do básico ao avançado, além de fornecer uma base sólida para você aproveitar essa oportunidade. ... Ler mais +
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- DescriçãoDesenvolvendo para iPhone e iPad - 6ª Edição
O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile está em alta e a demanda por bons profissionais aumenta a cada dia. O iOS da Apple se destaca como uma das principais plataformas de desenvolvimento mobile do mercado, e, dentro desse cenário, o objetivo deste livro é ensinar o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad do básico ao avançado, além de fornecer uma base sólida para você aproveitar essa oportunidade.
O livro explica os conceitos desde o básico, com uma introdução ao Xcode e a linguagem Swift, assim como os principais conceitos do desenvolvimento para iOS e os componentes visuais que podem ser utilizados. Aqui também são estudadas as boas práticas de desenvolvimento, comunicação com web services, XML e JSON, gerenciamento de threads, banco de dados e arquivos, mapas e GPS, recursos de multimídia como áudio e vídeo, animações, notificações push com Firebase etc. E para aproveitar melhor esta obra recomendamos ter conhecimento de lógica de programação e orientação a objetos.
Esta obra ensina todos os passos necessários para instalar o aplicativo no seu iPhone ou iPad e publicá-lo na App Store. Durante a leitura vamos desenvolver um aplicativo completo para iPhone e iPad com a linguagem Swift. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Ricardo R. Lecheta
Ricardo R. Lecheta é formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão do Desenvolvimento de Software pela PUC-PR. Possui certificações da Sun, IBM e Rational, entre elas, SCMAD e SCEA. Atualmente, trabalha com desenvolvimento e consultoria de tecnologias mobile para diversas plataformas e pode ser contatado pelo e-mail rlecheta@gmail.com.Informações Técnicas Sumário
Agradecimentos.................................................................................................................. 15
Sobre o autor ...................................................................................................................... 16
Prefácio .............................................................................................................................. 17
Capítulo 1 ¦ Introdução ....................................................................................................... 23
1.1 Introdução..................................................................................................23
1.2 Linguagem Objective-C..............................................................................24
1.3 Linguagem Swift ........................................................................................24
1.4 Frameworks Foundation e Cocoa Touch ......................................................25
1.5 Xcode ........................................................................................................26
1.6 Criando um projeto no Xcode.....................................................................26
1.7 Projeto dos carros....................................................................................... 31
1.8 Código-fonte do livro .................................................................................34
1.9 Links úteis.................................................................................................34
Capítulo 2 ¦ Introdução ao Swift.......................................................................................... 35
2.1 Criando um projeto no Xcode.....................................................................35
2.2 Função print() ...........................................................................................36
2.3 Declarando o tipo de uma variável ..............................................................38
2.4 Variáveis e constantes (var versus let)...........................................................38
2.5 Variáveis opcionais.....................................................................................39
2.6 Criando classes em Swift ............................................................................44
2.7 Construtores..............................................................................................47
2.8 Construtor de conveniência ........................................................................48
2.9 Failable Initializers - Construtores que podem retornar nulo ........................49
2.10 Métodos e parâmetros...............................................................................50
2.11 Retorno de um método ou uma função ......................................................52
2.12 Protocolos ................................................................................................53
2.13 Tipo id e conversão de tipos (cast) .............................................................56
2.14 Métodos estáticos......................................................................................57
2.15 Extensions (category)................................................................................57
8 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 6a Edição
2.16 Array........................................................................................................59
2.17 Dictionary ............................................................................................... 60
2.18 Comparando objetos ................................................................................ 61
2.19 Verificando o tipo do objeto ......................................................................62
2.20 Declarando Exceptions.............................................................................62
Capítulo 3 ¦ Criando o primeiro aplicativo para iPhone......................................................... 66
3.1 Criando o primeiro exemplo para iPhone com o Xcode............................... 66
3.2 Estrutura de arquivos do projeto................................................................ 68
3.3 Executando o projeto no simulador do iPhone ............................................70
3.4 Criando uma classe do tipo UIViewController.............................................72
3.5 Desenhando a interface gráfica com o Interface Builder (IB)........................ 77
3.6 Classe AppDelegate ....................................................................................78
3.7 File’s Owner ............................................................................................... 81
3.8 Criando a interface gráfica para iPad...........................................................82
3.9 Guias para alterar as propriedades dos objetos ............................................87
3.10 Adicionando um botão na interface da tela ................................................93
3.11 Outlets......................................................................................................94
3.12 IBAction ...................................................................................................99
3.13 Auto Layout básico – centralizando o label .............................................. 102
3.14 Customizando o nome do projeto............................................................104
3.15 Exibindo logs .........................................................................................106
3.16 Ativando o debug.................................................................................... 107
3.17 Onde verificar os erros de compilação......................................................108
3.18 Onde encontrar a documentação das classes............................................109
Capítulo 4 ¦ Formulários, componentes e Interface Builder................................................. 110
4.1 Evoluindo o exemplo do “Olá Mundo” .......................................................110
4.2 Criando o formulário com os campos de texto ........................................... 111
4.3 Brincando com extensões..........................................................................116
4.4 First Responder.........................................................................................117
4.5 Método touchesBegan ...............................................................................119
4.6 Protocolo UITextFieldDelegate.................................................................. 120
4.7 Implementando o protocolo UITextFieldDelegate diretamente no editor visual 125
4.8 UIImageView e a notação @2x................................................................. 126
4.9 UISlider e dicas do interface builder...........................................................131
Capítulo 5 ¦ Navegação entre telas .................................................................................... 138
5.1 Navegando para outro controller ............................................................... 138
5.2 Criando o segundo view controller ........................................................... 139
5.3 Método present.........................................................................................141
5.4 Voltando para a tela anterior ..................................................................... 143
5.5 Animações com o método present............................................................. 144
Sumário 9
5.6 UINavigationController............................................................................ 146
5.7 Customizando o título da Navigation Bar.................................................. 150
5.8 Customizando o título do botão “Voltar” .................................................. 152
5.9 Escondendo a Navigation Bar e Status Bar................................................. 153
5.10 Customizando a aparência da Navigation Bar........................................... 154
5.11 Qual forma de navegação utilizar ............................................................. 154
5.12 Storyboards ............................................................................................ 155
Capítulo 6 ¦ Tab Bar Controller........................................................................................... 171
6.1 Aplicativo dos carros..................................................................................171
6.2 Criando um projeto universal ....................................................................171
6.3 Configurando o ícone e a splash da aplicação.............................................174
6.4 View controllers do projeto ....................................................................... 178
6.5 Classe UITabBarController........................................................................181
6.6 Adicionando as marcações de métricas nos arquivos .xib ........................... 183
6.7 Mais informações sobre o UITabBarController .......................................... 184
Capítulo 7 ¦ WebView........................................................................................................ 185
7.1 A página web com informações sobre o livro .............................................. 185
7.2 Classe UIWebView................................................................................... 185
7.3 Criando os outlets do WebView ................................................................ 188
7.4 Exibindo uma página web no WebView..................................................... 188
7.5 Protocolo UIWebViewDelegate ..................................................................191
7.6 Implementando o protocolo UIWebViewDelegate visualmente................... 193
7.7 viewDidLoad vs viewDidAppear ............................................................... 194
7.8 Abrindo uma página local do projeto no WebView..................................... 195
7.9 Interceptando o carregamento das páginas no WebView............................. 196
Capítulo 8 ¦ TableView ...................................................................................................... 197
8.1 A tela que lista os carros............................................................................ 197
8.2 Criando e ligando os outlets do TableView................................................ 198
8.3 Protocolo UITableViewDataSource ........................................................... 199
8.4 Protocolo UITableViewDelegate................................................................202
8.5 Criando um array de carros para preencher a tabela ..................................205
8.6 Criando a tela de detalhes do carro...........................................................208
8.7 Criando uma célula customizada para a linha da tabela............................. 210
Capítulo 9 ¦ Auto Layout e telas na horizontal.................................................................... 218
9.1 Como definir as orientações suportadas no projeto.................................... 218
9.2 Auto Layout............................................................................................. 219
9.3 Exemplo de Auto Layout........................................................................... 221
9.4 Auto Layout no projeto dos Carros............................................................226
9.5 Orientação da tela (vertical e horizontal)...................................................229
10 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 6a Edição
9.6 Exibindo uma view diferente conforme a orientação..................................230
9.7 Definindo as orientações suportadas do view controller..............................231
Capítulo 10 ¦ XML e JSON................................................................................................... 236
10.1 Integrando sistemas com XML e JSON.....................................................236
10.2 Copiando os arquivos XML e JSON para o projeto .................................. 239
10.3 Classe XMLParser ...................................................................................241
10.4 Atualizando a lista de carros para ler do XML.......................................... 245
10.5 Criando uma imagem a partir de uma URL..........................................
Sumário 11
Capítulo 13 ¦ Mapas e GPS................................................................................................. 320
13.1 Introdução a mapas e GPS ....................................................................... 320
13.2 Adicionando os frameworks Map Kit e Core Location no projeto.............. 320
13.3 Preparando o projeto para exibir um mapa .............................................. 320
13.4 Mostrando o mapa na coordenada desejada............................................. 327
13.5 Marcando um local do mapa com um alfinete...........................................331
13.6 Lendo as coordenadas GPS com o framework Core Location.................... 335
13.7 Calculando distâncias............................................................................. 341
13.8 Desenhando uma rota.............................................................................342
13.9 Geocoding .............................................................................................343
Capítulo 14 ¦ Multimídia................................................................................................... 346
14.1 Preparando o projeto...............................................................................346
14.2 Criando a classe VideoUtil ......................................................................348
14.3 Mostrando o vídeo do carro com o player nativo de vídeo .........................351
14.4 Monitorando o início e o fim do vídeo com notificações........................... 352
14.5 Outra opção para abrir o vídeo ............................................................... 354
14.6 Controlando a reprodução do vídeo: pause e stop .................................... 354
14.7 Reproduzindo e gravando música............................................................356
14.8 Acessando a galeria de fotos pelo aplicativo.............................................. 361
14.9 Tirando uma foto e instalando o projeto no iPhone..................................366
14.10 Abrindo documentos no iBooks............................................................. 367
Capítulo 15 ¦ iPad ............................................................................................................. 371
15.1 Projeto universal.......................................................................................371
15.2 Verificando se o aparelho é iPhone ou iPad .............................................. 373
15.3 UISplitViewController ............................................................................ 374
15.4 Utilizando o UISplitViewController no projeto dos carros ........................ 379
15.5 Exercício: customizar a tela de detalhes para iPad ....................................383
15.6 Popover..................................................................................................384
15.7 Layout vertical no iPad com o UIPopoverController.................................386
Capítulo 16 ¦ Animações.................................................................................................... 391
16.1 Core Animation .......................................................................................391
16.2 Criando um contexto para executar uma animação...................................391
16.3 As principais propriedades que podem ser animadas................................ 393
16.4 Configurando os parâmetros da animação............................................... 393
16.5 Projeto de exemplo com animações .........................................................394
16.6 Animação de transparência – alpha ......................................................... 397
16.7 As estruturas CGRect, CGPoint e CGSize ................................................399
16.8 Diferença entre as propriedades frame e bounds ...................................... 401
12 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 6a Edição
16.9 Movendo uma view ................................................................................ 401
16.10 Utilizando transformações para mover uma view....................................404
16.11 Redimensionando uma view ..................................................................406
16.12 Rotacionando uma view ........................................................................409
16.13 Monitorando o final da animação .......................................................... 410
Capítulo 17 ¦ Closures ....................................................................................................... 412
17.1 Introdução a closures............................................................................... 412
17.2 Closures com retorno e argumentos......................................................... 413
17.3 Passando closures como argumentos para funções.................................... 413
17.4 Animação com closures em Swift..............................................................414
Capítulo 18 ¦ Views, touch, gestos, Quartz 2D..................................................................... 416
18.1 Criando uma view customizada............................................................... 416
18.2 Quartz 2D...............................................................................................417
18.3 Criando um projeto com Quartz ............................................................. 419
18.4 Desenhando com Quartz ........................................................................425
18.5 Tratando eventos de touch ......................................................................434
18.6 Gestos com a classe UIGestureRecognizer ...............................................436
Capítulo 19 ¦ Local Notifications........................................................................................ 440
19.1 NotificationCenter - bus de eventos..........................................................440
19.2 Número de notificação no logo do aplicativo (badge) ...............................442
19.3 Local Notifications..................................................................................443
Capítulo 20 ¦ Criando uma conta de desenvolvedor na Apple.............................................. 449
20.1 Registro de desenvolvedor........................................................................449
20.2 iOS Dev Center ...................................................................................... 452
20.3 Certificates, Identifiers & Profiles ............................................................ 453
20.4 Criando o certificado de desenvolvedor ...................................................456
20.5 Configurando o dispositivo para desenvolvimento...................................458
20.6 App ID................................................................................................... 461
20.7 Perfil de provisionamento (provisioning profile).......................................462
20.8 Executando o projeto diretamente no dispositivo.....................................467
20.9 Instalando outros projetos no dispositivo ................................................469
Capítulo 21 ¦ Remote Notifications – Configuração do certificado de Push.......................... 470
21.1 Objetivo do exercício ............................................................................... 470
21.2 Criando o certificado de push ................................................................. 470
21.3 Criando o certificado de push ................................................................. 476
Sumário 13
Capítulo 22 ¦ Mensagens de Push com o Firebase Cloud Messaging (FCM) – parte 1............. 478
22.1 Introdução ao Firebase............................................................................ 478
22.2 Revisão - o que são mensagens de push?.................................................. 479
22.3 Como funciona o FCM...........................................................................480
22.4 Criando o projeto no Xcode.................................................................... 481
22.5 Criando o projeto no console do Firebase................................................482
22.6 Recebendo o push na classe AppDelegate ................................................489
22.7 Executando o projeto e obtendo o token do Firebase................................493
22.8 Imprimindo o Token do dispositivo.........................................................496
22.9 Configurando o certificado de Push no Firebase ......................................496
22.10 Considerações finais..............................................................................498
Capítulo 23 ¦ Mensagens de Push com o Firebase Cloud Messaging (FCM) – parte 2............. 499
23.1 Enviando uma mensagem pelo console do Firebase ..................................499
23.2 Recebendo mensagem com o aplicativo fechado....................................... 501
23.3 Recebendo mensagem com o aplicativo aberto.........................................503
23.4 Tipos de mensagens de Push (notificação versus dados)............................504
23.5 Mensagens do tipo Notificação (Notification Messages) ...........................504
23.6 Mensagens do tipo Dados (Data Messages)..............................................504
23.7 Formato JSON das mensagens ................................................................506
23.8 Enviando uma mensagem pelo web service..............................................507
23.9 Tópicos....................................................................................................510
23.10 Links.....................................................................................................510
Capítulo 24 ¦ Publicando na App Store............................................................................... 511
24.1 iTunes Connect – preparando o projeto para publicar na App Store............ 511
24.2 Publicando na App Store ........................................................................ 516
24.3 Fim do livro ............................................................................................519Informações Técnicas
Nº de páginas: 520 Origem: Nacional Editora: Editora Novatec Idioma: Português Edição: 6ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788575226902 Encadernação: Brochura Autor: Ricardo R. Lecheta - Informações