Desenvolvendo para iPhone e iPad - 6ª Edição

O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile está em alta e a demanda por bons profissionais aumenta a cada dia. O iOS da Apple se destaca como uma das principais plataformas de desenvolvimento mobile do mercado, e, dentro desse cenário, o objetivo deste livro é ensinar o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad do básico ao avançado, além de fornecer uma base sólida para você aproveitar essa oportunidade.

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    Os livros técnicos existentes no mercado, em sua grande maioria, são versões que contêm muita informação sobre o software, trazendo grande dificuldade, para nós usuários iniciantes. Sobre o assunto ainda não há publicação em português. Este livro é indicado a todos aqueles que trabalham com Apple e Macintosh e queiram utilizá-lo também para arquivar dados ou possuir um banco de dados. O REALbasic é uma linguagem de programação onde você desenvolve a sua própria linguagem de maneira totalmente personalizada. Uma ótima alternativa para quem trabalha com Apple e Macintosh e deseja aumentar seus conhecimentos com uma linguagem similar ao Visual basic. ... Ler mais +

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    O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile está em alta e a demanda por bons profissionais aumenta a cada dia. O iOS da Apple se destaca como uma das principais plataformas de desenvolvimento mobile do mercado, e, dentro desse cenário, o objetivo deste livro é ensinar o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad do básico ao avançado, além de fornecer uma base sólida para você aproveitar essa oportunidade. ... Ler mais +

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  • Descrição
    Desenvolvendo para iPhone e iPad - 6ª Edição

    O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile está em alta e a demanda por bons profissionais aumenta a cada dia. O iOS da Apple se destaca como uma das principais plataformas de desenvolvimento mobile do mercado, e, dentro desse cenário, o objetivo deste livro é ensinar o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad do básico ao avançado, além de fornecer uma base sólida para você aproveitar essa oportunidade.

    O livro explica os conceitos desde o básico, com uma introdução ao Xcode e a linguagem Swift, assim como os principais conceitos do desenvolvimento para iOS e os componentes visuais que podem ser utilizados. Aqui também são estudadas as boas práticas de desenvolvimento, comunicação com web services, XML e JSON, gerenciamento de threads, banco de dados e arquivos, mapas e GPS, recursos de multimídia como áudio e vídeo, animações, notificações push com Firebase etc. E para aproveitar melhor esta obra recomendamos ter conhecimento de lógica de programação e orientação a objetos.

    Esta obra ensina todos os passos necessários para instalar o aplicativo no seu iPhone ou iPad e publicá-lo na App Store. Durante a leitura vamos desenvolver um aplicativo completo para iPhone e iPad com a linguagem Swift.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorRicardo R. Lecheta

    Ricardo R. Lecheta é formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão do Desenvolvimento de Software pela PUC-PR. Possui certificações da Sun, IBM e Rational, entre elas, SCMAD e SCEA. Atualmente, trabalha com desenvolvimento e consultoria de tecnologias mobile para diversas plataformas e pode ser contatado pelo e-mail rlecheta@gmail.com.
    Informações TécnicasSumário

    Agradecimentos.................................................................................................................. 15
    Sobre o autor ...................................................................................................................... 16
    Prefácio .............................................................................................................................. 17
    Capítulo 1 ¦ Introdução ....................................................................................................... 23
    1.1 Introdução..................................................................................................23
    1.2 Linguagem Objective-C..............................................................................24
    1.3 Linguagem Swift ........................................................................................24
    1.4 Frameworks Foundation e Cocoa Touch ......................................................25
    1.5 Xcode ........................................................................................................26
    1.6 Criando um projeto no Xcode.....................................................................26
    1.7 Projeto dos carros....................................................................................... 31
    1.8 Código-fonte do livro .................................................................................34
    1.9 Links úteis.................................................................................................34
    Capítulo 2 ¦ Introdução ao Swift.......................................................................................... 35
    2.1 Criando um projeto no Xcode.....................................................................35
    2.2 Função print() ...........................................................................................36
    2.3 Declarando o tipo de uma variável ..............................................................38
    2.4 Variáveis e constantes (var versus let)...........................................................38
    2.5 Variáveis opcionais.....................................................................................39
    2.6 Criando classes em Swift ............................................................................44
    2.7 Construtores..............................................................................................47
    2.8 Construtor de conveniência ........................................................................48
    2.9 Failable Initializers - Construtores que podem retornar nulo ........................49
    2.10 Métodos e parâmetros...............................................................................50
    2.11 Retorno de um método ou uma função ......................................................52
    2.12 Protocolos ................................................................................................53
    2.13 Tipo id e conversão de tipos (cast) .............................................................56
    2.14 Métodos estáticos......................................................................................57
    2.15 Extensions (category)................................................................................57
    8 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 6a Edição
    2.16 Array........................................................................................................59
    2.17 Dictionary ............................................................................................... 60
    2.18 Comparando objetos ................................................................................ 61
    2.19 Verificando o tipo do objeto ......................................................................62
    2.20 Declarando Exceptions.............................................................................62
    Capítulo 3 ¦ Criando o primeiro aplicativo para iPhone......................................................... 66
    3.1 Criando o primeiro exemplo para iPhone com o Xcode............................... 66
    3.2 Estrutura de arquivos do projeto................................................................ 68
    3.3 Executando o projeto no simulador do iPhone ............................................70
    3.4 Criando uma classe do tipo UIViewController.............................................72
    3.5 Desenhando a interface gráfica com o Interface Builder (IB)........................ 77
    3.6 Classe AppDelegate ....................................................................................78
    3.7 File’s Owner ............................................................................................... 81
    3.8 Criando a interface gráfica para iPad...........................................................82
    3.9 Guias para alterar as propriedades dos objetos ............................................87
    3.10 Adicionando um botão na interface da tela ................................................93
    3.11 Outlets......................................................................................................94
    3.12 IBAction ...................................................................................................99
    3.13 Auto Layout básico – centralizando o label .............................................. 102
    3.14 Customizando o nome do projeto............................................................104
    3.15 Exibindo logs .........................................................................................106
    3.16 Ativando o debug.................................................................................... 107
    3.17 Onde verificar os erros de compilação......................................................108
    3.18 Onde encontrar a documentação das classes............................................109
    Capítulo 4 ¦ Formulários, componentes e Interface Builder................................................. 110
    4.1 Evoluindo o exemplo do “Olá Mundo” .......................................................110
    4.2 Criando o formulário com os campos de texto ........................................... 111
    4.3 Brincando com extensões..........................................................................116
    4.4 First Responder.........................................................................................117
    4.5 Método touchesBegan ...............................................................................119
    4.6 Protocolo UITextFieldDelegate.................................................................. 120
    4.7 Implementando o protocolo UITextFieldDelegate diretamente no editor visual 125
    4.8 UIImageView e a notação @2x................................................................. 126
    4.9 UISlider e dicas do interface builder...........................................................131
    Capítulo 5 ¦ Navegação entre telas .................................................................................... 138
    5.1 Navegando para outro controller ............................................................... 138
    5.2 Criando o segundo view controller ........................................................... 139
    5.3 Método present.........................................................................................141
    5.4 Voltando para a tela anterior ..................................................................... 143
    5.5 Animações com o método present............................................................. 144
    Sumário 9
    5.6 UINavigationController............................................................................ 146
    5.7 Customizando o título da Navigation Bar.................................................. 150
    5.8 Customizando o título do botão “Voltar” .................................................. 152
    5.9 Escondendo a Navigation Bar e Status Bar................................................. 153
    5.10 Customizando a aparência da Navigation Bar........................................... 154
    5.11 Qual forma de navegação utilizar ............................................................. 154
    5.12 Storyboards ............................................................................................ 155
    Capítulo 6 ¦ Tab Bar Controller........................................................................................... 171
    6.1 Aplicativo dos carros..................................................................................171
    6.2 Criando um projeto universal ....................................................................171
    6.3 Configurando o ícone e a splash da aplicação.............................................174
    6.4 View controllers do projeto ....................................................................... 178
    6.5 Classe UITabBarController........................................................................181
    6.6 Adicionando as marcações de métricas nos arquivos .xib ........................... 183
    6.7 Mais informações sobre o UITabBarController .......................................... 184
    Capítulo 7 ¦ WebView........................................................................................................ 185
    7.1 A página web com informações sobre o livro .............................................. 185
    7.2 Classe UIWebView................................................................................... 185
    7.3 Criando os outlets do WebView ................................................................ 188
    7.4 Exibindo uma página web no WebView..................................................... 188
    7.5 Protocolo UIWebViewDelegate ..................................................................191
    7.6 Implementando o protocolo UIWebViewDelegate visualmente................... 193
    7.7 viewDidLoad vs viewDidAppear ............................................................... 194
    7.8 Abrindo uma página local do projeto no WebView..................................... 195
    7.9 Interceptando o carregamento das páginas no WebView............................. 196
    Capítulo 8 ¦ TableView ...................................................................................................... 197
    8.1 A tela que lista os carros............................................................................ 197
    8.2 Criando e ligando os outlets do TableView................................................ 198
    8.3 Protocolo UITableViewDataSource ........................................................... 199
    8.4 Protocolo UITableViewDelegate................................................................202
    8.5 Criando um array de carros para preencher a tabela ..................................205
    8.6 Criando a tela de detalhes do carro...........................................................208
    8.7 Criando uma célula customizada para a linha da tabela............................. 210
    Capítulo 9 ¦ Auto Layout e telas na horizontal.................................................................... 218
    9.1 Como definir as orientações suportadas no projeto.................................... 218
    9.2 Auto Layout............................................................................................. 219
    9.3 Exemplo de Auto Layout........................................................................... 221
    9.4 Auto Layout no projeto dos Carros............................................................226
    9.5 Orientação da tela (vertical e horizontal)...................................................229
    10 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 6a Edição
    9.6 Exibindo uma view diferente conforme a orientação..................................230
    9.7 Definindo as orientações suportadas do view controller..............................231
    Capítulo 10 ¦ XML e JSON................................................................................................... 236
    10.1 Integrando sistemas com XML e JSON.....................................................236
    10.2 Copiando os arquivos XML e JSON para o projeto .................................. 239
    10.3 Classe XMLParser ...................................................................................241
    10.4 Atualizando a lista de carros para ler do XML.......................................... 245
    10.5 Criando uma imagem a partir de uma URL..........................................
    Sumário 11
    Capítulo 13 ¦ Mapas e GPS................................................................................................. 320
    13.1 Introdução a mapas e GPS ....................................................................... 320
    13.2 Adicionando os frameworks Map Kit e Core Location no projeto.............. 320
    13.3 Preparando o projeto para exibir um mapa .............................................. 320
    13.4 Mostrando o mapa na coordenada desejada............................................. 327
    13.5 Marcando um local do mapa com um alfinete...........................................331
    13.6 Lendo as coordenadas GPS com o framework Core Location.................... 335
    13.7 Calculando distâncias............................................................................. 341
    13.8 Desenhando uma rota.............................................................................342
    13.9 Geocoding .............................................................................................343
    Capítulo 14 ¦ Multimídia................................................................................................... 346
    14.1 Preparando o projeto...............................................................................346
    14.2 Criando a classe VideoUtil ......................................................................348
    14.3 Mostrando o vídeo do carro com o player nativo de vídeo .........................351
    14.4 Monitorando o início e o fim do vídeo com notificações........................... 352
    14.5 Outra opção para abrir o vídeo ............................................................... 354
    14.6 Controlando a reprodução do vídeo: pause e stop .................................... 354
    14.7 Reproduzindo e gravando música............................................................356
    14.8 Acessando a galeria de fotos pelo aplicativo.............................................. 361
    14.9 Tirando uma foto e instalando o projeto no iPhone..................................366
    14.10 Abrindo documentos no iBooks............................................................. 367
    Capítulo 15 ¦ iPad ............................................................................................................. 371
    15.1 Projeto universal.......................................................................................371
    15.2 Verificando se o aparelho é iPhone ou iPad .............................................. 373
    15.3 UISplitViewController ............................................................................ 374
    15.4 Utilizando o UISplitViewController no projeto dos carros ........................ 379
    15.5 Exercício: customizar a tela de detalhes para iPad ....................................383
    15.6 Popover..................................................................................................384
    15.7 Layout vertical no iPad com o UIPopoverController.................................386
    Capítulo 16 ¦ Animações.................................................................................................... 391
    16.1 Core Animation .......................................................................................391
    16.2 Criando um contexto para executar uma animação...................................391
    16.3 As principais propriedades que podem ser animadas................................ 393
    16.4 Configurando os parâmetros da animação............................................... 393
    16.5 Projeto de exemplo com animações .........................................................394
    16.6 Animação de transparência – alpha ......................................................... 397
    16.7 As estruturas CGRect, CGPoint e CGSize ................................................399
    16.8 Diferença entre as propriedades frame e bounds ...................................... 401
    12 Desenvolvendo para iPhone e iPad – 6a Edição
    16.9 Movendo uma view ................................................................................ 401
    16.10 Utilizando transformações para mover uma view....................................404
    16.11 Redimensionando uma view ..................................................................406
    16.12 Rotacionando uma view ........................................................................409
    16.13 Monitorando o final da animação .......................................................... 410
    Capítulo 17 ¦ Closures ....................................................................................................... 412
    17.1 Introdução a closures............................................................................... 412
    17.2 Closures com retorno e argumentos......................................................... 413
    17.3 Passando closures como argumentos para funções.................................... 413
    17.4 Animação com closures em Swift..............................................................414
    Capítulo 18 ¦ Views, touch, gestos, Quartz 2D..................................................................... 416
    18.1 Criando uma view customizada............................................................... 416
    18.2 Quartz 2D...............................................................................................417
    18.3 Criando um projeto com Quartz ............................................................. 419
    18.4 Desenhando com Quartz ........................................................................425
    18.5 Tratando eventos de touch ......................................................................434
    18.6 Gestos com a classe UIGestureRecognizer ...............................................436
    Capítulo 19 ¦ Local Notifications........................................................................................ 440
    19.1 NotificationCenter - bus de eventos..........................................................440
    19.2 Número de notificação no logo do aplicativo (badge) ...............................442
    19.3 Local Notifications..................................................................................443
    Capítulo 20 ¦ Criando uma conta de desenvolvedor na Apple.............................................. 449
    20.1 Registro de desenvolvedor........................................................................449
    20.2 iOS Dev Center ...................................................................................... 452
    20.3 Certificates, Identifiers & Profiles ............................................................ 453
    20.4 Criando o certificado de desenvolvedor ...................................................456
    20.5 Configurando o dispositivo para desenvolvimento...................................458
    20.6 App ID................................................................................................... 461
    20.7 Perfil de provisionamento (provisioning profile).......................................462
    20.8 Executando o projeto diretamente no dispositivo.....................................467
    20.9 Instalando outros projetos no dispositivo ................................................469
    Capítulo 21 ¦ Remote Notifications – Configuração do certificado de Push.......................... 470
    21.1 Objetivo do exercício ............................................................................... 470
    21.2 Criando o certificado de push ................................................................. 470
    21.3 Criando o certificado de push ................................................................. 476
    Sumário 13
    Capítulo 22 ¦ Mensagens de Push com o Firebase Cloud Messaging (FCM) – parte 1............. 478
    22.1 Introdução ao Firebase............................................................................ 478
    22.2 Revisão - o que são mensagens de push?.................................................. 479
    22.3 Como funciona o FCM...........................................................................480
    22.4 Criando o projeto no Xcode.................................................................... 481
    22.5 Criando o projeto no console do Firebase................................................482
    22.6 Recebendo o push na classe AppDelegate ................................................489
    22.7 Executando o projeto e obtendo o token do Firebase................................493
    22.8 Imprimindo o Token do dispositivo.........................................................496
    22.9 Configurando o certificado de Push no Firebase ......................................496
    22.10 Considerações finais..............................................................................498
    Capítulo 23 ¦ Mensagens de Push com o Firebase Cloud Messaging (FCM) – parte 2............. 499
    23.1 Enviando uma mensagem pelo console do Firebase ..................................499
    23.2 Recebendo mensagem com o aplicativo fechado....................................... 501
    23.3 Recebendo mensagem com o aplicativo aberto.........................................503
    23.4 Tipos de mensagens de Push (notificação versus dados)............................504
    23.5 Mensagens do tipo Notificação (Notification Messages) ...........................504
    23.6 Mensagens do tipo Dados (Data Messages)..............................................504
    23.7 Formato JSON das mensagens ................................................................506
    23.8 Enviando uma mensagem pelo web service..............................................507
    23.9 Tópicos....................................................................................................510
    23.10 Links.....................................................................................................510
    Capítulo 24 ¦ Publicando na App Store............................................................................... 511
    24.1 iTunes Connect – preparando o projeto para publicar na App Store............ 511
    24.2 Publicando na App Store ........................................................................ 516
    24.3 Fim do livro ............................................................................................519

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:520
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Novatec
    Idioma:Português
    Edição:6ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788575226902
    Encadernação:Brochura
    Autor:Ricardo R. Lecheta
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

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