Empreendedorismo e Inovação - Novas Competências para a Gestão da Inovação 1ª

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  • Descrição
    Empreendedorismo e Inovação - Novas Competências para a Gestão da Inovação 1ª Ed.

    Categoria: Administração
    ISBN: 9788539910991
    Autores: Marinilza Bruno de Carvalho, e
    Antônio Carlos de Azevedo Ritto.

    Instituições antes definidas pela organização física dos seus recursos se transformam em flexíveis conexões cooperativas. Práticas novas emergem dos novos formatos de relacionamento no âmbito das organizações num tempo de globalização agressiva, redes sociais de toda ordem, ocasionando mudanças rápidas nos negócios e nas relações. Ambiente eletrônico de produção é a integração de uma rede de atores mediada pela tecnologia.

    A tecnologia é apenas um meio, um facilitador. O potencial está na sinergia que possa emergir da relação entre os atores da rede de valor.

    Os alavancadores da auto-organização são comportamentais, habilidades sociais, tolerância ao erro, atitude crítica à experiência, autonomia pessoal, isso tudo em tempo real. Conhecimentos, experiências, erros e enganos condicionam-se mutuamente; ocorrem no mesmo espaço físico, ao mesmo tempo e no mesmo contexto de sentimentos e pensamentos. Interferem na percepção, na tomada de decisão, na ação, no mundo.

    Este livro para além de contextualizações e definições apresenta métodos de formação e gestão de Startups.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorMARINILZA BRUNO DE CARVALHO
    Do departamento de informática do IME da UERJ; Doutora em Educação pela UFRJ; Mestra em Engenharia de Sistemas pela Coppe/UFRJ. Coordenadora dos Laboratórios de Estudos e Gestão da Inovação – Legin e de Avaliação, Tecnologia Social e Inovação. (LATESI). Curso de Pós-Graduação - MBA em Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios e de Projeto – TIGNP. Diretora do Departamento de Inovação da UERJ – INOVUERJ. Coordenadora de Grupo de pesquisa no CNPq.

    ANTONIO CARLOS DE AZEVEDO RITTO
    Professor Titular da UERJ. Pós-Doutor pelo Programa de História das Ciências das Técnicas e da Epistemologia da UFRJ (2003), Doutor em Ciências Informáticas pela Pontifícia PUC-Rio (1994), Mestre em Ciências da Computação pela UFPe (1980), Graduado em Matemática pela UFPe (1977). Trabalha com Tecnologia Social e ministra Disciplinas nas áreas de Transdisciplinaridade, Gerência em Informática, Informática na Educação e Ética. Coordena do Escritório de Projetos do Departamento de Inovação da UERJ.
    Informações TécnicasCapítulo 1 - Inovações Tecnológicas em Ambiente VUCA - Volátil, Incerto Complexo, Ambíguo - 1

    1.1 À guisa de Introdução - 1
    1.2 Tecnologia e Subjetividade – Expansão da Consciência - 2
    1.3 Novas Formas de Produção e de Relações de Produção - 3
    1.4 A Escrita e a expansão da Consciência - 4
    1.5 Desenvolvimento Cognitivo e Estágios da Consciência - 6
    1.6 A Internet é o conteúdo na noosfera - 7
    1.7 A dimensão Tecnológica e o Aprendizado do Usuário - 8
    1.8 Catedral e o Bazar - 10
    1.9 Fontes de Ordem – Hierarquia e Ordem Espontânea - 10
    1.10 Os quatro cenários para as dinâmicas de produção - 13
    1.11 Sistemas Auto-organizados – O Processamento das Perturbações - 17
    1.12 UMWELT – Interação da Pessoa com o Ambiente - 18
    1.13 O Modelo da Criação do Conhecimento - 20
    1.14 A Espiral de Conhecimentos - 20
    1.15 Software e Inteligência - 22
    1.16 Á guisa de Conclusão – (Realidade Aumentada como Metáfora - 24
    1.17 Referências - 26

    Capítulo 2 - Empreendedorismo e Inovação - 29
    2.1 Cenário 2020 - 29
    2.2 O Estado para as Futuras Gerações - 31
    2.3 Eras Históricas - 32
    2.4 A Cultura da Instituição, Desafio, Ambiente e Valores - 35
    2.5 Sentimentos: Amor - Ódio - 36
    2.6 As Entidades - 36
    2.7 Valores - 37
    2.8 Culturas na Instituição - 38
    2.9 Relacionamentos na Instituição – Perfil Profissional - 39
    2.10 Histórico dos Conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor - 41
    2.11 O Empreendedor na Empresa considerado Intraempreendedor - 43
    2.12 Organização do Pensamento - 43
    2.13 Questões Fundamentais - 44
    2.14 Perfil e Características do Empreendedor - 47
    2.15 Alinhamentos de Conceitos: - 48
    2.16 Visão Gerente X Empreendedor Líder - 49
    2.17 Sistema de Construção do Conhecimento (Allan Gibb - 49
    2.18 Processo de Liderança - 51
    2.19 Curva de Crescimento - 52
    2.20 O Agente de Transformação - 54
    2.21 Tipos básicos das pessoas por grupos: - 54
    2.22 Fases do Comportamento - empreendedor e sua equipe - 55
    2.23 Skill Profissional - 55
    2.24 Trajetória de Produtividade e Evolução do Empreendedor - 57
    2.25 Trabalhando a Visão de Futuro - 58
    2.26 Visão de Futuro - 58
    2.27 Objetivo das visões de futuro e a comunidade da visão - 58
    2.28 A Importância de se ter uma Visão - 58
    2.29 Poder da Visão - 59
    2.30 Dez Passos para o empreendedorismo - 60
    2.31 Inovação - 61
    2.32 Trabalhando as Mudanças - 61
    2.33 Gerência de Mudanças - 62
    2.34 Inovação e Conceitos - 65
    2.35 Novos Valores e Características na Inovação - 66
    2.36 Gestão da Inovação - 67
    2.37 Propriedade Intelectual: Proteção e Transferência - 69
    2.38 Legislações - 70
    2.39 Transferência de Tecnologia - 71
    2.40 A Propriedade Intelectual no Mundo - 72
    2.41 Políticas de Inovação - 74
    2.42 Uma Política de Inovação - 76
    2.43 Referências - 81

    Capítulo 3 - Hackathon: Case Estratégico no Desenvolvimento de Novas Competências - 85
    3.1 Introdução - 85
    3.2 Metodologia - 86
    3.3 Sistemática Operacional no processo de Aprendizagem por Projetos - 87
    3.4 O Planejamento e o Modelo - 91
    3.5 Etapas de cada Hackathon planejado - 91
    3.6 Atores e Papéis - 91
    3.7 Avaliação dos Projetos - 92
    3.8 A Edição do 2º Hackathon - Escola Inovadora na Educação Empreendedora - 97
    3.9 A Edição do 3ª Hackathon Escola Inovadora - 101
    3.10 Referências - 105

    Capítulo 4 - Compliance e Ética em Tempos de Trabalho em Redes - 107
    4.1 Introdução - 107
    4.2 O Mundo das Redes - 108
    4.3 Fragmentação no Campo da Pessoa - 109
    4.4 Cidadania Digital e Fake News - 111
    4.5 Transtorno Digital - 112
    4.6 Fragmentação no Processo de Produção - 114
    4.7 O Desafio da Racionalidade – o lucro e a inserção no futuro - 117
    4.8 Cadeias Produtivas Globais de Agregação de Valor - 120
    4.9 Fragmentação na Prestação de Serviços - 124
    4.10 Fragmentação por cima e por baixo - Mudanças Paradigmáticas - 125
    4.11 Compliance - 126
    4.12 Inovação - necessidades e riscos - 129
    4.13 Inovação para Inovar - 130
    4.14 Estudos da Consciência - 131
    4.15 À Guisa de Conclusão - 133
    4.16 Referências - 134

    Capítulo 5 - Novas Competências para a Gestão da Inovação - 137
    5.1 Introdução - 137
    5.2 A Inovação nas Habilidades e Competências - 138
    5.3 Novas Metodologias de Aprendizagem - 140
    5.4 As Novas Competências - 142
    5.5 Elementos Estruturais das Novas Competências - 142
    5.6 As pessoas possuem - 142
    5.7 Competências para a Educação, com base Unesco,2013 - 143
    5.8 Como Fazer e Diferença com as Novas Competências - 146
    5.9 Referências - 147
    À Guisa de Conclusão - 149

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:176
    Editora:Ciência Moderna
    Idioma:Português (Brasil)
    Edição:
    Ano:2020
    ISBN:9788539910991
    Encadernação:Brochura
    Autor:Marinilza Bruno de Carvalho, e Antônio Carlos de Azevedo Ritto
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