Estudo Dirigido de 3DS Max 2016

Permeado de ilustrações e exercícios práticos, a obra Estudo Dirigido de 3ds Max 2016 explica as funcionalidades do aplicativo e apresenta das novidades da versão 2016, como o novo sistema de templates, o suporte a multitoques, as sequências de câmeras, as melhorias no iray e no mental ray, entre outros.
Direcionado a profissionais e estudantes de Design, Arquitetura, Artes Gráficas, Computação Gráfica, Engenharia e todos os demais que precisem gerar modelagens, animações e imagens com alta qualidade, o material conta com linguagem dinâmica e objetiva, e mostra a criação e a edição de objetos de arquitetura..
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  • Descrição
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  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Assuntos3 DS MAX
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o Autor ADRIANO DE OLIVEIRA

    É diretor técnico da MaxiCAD Informática e atua como consultor técnico de aplicações Autodesk, tais como AutoCAD e Civil 3D, com especialização em Computação Gráfica Aplicada ao Design e à Arquitetura. Em 2004, foi premiado pela Autodesk Inc. como Instructor Quality Award. Já em 2006, recebeu da Autodesk o prêmio de melhor instrutor das Américas, que levou em consideração as avaliações de alunos ao longo do ano de 2005. Autor dos livros AutoCAD 2009 - Um Novo Conceito de Modelagem 3D e Renderização, AutoCAD 2007 - Modelagem 3D e Renderização em Alto Nível, Estudo Dirigido de 3ds Max (versões 9, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e Modelagem Automotiva e de Produtos com Rhinoceros 3.0 e 3ds Max 8, publicados pela Érica. Colaborador dos livros AutoCAD - Utilizando Totalmente (versões 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015), da mesma editora. Recentemente, passou a fazer parte do Grupo Autodesk Expert Elite, composto por inúmeros profissionais de vários países.
    Informações Técnicas Sumário

    Capítulo 1 - Novidades no 3ds Max 2016 e Área de Trabalho


    1.1 Visão geral

    1.2 Novidades e melhorias do Autodesk 3ds Max 2016

    1.2.1 Novo sistema de templates

    1.2.2 Suporte a multitoques

    1.2.3 Camera Sequencer - Sequência de câmeras

    1.2.4 Visualização da seleção em viewports com Nitrous

    1.2.5 Suporte para renderização do Autodesk A360 - Renderização na nuvem

    1.2.6 Melhorias no iray e no mental ray

    1.2.7 Physical Camera - Câmera física

    1.2.8 Melhorias na troca de dados

    1.2.9 Importação de dados do Revit e do SketchUp mais fáceis

    1.2.10 Importação mais fácil do SolidWorks

    1.2.11 Importação da animação do Inventor

    1.2.12 Área de trabalho

    1.3 Painel de comandos

    1.3.1 Painel Create

    1.3.2 Painel Modify

    1.3.3 Painel Hierarchy

    1.3.4 Painel Motion

    1.3.5 Painel Display

    1.3.6 Painel Utilities

    1.4 Viewports - Janelas de trabalho

    1.4.1 Alterar vistas e tamanho das viewports

    1.4.2 Alterar o layout das viewports

    1.5 Controle visual e aparência das viewports

    1.6 Ferramentas de navegação

    1.7 ViewCube

    1.7.1 Configurar o ViewCube

    1.8 Formas de apresentação na viewport

    1.9 Navegação 2D em uma vista de câmera

    1.10 Atalhos para a área de trabalho



    Capítulo 2 - Configuração do Ambiente de Trabalho

    2.1 Visão geral

    2.2 Configurar janelas de trabalho

    2.3 Configurar unidades de projeto

    2.4 Configurar a pasta de projeto

    2.5 Configurar novos caminhos de texturas

    2.6 Summary Info - Informações do projeto

    2.7 Propriedades do arquivo

    2.8 Exibir número de polígonos e vértices na viewport



    Capítulo 3 - Criação de Objetos Standard e Formas de Seleção

    3.1 Visão geral

    3.2 Criar objetos Standard Primitives

    3.2.1 Box - Caixas

    3.2.2 Cone - Cones

    3.2.3 Sphere - Esferas

    3.2.4 GeoSphere - Esferas por lados triangulares

    3.2.5 Cylinder - Cilindros

    3.2.6 Tube - Tubos

    3.2.7 Torus - Toroides

    3.2.8 Pyramid - Pirâmides

    3.2.9 Teapot - Chaleiras

    3.2.10 Plane - Planos

    3.3 Controle de nomes e cores dos objetos

    3.4 Selecionar objetos

    3.4.1 Seleção por clique do mouse

    3.4.2 Seleção por janela

    3.4.3 Outras formas de seleção

    3.4.4 Teclas de atalho para seleção

    3.5 Seleção por nomes

    3.6 Fixar seleção

    3.7 Exercício - Seleção



    Capítulo 4 - Operações Básicas

    4.1 Visão geral

    4.2 Pivot Point - Eixos X, Y e Z

    4.3 Move - Mover

    4.4 Rotate - Rotacionar

    4.5 Scale - Escala

    4.6 Informar valores para mover e rotacionar objetos ou aplicar escalas

    4.7 Clonar objeto

    4.8 Criar várias cópias

    4.9 Selecionar e posicionar

    4.10 Exercício - Composição de ambiente

    4.11 Controle de centros



    Capítulo 5 - Manipulação de Objetos

    5.1 Visão geral

    5.2 Align - Alinhar

    5.3 Mirror - Espelhar

    5.4 Normal Align - Alinhar por faces

    5.5 Array - Matriz de distribuição

    5.5.1 Matriz de distribuição linear

    5.5.2 Matriz de distribuição retangular

    5.5.3 Matriz de distribuição circular

    5.6 Spacing Tool - Distribuição de objetos



    Capítulo 6 - Ferramentas de Precisão

    6.1 Visão geral

    6.2 Configuração do Snap e do Grid

    6.3 Snap 2D, 2,5D e 3D

    6.4 Grid

    6.5 Snap Angle

    6.6 Pivot Point - Mudar posição do ponto pivô



    Capítulo 7 - Objetos para Arquitetura, Objetos Extended e Guia Modify

    7.1 Visão geral

    7.2 Objetos para arquitetura

    7.3 Portas

    7.3.1 Pivot - Porta simples

    7.3.2 BiFold - Porta sanfonada

    7.3.3 Sliding - Porta de correr

    7.4 Janelas

    7.4.1 Awning - Janela basculante

    7.4.2 Casement - Janela de abrir

    7.4.3 Fixed - Janela com vidros fixos

    7.4.4 Pivoted - Janela pivotante

    7.4.5 Projected - Janela projetante

    7.4.6 Sliding - Janela de correr

    7.5 Escadas

    7.5.1 Straight - Escada reta

    7.5.2 L-Type Stair - Escada em L

    7.5.3 U-Type - Escada em U

    7.5.4 Spiral - Escada espiral

    7.6 Criar objetos Extended Primitives

    7.6.1 Hedra

    7.6.2 Chamfer Box - Caixa com cantos arredondados ou chanfrados

    7.6.3 Oil Tank - Cilindro com pontas convexas

    7.6.4 Spindle - Cilindro com pontas cônicas

    7.6.5 Chamfer Cylinder - Cilindro com pontas chanfradas ou arredondadas

    7.6.6 Gengon - Polígono com arestas arredondadas

    7.6.7 L-Extrusion - Objeto em L com altura

    7.6.8 C-Extrusion - Objeto em C com altura

    7.6.9 Hose - Mola

    7.7 Modify - Painel de comandos

    7.8 Construir uma luminária articulada

    7.9 Incluir portas e janelas nas paredes



    Capítulo 8 - Visão Geral dos Modificadores

    8.1 Visão geral

    8.2 Compreenda o Stack

    8.3 Tipos de modificadores de forma

    8.3.1 Parametric Deformers - Deformadores paramétricos

    8.3.2 Mesh Editing - Edição de malha

    8.3.3 Subdivision Surfaces - Subdivisão de superfícies

    8.3.4 Free Form Deformers - Deformadores livres de forma

    8.3.5 UVW Map

    8.4 Mudar o nome e copiar o conteúdo do Stack

    8.4.1 Mudar o nome do modificador

    8.4.2 Copiar o conteúdo do Stack para outro objeto

    8.5 Alterar a ordem dos modificadores

    8.6 Ocultar o modificador

    8.7 Remover um modificador

    8.8 Quebrar o Instance entre objetos copiados ou clonados

    8.9 Show End Result - Mostrar o resultado final

    8.10 Exercício 1 - Controle de Stack

    8.11 Exercício 2 - Modelar um prédio conceitual



    Capítulo 9 - Modificadores Paramétricos

    9.1 Visão geral

    9.2 Bend

    9.3 Twist - Torção

    9.4 Spherify - Deformação esférica

    9.5 Taper

    9.6 Stretch

    9.7 Ripple

    9.8 Wave

    9.9 Noise

    9.10 Squeeze

    9.11 Slice

    9.12 Cap Holes

    9.13 Shell

    9.14 Lattice

    9.15 Substitute

    9.16 Controle de Sub-Objects

    9.17 Combinar modificadores

    9.18 Chamfer

    9.19 Affect Region - Região afetada

    9.20 Exercício com Affect Region

    9.21 Melt - Derretimento

    9.22 Exercício - Derretimento



    Capítulo 10 - Edição e Subdivisão de Malhas

    10.1 Visão geral

    10.2 Editable Poly - Edição de malhas

    10.2.1 Edit Polygons - Edição de polígonos

    10.3 Exercício - Modelagem com Editable Poly

    10.4 Edit Mesh

    10.4.1 Soft Selection - Abrangência da seleção

    10.4.2 Mover, rotacionar ou escalar o elemento selecionado

    10.4.3 Vertex - Seleção de vértices

    10.4.4 Cut and Slice - Cortes na malha

    10.4.5 Edge - Seleção de lados

    10.4.6 Face - Seleção de faces

    10.4.7 Polygon - Seleção de polígonos

    10.4.8 Elements - Seleção de elementos

    10.5 Definir canais de aplicação de materiais

    10.6 Mesh Select

    10.7 Face Extrude

    10.8 Tessellate

    10.9 TurboSmooth



    Capítulo 11 - Free Form Deformers - Deformadores Livres de Forma

    11.1 Visão geral

    11.2 FFD 2 x 2 x 2, FFD 3 x 3 x 3 e FFD 4 x 4 x 4

    11.3 FFD Box

    11.4 FFD Cylinder



    Capítulo 12 - Renderizadores

    12.1 Visão geral

    12.2 Tipos de renderizadores

    12.2.1 NVIDIA iray

    12.2.2 NVIDIA mental ray

    12.2.3 Scanline

    12.2.4 Quicksilver Hardware Renderer

    12.3 Mudar o renderizador

    12.3.1 Carregamento do renderizador NVIDIA iray

    12.4 Iluminação Daylight



    Capítulo 13 - Importação e Exportação

    13.1 Visão geral

    13.2 Importação de arquivos *.dwg

    13.3 Importação de arquivos *.fbx

    13.4 Importação de arquivos *.skp (SketchUp®)

    13.5 Exportação de objetos

    13.6 Merge - Mescla de informações

    13.7 Link com arquivos do Revit®



    Capítulo 14 - Composição de Objetos

    14.1 Visão geral

    14.2 Terrain - Criação de terrenos

    14.3 Aplicação da conformidade de um objeto em outro

    14.4 ShapeMerge - Estampar uma forma 2D no 3D

    14.5 Boolean

    14.6 Connect

    14.7 Loft



    Capítulo 15 - Grupos

    15.1 Visão geral

    15.2 Por que agrupar

    15.3 Agrupar

    15.4 Abrir e fechar grupos

    15.5 Retirar objetos do grupo

    15.6 Incluir objetos no grupo

    15.7 Desfazer o grupo



    Capítulo 16 - Controle de Objetos na Tela

    16.1 Visão geral

    16.2 Guia Display do painel de comandos

    16.3 Esconder e exibir objetos

    16.4 Bloquear e desbloquear objetos

    16.5 Controle de visibilidade por Layers

    16.6 Scene Explorer - Gerenciamento de cenas



    Capítulo 17 - Câmeras e Área de Segurança

    17.1 Visão geral

    17.2 Tipos de câmera

    17.3 Posicionar uma câmera

    17.4 Alterar as características de uma câmera

    17.5 Criar cortes na visualização da câmera

    17.6 Definir altura do observador

    17.7 Visualizar a área válida de renderização na viewport - Safe Frame

    17.8 Aplicar correções nos pontos de fuga

    17.9 Criar câmera do tipo Physical



    Capítulo 18 - Desenho 2D

    18.1 Visão geral

    18.2 Desenhar formas 2D

    18.2.1 Desenho de linhas

    18.2.2 Desenho de textos

    18.2.3 Desenho de outras formas

    18.3 Editar formas 2D

    18.3.1 Editar retângulos

    18.3.2 Render e interpolação das formas 2D

    18.3.3 Editar círculos

    18.3.4 Editar arcos

    18.3.5 Editar elipse

    18.3.6 Editar o donut

    18.3.7 Editar o NGon - Polígono

    18.3.8 Editar uma estrela

    18.3.9 Editar uma mola

    18.4 Edição de linhas - Edit Spline

    18.4.1 Inserir e remover vértices

    18.4.2 Anexar outras Splines ao objeto

    18.4.3 Juntar dois vértices afastados

    18.4.4 Soldar dois vértices

    18.4.5 Gerar contornos - Outline

    18.5 Aplicar Fillet/Chamfer

    18.6 Cortar ou estender - Trim/Extend

    18.7 Sweep - Seguir caminho

    18.7.1 Mudar as propriedades da forma predefinida

    18.7.2 Controle das propriedades do caminho

    18.8 Lathe

    18.9 Extrude



    Capítulo 19 - Materiais - Parte 1

    19.1 Visão geral

    19.2 Editor de materiais

    19.2.1 Material/Map Browser

    19.2.2 Painel View

    19.2.3 Quadro de parâmetros

    19.2.4 Painel Navigator

    19.2.5 Edição dos parâmetros básicos de um material Standard

    19.3 Carregar materiais existentes

    19.3.1 Carregar outras bibliotecas de materiais

    19.4 Composição e tipos de materiais

    19.4.1 Estudo da composição de um material

    19.4.2 Tipos de material

    19.5 Aplicar materiais

    19.6 Exercícios

    19.7 Shaders

    19.8 Criar um material com definição de cor, transparência e brilho

    19.9 Criar um material com mapa de textura

    19.10 Definir relevo

    19.11 Mapeamento

    19.12 Criar um material Standard com reflexão



    Capítulo 20 - Materiais - Parte 2

    20.1 Visão geral

    20.2 Multi/Sub-Object

    20.3 Exercício

    20.4 Matte/Shadow

    20.5 Gradiente

    20.5.1 Material com mapa gradiente

    20.6 Material Arch & Design

    20.7 Exercício

    20.8 Composição de materiais em camadas



    Capítulo 21 - Materiais - Parte 3

    21.1 Visão geral

    21.2 Usar mapa de texturas de substâncias

    21.3 Aplicar Bump a partir do mapa de Substance

    21.4 Mapa vetorial



    Capítulo 22 - Luzes

    22.1 Visão geral

    22.2 Tipos de luz

    22.3 Luzes Photometric

    22.3.1 Free Light

    22.3.2 mr Sky Portal

    22.4 Exposure Control - Ajuste do controle de exposição

    22.5 Luzes Standard

    22.6 Inserir uma Luz Omni

    22.7 Ajustar luzes

    22.8 Inserir luzes Spot e Direct

    22.9 Light Lister - Lista de luzes

    22.10 Skylight - Luz do céu

    22.11 Sunlight - Luz do sol



    Capítulo 23 - Imagens ou Cor de Fundo - Background

    23.1 Visão geral

    23.2 Definição de cor de fundo para renderização

    23.3 Definir imagem de fundo para renderização

    23.4 Definição de fundo em gradiente para renderização

    23.5 Exibição da imagem no fundo da viewport



    Capítulo 24 - Como Renderizar

    24.1 Visão geral

    24.2 O quadro Render Setup

    24.3 Salvar a imagem renderizada

    24.4 Cálculo do tamanho das imagens

    24.5 Render para arquivos externos

    24.6 Render em lote

    24.7 Renderizar na nuvem



    Capítulo 25 - Animação

    25.1 Visão geral

    25.2 Controles de animação

    25.3 Controle de tempo

    25.4 Animação de objetos

    25.5 Animação de objetos por parâmetros

    25.6 Criação de links entre objetos

    25.7 Animação por caminhos

    25.8 Alteração da trajetória de animação de um objeto

    25.9 Controle das chaves na linha de tempo



    Capítulo 26 - Renderizar a Animação

    26.1 Visão geral

    26.2 Renderização

    26.3 Renderização quadro a quadro em arquivos separados

    26.4 Montagem da animação



    Capítulo 27 - Exercícios Gerais

    27.1 Visão geral

    27.2 Modelagem de uma poltrona

    27.3 Modelagem de um aro de roda

    Bibliografia

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:336
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Érica / Saraiva
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2015
    ISBN:9788536514901
    Encadernação:Brochura
    Autor:Adriano de Oliveira
  • Informações

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