Gestão Pública Eficiente: Colocando o cidadão no centro das atenções

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida de todos: em casa, no trabalho, nas escolas, nos meios de comunicação e nas relações sociais. Para que o Brasil possa tirar pleno proveito da revolução digital, colhendo todos os benefícios que a sociedade da informação e do conhecimento tem a oferecer, a economia nacional deve se transformar, com dinamismo, competitividade e inclusão, absorvendo a digitalização em seus processos, valores e conhecimento. Ao analisar o impacto da inovação sobre seis trâmites burocráticos de governos estaduais, Florencia Ferrer prova, com sua metodologia registrada, o BINPS, que é premente a digitalização. As emissões e os recolhimentos eletrônicos de IPVA; RG; Registro de Empresas; Antecedentes Criminais; Boletins de Ocorrência; e Carteira Nacional de Habilitação causam uma economia de R$ 22,8 bilhões, ao ano, aos estados brasileiros. No entanto, apesar desses trâmites já estarem digitalizados, muito ainda há a ser feito. A digitalização dos processos burocráticos pode ser um fator definidor para o desenvolvimento do Brasil. Um dos objetivos deste trabalho é mostrar o quanto se pode fazer com essa economia. Os bilhões de reais economizados, que só puderam ser aferidos devido à metodologia BINPS, representam uma folga no caixa do governo que pode ser revertido para outros investimentos.
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    Neste trabalho corajoso e franco, o jornalista Antônio Brasil apresenta, através de vários de seus artigos, uma visão profunda do que representa o telejornalismo hoje praticado no Brasil. Nada melhor que as palavras do jornalista Alberto Dines, autor do Prefácio, para definir o livro: "Nem bem começou e a Era da Informação já está sendo condenada e neutralizada como precursora da Era do Conhecimento. Nós, os informativos - tal como alguns iluministas à época - detestamos a classificação. Outros a aceitam plena ou resignadamente. (...)" "Este trabalho de Antônio Brasil contém um arsenal para alimentar a discussão. ... Ler mais +

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  • Pesquisas de Opinião Pública - Teoria, prática e estudos de caso

    O maior e mais abrangente conteúdo já produzido no país a respeito de pesquisas de opinião pública e eleitorais, mesclando o que de melhor já se escreveu na literatura internacional com estudos de caso da realidade brasileira contemporânea. ... Ler mais +

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  • Descrição
    Gestão Pública Eficiente: Colocando o cidadão no centro das atenções

    As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida de todos: em casa, no trabalho, nas escolas, nos meios de comunicação e nas relações sociais. Para que o Brasil possa tirar pleno proveito da revolução digital, colhendo todos os benefícios que a sociedade da informação e do conhecimento tem a oferecer, a economia nacional deve se transformar, com dinamismo, competitividade e inclusão, absorvendo a digitalização em seus processos, valores e conhecimento.

    Ao analisar o impacto da inovação sobre seis trâmites burocráticos de governos estaduais, Florencia Ferrer prova, com sua metodologia registrada, o BINPS, que é premente a digitalização. As emissões e os recolhimentos eletrônicos de IPVA; RG; Registro de Empresas; Antecedentes Criminais; Boletins de Ocorrência; e Carteira Nacional de Habilitação causam uma economia de R$ 22,8 bilhões, ao ano, aos estados brasileiros.

    No entanto, apesar desses trâmites já estarem digitalizados, muito ainda há a ser feito. A digitalização dos processos burocráticos pode ser um fator definidor para o desenvolvimento do Brasil. Um dos objetivos deste trabalho é mostrar o quanto se pode fazer com essa economia. Os bilhões de reais economizados, que só puderam ser aferidos devido à metodologia BINPS, representam uma folga no caixa do governo que pode ser revertido para outros investimentos.

    Depoimentos:

    "Florencia Ferrer aborda um tema essencial para os nossos tempos, estimulando a prática de ações inovadoras que possam tornar a gestão pública mais eficiente na prestação de serviços aos cidadãos.”

    — Regis Mattos,Secretário de Planejamento do Espírito Santo

    "Florencia coloca em discussão aquele que é um dos debates mais importantes do País atualmente: como prestar um serviço público de qualidade ao cidadão brasileiro, com gestão e eficiência, em áreas essenciais como Educação, Saúde e Segurança Pública.”

    — Paulo Câmara, Governador de Pernambuco

    "Esta obra, ilustrada por casos reais, é fruto da dedicação de uma vida à gestão pública.”

    — Guilherme Ary Plonski ,Professor titular USP, Especialista em Inovação

    "Contar com o trabalho de Florencia Ferrer, ontem e hoje, permite-nos avançar na administração pública.”

    — Floriano Pesaro, Deputado Federal e Ex-Secretário de Desenvolvimento de São Paulo
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorFlorencia Ferrer

    Mestre, doutora e PhD pela Universidade de São Paulo. Socióloga pela Universidad de Buenos Aires. Criadora de diversas metodologias, ela é pioneira nos trabalhos de inovação em setor público no Brasil e na América Latina. Trabalhou com presidentes, ministros e governadores na reformulação de políticas públicas. Florencia coordenou projetos em mais de 15 estados brasileiros e vários países da América Latina e Europa, incluindo Argentina, Chile, Equador, Costa Rica e Espanha, além de organizações internacionais, com destaque para OEA, BID e Banco Mundial. Em termos acadêmicos, pode-se destacar a fundação do primeiro Think Tank brasileiro com foco na inovação para governos – NedGov (Núcleo de Estudos de Desenvolvimento de Políticas de Inovação para o Governo) entre 2001 e 2005. Foi oradora de mais de 100 eventos nacionais e internacionais, além de ter escrito mais de 100 artigos e diversos livros
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    Prólogo................................................................................................................................xi
    INTRODUÇÃO..................................................................................................................1
    Fazer mais com menos ............................................................................................... 2
    Trabalho intensivo de prestação de serviços públicos ................................... 5
    Como medir o impacto econômico das políticas públicas.............................. 7
    1 METODOLOGIA.................................................................................................. 11
    Sistema de custos...................................................................................................... 11
    BINPS® .................................................................................................................17
    Adaptações metodológicas .................................................................................... 27
    2 IPVA............................................................................................................................. 51
    Custo do recolhimento de tributos sobre veículos para o
    estado de São Paulo.................................................................................................. 51
    3 Boletins de ocorrência................................................................................ 71
    Avaliação de custos pela inovação na prestação de
    serviços — boletins de ocorrência...................................................................... 71
    4 Documento de Identidade: RG – Registro Geral –
    e Antecedentes Criminais ........................................................................85
    Avaliação de custos pela inovação na prestação de
    serviços: emissão de carteira de identidade e de atestado
    de antecedentes criminais .................................................................................... 85
    5 CNH........................................................................................................................... 131
    Avaliação de custos pela inovação na prestação de
    serviços — emissão de carteira nacional de habilitação
    e licenciamento anual de veículos...................................................................... 131
    6 Abertura de empresas .............................................................................. 191
    Avaliação de Custos de programas inovadores em Minas Gerais........... 191
    7 Conclusão............................................................................................................209
    Boletins de ocorrência ........................................................................................... 213
    Cadastro nacional de habilitação (CNH)........................................................... 217
    Abertura de empresas............................................................................................ 221
    Referências Bibliográficas............................................................................ 227

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:240
    Origem:Internacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550803692
    Encadernação:Brochura
    Autor:Florencia Ferrer
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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