Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data: Analisando informações e identificando tendências em tempo real
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , comprou
-
CMMI - Integração dos Modelos de Capacitação e Maturidade de Sistemas
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil
VITRINE Os TOP de vendas !!
Esta obra, “Automação & Sociedade – Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil”, evita tanto utopias como distopias a respeito da brutal transformação em todos os modelos de negócios, privados ou públicos, que estão de pernas para o ar devido à revolução digital e cognitiva. Ela reconhece que a velocidade e a abrangência setorial das transformações não permitem subestimação dos seus impactos, sejam eles positivos ou negativos sobre a sociedade. Trata com a mais absoluta franqueza dos dilemas que estão colocados para a sociedade e para o Brasil em particular. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Criar seu Próprio BLOG - 6 projetos básicos para você começar a blogar como um profissional
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Formatos de Arquivos da Internet - Guia de Consulta Rápida
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro é uma referência sobre os formatos de arquivos mais comuns encontrados na Internet e quais programas podem ser usados para abrir, criar e editar esses arquivos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Projetando Web Áudio ( O Reilly)
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Desenvolvimento Baseado em Componentes: Conceitos e Técnicas
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Introdução à Inteligência Artificial - Uma abordagem não técnica
VITRINE Os TOP de vendas !!
A inteligência artificial envolve praticamente todas as partes do seu dia. Embora seja inicialmente possível assumir que tecnologias como alto-falantes inteligentes e assistentes digitais sejam sua extensão, a IA tornou-se rapidamente uma tecnologia de uso geral, repercutindo em diversos setores ... Ler mais +
QUERO VER -
Instrumentação para Automação Industrial - Parte 1 Instrumentação para Automação Industrial - Parte
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , também se interessou
-
Projetando Web Áudio ( O Reilly)
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Instrumentação para Automação Industrial - Parte 1 Instrumentação para Automação Industrial - Parte
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil
VITRINE Os TOP de vendas !!
Esta obra, “Automação & Sociedade – Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil”, evita tanto utopias como distopias a respeito da brutal transformação em todos os modelos de negócios, privados ou públicos, que estão de pernas para o ar devido à revolução digital e cognitiva. Ela reconhece que a velocidade e a abrangência setorial das transformações não permitem subestimação dos seus impactos, sejam eles positivos ou negativos sobre a sociedade. Trata com a mais absoluta franqueza dos dilemas que estão colocados para a sociedade e para o Brasil em particular. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ambientes Adaptativos: Trilhando Novos Caminhos para a Hipermídia
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Formatos de Arquivos da Internet - Guia de Consulta Rápida
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro é uma referência sobre os formatos de arquivos mais comuns encontrados na Internet e quais programas podem ser usados para abrir, criar e editar esses arquivos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Introdução à Inteligência Artificial - Uma abordagem não técnica
VITRINE Os TOP de vendas !!
A inteligência artificial envolve praticamente todas as partes do seu dia. Embora seja inicialmente possível assumir que tecnologias como alto-falantes inteligentes e assistentes digitais sejam sua extensão, a IA tornou-se rapidamente uma tecnologia de uso geral, repercutindo em diversos setores ... Ler mais +
QUERO VER -
Desvendando a Computação Forense Desvendando a Computação Forense
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
BLOCKCHAIN e Distributed Ledger Technologies (DLTS) - Desafios e Oportunidades
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
CMMI - Integração dos Modelos de Capacitação e Maturidade de Sistemas
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Desenvolvimento Baseado em Componentes: Conceitos e Técnicas
VITRINE Os TOP de vendas !!
- DescriçãoInteligência Competitiva em Tempos de Big Data: Analisando informações e identificando tendências em tempo real
Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data se propõe a orientar o planejamento, a criação e a implantação de um processo de Inteligência Competitiva para empresas, considerando o cenário atual de rápidas evoluções tecnológicas e produção maciça de informações. O objetivo maior é apresentar, em formato de roteiro, como identificar, selecionar e transformar informações relevantes ao negócio em análises inteligentes e dinâmicas, que ajudem os decisores, de qualquer nível organizacional, na definição de uma ação focada que gerará vantagens competitivas em ambientes de negócios dinâmicos. São considerados no texto o apoio de tecnologias atuais, como a Big Data.
Atualmente, com o crescimento exponencial da informação, o maior desafio das empresas é construir processos e ferramentas mais eficazes, não só para gerenciar a informação, mas também para facilitar a transformação dessa informação em conhecimento e, consequentemente, em ação efetiva para a empresa. Mas como fazer isso? Como realizar essa transformação? Como mostrar às empresas a importância de investir nessa transformação?
Lendo este livro, o leitor será apresentado a uma maneira de construir este processo, de analisar essas informações. A obra detalha um roteiro prático e atualizado para o uso de Inteligência Competitiva nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte e de qualquer setor econômico. Além disso, o leitor poderá viajar por mundos da informação que nunca antes foram pensados e usados para sua empresa, pois será instigado a realizar uma busca o mais precisa possível no mundo virtual, visando gerar análises que criem ou agreguem valor ao negócio. Trata-se de um livro sobre como buscar e tratar a informação como um instrumento de gestão. A obra enfatiza os benefícios que as empresas terão com a implantação de um sistema dessa natureza. Este será seu livro de cabeceira para negócios. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Elisabeth Gomes
Elisabeth Gomes é doutora em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/ UFRJ). Atualmente, é professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e professora convidada da UFRJ onde ministra disciplinas relativas a Estratégia, Inteligência Competitiva, Gestão de Conhecimento e Análise de Ambiente de Negócios. É coautora de livros e artigos sobre Inteligência Competitiva e Gestão de Conhecimento publicados no Brasil e no exterior. Desde 2000 atua em projetos de implantação de funções de Inteligência Competitiva para empresas brasileiras.
Fabiane Braga
Fabiane Braga é mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ) e doutora em Engenharia Civil com ênfase na área de Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ. Atualmente, é responsável pelo Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde coordena as atividades para elaboração de produtos e serviços de informação, com foco também na área de Gestão do Conhecimento. É professora de vários cursos de pós-graduação onde ministra aulas de Inteligência Competitiva e E-business Intelligence. É coautora de livros e artigos sobre Inteligência Competitiva. é mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ) e doutora em Engenharia Civil com ênfase na área de Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ. Atualmente, é responsável pelo Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde coordena as atividades para elaboração de produtos e serviços de informação, com foco também na área de Gestão do Conhecimento. É professora de vários cursos de pós-graduação onde ministra aulas de Inteligência Competitiva e E-business Intelligence. É coautora de livros e artigos sobre Inteligência Competitiva.Informações Técnicas PREFÁCIO XV
INTRODUÇÃO XXI
Inteligência Competitiva e o Crescimento
Exponencial de Informação xxii
Mais do que buscar, filtrar xxv
CAPÍTULO 1: A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA 1
A Função de Inteligência Competitiva 4
Ética e Legalidade na Função de
Inteligência Competitiva 6
Definição e Desenho do Processo de IC 8
Subprocesso 1: Identificação das Necessidades de IC 8
Estudo de Caso 1: Empresa de Pesquisa
Biofarmacêutica ORGANIQUE 11
Subprocesso 2: Identificação das Necessidades
de Informação 13
Subprocesso 3: Coleta e Armazenamento
de Informações 15
Subprocesso 4: Análise de Informações 19
Métodos para Análise de Informação 20
Modelo de Análise da Indústria: Cinco Forças de Porter 25
Modelo de SWOT 26
Modelo de Cenários 28
Subprocesso 5: Disseminação dos Produtos
de Inteligência 29
Subprocesso 6: Avaliação 32
O que Ainda Deve Ser Feito para que a Função de
Inteligência Competitiva Funcione a Contento? 33
Definição da Missão e dos Objetivos de Inteligência
Competitiva para a Empresa 34
Definição do Plano de Comunicação Interna 34
Posicionamento da Função de IC na Empresa 35
Modelos de Áreas de IC 35
Estudo de Caso 2: Posicionamento da Área
de IC da Empresa ORGANIQUE 37
Definição dos Recursos de Tecnologia
de Informação 38
Capacitação da Equipe de IC 39
Estudo de Caso 3: Empresa SOLVENT1 40
CAPÍTULO 2: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E O
PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO 43
CAPÍTULO 3: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO
CONTEXTO DO BIG DATA: COMO USAR E POR QUE USAR 53
Entendendo o que É Big Data 55
Impactos no Processo de IC 60
Big Data: Benefícios para Instituições de Varejo 69
O que é um sistema de recomendação personalizado? 70
Baseado em conteúdo 71
Filtragem colaborativa 71
Sistemas híbridos 71
Otimização de preço 72
Big Data: Benefícios para
Instituições Financeiras 73
Reduzir as taxas de churn 74
Combater fraudes 74
Compreensão e segmentação de clientes 75
CAPÍTULO 4: PRATICANDO 79
Etapa 1: Atividade 1.1 — Analisando o Ambiente
Externo (Análise do Macroambiente) 82
Exemplo 1: VOARBEM.com 84
Etapa 1: Atividade 1.2 — Analisando o Ambiente
Externo (Análise do Microambiente) 86
Etapa 2: Realizando Entrevistas com os Tomadores
de Decisão 91
Elaboração de entrevistas semiestruturadas 92
Técnicas de condução da entrevista 94
Fases de uma entrevista 95
Aproximação 95
Reforço dos pontos fortes 95
Cerco ao objetivo 96
Finalização 96
Roteiro de entrevistas: Exemplo 97
Introdução 97
Bloco 1: O que já foi feito na empresa 98
Bloco 2: Visão geral sobre IC 99
Bloco 3: IC na empresa 100
Bloco 4: Fontes de informações para IC 102
Bloco 5: Questões gerais 103
Etapa 3: Análise das Respostas das Entrevistas 103
Etapa 5: Construção do Processo de IC 105
Etapa 6: Definição da Equipe de IC 115
Etapa 7: Definir o Plano de Comunicação 116
CONCLUSÃO 119
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 125
ÍNDICE 129Informações Técnicas
Nº de páginas: 160 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788550801490 Encadernação: Brochura Autor: Elisabeth Gomes, Fabiane Braga - Informações