Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data: Analisando informações e identificando tendências em tempo real

Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data se propõe a orientar o planejamento, a criação e a implantação de um processo de Inteligência Competitiva para empresas, considerando o cenário atual de rápidas evoluções tecnológicas e produção maciça de informações. O objetivo maior é apresentar, em formato de roteiro, como identificar, selecionar e transformar informações relevantes ao negócio em análises inteligentes e dinâmicas, que ajudem os decisores, de qualquer nível organizacional, na definição de uma ação focada que gerará vantagens competitivas em ambientes de negócios dinâmicos. São considerados no texto o apoio de tecnologias atuais, como a Big Data.

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  • Descrição
    Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data: Analisando informações e identificando tendências em tempo real


    Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data se propõe a orientar o planejamento, a criação e a implantação de um processo de Inteligência Competitiva para empresas, considerando o cenário atual de rápidas evoluções tecnológicas e produção maciça de informações. O objetivo maior é apresentar, em formato de roteiro, como identificar, selecionar e transformar informações relevantes ao negócio em análises inteligentes e dinâmicas, que ajudem os decisores, de qualquer nível organizacional, na definição de uma ação focada que gerará vantagens competitivas em ambientes de negócios dinâmicos. São considerados no texto o apoio de tecnologias atuais, como a Big Data.

    Atualmente, com o crescimento exponencial da informação, o maior desafio das empresas é construir processos e ferramentas mais eficazes, não só para gerenciar a informação, mas também para facilitar a transformação dessa informação em conhecimento e, consequentemente, em ação efetiva para a empresa. Mas como fazer isso? Como realizar essa transformação? Como mostrar às empresas a importância de investir nessa transformação?

    Lendo este livro, o leitor será apresentado a uma maneira de construir este processo, de analisar essas informações. A obra detalha um roteiro prático e atualizado para o uso de Inteligência Competitiva nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte e de qualquer setor econômico. Além disso, o leitor poderá viajar por mundos da informação que nunca antes foram pensados e usados para sua empresa, pois será instigado a realizar uma busca o mais precisa possível no mundo virtual, visando gerar análises que criem ou agreguem valor ao negócio. Trata-se de um livro sobre como buscar e tratar a informação como um instrumento de gestão. A obra enfatiza os benefícios que as empresas terão com a implantação de um sistema dessa natureza. Este será seu livro de cabeceira para negócios.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorElisabeth Gomes

    Elisabeth Gomes é doutora em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/ UFRJ). Atualmente, é professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e professora convidada da UFRJ onde ministra disciplinas relativas a Estratégia, Inteligência Competitiva, Gestão de Conhecimento e Análise de Ambiente de Negócios. É coautora de livros e artigos sobre Inteligência Competitiva e Gestão de Conhecimento publicados no Brasil e no exterior. Desde 2000 atua em projetos de implantação de funções de Inteligência Competitiva para empresas brasileiras.

    Fabiane Braga

    Fabiane Braga é mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ) e doutora em Engenharia Civil com ênfase na área de Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ. Atualmente, é responsável pelo Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde coordena as atividades para elaboração de produtos e serviços de informação, com foco também na área de Gestão do Conhecimento. É professora de vários cursos de pós-graduação onde ministra aulas de Inteligência Competitiva e E-business Intelligence. É coautora de livros e artigos sobre Inteligência Competitiva. é mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ) e doutora em Engenharia Civil com ênfase na área de Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ. Atualmente, é responsável pelo Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde coordena as atividades para elaboração de produtos e serviços de informação, com foco também na área de Gestão do Conhecimento. É professora de vários cursos de pós-graduação onde ministra aulas de Inteligência Competitiva e E-business Intelligence. É coautora de livros e artigos sobre Inteligência Competitiva.
    Informações TécnicasPREFÁCIO XV

    INTRODUÇÃO XXI

    Inteligência Competitiva e o Crescimento
    Exponencial de Informação xxii
    Mais do que buscar, filtrar xxv

    CAPÍTULO 1: A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA 1
    A Função de Inteligência Competitiva 4
    Ética e Legalidade na Função de
    Inteligência Competitiva 6
    Definição e Desenho do Processo de IC 8
    Subprocesso 1: Identificação das Necessidades de IC 8
    Estudo de Caso 1: Empresa de Pesquisa
    Biofarmacêutica ORGANIQUE 11
    Subprocesso 2: Identificação das Necessidades
    de Informação 13
    Subprocesso 3: Coleta e Armazenamento
    de Informações 15
    Subprocesso 4: Análise de Informações 19
    Métodos para Análise de Informação 20
    Modelo de Análise da Indústria: Cinco Forças de Porter 25
    Modelo de SWOT 26
    Modelo de Cenários 28
    Subprocesso 5: Disseminação dos Produtos
    de Inteligência 29
    Subprocesso 6: Avaliação 32
    O que Ainda Deve Ser Feito para que a Função de
    Inteligência Competitiva Funcione a Contento? 33
    Definição da Missão e dos Objetivos de Inteligência
    Competitiva para a Empresa 34
    Definição do Plano de Comunicação Interna 34
    Posicionamento da Função de IC na Empresa 35
    Modelos de Áreas de IC 35
    Estudo de Caso 2: Posicionamento da Área
    de IC da Empresa ORGANIQUE 37
    Definição dos Recursos de Tecnologia
    de Informação 38
    Capacitação da Equipe de IC 39
    Estudo de Caso 3: Empresa SOLVENT1 40

    CAPÍTULO 2: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E O
    PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO 43

    CAPÍTULO 3: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO
    CONTEXTO DO BIG DATA: COMO USAR E POR QUE USAR 53

    Entendendo o que É Big Data 55
    Impactos no Processo de IC 60
    Big Data: Benefícios para Instituições de Varejo 69
    O que é um sistema de recomendação personalizado? 70
    Baseado em conteúdo 71
    Filtragem colaborativa 71
    Sistemas híbridos 71
    Otimização de preço 72
    Big Data: Benefícios para
    Instituições Financeiras 73
    Reduzir as taxas de churn 74
    Combater fraudes 74
    Compreensão e segmentação de clientes 75

    CAPÍTULO 4: PRATICANDO 79
    Etapa 1: Atividade 1.1 — Analisando o Ambiente
    Externo (Análise do Macroambiente) 82
    Exemplo 1: VOARBEM.com 84
    Etapa 1: Atividade 1.2 — Analisando o Ambiente
    Externo (Análise do Microambiente) 86
    Etapa 2: Realizando Entrevistas com os Tomadores
    de Decisão 91
    Elaboração de entrevistas semiestruturadas 92
    Técnicas de condução da entrevista 94
    Fases de uma entrevista 95
    Aproximação 95
    Reforço dos pontos fortes 95
    Cerco ao objetivo 96
    Finalização 96
    Roteiro de entrevistas: Exemplo 97
    Introdução 97
    Bloco 1: O que já foi feito na empresa 98
    Bloco 2: Visão geral sobre IC 99
    Bloco 3: IC na empresa 100
    Bloco 4: Fontes de informações para IC 102
    Bloco 5: Questões gerais 103
    Etapa 3: Análise das Respostas das Entrevistas 103
    Etapa 5: Construção do Processo de IC 105
    Etapa 6: Definição da Equipe de IC 115
    Etapa 7: Definir o Plano de Comunicação 116

    CONCLUSÃO 119

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 125

    ÍNDICE 129

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:160
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788550801490
    Encadernação:Brochura
    Autor:Elisabeth Gomes, Fabiane Braga
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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