PHP Programando com Orientação a Objetos - 4ª Edição

O PHP é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Sua popularidade se deve à flexibilidade da linguagem e a um conjunto abrangente de classes e funções que permitem desde a criação de simples portais até complexas aplicações de negócios corporativas. O PHP é usado por experientes programadores, que utilizam o que há de mais poderoso em termos de orientação a objetos, padrões de projeto e frameworks, mas também por iniciantes, que ainda usufruem de conceitos de programação estruturada e querem aprender mais.
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    A Internet é o ambiente mais propício para a disseminação de sistemas de informação. Por isso, a cada dia verificamos uma acentuada evolução de seus benefícios. Os sistemas computacionais baseados na Internet estão sendo disponibilizados em todas as partes do mundo, e cabe ao próprio desenvolvedor impor regras de utilização para evitar acessos não autorizados e até mesmo o comprometimento do funcionamento do servidor de operação. Por outro lado, as notícias de que os famigerados hackers estão invadindo sites para realizar tarefas criminosas ou para simplesmente se divertir crescem na mesma proporção da utilização da Internet. É nesse ambiente adverso que se torna necessário o estudo de técnicas de “programação segura”, visando eliminar esses problemas ou diminuir ao máximo o raio de atuação de um ataque bem-sucedido. Este livro traz estudos detalhados sobre as técnicas de ataque e as possíveis soluções adotadas para evitar a invasão de hackers em homepages e aplicativos comerciais e científicos desenvolvidos para a Internet. ... Ler mais +

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    O livro explora a programação e o projeto orientados a objeto do ponto de vista educacional e do programador. Começa com um panorama sobre os recursos de OO do PHP, apresentando tópicos essenciais, como a declaração de classe, instanciação de objeto, herança e encapsulamento de método e atributo, passando por tópicos avançados como Design Patterns, sempre com código de exemplo para melhor entendimento. ... Ler mais +

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  • Programação Segura Utilizando PHP

    A Internet é o ambiente mais propício para a disseminação de sistemas de informação. Por isso, a cada dia verificamos uma acentuada evolução de seus benefícios. Os sistemas computacionais baseados na Internet estão sendo disponibilizados em todas as partes do mundo, e cabe ao próprio desenvolvedor impor regras de utilização para evitar acessos não autorizados e até mesmo o comprometimento do funcionamento do servidor de operação. Por outro lado, as notícias de que os famigerados hackers estão invadindo sites para realizar tarefas criminosas ou para simplesmente se divertir crescem na mesma proporção da utilização da Internet. É nesse ambiente adverso que se torna necessário o estudo de técnicas de “programação segura”, visando eliminar esses problemas ou diminuir ao máximo o raio de atuação de um ataque bem-sucedido. Este livro traz estudos detalhados sobre as técnicas de ataque e as possíveis soluções adotadas para evitar a invasão de hackers em homepages e aplicativos comerciais e científicos desenvolvidos para a Internet. ... Ler mais +

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  • Descrição
    PHP Programando com Orientação a Objetos - 4ª Edição

    O PHP é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Sua popularidade se deve à flexibilidade da linguagem e a um conjunto abrangente de classes e funções que permitem desde a criação de simples portais até complexas aplicações de negócios corporativas.

    O PHP é usado por experientes programadores, que utilizam o que há de mais poderoso em termos de orientação a objetos, padrões de projeto e frameworks, mas também por iniciantes, que ainda usufruem de conceitos de programação estruturada e querem aprender mais.

    Um dos principais objetivos deste livro é permitir que o desenvolvedor aprenda a criar uma aplicação totalmente orientada a objetos, mas que também compreenda os padrões de projeto envolvidos nos principais frameworks na atualidade.

    Com este livro, você aprenderá não somente os fundamentos da orientação a objetos, mas também a criar componentes que formarão um framework que será usado na construção de uma aplicação de negócios.

    Aprenderá também, por exemplo, como manipular o banco de dados de maneira orientada a objetos e como criar componentes de interface para ganhar produtividade na construção de formulários, datagrids, gráficos e relatórios. Ao final, será criada uma aplicação de vendas para consolidar o conhecimento desenvolvido ao longo do livro.

    Principais tópicos abordados no livro:

    Introdução ao PHP, Arrays, Strings, arquivos, bancos de dados
    Orientação a objetos, herança, associação, agregação, composição
    Abstração, polimorfismo, encapsulamento, interfaces
    Exceptions, XML, SPL, reflection, traits, PSR, namespaces, REST
    Design Patterns, MVC, injeção de dependência, Singleton, Facade, Adapter
    PDO, gateways, conexões, transações, Active Record, Repository
    Criação de componentes de interface e utilização de templates
    Criação de classes para manipulação de SQL, registro de logs
    Criação de componentes para formulários e listagens
    Criação de uma aplicação de vendas orientada a objetos
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorPablo Dall´Oglio

    Pablo Dall’Oglio é graduado em Análise de Sistemas e mestre em Engenharia de Software pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Autor dos livros PHP-GTK – Criando aplicações gráficas com PHP e Criando relatórios com PHP, tem grande experiência no desenvolvimento de sistemas para gestão de negócios e está constantemente envolvido com projeto e implementação de softwares orientados a objetos. Atualmente dedica-se à sua empresa, a Adianti Solutions (adianti.com.br), onde constrói ferramentas de produtividade como o Adianti Framework (adianti.com.br/framework) e o Adianti Reports (adianti.com.br/reports), além de prestar consultoria em projeto e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
    Informações TécnicasSumário

    Sobre o autor ........................................................................................................... 15
    Agradecimentos....................................................................................................... 16
    Nota do autor........................................................................................................... 18
    Organização do livro................................................................................................. 21

    Capítulo 1 ¦ Introdução ao PHP.................................................................................22
    1.1 O que é o PHP?......................................................................................22
    1.2 Setup ....................................................................................................23
    1.2.1 Instalação .......................................................................................23
    1.2.2 Configuração .................................................................................25
    1.3 Um programa PHP ................................................................................26
    1.3.1 Estrutura do código-fonte................................................................26
    1.3.2 Comentários ..................................................................................27
    1.3.3 Comandos de saída (output)...........................................................27
    1.4 Variáveis................................................................................................28
    1.4.1 Tipo booleano................................................................................. 31
    1.4.2 Tipo numérico................................................................................32
    1.4.3 Tipo string......................................................................................32
    1.4.4 Tipo array.......................................................................................32
    1.4.5 Tipo objeto.....................................................................................32
    1.4.6 Tipo recurso ..................................................................................33
    1.4.7 Tipo misto......................................................................................33
    1.4.8 Tipo callback..................................................................................34
    1.4.9 Tipo NULL.....................................................................................34
    1.5 Declarações de tipo................................................................................34
    1.5.1 Tipagem estrita................................................................................37
    1.6 Superglobais..........................................................................................38
    1.7 Constantes ............................................................................................39
    1.8 Operadores ...........................................................................................40
    1.8.1 Atribuição.......................................................................................40
    1.8.2 Aritméticos ....................................................................................40
    1.8.3 Relacionais..................................................................................... 41
    1.8.4 Lógicos ..........................................................................................43
    1.9 Estruturas de controle ...........................................................................44
    1.9.1 IF....................................................................................................44
    1.9.2 WHILE ..........................................................................................47
    1.9.3 FOR ...............................................................................................48
    1.9.4 SWITCH ........................................................................................49
    1.9.5 FOREACH ..................................................................................... 51
    1.9.6 CONTINUE...................................................................................52
    1.9.7 BREAK...........................................................................................52
    1.10 Requisição de arquivos.........................................................................52
    1.11 Manipulação de funções .......................................................................53
    1.11.1 Criação..........................................................................................53
    1.11.2 Variáveis globais ............................................................................54
    1.11.3 Variáveis estáticas...........................................................................55
    1.11.4 Passagem de parâmetros.................................................................55
    1.11.5 Recursão .......................................................................................57
    1.11.6 Funções anônimas .........................................................................57
    1.12 Manipulação de arquivos e diretórios....................................................59
    1.13 Manipulação de strings.........................................................................64
    1.13.1 Declaração.....................................................................................64
    1.13.2 Concatenação................................................................................65
    1.13.3 Caracteres de escape ..................................................................... 66
    1.13.4 Funções para manipulação de strings ............................................ 66
    1.14 Manipulação de arrays..........................................................................69
    1.14.1 Criando um array ..........................................................................69
    1.14.2 Arrays associativos ........................................................................70
    1.14.3 Iterações........................................................................................70
    1.14.4 Acessando arrays ........................................................................... 71
    1.14.5 Arrays multidimensionais..............................................................72
    1.14.6 Funções para manipulação de arrays..............................................73
    1.15 Frameworks.........................................................................................79
    1.16 Ferramentas importantes......................................................................79

    Capítulo 2 ¦ Fundamentos de orientação a objetos....................................................81
    2.1 Programação procedural ........................................................................ 81
    2.2 Orientação a objetos..............................................................................84
    2.3 Classe .................................................................................................. 86
    Sumário 9
    2.4 Métodos............................................................................................... 88
    2.5 Métodos construtores e destrutores........................................................92
    2.6 Conversões de tipo ................................................................................95
    2.7 Relacionamentos entre objetos...............................................................97
    2.7.1 Associação ......................................................................................97
    2.7.2 Composição .................................................................................100
    2.7.3 Agregação..................................................................................... 102
    2.8 Herança .............................................................................................. 105
    2.9 Polimorfismo ......................................................................................108
    2.10 Abstração............................................................................................110
    2.10.1 Classes abstratas...........................................................................110
    2.10.2 Classes finais ............................................................................... 111
    2.10.3 Métodos abstratos........................................................................112
    2.10.4 Métodos finais .............................................................................113
    2.11 Encapsulamento..................................................................................114
    2.11.1 Public...........................................................................................115
    2.11.2 Private..........................................................................................116
    2.11.3 Protected ......................................................................................118
    2.12 Membros da classe ..............................................................................119
    2.12.1 Constantes .................................................................................. 120
    2.12.2 Atributos estáticos........................................................................121
    2.12.3 Métodos estáticos........................................................................ 122
    2.13 Funções para manipulação de objetos................................................. 123
    2.14 Interfaces ........................................................................................... 127
    2.15 Design patterns.................................................................................. 134
    2.15.1 Singleton ..................................................................................... 135
    2.15.2 Facade ........................................................................................ 139
    2.15.3 Adapter....................................................................................... 143

    Capítulo 3 ¦ Do estruturado à orientação a objetos.................................................. 149
    3.1 Introdução........................................................................................... 149
    3.2 Acesso à base de dados ........................................................................ 152
    3.2.1 Acesso nativo ................................................................................ 152
    3.2.2 Acesso orientado a objetos com PDO ............................................ 157
    3.3 Nível 1 – Procedural, um script por ação ............................................... 162
    3.3.1 Formulário de inserção.................................................................. 163
    3.3.2 Listagem de registros .................................................................... 167
    3.3.3 Edição de registros........................................................................ 169
    3.3.4 Exclusão de registros..................................................................... 172
    3.3.5 Problemas encontrados................................................................. 172
    3.4 Nível 2 – Agrupando ações comuns em scripts...................................... 173
    3.4.1 Listagem de registros......................................................................174
    3.4.2 Formulário de cadastro................................................................. 176
    3.5 Nível 3 – Separando o HTML com micro-templates.............................. 179
    3.5.1 Formulário de cadastros................................................................ 179
    3.5.2 Listagem de registros .................................................................... 183
    3.6 Nível 4 – Separando o acesso a dados com funções ............................... 185
    3.6.1 Funções de acesso à base ............................................................... 186
    3.6.2 Listagem de registros .................................................................... 188
    3.6.3 Formulário................................................................................... 189
    3.7 Nível 5 – Separando o acesso a dados com classes................................. 190
    3.7.1 Classe de acesso à base de dados.................................................... 190
    3.7.2 Listagem....................................................................................... 192
    3.7.3 Formulário ................................................................................... 193
    3.8 Nível 6 – Melhorando as conexões e a segurança .................................. 195
    3.9 Nível 7 – Transformando páginas em classes de controle ....................... 198
    3.9.1 Formulário de cadastro.................................................................. 198
    3.9.2 Index............................................................................................200
    3.9.3 A listagem.....................................................................................202

    Capítulo 4 ¦ Tópicos especiais em orientação a objetos ............................................ 205
    4.1 Tratamento de erros.............................................................................205
    4.1.1 Cenário proposto ..........................................................................205
    4.1.2 Função die().................................................................................208
    4.1.3 Retorno de flags............................................................................209
    4.1.4 Tratamento de exceções..................................................................211
    4.2 Métodos mágicos ................................................................................ 215
    4.2.1 Introdução aos métodos mágicos................................................... 215
    4.2.2 Método __get() ............................................................................ 216
    4.2.3 Método __set()............................................................................. 216
    4.2.4 Armazenando atributos em vetores.................................................217
    4.2.5 Métodos __isset() e __unset()....................................................... 218
    4.2.6 Método __toString().....................................................................220
    4.2.7 Exemplo de uso de __get() e __set().............................................. 221
    4.2.8 Método __clone().........................................................................223
    4.2.9 Método __call() ...........................................................................225
    4.3 Manipulação de XML com a SimpleXML .............................................227
    4.3.1 Classe SimpleXmlElement.............................................................227
    4.3.2 Acessando atributos......................................................................228
    4.3.3 Percorrendo elementos filhos ........................................................230
    4.3.4 Acessando elementos filhos...........................................................230
    4.3.5 Alterando o conteúdo do documento .............................................231
    4.3.6 Acessando elementos repetitivos.................................................... 233
    4.3.7 Acessando atributos de elemento...................................................234
    4.3.8 Percorrendo atributos de elementos...............................................236
    4.4 Manipulação de XML com DOM......................................................... 237
    4.4.1 Leitura de conteúdo...................................................................... 237
    4.4.2 Manipulação de conteúdo............................................................. 239
    4.5 SPL.....................................................................................................240
    4.5.1 Manipulação de arquivos ..............................................................240
    4.5.2 Manipulação de filas.....................................................................244
    4.5.3 Manipulação de pilhas..................................................................246
    4.5.4 Percorrendo diretórios .................................................................. 247
    4.5.5 Manipulando arrays..................................................................... 249
    4.6 Reflection............................................................................................250
    4.6.1 ReflectionClass ..............................................................................251
    4.6.2 ReflectionMethod......................................................................... 252
    4.6.3 ReflectionProperty........................................................................ 253
    4.6.4 Gerando documentação................................................................254
    4.7 Traits................................................................................................... 255
    4.8 Injeção de dependência........................................................................260
    4.9 PSR.....................................................................................................263
    4.10 Namespaces.......................................................................................264
    4.11 SPL Autoload......................................................................................273
    4.12 Composer.......................................................................................... 275

    Capítulo 5 ¦ Persistência......................................................................................... 278
    5.1 Introdução...........................................................................................278
    5.2 Gateways ............................................................................................280
    5.2.1 Table Data Gateway ......................................................................280
    5.2.2 Active Record ...............................................................................288
    5.2.3 Data Mapper................................................................................293
    5.3 Conexões e transações .........................................................................298
    5.3.1 Classe para conexões com Factory Method.....................................298
    5.3.2 Classe para transações ..................................................................303
    5.3.3 Registro de log e strategy pattern ................................................... 310
    5.4 Active Record e Layer Supertype........................................................... 316
    5.4.1 Definição da classe Active Record................................................... 325
    5.4.2 Novo objeto ................................................................................. 325
    5.4.3 Obter objeto................................................................................. 327
    5.4.4 Alterar objeto................................................................................ 328
    5.4.5 Clonar objeto ............................................................................... 329
    5.4.6 Excluir objeto...............................................................................330
    5.4.7 Encapsulamento............................................................................331
    5.5 Definição de critérios...................................................................... 333
    5.5.1 Query Object................................................................................ 335
    5.6 Manipulação de coleções de objetos................................................. 339
    5.6.1 Repository Pattern......................................................................... 339
    5.6.2 Preparação dos dados ...................................................................344
    5.6.3 Carregar coleção de objetos...........................................................345
    5.6.4 Alterar coleção de objetos.............................................................. 347
    5.6.5 Excluir coleção de objetos.............................................................348

    Capítulo 6 ¦ Apresentação e controle ...................................................................... 350
    6.1 Padrão MVC........................................................................................350
    6.2 Organização de namespaces e diretórios............................................... 352
    6.3 SPL Autoloaders...................................................................................356
    6.3.1 Library Loader..............................................................................356
    6.3.2 Application Loader ....................................................................... 357
    6.3.3 Exemplo de uso ............................................................................ 359
    6.4 Padrões de controle.............................................................................. 359
    6.4.1 Page Controller.............................................................................360
    6.4.2 Front Controller ...........................................................................363
    6.4.3 Remote Facade ............................................................................. 367
    6.5 Padrões de apresentação ...................................................................... 373
    6.5.1 Componentes ............................................................................... 374
    6.5.2 Template View .............................................................................. 378
    6.6 Criando componentes..........................................................................382
    6.6.1 Elementos HTML .........................................................................382
    6.6.2 Painéis.........................................................................................386
    6.6.3 Caixas..........................................................................................388
    6.6.4 Diálogo de mensagem e questionamento .......................................390
    6.6.5 Ações ...........................................................................................395
    6.7 Usando templates................................................................................399
    6.7.1 Substituições simples.....................................................................400
    6.7.2 Substituições com repetições ......................................................... 401

    Capítulo 7 ¦ Formulários e listagens........................................................................ 405
    7.1 Formulários.........................................................................................405
    7.1.1 Classe lógica para formulários........................................................407
    7.1.2 Classes para apresentação de formulários........................................411
    7.1.3 Classes para campos de formulários............................................... 415
    7.1.4 Exemplos...................................................................................... 435
    7.2 Listagens.............................................................................................447
    7.2.1 Classe lógica para Datagrids..........................................................448
    7.2.2 Classe para colunas da datagrid ....................................................450
    7.2.3 Classe para apresentação da datagrid ............................................ 452
    7.2.4 Exemplos .....................................................................................458

    Capítulo 8 ¦ Criando uma aplicação......................................................................... 474
    8.1 Visão geral da aplicação........................................................................ 474
    8.1.1 Index ............................................................................................ 475
    8.1.2 Template....................................................................................... 478
    8.1.3 Iniciando o projeto........................................................................480
    8.1.4 Modelo de classes ......................................................................... 481
    8.1.5 Modelo relacional.........................................................................482
    8.2 As classes de modelo ...........................................................................486
    8.2.1 Código-fonte das classes................................................................486
    8.2.2 Testando as classes de modelo.......................................................497
    8.3 Programa ............................................................................................504
    8.3.1 Cadastro de pessoas ......................................................................504
    8.3.2 Criando traits para ações comuns...................................................515
    8.3.3 Cadastro de produtos.....................................................................521
    8.3.4 Cadastro de cidades...................................................................... 529
    8.3.5 Manipulação de sessões................................................................ 534
    8.3.6 Registro de vendas........................................................................536
    8.3.7 Relatório de contas.......................................................................546
    8.3.8 Relatório de produtos ................................................................... 552
    8.3.9 Relatório de pessoas...................................................................... 555
    8.3.10 Gráfico de vendas por mês........................................................... 558
    8.3.11 Dashboard de vendas...................................................................562
    8.3.12 Controle de login ........................................................................563
    8.4 Considerações finais............................................................................568

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:568
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Novatec
    Idioma:Português
    Edição:4ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788575226919
    Encadernação:Brochura
    Autor:Pablo Dall’Oglio
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