Psicologia Cognitiva Para Leigos

A psicologia cognitiva é o estudo de tudo relacionado ao pensamento. É a parte da psicologia que engloba percepção, atenção, memória, conhecimento, pensamento, razão, tomada de decisão e linguagem. Para compreendê-la, os psicólogos cognitivos desenvolveram experimentos inovadores que manipulam uma pequena parte do sistema cognitivo.
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  • Descrição
    Psicologia Cognitiva Para Leigos

    A psicologia cognitiva é o estudo de tudo relacionado ao pensamento. É a parte da psicologia que engloba percepção, atenção, memória, conhecimento, pensamento, razão, tomada de decisão e linguagem. Para compreendê-la, os psicólogos cognitivos desenvolveram experimentos inovadores que manipulam uma pequena parte do sistema cognitivo.

    Este guia interativo apresenta uma introdução divertida e simples ao campo da psicologia cognitiva. Diferente do conteúdo pesado e cheio de jargões encontrado na maioria dos livros didáticos de psicologia, este livro oferece explicações de fácil compreensão dos elementos básicos da psicologia cognitiva, proporcionando um entendimento claro do assunto.

    Abra este livro e descubra…

    • Modelos cognitivos usados para explicar a racionalidade;
    • Como os seres humanos resolvem problemas;
    • Processos envolvidos na tomada de decisão;
    • Como a emoção afeta o pensamento;
    • Dez estudos de caso interessantes;
    • O que fazer e o que não fazer ao escrever um relatório.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorDr. J. Michael Pake

    Estudou psicologia na Universidade de Stirling antes de ir para o Departamento de Inteligência Artificial e o Centro de Ciência Cognitiva da Universidade de Edinburgh, onde cursou mestrado e doutorado. Agora no Departamento de Psicologia na Anglia Ruskin University em Cambridge, ensina psicologia e usa modelos computacionais para ajudar a entender aquisição da linguagem humana e atenção visual. Realizou muito mais trabalhos depois que seu coautor partiu para Bournemouth.

    Dr. Peter J. Hills

    Completou seu doutorado em desenvolvimento de reconhecimento facial na Universidade de Cardiff em 2007. Desde então, tem ensinado jovens mentes ansiosas pelas maravilhas da psicologia cognitiva na Anglia Ruskin University (onde conheceu seu coautor, com quem passou muitas horas bebendo no bar local) e mais recentemente na Universidade de Bournemouth. Além de ensinar psicologia cognitiva, realiza pesquisas sobre reconhecimento facial, percepção de cores e atenção.
    Informações TécnicasSumário
    INTRODUÇÃO? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 1
    Sobre Este Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
    Convenções Usadas Neste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2
    Penso que… . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2
    Ícones Usados Neste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
    Além Deste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
    De Lá para Cá, Daqui para Lá. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

    PARTE 1: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COGNITIVA? ? ? ? 5
    CAPÍTULO 1: Compreendendoa Cognição: Como
    Você Pensa, Vê, Fala e É! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .7
    Apresentando a Psicologia Cognitiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
    Formulando hipóteses sobre a ciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
    Descrevendo a ascensão da psicologia cognitiva . . . . . . . . . . . . . . 9
    Analisando a estrutura da cognição (e deste livro) . . . . . . . . . . . . 10
    Pesquisando Psicologia Cognitiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
    Testando em laboratório . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
    Modelando com computadores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
    Trabalhando com pessoas com lesões cerebrais . . . . . . . . . . . . . 16
    Analisando o cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
    Reconhecendo as Limitações da Psicologia Cognitiva . . . . . . . . . . . 18

    CAPÍTULO 2: EstudarPsicologia Cognitiva Significa
    Estudar o Cotidiano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .19
    Reconhecendo a Relevância da Psicologia Cognitiva . . . . . . . . . . . . . 20
    Prestando atenção ao mundo real . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
    Entendendo a memória no mundo real . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
    Lendo sobre linguagem no mundo real . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23
    Pensando no mundo real . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24
    Estudando Sistemas Cognitivos para Ver o que Dá
    Certo… e Errado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
    Aceitando que a Psicologia Cognitiva Não Tem Todas
    as Respostas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26

    CAPÍTULO 3: Melhorandoo Desempenho Acadêmico
    com a Psicologia Cognitiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . .27
    Envolvendo Sua Percepção e Atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
    Consolidando sua prática . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
    Capturando a atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
    Focando a atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
    Evitando distrações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
    Aperfeiçoando Seu Aprendizado e Memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
    Trabalhando a memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
    Armazenando para o longo prazo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
    Evitando o esquecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
    Recuperando informações rapidamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
    Melhorando Suas Habilidades Acadêmicas de Leitura e Escrita . . . 33
    Lendo estrategicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
    Aprimorando sua escrita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
    Usando Seus Poderes de Pensamento Efetivamente . . . . . . . . . . . 37
    Usando lógica racional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
    Planejando sistematicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
    Criando e usando subtarefas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
    Automatizando componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38
    Trabalhando retroativamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38
    Desenvolvendo uma mentalidade de crescimento . . . . . . . . . . . 38

    PARTE 2: ACOMPANHANDO AS SUTILEZAS
    DA PERCEPÇÃO ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 41

    CAPÍTULO 4: Percebendoo Mundo a Seu Redor . . . . . . . . . . . .43
    Analisando Seu Sistema de Percepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
    Vendo o que Acontece no Mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45
    Posicionando os olhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
    Fitando os olhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
    Organizando o cérebro visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
    Construindo o que Você Vê no Mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
    Direcionando a percepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
    Resolvendo ambiguidades na percepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
    Seguindo um Mundo em Movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55
    Percebendo o movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
    Acompanhando o fluxo óptico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
    Cronometrar seu movimento é tudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58
    Mostrando sua natureza animal: O movimento biológico. . . . . . 59
    Ver é crer: Movimento aparente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60

    CAPÍTULO 5: Vendocomo as Pessoas Enxergam
    Profundidade e Cor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63
    Vendo a Terceira Dimensão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 64
    Apresentando a percepção de profundidade . . . . . . . . . . . . . . . . 64
    O olho do tigre: Dicas monoculares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 65
    Flexionando os músculos do olho: Sugestões psicológicas . . . . 68
    Usando os dois olhos: Dicas binoculares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
    Em movimento: Dicas de movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
    Combinando as dicas de profundidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72
    A Vida em Cores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
    Definindo cor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
    Contando as cores: Teoria tricomática . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
    Cores em oposição: Adicionando mais cores ao
    círculo cromático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75
    Constância das cores: Como as cores permanecem
    as mesmas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78
    Percepção categórica: Mantenha as cores separadas . . . . . . . . . 79

    CAPÍTULO 6: ReconhecendoObjetos e Pessoas . . . . . . . . . . . .81
    “Mova-se um Pouco, Não Consigo Ver a Paisagem!”
    Separando Figuras do Fundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82
    Usando frequências espaciais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82
    Agrupando o mundo: Gestaltismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
    “O que Isso Significa?” Percebendo Padrões para
    Reconhecer Objetos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
    Moldando para reconhecer por componentes . . . . . . . . . . . . . . . 86
    Desenhando o mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
    Reconhecimentos baseados em visualizações . . . . . . . . . . . . . . . 87
    “Ei, Conheço Você!” Identificando Rostos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88
    Testando a especialidade do reconhecimento facial . . . . . . . . . . 89
    Modelando o reconhecimento facial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93

    CAPÍTULO 7: Sentido! Prestando Atenção à Atenção . . . . . . .99
    “Ei, Você!”: Chamando a Atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
    Preparando a bomba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
    Deixando de notar o óbvio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101
    Busca visual: Procurando uma agulha no palheiro . . . . . . . . . . . 103
    “Agora Concentre-se!”: Controlando a Atenção . . . . . . . . . . . . . . . . 105
    Examinando a atenção seletiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
    Dividindo sua atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
    Forçando as coisas até o limite . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
    Funcionando no Piloto Automático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110
    Interferindo na atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110
    Praticando para aperfeiçoar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111
    Quando as Coisas Dão Errado: Distúrbios de Atenção . . . . . . . . . . 112
    Ignorando a esquerda: Negligência espacial . . . . . . . . . . . . . . . . 112
    Tendo problemas para prestar atenção: TDAH . . . . . . . . . . . . . . 113

    PARTE 3: CUIDANDO DA SUA MEMÓRIA ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 115

    CAPÍTULO 8: OndeDeixei Minhas Chaves? Memória
    de Curto Prazo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
    Dividindo a Memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
    Conhecendo o modelo de multiarmazenamento
    de memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
    Caracterizando a MCP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120
    Fazendo Sua Memória Trabalhar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 121
    Armazenando e repetindo sons: A alça fonológica . . . . . . . . . . . 122
    Desenhando e imaginando: O bloco de notas
    visuoespacial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124
    Recordando memória de longo prazo:
    O buffer episódico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
    Apresentando o diretor de administração:
    O executivo central . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
    Calculando sua memória de trabalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128
    Processando Sua Memória — Executivamente . . . . . . . . . . . . . . . . 129
    Focando sua atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 130
    Alterando a atenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 130
    Ignorando o que não é importante . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
    Programando e planejando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132
    Monitorando a si próprio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132
    Vendo onde tudo acontece: Os lóbulos frontais . . . . . . . . . . . . . 133

    CAPÍTULO 9: VocêNão Lembra o Dia do Nosso
    Casamento? Memória de Longo Prazo . . . . . . 135
    Aprofundando: Níveis de Processamento de Memória . . . . . . . . . 136
    Classificando Memórias de Longo Prazo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
    “Deixe-me explicar tudo para você!”: Memória declarativa . . . . 138
    “Mas não sei como fazer isso!”: Memória não declarativa . . . . . 140
    Armazenando e Relembrando Memórias de Longo Prazo . . . . . . 144
    Consolidando memórias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
    Recuperando memórias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146
    De volta para o futuro: Memória prospectiva . . . . . . . . . . . . . . . 149
    Quando a Memória Não Funciona . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
    Falhando em criar novas memórias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 151
    Perdendo memórias armazenadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 151

    CAPÍTULO 10:Compreendendo o Conhecimento . . . . . . . . . . 153
    Pensando no Conhecimento como Conceitos . . . . . . . . . . . . . . . . . 154
    Apresentando a ideia de conceitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154
    Classificando conceitos: Hierarquias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
    Afastando-se do modelo radial (hub-and-spoke) . . . . . . . . . . . . 157
    Organizando o Conhecimento no Seu Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . 158
    Calculando seu caminho para o conhecimento . . . . . . . . . . . . . 158
    Roteirizando o conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
    Encontrando seu caminho com rotas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
    Representando Itens em Sua Cabeça . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
    Definindo atributos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
    Comparando à média . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162
    Examinando a teoria dos exemplares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
    Reservando Conhecimento no Seu Cérebro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
    Armazenando em módulos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
    Distribuindo conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164

    CAPÍTULO 11:Descobrindo por que Você Esquece
    as Coisas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 167
    “Está na Ponta da Minha Língua!”: Esquecendo as Coisas . . . . . . . 168
    Prestando atenção insuficiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
    Fracassando em codificar devidamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
    Desaparecendo da memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
    Interferindo em memórias armazenadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
    Esquecendo as dicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172
    Pretendendo Esquecer . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
    Esquecendo de propósito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
    Reprimindo memórias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174
    Criando Memórias Falsas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
    Associando coisas incorretamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
    Distorcendo a memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176
    Discutindo as coisas: Ofuscamento verbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177

    CAPÍTULO 12:Memorizando o Mundo Real . . . . . . . . . . . . . . . 179
    Lembrando-se de Si Mesmo e de Sua Vida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180
    Medindo a precisão de suas memórias autobiográficas . . . . . . 180
    Pensando sobre o que lembrar — E por quê . . . . . . . . . . . . . . . 181
    Analisando se todas as memórias autobiográficas
    são iguais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182
    Voltando no Tempo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
    Testemunhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184
    Cometendo erros no testemunho ocular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185
    Aprimorando o testemunho ocular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 188

    PARTE 4: COMUNICANDO O QUE SEU CÉREBRO
    PENSA SOBRE LINGUAGEM? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 191

    CAPÍTULO 13:Comunicando a Natureza Extraordinária
    da Linguagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 193
    O Mundo dos Primatas: Observando a Linguagem no
    Mundo Animal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 194
    Investigando como os animais se comunicam . . . . . . . . . . . . . . 194
    Reconhecendo outras linguagens (no mar e no espaço) . . . . . 196
    Ensinando línguas para outras espécies . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199
    Descobrindo o que Torna a Linguagem Humana Especial. . . . . . . 200
    Especificando o que difere a linguagem humana:
    Características da linguagem de Hockett . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200
    Um sistema de linguagem: De acordo com Noam Chomsky . . 202
    Criatividade infinita: Escrevendo a maior frase do mundo,
    e tornando-a maior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202
    Relacionando a linguagem com outras competências
    humanas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 203
    “Mamãe. Mim Quer Ser Psicólogo!” Desenvolvendo
    Competências Linguísticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 204
    Aprimorando competências linguísticas na escola . . . . . . . . . . . 205
    Seguindo os passos da aquisição da linguagem
    em crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206
    Aprendendo idiomas mais tarde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206
    Falando mais de uma língua . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
    Observando o desenvolvimento linguístico em
    circunstâncias extremas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207

    CAPÍTULO 14:Estudando a Estrutura da Língua . . . . . . . . . . . 211
    Observando as Menores Unidades da Língua . . . . . . . . . . . . . . . . . 212
    Trabalhando com Palavras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212
    Transformando a língua: Maravilindo! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
    Inventando e aceitando novas palavras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214
    Aumentando e diminuindo as palavras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215
    Vendo o que as Frases Fazem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216
    Analisando a ambiguidade das frases . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216
    Escrevendo baboseiras gramaticais! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 219
    Falando bobagens. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220
    Construindo Histórias com Significados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 223

    CAPÍTULO 15:Falandosobre Percepção e Produção
    de Linguagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 227
    Decodificando a Arte da Leitura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228
    Lendo de A a Z: Princípio alfabético . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229
    Ensinando a ler . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230
    Analisando como você lê . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230
    Procurando palavras no cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 232
    Formando Frases Coerentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 234
    Produzindo uma frase . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235
    Observando os modelos de elaboração de frase . . . . . . . . . . . . 235
    Reconhecendo a Linguagem como Linguagem . . . . . . . . . . . . . . . . 237
    Distinguindo diferentes significados do mesmo som . . . . . . . . 237
    Segmentando o discurso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
    Analisando Problemas da Linguagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238
    Perdido nas palavras: Afasias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 239
    Sequenciando os genes: Distúrbio específico de linguagem . . 239
    Falando em línguas estrangeiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 240
    Problemas com a leitura: Dislexia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 240

    CAPÍTULO 16:Descobrindoas Ligações entre
    Linguagem e Pensamento . . . . . . . . . . . . . . . . . 241
    Analisando a Ideia de que Você Precisa de uma Língua
    para Pensar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
    Unindo a linguagem ao pensamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
    Considerando as diferenças interculturais da linguagem . . . . . 243
    Diferenciando uma coisa de outra: Percepção categórica . . . . 244
    Apresentando a prova a partir do desenvolvimento infantil . . . 244
    Abordando outras habilidades cognitivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245
    Pensar sem a Linguagem: É Possível ou Não? . . . . . . . . . . . . . . . . . 247
    Trazendo a consciência ao debate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 247
    Enxergando igual: Percepção universal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248
    “Bem, eu apenas fiz”: Especialização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250
    Começou com um pensamento: Mentalês . . . . . . . . . . . . . . . . . 250
    “Não me lembro de ter feito isso — Sinceramente!” . . . . . . . . . 251
    Comparando Argumentos Opostos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 251

    PARTE 5: REFLETINDO SOBRE O PENSAMENTO ? ? ? ? ? 255
    CAPÍTULO 17:Descobrindocomo as Pessoas
    Resolvem Problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257
    Fazendo Experiências para Revelar Processos do
    Pensamento: Psicologia Gestalt . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 258
    Definindo o problema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
    Divertindo-se com a percepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
    Ficando preso na rotina: Fixação funcional . . . . . . . . . . . . . . . . . 260
    Assistindo à Ascensão dos Computadores: Abordagens
    de Processamento de Informação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 261
    Computadores: Os novos aliados na luta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 262
    Analisando a abordagem do espaço de estados . . . . . . . . . . . . 263
    Examinando a análise de protocolo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
    Investigando a Resolução de Problemas Especializada . . . . . . . . . 264
    Analisando as memórias de jogadores profissionais
    de xadrez . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 264
    Aprendendo para ser um especialista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 264
    Imitando os especialistas para aprimorar sua resolução
    de problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 265
    Modelando o Aprendizado Natural com Sistemas Tutores
    Inteligentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 266
    O aprimoramento para a resolução de problemas vem
    com a experiência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 267
    Usando analogia na resolução de problemas . . . . . . . . . . . . . . . 267

    CAPÍTULO 18:PensandoLogicamente sobre o Raciocínio . . 269
    Testando a Lógica Humana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 270
    Apresentando o ser humano: Animal racional?. . . . . . . . . . . . . . 270
    Validando o viés de confirmação com dois problemas . . . . . . . 270
    “É Apenas (Formalmente) Lógico, Capitão” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 273
    Identificando os quatro princípios da razão . . . . . . . . . . . . . . . . 273
    Entendendo a importância do contexto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274
    Argumentando com a Incerteza: Heurísticas e Bases . . . . . . . . . . . 276
    Pegando um atalho — Para a resposta errada! . . . . . . . . . . . . . 276
    Sobrecarregando o pensamento das pessoas: Ancoragem . . . 277
    Ignorando a taxa de referência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 278
    Explicando o Raciocínio com Modelos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 278
    Usando probabilidades e raciocínio bayesiano . . . . . . . . . . . . . . 278
    Resolvendo problemas com estruturas semelhantes . . . . . . . . 280
    Usando heurísticas com sucesso no mundo real . . . . . . . . . . . . 281
    Criando modelos mentais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282
    CAPÍTULO 19:Decida-se: A Tomada de Decisões . . . . . . . . . . 283
    Analisando Tomadas de Decisão no Mundo Real . . . . . . . . . . . . . . 284
    Pensando rapidamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284
    Estudando como as pessoas tomam decisões:
    Teorias normativas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 286
    Entendendo por que as heurísticas funcionam
    quando as teorias normativas falham . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 287
    Enquadrando o problema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 287
    Decidindo Olhar Dentro do Seu Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
    Lidando com questões irritantes: O sistema de
    múltipla demanda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
    Analisando como as lesões cerebrais afetam as
    tomadas de decisão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 289
    Monitorando o desenvolvimento da tomada de decisões . . . . 290
    Lembrando o papel das experiências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 291
    Alterando as Decisões das Pessoas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 292
    Auxiliando as informações de saúde pública . . . . . . . . . . . . . . . . 292
    Lidando com a manipulação no supermercado . . . . . . . . . . . . . 293
    Deliberando sobre a tomada dedecisões dos júris . . . . . . . . . . 294

    CAPÍTULO 20:Pensandocom Clareza sobre o Papel
    das Emoções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 295
    Como Você Se Sente? Apresentando as Emoções . . . . . . . . . . . . . 296
    Procurando por formas de definir a emoção . . . . . . . . . . . . . . . 297
    Ai! Desenvolvendo respostas emocionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298
    Pensando sobre a emoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 299
    Examinando o Alcance da Emoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 300
    Compreendendo emoções e percepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301
    Lembrando-se de incluir a memória e o humor! . . . . . . . . . . . . 302
    Falando sobre a língua e a emoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
    Achando que você está de mau humor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 306
    Além da Realidade: Como o Humor Interage com a Cognição . . . 307
    Ativando sentimentos: Rede emocional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 307
    Mantendo o foco: Modelo de alocação de recursos . . . . . . . . . 308
    Confiando nos seus sentimentos: Emoções informativas . . . . . 308
    Escolhendo um tipo de processamento adequado:
    O modelo de infusão dos afetos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 309
    Enfrentando Emoções Desconfortáveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 311
    Estimulando excitação para a memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 311
    Preocupando-se com a ansiedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 312

    PARTE 6: A PARTE DOS DEZ ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 313

    CAPÍTULO 21:Estudando Pacientes com
    Lesões Cerebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 315
    Sentindo Mais Cheiros que o Normal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316
    Perdendo a Noção dos Movimentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316
    Fracassando no Reconhecimento Facial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
    (Quase) Rejeitando o Mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
    Esquecendo-se do que Você Aprendeu . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 318
    Descobrindo que o Conhecimento Está Desaparecendo . . . . . . . 319
    Crescendo sem Linguagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 319
    Lendo sem Entender as Palavras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 320
    Lutando para Falar Gramaticalmente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 320
    Mudança de Personalidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 321

    CAPÍTULO 22:DezDicas para Escrever Relatórios
    de Pesquisa com Sucesso . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
    Usando a Formatação Correta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
    Incluindo Referência Bibliográfica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 325
    Criticando Pesquisas Existentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 325
    Desenvolvendo Testes de Hipóteses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
    Fornecendo Métodos Detalhados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
    Apresentando Seus Resultados com Clareza . . . . . . . . . . . . . . . . . . 328
    Interpretando Resultados Dentro das Teorias . . . . . . . . . . . . . . . . . 328
    Sugerindo Pesquisa Futura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 329
    Evitando Criticar a Amostra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 329
    Não Critique a Validade Ecológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 330

    CAPÍTULO 23:DesvendandoDez Mitos da Psicologia
    Cognitiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 331
    Usando Todo o Seu Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
    Vendo Profundidade com Dois Olhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
    A Incapacidade de Ver Cores, em Homens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 333
    Apaixonando-se por um Rosto Simétrico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 333
    Memorizando como um Gravador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
    Ouvir Mozart o Deixa Mais Inteligente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
    Ficando Agressivo com Jogos de Computador . . . . . . . . . . . . . . . . . 335
    Buscando o Livre-arbítrio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 336
    Comunicando-se Diferente como Homem ou Mulher . . . . . . . . . . 336
    Hipnotizando Você para Fazer Qualquer Coisa . . . . . . . . . . . . . . . . 337
    ÍNDICE ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 339

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:368
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550802350
    Encadernação:Brochura
    Autor:Dr. J. Michael Pake , Dr. Peter J. Hills
  • Informações

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