Sintaxe: Estudos descritivos da frase para o texto - 3ª edição Revista e Atualizada

Sintaxe: estudos descritivos da frase para o texto é o novo título da versão revista e ampliada do livro Sintaxe portuguesa para a linguagem culta contemporânea, obra que teve cinco edições entre os anos de 1997 e 2005. É um livro feito para aqueles cuja sensibilidade pelo texto ultrapassa os limites das regras gramaticais e alcança os horizontes menos cerceadores da linguística e da literatura. Após uma breve introdução sobre as classes gramaticais e as funções sintáticas, o livro se dedica integralmente à estrutura da oração e do período, inserindo as referências necessárias sobre regência, concordância e colocação nos pontos pertinentes de cada capítulo, o que permite ao leitor uma visão bem objetiva de cada tema focalizado, sempre complementado por exercícios variados.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Crase não é um Bicho-de-Sete-Cabeças

    Sempre que abrimos uma gramática, vemos mais ou menos a mesma explicação: crase, do grego crasis, é a fusão de duas vogais… Essa definição – além de pouco prática – não ajuda a entender esse recurso importantíssimo de nossa língua. Pior ainda: há quem diga que nunca aprenderá a usar crase. Seja porque houve professores mal preparados em seu caminho, seja porque a crase sempre lhe pareceu um mistério insolúvel, aquele que gostaria de aprender, mas não conseguiu, sempre encontrará dificuldades com crase. E não serão poucas as vezes em que terá de enfrentá-la. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Adrenalina Pura - Português - Análise Técnica de 13 Anos de Vestibulares da UFRJ

    Este é um trabalho cuja necessidade era tão grande que, se já existisse há 10 anos atrás, teria sido útil a um número muito maior de candidatos. O acesso à graduação (e aos níveis de pós-graduação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro representa uma das grandes concorrências entre os vestibulares do Brasil, tanto para estudantes do Rio de Janeiro como para os de vários outros estados, devido ao nível de excelência de ensino superior desenvolvido pela casa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Literatura no Vestibular

    Literatura no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Raciocinando em Português

    obra de Cláudia Assad intitula-se Ludi coletânea de jogos lingüísticos, aparentemente despretensiosos como o nome pode sugerir aos menos avisados, mas subentende um trabalho sério de pesquisa, um conjunto de exercícios bastante úteis e produtivos aos alunos de qualquer grau de ensino. O aprendiz vai poder vislumbrar o estudo da Língua Portuguesa, sob um outro viés, capaz de lhe oferecer oportunidades de interpretar e criar seus próprios textos. Os exercícios propostos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e para uma melhor e mais ampla conscientização do processo de estruturação textual, já que as propostas objetivam uma reflexão sobre diferentes níveis de organização da linguagem, passando do enfoque da palavra ao dos textos. Já há bastante tempo que se faz necessária esta ponte entre as pesquisas acadêmicas, que analisam as variadas facetas do fenômeno lingüístico, sob diversos enfoques teóricos, e os ensinos fundamental e médio. Nota-se, ainda, no meio escolar, a falta de obras que abordem tais fenômenos, traduzindo-os de forma mais simples e didática, visando ao amplo campo de aplicação pedagógica. Portanto, esta proposta é muito bem-vinda e deve ser aplaudida, pois vem preencher lacunas no tratamento da leitura e da compreensão de textos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Curso de Redação - Revisado de acordo com a nova reforma ortográfica

    Neste Curso de Redação, os estudantes estão diante de um livro que traz informações úteis para quem quer realmente aprender a escrever um texto. Curso de Redação apresenta os seguintes tópicos: ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Português Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação

    Aborda o fundamental: Da leitura: interpretação de texto, níveis de leitura de um texto, gênero e tipologia textual, texto figurativo, temático e abstrato, texto dissertativo, etc.; da gramática textual: coesão e coerência textuais, fatores globais da coerência, operadores argumentativos, mecanismos de inferência, etc.; da gramática aplicada à língua escrita: acentuação gráfica (conforme o novo Acordo Ortográfico), ortografia, emprego do acento grave (crase), dificuldades da norma culta, concordância, pontuação, etc. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Sopa no Mel - Curiosidades da Língua

    Quando me encontrei com Jaguar no Clube do Uísque (haverá lugar melhor para uma reunião de trabalho?) a fim de convidá-lo a ilustrar meu livro Português Prático: Um jeito original de tirar suas dúvidas de português, ao me referir à frase do Jânio Quadros, “Fi-lo porque qui-lo”, ele revelou que outra frase normalmente atribuída ao Jânio na verdade havia sido criada por ele, Jaguar. É a tal resposta à pergunta: “Por que você bebe?” “Bebo porque é líquido; se fosse sólido, comia.” ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Língua Portuguesa no Vestibular

    Língua portuguesa no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Dicas para Escrever Melhor

    Pensando na necessidade de melhorarmos nossa escrita, este livro foi redigido. Nele, mostram-se, pela análise de problemas frequentemente encontrados em textos de alunos e profissionais, formas simples e corretas de expressão. São apresentados vários exemplos de modos adequados e inadequados de redação, sem o uso de uma linguagem do tipo "gramatiquês", a fim de simplificar a apresentação das regras e de tornar a leitura mais agradável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • O Uso da Vírgula não é um bicho-de-sete-cabeças

    A vírgula é um sinal de pontuação que, se utilizado indevidamente, pode mudar o teor de uma mensagem: escrever “não roubei” é uma informação exatamente oposta à “não, roubei”. Na primeira, nega-se o roubo. Na segunda, o sujeito afirma que roubou. Dependendo da mensagem, o uso indevido da vírgula pode provocar sérias consequências. No caso, o uso da vírgula faz da frase em que ela foi colocada uma confissão em que o sujeito confirma o roubo que realizou e que, por isso, é ladrão e deve ser preso. O livro “O Uso da Vírgula não é um Bicho-de-sete-cabeças” ensina - por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia eficiente - quais são os casos em que o uso desse sinal de pontuação é obrigatório e quais são aqueles em que o uso da vírgula é proibido, o que faz com que o leitor se atenha apenas ao que importa saber sobre ela. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Ler Narrativas Literárias não é um Bicho-de-sete-cabeças

    Procurando fugir dos jargões acadêmicos, este livro discute um tema aparentemente descomplicado: a narrativa literária. Ensina certa tradição de estudos nessa área que em um conto ou em um romance há criaturas forjadas pela mente criativa do escritor, situações igualmente independentes da chamada vida real e uma linguagem que não se pareceria tanto assim com o modo de dizer de outras narrativas, cuja natureza básica seria informar ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho

    Esta obra aborda a redação para todas as fases de nossa atuação no ensino básico (antigo ensino médio), vestibulares, ensino superior, redação oficial para concursos e atuação no mercado de trabalho. Este estudo surgiu da observação do autor no que diz respeito à imensa dificuldade que os profissionais da área acadêmica ou técnica possuem na hora de redigir um texto. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Ler Narrativas Literárias não é um Bicho-de-sete-cabeças

    Procurando fugir dos jargões acadêmicos, este livro discute um tema aparentemente descomplicado: a narrativa literária. Ensina certa tradição de estudos nessa área que em um conto ou em um romance há criaturas forjadas pela mente criativa do escritor, situações igualmente independentes da chamada vida real e uma linguagem que não se pareceria tanto assim com o modo de dizer de outras narrativas, cuja natureza básica seria informar ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Língua Portuguesa no Vestibular

    Língua portuguesa no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Adrenalina Pura - Português - Análise Técnica de 13 Anos de Vestibulares da UFRJ

    Este é um trabalho cuja necessidade era tão grande que, se já existisse há 10 anos atrás, teria sido útil a um número muito maior de candidatos. O acesso à graduação (e aos níveis de pós-graduação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro representa uma das grandes concorrências entre os vestibulares do Brasil, tanto para estudantes do Rio de Janeiro como para os de vários outros estados, devido ao nível de excelência de ensino superior desenvolvido pela casa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Redação - Prepare-se para o ENEM - Com resolução discursiva das Questões

    “Redação é inspiração!”. Quem nunca ouviu essa frase? Contudo, redação é mais que isso, é transpiração! É seguir um caminho técnico bem estruturado aliado aos conhecimentos prévios sobre a dinâmica dos temas que o candidato será capaz de elaborar um bom texto. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Curso de Redação - Revisado de acordo com a nova reforma ortográfica

    Neste Curso de Redação, os estudantes estão diante de um livro que traz informações úteis para quem quer realmente aprender a escrever um texto. Curso de Redação apresenta os seguintes tópicos: ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Raciocinando em Português

    obra de Cláudia Assad intitula-se Ludi coletânea de jogos lingüísticos, aparentemente despretensiosos como o nome pode sugerir aos menos avisados, mas subentende um trabalho sério de pesquisa, um conjunto de exercícios bastante úteis e produtivos aos alunos de qualquer grau de ensino. O aprendiz vai poder vislumbrar o estudo da Língua Portuguesa, sob um outro viés, capaz de lhe oferecer oportunidades de interpretar e criar seus próprios textos. Os exercícios propostos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e para uma melhor e mais ampla conscientização do processo de estruturação textual, já que as propostas objetivam uma reflexão sobre diferentes níveis de organização da linguagem, passando do enfoque da palavra ao dos textos. Já há bastante tempo que se faz necessária esta ponte entre as pesquisas acadêmicas, que analisam as variadas facetas do fenômeno lingüístico, sob diversos enfoques teóricos, e os ensinos fundamental e médio. Nota-se, ainda, no meio escolar, a falta de obras que abordem tais fenômenos, traduzindo-os de forma mais simples e didática, visando ao amplo campo de aplicação pedagógica. Portanto, esta proposta é muito bem-vinda e deve ser aplaudida, pois vem preencher lacunas no tratamento da leitura e da compreensão de textos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Literatura no Vestibular

    Literatura no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Curso de Metodologia na Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

    Este Curso se ocupa das distintas fases que englobam a Investigação Científica, preparando e instrumentalizando os alunos-pesquisadores para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sejam Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), Monografias, Dissertações e Teses. A expectativa é de que esta obra seja um instrumento de despertar para a importância e para magnitude que a Pesquisa Científica representa e de auxilio para concretização de seus objetivos acadêmicos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • O Uso da Vírgula não é um bicho-de-sete-cabeças

    A vírgula é um sinal de pontuação que, se utilizado indevidamente, pode mudar o teor de uma mensagem: escrever “não roubei” é uma informação exatamente oposta à “não, roubei”. Na primeira, nega-se o roubo. Na segunda, o sujeito afirma que roubou. Dependendo da mensagem, o uso indevido da vírgula pode provocar sérias consequências. No caso, o uso da vírgula faz da frase em que ela foi colocada uma confissão em que o sujeito confirma o roubo que realizou e que, por isso, é ladrão e deve ser preso. O livro “O Uso da Vírgula não é um Bicho-de-sete-cabeças” ensina - por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia eficiente - quais são os casos em que o uso desse sinal de pontuação é obrigatório e quais são aqueles em que o uso da vírgula é proibido, o que faz com que o leitor se atenha apenas ao que importa saber sobre ela. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho

    Esta obra aborda a redação para todas as fases de nossa atuação no ensino básico (antigo ensino médio), vestibulares, ensino superior, redação oficial para concursos e atuação no mercado de trabalho. Este estudo surgiu da observação do autor no que diz respeito à imensa dificuldade que os profissionais da área acadêmica ou técnica possuem na hora de redigir um texto. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Escrever Artigo Científico não é Bicho-de-Sete-Cabeças

    O livro apresenta uma metodologia instigante, inovadora e extremamente didática: foi elaborado tendo como base um artigo do autor (e colaboradores), apresentado em um seminário de Administração promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e posteriormente publicado em periódico internacional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Português Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação

    Aborda o fundamental: Da leitura: interpretação de texto, níveis de leitura de um texto, gênero e tipologia textual, texto figurativo, temático e abstrato, texto dissertativo, etc.; da gramática textual: coesão e coerência textuais, fatores globais da coerência, operadores argumentativos, mecanismos de inferência, etc.; da gramática aplicada à língua escrita: acentuação gráfica (conforme o novo Acordo Ortográfico), ortografia, emprego do acento grave (crase), dificuldades da norma culta, concordância, pontuação, etc. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Sintaxe: Estudos descritivos da frase para o texto - 3ª edição Revista e Atualizada

    Sintaxe: estudos descritivos da frase para o texto é o novo título da versão revista e ampliada do livro Sintaxe portuguesa para a linguagem culta contemporânea, obra que teve cinco edições entre os anos de 1997 e 2005. É um livro feito para aqueles cuja sensibilidade pelo texto ultrapassa os limites das regras gramaticais e alcança os horizontes menos cerceadores da linguística e da literatura.

    Após uma breve introdução sobre as classes gramaticais e as funções sintáticas, o livro se dedica integralmente à estrutura da oração e do período, inserindo as referências necessárias sobre regência, concordância e colocação nos pontos pertinentes de cada capítulo, o que permite ao leitor uma visão bem objetiva de cada tema focalizado, sempre complementado por exercícios variados.

    Ao partir da descrição da sintaxe portuguesa – e encarando-a em sua compatibilidade com os padrões prestigiados pela comunidade acadêmica –, o autor apresenta comentários didáticos e estilísticos sobre aspectos relevantes ou polêmicos, comprovando que a explicação dos fatos da língua e a discussão da teoria gramatical não precisam ter o cunho autoritário de que os defensores do coloquialismo tanto acusam as obras normativas de referência. Muito pelo contrário, é dominando as estruturas sintáticas de sua língua que o usuário estará capacitado para integrar-se de forma plena na sociedade em que vive.

    Trata-se, pois, de um livro que consegue unir os aspectos crítico e didático, de forma objetiva e eficaz, e que inclui um capítulo com questões de sintaxe formuladas nos “provões” de Letras.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorClaudio Cezar Henriques

    Professor, filólogo e escritor, é Ph.D. em Letras pela USP, doutor em Literatura Comparada pela UERJ e mestre em Língua Portuguesa pela UFF. Exerce o magistério desde 1972. É professor titular de Língua Portuguesa por concurso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de lecionar no curso de Letras da Universidade Estácio de Sá. É consultor de língua portuguesa e ministra cursos de atualização em empresas. Ex-professor das redes pública e privada de ensino, sua experiência docente ultrapassa os limites da sala de aula, pela constante preocupação com as questões do ensino e da melhoria da formação dos profissionais de Letras.
    Informações TécnicasSumário
    Apresentação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . xi
    Prefácio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . xv

    PARTE I
    Morfossintaxe
    Brevíssima Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

    PARTE II
    Estrutura da Oração
    1 Adequação Sintática & Adequação Semântica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
    2 Predicação Verbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
    3 Sujeito, Predicado & Predicativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27
    3.1. Tipos de Sujeito. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .27
    3.2. Tipos de Predicado (nominal, verbal e verbo-nominal)20. . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
    3.3. Tipos de Predicativo (do sujeito, do objeto...) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38
    4 Objeto Direto & Objeto Indireto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43
    4.1. Regência de alguns verbos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
    4.2. Função sintática dos pronomes oblíquos como complementos verbais . . . . . 52
    4.3. Outras funções dos pronomes oblíquos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
    4.4. Colocação dos pronomes átonos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
    4.5. Função sintática dos pronomes relativos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
    4.6. Função sintática dos pronomes interrogativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
    4.7. Outras particularidades no emprego de preposições. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
    5 Agente da Passiva. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
    6 Complemento Nominal & Adjunto Adnominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
    6.1. Complemento Nominal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
    6.2. Adjunto Adnominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .74
    7 Adjunto Adverbial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
    8 Aposto (& Vocativo) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
    8.1. Aposto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .81
    8.2. Vocativo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .83
    9 Palavras Denotativas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85

    PARTE III
    Estrutura do Período
    1 Período Simples & Período Composto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
    2 Coordenação & Subordinação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
    2.1. ORAÇÕES COORDENADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
    2.2. ORAÇÕES INTERCALADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
    2.3. ORAÇÕES SUBORDINADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
    2.4. ORAÇÕES REDUZIDAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140
    3 Combinações de Estruturas Oracionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
    4 Da frase ao texto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
    4.1. Relações de contraste e de justaposição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162
    4.2. Relações de causa, efeito e fim (reais e hipotéticas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
    4.3. Relações de tempo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .168
    4.4. Relações entre léxico, semântica e sintaxe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
    5 Palavras Finais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
    APÊNDICE: Exame Nacional de Cursos – Letras . . . . . . . . . . . . . . . . . 185
    Índice dos comentários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215
    Índice onomástico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 217
    Referências bibliográficas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 219

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:240
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:3ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550802879
    Encadernação:Brochura
    Autor:Claudio Cezar Henriques
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!