Sintaxe: Estudos descritivos da frase para o texto - 3ª edição Revista e Atualizada
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Crase não é um Bicho-de-Sete-Cabeças
Sempre que abrimos uma gramática, vemos mais ou menos a mesma explicação: crase, do grego crasis, é a fusão de duas vogais… Essa definição – além de pouco prática – não ajuda a entender esse recurso importantíssimo de nossa língua. Pior ainda: há quem diga que nunca aprenderá a usar crase. Seja porque houve professores mal preparados em seu caminho, seja porque a crase sempre lhe pareceu um mistério insolúvel, aquele que gostaria de aprender, mas não conseguiu, sempre encontrará dificuldades com crase. E não serão poucas as vezes em que terá de enfrentá-la. ... Ler mais +
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Adrenalina Pura - Português - Análise Técnica de 13 Anos de Vestibulares da UFRJ
Este é um trabalho cuja necessidade era tão grande que, se já existisse há 10 anos atrás, teria sido útil a um número muito maior de candidatos. O acesso à graduação (e aos níveis de pós-graduação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro representa uma das grandes concorrências entre os vestibulares do Brasil, tanto para estudantes do Rio de Janeiro como para os de vários outros estados, devido ao nível de excelência de ensino superior desenvolvido pela casa. ... Ler mais +
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Literatura no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +
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obra de Cláudia Assad intitula-se Ludi coletânea de jogos lingüísticos, aparentemente despretensiosos como o nome pode sugerir aos menos avisados, mas subentende um trabalho sério de pesquisa, um conjunto de exercícios bastante úteis e produtivos aos alunos de qualquer grau de ensino. O aprendiz vai poder vislumbrar o estudo da Língua Portuguesa, sob um outro viés, capaz de lhe oferecer oportunidades de interpretar e criar seus próprios textos. Os exercícios propostos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e para uma melhor e mais ampla conscientização do processo de estruturação textual, já que as propostas objetivam uma reflexão sobre diferentes níveis de organização da linguagem, passando do enfoque da palavra ao dos textos. Já há bastante tempo que se faz necessária esta ponte entre as pesquisas acadêmicas, que analisam as variadas facetas do fenômeno lingüístico, sob diversos enfoques teóricos, e os ensinos fundamental e médio. Nota-se, ainda, no meio escolar, a falta de obras que abordem tais fenômenos, traduzindo-os de forma mais simples e didática, visando ao amplo campo de aplicação pedagógica. Portanto, esta proposta é muito bem-vinda e deve ser aplaudida, pois vem preencher lacunas no tratamento da leitura e da compreensão de textos. ... Ler mais +
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Curso de Redação - Revisado de acordo com a nova reforma ortográfica
Neste Curso de Redação, os estudantes estão diante de um livro que traz informações úteis para quem quer realmente aprender a escrever um texto. Curso de Redação apresenta os seguintes tópicos: ... Ler mais +
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Português Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação
Aborda o fundamental: Da leitura: interpretação de texto, níveis de leitura de um texto, gênero e tipologia textual, texto figurativo, temático e abstrato, texto dissertativo, etc.; da gramática textual: coesão e coerência textuais, fatores globais da coerência, operadores argumentativos, mecanismos de inferência, etc.; da gramática aplicada à língua escrita: acentuação gráfica (conforme o novo Acordo Ortográfico), ortografia, emprego do acento grave (crase), dificuldades da norma culta, concordância, pontuação, etc. ... Ler mais +
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Sopa no Mel - Curiosidades da Língua
Quando me encontrei com Jaguar no Clube do Uísque (haverá lugar melhor para uma reunião de trabalho?) a fim de convidá-lo a ilustrar meu livro Português Prático: Um jeito original de tirar suas dúvidas de português, ao me referir à frase do Jânio Quadros, “Fi-lo porque qui-lo”, ele revelou que outra frase normalmente atribuída ao Jânio na verdade havia sido criada por ele, Jaguar. É a tal resposta à pergunta: “Por que você bebe?” “Bebo porque é líquido; se fosse sólido, comia.” ... Ler mais +
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Língua Portuguesa no Vestibular
Língua portuguesa no Vestibular, do professor Marcelo de Jesus Silva, faz parte da COLEÇÃO VESTIBULAR. Destinada aos candidatos, a coleção - preparada por uma equipe de professores altamente qualificados - apresenta parte teórica, questões propostas e questões resolvidas de nível fácil, médio e difícil, COM GABARITO, e tem por objetivo fornecer um preciso instrumento para o aprendizado. ... Ler mais +
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Pensando na necessidade de melhorarmos nossa escrita, este livro foi redigido. Nele, mostram-se, pela análise de problemas frequentemente encontrados em textos de alunos e profissionais, formas simples e corretas de expressão. São apresentados vários exemplos de modos adequados e inadequados de redação, sem o uso de uma linguagem do tipo "gramatiquês", a fim de simplificar a apresentação das regras e de tornar a leitura mais agradável. ... Ler mais +
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O Uso da Vírgula não é um bicho-de-sete-cabeças
A vírgula é um sinal de pontuação que, se utilizado indevidamente, pode mudar o teor de uma mensagem: escrever “não roubei” é uma informação exatamente oposta à “não, roubei”. Na primeira, nega-se o roubo. Na segunda, o sujeito afirma que roubou. Dependendo da mensagem, o uso indevido da vírgula pode provocar sérias consequências. No caso, o uso da vírgula faz da frase em que ela foi colocada uma confissão em que o sujeito confirma o roubo que realizou e que, por isso, é ladrão e deve ser preso. O livro “O Uso da Vírgula não é um Bicho-de-sete-cabeças” ensina - por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia eficiente - quais são os casos em que o uso desse sinal de pontuação é obrigatório e quais são aqueles em que o uso da vírgula é proibido, o que faz com que o leitor se atenha apenas ao que importa saber sobre ela. ... Ler mais +
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Ler Narrativas Literárias não é um Bicho-de-sete-cabeças
Procurando fugir dos jargões acadêmicos, este livro discute um tema aparentemente descomplicado: a narrativa literária. Ensina certa tradição de estudos nessa área que em um conto ou em um romance há criaturas forjadas pela mente criativa do escritor, situações igualmente independentes da chamada vida real e uma linguagem que não se pareceria tanto assim com o modo de dizer de outras narrativas, cuja natureza básica seria informar ... Ler mais +
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Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho
Esta obra aborda a redação para todas as fases de nossa atuação no ensino básico (antigo ensino médio), vestibulares, ensino superior, redação oficial para concursos e atuação no mercado de trabalho. Este estudo surgiu da observação do autor no que diz respeito à imensa dificuldade que os profissionais da área acadêmica ou técnica possuem na hora de redigir um texto. ... Ler mais +
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Adrenalina Pura - Português - Análise Técnica de 13 Anos de Vestibulares da UFRJ
Este é um trabalho cuja necessidade era tão grande que, se já existisse há 10 anos atrás, teria sido útil a um número muito maior de candidatos. O acesso à graduação (e aos níveis de pós-graduação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro representa uma das grandes concorrências entre os vestibulares do Brasil, tanto para estudantes do Rio de Janeiro como para os de vários outros estados, devido ao nível de excelência de ensino superior desenvolvido pela casa. ... Ler mais +
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Redação - Prepare-se para o ENEM - Com resolução discursiva das Questões
“Redação é inspiração!”. Quem nunca ouviu essa frase? Contudo, redação é mais que isso, é transpiração! É seguir um caminho técnico bem estruturado aliado aos conhecimentos prévios sobre a dinâmica dos temas que o candidato será capaz de elaborar um bom texto. ... Ler mais +
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Curso de Metodologia na Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
Este Curso se ocupa das distintas fases que englobam a Investigação Científica, preparando e instrumentalizando os alunos-pesquisadores para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sejam Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), Monografias, Dissertações e Teses. A expectativa é de que esta obra seja um instrumento de despertar para a importância e para magnitude que a Pesquisa Científica representa e de auxilio para concretização de seus objetivos acadêmicos. ... Ler mais +
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O Uso da Vírgula não é um bicho-de-sete-cabeças
A vírgula é um sinal de pontuação que, se utilizado indevidamente, pode mudar o teor de uma mensagem: escrever “não roubei” é uma informação exatamente oposta à “não, roubei”. Na primeira, nega-se o roubo. Na segunda, o sujeito afirma que roubou. Dependendo da mensagem, o uso indevido da vírgula pode provocar sérias consequências. No caso, o uso da vírgula faz da frase em que ela foi colocada uma confissão em que o sujeito confirma o roubo que realizou e que, por isso, é ladrão e deve ser preso. O livro “O Uso da Vírgula não é um Bicho-de-sete-cabeças” ensina - por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia eficiente - quais são os casos em que o uso desse sinal de pontuação é obrigatório e quais são aqueles em que o uso da vírgula é proibido, o que faz com que o leitor se atenha apenas ao que importa saber sobre ela. ... Ler mais +
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Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho
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Escrever Artigo Científico não é Bicho-de-Sete-Cabeças
O livro apresenta uma metodologia instigante, inovadora e extremamente didática: foi elaborado tendo como base um artigo do autor (e colaboradores), apresentado em um seminário de Administração promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e posteriormente publicado em periódico internacional. ... Ler mais +
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Português Essencial - Atividades de Leitura e Escrita para a Graduação
Aborda o fundamental: Da leitura: interpretação de texto, níveis de leitura de um texto, gênero e tipologia textual, texto figurativo, temático e abstrato, texto dissertativo, etc.; da gramática textual: coesão e coerência textuais, fatores globais da coerência, operadores argumentativos, mecanismos de inferência, etc.; da gramática aplicada à língua escrita: acentuação gráfica (conforme o novo Acordo Ortográfico), ortografia, emprego do acento grave (crase), dificuldades da norma culta, concordância, pontuação, etc. ... Ler mais +
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- DescriçãoSintaxe: Estudos descritivos da frase para o texto - 3ª edição Revista e Atualizada
Sintaxe: estudos descritivos da frase para o texto é o novo título da versão revista e ampliada do livro Sintaxe portuguesa para a linguagem culta contemporânea, obra que teve cinco edições entre os anos de 1997 e 2005. É um livro feito para aqueles cuja sensibilidade pelo texto ultrapassa os limites das regras gramaticais e alcança os horizontes menos cerceadores da linguística e da literatura.
Após uma breve introdução sobre as classes gramaticais e as funções sintáticas, o livro se dedica integralmente à estrutura da oração e do período, inserindo as referências necessárias sobre regência, concordância e colocação nos pontos pertinentes de cada capítulo, o que permite ao leitor uma visão bem objetiva de cada tema focalizado, sempre complementado por exercícios variados.
Ao partir da descrição da sintaxe portuguesa – e encarando-a em sua compatibilidade com os padrões prestigiados pela comunidade acadêmica –, o autor apresenta comentários didáticos e estilísticos sobre aspectos relevantes ou polêmicos, comprovando que a explicação dos fatos da língua e a discussão da teoria gramatical não precisam ter o cunho autoritário de que os defensores do coloquialismo tanto acusam as obras normativas de referência. Muito pelo contrário, é dominando as estruturas sintáticas de sua língua que o usuário estará capacitado para integrar-se de forma plena na sociedade em que vive.
Trata-se, pois, de um livro que consegue unir os aspectos crítico e didático, de forma objetiva e eficaz, e que inclui um capítulo com questões de sintaxe formuladas nos “provões” de Letras. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Claudio Cezar Henriques
Professor, filólogo e escritor, é Ph.D. em Letras pela USP, doutor em Literatura Comparada pela UERJ e mestre em Língua Portuguesa pela UFF. Exerce o magistério desde 1972. É professor titular de Língua Portuguesa por concurso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de lecionar no curso de Letras da Universidade Estácio de Sá. É consultor de língua portuguesa e ministra cursos de atualização em empresas. Ex-professor das redes pública e privada de ensino, sua experiência docente ultrapassa os limites da sala de aula, pela constante preocupação com as questões do ensino e da melhoria da formação dos profissionais de Letras.Informações Técnicas Sumário
Apresentação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . xi
Prefácio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . xv
PARTE I
Morfossintaxe
Brevíssima Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
PARTE II
Estrutura da Oração
1 Adequação Sintática & Adequação Semântica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
2 Predicação Verbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
3 Sujeito, Predicado & Predicativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27
3.1. Tipos de Sujeito. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .27
3.2. Tipos de Predicado (nominal, verbal e verbo-nominal)20. . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
3.3. Tipos de Predicativo (do sujeito, do objeto...) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38
4 Objeto Direto & Objeto Indireto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43
4.1. Regência de alguns verbos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
4.2. Função sintática dos pronomes oblíquos como complementos verbais . . . . . 52
4.3. Outras funções dos pronomes oblíquos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
4.4. Colocação dos pronomes átonos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
4.5. Função sintática dos pronomes relativos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
4.6. Função sintática dos pronomes interrogativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
4.7. Outras particularidades no emprego de preposições. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
5 Agente da Passiva. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
6 Complemento Nominal & Adjunto Adnominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
6.1. Complemento Nominal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
6.2. Adjunto Adnominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .74
7 Adjunto Adverbial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
8 Aposto (& Vocativo) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
8.1. Aposto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .81
8.2. Vocativo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .83
9 Palavras Denotativas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
PARTE III
Estrutura do Período
1 Período Simples & Período Composto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
2 Coordenação & Subordinação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
2.1. ORAÇÕES COORDENADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
2.2. ORAÇÕES INTERCALADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
2.3. ORAÇÕES SUBORDINADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
2.4. ORAÇÕES REDUZIDAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140
3 Combinações de Estruturas Oracionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
4 Da frase ao texto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
4.1. Relações de contraste e de justaposição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162
4.2. Relações de causa, efeito e fim (reais e hipotéticas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
4.3. Relações de tempo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .168
4.4. Relações entre léxico, semântica e sintaxe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
5 Palavras Finais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
APÊNDICE: Exame Nacional de Cursos – Letras . . . . . . . . . . . . . . . . . 185
Índice dos comentários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215
Índice onomástico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 217
Referências bibliográficas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 219Informações Técnicas
Nº de páginas: 240 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 3ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550802879 Encadernação: Brochura Autor: Claudio Cezar Henriques - Informações