SketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático
Este livro trata da versão Pro 2013 do SketchUp para Windows. Entre os assuntos abordados, encontram-se: métodos de seleção; templates; unidades de medida; ferramentas 2D; criação de traços, formas geométricas e referências; extrusão e subtração de volumes; objetos 3D; manipulação de modelos, grupos e componentes; linhas auxiliares e camadas para organizar os níveis de um projeto.
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- DescriçãoSketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático
A ferramenta SketchUp Pro para desenvolvimento de modelos tridimensionais vem ganhando adeptos em diversas áreas: profissionais de arquitetura, design de interiores e de produto, engenharia civil e marcenaria, além de ser usado por estudantes e universitários dessas mesmas áreas, por agilizar a entrega de trabalhos.
Este livro trata da versão Pro 2013 do SketchUp para Windows. Entre os assuntos abordados, encontram-se: métodos de seleção; templates; unidades de medida; ferramentas 2D; criação de traços, formas geométricas e referências; extrusão e subtração de volumes; objetos 3D; manipulação de modelos, grupos e componentes; linhas auxiliares e camadas para organizar os níveis de um projeto.
Abrange importação de arquivos do AutoCAD, visualização do projeto 3D, texturas e materiais diversos, estilos de apresentação em sketch, estudo de insolação para maquete eletrônica e exportação de cenas, trabalho com textos e notas, geração de cortes, edição de terrenos para projetos de maquete, além da modelagem 3D sobre referência de imagem. Introduz, ainda, o LayOut 2013 - para documentação dos modelos em pranchas - e o fechamento em PDF, além de recursos extras do SketchUp, com exercícios para melhor assimilação do conteúdo.
Cenas de SketchUp dos exercícios e exemplos do livro, arquivos de AutoCAD e imagens com textura de acabamento, dos exercícios, estão disponíveis em www.editoraerica.com.br para download. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos Sketchup Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor GLAUBER CAVASSANI
É desenhista de projetos arquitetônicos e docente em treinamentos de desenho e softwares de representação gráfica. Especialista e certificado em diversos softwares de computação gráfica representativos no mercado atual, desenha, projeta e promove treinamentos há 14 anos. Atualmente, trabalha em um escritório de projetos corporativos na cidade de São Paulo. Parte do seu tempo livre é usado para escrever novos livros técnicos de conhecimento e aprimoramento de alunos e profissionais de arquitetura e design, entre eles V-Ray 2.0 para SketchUp – Renderização Fotorrealista para Representações Tridimensionais; SketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático e Técnicas de Maquetaria, ambos publicados pela Érica.Informações Técnicas Sumário
Capítulo 1 - Antes de Começar
1.1 A linguagem do livro
1.2 O conteúdo do livro
1.3 O que é o SketchUp
1.4 O SketchUp no mercado atual
1.5 Versões e tipos de licenças do software
1.6 O que há de novo nesta versão
Capítulo 2 - Primeiros Passos no SketchUp Pro 2013
2.1 Iniciar o SketchUp Pro 2013
2.2 Interface e barras de ferramentas
2.3 Navegação na área gráfica
2.4 Eixos de coordenadas espaciais
2.5 Abrir um projeto no SketchUp
2.6 Selecionar objetos
2.7 Apagar objetos
2.8 Salvar um projeto
2.9 Painel Instructor
2.10 Exercícios
Capítulo 3 - Configurações Iniciais e de Template
3.1 Unidades de medida
3.2 Auto-save no SketchUp
3.3 Templates
3.4 Salvar um template personalizado
3.5 Criar dois templates para uso posterior
Capítulo 4 - Ferramentas de Desenho 2D
4.1 Line
4.2 Rectangle
4.3 Circle
4.4 Arc
4.5 Polygon
4.6 Freehand
4.7 Exercícios
Capítulo 5 - Ferramentas de Criação de Modelos 3D
5.1 Push/Pull
5.2 Follow Me
5.3 Exercícios de criação de objetos 3D
Capítulo 6 - Ferramentas de Modificação e Manipulação dos Modelos
6.1 Move
6.2 Rotate
6.3 Scale
6.4 Offset
6.5 Técnicas para copiar objetos
6.6 Técnicas para criar cópias múltiplas
6.7 Técnicas para espelhar ou inverter um objeto
6.8 Exercícios práticos
Capítulo 7 - Grupos e Componentes
7.1 O que são e suas finalidades
7.2 Como criar um grupo
7.3 Como criar um componente
7.4 Editar um grupo ou componente
7.5 Painel Outliner
7.6 Salvar um componente
7.7 Painel Components e configuração da biblioteca pessoal
7.8 Desfazer um grupo ou componente
7.9 Exercícios práticos
Capítulo 8 - Construções de Linhas Auxiliares
8.1 Tape Measure Tool
8.2 Protractor
8.3 Exercício prático
Capítulo 9 - Layers: Camadas para Organização dos Níveis de um Projeto
9.1 Criação e uso de layers - painel Layers
9.2 Uso da barra Layers
9.3 Recursos Purge, Select All e Color by layer
9.4 Excluir uma ou mais layers
Capítulo 10 - Importação de Arquivos do AutoCAD
10.1 Sobre a localização absoluta no Model Space no AutoCAD
10.2 Importar um arquivo AutoCAD e ajustar as layers
10.3 Travar a referência AutoCAD para modelagem 3D
10.4 Modelagem 3D sobre a referência
10.5 Exercício prático
Capítulo 11 - Visualização do Projeto 3D
11.1 Views
11.2 Styles
11.3 Camera, Look Around e Walk
11.4 Visualização do projeto em perspectivaou projeção paralela
11.5 Exibir e ocultar elementos e objetos do projeto
Capítulo 12 - Texturas e Materiais
12.1 Painel Materials
12.2 Escolher, aplicar e editar o material para o acabamento
12.3 Técnicas de aplicação de materiais em diversas faces do modelo 3D
12.4 Editar um material já aplicado - recurso Position
12.5 Uso do conta-gotas - recurso Sample Paint
12.6 Criar um material com uma textura personalizada
12.7 Exercício prático
Capítulo 13 - Estilos de Apresentação em Sketch
13.1 Painel Styles
13.2 Escolher e aplicar um estilo de sketch
13.3 Editar traços e cores do estilo de sketch aplicado
Capítulo 14 - Estudo de Insolação para Maquete Eletrônica
14.1 Shadows
14.2 Geo-location
14.3 Solar North
14.4 Exercício prático
Capítulo 15 - Cenas e Exportação para Bitmap e Vídeo
15.1 Painel Scenes e criação de cenas
15.2 Exportar para bitmap
15.3 Exportar para vídeo
15.4 Excluir uma cena criada
Capítulo 16 - Anotações em Geral
16.1 Adicionar textos indicativos
16.2 Adicionar textos descritivos
16.3 Formatação de textos
16.4 Dimensões ou cotas
16.5 Formatação de dimensões ou cotas
16.6 Textos 3D
Capítulo 17 - Cortes com a Ferramenta Section Plane
17.1 Ferramenta Section Plane
17.2 Opções de exibição e visualização dos cortes
17.3 Exercício prático
Capítulo 18 - Terrenos para Maquete Eletrônica com os Recursos Sandbox
18.1 From Scratch - criação de terrenos em malha
18.2 Smoove - edição de malha
18.3 From Contours - terrenos com curvas de nível
18.4 Stamp - terraplanagem
18.5 Drape - desenho sobre o terreno
Capítulo 19 - Match Photo: Modelagem 3D sobre Referência de Imagem
19.1 Importar a referência de imagem
19.2 Ajuste dos eixos para encaixe da perspectiva
19.3 Primeiros traços e a modelagem 3D
Capítulo 20 - Google LayOut: Introdução e Documentação de Projeto
20.1 Configurações iniciais do documento
20.2 Importar modelos 3D do SketchUp
20.3 Visualização e escala do desenho
20.4 Trabalhar com mais de uma prancha
20.5 Desenhos e anotações em geral
20.6 Fechamento em PDF para impressão ou plotagem
20.7 Exercícios práticos
Capítulo 21 - Técnicas e Recursos Extras e Avançados
21.1 Projetar texturas em modelos 3D complexos
21.2 Múltiplas seções de corte no modelo 3D
21.3 Importar novas bases de estilos para apresentação
21.4 Disponibilizar o seu modelo no Google 3D warehouse
21.5 Adicionar novos plugins e ferramentas ao SketchUp
21.6 Interação com o Google Maps
Bibliografia
Índice RemissivoInformações Técnicas
Nº de páginas: 240 Origem: Nacional Editora: Editora Érica / Saraiva Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2014 ISBN: 9788536505848 Encadernação: Brochura Autor: Glauber Cavassani - Informações