SketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático

A ferramenta SketchUp Pro para desenvolvimento de modelos tridimensionais vem ganhando adeptos em diversas áreas: profissionais de arquitetura, design de interiores e de produto, engenharia civil e marcenaria, além de ser usado por estudantes e universitários dessas mesmas áreas, por agilizar a entrega de trabalhos.
Este livro trata da versão Pro 2013 do SketchUp para Windows. Entre os assuntos abordados, encontram-se: métodos de seleção; templates; unidades de medida; ferramentas 2D; criação de traços, formas geométricas e referências; extrusão e subtração de volumes; objetos 3D; manipulação de modelos, grupos e componentes; linhas auxiliares e camadas para organizar os níveis de um projeto.
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  • Descrição
    SketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático

    A ferramenta SketchUp Pro para desenvolvimento de modelos tridimensionais vem ganhando adeptos em diversas áreas: profissionais de arquitetura, design de interiores e de produto, engenharia civil e marcenaria, além de ser usado por estudantes e universitários dessas mesmas áreas, por agilizar a entrega de trabalhos.

    Este livro trata da versão Pro 2013 do SketchUp para Windows. Entre os assuntos abordados, encontram-se: métodos de seleção; templates; unidades de medida; ferramentas 2D; criação de traços, formas geométricas e referências; extrusão e subtração de volumes; objetos 3D; manipulação de modelos, grupos e componentes; linhas auxiliares e camadas para organizar os níveis de um projeto.
    Abrange importação de arquivos do AutoCAD, visualização do projeto 3D, texturas e materiais diversos, estilos de apresentação em sketch, estudo de insolação para maquete eletrônica e exportação de cenas, trabalho com textos e notas, geração de cortes, edição de terrenos para projetos de maquete, além da modelagem 3D sobre referência de imagem. Introduz, ainda, o LayOut 2013 - para documentação dos modelos em pranchas - e o fechamento em PDF, além de recursos extras do SketchUp, com exercícios para melhor assimilação do conteúdo.
    Cenas de SketchUp dos exercícios e exemplos do livro, arquivos de AutoCAD e imagens com textura de acabamento, dos exercícios, estão disponíveis em www.editoraerica.com.br para download.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosSketchup
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o Autor GLAUBER CAVASSANI

    É desenhista de projetos arquitetônicos e docente em treinamentos de desenho e softwares de representação gráfica. Especialista e certificado em diversos softwares de computação gráfica representativos no mercado atual, desenha, projeta e promove treinamentos há 14 anos. Atualmente, trabalha em um escritório de projetos corporativos na cidade de São Paulo. Parte do seu tempo livre é usado para escrever novos livros técnicos de conhecimento e aprimoramento de alunos e profissionais de arquitetura e design, entre eles V-Ray 2.0 para SketchUp – Renderização Fotorrealista para Representações Tridimensionais; SketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático e Técnicas de Maquetaria, ambos publicados pela Érica.
    Informações Técnicas Sumário

    Capítulo 1 - Antes de Começar

    1.1 A linguagem do livro
    1.2 O conteúdo do livro
    1.3 O que é o SketchUp
    1.4 O SketchUp no mercado atual
    1.5 Versões e tipos de licenças do software
    1.6 O que há de novo nesta versão

    Capítulo 2 - Primeiros Passos no SketchUp Pro 2013
    2.1 Iniciar o SketchUp Pro 2013
    2.2 Interface e barras de ferramentas
    2.3 Navegação na área gráfica
    2.4 Eixos de coordenadas espaciais
    2.5 Abrir um projeto no SketchUp
    2.6 Selecionar objetos
    2.7 Apagar objetos
    2.8 Salvar um projeto
    2.9 Painel Instructor
    2.10 Exercícios

    Capítulo 3 - Configurações Iniciais e de Template
    3.1 Unidades de medida
    3.2 Auto-save no SketchUp
    3.3 Templates
    3.4 Salvar um template personalizado
    3.5 Criar dois templates para uso posterior

    Capítulo 4 - Ferramentas de Desenho 2D
    4.1 Line
    4.2 Rectangle
    4.3 Circle
    4.4 Arc
    4.5 Polygon
    4.6 Freehand
    4.7 Exercícios

    Capítulo 5 - Ferramentas de Criação de Modelos 3D
    5.1 Push/Pull
    5.2 Follow Me
    5.3 Exercícios de criação de objetos 3D

    Capítulo 6 - Ferramentas de Modificação e Manipulação dos Modelos
    6.1 Move
    6.2 Rotate
    6.3 Scale
    6.4 Offset
    6.5 Técnicas para copiar objetos
    6.6 Técnicas para criar cópias múltiplas
    6.7 Técnicas para espelhar ou inverter um objeto
    6.8 Exercícios práticos

    Capítulo 7 - Grupos e Componentes
    7.1 O que são e suas finalidades
    7.2 Como criar um grupo
    7.3 Como criar um componente
    7.4 Editar um grupo ou componente
    7.5 Painel Outliner
    7.6 Salvar um componente
    7.7 Painel Components e configuração da biblioteca pessoal
    7.8 Desfazer um grupo ou componente
    7.9 Exercícios práticos

    Capítulo 8 - Construções de Linhas Auxiliares
    8.1 Tape Measure Tool
    8.2 Protractor
    8.3 Exercício prático

    Capítulo 9 - Layers: Camadas para Organização dos Níveis de um Projeto
    9.1 Criação e uso de layers - painel Layers
    9.2 Uso da barra Layers
    9.3 Recursos Purge, Select All e Color by layer
    9.4 Excluir uma ou mais layers

    Capítulo 10 - Importação de Arquivos do AutoCAD
    10.1 Sobre a localização absoluta no Model Space no AutoCAD
    10.2 Importar um arquivo AutoCAD e ajustar as layers
    10.3 Travar a referência AutoCAD para modelagem 3D
    10.4 Modelagem 3D sobre a referência
    10.5 Exercício prático

    Capítulo 11 - Visualização do Projeto 3D
    11.1 Views
    11.2 Styles
    11.3 Camera, Look Around e Walk
    11.4 Visualização do projeto em perspectivaou projeção paralela
    11.5 Exibir e ocultar elementos e objetos do projeto

    Capítulo 12 - Texturas e Materiais
    12.1 Painel Materials
    12.2 Escolher, aplicar e editar o material para o acabamento
    12.3 Técnicas de aplicação de materiais em diversas faces do modelo 3D
    12.4 Editar um material já aplicado - recurso Position
    12.5 Uso do conta-gotas - recurso Sample Paint
    12.6 Criar um material com uma textura personalizada
    12.7 Exercício prático

    Capítulo 13 - Estilos de Apresentação em Sketch
    13.1 Painel Styles
    13.2 Escolher e aplicar um estilo de sketch
    13.3 Editar traços e cores do estilo de sketch aplicado

    Capítulo 14 - Estudo de Insolação para Maquete Eletrônica
    14.1 Shadows
    14.2 Geo-location
    14.3 Solar North
    14.4 Exercício prático

    Capítulo 15 - Cenas e Exportação para Bitmap e Vídeo
    15.1 Painel Scenes e criação de cenas
    15.2 Exportar para bitmap
    15.3 Exportar para vídeo
    15.4 Excluir uma cena criada

    Capítulo 16 - Anotações em Geral
    16.1 Adicionar textos indicativos
    16.2 Adicionar textos descritivos
    16.3 Formatação de textos
    16.4 Dimensões ou cotas
    16.5 Formatação de dimensões ou cotas
    16.6 Textos 3D

    Capítulo 17 - Cortes com a Ferramenta Section Plane
    17.1 Ferramenta Section Plane
    17.2 Opções de exibição e visualização dos cortes
    17.3 Exercício prático

    Capítulo 18 - Terrenos para Maquete Eletrônica com os Recursos Sandbox
    18.1 From Scratch - criação de terrenos em malha
    18.2 Smoove - edição de malha
    18.3 From Contours - terrenos com curvas de nível
    18.4 Stamp - terraplanagem
    18.5 Drape - desenho sobre o terreno

    Capítulo 19 - Match Photo: Modelagem 3D sobre Referência de Imagem
    19.1 Importar a referência de imagem
    19.2 Ajuste dos eixos para encaixe da perspectiva
    19.3 Primeiros traços e a modelagem 3D

    Capítulo 20 - Google LayOut: Introdução e Documentação de Projeto
    20.1 Configurações iniciais do documento
    20.2 Importar modelos 3D do SketchUp
    20.3 Visualização e escala do desenho
    20.4 Trabalhar com mais de uma prancha
    20.5 Desenhos e anotações em geral
    20.6 Fechamento em PDF para impressão ou plotagem
    20.7 Exercícios práticos

    Capítulo 21 - Técnicas e Recursos Extras e Avançados
    21.1 Projetar texturas em modelos 3D complexos
    21.2 Múltiplas seções de corte no modelo 3D
    21.3 Importar novas bases de estilos para apresentação
    21.4 Disponibilizar o seu modelo no Google 3D warehouse
    21.5 Adicionar novos plugins e ferramentas ao SketchUp
    21.6 Interação com o Google Maps

    Bibliografia

    Índice Remissivo

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:240
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Érica / Saraiva
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2014
    ISBN:9788536505848
    Encadernação:Brochura
    Autor:Glauber Cavassani
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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