Xadrez Escolar - Uma Abordagem Psicopedagógica Xadrez Escolar - Uma Abordagem Psicopedagógica

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 32,00

Preço a vista: R$ 32,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 32,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Xadrez Escolar - Uma Abordagem Psicopedagógica

    Este livro nasceu a partir do desejo de articular de forma clara, objetiva e teórica a contribuição do xadrez para os processos de aprendizagem escolar e para o exercício cotidiano de valores fundamentais à educação. Baseia-se na concepção do jogo como um instrumento pedagógico que transcende a finalidade competitiva e do professor/educador como figura central na utilização do ensino e prática das atividades enxadrísticas com foco na estimulação do potencial cognitivo e na formação do sujeito.

    Ferramenta indispensável aos educadores que se interessam pelo xadrez escolar, oferece suporte teórico que articula a prática do jogo ao exercício de funções cognitivas envolvidas na aprendizagem formal, como memória, atenção, percepção, entre outras. Além disso, apresenta sugestões de atividades enxadrísticas e de aplicação de suas regras oficiais dentro de uma perspectiva psicopedagógica que transcende o conhecimento comum do jogo.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorFatima Lucia Bispo Santos

    Fatima Lucia Bispo Santos é Mestre em Educação Física e Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Árbitra Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX); coordenadora e professora do Projeto “Heróis do Tabuleiro” da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Rio de Janeiro; implementadora e professora do Projeto “Xadrez Além Xeque” da Escola Municipal Frederico Eyer (RJ) e professora de Xadrez do Colégio Cruzeiro (RJ).
    Informações TécnicasSumário

    1. Introdução - 1



    2. Xadrez escolar e psicopedagogia - 5

    2.1. Considerações iniciais sobre o Xadrez Escolar - 5

    2.2 Espaço de ação ou tabuleiro de jogo - 7

    2.3 Acerca do xadrez escolar - 9

    2.4 O Que faz o Xadrez ser Escolar - 11

    2.5 O Xadrez Escolar na mídia - 17

    2.6 Xadrez, Funções Executivas e Solução de Problemas - 23



    3. PROJETO XADREZ ALÉM XEQUE: Um estudo exploratório - 29

    3.1. Histórico do projeto Xadrez além xeque: relato de uma experiência - 29

    3.2 Caracterização da escola - 36

    3.3 Os estudantes participantes - 37

    3.4 Procedimento e instrumento: O jogo de Xadrez - 38

    3.4.1 Considerações sobre o tabuleiro - 40

    3.4.2 O Tabuleiro - 42

    3.4.3 Posição inicial das peças - 44

    3.4.4 As peças, movimentos e capturas - 46

    3.4.5 O Peão - 47

    3.4.6 Lances especiais do peão: Salto, Promoção e An Passant - 49

    3.4.7 A Torre - 51

    3.4.8 O Bispo - 53

    3.4.9 Dama - 55

    3.4.10 O Cavalo - 55

    3.4.11 O Rei - 56

    3.4.11 Características especiais do Rei - 58

    3.4.12 Xeque e Xeque-mate - 58

    3.4.13 Reforçando o conhecimento sobre as peças e o conceito de Xeque e Xeque-Mate - 62

    3.4.15. Cavalos X peões / Bispos X peões / Torres X peões - 62

    3.4.16. Xadrez da velha - 64

    3.4.17. Gato e rato - 65

    3.4.18. Xadrez dos números - 67

    3.4.19. Todos x Rei - 68

    3.4.20. Construção de Mate - 70

    3.4.21. Mata-mata - 70

    3.4.22. Xadrez Mutante - 71

    3.4.23. Xadrez invisível - 72

    3.4.24. Xadrez Húngaro - 73

    3.5 O Cotidiano da Sala de Xadrez - 74

    3.6. Refletindo sobre o tabuleiro - 76

    3.6.1. O valor relativo das peças - 76

    3.6.2. Sobre os peões - 79

    3.6.3. Sobre as regras - 79

    3.6.4. Sobre o apoio - 84



    4. Conclusão - 85



    5. Referências Bibliográficas - 89



    ANEXO I - Quadros de acompanhamento das turmas - 93

    PEÇAS QUE A TURMA MOVIMENTA - 93

    CONCEITOS QUE A TURMA DOMINA - 94



    ANEXO II - Avaliação diária - 97

    AVALIAÇÃO DIÁRIA - 97

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:112
    Origem:Nacional
    Editora:Editoria Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2012
    ISBN:9788539902729
    Encadernação:Brochura
    Autor:Fatima Lucia Bispo Santos
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!