Análise E Gestão De Requisitos De Software: Onde Nascem Os Sistemas - 3ª Edição

Apresenta os conceitos da análise e gestão de requisitos, com muitos exemplos sobre variações e técnicas de levantamento e análise. Descreve os Modelos de Capacidade e Maturidade (CMMI), Processo Unificado da Rational (RUP), métodos ágeis, o funcionamento do SCRUM, detalha a engenharia de requisitos e a gerência de escopo de projetos. Aborda as mais diversas técnicas que podem ser utilizadas, com destaques para estudo etnográfico, entrevistas, associação entre requisitos e modelo de negócios, especificação de requisitos com casos de uso e user stories como elemento de levantamento de requisitos. Elenca armadilhas e boas práticas e, finalmente, um processo com requisitos.

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  • Descrição
    Análise E Gestão De Requisitos De Software: Onde Nascem Os Sistemas - 3ª Edição

    Apresenta os conceitos da análise e gestão de requisitos, com muitos exemplos sobre variações e técnicas de levantamento e análise. Descreve os Modelos de Capacidade e Maturidade (CMMI), Processo Unificado da Rational (RUP), métodos ágeis, o funcionamento do SCRUM, detalha a engenharia de requisitos e a gerência de escopo de projetos. Aborda as mais diversas técnicas que podem ser utilizadas, com destaques para estudo etnográfico, entrevistas, associação entre requisitos e modelo de negócios, especificação de requisitos com casos de uso e user stories como elemento de levantamento de requisitos. Elenca armadilhas e boas práticas e, finalmente, um processo com requisitos.

    Nesta edição o autor mostra como a utilização de métodos ágeis pode ser utilizada concomitantemente aos conceitos de etimologia, não se limitando à ideia de ter somente um usuário confiável, além de levar os trabalhos de análise para o ambiente do usuário. O autor destaca também a importância e onde se insere a Administração de Dados no contexto de Análise e, principalmente, na Gestão dos Requisitos de Software.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosSCRUM, Metodos Ageis

    Especificações

    Sobre o Autor FELIPE NERY RODRIGUES MACHADO

    Consultor com mais de trinta anos de vivência na área de desenvolvimento de sistemas atuando como analista de sistemas e de negócios. Com formação em Engenharia Mecânica, possui vasta experiência no projeto de sistemas para banco de dados e profundos conhecimentos em metodologias de desenvolvimento, modelagem e implementação de processos de negócio financeiro, industrial e em logística, entre outras verticais de negócio, com utilização de sistemas automatizados, processos, frameworks e modelagem de dados.Especialista em projetos de bancos de dados para aplicações transacionais e gerenciais, com vasta experiência no desenvolvimento de projetos de bancos de dados para as mais diversas áreas de negócio, tais como indústria metalúrgica, indústria de alimentos, varejo e atacado, jornais e televisão, distribuição de produtos, logística, concessionárias de automóveis, órgãos públicos diversos, hospitais e companhias aéreas.Sua experiência abrange o ciclo completo de negócios de uma organização, tendo já desenvolvido igualmente aplicações com arquitetura de Data Warehouse, processos de ETL, com grande ênfase em modelagem multidimensional e arquitetura de processos OLAP.Foi professor universitário de disciplinas de Bancos de Dados e Metodologias de Desenvolvimento, e pós-graduação em Gerência de Projetos de Sistemas no Rio de Janeiro, dedica-se à pesquisa e divulgação das técnicas e metodologias do estado da arte em desenvolvimento de aplicações.Autor dos livros Tecnologia e Projeto de Data Warehouse, Banco de Dados: Projeto e Implementação e Projeto de Banco de Dados - Uma Visão Prática, todos publicados pela Editora Érica e adotados nas principais universidades de informática do País.
    Informações Técnicas Sumário
    Capítulo 1 - Introdução
    Mas o que é um Requisito?
    Requisito

    Capítulo 2 - Requisitos - Conceituação
    Desenvolvimento de Software
    Processo e Modelo de Processo
    Metodologia
    Terminologia
    Stakeholder
    Cliente
    Elicitar
    Cenário
    Disciplina
    Artefato
    O que são Requisitos
    Necessidades, Características e Requisitos de Software
    Requisitos Funcionais
    Requisitos de Informação
    Requisitos Não Funcionais
    Requisitos de Processos de Negócios
    Processos
    Missão do Processo
    Eventos
    Softwares “Fast Food
    Resumo: 10 Grandes Armadilhas da Análise de Requisitos
    Exercícios

    Capítulo 3 - Modelos de Capacidade e Maturidade (CMMI)
    Introdução
    Definição e Objetivos
    Modelos de Processo Integrados
    Objetivos
    Representações e Corpos de Conhecimento
    Representação Contínua
    Representação por Estágios
    Aplicação em Organizações
    Conceitos Utilizados
    Áreas de Processo
    CMMI em Estágios e os Níveis de Maturidade
    Nível de Maturidade 1: Inicial
    Nível de Maturidade 2: Gerenciado
    Nível de Maturidade 3: Definido
    Nível de Maturidade 4: Gerenciado Quantitativamente
    Nível de Maturidade 5: Em Otimização
    Níveis de Maturidade do CMMI
    Nível de Maturidade 2: Gerenciado
    Áreas de Processo
    Meta Genérica - (GG2) Institucionalizar um Processo Gerenciado
    Nível de Maturidade 3: Definido
    Áreas de Processo
    Meta Genérica - (GG3) Institucionalizar um Processo Gerenciado
    Exercícios

    Capítulo 4 - O Processo Unificado da Rational (RUP)
    Práticas do RUP
    Desenvolver Software Iterativamente
    Gerenciar os Requisitos
    Usar Arquiteturas Baseadas em Componentes
    Modelar Software Visualmente
    Verificar a Qualidade do Software Continuamente
    Controlar as Mudanças no Software
    Características do RUP
    Estrutura do RUP
    Aspectos Estáticos
    Aspectos Dinâmicos
    Customização do RUP
    Exercícios

    Capítulo 5 - Métodos Ágeis
    O Manifesto pelo Desenvolvimento Ágil de Software
    Extreme Programming (XP)
    Valores de XP
    Princípios de XP
    Práticas de XP
    Atividades de XP
    Resumo do Método XP
    Modelagem Ágil
    Valores da Modelagem Ágil
    Princípios da Modelagem Ágil
    Práticas da Modelagem Ágil
    Resumo da Modelagem Ágil
    Integração de Metodologias de Desenvolvimento de Software
    RUP & CMMI
    RUP & Métodos Ágeis
    CMMI e Métodos Ágeis
    Exercícios

    Capítulo 6 - Engenharia de Requisitos
    Elicitação de Requisitos
    Análise e Negociação de Requisitos
    Documentação de Requisitos
    Validação de Requisitos
    Gerência de Requisitos
    Gerência de Escopo
    Gerência de Mudanças
    Problemas Clássicos e Soluções Adotadas
    Constantes Solicitações de Mudança
    Falta de Consenso Entre Stakeholders
    Pouco Conhecimento do Domínio do Problema
    Pouca Qualidade da Documentação e Comunicação
    Engenharia de Requisitos no CMMI
    Área de Processo: Gerência de Requisitos
    Níveis de Requisitos RUP e CMMI
    Meta: Gerenciar Requisitos
    Área de Processo: Desenvolvimento de Requisitos
    Meta: Desenvolver Requisitos do Cliente
    Meta: Desenvolver Requisitos do Produto
    Meta: Analisar e Validar Requisitos
    A Engenharia de Requisitos no RUP
    Fluxo de Trabalho de Requisitos
    Analisar o Problema
    Objetivos
    Atividades Envolvidas
    Compreender as Necessidades dos Stakeholders
    Atividades Envolvidas
    Definir o Sistema
    Objetivos
    Atividades Envolvidas
    Gerenciar o Escopo do Sistema
    Objetivos
    Atividades Envolvidas
    Refinar a Definição do Sistema
    Objetivos
    Atividades Envolvidas
    Gerenciar Requisições de Mudança
    Objetivos
    Atividades Envolvidas
    Distribuição das Atividades por Fase de Desenvolvimento
    Métodos Ágeis e a Engenharia de Requisitos
    1. Cartões
    2. Conversação
    3. Confirmação
    Exercícios

    Capítulo 7 - Técnicas para Análise de Requisitos
    Processo de Levantamento e Análise de Requisitos
    Técnicas de Levantamento de Requisitos
    Levantamento Orientado a Pontos de Vista
    Conceitos-Chave
    Hierarquias de Pontos de Vista
    Estudo Etnográfico
    Os Dados Etnográficos são Informais
    Vantagens
    Desvantagens
    Investigação
    Análise de Documentos Quantitativos
    Workshops
    Prototipagem
    Entrevistas
    O Planejamento
    Tipos de Questões
    Problemas na Elaboração de Questões
    Registro da Entrevista
    Recomendações Gerais
    Relatório da Entrevista
    Questionários
    Brainstorming
    JAD
    Síntese
    Enfoque e Recomendação
    Exercícios

    Capítulo 8 - Requisitos e Modelo de Negócios
    O Problema
    Método de Mac Knight para Elicitação de Requisitos de Software a Partir do Modelo de Negócio
    Objetivo
    Detalhamento do Método
    Fase 1: Visão Geral do Problema
    Etapa 1: Identificar o Contexto da Solicitação
    Etapa 2: Identificar Necessidades dos Processos
    Etapa 3: Identificar os Impactos das Necessidades
    Fase 2: Visão Geral da Solução
    Etapa 4: Identificar as Funcionalidades e Restrições do Sistema
    Etapa 5: Identificar as Fronteiras do Sistema
    Conclusão sobre Abordagem de Processos de Negócios na Elicitação de Requisitos de Software

    Capítulo 9 - Gestão do Conhecimento e Requisitos
    O Conceito de Gestão do Conhecimento
    Classificação do Conhecimento em Análise e Gestão de Requisitos
    A Utilização de Repositórios de Conhecimento em Projetos
    Conclusão
    Exercícios

    Capítulo 10 - Especificação de Requisitos com Casos de Uso
    Introdução
    Casos de Uso
    Diagramas de Casos de Uso
    Notação Básica da UML para Modelos de Caso de Uso
    Descrição de Casos de Uso
    Cenários
    Cenário de Eventos Principal
    Cenários Alternativos
    Associações entre Casos de Uso
    Cenário ou Curso Normal
    Cenários ou Cursos Alternativos
    Cenário ou Curso Normal
    Cenários ou Cursos Alternativos
    Casos de Uso Agrupados em Pacotes
    Notações para Casos de Uso em UML
    Detalhar Precondições e Pós-Condições
    Regras de Negócio
    Orientação Sobre a Especificação de Casos de Uso de Relatórios
    Lembretes e Dicas para Detalhar um Caso de Uso
    Modelo de Casos de Uso
    Integração Modelo x Interface
    Identifique as es de Informação
    Exercícios

    Capítulo 11 - O que é SCRUM?
    Conceitos
    Os Papéis no SCRUM
    O que São Sprints
    Product Backlog
    User Story
    O Dilema das User Stories
    Qual o Tamanho da User Story?
    SCRUM Funciona
    Sprint Planning
    Documentação em SCRUM
    Documentação não Substitui Comunicação
    Documentação não Pode ser Perecível
    Documente o Necessário, e não mais do que Isso
    Documentar Tem de Ser Fácil
    Documentação Faz Parte do “Definition of Done”
    Documentação no Código Pode ser um “Code Smell”
    Dicas de Cod Smells
    Casos de Uso x User Stories

    Capítulo 12 - Problemas Comuns aos Projetos
    Introdução
    Armadilhas dos Requisitos e Boas Práticas
    Boas Práticas
    Check List
    Capturar Requisitos não Funcionais

    Capítulo 13 - Um Processo com Requisitos
    Metodologia de Concepção do Processo Proposto
    Contextualização do Processo
    Objetivos e Características Fundamentais
    Evolução do Processo
    Elementos Básicos
    Papéis
    Artefatos
    Atividades Recorrentes
    Gerenciar Requisitos
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Manter Atributos dos Requisitos
    Manter Rastreabilidade
    Priorizar Requisitos
    Assegurar uma Visão Comum
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Realizar Análise de Requisitos em Grupos
    Revisar Artefatos
    Obter Aprovações
    Manter Glossário
    Definir o Escopo do Sistema
    Compreender os Requisitos do Cliente
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Identificar os Fornecedores de Requisitos
    Entender o Problema
    Definir os Limites do Sistema
    Documento de Visão - Perspectiva do Produto
    Identificar as Necessidades e Restrições dos Stakeholders
    Definir as Características do Sistema
    Compreender os Requisitos do Produto
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Identificar Requisitos Funcionais e Não Funcionais
    Documentar Requisitos de Software
    Índice do Modelo de Documento ERS
    Gerenciar Requisitos
    Assegurar uma Visão Comum
    Resumo do Fluxo de Trabalho
    Refinar Requisitos de Software
    Especificar Requisitos de Software
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Detalhar Requisitos de Software
    Refinar Modelos de Análise
    Atualizar Artefatos Sobre Requisitos
    Modelar Interface
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Analisar o Domínio
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Gerenciar Requisitos
    Assegurar uma Visão Comum
    Resumo do Fluxo de Trabalho
    Gerenciar Mudanças
    Submeter Solicitação de Mudança
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Complementar Solicitação de Mudança
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Complementar a Descrição da Mudança
    Analisar o Impacto da Mudança
    Analisar Solicitação de Mudança
    Objetivos, Papéis e Artefatos
    Resumo do Fluxo de Trabalho
    Orientações sobre Práticas Ágeis
    Análise das Possibilidades de Utilização
    Propostas de Inserção de Práticas Ágeis no Processo Proposto

    Apêndice - Exercício Prático Geral

    Bibliografia

    Índice Remissivo

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:288
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Érica / Saraiva
    Idioma:Português
    Edição:3ª Edição
    Ano:2016
    ISBN:9788536516066
    Encadernação:Brochura
    Autor:Felipe Nery Rodrigues Machado
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

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Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

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