Agile Think Canvas
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Engenharia de Software: Um Framework Para a Gestão de Riscos em Projetos de Software
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Engenharia de Software é recomendado aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação; aos profissionais da área de gestão de projetos de software que pretendem aderir aos preceitos da Engenharia de Software com foco na qualidade de seus processos. Ele aborda a temática da Engenharia de Software, focando a gestão de riscos em projetos de software, de forma clara e objetiva. ... Ler mais +
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Extreme Programming (XP) é um processo de desenvolvimento que possibilita a criação de software de alta qualidade, de maneira ágil, econômica e flexível. Vem sendo adotado com enorme sucesso na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.
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Cada vez mais as empresas convivem com ambientes de negócios que requerem mudanças freqüentes em seus processos, as quais afetam os projetos de software. Os processos de desenvolvimento tradicionais são caracterizados por uma grande quantidade de atividades e artefatos que buscam proteger o software contra mudanças, o que faz pouco ou nenhum sentido, visto que os projetos devem se adaptar a tais mudanças ao invés de evitá-las. ... Ler mais + -
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Este livro oferece ao leitor uma ferramenta de aprendizagem para desenvolvimento, mensuração e comercialização de uma aplicação web de forma autônoma, procurando manter a mesma qualidade e desempenho do software que utiliza as melhores práticas de desenvolvimento, mesclando teoria e prática. Todo o livro é orientado a projeto descrevendo passo-a-passo a técnica aplicada e suas implementações, contendo uma introdução ao desenvolvimento de software autônomo, a metodologia para guiar o desenvolvimento, as técnicas de levantamento e criação do documento de especificação de requisitos, a elaboração de contratos e sugestão de cálculo de hora de trabalho, a preparação da plataforma de desenvolvimento, uma introdução aos principais comandos da SQL... ... Ler mais +
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- DescriçãoAgile Think Canvas
Como inovar e criar negócios sustentáveis para obter melhores resultados e minimizar riscos com o uso de Métodos Visuais e Ágeis em seus projetos!
Agile Think Canvas é um manual de práticas colaborativas construído com base em um método de trabalho que utiliza conceitos de Design Thinking e Gestão Ágil para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Voltado para aqueles que se utilizam da criatividade nos processos de inovação dos produtos e serviços, a metodologia Agile Think Canvas engloba: definição de uma visão de produto, estudo de personas, suas respectivas jornadas, entendimento dos riscos, definição do MVP, prototipação, construção do produto por meio de técnicas amplamente difundidas por métodos e frameworks presentes no Agile e aprendizado.
Agile Think Canvas tem por objetivo ajudar os profissionais das mais diversas áreas que atuam através de processos tradicionais a romperem barreiras.
Indicado a estudantes, professores e profissionais das áreas de gestão, governança, negócios e produtos que tenham interesse em explorar novas ferramentas visuais de gestão de projetos, adaptadas para suas atividades organizacionais, propiciando maior agilidade, transparência e resultados com alto valor agregado a empresas e clientes.
. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos Metodos Ageis Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor André Vidal
Graduado em Ciências da Computação pela UNESP de Rio Claro, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Há 20 anos atuando no mercado de engenharia de software, é especialista em metodologias, processos e análise de negócios. Possui as certificações PMI-ACP, CSM (Certified Scrum Master), EXIN-ASF (Agile Scrum Foundation) e SAFe (Scaled Agile Framework). Atualmente é consultor, professor e articulista das revistas Engenharia de Software Magazine e Java Magazine da Devmedia. É sócio diretor da startup Agile Think e trabalha como Agile Coach e Agente de Transformação Digital para empresas e equipes de projeto.Informações Técnicas SUMÁRIO
PARTE 1. INOVAÇÃO INCREMENTAL DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
1. O início de tudo
1.1 Cenário atual
1.2 Satisfazer o cliente ou satisfazer o cliente. Nossa única opção!
1.3 Quanto custam os erros ocorridos no desenvolvimento do produto software?
1.4 Precursores no desenvolvimento de produtos e projetos ágeis
1.5 Exercícios sugeridos
1.6 Referências bibliográficas
2. Mindset ágil
2.1 Mundo agile
2.2 Apresentando resultados de forma rápida
2.3 Inovação no desenvolvimento de produtos e serviços
2.4 A origem do Design Thinking
2.5 O que é Design Thinking?
2.6 Modelos derivados do Design Thinking
2.7 Exercícios sugeridos
2.8 Referências bibliográficas
PARTE 2. A METODOLODIA AGILE THINK CANVAS
3. Concepção do produto
3.1 Definir necessidade
3.2 Estruturar a necessidade
3.3 Definir o entendimento do produto
3.4 Entendimento do produto: livro “Agile Think Canvas”
3.5 Checklist: macroprocesso 1
3.6 Exercícios sugeridos
3.7 Referências bibliográficas
4. O uso dos modelos visuais
4.1 Pesquisar soluções
4.1.1 Preparar modelos de pesquisa
4.2 Consolidar dados de pesquisa
4.3 Analisar resultados e definir perfis
4.4 Definição de perfil “Agile Think Canvas”
4.5 Checklist: macroprocesso 2
4.6 Exercícios sugeridos
4.7 Referências bibliográficas
5. A arte de conhecer o negócio para gerar ideias
5.1 Gerar ideias
5.1.1 Mapear o conhecimento do negócio
5.2 Definir a cadeia de valor
5.3 Cadeia de valor do livro “Agile Think Canvas”
5.3.1 Realizar sessões de design
5.3.2 Processo mental do cliente
5.4 Interação do usuário
5.5 Agile Think Canvas Interação do Usuário
5.6 Checklist: macroprocesso 3
5.7 Exercícios sugeridos
5.8 Referências bibliográficas
6. Análise das soluções para o negócio
6.1 Analisar soluções
6.1.1 Planejamento de cenários
6.1.2 Avaliação de risco
6.2 Princípio de Pareto
6.2.1 Exemplificando o uso do Princípio de Pareto
6.3 Mapear riscos do produto
6.4 Agile Think Canvas Mapeamento de Riscos do Produto
6.5 Explorando dados da análise
6.6 Checklist: macroprocesso 4
6.7 Exercícios sugeridos
6.8 Referências bibliográficas
7. A escolha da solução adequada
7.1 Definir a proposta de valor
7.2 Construir o documento de visão do produto (DV)
7.3 Proposta de valor do livro “Agile Think Canvas”
7.4 Checklist: macroprocesso 5
7.5 Exercícios sugeridos
7.6 Referências bibliográficas
8. Prototipar modelos
8.1 O processo de prototipação
8.2 Construir os protótipos
8.3 Avaliar os protótipos
8.4 Validar modelos
8.5 Checklist: macroprocesso 6
8.6 Exercícios sugeridos
8.7 Referências bibliográficas
PARTE 3. GESTÃO DE PROJETOS AGILE THINK CANVAS
9. Visão de projeto
9.1 Formar time com membros das equipes de produto e projeto
9.2 Promover princípios ágeis
9.3 Definir papéis e responsabilidades
9.3.1 Agile Think Product Team
9.3.2 Agile Think Project Team
9.4 Compartilhar o conhecimento com o time
9.5 Apresentar a visão do produto
9.6 Apresentar Backlog MVP
9.7 Definição do valor de negócio
9.8 Resumo da prática: primeira etapa da Reunião Marco Zero
9.9 Exercício sugerido
9.10 Referências bibliográficas
10. Planejamento
10.1 Processo de planejamento do Agile Think Canvas
10.2 Planejar Backlog MVP
10.3 Resumo da prática: segunda etapa da Reunião Marco Zero
10.4 Exercício sugerido
10.5 Referências bibliográficas
11. O ato de criar histórias dos usuários
11.1 Sessões de grooming do Backlog MVP
11.2 Especificação de casos de uso
11.3 User stories
11.4 Agile Think Canvas 7 Dimensões do Produto
11.5 Mapeamento de histórias de usuário
11.6 Escrevendo histórias do usuário eficazes
11.7 Referências bibliográficas
12. Estruturação da arquitetura do sistema
12.1 Realizar estimativas
12.2 Priorizar Backlog MVP
12.3 Revisitar Backlog de melhorias
12.4 Referências bibliográficas
13. A busca pela viabilidade do projeto
13.1 Definir conceitos de preparado e pronto
13.2 Realizar estudo de viabilidade
13.3 Custo da operação e qualidade do produto
13.4 Roadmap do projeto
13.5 Elaborar release
13.6 Estabelecer a velocidade do time
13.7 Construir o Plano de Release
13.8 Canvas Planejamento de Release
13.9 Canvas Planejamento de Release do livro
13.10 Referências bibliográficas
14. A construção do produto
14.1 Planejamento da iteração com Agile Think Canvas
14.2 Definir o Plano de Iteração
14.2.1 Definir Backlog MVP da iteração
14.2.2 reafirmar critérios de “pronto” e aceitação
14.3 Canvas Planejamento da Iteração
14.4 Preparação do Backlog MVP da iteração
14.5 Priorizar e estimar as atividades
14.6 Montar o quadro de atividades
14.7 Prática do Kanban
14.8 Exercício proposto
14.9 Referências bibliográficas
15. Qual a melhor estratégia para a iteração?
15.1 Iteração Zero
15.1.1 Preparação do ambiente de desenvolvimento
15.1.2 Direcionamento da arquitetura
15.1.3 Execução de prova de conceito (POC)
15.1.4 Criação de massa de teste
15.2 Referências bibliográficas
16. Resultado de uma equipe integrada e ágil
16.1 Todos contra um
16.2 Cinco passos para a construção do produto
16.3 Quinze minutos diários de Agile Think
16.4 O impacto do risco na planilha
16.5 Transparência nos resultados e ações corretivas
16.6 Uso de difusores de informação
17. Adaptação
17.1 Apresentação do produto
17.2 Entrega do produto ao cliente
17.3 Coletar pontos de melhoria do produto
17.4 Obter aceite formal do cliente
17.5 Retrospectiva do projeto
17.6 Plano de ação
17.7 Checklist: macroprocesso 7
17.8 Exercícios sugeridos
18. Aprendizado
18.1 Aprendizado com Agile Think Canvas
18.2 Executar plano de ação e melhorias
18.3 Monitorar execução do plano de ação
18.4 Atualizar lições aprendidas do projeto
18.5 Colaboração mútua
18.6 Compartilhamento e transferência de conhecimento
18.7 Checklist: macroprocesso 8
18.8 Exercício sugerido
19. Considerações finais
ANEXOS
Anexo 1 – Questionário base para a realização da avaliação da metodologia Agile Think Canvas
Anexo 2 – Para saber mais...
Anexo 3 – Agile Think Canvas de produto
Anexo 4 – Agile Think Canvas de projeto – Parte 1
Anexo 5 – Agile Think Canvas de projeto – Parte 2Informações Técnicas
Nº de páginas: 312 Origem: Nacional Editora: Editora Brasport Idioma: Nacional Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788574527956 Encadernação: Brochura Autor: André Vidal - Informações