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    Descrição

    O presente livro é uma jornada singular pelo mundo do ensino e da aprendizagem de Matemática. Os capítulos iniciais mostram a Educação Matemática no contexto financeiro, considerando os aspectos do dinheiro e da cidadania. Os capítulos seguintes falam sobre a modelagem, a simulação e a otimização voltadas para o ensino: aborda-se o uso da programação linear no ensino médio, a construção de modelo estatístico e a otimização em engenharia de avaliações. Os capítulos de 6 a 9 tratam da Tecnologia de Informação e ferramentas computacionais no apoio ao ensino e finaliza com o caso de um algoritmo para detecção de anomalias em séries temporais. Os últimos capítulos abordam o ensino de Matemática Financeira em cursos superiores com a apresentação de casos e o mapeamento de pesquisas sobre aplicações de Matemática Financeira no ensino.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Digital / E-book

    Especificações

    Sobre o Autor Ricardo Shitsuka (organizador)

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática; Mestre em Engenharia; Pós-graduado em Design Instrucional para EAD, Tecnologias Educacionais, Informática em Educação, Redes de Computadores, e-Business e Comércio Eletrônico, Administração de Sistemas de Informação. É Pós-graduando em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade. Também é Graduado nos cursos de Odontologia e Computação. Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá – c. Itabira.

    Dorlivete Moreira Shitsuka (organizador)

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Pós-graduada em Redes de Computadores, Administração de Sistemas de Informação e Informática em Educação.
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    o Mac OS X
    v10.4.11 (Tiger) ou mais novo.
    o 128MB de RAM
    o Qualquer processador da família Intel® para Mac é suportado
    o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3

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    o Mac OS X
    v10.4.11 (Tiger) ou mais novo
    o 128MB de RAM
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    Sumário

    1 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – 1

    Capítulo 1 - Educação Matemática: Estudo do Dinheiro e Cidadania no Contexto
    da Sala de Aula do Ensino Fundamental Público - 3
    Introdução - 3
    Referencial teórico - 4
    Metodologia - 5
    Discussão e resultados - 6
    Conclusão - 12
    Referências - 13

    Capítulo 2 - Estudo Comparativo das Observações de Empresários,Professores e Alunos acerca de Matemática Financeira e Operações Financeiras - 15
    Introdução - 15
    Referencial teórico - 15
    Metodologia - 16
    Resultados e discussão - 17
    Análise das respostas da pesquisa - 18
    Conclusões - 20
    Referências - 23

    2 - MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO - 25

    Capítulo 3- O Uso da Programação Linear no Ensino Médio para Facilitar o Ensino-Aprendizagem de Conceitos Matemáticos - 27

    Introdução - 27
    Programação linear - 28
    Como resolver um modelo de Programação Linear - 30
    Aplicando a programação linear em sala de aula - 31
    Problema das ligas metálicas - 31
    Conclusões - 39
    Referências - 39

    Capítulo 4 - A Construção de um Modelo Matemático Utilizando Software Estatístico - 41
    Introdução - 41
    Material e método - 43
    Resultados e discussão - 46
    Considerações finais - 53
    Referências - 54

    Capítulo 5 - Otimização em Engenharia de Avaliações: Avaliação de Imóveis Urbanos - 57
    Introdução - 57
    O processo de avaliar bens - Imóveis urbanos - 58
    Mercado imobiliário - 58
    Valor de mercado, preço e custo - 59
    Enfoques básicos na avaliação de bens - 60
    Método comparativo de dados do mercado - 61
    Primeira abordagem - DEA - 63
    Formulação matemática - 65
    Aplicação prática – Usando o DEA na avaliação - 67
    Comparação dos resultados com a regressão linear - 70
    Conclusões - 70
    Segunda abordagem – Regressão espacial - 71
    Modelagem pela metodologia tradicional - 72
    Modelagem pela regressão espacial - 74
    Tratamento da dependência espacial - 75
    Modelagem pela defasagem espacial - 77
    Resultados - 78
    Preços Observados x Valores Calculados RE - 79
    Conclusões - 79
    Conclusão geral - 80
    Referências - 80

    3 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 83

    Capítulo 6 - Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Matemática - 85

    Introdução - 85
    Histórico da informática na educação - 86
    Estados Unidos - 87
    França - 88
    Brasil - 89
    Softwares Cabri-Géomètre e Cinderella - 89
    Cabri-Géomètre - 90
    Cinderella - 91
    As novas tecnologias na educação matemática - 91
    A informática educativa - 92
    A Internet educativa - 93
    O uso dos softwares no ensino da Matemática - 94
    O professor de Matemática e as novas tecnologias - 96
    Atividades com o Cabri-Géomètre II e Cinderella - 96
    Atividades com o Cabri-Géomètre II - 97
    Atividades com o Cinderella - 104
    Conclusão - 108
    Referências - 110

    Capítulo 7 - Ferramentas Computacionais que Auxiliam o Ensino e a Aprendizagem de Cálculo - 113
    Introdução - 113
    Os objetos de aprendizagem e o software MyMathLab - 114
    Fundamentação teórica - 115
    Metodologia - 116
    1) Fase exploratória - 117
    2) Fase principal - 117
    3) Fase da ação - 117
    4) Fase da avaliação - 118
    Resultados da pesquisa - 120
    Análise do MML e do objeto de aprendizagem - 120
    Índices de reprovação em Cálculo I - 126
    Considerações finais - 127
    Referências - 127

    Capítulo 8 - Estudo de Caso de Uso de Planilhas Eletrônicas na Matemática Financeira - 131
    Introdução - 131
    O ensino de planilhas eletrônicas e as calculadoras - 132
    Metodologia - 136
    Resultados e discussão - 136
    Tabela de entrada única - 138
    Tabela de entrada dupla - 142
    Atingir meta em gráficos - 148
    Considerações finais - 153
    Referências - 153

    Capítulo 9 - Um Algoritmo Baseado em Técnicas de Agrupamento para a Detecção de Anomalias em Séries Temporais - 155
    Introdução - 155
    Trabalhos relacionados - 156
    Técnicas baseadas em distância e outliers - 156
    Técnicas baseadas em janelas deslizantes e de discretização - 157
    Utilizando diferentes níveis de granularidade - 160
    Técnicas de detecção de padrões “surpreendentes” - 161
    Técnicas de agrupamento de dados - 161
    Conclusão - 162
    Algoritmo proposto - 162
    Descrição do algoritmo - 162
    Definindo os parâmetros do algoritmo - 168
    C-AMDATS: Aplicações e resultados - 169
    Escolha e comparação com outra técnica - 169
    Descrição dos casos reais - 171
    Avaliando o desempenho do algoritmo - 172
    Caso I – Ozônio troposférico - 174
    Caso II – Monóxido de carbono - 176
    Caso III – Emissões de gases de uma indústria siderúrgica - 177
    Caso IV – Emissões de partículas de uma indústria siderúrgica - 178
    Caso V – Demanda de energia em uma instalação holandesa - 180
    Considerações finais - 181
    Referências - 182

    4 - MATEMÁTICA FINANCEIRA EM CURSOS SUPERIORES - 187

    Capítulo 10 - A Relação Pessoal entre Consumo e Poupança: Um Estudo de Caso - com Alunos de Engenharia do IFES-Vitória - 189

    Introdução - 189
    Cenário socioeconômico capixaba - 191
    Educação financeira - 193
    Princípios e recomendações de educação financeira - 194
    Análise dos dados da pesquisa - 196
    Considerações finais - 199
    Referências - 199

    Capítulo 11 - Entendimentos Financeiros e Econômicos dos Estudantes de - Cursos Superiores na Região da Grande Vitória - 201
    Introdução - 201
    Referencial teórico - 202
    Metodologia - 204
    Resultados e discussão - 204
    Conclusões - 210
    Referências - 211

    Capítulo 12 - Características Sociais dos Estudantes de Cursos Superiores de - Tecnologia em Faculdades Particulares no Estado do Espírito Santo - 213
    Introdução - 213
    Metodologia - 215
    Resultados e discussão - 215
    Conclusão - 221
    Referências - 223

    Capítulo 13 - Estudo das Observações de Estudantes dos Cursos de Tecnologia Acerca de Modelos de Matemática Financeira e Finanças - 225
    Conhecimentos financeiros - 225
    Manifestações dos estudantes - 228
    Considerações finais - 233
    Referências - 235

    Capítulo 14 - Mapeamento das Pesquisas sobre Matemática Financeira: Uma Análise das Dissertações e Teses dos Programas de Pós-Graduação da Grande Área Multidisciplinas/Ensino da CAPES - 237
    Introdução - 237
    Metodologia do mapeamento - 238
    1. Pré-análise - 241
    2. Categorizações - 242
    Reflexões finais - 249
    Referências - 250
    Anexo
    Anexo A – Subfoco de análise das pesquisas sobre Matemática Financeira - 253

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:272
    Origem:Nacional
    Editora:Editoria Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2015
    ISBN:9788539906710
    Encadernação:Digital
    Autor:Ricardo Shitsuka - Dorlivete Moreira Shitsuka
  • Informações

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