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- DescriçãoE-BOOK Estudos e Práticas de Aprendizagem de Matemática e Finanças com Apoio de Modelagem (envio por e-mail)
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Descrição
O presente livro é uma jornada singular pelo mundo do ensino e da aprendizagem de Matemática. Os capítulos iniciais mostram a Educação Matemática no contexto financeiro, considerando os aspectos do dinheiro e da cidadania. Os capítulos seguintes falam sobre a modelagem, a simulação e a otimização voltadas para o ensino: aborda-se o uso da programação linear no ensino médio, a construção de modelo estatístico e a otimização em engenharia de avaliações. Os capítulos de 6 a 9 tratam da Tecnologia de Informação e ferramentas computacionais no apoio ao ensino e finaliza com o caso de um algoritmo para detecção de anomalias em séries temporais. Os últimos capítulos abordam o ensino de Matemática Financeira em cursos superiores com a apresentação de casos e o mapeamento de pesquisas sobre aplicações de Matemática Financeira no ensino. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Digital / E-book Especificações
Sobre o Autor Ricardo Shitsuka (organizador)
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática; Mestre em Engenharia; Pós-graduado em Design Instrucional para EAD, Tecnologias Educacionais, Informática em Educação, Redes de Computadores, e-Business e Comércio Eletrônico, Administração de Sistemas de Informação. É Pós-graduando em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade. Também é Graduado nos cursos de Odontologia e Computação. Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá – c. Itabira.
Dorlivete Moreira Shitsuka (organizador)
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Pós-graduada em Redes de Computadores, Administração de Sistemas de Informação e Informática em Educação.Informações Técnicas INSTRUÇÕES PARA BAIXAR E-BOOKS DA EDITORA CIÊNCIA MODERNA
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Sumário
1 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – 1
Capítulo 1 - Educação Matemática: Estudo do Dinheiro e Cidadania no Contexto
da Sala de Aula do Ensino Fundamental Público - 3
Introdução - 3
Referencial teórico - 4
Metodologia - 5
Discussão e resultados - 6
Conclusão - 12
Referências - 13
Capítulo 2 - Estudo Comparativo das Observações de Empresários,Professores e Alunos acerca de Matemática Financeira e Operações Financeiras - 15
Introdução - 15
Referencial teórico - 15
Metodologia - 16
Resultados e discussão - 17
Análise das respostas da pesquisa - 18
Conclusões - 20
Referências - 23
2 - MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO - 25
Capítulo 3- O Uso da Programação Linear no Ensino Médio para Facilitar o Ensino-Aprendizagem de Conceitos Matemáticos - 27
Introdução - 27
Programação linear - 28
Como resolver um modelo de Programação Linear - 30
Aplicando a programação linear em sala de aula - 31
Problema das ligas metálicas - 31
Conclusões - 39
Referências - 39
Capítulo 4 - A Construção de um Modelo Matemático Utilizando Software Estatístico - 41
Introdução - 41
Material e método - 43
Resultados e discussão - 46
Considerações finais - 53
Referências - 54
Capítulo 5 - Otimização em Engenharia de Avaliações: Avaliação de Imóveis Urbanos - 57
Introdução - 57
O processo de avaliar bens - Imóveis urbanos - 58
Mercado imobiliário - 58
Valor de mercado, preço e custo - 59
Enfoques básicos na avaliação de bens - 60
Método comparativo de dados do mercado - 61
Primeira abordagem - DEA - 63
Formulação matemática - 65
Aplicação prática – Usando o DEA na avaliação - 67
Comparação dos resultados com a regressão linear - 70
Conclusões - 70
Segunda abordagem – Regressão espacial - 71
Modelagem pela metodologia tradicional - 72
Modelagem pela regressão espacial - 74
Tratamento da dependência espacial - 75
Modelagem pela defasagem espacial - 77
Resultados - 78
Preços Observados x Valores Calculados RE - 79
Conclusões - 79
Conclusão geral - 80
Referências - 80
3 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 83
Capítulo 6 - Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Matemática - 85
Introdução - 85
Histórico da informática na educação - 86
Estados Unidos - 87
França - 88
Brasil - 89
Softwares Cabri-Géomètre e Cinderella - 89
Cabri-Géomètre - 90
Cinderella - 91
As novas tecnologias na educação matemática - 91
A informática educativa - 92
A Internet educativa - 93
O uso dos softwares no ensino da Matemática - 94
O professor de Matemática e as novas tecnologias - 96
Atividades com o Cabri-Géomètre II e Cinderella - 96
Atividades com o Cabri-Géomètre II - 97
Atividades com o Cinderella - 104
Conclusão - 108
Referências - 110
Capítulo 7 - Ferramentas Computacionais que Auxiliam o Ensino e a Aprendizagem de Cálculo - 113
Introdução - 113
Os objetos de aprendizagem e o software MyMathLab - 114
Fundamentação teórica - 115
Metodologia - 116
1) Fase exploratória - 117
2) Fase principal - 117
3) Fase da ação - 117
4) Fase da avaliação - 118
Resultados da pesquisa - 120
Análise do MML e do objeto de aprendizagem - 120
Índices de reprovação em Cálculo I - 126
Considerações finais - 127
Referências - 127
Capítulo 8 - Estudo de Caso de Uso de Planilhas Eletrônicas na Matemática Financeira - 131
Introdução - 131
O ensino de planilhas eletrônicas e as calculadoras - 132
Metodologia - 136
Resultados e discussão - 136
Tabela de entrada única - 138
Tabela de entrada dupla - 142
Atingir meta em gráficos - 148
Considerações finais - 153
Referências - 153
Capítulo 9 - Um Algoritmo Baseado em Técnicas de Agrupamento para a Detecção de Anomalias em Séries Temporais - 155
Introdução - 155
Trabalhos relacionados - 156
Técnicas baseadas em distância e outliers - 156
Técnicas baseadas em janelas deslizantes e de discretização - 157
Utilizando diferentes níveis de granularidade - 160
Técnicas de detecção de padrões “surpreendentes” - 161
Técnicas de agrupamento de dados - 161
Conclusão - 162
Algoritmo proposto - 162
Descrição do algoritmo - 162
Definindo os parâmetros do algoritmo - 168
C-AMDATS: Aplicações e resultados - 169
Escolha e comparação com outra técnica - 169
Descrição dos casos reais - 171
Avaliando o desempenho do algoritmo - 172
Caso I – Ozônio troposférico - 174
Caso II – Monóxido de carbono - 176
Caso III – Emissões de gases de uma indústria siderúrgica - 177
Caso IV – Emissões de partículas de uma indústria siderúrgica - 178
Caso V – Demanda de energia em uma instalação holandesa - 180
Considerações finais - 181
Referências - 182
4 - MATEMÁTICA FINANCEIRA EM CURSOS SUPERIORES - 187
Capítulo 10 - A Relação Pessoal entre Consumo e Poupança: Um Estudo de Caso - com Alunos de Engenharia do IFES-Vitória - 189
Introdução - 189
Cenário socioeconômico capixaba - 191
Educação financeira - 193
Princípios e recomendações de educação financeira - 194
Análise dos dados da pesquisa - 196
Considerações finais - 199
Referências - 199
Capítulo 11 - Entendimentos Financeiros e Econômicos dos Estudantes de - Cursos Superiores na Região da Grande Vitória - 201
Introdução - 201
Referencial teórico - 202
Metodologia - 204
Resultados e discussão - 204
Conclusões - 210
Referências - 211
Capítulo 12 - Características Sociais dos Estudantes de Cursos Superiores de - Tecnologia em Faculdades Particulares no Estado do Espírito Santo - 213
Introdução - 213
Metodologia - 215
Resultados e discussão - 215
Conclusão - 221
Referências - 223
Capítulo 13 - Estudo das Observações de Estudantes dos Cursos de Tecnologia Acerca de Modelos de Matemática Financeira e Finanças - 225
Conhecimentos financeiros - 225
Manifestações dos estudantes - 228
Considerações finais - 233
Referências - 235
Capítulo 14 - Mapeamento das Pesquisas sobre Matemática Financeira: Uma Análise das Dissertações e Teses dos Programas de Pós-Graduação da Grande Área Multidisciplinas/Ensino da CAPES - 237
Introdução - 237
Metodologia do mapeamento - 238
1. Pré-análise - 241
2. Categorizações - 242
Reflexões finais - 249
Referências - 250
Anexo
Anexo A – Subfoco de análise das pesquisas sobre Matemática Financeira - 253Informações Técnicas
Nº de páginas: 272 Origem: Nacional Editora: Editoria Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2015 ISBN: 9788539906710 Encadernação: Digital Autor: Ricardo Shitsuka - Dorlivete Moreira Shitsuka - Informações