Estudos e Práticas de Aprendizagem de Matemática e Finanças com Apoio de Modelagem
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Essa concentração de valores acaba justificando por que preferimos, comumente, ações cujas distribuições dos retornos apresentem assimetria positiva. Embora os retornos superiores sejam pouco frequentes, seus valores são elevados. Todavia, ao serem calculadas outras medidas, tal preferência do investidor não é considerada. Então, temos um avanço dos modelos de seleção de carteiras no objetivo de representar o que desejamos. ... Ler mais + -
Os currículos de Matemática da Educação Básica recomendam que o ensino de noções básicas de Matemática Financeira deve ser desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, estendendo-se a alunos do Ensino Médio. Neste livro são feitas recomendações para o professor tratar de questões financeiras próximas ao cotidiano dos cidadãos, e para propor discussões e reflexões com o propósito de determinar o valor da taxa de juros que está incluída quando uma compra é feita por meio de pagamentos parcelados (pagamento no ato da compra, ou não), ou quando um empréstimo é contraído junto a um banco ou financeira, por exemplo, com a construção de uma planilha eletrônica. ... Ler mais +
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Estudos e Práticas de Aprendizagem de Matemática e Finanças com Apoio de Modelagem
O presente livro é uma jornada singular pelo mundo do ensino e da aprendizagem de Matemática. Os capítulos iniciais mostram a Educação Matemática no contexto financeiro, considerando os aspectos do dinheiro e da cidadania. Os capítulos seguintes falam sobre a modelagem, a simulação e a otimização voltadas para o ensino: aborda-se o uso da programação linear no ensino médio, a construção de modelo estatístico e a otimização em engenharia de avaliações. Os capítulos de 6 a 9 tratam da Tecnologia de Informação e ferramentas computacionais no apoio ao ensino e finaliza com o caso de um algoritmo para detecção de anomalias em séries temporais. Os últimos capítulos abordam o ensino de Matemática Financeira em cursos superiores com a apresentação de casos e o mapeamento de pesquisas sobre aplicações de Matemática Financeira no ensino. ... Ler mais +
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Negociando Ações Com Foco No Curto Prazo
Um estudo realizado pela B3 aponta que o mercado de capitais brasileiro cresceu muito e tem sido cada vez mais procurado por investidores individuais de pequeno porte (pessoas físicas). Em sua maioria, tais pessoas têm pouco capital para investir e buscam negócios que tenham retorno em um horizonte mais curto do que o dos investidores tradicionais, havendo grande enfoque no day-trade. ... Ler mais +
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- DescriçãoEstudos e Práticas de Aprendizagem de Matemática e Finanças com Apoio de Modelagem
O presente livro é uma jornada singular pelo mundo do ensino e da aprendizagem de Matemática. Os capítulos iniciais mostram a Educação Matemática no contexto financeiro, considerando os aspectos do dinheiro e da cidadania. Os capítulos seguintes falam sobre a modelagem, a simulação e a otimização voltadas para o ensino: aborda-se o uso da programação linear no ensino médio, a construção de modelo estatístico e a otimização em engenharia de avaliações. Os capítulos de 6 a 9 tratam da Tecnologia de Informação e ferramentas computacionais no apoio ao ensino e finaliza com o caso de um algoritmo para detecção de anomalias em séries temporais. Os últimos capítulos abordam o ensino de Matemática Financeira em cursos superiores com a apresentação de casos e o mapeamento de pesquisas sobre aplicações de Matemática Financeira no ensino. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Ricardo Shitsuka (organizador)
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática; Mestre em Engenharia; Pós-graduado em Design Instrucional para EAD, Tecnologias Educacionais, Informática em Educação, Redes de Computadores, e-Business e Comércio Eletrônico, Administração de Sistemas de Informação. É Pós-graduando em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade. Também é Graduado nos cursos de Odontologia e Computação. Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá – c. Itabira.
Dorlivete Moreira Shitsuka (organizador)
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Pós-graduada em Redes de Computadores, Administração de Sistemas de Informação e Informática em Educação.Informações Técnicas Sumário
1 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – 1
Capítulo 1 - Educação Matemática: Estudo do Dinheiro e Cidadania no Contexto
da Sala de Aula do Ensino Fundamental Público - 3
Introdução - 3
Referencial teórico - 4
Metodologia - 5
Discussão e resultados - 6
Conclusão - 12
Referências - 13
Capítulo 2 - Estudo Comparativo das Observações de Empresários,Professores e Alunos acerca de Matemática Financeira e Operações Financeiras - 15
Introdução - 15
Referencial teórico - 15
Metodologia - 16
Resultados e discussão - 17
Análise das respostas da pesquisa - 18
Conclusões - 20
Referências - 23
2 - MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO - 25
Capítulo 3- O Uso da Programação Linear no Ensino Médio para Facilitar o Ensino-Aprendizagem de Conceitos Matemáticos - 27
Introdução - 27
Programação linear - 28
Como resolver um modelo de Programação Linear - 30
Aplicando a programação linear em sala de aula - 31
Problema das ligas metálicas - 31
Conclusões - 39
Referências - 39
Capítulo 4 - A Construção de um Modelo Matemático Utilizando Software Estatístico - 41
Introdução - 41
Material e método - 43
Resultados e discussão - 46
Considerações finais - 53
Referências - 54
Capítulo 5 - Otimização em Engenharia de Avaliações: Avaliação de Imóveis Urbanos - 57
Introdução - 57
O processo de avaliar bens - Imóveis urbanos - 58
Mercado imobiliário - 58
Valor de mercado, preço e custo - 59
Enfoques básicos na avaliação de bens - 60
Método comparativo de dados do mercado - 61
Primeira abordagem - DEA - 63
Formulação matemática - 65
Aplicação prática – Usando o DEA na avaliação - 67
Comparação dos resultados com a regressão linear - 70
Conclusões - 70
Segunda abordagem – Regressão espacial - 71
Modelagem pela metodologia tradicional - 72
Modelagem pela regressão espacial - 74
Tratamento da dependência espacial - 75
Modelagem pela defasagem espacial - 77
Resultados - 78
Preços Observados x Valores Calculados RE - 79
Conclusões - 79
Conclusão geral - 80
Referências - 80
3 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 83
Capítulo 6 - Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Matemática - 85
Introdução - 85
Histórico da informática na educação - 86
Estados Unidos - 87
França - 88
Brasil - 89
Softwares Cabri-Géomètre e Cinderella - 89
Cabri-Géomètre - 90
Cinderella - 91
As novas tecnologias na educação matemática - 91
A informática educativa - 92
A Internet educativa - 93
O uso dos softwares no ensino da Matemática - 94
O professor de Matemática e as novas tecnologias - 96
Atividades com o Cabri-Géomètre II e Cinderella - 96
Atividades com o Cabri-Géomètre II - 97
Atividades com o Cinderella - 104
Conclusão - 108
Referências - 110
Capítulo 7 - Ferramentas Computacionais que Auxiliam o Ensino e a Aprendizagem de Cálculo - 113
Introdução - 113
Os objetos de aprendizagem e o software MyMathLab - 114
Fundamentação teórica - 115
Metodologia - 116
1) Fase exploratória - 117
2) Fase principal - 117
3) Fase da ação - 117
4) Fase da avaliação - 118
Resultados da pesquisa - 120
Análise do MML e do objeto de aprendizagem - 120
Índices de reprovação em Cálculo I - 126
Considerações finais - 127
Referências - 127
Capítulo 8 - Estudo de Caso de Uso de Planilhas Eletrônicas na Matemática Financeira - 131
Introdução - 131
O ensino de planilhas eletrônicas e as calculadoras - 132
Metodologia - 136
Resultados e discussão - 136
Tabela de entrada única - 138
Tabela de entrada dupla - 142
Atingir meta em gráficos - 148
Considerações finais - 153
Referências - 153
Capítulo 9 - Um Algoritmo Baseado em Técnicas de Agrupamento para a Detecção de Anomalias em Séries Temporais - 155
Introdução - 155
Trabalhos relacionados - 156
Técnicas baseadas em distância e outliers - 156
Técnicas baseadas em janelas deslizantes e de discretização - 157
Utilizando diferentes níveis de granularidade - 160
Técnicas de detecção de padrões “surpreendentes” - 161
Técnicas de agrupamento de dados - 161
Conclusão - 162
Algoritmo proposto - 162
Descrição do algoritmo - 162
Definindo os parâmetros do algoritmo - 168
C-AMDATS: Aplicações e resultados - 169
Escolha e comparação com outra técnica - 169
Descrição dos casos reais - 171
Avaliando o desempenho do algoritmo - 172
Caso I – Ozônio troposférico - 174
Caso II – Monóxido de carbono - 176
Caso III – Emissões de gases de uma indústria siderúrgica - 177
Caso IV – Emissões de partículas de uma indústria siderúrgica - 178
Caso V – Demanda de energia em uma instalação holandesa - 180
Considerações finais - 181
Referências - 182
4 - MATEMÁTICA FINANCEIRA EM CURSOS SUPERIORES - 187
Capítulo 10 - A Relação Pessoal entre Consumo e Poupança: Um Estudo de Caso - com Alunos de Engenharia do IFES-Vitória - 189
Introdução - 189
Cenário socioeconômico capixaba - 191
Educação financeira - 193
Princípios e recomendações de educação financeira - 194
Análise dos dados da pesquisa - 196
Considerações finais - 199
Referências - 199
Capítulo 11 - Entendimentos Financeiros e Econômicos dos Estudantes de - Cursos Superiores na Região da Grande Vitória - 201
Introdução - 201
Referencial teórico - 202
Metodologia - 204
Resultados e discussão - 204
Conclusões - 210
Referências - 211
Capítulo 12 - Características Sociais dos Estudantes de Cursos Superiores de - Tecnologia em Faculdades Particulares no Estado do Espírito Santo - 213
Introdução - 213
Metodologia - 215
Resultados e discussão - 215
Conclusão - 221
Referências - 223
Capítulo 13 - Estudo das Observações de Estudantes dos Cursos de Tecnologia Acerca de Modelos de Matemática Financeira e Finanças - 225
Conhecimentos financeiros - 225
Manifestações dos estudantes - 228
Considerações finais - 233
Referências - 235
Capítulo 14 - Mapeamento das Pesquisas sobre Matemática Financeira: Uma Análise das Dissertações e Teses dos Programas de Pós-Graduação da Grande Área Multidisciplinas/Ensino da CAPES - 237
Introdução - 237
Metodologia do mapeamento - 238
1. Pré-análise - 241
2. Categorizações - 242
Reflexões finais - 249
Referências - 250
Anexo
Anexo A – Subfoco de análise das pesquisas sobre Matemática Financeira - 253Informações Técnicas
Nº de páginas: 272 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2015 ISBN: 9788539906062 Encadernação: Brochura Autor: Ricardo Shitsuka - Dorlivete Moreira Shitsuka - Informações