Economia Industrial: Teoria e estratégias
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- DescriçãoEconomia Industrial: Teoria e estratégias
A análise da Economia Industrial insere-se parcialmente no âmbito da Microeconomia, uma vez que trata da atividade de unidades econômicas individuais de decisão. Assim como a Teoria Econômica geral, a Teoria da Economia Industrial evoluiu com a época, com o estado-da-arte da tecnologia e com as ideologias vigentes em cada período, limitadas pelas circunstâncias históricas de cada momento. O livro apresenta uma visão histórica da evolução das teorias que antecedem as atuais abordagens pós-keynesiana e schumpeteriana do comportamento das firmas capitalistas e explicita as características metodológicas que diferenciam essas áreas de análise da área da Microeconomia neoclássica tradicional. Aborda ainda as mudanças do paradigma analítico introduzidas pelas contribuições de Schumpeter e Coase e as resultantes teorias neoschumpeterianas ou evolucionistas. Seguem análises do papel do desenvolvimento tecnológico nas empresas, das estratégias e consequências da introdução de inovações, dos impactos sobre os recursos humanos na indústria e da localização industrial associada ao fenômeno da polarização e à regionalização das atividades. O capítulo final examina as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento industrial em países capitalistas, agregando uma atualização do que é discutido sobre a política industrial brasileira em um apanhado histórico, desde os primórdios da industrialização do país após a Segunda Guerra, passando pelo exame da conturbada década de 1980 até os primeiros anos da década de 2010. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Anita Kon,
Economista com doutorado pela FEA-USP e especialização em Elaborationet Utilisation de Comptes Nationaux, pelo Institut International D’Administration Publique-IIAP/Paris. Professora titular e pesquisadora do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP, onde coordena o Grupo de Pesquisas em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP. Foi chefe do Departamento Econômico e coordenadora do Grupo de Contabilidade Regional da Diretoria de Estatística da Fundação Seade; professora e pesquisadora do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV; Visiting Scholar no Department of Economics/University of Illinois at Urbana-Champaign; assessora em Economia brasileira da Universidad Autónoma de Madrid.Informações Técnicas SUMÁRIO
1. A EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ECONOMIA INDUSTRIAL............................. 1
1.1 Introdução................................................................................................................. 1
1.2 Os antecedentes da Teoria da Economia Industrial ................................................. 2
1.3 O advento da teoria contemporânea ........................................................................ 6
1.4 A crítica à abordagem do equilíbrio .......................................................................... 8
1.5 Desenvolvimentos recentes .................................................................................... 10
2. O OLIGOPÓLIO NA TEORIA DA ECONOMIA INDUSTRIAL........................ 13
2.1 Introdução............................................................................................................... 13
2.2 O desenvolvimento da Teoria do Oligopólio ........................................................... 14
2.3 A formação de preços no oligopólio....................................................................... 19
2.4 A discriminação de preços...................................................................................... 23
2.5 Barreiras à entrada de novas firmas no grupo........................................................ 24
2.6 As premissas da Teoria dos Jogos ......................................................................... 28
3. CONCENTRAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO DO CAPITAL ................................ 31
3.1 Introdução............................................................................................................... 31
3.2 Acumulação, concentração e centralização do capital .......................................... 32
3.3 O sistema de crédito na centralização.................................................................... 33
3.4 As empresas de capital aberto ............................................................................... 35
3.5 Cartéis, trustes e fusões ......................................................................................... 38
3.6 Concentração e competição................................................................................... 40
3.7 A mensuração da concentração............................................................................. 43
4. OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS FIRMAS ...........49
4.1 Introdução............................................................................................................... 49
4.2 O crescimento da firma em diferentes abordagens................................................ 50
4.3 O crescimento e a tecnoestrutura........................................................................... 56
4.4 As teorias comportamentais ................................................................................... 58
4.5 A organização multidivisional.................................................................................. 60
5. ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO ..............................................................63
5.1 Introdução............................................................................................................... 63
5.2 O processo da destruição criadora ........................................................................ 64
5.3 A diferenciação do produto e o esforço de venda.................................................. 67
5.4 A diversificação da produção ................................................................................. 71
5.5 Integração vertical e a terceirização como estratégias........................................... 75
6. A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL.................................................... 79
6.1 Introdução............................................................................................................... 79
6.2 A análise neoclássica.............................................................................................. 80
6.3 As ideias marxistas ................................................................................................. 82
6.4 As empresas multinacionais ................................................................................... 86
6.5 Transnacionalização: das multinacionais às cadeias globais de valor ................... 92
7. AS MUDANÇAS DE PARADIGMA: AS CONTRIBUIÇÕES DE
SCHUMPETER E COASE ............................................................................ 101
7.1 Introdução............................................................................................................. 101
7.2 Schumpeter, inovação e desenvolvimento econômico ...................................... 103
7.3 O papel da inovação na interpretação de Schumpeter ...................................... 105
7.4 Ronald Coase: a firma e os custos de transação ................................................ 109
7.5 O papel dos custos de transação em empresas a partir
das premissas de Coase ...................................................................................... 112
8. TEORIAS EVOLUCIONÁRIAS OU
NEOSCHUMPETERIANAS: MUDANÇAS DA DINÂMICA ECONÔMICA...117
8.1 Introdução............................................................................................................. 117
8.2 Mudanças metodológicas: desvendando a “caixa preta” .................................... 119
8.3 Capacidades diferenciadas e competências das firmas ..................................... 125
8.4 Concorrência dinâmica e progresso técnico ........................................................ 132
8.5 Considerações finais ............................................................................................ 138
9. O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA.................................................................. 139
9.1 Introdução............................................................................................................. 139
9.2 Conceitos e critérios básicos................................................................................ 140
9.3 A escolha da nova tecnologia............................................................................... 141
9.4 Novos processos e a realocação de recursos...................................................... 144
9.5 Os impactos da automação.................................................................................. 148
9.6 As implicações regionais da inovação tecnológica .............................................. 150
10. OS RECURSOS HUMANOS NA INDÚSTRIA............................................ 153
10.1 Introdução........................................................................................................... 153
10.2 O problema ocupacional..................................................................................... 153
10.3 A migração e a absorção da mão de obra pela indústria ................................... 155
10.4 A distribuição e qualificação dos recursos humanos da indústria no Brasil ..... 162
10.4.1 Considerações iniciais 162
10.4.2 Mudanças setoriais no produto gerado e na distribuição do trabalho 164
10.4.3 Segmentação ocupacional setorial da população ocupada 166
10.5 Considerações finais: subsídios para a evolução da
distribuição setorial dos recursos humanos....................................................... 172
11. LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL,
POLARIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ...................................................... 175
11.1 Introdução........................................................................................................... 175
11.2 A macrolocalização da indústria ......................................................................... 176
11.3 Microlocalização industrial.................................................................................. 183
11.4 A escolha locacional ........................................................................................... 185
11.5 O processo de polarização industrial.................................................................. 187
11.6 Industrialização e regionalização ........................................................................ 189
12. POLÍTICAS PÚBLICAS INDUSTRIAIS....................................................... 193
12.1 Introdução........................................................................................................... 193
12.2 Instrumentos de política industrial...................................................................... 194
12.3 Regulação e desregulação.................................................................................. 195
12.4 A empresa pública e a privatização .................................................................... 197
12.5 A política pública industrial no Brasil.................................................................. 199
12.5.1 Introdução 199
12.5.2 Os primórdios da industrialização 200
12.5.3 A difusão e cristalização do desenvolvimento industrial 203
12.5.4 Os anos de crise da década de 1980 208
12.5.5 O financiamento público ao processo de industrialização
até os anos de 1980 214
12.5.6 Novos caminhos para a política industrial brasileira 217
12.6 Considerações finais........................................................................................... 224
REFERÊNCIAS..................................................................................................227
ÍNDICE...............................................................................................................237Informações Técnicas
Nº de páginas: 256 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550801629 Encadernação: Brochura Autor: Anita Kon - Informações