Teorias do Comércio Internacional e Política Comercial
VITRINE Os TOP de vendas !!
De: R$ 0,00Por: R$ 30,00ou X de
Preço a vista: R$ 30,00
Quem viu este produto , comprou
-
Teorias do Comércio Internacional e Política Comercial
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
O Negócio do Século XXI - O Guia do Pai Rico
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Economia da Mudança do Clima no Brasil
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Bilionários do Bitcoin: Os Gêmeos Que Desafiaram Mark Zuckerberg e Se Tornaram os Reis do Bitcoin
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Engenharia Econômica - Conceitos e Aplicações
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro aborda os elementos essenciais para avaliação econômica dos projetos de investimentos. Foram consideradas situações presentes no ambiente das empresas, como a estrutura de capital e a sistemática de tributação do Imposto de Renda e Contribuição Social. Foram incluídos textos extraídos de jornais, revistas etc., que tratam de temas abordados no livro. Em cada capítulo são propostos exercícios e casos práticos com os mais variados graus de dificuldade. As respostas de alguns deles encontram-se no final do livro. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Análise de Ações, Moedas e Commodities
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Como Investir em Ações - Aprenda a Otimizar sua Carteira de Ações com Estratégias, Usando o MS EXCEL
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Manual de Análise Técnica - Essência e estratégias avançadas
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro aborda o tema Investimento em Ações de maneira inédita e tem o objetivo de ensinar os investidores a lucrarem nas mais diversas condições do mercado, inclusive em tempos de crise. Ensinará ao leitor que, para ganhar dinheiro, não importa se o mercado está em alta ou em baixa, mas sim saber como operar em cada situação. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Como Investir em Ações - Aprenda a Otimizar sua Carteira de Ações com Estratégias, Usando o MS EXCEL
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
O Negócio do Século XXI - O Guia do Pai Rico
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Economia da Mudança do Clima no Brasil
VITRINE Os TOP de vendas !!
- DescriçãoEste livro inicia fazendo um retrospecto histórico das práticas de comércio exterior, desde as primeiras civilizações comerciais do Egito, Mesopotâmia, Grécia e Império Romano, passando pela Idade Média e início da Idade Moderna, com as Grandes Navegações e a Revolução Industrial Inglesa do Século XVIII, até o Século XXI, quando a economia mundial atravessa uma grande crise financeira internacional que vem afetando o comércio internacional. Na parte que se refere à teoria do comércio internacional, o livro trata desde as abordagens teóricas clássicas existentes a respeito do comércio internacional de Adam Smith e David Ricardo até os mais conceituados estudiosos da atualidade, como Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia em 2008. Também trata das práticas de comércio utilizadas pelas nações e pelas empresas que atuam no comércio do mundo globalizado, que são regidos por regras estabelecidas multilateralmente pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Nesse contexto, o livro aborda sobre as vantagens comparativas, vantagens competitivas, economias externas, imperfeição de mercado, protecionismo e diversos outros aspectos que envolvem o comércio internacional. O rico conteúdo deste livro torna-o, para o estudante e profissional da área, referência de pesquisa e aprofundamento sobre o comércio internacional. É imperdível.
- Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Henrique Jorge Medeiros Marinho nasceu em 1952. Ã? economista, formado pela UFC e Mestre em Negócios Internacionais. É? professor Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) desde 1977, ministrando as disciplinas Relações Internacionais e Economia Internacional, para os cursos de Graduação e Pós-graduação. Também ministra a disciplina Economia Monetária. Ã? autor dos livros: O Estudo das Relações Internacionais: Teorias e Realidade (2008), Política Cambial Brasileira (2003), ambos pela Editora Aduaneiras e Economia Monetária: Teorias e a Experiência Brasileira (2007), pela Editora Ciência Moderna, e de diversos artigos sobre Economia Internacional e Política Externa. Atualmente, também, Coordena o Núcleo Regional de Pesquisas Econômicas do Banco Central do Brasil, em Fortaleza. Informações Técnicas SUMÁRIO
Porque os Países Comercializam Internacionalmente
1.1. Um Pouco da História do Comércio Internacional
7 1.1.1. As Primeiras Civilizações Comerciais
7 1.1.2 O Comércio Exterior no Império Romano
10 1.1.3. O Comércio Exterior na Idade Média
12 1.1.4. A Expansão Ultramarina e o Comércio Exterior
13 1.1.5. A Revolução Industrial na Inglaterra
18 1.1.6. O Comércio Exterior nos Séculos XX e XXI
20 1.2. O Comércio Internacional na Atualidade
23 1.3. O Comércio Exterior Brasileiro
27 BOX: MDIC anuncia meta de exportações de US$ 168 bilhões para 2010
29 BOX: MDIC revisa meta de exportações para US$ 180 bilhões
30 Teorias Clássicas de Comércio Internacional 2.1. Os Mercantilistas –
33 2.2. Adam Smith e a Teoria das Vantagens Absolutas
38 2.3. David Ricardo e a Teoria das Vantagens Comparativas
43 2.4. Heckscher-Ohlim e a Teoria das Dotações de Fatores
51 BOX:ADAM SMITH - 56 BOX:DAVID RICARDO
58 Teorias Modernas de Comércio Internacional
3.1. Paul Krugman e a Moderna Teoria Internacional
62 3.1.1. Mitos Sobre o Modelo de Vantagens Comparativas
64 3.1.2. As Imperfeições do Mercado e a Tecnologia em Krugman
65 3.1.3. As Economias de Escala Externa de Krugman
70 3.2. Michael Porter e a Teoria das Vantagens Competitivas
73 3.2.1. Premissas para Compreender a Vantagem Competitiva
78 3.2.2. Atributos da Vantagem Competitiva das Nações
79 BOX::Paul Krugman leva o Prêmio Nobel de Economia de 2008
83 Política Comercial, Câmbio e Protecionismo
4.1. A Teoria da Política Comercial
88 4.2. Entendendo a Política Cambial
89 4.3. O Protecionismo como Política Comercial
98 BOX: A crise global e o avanço do protecionismo
103 A Organização Mundial do Comércio (OMC)
5.1. Principais Funções da OMC
110 5.2. A Estrutura Organizacional da OMC
112 5.3. Principais Acordos da OMC
127 BOX: Efetividade do Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio
130 BOX: O Contencioso Brasil x Estados Unidos sobre algodão na OMC
134 Principais Mecanismos Protecionistas 6.1. Barreiras Tarifárias
142 6.1.1. Efeitos das Tarifas no Comércio Exterior
143 6.2. Barreiras não Tarifárias
146 6.2.2. As Medidas de Salvaguarda
159 6.2.3. Subsídios e Medidas Compensatórias
166 6.2.3.1. Efeitos dos Subsídios Sobre as Exportações
169 6.2.4. Controles Fitossanitários
170 6.2.5. Outros Mecanismos Protecionistas
174 6.3. Justificativas para o Protecionismo
177 6.3.1. Defesa à Indústria Nacional Nascente
177 6.3.2. Proteção ao Emprego, aos Salários e aos Valores Sociais
179 6.3.3. Promoção da Segurança Nacional
180 6.3.4. Promoção do Ajustamento do Balanço de Pagamentos
181 BOX: Tipos de barreiras externas atualmente identificadas pelo MDIC
184 Negociações Multilaterais 7.1. As principais Rodadas de Negociação Multilaterais:
192 7.2. A Rodada Uruguai
199 7.3. Rodada de Doha
203 BOX:DECLARAÇÃO DO G-20 SOBRE RODADA DE DOHA
216 Política Comercial Brasileira 8.1. Defesa Comercial - Apoio ao Exportador –
243 8.2. Investigação - 245 8.3. Dumping e Subsídios
246 8.4. A Lei do Bioterrorismo dos Estados Unidos
249 8.5 O Brasil nas Rodadas de Negociações Multilaterais
253 BOX: O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIORMDIC –
258 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – 263Informações Técnicas
Nº de páginas: 288 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2011 ISBN: 9788539900114 Encadernação: Brochura Autor: HENRIQUE MARINHO - Informações