Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elaborar KPIs e obter resultados

Primeiro o objetivo, depois o indicador: essa é a principal lição que pretendemos transmitir neste livro. Basicamente, objetivo é a resolução esperada de um problema que o gestor enfrenta em sua rotina diária. Assim, para que o seu sistema de medição de desempenho seja eficaz, é necessário ter claro quais requisitos acordados ou esperados pelos seus clientes internos e externos que o gestor não está sendo capaz de entregar. O gestor vai perceber que não é simples focar nos problemas relevantes, ele tem que resolver e deve contar com a ajuda de sensores de coleta e ferramentas de tratamento de dados, que permitam obter informações para evidenciar esses problemas.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Engenharia Econômica - Conceitos e Aplicações

    Este livro aborda os elementos essenciais para avaliação econômica dos projetos de investimentos. Foram consideradas situações presentes no ambiente das empresas, como a estrutura de capital e a sistemática de tributação do Imposto de Renda e Contribuição Social. Foram incluídos textos extraídos de jornais, revistas etc., que tratam de temas abordados no livro. Em cada capítulo são propostos exercícios e casos práticos com os mais variados graus de dificuldade. As respostas de alguns deles encontram-se no final do livro. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Lucrando com os Tubarões - As armadilhas da bolsa e como usá-las a seu favor

    A Bolsa de Valores não é mais como era antes... Ela mudou mesmo ou continua sendo como sempre foi? Os "tubarões" do mercado de fato existem? Como eles afetam o seu desempenho? Será que os mercados de alta fazem as "sardinhas" pensarem que têm alguma chance e os mercados laterais ou em queda servem para mostrar quem é que manda? Podem existir armadilhas em suas operações e decisões de investimento que deterioram seus resultados? Como se você – de forma inconsciente e voluntária – perdesse dinheiro? Se as armadilhas da Bolsa de Valores fossem apenas resultados anômalos do sobe e desce das ações, elas não seriam tão perigosas. Existe muito mais nos bastidores do mercado do que muitos investidores ou traders são capazes de reconhecer à primeira vista. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Bilionários do Bitcoin: Os Gêmeos Que Desafiaram Mark Zuckerberg e Se Tornaram os Reis do Bitcoin

    A obra apresenta dois personagens icônicos: Tyler e Cameron Winklevoss, alunos de Harvard, gêmeos idênticos, remadores olímpicos e adversários de Mark Zuckerberg. Logo em seus primeiros passos no capital de risco, os irmãos Winklevoss descobrem que ninguém se arrisca a aceitar dinheiro deles depois da briga com Zuckerberg. Para se recuperar do choque, eles vão para Ibiza, onde acidentalmente conhecem um personagem excêntrico que lhes apresenta uma ideia totalmente nova: as criptomoedas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Teorias do Comércio Internacional e Política Comercial

    Este livro inicia fazendo um retrospecto histórico das práticas de comércio exterior, desde as primeiras civilizações comerciais do Egito, Mesopotâmia, Grécia e Império Romano, passando pela Idade Média e início da Idade Moderna, com as Grandes Navegações e a Revolução Industrial Inglesa do Século XVIII, até o Século XXI, quando a economia mundial atravessa uma grande crise financeira internacional que vem afetando o comércio internacional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • O Negócio do Século XXI - O Guia do Pai Rico

    A economia não é a questão. A questão é você. Você está furioso com a corrupção no mundo empresarial? Com o sistema financeiro e os bancos? Com o governo, que faz muito pelas coisas erradas e pouco pelas coisas certas? Ou está zangado consigo mesmo por não ter conseguido controlar suas finanças antes? A vida é dura. A questão é: O que você está fazendo a respeito? Reclamar e resmungar sobre a economia ou responsabilizar os outros não são atitudes que asseguram seu futuro financeiro. Se você quiser riqueza, precisa criá-la. Você precisa assumir o controle de seu futuro, controlando sua fonte de renda – hoje! Você precisa de seu próprio negócio. Estes podem ser tempos difíceis para a maioria das pessoas, mas, para muitos empresários, são tempos plenos de potencial econômico. Não apenas agora é a hora de ter o próprio negócio, como nunca houve um tempo melhor! ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elaborar KPIs e obter resultados

    Primeiro o objetivo, depois o indicador: essa é a principal lição que pretendemos transmitir neste livro. Basicamente, objetivo é a resolução esperada de um problema que o gestor enfrenta em sua rotina diária. Assim, para que o seu sistema de medição de desempenho seja eficaz, é necessário ter claro quais requisitos acordados ou esperados pelos seus clientes internos e externos que o gestor não está sendo capaz de entregar. O gestor vai perceber que não é simples focar nos problemas relevantes, ele tem que resolver e deve contar com a ajuda de sensores de coleta e ferramentas de tratamento de dados, que permitam obter informações para evidenciar esses problemas.

    O termo Key Performance Indicators mostra que monitorar poucos indicadores é essencial, para que o gestor possa focar o investimento de tempo e recursos para atuar no processo produtivo que gerencia. Em suma, informação demais também atrapalha.

    Outra lição importante é que todo indicador deve ter uma meta, ou seja, um valor que deve ser atingido em determinado período de tempo. A diferença entre o valor atual do indicador e a meta é chamada de gap ou lacuna. A detecção do gap deve levar o gestor a descobrir a causa e implementar ações corretivas. Em outras palavras, os indicadores devem levar o gestor a agir para conseguir o resultado esperado. Se o valor de um indicador sobe e desce e não leva o gestor a um plano de ação, é melhor jogar este indicador no lixo.

    Este livro reúne pesquisa acadêmica e experiência de vários anos como professores universitários, consultor de projetos de melhoria de produtividade e pesquisadora nas áreas de Economia e Internacionalização de Empresas.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAndresa S. N. Francischini

    Economista pela FEA-RP, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar, Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica, com Pós-doutorado em Economia de Empresas pela FGV. Professora de Economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie.


    Paulino G. Francischini

    Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Consultor em Lean Manufacturing e Lean Service. Instrutor de cursos de especialização e MBA na Fundação Carlos Alberto Vanzolini e na Fundação Instituto de Administração e Insper, nas áreas de medição e melhoria de produtividade de processos. Professor do Departamento de Produção da Escola Politécnica da USP. Autor de livros sobre Movimentação e Armazenagem de Materiais e diversos artigos acadêmicos.
    Informações TécnicasSUMÁRIO
    PREFÁCIO IX

    CAPÍTULO 1: INDICADORES CUSTAM CARO 1
    Por que implantar indicadores de desempenho? 3
    As lições mais importantes deste livro 5
    Índice ou Indicador? 12
    Os principais erros na implementação de um Sistema de Medição
    de Desempenho 12
    Dashboards 14

    CAPÍTULO 2: O CONCEITO DE DESEMPENHO 21
    O conceito de Desempenho 23
    Desempenho é um conceito muito amplo 25
    Análise de indicadores de Utilização: Medida de desperdícios
    de recursos 36
    Análise de indicadores de Eficácia: Medida dos desperdícios
    de produtos 40
    Produtividade é sinônimo de Eficiência 43
    Desempenho físico e desempenho econômico 47
    Quais indicadores devo medir em minha empresa? 51

    CAPÍTULO 3: KEY PERFORMANCE INDICATOR — KPI 53
    Medição quantitativa e medição qualitativa 55
    Características dos indicadores de desempenho 60
    Quantos indicadores de desempenho um gestor tem capacidade
    de monitorar? 67
    Indicadores de desempenho só trazem informações quando
    houver comparação 69
    O que é uma Meta? 74
    Modelo para elaboração de indicadores de desempenho:
    Critérios Relevantes de Interpretação 87
    Aplicações do Modelo dos Critérios Relevantes de Interpretação (CRI) 97
    Exercícios de Aplicação 107

    CAPÍTULO 4: SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO 109
    Conceito de SMD — Sistemas de Medição de Desempenho 111
    Tipos de Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) 117
    Decomposição algébrica de indicadores de desempenho 122

    CAPÍTULO 5: BALANCED SCORECARD 163
    Histórico do Balanced Scorecard 165
    Conceito de Balanced Scorecard 167
    Conceitos básicos em Planejamento Estratégico 171
    Relação entre Visão, Objetivos Estratégicos, Indicadores de
    Desempenho e Metas 177
    Estrutura do Mapa Estratégico 190

    CAPÍTULO 6: MODELO GAP4 PARA INDICADORES DE ÁREAS
    OPERACIONAIS DE UMA EMPRESA 199
    Conceito do Modelo Gap 4 201

    CAPÍTULO 7: INDICADORES EM SERVIÇOS 233
    Conceito de índice de produto equivalente (IPE) 236
    Conceito de índice de serviço equivalente (ISE) 240
    Service Level Agreement (SLA) 245
    Indicadores de Nível de Serviço (INS) 248

    CAPÍTULO 8: ÍNDICE OU INDICADOR? 259
    IGD: Índice Geral de Desempenho 261
    Índice de Satisfação do Cliente 274
    Índice Base 100 280
    Índices de prospecção de expectativas 281
    Índices agregadores de preços 286
    Índice Geral de Preços — Disponibilidade Interna (IGP-DI) 294
    Índices de qualidade de vida 299
    Índices de rating ou de classificação por estratos 303

    CAPÍTULO 9: MERITOCRACIA 323
    Histórico da meritocracia 325
    Avaliação de desempenho e meritocracia 328
    Meritocracia e motivação 328

    ANEXO I: SISTEMAS DE PRODUÇÃO GERAM AS INFORMAÇÕES
    PARA INDICADORES DE DESEMPENHO 335
    Conceito de Sistema de Produção 337
    A função Planejamento e a função Controle 344
    Os conceitos de Sistema Empresa e Ambiente 346
    Entradas e Saídas de um Sistema de Produção 348
    Classificação dos sistemas produtivos quanto à operação básica 350

    ANEXO II: MÉTODOS DE ATRIBUIÇÃO DE “PESOS” PARA
    INDICADORES DE DESEMPENHO 355
    Consenso de opiniões especializadas 357
    Média de valores obtidos por votação 358
    Comparação 0/1 360
    Comparação 0/1 com ajuste qualitativo 361
    Analytic Hierarchy Process (AHP) 362
    Pesos calculados pelo método da média aritmética normalizada 364
    Pesos calculados pelo método da média geométrica normalizada 368

    ANEXO III: FERRAMENTAS DA QUALIDADE 371
    Diagrama de Pareto 373
    Curva ABC 377
    Histograma 382
    Estratificação 388
    Diagrama de Ishikawa 390
    Diagrama dos Porquês 392
    Gráficos 395
    Check list 398
    Controle Estatístico do Processo (CEP) 399

    ANEXO IV: INDICADORES DE DESEMPENHO MAIS UTILIZADOS 405
    Indicadores em Logística 407
    Indicadores em Gestão de Projetos 411
    Indicadores Econômico-Financeiros 414
    Indicadores em Recursos Humanos 418
    Indicadores em Internacionalização 419
    Sites úteis sobre indicadores 427
    ÍNDICE 429

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:448
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550801728
    Encadernação:Brochura
    Autor:Andresa S. N. Francischini , Paulino G. Francischini
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!