Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho

Esta obra aborda a redação para todas as fases de nossa atuação no ensino básico (antigo ensino médio), vestibulares, ensino superior, redação oficial para concursos e atuação no mercado de trabalho. Este estudo surgiu da observação do autor no que diz respeito à imensa dificuldade que os profissionais da área acadêmica ou técnica possuem na hora de redigir um texto.

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  • Curso de Metodologia na Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

    Este Curso se ocupa das distintas fases que englobam a Investigação Científica, preparando e instrumentalizando os alunos-pesquisadores para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sejam Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), Monografias, Dissertações e Teses. A expectativa é de que esta obra seja um instrumento de despertar para a importância e para magnitude que a Pesquisa Científica representa e de auxilio para concretização de seus objetivos acadêmicos. ... Ler mais +

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  • Descrição
    Redação - Como Escrever Corretamente em Cada Ambiente de Estudo e de Trabalho

    Esta obra aborda a redação para todas as fases de nossa atuação no ensino básico (antigo ensino médio), vestibulares, ensino superior, redação oficial para concursos e atuação no mercado de trabalho. Este estudo surgiu da observação do autor no que diz respeito à imensa dificuldade que os profissionais da área acadêmica ou técnica possuem na hora de redigir um texto.

    São abordadas aqui a redação informal ou jornalística, preparatória para vestibulares e demais avaliações formais importantes, por exemplo, concursos públicos, redação no nível superior (acadêmica e cientifica), voltadas para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos que visam ser publicados em periódicos científicos. Tudo apresentado de maneira mais simples e direta para as pessoas que necessitam desenvolver essas habilidades em sua vida cotidiana ou no ramo de trabalho no qual atuam.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorRenato Nogueira Perez Avila

    Renato Nogueira Perez Avila é tecnólogo em Processamento de Dados, possui licenciatura plena em Informática, é especialista em Ciência da Computação, possui mestrado profissional em Sistemas de Gerenciamento de Telecomunicações e é doutorando em Ciência da Educação. Possui 22 anos de experiência como redator, é autor de mais de 10 livros, editor-chefe do periódico científico Múltiplo Saber, professor universitário de Informática, Lógica para o ENADE e Metodologia da Pesquisa. Possui diversas inserções semestrais na Plataforma Lattes, sempre na casa dos três dígitos. O autor é palestrante na área de exames, principalmente para vestibulares e concursos públicos.
    Informações TécnicasSumário
    Capítulo 1 - Redação para o Ensino Médio, ENEM e Vestibular - 1
    1 Introdução - 1
    1.1 Apresentando as Técnicas Introdutórias - 1
    1.2 Melhorando a sua Redação - 4
    1.3 Elegância Visual da Redação de Vestibular - 6
    1.4 Turbinando a Escrita - 7
    1.5 Como as Redações são Avaliadas - 12
    1.6 O Que Nunca se Deve Fazer - 13
    1.7 Desenvolvimento da Capacidade da Escrita - 14
    1.8 O Que Prejudica a Pontuação - 15
    1.9 Qualidades e Defeitos Textuais - 16
    1.9.1 Qualidades - 16
    1.9.2 Defeitos - 16
    1.10 Detalhamento para não Fugir do Tema - 17
    1.11 Desenvolvendo a Criatividade - 18
    1.12 Dicas para Aumentar sua Pontuação - 19
    1.13 Se o Branco Aparecer, O Que Deve Ser Feito? - 21
    1.14 Dicas e Macetes Importantes - 22
    1.15 Detalhes que são Quase Sempre Esquecidos - 24
    1.16 Os Mais Graves Erros na Redação em Vestibulares - 25
    1.17 Trabalhando com Pesos e Medidas - 26
    1.18 Dicas que são Amadas Pelos Avaliadores - 29
    1.19 Narração, Descrição e Dissertação - 30
    1.20 Discurso Direto e Indireto - 34
    1.21 A Estética das Redações - 36
    1.22 As Diferenças entre o Autor e o Narrador - 39
    1.22.1 Autor - 40
    1.22.2 Narrador - 40
    1.22.3 Tipos de Narração - 40
    1.22.3.1 O Narrador em Primeira Pessoa - 40
    1.22.3.2 O Narrador em Terceira Pessoa - 41
    1.23 O Suspense e sua Aplicação em Redações - 41
    1.24 Redação e ENEM - 42
    1.25 Utilizando a Linguagem no Contexto - 43
    1.26 A Arte da Escrita - 43
    1.27 Diferenciando a Fala e a Escrita - 44
    1.28 Cartas – Modalidade Redacional Livre - 47
    1.29 Entendendo a Coesão e a Coerência - 47
    1.30 Construindo um Texto Dissertativo - 48
    1.31 O Início de uma Dissertação - 51
    1.32 Dissertação Passo a Passo - 52
    1.32.1 Escrita - 52
    1.32.2 Planejamento Textual - 53
    1.33 Sintetizando o Texto - 53
    1.34 Conteúdo Textual - 54
    1.35 Critérios na Hora da Avaliação - 56
    1.36 Definindo uma Descrição - 56
    1.37 Dicas de Interpretação - 58
    1.38 Redação – Outros Detalhes - 59
    1.39 O Parágrafo nos Concursos - 60
    1.40 Discurso Direto e Indireto - 61
    1.41 Dissertação Fato a Fato - 62
    1.42 Esquematizando sua Leitura - 63
    1.43 Estruturando a Redação - 65
    1.44 Redação do ENEM - 66
    1.45 A Forma Textual - 68
    1.46 Falando de Introdução e Desenvolvimento - 69
    1.47 Conhecendo e Desenvolvendo a Narração - 69
    1.48 As Formas de Iniciar a Construção de um Texto - 71
    1.48.1 Declaração - 71
    1.48.2 Divisão - 71
    1.48.3 Definição - 72
    1.48.4 Pergunta - 72
    1.48.5 Comparação - 72
    1.48.6 Oposição - 72
    1.48.7 Alusão Histórica - 73
    1.48.8 Frase Nominal e sua Explicação - 73
    1.48.9 Adjetivação - 73
    1.48.10 Citação - 73
    1.48.11 Citação de Forma Indireta - 74
    1.48.12 Expondo o Ponto de Vista - 74
    1.48.13 Retomada de um Provérbio - 74
    1.48.14 Ilustração - 74
    1.49 Deu Branco? E Agora? - 75
    1.51 Intenção Textual - 78
    1.51.1 Texto Informativo - 79
    1.51.2 Texto Argumentativo - 79
    1.52 Vocabulário - 79
    1.53 Os Principais Erros em Narrativas - 80
    1.53.1 O Correto Uso das Palavras - 80
    1.53.2 Uso de Clichês - 80
    1.53.3 Ausência de Coerência Interna - 81
    1.53.4 Características Falhas dos Personagens - 81
    1.53.5 Características Espaciais Falhas - 81
    1.53.6 Adjetivos Reiterados - 82
    1.53.7 Escrita Circular - 82
    1.53.8 Desenvolvimento das Três Fases - 83
    1.53.9 Personagens Abandonados - 83
    1.53.10 Esquecimento de Ações - 83
    1.54 Planejamento de Textos Narrativos - 84
    1.55 Processo da Escrita - 85
    1.56 Textos Baseados em Esquemas - 85
    1.57 O Rascunho - 86
    1.58 As Redações Atuais - 87
    1.59 Detalhes que não Devem ser Esquecidos - 88
    1.60 Concisão e Precisão - 89
    1.61 Estruturando o Texto - 91
    1.62 Planejamento Passo a Passo - 92
    1.62.1 Organizando e Prevendo - 92
    1.62.2 Após o Planejamento - 93
    1.62.3 Avaliando as Vantagens do Plano - 93
    1.62.4 Características do Plano - 93
    1.62.5 Apresentando o Plano - 94
    1.62.6 Organização do Plano - 94
    1.62.7 Plano Perfeito - 94
    1.62.8 Visualizando o Trabalho - 95
    1.62.9 O Que o Plano Mostra - 95
    1.62.10 Números e Letras - 95
    1.62.11 O Que Escrever - 96
    1.63 Trabalhando o Tema - 96
    1.64 O Texto Dissertativo e Argumentativo - 98
    1.65 Tipologia Textual - 99
    1.66 Tipos de Discursos - 100
    1.66.1 Discurso Direto - 101
    1.66.2 Discurso Indireto - 101
    1.66.3 Discurso Indireto Livre - 101
    1.67 Tipos de Dissertação - 101
    1.67.1 Dissertação do Tipo Expositiva - 102
    1.67.2 Dissertação do Tipo Argumentativa - 102
    1.67.3 Dissertação do Tipo Mista - 102
    1.68 Tipos de Personagens - 103
    1.68.1 Planas ou Lineares - 103
    1.68.1.1 Tipos - 103
    1.68.1.2 Caricaturas - 103
    1.68.2 Redondas - 104
    1.68.2.1 Caracteres - 104
    1.68.2.2 Símbolos - 104
    1.69 Atuando no Enredo - 104
    1.69.1 Principais e Secundários - 104
    1.69.1.1 Protagonistas - 104
    1.69.1.2 Antagonistas - 105
    1.69.1.3 Coadjuvantes - 105
    1.70 Tempo - 105
    1.70.1 Histórico (Cronológico) - 105
    1.70.2 Psicológico (Interior ou Pessoal) - 106
    1.71 Espaço - 106
    1.71.1 Tipologia de Espaços Físicos - 106
    1.71.2 Psicológico - 107
    1.72 Ação - 107
    1.73 Organização Textual Básica - 107
    1.74 Linguagem na Redação e Verbos Genéricos - 111
    1.75 Fazendo uma Carta no Vestibular - 112
    1.76 Coesão da Redação - 113
    1.77 Observações para a Construção de um Texto Coerente - 115
    1.78 Concluindo a Redação - 116
    1.79 Conselhos Gerais - 117
    1.80 Crônica - 119
    1.81 Descrição - 122
    1.82 Diferenciando Descrição, Narração e Dissertação - 126
    1.83 Questões Inerentes de Desenvolvimento - 127
    1.84 Dissertação - Detalhes que Fazem a Diferença - 129
    1.85 Um Estudo da Estrutura da Dissertação, Narração e Descrição - 131
    1.86 Foco Narrativo - 133
    1.87 Linguagem e Comunicação - 134
    1.87.1 Funções da Linguagem - 135
    1.87.2 Função Referencial ou Denotativa - 135
    1.87.3 Função Emotiva ou Expressiva - 135
    1.87.4 Função Conativa ou de Apelo - 136
    1.87.5 Função Fática - 136
    1.87.6 Função Metalinguística - 136
    1.87.7 Função Poética - 136
    1.88 Tema e Título - 137
    1.88.1 Desenvolvendo a Introdução - 137
    1.89 Simplificando a Redação - 140
    1.90 Narração - 141
    1.91 Os Níveis da Linguagem - 143
    1.91.1 A Linguagem Popular ou Coloquial - 144
    1.91.2 A Linguagem Culta ou Padrão - 144
    1.91.3 Gírias - 145
    1.91.4 Linguagem Vulgar - 145
    1.91.5 Linguagem Regional - 146
    1.92 Maneiras de Elaborar uma Redação - 146

    Capítulo 2 - Redação para o Ensino Superior, Redação Científica, Publicações e Trabalhos de Conclusão de Curso - 151
    2.1 Introdução - 151
    2.2 A Questão da Qualidade Textual - 152
    2.3 Estilo para Redações Científicas - 154
    2.4 Principais Características da Redação Científica - 156
    2.4.1 Procedimentos de Pesquisa - 158
    2.4.2 Fichas - 160
    2.4.2.1 Ficha Bibliográfica - 160
    2.4.2.2 Ficha de Citações - 160
    2.4.2.3 Ficha de Leitura - 161
    2.5 Tipos de Textos Científicos - 161
    2.5.1 Resenha - 161
    2.5.2 Paper - 162
    2.5.3 Monografia - 162
    2.5.3.1 A Escolha de um Tema - 164
    2.5.3.2 A Escolha de um Orientador - 165
    2.6 Finalidade de um Trabalho de Conclusão de Curso - 167
    2.7 O Papel da Monografia - 168
    2.8 Tipos de Monografia - 171
    2.9 Técnicas de Confecção - 174
    2.10 Principais Regras e Características do Novo Acordo Ortográfico - 177
    2.11 Coesão e Coerência na Redação Científica - 177
    2.12 Diferenças entre Redação Cientifica e Redação Literária - 178
    2.13 Os Mais Comuns Erros da Redação Científica - 179
    2.13.1 Ideias sem Sequência Lógica - 179
    2.13.2 Construção de Períodos Longos - 180
    2.13.3 Presença de Ideias Ambíguas - 180
    2.13.4 Impessoalidade - 180
    2.13.5 Repetição de Palavras - 180
    2.14 Visão Geral da Redação Científica - 181
    2.15 Principais Trabalhos Acadêmicos - 182
    2.15.1 Resumo - 182
    2.15.2 Resenha - 184
    2.15.3 Artigo Científico - 184
    2.15.3.1 Elementos Pré-Textuais - 185
    2.15.3.2 Elementos Textuais - 185
    2.15.3.3 Elementos Pós-Textuais - 186
    2.15.4 Projetos de Pesquisa - 187
    2.15.4.1 Elementos Pré-Textuais - 187
    2.15.4.2 Elementos Textuais - 187
    2.15.4.3 Elementos Pós-Textuais - 187
    2.15.5 Resenhas - 187
    2.15.6 Artigos Científicos - 188
    2.15.6.1 Elementos Pré-Textuais - 189
    2.15.6.2 Elementos Textuais - 189
    2.15.6.3 Elementos Pós-Textuais - 190
    2.15.7 Projetos de Pesquisa - 190
    2.15.7.1 Elementos Pré-Textuais - 190
    2.15.7.2 Elementos Textuais - 191
    2.15.7.3 Elementos Pós-Textuais - 191
    2.15.8 Relatório do Estágio - 191
    2.15.8.1 Elementos Pré-Textuais -192
    2.15.8.2 Elementos Textuais - 192
    2.15.8.3 Elementos Pós-Textuais - 193
    2.15.9 Relatório de Pesquisa - 193
    2.15.9.1 Elementos Pré-Textuais - 193
    2.15.9.2 Elementos Textuais - 194
    2.15.9.3 Elementos Pós-Textuais - 195
    2.15.10 Monografia - 195
    2.15.11 Dissertação - 196
    2.15.12 Tese - 196
    2.15.13 Redação para Trabalhos de Conclusão de Curso - 196

    Capítulo 3 - Redação Oficial para o Mercado de Trabalho e Concursos Públicos - 199
    3.1 Introdução - 199
    3.2 - Manual de Redação da Presidência da República - 199
    3.3 O Que é Redação Oficial? - 200
    3.3.1 Impessoalidade - 201
    3.3.2 A Linguagem nas Comunicações Oficiais - 202
    3.3.3 Pronomes de Tratamento - 203
    3.3.4 Definindo a Padronização e a Formalidade - 205
    3.3.5 Definindo Concisão e Clareza - 205
    3.4 Comunicações Oficiais - 207
    3.4.1 A Origem dos Pronomes de Tratamento - 207
    3.4.2 Concordância dos Pronomes de Tratamento - 208
    3.4.3 O Fecho para Comunicações - 208
    3.4.4 Identificando os Signatários - 209
    3.5 Ofícios - 209
    3.5.1 Ofício - Elementos Obrigatórios - 209
    3.5.2 Diagramação - 211
    3.5.3 Definindo Aviso e Ofício - 212
    3.5.4 Forma e Estrutura - 212
    3.6 Memorando - 213
    3.6.1 Analisando a Forma e a Estrutura - 213
    3.7 Expondo Motivos - 214
    3.7.1 Forma e Estrutura - 214
    3.8 Mensagem - 215
    3.9 Telegrama - 216
    3.10 Fax - 217
    3.11 Correio Eletrônico - 218
    3.11.1 Segurança no Uso do Correio Eletrônico - 218
    3.12 Correção de Textos - 219
    3.12.1 Roteiro para Revisão - 219
    3.12.2 Construindo Frases e Parágrafos - 219
    3.12.3 Principais Dicas em uma Redação Oficial - 221
    3.13 Exemplos e Modelos de Redação Oficial - 221
    3.13.1 Aviso de Licitação - 221
    3.13.2 Comunicado - 222
    3.13.3 Decisão Normativa - 223
    3.13.4 Efeito Normativo de Recursos - 224
    3.13.5 Emenda Regimental - 225
    3.13.6 Encaminhamento de Fax - 226
    3.13.7 Instrução Normativa - 227

    Referências - 229

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:248
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2014
    ISBN:9788539904655
    Encadernação:Brochura
    Autor:Renato Nogueira Perez Avila
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