Desenvolvendo Software de Forma Autônoma - Utilizando VB.NET, SQL Server 2008 Express Advanced, AJAX e Reporting Service
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- DescriçãoDesenvolvendo Software de Forma Autônoma - Utilizando VB.NET, SQL Server 2008 Express Advanced, AJAX e Reporting Service
Este livro oferece ao leitor uma ferramenta de aprendizagem para desenvolvimento, mensuração e comercialização de uma aplicação web de forma autônoma, procurando manter a mesma qualidade e desempenho do software que utiliza as melhores práticas de desenvolvimento, mesclando teoria e prática. Todo o livro é orientado a projeto descrevendo passo-a-passo a técnica aplicada e suas implementações, contendo uma introdução ao desenvolvimento de software autônomo, a metodologia para guiar o desenvolvimento, as técnicas de levantamento e criação do documento de especificação de requisitos, a elaboração de contratos e sugestão de cálculo de hora de trabalho, a preparação da plataforma de desenvolvimento, uma introdução aos principais comandos da SQL -que será amplamente utilizada no decorrer do livro e a criação do manual de ajuda, compilação e publicação da aplicação Será demonstrado como utilizar diversas ferramentas CASE, possibilitando ainda um conhecimento das ferramentas Visual Web Developer 2008 Express Edition, SQL Server 2008 Express Advanced, AJAX , JUDE e Reporting Service, o produto desenvolvido poderá ser acessado totalmente funcional no site do autor: HTTP://wedesgoudinho.com.br, constituindo mais um subsídio ao leitor para a compreensão do livro. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos SQL Server, VB.NET, AJAX Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Wedes Goudinho é graduado em Segurança da Informação com especialização em Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília – UCB possui 16 anos de experiência na área de TI. Atualmente é gestor de tecnologia da informação em conceituado grupo de empresas, com sede no distrito federal, que opera nas áreas de logística, agronegócio, transporte de cargas e passageiros.
Realiza trabalhos de desenvolvimento de software para várias áreas do conhecimento utilizando tecnologias VB.NET, C#, Oracle, MySql, PostGreSQL e SQL Server, elabora política de segurança, plano de continuidade de negócios e plano de aquisição de software. Atua, ainda, como professor na área de Tecnologia da Informação (TI) no ensino profissionalizante e superior.Informações Técnicas Sumário
1. Introdução - 1
1.1. Desenvolvimento de Software na Atualidade - 1
1.2. Desenvolvimento de Software Autônomo - 3
1.3. Estruturação do livro e forma de leitura - 4
2. Metodologia para guiar o desenvolvimento - 9
2.1. Introdução ao eXtreme Programming - 9
2.1.1. Valores - 9
2.1.2. Práticas - 10
2.2. eXtreme Programming e o desenvolvimento autônomo - 12
2.2.1. Jogo de Planejamento - 13
2.2.2. Padrões de Codi?cação - 14
2.2.3. Pequenas Versões - 15
2.2.4. Metáfora - 15
2.2.5. Projeto Simples - 16
2.2.6. Time Coeso - 16
2.2.7. Testes de Aceitação - 16
2.2.8. Ritmo Sustentável - 16
2.2.9. Reuniões em pé - 17
2.2.10. Posse Coletiva - 17
2.2.11. Programação em Pares - 17
2.2.12. Desenvolvimento Orientado a Testes - 17
2.2.13. Refatoração - 17
2.2.14. Integração Contínua - 18
3. Levantamento e criação do Documento de Especi? cações de Requisitos - 19
3.1. Levantamento de requisitos - 19
3.1.1. Escrevendo a história cadastro de clientes - 20
3.1.1.1. Resumo - 20
3.1.2. Escrevendo a história cadastro de funcionários - 21
3.1.2.1. Resumo - 22
3.1.3. Escrevendo a história cadastro de fornecedores - 22
3.1.3.1. Resumo - 23
3.1.4. Escrevendo a história cadastro de transportadoras - 23
3.1.4.1. Resumo - 23
3.1.5. Escrevendo a história cadastro de produtos - 24
3.1.5.1. Resumo - 24
3.1.6. Escrevendo a história cadastro de categorias dos produtos - 25
3.1.6.1. Resumo - 25
3.1.7. Escrevendo a história cadastro de usuários do sistema - 25
3.1.7.1. Resumo - 26
3.1.8. Escrevendo a história gerando pedido - 26
3.1.8.1. Resumo - 27
3.1.9. Escrevendo a história con?rmando pedido - 28
3.1.9.1. Resumo - 28
3.1.10. Escrevendo a história gerar consultas - 29
3.1.10.1. Consultar pelo número do pedido - 29
3.1.10.2. Consultar por cliente e data do pedido - 29
3.1.10.3. Consultar por funcionário e data do pedido - 30
3.1.10.4. Consultar por transportadora e data do pedido - 31
3.1.10.5. Consultar por data do pedido - 31
3.1.10.6. Resumo - 32
3.1.11. Escrevendo a história gerar listagens - 32
3.1.11.1. Lista clientes - 32
3.1.11.2. Lista funcionários - 32
3.1.11.3. Lista fornecedor - 33
3.1.11.4. Lista transportadoras - 33
3.1.11.5. Resumo - 33
3.1.12. Escrevendo a história gerar relatório da situação atual do estoque - 33
3.1.12.1. Resumo - 34
3.1.13. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos con?rmados por data de envio - 34
3.1.13.1. Resumo - 34
3.1.14. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos con?rmados pelo nome do cliente e data de entrega - 35
3.1.14.1. Resumo - 35
3.1.15. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos con?rmados por data de pedido - 35
3.1.15.1. Resumo - 36
3.1.16. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos não con?rmados por data de pedido - 36
3.1.16.1. Resumo - 37
3.1.17. Escrevendo a história gerando grá?co de quantidade de pedidos por região - 37
3.1.17.1. Resumo - 37
3.1.18. Escrevendo a história imprimindo pedidos con?rmados - 38
3.1.18.1. Resumo - 38
3.1.19. Escrevendo a história página principal - 38
3.1.20. Escrevendo a história alterar senha - 39
3.1.21. Escrevendo a história conceder permissões e excluir usuários - 39
3.1.22. Escrevendo a história criar regras de acesso - 39
3.1.23. Escrevendo a história tela login - 39
3.1.24. Observação - 39
3.2. Documento de Especi?cação de Requisitos - 39
3.2.1. Estrutura do documento de especi?cação de requisitos - 40
3.2.1.1. Índice - 40
3.2.1.2. Breves descrições sobre o sistema - 40
3.2.1.3. Requisitos funcionais - 40
3.2.1.4. Descrição de requisitos não funcionais - 40
3.2.1.5. Glossário - 41
3.2.1.6. Diagrama de caso de uso - 41
3.2.1.7. Descrição dos casos de uso - 41
4. Elaboração de contratos e sugestões de cálculo de hora de trabalho - 43
4.1. Elaboração do contrato de desenvolvimento de software - 43
4.2. Elaboração do contrato de locação de software - 44
4.3. Elaboração do contrato de propriedade de software - 44
4.4. Calculando o valor da hora trabalhada - 45
5. Preparando a Plataforma de Desenvolvimento - 47
5.1. Instalando e con?gurando o servidor web IIS - 47
5.2. Instalando e con?gurando o SQL Server 2008 Express Advanced e o Reporting Service – 53
5.3. Instalando o Visual Studio 2008 Express Edition - 61
5.4. Instalando e con?gurando AJAX e o ASP.NET AJAX Control ToolKit - 63
5.5. Instalando o JUDE-Community - 66
6. Introdução a SQL e a modelagem do sistema - 69
6.1. Introdução a SQL - 69
6.1.1. Comando Select - 70
6.1.2. Cláusula Where - 70
6.1.3. Cláusula Order By - 70
6.1.4. Funções do SQL - 70
6.1.5. Cláusula Group By - 71
6.1.6. Opção Distinct - 71
6.1.7. Relacionamento (Join) - 72
6.1.8. Operadores - .....73
6.1.9. Cláusula JOIN - 73
6.1.10. Comando INSERT - 74
6.1.11. Comando UPDATE - 74
6.1.12. Comando DELETE - 75
6.1.13. Procedimentos Armazenados (Stored Procedure) - 75
6.2. Diagramas UML - 78
6.2.1. Diagrama de Atividades - 78
6.2.2. Diagrama de Classes - 79
6.2.3. Diagrama de Caso de uso - 81
6.3. Diagrama de Entidade e Relacionamento – DER - 82
7. Primeira Iteração – Implementar a História Página Principal - 83
7.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 83
7.2. De?controles a serem utilizados - 85
7.3. Criar projeto - 87
7.4. Incluir master.page - 88
7.5. Inserir e configurar controles na master.page - 89
8. Segunda Iteração – Implementar a História dos Cadastros - 93
8.1. História cadastro de clientes - 94
8.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 94
8.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 95
8.1.3. Criar pasta cadastro - 97
8.1.4. Criar tabela cliente - 98
8.1.5. Criar formulário clientes - 99
8.1.6. Criar instruções SQL - 100
8.2. História cadastro de fornecedores - 105
8.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história – 105
8.2.2. De?nindo controles a serem utilizados - 106
8.2.3. Criar tabela fornecedores - 108
8.2.4. Criar formulário fornecedores - 109
8.2.5. Criar instrução SQL - 110
8.3. História cadastro de transportadoras - 115
8.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 115
8.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 116
8.3.3. Criar tabela transportadoras - 117
8.3.4. Criar formulário transportadoras - 118
8.3.5. Criar classe validar CNPJ - 119
8.3.6. Criar instrução SQL - 123
8.4 História cadastro de categorias dos produtos - 127
8.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 127
8.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 128
8.4.3. Criar tabela categoria dos produtos - 130
8.4.4. Criar formulário categorias dos produtos - 131
8.4.5. Criar instrução SQL - 132
8.5. História cadastro de funcionários - 137
8.5.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 137
8.5.2. De?nindo controles a serem utilizados – 138
8.5.2. Criar tabela funcionários - 141
8.5.3. Criar formulário funcionário - 142
8.5.5. Criar stored procedure select, insert, update e delete - 144
8.5.6. Criar método validar CPF - 148
8.5.7. Criar e manipular a classe cadastros - 149
8.5.8. Criar procedimento inserir foto - 163
8.5.9. Gerando a segunda release - 165
9. Terceira Iteração – Implementar as Histórias cadastrar produto e controlar estoque - 167
9.1. História cadastro de produtos - 168
9.2. De?controles a serem utilizados - 169
9.3. Criar pasta estoque - 172
9.4. Criar tabela produtos e relacionar com as tabelas categorias e fornecedores - 173
9.5. Criar stored procedure consultar produtos - 174
9.6. Criar stored procedure inserir produtos - 175
9.7. Criar procedimento armazenado salvar produto - 177
9.8. Criar classe estoque - 178
9.9. Criar formulário produtos - 183
9.10. Gerando a terceira release e disponibilizando ao cliente - 191
10. Quarta Iteração – Implementar as Histórias gerar, con? rmar e alterar pedidos - 193
10.1. História gerando pedidos - 193
10.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 193
10.1.2. Diagrama de atividade - 195
10.1.3. De?nindo controles a serem utilizados - 195
10.1.4. Criar tabela pedidos e relacionamento com as diversas tabelas de cadastro - 200
10.1.5. Criar a tabela detalhes do pedido - 202
10.1.6. Criando as os procedimentos armazenados (stored procedure) - 203
10.1.7. Criar classe pedidos - 210
10.1.8. Criar procedimento código do funcionário - 220
10.1.9. Criar procedimento dados do destinatário - 221
10.1.10. Criar o formulário pedidos - 222
10.2. História con? rmando pedido - 226
10.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 226
10.2.2. Diagrama de atividade - 228
10.2.3. De?nindo controles a serem utilizados - 229
10.2.4. Criar formulário pedidos con?rmados - 233
10.2.5. Criar a classe alterar pedidos - 234
10.2.6. Gerando a quarta release - 240
10.2.7. Diagrama de Entidade e relacionamento – DER - .240
11. Quinta Iteração – Implementar a História imprimir pedidos - 243
11.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 243
11.2. De?controles a serem utilizados - 244
11.3. Criar formulário imprimir pedidos - 245
11.4. Criar o select imprimir pedidos - 246
11.5. Construindo o relatório - 247
11.6. Publicando o relatório pedidos no reporting service - 252
11.7. Gerando a quinta release - 254
12. Sexta Iteração – Implementar as Histórias de acessos ao sistema - 255
12.1. Criando as tabelas de acesso - 255
12.2. Diagrama de Entidade Relacional das tabelas de acesso - 257
12.3. História cadastro de usuários do sistema - 260
12.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 260
12.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 260
12.3.3. Criar formulário cadastro novo usuário - 262
12.4. História alterar senha - 263
12.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 263
12.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 263
12.4.3. Criar formulário alterar senha - 264
12.5. História conceder permissões e excluir usuários - 264
12.5.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 264
12.5.2. De?nindo controles a serem utilizados - 265
12.5.3. Criar formulário conceder permissões e excluir usuários - 266
12.6. História criar regras de acesso - 269
12.6.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 269
12.6.2. Criando as regras de acesso utilizando a Ferramenta de Administração de Site - 269
12.7. História tela login - 273
12.7.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 273
12.7.2. De?nindo controles a serem utilizados - 274
12.7.3. Criar formulário login - 275
12.8. Sexta release - 277
13. Sétima Iteração – Implementar as Histórias gerar consultas - 279
13.1. História gerar consultas - 279
13.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 279
13.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 283
13.1.3. Criar stored procedures - 291
13.1.3.1. Número do pedido - 291
13.1.3.2. Cliente e data do pedido - 292
13.1.3.3. Funcionário e data do pedido - 293
13.1.3.4. Transportadora e data do pedido - 294
13.1.3.5. Data do pedido - 295
13.1.4. Criando classe consultas - 297
13.1.4.1. Método número do pedido - 297
13.1.4.2. Método cliente e data do pedido - 298
13.1.4.3. Método funcionário e data do pedido - 300
13.1.4.4. Método transportadora e data do pedido - 301
13.1.4.5. Método data do pedido - 302
13.1.4.6. Método pedidos não con?rmados - 303
13.1.5. Criar formulário consultas - 304
13.1.6. Código para chamar a janela produtos - 305
13.1.7. Con?gurar controles do formulário consulta - 305
14. Oitava Iteração – Implementar Histórias das listagens - 313
14.1. História gerar listagens clientes - 313
14.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 313
14.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 313
14.1.3. Criar formulário listagem cliente - 314
14.1.4. Criar o select listagem cliente - 315
14.1.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 316
14.1.6. Publicando o relatório no servidor de relatório (reporting service) - 319
14.2. História gerar listagens funcionários - 321
14.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 321
14.2.2. De?nindo controles a serem utilizados - 321
14.2.3. Criar formulário listagem funcionários - 322
14.2.4. Criar o select listagens funcionários - 323
14.2.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 324
14.3. História gerar listagens fornecedores - 324
14.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 324
14.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 324
14.3.3. Criar formulário listagem fornecedores - 325
14.3.4. Criar o select listagens fornecedores - 326
14.3.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 327
14.4. História gerar listagens transportadoras - 327
14.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 327
14.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 327
14.4.3. Criar formulário listagem transportadoras - 328
14.4.4. Criar o select listagens transportadoras - 329
14.4.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 330
15. Nona Iteração – Implementar as Histórias gerar relatórios - 331
15.1. História gerar relatório da situação atual do estoque - 331
15.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 331
15.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 332
15.1.3. Criar formulário situação atual do estoque - 332
15.1.4. Criar o select relatório situação atual do estoque - 334
15.1.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio- 334
15.1.6. Publicando o relatório no reporting service - 339
15.2. História gerar relatório de pedidos con?rmados por data de envio - 340
15.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 340
15.2.2. De?nindo controles a serem utilizados - 341
15.2.3. Criar formulário de pedidos con?rmados por data de envio - 342
15.2.4. Criar o select relatório de pedidos con?rmados por data de envio - 342
15.2.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Sudio - 343
15.2.6. Publicando o relatório - 345
15.3. História gerar relatório de pedidos con?rmados por cliente e data de entrega – 345
15.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 345
15.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 346
15.3.3. Criar formulário de pedidos con?rmados por cliente e data de entrega - 348
15.3.4. Criar o select relatório de pedidos con?rmados por cliente e data de entrega - 348
15.3.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 349
15.3.6. Publicando o relatório - 352
15.4. História gerar relatório de pedidos con?rmados por data do pedido – 352
15.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 352
15.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 353
15.4.3. Criar formulário de pedidos con?rmados por data do pedido - 354
15.4.4. Criar o select relatório de pedidos con?rmados por data do pedido - 354
15.4.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 355
15.4.6. Passando parâmetros - 359
15.4.7. Publicando o relatório - 360
15.5. História gerar relatório de pedidos não con?rmados por data do pedido - 360
15.5.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 360
15.5.2. De?nindo controles a serem utilizados - 361
15.5.3. Criar formulário de pedidos não con?rmados por data do pedido - 362
15.5.4. Criar o select relatório de pedidos não con?rmados por data do pedido - 362
15.5.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 363
15.5.6. Publicando o relatório - 363
15.6. História gerar grá?co de quantidade de pedidos por região - 364
15.6.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 364
15.6.2. De?nindo controles a serem utilizados - 364
15.6.3. Criar formulário grá?co de quantidade de pedidos por região - 365
15.6.4. Criar o select grá?co de quantidade de pedidos por região - 365
15.6.5. Construindo o grá?co com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 366
15.6.6. Publicando o grá?co no reporting services - 370
15.7. Nona release - 370
16. Criando Manual de ajuda, compilando e publicando a aplicação - 371
16.1. Estrutura do manual de ajuda - 371
16.1.1. Índice - 371
16.1.2. De?nições - 371
16.1.3. Utilizando o sistema - 371
16.2. Compilando a aplicação - 372
16.3. Publicando a aplicação - 373
16.4. Sugestões de empresas de hospedagens - 373
Apêndice A – Referências – 375
Apêndice B - Modelo de Documento de Especificação de Requisitos – 377
Apêndice C - Modelo de Contrato de Desenvolvimento de Software – 395
Apêndice D - Modelo de Contrato de Locação de Software – 399
Apêndice E - Modelo de Contrato de Direito de Propriedade de Software - 405
Apêndice F - Modelo de Manual de Ajuda - 409Informações Técnicas
Nº de páginas: 456 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2011 ISBN: 9788573939866 Encadernação: Brochura Autor: Wedes Goudinho - Informações