Desenvolvendo Software de Forma Autônoma - Utilizando VB.NET, SQL Server 2008 Express Advanced, AJAX e Reporting Service

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  • Descrição
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  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosSQL Server, VB.NET, AJAX
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o Autor Wedes Goudinho é graduado em Segurança da Informação com especialização em Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília – UCB possui 16 anos de experiência na área de TI. Atualmente é gestor de tecnologia da informação em conceituado grupo de empresas, com sede no distrito federal, que opera nas áreas de logística, agronegócio, transporte de cargas e passageiros.
    Realiza trabalhos de desenvolvimento de software para várias áreas do conhecimento utilizando tecnologias VB.NET, C#, Oracle, MySql, PostGreSQL e SQL Server, elabora política de segurança, plano de continuidade de negócios e plano de aquisição de software. Atua, ainda, como professor na área de Tecnologia da Informação (TI) no ensino profissionalizante e superior.
    Informações Técnicas Sumário
    1. Introdução - 1

    1.1. Desenvolvimento de Software na Atualidade - 1
    1.2. Desenvolvimento de Software Autônomo - 3
    1.3. Estruturação do livro e forma de leitura - 4

    2. Metodologia para guiar o desenvolvimento - 9
    2.1. Introdução ao eXtreme Programming - 9
    2.1.1. Valores - 9
    2.1.2. Práticas - 10
    2.2. eXtreme Programming e o desenvolvimento autônomo - 12
    2.2.1. Jogo de Planejamento - 13
    2.2.2. Padrões de Codi?cação - 14
    2.2.3. Pequenas Versões - 15
    2.2.4. Metáfora - 15
    2.2.5. Projeto Simples - 16
    2.2.6. Time Coeso - 16
    2.2.7. Testes de Aceitação - 16
    2.2.8. Ritmo Sustentável - 16
    2.2.9. Reuniões em pé - 17
    2.2.10. Posse Coletiva - 17
    2.2.11. Programação em Pares - 17
    2.2.12. Desenvolvimento Orientado a Testes - 17
    2.2.13. Refatoração - 17
    2.2.14. Integração Contínua - 18

    3. Levantamento e criação do Documento de Especi? cações de Requisitos - 19
    3.1. Levantamento de requisitos - 19
    3.1.1. Escrevendo a história cadastro de clientes - 20
    3.1.1.1. Resumo - 20
    3.1.2. Escrevendo a história cadastro de funcionários - 21
    3.1.2.1. Resumo - 22
    3.1.3. Escrevendo a história cadastro de fornecedores - 22
    3.1.3.1. Resumo - 23
    3.1.4. Escrevendo a história cadastro de transportadoras - 23
    3.1.4.1. Resumo - 23
    3.1.5. Escrevendo a história cadastro de produtos - 24
    3.1.5.1. Resumo - 24
    3.1.6. Escrevendo a história cadastro de categorias dos produtos - 25
    3.1.6.1. Resumo - 25
    3.1.7. Escrevendo a história cadastro de usuários do sistema - 25
    3.1.7.1. Resumo - 26
    3.1.8. Escrevendo a história gerando pedido - 26
    3.1.8.1. Resumo - 27
    3.1.9. Escrevendo a história con?rmando pedido - 28
    3.1.9.1. Resumo - 28
    3.1.10. Escrevendo a história gerar consultas - 29
    3.1.10.1. Consultar pelo número do pedido - 29
    3.1.10.2. Consultar por cliente e data do pedido - 29
    3.1.10.3. Consultar por funcionário e data do pedido - 30
    3.1.10.4. Consultar por transportadora e data do pedido - 31
    3.1.10.5. Consultar por data do pedido - 31
    3.1.10.6. Resumo - 32
    3.1.11. Escrevendo a história gerar listagens - 32
    3.1.11.1. Lista clientes - 32
    3.1.11.2. Lista funcionários - 32
    3.1.11.3. Lista fornecedor - 33
    3.1.11.4. Lista transportadoras - 33
    3.1.11.5. Resumo - 33
    3.1.12. Escrevendo a história gerar relatório da situação atual do estoque - 33
    3.1.12.1. Resumo - 34
    3.1.13. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos con?rmados por data de envio - 34
    3.1.13.1. Resumo - 34
    3.1.14. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos con?rmados pelo nome do cliente e data de entrega - 35
    3.1.14.1. Resumo - 35
    3.1.15. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos con?rmados por data de pedido - 35
    3.1.15.1. Resumo - 36
    3.1.16. Escrevendo a história gerando relatório de pedidos não con?rmados por data de pedido - 36
    3.1.16.1. Resumo - 37
    3.1.17. Escrevendo a história gerando grá?co de quantidade de pedidos por região - 37
    3.1.17.1. Resumo - 37
    3.1.18. Escrevendo a história imprimindo pedidos con?rmados - 38
    3.1.18.1. Resumo - 38
    3.1.19. Escrevendo a história página principal - 38
    3.1.20. Escrevendo a história alterar senha - 39
    3.1.21. Escrevendo a história conceder permissões e excluir usuários - 39
    3.1.22. Escrevendo a história criar regras de acesso - 39
    3.1.23. Escrevendo a história tela login - 39
    3.1.24. Observação - 39
    3.2. Documento de Especi?cação de Requisitos - 39
    3.2.1. Estrutura do documento de especi?cação de requisitos - 40
    3.2.1.1. Índice - 40
    3.2.1.2. Breves descrições sobre o sistema - 40
    3.2.1.3. Requisitos funcionais - 40
    3.2.1.4. Descrição de requisitos não funcionais - 40
    3.2.1.5. Glossário - 41
    3.2.1.6. Diagrama de caso de uso - 41
    3.2.1.7. Descrição dos casos de uso - 41

    4. Elaboração de contratos e sugestões de cálculo de hora de trabalho - 43
    4.1. Elaboração do contrato de desenvolvimento de software - 43
    4.2. Elaboração do contrato de locação de software - 44
    4.3. Elaboração do contrato de propriedade de software - 44
    4.4. Calculando o valor da hora trabalhada - 45

    5. Preparando a Plataforma de Desenvolvimento - 47
    5.1. Instalando e con?gurando o servidor web IIS - 47
    5.2. Instalando e con?gurando o SQL Server 2008 Express Advanced e o Reporting Service – 53
    5.3. Instalando o Visual Studio 2008 Express Edition - 61
    5.4. Instalando e con?gurando AJAX e o ASP.NET AJAX Control ToolKit - 63
    5.5. Instalando o JUDE-Community - 66

    6. Introdução a SQL e a modelagem do sistema - 69
    6.1. Introdução a SQL - 69
    6.1.1. Comando Select - 70
    6.1.2. Cláusula Where - 70
    6.1.3. Cláusula Order By - 70
    6.1.4. Funções do SQL - 70
    6.1.5. Cláusula Group By - 71
    6.1.6. Opção Distinct - 71
    6.1.7. Relacionamento (Join) - 72
    6.1.8. Operadores - .....73
    6.1.9. Cláusula JOIN - 73
    6.1.10. Comando INSERT - 74
    6.1.11. Comando UPDATE - 74
    6.1.12. Comando DELETE - 75
    6.1.13. Procedimentos Armazenados (Stored Procedure) - 75
    6.2. Diagramas UML - 78
    6.2.1. Diagrama de Atividades - 78
    6.2.2. Diagrama de Classes - 79
    6.2.3. Diagrama de Caso de uso - 81
    6.3. Diagrama de Entidade e Relacionamento – DER - 82

    7. Primeira Iteração – Implementar a História Página Principal - 83
    7.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 83
    7.2. De?controles a serem utilizados - 85
    7.3. Criar projeto - 87
    7.4. Incluir master.page - 88
    7.5. Inserir e configurar controles na master.page - 89

    8. Segunda Iteração – Implementar a História dos Cadastros - 93
    8.1. História cadastro de clientes - 94
    8.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 94
    8.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 95
    8.1.3. Criar pasta cadastro - 97
    8.1.4. Criar tabela cliente - 98
    8.1.5. Criar formulário clientes - 99
    8.1.6. Criar instruções SQL - 100
    8.2. História cadastro de fornecedores - 105
    8.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história – 105
    8.2.2. De?nindo controles a serem utilizados - 106
    8.2.3. Criar tabela fornecedores - 108
    8.2.4. Criar formulário fornecedores - 109
    8.2.5. Criar instrução SQL - 110
    8.3. História cadastro de transportadoras - 115
    8.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 115
    8.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 116
    8.3.3. Criar tabela transportadoras - 117
    8.3.4. Criar formulário transportadoras - 118
    8.3.5. Criar classe validar CNPJ - 119
    8.3.6. Criar instrução SQL - 123
    8.4 História cadastro de categorias dos produtos - 127
    8.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 127
    8.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 128
    8.4.3. Criar tabela categoria dos produtos - 130
    8.4.4. Criar formulário categorias dos produtos - 131
    8.4.5. Criar instrução SQL - 132
    8.5. História cadastro de funcionários - 137
    8.5.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 137
    8.5.2. De?nindo controles a serem utilizados – 138
    8.5.2. Criar tabela funcionários - 141
    8.5.3. Criar formulário funcionário - 142
    8.5.5. Criar stored procedure select, insert, update e delete - 144
    8.5.6. Criar método validar CPF - 148
    8.5.7. Criar e manipular a classe cadastros - 149
    8.5.8. Criar procedimento inserir foto - 163
    8.5.9. Gerando a segunda release - 165
    9. Terceira Iteração – Implementar as Histórias cadastrar produto e controlar estoque - 167

    9.1. História cadastro de produtos - 168
    9.2. De?controles a serem utilizados - 169
    9.3. Criar pasta estoque - 172
    9.4. Criar tabela produtos e relacionar com as tabelas categorias e fornecedores - 173
    9.5. Criar stored procedure consultar produtos - 174
    9.6. Criar stored procedure inserir produtos - 175
    9.7. Criar procedimento armazenado salvar produto - 177
    9.8. Criar classe estoque - 178
    9.9. Criar formulário produtos - 183
    9.10. Gerando a terceira release e disponibilizando ao cliente - 191

    10. Quarta Iteração – Implementar as Histórias gerar, con? rmar e alterar pedidos - 193
    10.1. História gerando pedidos - 193
    10.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 193
    10.1.2. Diagrama de atividade - 195
    10.1.3. De?nindo controles a serem utilizados - 195
    10.1.4. Criar tabela pedidos e relacionamento com as diversas tabelas de cadastro - 200
    10.1.5. Criar a tabela detalhes do pedido - 202
    10.1.6. Criando as os procedimentos armazenados (stored procedure) - 203
    10.1.7. Criar classe pedidos - 210
    10.1.8. Criar procedimento código do funcionário - 220
    10.1.9. Criar procedimento dados do destinatário - 221
    10.1.10. Criar o formulário pedidos - 222
    10.2. História con? rmando pedido - 226
    10.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 226
    10.2.2. Diagrama de atividade - 228
    10.2.3. De?nindo controles a serem utilizados - 229
    10.2.4. Criar formulário pedidos con?rmados - 233
    10.2.5. Criar a classe alterar pedidos - 234
    10.2.6. Gerando a quarta release - 240
    10.2.7. Diagrama de Entidade e relacionamento – DER - .240

    11. Quinta Iteração – Implementar a História imprimir pedidos - 243
    11.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 243
    11.2. De?controles a serem utilizados - 244
    11.3. Criar formulário imprimir pedidos - 245
    11.4. Criar o select imprimir pedidos - 246
    11.5. Construindo o relatório - 247
    11.6. Publicando o relatório pedidos no reporting service - 252
    11.7. Gerando a quinta release - 254

    12. Sexta Iteração – Implementar as Histórias de acessos ao sistema - 255
    12.1. Criando as tabelas de acesso - 255
    12.2. Diagrama de Entidade Relacional das tabelas de acesso - 257
    12.3. História cadastro de usuários do sistema - 260
    12.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 260
    12.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 260
    12.3.3. Criar formulário cadastro novo usuário - 262
    12.4. História alterar senha - 263
    12.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 263
    12.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 263
    12.4.3. Criar formulário alterar senha - 264
    12.5. História conceder permissões e excluir usuários - 264
    12.5.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 264
    12.5.2. De?nindo controles a serem utilizados - 265
    12.5.3. Criar formulário conceder permissões e excluir usuários - 266
    12.6. História criar regras de acesso - 269
    12.6.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 269
    12.6.2. Criando as regras de acesso utilizando a Ferramenta de Administração de Site - 269
    12.7. História tela login - 273
    12.7.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 273
    12.7.2. De?nindo controles a serem utilizados - 274
    12.7.3. Criar formulário login - 275
    12.8. Sexta release - 277

    13. Sétima Iteração – Implementar as Histórias gerar consultas - 279
    13.1. História gerar consultas - 279
    13.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 279
    13.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 283
    13.1.3. Criar stored procedures - 291
    13.1.3.1. Número do pedido - 291
    13.1.3.2. Cliente e data do pedido - 292
    13.1.3.3. Funcionário e data do pedido - 293
    13.1.3.4. Transportadora e data do pedido - 294
    13.1.3.5. Data do pedido - 295
    13.1.4. Criando classe consultas - 297
    13.1.4.1. Método número do pedido - 297
    13.1.4.2. Método cliente e data do pedido - 298
    13.1.4.3. Método funcionário e data do pedido - 300
    13.1.4.4. Método transportadora e data do pedido - 301
    13.1.4.5. Método data do pedido - 302
    13.1.4.6. Método pedidos não con?rmados - 303
    13.1.5. Criar formulário consultas - 304
    13.1.6. Código para chamar a janela produtos - 305
    13.1.7. Con?gurar controles do formulário consulta - 305

    14. Oitava Iteração – Implementar Histórias das listagens - 313
    14.1. História gerar listagens clientes - 313
    14.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 313
    14.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 313
    14.1.3. Criar formulário listagem cliente - 314
    14.1.4. Criar o select listagem cliente - 315
    14.1.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 316
    14.1.6. Publicando o relatório no servidor de relatório (reporting service) - 319
    14.2. História gerar listagens funcionários - 321
    14.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 321
    14.2.2. De?nindo controles a serem utilizados - 321
    14.2.3. Criar formulário listagem funcionários - 322
    14.2.4. Criar o select listagens funcionários - 323
    14.2.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 324
    14.3. História gerar listagens fornecedores - 324
    14.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 324
    14.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 324
    14.3.3. Criar formulário listagem fornecedores - 325
    14.3.4. Criar o select listagens fornecedores - 326
    14.3.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 327
    14.4. História gerar listagens transportadoras - 327
    14.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 327
    14.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 327
    14.4.3. Criar formulário listagem transportadoras - 328
    14.4.4. Criar o select listagens transportadoras - 329
    14.4.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 330

    15. Nona Iteração – Implementar as Histórias gerar relatórios - 331
    15.1. História gerar relatório da situação atual do estoque - 331
    15.1.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 331
    15.1.2. De?nindo controles a serem utilizados - 332
    15.1.3. Criar formulário situação atual do estoque - 332
    15.1.4. Criar o select relatório situação atual do estoque - 334
    15.1.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio- 334
    15.1.6. Publicando o relatório no reporting service - 339
    15.2. História gerar relatório de pedidos con?rmados por data de envio - 340
    15.2.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 340
    15.2.2. De?nindo controles a serem utilizados - 341
    15.2.3. Criar formulário de pedidos con?rmados por data de envio - 342
    15.2.4. Criar o select relatório de pedidos con?rmados por data de envio - 342
    15.2.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Sudio - 343
    15.2.6. Publicando o relatório - 345
    15.3. História gerar relatório de pedidos con?rmados por cliente e data de entrega – 345
    15.3.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 345
    15.3.2. De?nindo controles a serem utilizados - 346
    15.3.3. Criar formulário de pedidos con?rmados por cliente e data de entrega - 348
    15.3.4. Criar o select relatório de pedidos con?rmados por cliente e data de entrega - 348
    15.3.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 349
    15.3.6. Publicando o relatório - 352
    15.4. História gerar relatório de pedidos con?rmados por data do pedido – 352
    15.4.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 352
    15.4.2. De?nindo controles a serem utilizados - 353
    15.4.3. Criar formulário de pedidos con?rmados por data do pedido - 354
    15.4.4. Criar o select relatório de pedidos con?rmados por data do pedido - 354
    15.4.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 355
    15.4.6. Passando parâmetros - 359
    15.4.7. Publicando o relatório - 360
    15.5. História gerar relatório de pedidos não con?rmados por data do pedido - 360
    15.5.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 360
    15.5.2. De?nindo controles a serem utilizados - 361
    15.5.3. Criar formulário de pedidos não con?rmados por data do pedido - 362
    15.5.4. Criar o select relatório de pedidos não con?rmados por data do pedido - 362
    15.5.5. Construindo o relatório com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 363
    15.5.6. Publicando o relatório - 363
    15.6. História gerar grá?co de quantidade de pedidos por região - 364
    15.6.1. Escrevendo tarefas e horas estimadas da história - 364
    15.6.2. De?nindo controles a serem utilizados - 364
    15.6.3. Criar formulário grá?co de quantidade de pedidos por região - 365
    15.6.4. Criar o select grá?co de quantidade de pedidos por região - 365
    15.6.5. Construindo o grá?co com o SQL Server Business Intelligence Development Studio - 366
    15.6.6. Publicando o grá?co no reporting services - 370
    15.7. Nona release - 370


    16. Criando Manual de ajuda, compilando e publicando a aplicação - 371
    16.1. Estrutura do manual de ajuda - 371
    16.1.1. Índice - 371
    16.1.2. De?nições - 371
    16.1.3. Utilizando o sistema - 371
    16.2. Compilando a aplicação - 372
    16.3. Publicando a aplicação - 373
    16.4. Sugestões de empresas de hospedagens - 373

    Apêndice A – Referências – 375

    Apêndice B - Modelo de Documento de Especificação de Requisitos – 377

    Apêndice C - Modelo de Contrato de Desenvolvimento de Software – 395

    Apêndice D - Modelo de Contrato de Locação de Software – 399

    Apêndice E - Modelo de Contrato de Direito de Propriedade de Software - 405

    Apêndice F - Modelo de Manual de Ajuda - 409

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:456
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2011
    ISBN:9788573939866
    Encadernação:Brochura
    Autor:Wedes Goudinho
  • Informações

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