As Pedagogias Digitais (e o professor data show) As Pedagogias Digitais (e o professor data show)
VITRINE Os TOP de vendas !!
De: R$ 0,00Por: R$ 60,00ou X de
Preço a vista: R$ 60,00
Quem viu este produto , comprou
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
Atuar, desde já, para que a resiliência do Planeta não seja definitivamente comprometida, constitui-se em autêntico desafio para a construção civil deste início de século. ... Ler mais +
QUERO VER -
Proteção Moderna de Dados Proteção Moderna de Dados
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Construa uma Carreira em Ciência de Dados Construa uma Carreira em Ciência de Dados
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Metodologias e Tecnologias de Apoio a Processos Educacionais em Transformação
VITRINE Os TOP de vendas !!
O presente livro compartilha, em dez capítulos, relatos de diferentes docentes e pesquisadores associados a Universidade de Brasília (UnB) sobre o que vêm fazendo para combinar metodologias e posturas docentes com tecnologias diferentes aplicadas aos tradicionais desafios na formação de estudantes desde o nível fundamental até a pós-graduação. Tal combinação procura trabalhar aspectos motivacionais discentes com foco principal no sucesso da aprendizagem almejada, organizando os processos de ensino a envolverem os aprendizes como agentes atuantes em sua própria aprendizagem com apoio de diferentes recursos tecnológicos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Nossa Arte é a Docência Nossa Arte é a Docência
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Pensamento Computacional Pensamento Computacional
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Tópicos Avançados de Análise Combinatória Tópicos Avançados de Análise Combinatória
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Active Directory - Mergulho Profundo - Volume 1 Active Directory - Mergulho Profundo - Volume 1
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
VITRINE Os TOP de vendas !!
Semana do Consumidor
-
Teste Não Paramétricos no SPSS Teste Não Paramétricos no SPSS
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , também se interessou
-
Pensamento Computacional Pensamento Computacional
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Tópicos Avançados de Análise Combinatória Tópicos Avançados de Análise Combinatória
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
As Pedagogias Digitais (e o professor data show) As Pedagogias Digitais (e o professor data show)
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Proteção Moderna de Dados Proteção Moderna de Dados
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Metodologias Ativas, Tecnologia da Informação no Ensino-Aprendizagem e Ensino Remoto Emergencial ERE
VITRINE Os TOP de vendas !!
Esta obra foca em Metodologias Ativas voltadas para a atividade de Ensino-Aprendizagem, mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), bem como, o ensino remoto. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro é voltado aos ensinos de PENSAMENTO COMPUTACIONAL e LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO; ... Ler mais +
QUERO VER -
Active Directory - Mergulho Profundo - Volume 1 Active Directory - Mergulho Profundo - Volume 1
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Criando Microsserviços - 2ª Edição Criando Microsserviços - 2ª Edição
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Exercícios em Álgebra Linear - Volume IV Exercícios em Álgebra Linear - Volume IV
VITRINE Os TOP de vendas !!
- DescriçãoAs Pedagogias Digitais (e o professor data show)
As Pedagogias Digitais permitem uma Educação Inter e Transdisciplinar, em todos os níveis de ensino, sendo o Projeto Pedagógico fundamental. O projeto gráfico visual é importantíssimo no ensino digital.
Será que as Realidades Virtual e Aumentada impactarão positivamente a EaD? E quanto à Inteligência Artificial aplicada à Educação? Será que estas tecnologias, ao afastarem mais ainda o aluno do convívio com colegas e professores, ampliarão o já aceito, estudado e diagnosticado ?Autismo Virtual?? Qual a importância e influência do convívio social, entre alunos em aulas presenciais?
Infelizmente, em muitas instituições de ensino, seja presencial ou remoto, o avanço tecnológico propiciou a ?evolução? do professor retroprojetor em professor data show. Educação é muito mais do que projetar telas!
Como a reforma do Ensino Médio (lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017), e as Bases Nacionais Comuns Curriculares ? BNCCs (homologadas em 2017 e 2018), irão impactar a forma como estamos conduzindo a Educação Básica, tanto em aulas presenciais, quanto nas virtuais ou remotas? - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor José Abrantes é carioca, nascido em 07/02/1951. Em 2022, era professor titular, em regime de dedicação exclusiva, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Ime/Uerj.
Engenheiro Mecânico. Licenciado em Desenho e Matemática. Especialista em Docência dos Ensinos Fundamental e Médio. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Tecnologia. Doutor em Engenharia de Produção. Pós-doutorado, pesquisando a interdisciplinaridade, pela FEAGRI/UNICAMP e Pós-doutorado pela UFF, pesquisando a Pedagogia Empresarial. É professor associado aposentado do Cap/Uerj, tendo atuado no Departamento de Matemática e Desenho - DMD.Informações Técnicas Capítulo 1 - A Aprendizagem e suas Dificuldades. O Ensino Digital Ajuda?. - 1
1.1 Aprendizagem - 1
1.2 Como se aprende? - 2
1.3 Como se deve estudar - 4
1.4 Como se aprende mais ou melhor: lendo em tela ou no papel impresso - 5
1.5 Principais problemas que causam dificuldades na aprendizagem - 10
1.5.1 Dislexia, discalculia, disgrafia, disfonia, dislalia, disortografia, dispraxia, TDAH e TDA - 13
1.6 Deficiência intelectual - 16
1.7 Autismo virtual e aprendizagem. A nomofobia - 17
1.7.1 Nomofobia ou dependência digital e distúrbio do jogo. Cansaço visual - 20
Capítulo 2 - Didática, Pedagogia, Andragogia, Antropogogia e Heutagogia. “Outras Pedagogias”. A Educação a Distância – EaD. - 25
2.1 Didática - 25
2.2 Pedagogia - 26
2.3 Andragogia ou Antropogogia - 27
2.4 Heutagogia: a base conceitual da Educação a Distância – EAD, para adultos - 31
2.5 Pedagogia Empresarial - 33
2.6 Ecopedagogia - 35
2.7 Ludopedagogia - 37
2.8 Psicopedagogia - 39
2.9 As Pedagogias Digitais - 41
2.10 Projeto Pedagógico de uma escola e de um curso seja presencial ou remoto - 41
2.11 Base conceitual e regulamentação da Educação a Distância – EaD, no Brasil - 46
2.11.1 Legislação e preconceitos - 46
2.11.2 Problemas - 49
2.11.3 Regulamentação da EaD no Brasil: Educação Básica e Ensino Superior - 53
Capítulo 3 - Teorias de Aprendizagem e Métodos Pedagógicos. Tipos de “Escolas” e Tipos de Ensinos. O Professor Data Show - 55
3.1 Teorias de aprendizagem - 55
3.1.1 Comportamentalismo ou behaviorismo (a abordagem tradicional - 55
3.1.2 Gestaltismo (baseado na percepção - 56
3.1.3 Cognitivismo - 57
3.1.4 Construtivismo ou interacionismo - 59
3.1.5 Socioconstrutivismo - 60
3.1.6 Humanismo - 62
3.2 Métodos pedagógicos - 63
3.2.1 Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Transversalidade e Contextualização - 65
3.2.1.1 A Educação Artística e a Arte como base da Transdisciplinaridade - 68
3.2.2 Recursos didáticos - 69
3.3 As Redes Colaborativas de Aprendizagem - 70
3.4 A Universidade Aberta do Brasil - UAB - 72
3.5 Metodologias Ativas de Aprendizagem aplicadas à Educação a Distância - 73
3.6 Tipos de “Escolas” e tipos de ensinos presenciais, na Educação Básica - 77
3.6.1 Educação e “Escolas alternativas” (escolas não tradicionais) - 77
3.6.2 As Escolas Inovadoras. A Escola da Ponte, em Portugal. Os projetos GENTE e Âncora. Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima - 79
3.6.3 A Educação Domiciliar ou Homeschooling - 87
3.7 O computador e a Internet na escola presencial - 90
3.8 O professor Data Show: Uma “evolução tecnológica e digital” do professor Retroprojetor - 94
Capítulo 4 - Aulas Síncronas e Assíncronas. O que são as “Pedagogias Digitais”? Como Aplicá-las aos Diferentes Níveis e Tipos de Ensino? - 97
4.1 O Projeto das aulas síncronas e assíncronas - 98
4.1.1 Como devem ser geradas e assistidas as aulas remotas? As atividades síncronas e assíncronas - 100
4.1.1.1 Geração das aulas assíncronas - 101
4.1.1.2 Assistência das aulas síncronas ou assíncronas - 101
4.2 O que são as Pedagogias Digitais - 104
4.3 A Pedagogia Digital - 106
4.3.1 A Pedagogia Digital e as aulas remotas aplicadas ao Ensino Fundamental - 107
4.3.2 A Pedagogia Digital aplicada ao Ensino Médio e atendendo à Lei 13.415/2017, de 16/02/2017, que versa sobre a reforma do Ensino Médio - 109
4.3.2.1 As atividades síncronas e assíncronas no Ensino Médio - 110
4.3.2.2 Comentários sobre a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017, de 16/02/2017 - 111
4.3.3 Comentários sobre as Bases Nacionais Comuns Curriculares – BNCCs, para os Ensinos Fundamental (homologada em 2017) e Médio (homologada em 2018 - 120
4.4 A Pedagogia Digital aplicada à Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 122
4.5 A Pedagogia Digital Aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA - 124
4.6 A Pedagogia Digital aplicada à Educação Especial (alunos com necessidades educacionais especiais - 125
4.7 Andragogia/Antropogogia Digital aplicada ao ensino superior formal de adultos (cursos de bacharelado, licenciatura e de curta duração - 132
4.8 Heutagogia Digital Ampliada (aplicada aos cursos livres e a todas as Pós-graduações lato e stricto sensu) - 136
Capítulo 5 - “Novas Pedagogias” e “Novas” Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - 143
5.1 Curso Online Aberto e Massivo - MOOC (Massive Open On-line Course - 144
5.2 Recurso Educacional Aberto - REA - 144
5.3 Nanocertificado - Nanodegree - 146
5.4 Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) - 147
5.5 Ensino Híbrido - 149
5.6 A realidade virtual na Educação - 150
5.7 A realidade aumentada na Educação - 153
5.8 A Inteligência Artificial e a Educação - 154
Capítulo 6 - A Teoria das Inteligências Múltiplas e o Caráter Pessoal da Aprendizagem. A Base do Cognitivismo. As Inteligências Múltiplas e a EaD - 155
6.1 O que é inteligência? Como funciona o cérebro humano? - 155
6.1.1 As funções cerebrais (hemisférios esquerdo e direito) - 160
6.1.2 As inteligências, características biológicas, habilidades e diferenças, nas formas de pensar e agir entre homens e mulheres - 161
6.1.3 Nosso QI está diminuindo! Por quê? - 166
6.2 O conceito das inteligências Múltiplas - 166
6.2.1 Descrição das Inteligências Múltiplas (os 12 tipos de inteligências) - 169
6.3 É possível avaliar e estimular as inteligências Múltiplas de uma pessoa? - 181
6.4 As Inteligências Múltiplas e a EaD - 185
Capítulo 7 - Desigualdade Social e Desigualdade Digital no Brasil - 187
7.1 Desigualdade Social no Brasil - 187
7.2 Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e desigualdade - 194
7.3 Índice de Gini e desigualdade - 195
7.4 Uma fotografia da Desigualdade Social brasileira em 2019 - 196
7.5 A Exclusão Digital ou Desigualdade Digital no Brasil - 197
Capítulo 8 - A Cola na Escola Presencial e em Aulas Remotas. Os Plágios Escolar e Acadêmico - 201
8.1 Por que se cola? - 201
8.2 A cola em aulas remotas: a cola digital - 207
8.3 O plágio escolar - 209
8.4 O plágio acadêmico e o direito autoral - 210
Palavras Finais - 213
Referências - 217
Anexo A - Decreto de Regulamentação da EaD (Decreto nº 9.057, de 25/05/2017) - 221Informações Técnicas
Nº de páginas: 258 Origem: Nacional Editora: Ciência Moderna Editora Idioma: Português Edição: 1ª Ano: 2022 ISBN: 9786558421665 Encadernação: Brochura Autor: José Abrantes - Informações