E-BOOK Lógica de Programação - Aprendendo a Programar (envio por e-mail)
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- DescriçãoE-BOOK Lógica de Programação - Aprendendo a Programar
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Descrição
Neste livro, o leitor encontrará os conceitos necessários para um harmonioso aprendizado de lógica e construção de algoritmos e sua representação de resolução - Descrição Narrativa, Fluxograma e Portugol. São apresentadas, também, informações fundamentais para a escrita de algoritmos através de pseudocódigos e detalhadas as estruturas de sequência, condição e repetição, além de apresentar conjuntos e strings. Trazendo alguns conceitos avançados, este livro direciona o pesquisador a questões pertinentes à classificação, pesquisa, subalgoritmos e registros. As implementações dos problemas são realizadas nas linguagens de programação C e Pascal, podendo ser desenvolvidas e apresentadas em IDEs open source. Esta obra traz mais de 60 exercícios, sendo a maior parte deles resolvida e, em alguns casos, com comentários, tanto para a identificação do problema quanto para a sua resolução. As linguagens Pascal e C, mesmo tendo seu paradigma dito como obsoleto, são um excelente caminho a se seguir quando é necessário criar o hábito do desenvolvimento em estudantes. Os já iniciados também terão benefícios ao ler, pois o mesmo ainda traz diversos conceitos atemporais que muitas vezes precisamos revisitar dentro da nossa carreira.
Esta primeira edição traz um capítulo que introduz o leitor ao desenvolvimento de um minissistema, apresentando conceitos iniciais e sua respectiva implementação básica. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Digital / E-book Especificações
Sobre o Autor Rubens Campos de Almeida Júnior
Rubens Campos de Almeida Júnior é Tecnólogo em Automação Industrial, Bacharel em Engenharia da Computação, MBA em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação, Especialista em Gerenciamento de Projetos. Mestrando em Ciências da Computação e aluno de Doutorado em Administração. Atualmente é Oficial da Forca Aérea Brasileira.
Com mais de Quinze anos de atuação em desenvolvimento de projetos de TI, já trabalhou como Analista de Sistemas na Secretaria de Planejamento do RN, Unimed Natal, Companhia Energética do RN, Petrobras, Claro Celular e nos Correios e Telégrafos, atuando sempre nas áreas de programação Desktop e WEB, nas plataformas Delphi, ASP, PHP, Java e C#.
É professor na Faculdade Estácio – Natal, nos cursos de Sistemas para internet e Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, lecionando sempre as disciplinas de Programação e Banco de Dados. Também ensina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia, as disciplinas de Lógica e Construção de Algoritmos e Redes Neurais.Informações Técnicas INSTRUÇÕES PARA BAIXAR E-BOOKS DA EDITORA CIÊNCIA MODERNA
Preparando seu PC (Mac ou Windows) para baixar seu E-Book.
Antes de fazer a compra de seu E-Book, baixe e instale e autentique o Adobe Digital Editions em seu computador, através do link:
http://www.adobe.com/br/products/digitaleditions/.
Todas as instruções necessárias para download e instalação do Adobe Digital Editions, estão disponíveis em português através do link:
http://www.adobe.com/br/products/digitaleditions/help/#transfer_sony_reader.
NOTA: E-BOOKS NÃO SÃO COPIÁVEIS E TÃO POUCO IMPRESSOS
Para baixar e ler seus e-books em dispositivos Android, recomendamos baixar o DL Reader, sempre utilizando a sua ID e Senha Adobe utlizada para baixa o ADE para seu desktop.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.datalogics.dlreader&hl=pt-br
Para baixar seus ebooks para I Phone e IPad, utilizando sempre a sua ID e Senha Adobe., recomendamos utilizar o aplicativo Blue Fire.
https://itunes.apple.com/br/app/bluefire-reader/id394275498?mt=8
Não execute o link de seu e-book enquanto não estiver com os ícones dos aplicativos devidamente instalados e autenticados em seu desktop.
Sobre os Dispositivos de Leitura (e-Readers)
Nossos livros digitais (E-Books) podem ser baixados e abertos em todos os dispositivos de leitura, compatíveis com o Adobe Digital Editions. No mercado brasileiro, facilmente encontramos o Coo-ler da Gato Sabido e o Positivo Alfa. Uma lista complete poderá se encontrada no link:
http://blogs.adobe.com/digitalpublishing/supported-devices.
Transferência de Itens entre Computadores
Se você autorizou seu computador, o Adobe Digital Editions não "bloqueia" seus E-Books e outras publicações digitais desse computador – elas são atribuídas a você por meio de sua ID Adobe. Isso significa que você pode transferir itens da biblioteca para 6 (seis) computadores ou dispositivos móveis compatíveis (como um Sony® Reader).
Antes de poder transferir itens entre computadores, você deve autorizar os computadores com sua ID Adobe.
Observação: os marcadores não são copiados quando os itens são transferidos para outro computador.
Para transferir um item de biblioteca para outro computador autorizado:
1. No computador para o qual está transferindo, localize e abra a pasta My Digital Editions, que se encontra dentro da pasta Meus Documentos.
2. Selecione os arquivos EPUB ou PDF que correspondem aos títulos eBook que deseja transferir.
3. Copie os arquivos selecionados para uma mídia portátil como uma unidade flash, ou envie por e-mail para o computador de destino.
4. No computador de destino, copie os arquivos EPUB ou PDF para a pasta Meus Documentos\My Digital Editions.
5. Abra o Adobe Digital Editions no computador de destino. Selecione Biblioteca > Adicionar item, em seguida navegue para a pasta My Digital Editions e selecione os novos arquivos para colocar na biblioteca.
Sistema Necessário para a Versão Windows do Adobe Digital Editions
Processador: Intel® Pentium® de 500MHz (ou mais rápido)
Sistema operacional:
o Windows 7
o Windows Vista
o Windows XP SP2 (ou superior)
o Microsoft Windows 2000 com Service Pack 4
Memória: 128 MB de RAM (mínimo)
Navegador:
o Internet Explorer 6 (ou superior)
o Firefox 2 (ou superior)
Software adicional: Adobe Flash Player 7 (ou superior)*
* Windows 7 e Windows Vista necessitam utilizar o Flash 9.0.28 ou superior.
Sistema Necessário para a Versão Apple Mac do Adobe Digital Editions
Para Mac família Intel® (Mais recentes)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo.
o 128MB de RAM
o Qualquer processador da família Intel® para Mac é suportado
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
Para Mac família PowerPC (Mais antigos)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo
o 128MB de RAM
o Processador PowerPC® G4 ou G5 de 500Mhz
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
Informações Adicionais
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Sumário
1. Introdução - 1
1.1 Conceito de Algoritmo - 1
1.2 Fases de um Algoritmo - 2
1.2.1 Propriedades de um Algoritmo - 3
1.2.2 Regras Antes de Comecar - 3
1.3 Visao Geral - 4
1.4 Raciocinio Matematico - 4
2. Formas de Representação de Algoritmos - 5
2.1 Descricao Narrativa - 5
2.2 Fluxograma Convencional - 7
2.3 Pseudocodigo - 9
2.4 Sintese - 11
2.4.1 Exercicios I - 12
3. Tipos de Dados - 13
3.1 Dados Numericos - 13
3.1.1 Dados Numericos Inteiros - 15
3.1.2 Dados Numericos Reais - 15
3.2 Dados Literais - 16
3.3 Dados Logicos - 16
3.4 Sintese - 17
3.4.1 Exercicio II - 18
4. Variáveis e Constantes - 19
4.1 Arquitetura de Memoria - 19
4.2 Tipos de Dados - 20
4.3 Armazenamento de Dados na Memoria - 20
4.3.1 Armazenamento de Dados do Tipo Literal - 21
4.3.1.1 Manipulacao dos caracteres individuais em literais - 22
4.3.2 Armazenamento de Dados do Tipo Logico - 24
4.3.3 Armazenamento de Dados do Tipo Inteiro - 25
4.3.4 Armazenamento de Dados do Tipo Real - 26
4.4 Conceito e Utilidade de Variaveis - 26
4.5 Definicao de Variaveis em Algoritmos - 28
4.6 Definicao de Variaveis em Pascal - 30
4.7 Mapeamento de Variaveis na Memoria - 30
4.8 Tipos de Dados em Pascal - 32
4.9 Sintese - 33
4.9.1 Exercicios III - 34
5. Expressões - 35
5.1 Operadores - 36
5.2 Tipos de Expressoes - 36
5.2.1 Expressoes Aritmeticas - 37
5.2.2 Expressoes Logicas - 38
5.2.3 Expressoes Literais - 43
5.3 Avaliacao de Expressoes - 44
5.4 Sintese - 45
5.5 Linearizacao de Expressoes - 46
5.6 Modularizacao de Expressoes - 47
5.7 Operadores Especiais (Mod e Div) - 47
5.8 Exercicio Resolvido - 48
5.8.1 Exercicios IV - 48
6. Instruções Primitivas - 51
6.1 Instrucao Primitiva de Atribuicao - 52
6.1.1 Exercicios V - 54
6.2 Instrucao Primitiva de Saida de Dados - 57
6.3 Instrucao Primitiva de Entrada de Dados - 59
6.4 Sintese - 63
6.5 Exercicios Resolvidos - 64
6.5.1 Exercicios VI - 70
7. Controle do Fluxo de Execução - 73
7.1 Comandos Compostos - 73
7.2 Estrutura Sequencial - 74
7.3 Estruturas de Decisao - 74
7.3.1 Estruturas de decisao do tipo Se - 75
7.3.2 Exercicios VII - 79
7.3.3 Estruturas de decisao do tipo Escolha - 80
7.3.4 Exercicios VIII - 83
7.4 Estruturas de Repeticao - 84
7.4.1 Lacos contados - 85
7.4.1.1 Exercicios IX - 87
7.4.2 Lacos condicionais - 90
7.4.2.1 Construcao Enquanto - 90
7.4.2.1.1 Exercicios X - 92
7.4.2.2 Construcao Repita - 94
7.4.2.2.1 Exercicios XI - 95
7.5 Aninhamentos - 97
7.6 Sintese - 98
7.6.1 Exercicios XII - 99
7.6.2 Exercicios XIII - 102
8. Símbolos Usados em Fluxogramas - 105
9. Funções Predefinidas do Pascal - 109
9.1 Descricao das Funcoes/Rotinas - 109
10. Problemas Resolvidos em Algoritmos, Pascal e C - 123
10.1 Algoritmo do Triangulo - 123
10.2 Algoritmo Preco Automovel - 124
10.3 Algoritmo Media Valor - 126
10.4 Algoritmo 3 Menores - 128
10.5 Algoritmo Media Maior que 4 - 131
10.6 Algoritmo Salario - 133
10.7 Algoritmo 50 Triangulos - 135
10.8 Algoritmo Medias Menores - 137
11. Variáveis Compostas Homogêneas - 141
11.1 Variaveis Indexadas Unidimensionais (Vetores) - 142
11. 1. 1. Exercicios XIV - 145
11.2 Variaveis Indexadas Bidimensionais (Matrizes) - 151
11.2.1 Exercicios XV - 154
12. Tipo Record - 157
12.1 Exercicios XVI - 159
13. Tipos Definidos pelo Usuário e Constantes - 161
13.1 Tipos Definidos pelo Usuario - 161
13.1.1 Exercicios XVII - 161
13.2 Constantes - 163
13.2.1 - Constantes nomeadas - 166
13.2.2 – Constantes tipadas - 166
13.3. Exercicios XVIII - 166
14. Sub-rotinas - 169
14.1 Procedure - 170
14.1.1 Exercicios XIX - 172
14.2 Variaveis Globais e Locais - 173
15. Passagem de Parâmetros - 177
15.1 Passagem por Valor - 179
15.2 Passagem por Referencia - 180
15.3 O Problema dos Tipos na Definicao de Parametros - 181
15.4 Exercicios XX - 182
15.5 Exercicios XXI - 186
16. Function - 189
16.1 Exercicios XXII - 193
17. Recursividade - 197
17.1 Exercicios XXIII - 199
18. Unit - 201
18.1 Exercicios XXIV - 203
19. Arquivos - 205
19.1 Arquivos FILE - 205
19.1.1 Exercicios XXV - 214
19.2 Arquivos TEXT - 216
19.3 Sub-rotinas para Tratamento de Arquivos TEXT - 217
19.3.1 Exercicios XXVI - 222
20. Alocação Dinâmica - 225
20.1 Introducao - 225
20.2 Definicao de Pointers - 225
20.3 Rotinas para Alocacao de Memoria - 228
20.4 Atribuicao de Valores - 229
20.4.1 Exercicios XXVII - 230
21. Lista Simplesmente Encadeada - 231
21.1 Definicao - 231
21.2 Criando Listas na Memoria - 231
21.2.1 Exercicios XXVIII - 237
22. Lista Duplamente Encadeada - 241
22.1 Exercicios XXIX - 244
23. Desenvolvendo Programas de Maior Porte - 247
Conclusão - 261Informações Técnicas
Nº de páginas: 272 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2016 ISBN: 9788539907762 Encadernação: Digital Autor: Rubens Campos de Almeida Júnior - Informações