Algoritmos - Programação para Iniciantes - 2ª Edição Revisada

Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados, e traz assuntos e exercícios baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula. A leitura não exige maior conhecimento do assunto por parte do leitor, mas apenas familiaridade com a operação do microcomputador. Voltado para estudantes dos cursos técnicos introdutórios em programação de computadores, aplicados nas áreas de Informática, Ciência da Computação, Engenharias, técnico profissionalizante de nível médio e outras, o livro apresenta como principais características uma nova linguagem estruturada para a construção de algoritmos, texto renovado e atual, fortemente baseado na didática utilizada em aulas de programação, intensa carga de exercícios resolvidos e problemas propostos, além de curiosidades sobre computadores, algoritmos e programação, estimulando o interesse do leitor pelo assunto.

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  • Introdução ao IBM DB2 Universal Database

    Este livro é para você, profissional autodidata que quer aprender fácil e rapidamente a utilizar o gerenciador de banco de dados IBM® DB2® Universal DatabaseTM (ou simplesmente, DB2 UDB) através de uma abordagem bem prática, direta e objetiva. Conta com diversos exercícios com o passo-a-passo bem detalhado, aliado a um mínimo de teoria necessária ao entendimento de cada um deles. Sempre indo direto ao ponto, sem enrolação! Essa é uma abordagem interessante, que dá uma excelente visão geral do DB2 UDB, de suas principais ferramentas, assistentes e funcionalidades mais utilizadas. Inclui CD- ROM com: novíssima versão 9 do IBM DB2 para você instalar e testar Todos os scripts dos exercícios Diversos materiais complementares para incrementar seu estudo e acelar o aprendizado Dicas para desenvolver aplicações utilizando DB2 Informações para de outros bancos de dados para o DB2 Abordagem prática, direta e efetiva para auto-estudo Tudo em português E muito mais!!!! ... Ler mais +

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    A linguagem de programação Java tornou-se uma das linguagens mais populares da indústria de software. Os produtos de software desenvolvidos em Java estão sendo executados em diversos dispositivos, desde celulares e televisões até computadores de grande porte. Uma das características de Java que mais atrai a maioria dos programadores é o paradigma orientado a objetos, que permite a modularização do software e o reuso de suas partes em outros sistemas, aumentando, assim, a qualidade do produto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Entretanto, para que isso aconteça efetivamente, é necessário assimilar de maneira profunda os conceitos da orientação a objetos. Neste sentido, este livro oferece ao leitor uma combinação única entre os conceitos da orientação a objetos e as estruturas da linguagem Java, apresentando vários exemplos e estudos de casos práticos. Além disso, o leitor poderá praticar o que foi ensinado resolvendo diversos exercícios propostos no livro. ... Ler mais +

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    O Rave Report veio substituir o QuickReport, seguindo a linha evolutiva da linguagem de programação e permitindo maior eficiência ao desenvolvedor Delphi. O que faltava era algo que informasse como proceder diante desta nova ferramenta. Rave Report com Delphi vem de encontro à essa necessidade do mercado, oferecendo exemplos passo a passo sobre como utilizar os recursos do grande gerador de relatórios. Desvende os mistérios do rave Report com Ramos de Souza Janones de forma criativa e elucidativa. ... Ler mais +

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  • Descrição
    Algoritmos - Programação para Iniciantes - 2ª Edição Revisada

    Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados, e traz assuntos e exercícios baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula. A leitura não exige maior conhecimento do assunto por parte do leitor, mas apenas familiaridade com a operação do microcomputador. Voltado para estudantes dos cursos técnicos introdutórios em programação de computadores, aplicados nas áreas de Informática, Ciência da Computação, Engenharias, técnico profissionalizante de nível médio e outras, o livro apresenta como principais características uma nova linguagem estruturada para a construção de algoritmos, texto renovado e atual, fortemente baseado na didática utilizada em aulas de programação, intensa carga de exercícios resolvidos e problemas propostos, além de curiosidades sobre computadores, algoritmos e programação, estimulando o interesse do leitor pelo assunto. O autor Gilvan Vilarim é Bacharel em Informática pela UERJ e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Foi auditor de sistemas da Arthur Andersen e professor da Trend Tecnologia Educacional. Leciona desde 1995, atuando em disciplinas ligadas à Programação de Computadores e Informática e Sociedade. Atualmente é professor da Fundação Educacional Serra dos Órgãos e da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorGilvan Vilarim

    Gilvan Vilarim é Bacharel em Informática pela UERJ e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Foi auditor de sistemas da Arthur Andersen e professor da Trend Tecnologia Educacional. Leciona desde 1995, atuando em disciplinas ligadas à Programação de Computadores e Informática e Sociedade. Atualmente é professor da Fundação Educacional Serra dos Órgãos e da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia.
    Informações TécnicasSumário

    Prefácio - XI

    O autor - XV

    Capítulo 1 - Conceitos básicos - 1
    1.1. Um breve histórico da computação - 1
    1.2. Componentes de um computador - 4
    1.3. Estrutura lógica de um computador - 5
    1.4. Programação de computadores - 6
    1.5. Algoritmos e resolução de problemas - 7
    1.6. Exercícios propostos básicos - 9
    1.7. Estruturação de algoritmos - 9
    1.8. Lógica de programação - 10
    1.9. Um computador virtual - 10
    1.10. Você sabia? - 12

    Capítulo 2 - Português estruturado - 13
    2.1. Português estruturado - 13
    2.2. Sintaxe e semântica - 14
    2.3. Tipos de dados - 14
    2.3.1. Inteiro - 15
    2.3.2. Real - 15
    2.3.3. Lógico - 15
    2.3.4. Caractere - 16
    2.3.5. Cadeia de caracteres - 16
    2.3.6. Observações sobre tipos de dados - 16
    2.4. Exercícios de fixação com tipos - 17
    2.5. Operadores aritméticos - 18
    2.6. Operadores relacionais - 19
    2.7. Operadores lógicos - 20
    2.8. Funções - 21
    2.9. Montagem de expressões - 22
    2.9.1. Conversões de notação - 24
    2.10. Exercícios de fixação com expressões - 25
    2.11. Variáveis - 26
    2.11.1. Nomes de variáveis - 27
    2.11.2. Tipo de dado das variáveis - 28
    2.11.3. Declaração de variáveis - 29
    2.12. Sintaxe geral de um algoritmo - 30
    2.13. Comando de atribuição - 31
    2.14. Comando de entrada de dados - 32
    2.15. Comando de saída de dados - 33
    2.16. Estudo de um exemplo - 34
    2.17. Exercícios de fixação simples - 37
    2.18. Perguntas e respostas - 38
    2.19. Você sabia? - 42

    Capítulo 3 - Construção de algoritmos - 43
    3.1. Roteiro para construção de algoritmos - 43
    3.2. Verificação manual de algoritmos - 44
    3.3. Exercícios de fixação - 48
    3.4. Impressões complementares - 50
    3.5. Modularização de algoritmos - 51
    3.5.1. Criação de módulos - 51
    3.6. Perguntas e respostas - 55
    3.7. Problemas propostos com algoritmos seqüenciais - 57
    3.8. Você sabia? - 61

    Capítulo 4 - Decisões - 63
    4.1. Estruturas de decisão - 63
    4.2. Comando Se - 64
    4.3. Exercícios de fixação com testes simples - 68
    4.4. Testes encadeados - 68
    4.5. Exercícios de fixação com testes encadeados - 75
    4.6. Comando Caso - 77
    4.7. Blocos de comandos - 80
    4.8. Perguntas e respostas - 85
    4.9. Problemas propostos com testes - 86
    4.10. Você sabia? - 92

    Capítulo 5 - Repetições - 93
    5.1. Estruturas de repetição - 93
    5.2. Comandos Repita e Enquanto - 94
    5.3. Variáveis contadoras - 98
    5.4. Variáveis acumuladoras - 102
    5.5. Laços infinitos - 106
    5.6. Exercícios de fixação com repetições - 107
    5.7. Encadeamento de repetições - 108
    5.8. Comando Para - 111
    5.9. Perguntas e respostas - 113
    5.10. Problemas propostos com repetições - 113
    5.11. Você sabia? - 118

    Capítulo 6 - Vetores - 119
    6.1. Declaração e uso de vetores - 119
    6.2. Exercícios de fixação com vetores - 128
    6.3. Matrizes - 129
    6.4. Exercícios de fixação com matrizes - 137
    6.5. Tipos de dados personalizados - 138
    6.6. Perguntas e respostas - 139
    6.7. Problemas propostos com vetores - 140
    6.8. Você sabia? - 145

    Capítulo 7 - Registros - 147
    7.1. Declaração e uso de registros - 147
    7.2. Exercícios de fixação com registros - 152
    7.3. Combinações de tipos estruturados - 152
    7.4. Perguntas e respostas - 157
    7.5. Problemas propostos com registros - 158
    7.6. Você sabia? - 163

    Capítulo 8 - Programação estruturada - 165
    8.1. A crise na programação - 165
    8.2. Desvios incondicionais - 166
    8.3. Uma disciplina na programação - 167
    8.4. Fundamentos da programação estruturada - 167
    8.4.1. Uso de estruturas básicas - 167
    8.4.2. Projeto "top-down" e refinamento sucessivo - 168
    8.4.3. Composição modular - 171
    8.5. Boas práticas de construção - 171
    8.5.1. Uso de comentários - 172
    8.5.2. Identificadores significativos - 173
    8.5.3. Um comando em cada linha - 174
    8.5.4. Indentação - 174
    8.5.5. Linhas e espaços em branco - 175
    8.6. Um exemplo completo - 176
    8.7. Você sabia? - 182

    Considerações finais - 183

    Referências bibliográficas - 185

    Sites recomendados - 186

    Anexo I - Fluxogramas - 189
    Símbolos básicos - 190
    Processo - 191
    Entrada de dados - 191
    Saída de dados - 192
    Decisão - 192
    Repetição - 193
    Montagem do fluxograma - 194
    Alguns exemplos - 195

    Anexo II – Programação em Pascal - 199
    Como se programa? - 199
    Histórico da linguagem - 200
    Estrutura de um programa - 200
    Tipos de dados - 201
    Entrada e saída de dados - 203
    Testes - 203
    Repetições - 204
    Modularização - 204
    Estudo de um exemplo - 205

    Anexo III – Notação EBNF - 207
    Simbologia da EBNF - 207
    Definição do português estruturado na notação EBNF - 209

    Anexo IV - Soluções dos exercícios e problemas - 213
    Soluções do Capítulo 1 - 213
    Exercícios propostos básicos - 213
    Soluções do Capítulo 2 - 214
    Exercícios de fixação com tipos - 214
    Exercícios de fixação com expressões - 215
    Exercícios de fixação simples - 216
    Soluções do Capítulo 3 - 217
    Exercícios de fixação - 217
    Problemas propostos com algoritmos seqüenciais - 219
    Soluções do Capítulo 4 - 223
    Exercícios de fixação com testes simples - 223
    Exercícios de fixação com testes encadeados - 226
    Problemas propostos com testes - 230
    Soluções do Capítulo 5 - 236
    Exercícios de fixação com repetições - 236
    Problemas propostos com repetições - 239
    Soluções do Capítulo 6 - 244
    Exercícios de fixação com vetores - 244
    Exercícios de fixação com matrizes - 250
    Problemas propostos com vetores - 255
    Soluções do Capítulo 7 - 262
    Exercícios de fixação com registros - 262
    Problemas propostos com registros - 264

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:288
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:2ª Edição
    Ano:2004
    ISBN:857393316x
    Encadernação:Brochura
    Autor:Gilvan Vilarim
  • Informações

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