Neurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição

Para usar e entender este livro, você não precisa saber nada sobre o cérebro, exceto que você tem um. Neste livro, tratamos o máximo possível do básico com linguagem simples e diagramas fáceis de entender, e quando você encontrar termos técnicos como córtex cingulado anterior ou trato vestíbulo-espinhal, explicamos o que eles significam em linguagem clara.

VITRINE Os TOP de vendas !!

+-

Quem viu este produto , comprou

  • Entendendo a Síndrome de Parkinson Entendendo a Síndrome de Parkinson

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Drogas, Pais e filhos

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Existem momentos na vida em que nos vemos diante de situações inusitadas, ou que não acreditávamos que jamais fossem ocorrer conosco. Acreditamos que certos problemas só atingem a família do vizinho. Daí, quando temos que enfrentá-los de frente, o que fazer? Drogas, Pais e Filhos tem a intenção de trazer esclarecimentos sobre esse tema polêmico que envolve esclarecimento, apoio emocional e psicológico, diálogo franco e conhecimentos legais. Milton Mussini traz a visão da experiência, e as orientações necessárias não só para cuidar do problema, mas para, principalmente, preveni-lo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Busca do Renascer

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Polêmico e atual, A Busca do Renascer aborda questões amplamente discutidas no mundo moderno, como homossexualidade, perversidade e amor. Atraente e empolgante, retrata a maldade e as descobertas de um homem apaixonado, e solitário... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Os Espelhos de Lacan

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Os Espelhos de Lacan é o novo livro de Cunha de Leiradella, escritor de origem portuguesa, desde 1958 no Brasil, e já consagrado por outros sucessos literários, tanto no Brasil quanto em Portugal. Escritor versado em diferentes universos literários, atuando como romancista, dramaturgo, roteirista, contista, nos brinda com este mergulho na condição humana, explorando vida e morte, notícia e fato, ficção e existência, não necessariamente nesta ordem. A realidade crua de um homem em seus retrospectos pela sua trajetória, seus amores, seus conflitos e pensamentos. Tudo costurado de forma a conduzir o leitor como um passageiro, um companheiro de viagem, assumindo uma certa cumplicidade natural com o personagem principal da narrativa ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Segurança é Prevenção - 3ª Edição - Portaria 3233 DPF de 10/12/2012 Segurança é Prevenção - 3ª Edição

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • A Arte de Improvisar

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    As empresas estão mandando seus gerentes de alto escalão a aulas de improviso para aprender como fazer apresentações, falar com clientes e tratar situações difíceis com destreza. Mas essas mesmas habilidades podem ser dominadas com a ajuda de exercícios simples e divertidos que são apresentados neste livro. Os autores explicam como a improvisação entra em cena em nossa vida diária e qual a recompensa de se correr os riscos que as situações oferecem. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Por Que não sou o Pai/Mãe que Gostaria de ser ?

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Este livro não é apenas para pais, mas para todos os profissionais de saúde mental. É o primeiro volume a aplicar princípios bem-estabelecidos de terapia cognitiva para capacitar os pais a superarem os obstáculos emocionais e alcançarem seus objetivos. Os drs. Elliot e Smith escreveram um livro único para pais frustrados com seus comportamentos de como educam seus filhos, descrevendo claramente os vários ‘esquemas’ cognitivos que muitas vezes interferem efetivamente no modo de educar. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Da Avaliação à Informação em Serviço de Saúde

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Da Avaliação a Informação em Serviços de Saúde gira em torno da prestação de serviços e dos pormenores que fazem parte da relação entre beneficiados e benefícios. É um estado mais a fundo sobre a qualidade de serviço e a interação entre os vários departamentos e profissionais da área de saúde. Ele propõe um sistema de avaliação-informação de assistência hospitalar através do controle de infecção hospitalar, com o objetivo de orientar o planejamento, intervenções e ações, apoiando decisões de gestores, gerentes e operadores. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Palavras , Bytes , Linguagens Os Caminhos do Jornalismo

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • As Forças Sutis da Natureza

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Conhecemos Paulo Eduardo Oliveira (escritor, pesquisador, jornalista, poeta e compositor) nos seus primórdios em Petrópolis, a Cidade Imperial das Américas. Na ocasião, Paulo, oriundo do Rio de Janeiro, capital, com cinco livros já editados, relacionados a religiões, seitas, doutrinas e crenças (dois genéricos e os outros inspirados no islamismo), vinha de uma experiência além fronteiras espirituais, o que lhe proporcionou a sua presença em nosso jornal e em nosso programa de televisão, com entrevistas das mais importantes e esclarecedoras no campo da metafísica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Fácil Arte de Falar em Público

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Fácil Arte de Falar em Público, de Ruy Telles, é um livro que fala sobre como vencer as barreiras mais comuns quando se tem que enfrentar uma platéia, na hora da comunicação em grupo. Este livro aborda os seguintes temas: Como organizar suas idéias em torno do assunto que se quer abordar Como utilizar a voz como ferramenta de ajuda para passar a melhor impressão possível Como escolher as palavras a serem utilizadas Como vencer o medo diante do público Como reconhecer o tipo de platéia à qual se está direcionando a informação técnicas e segredos de um bom orador · Como elaborar um bom discurso ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como Tornar seus Sonhos Realidade

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Por meio de jogos e testes simples, o leitor aprende a penetrar nas suas crenças e aprender a livrar-se das coisas que limitam sua vida. Mostra como eliminar julgamentos que você faz de si próprio e de outros, aprender a partir de histórias reais de pessoas que melhoraram sua saúde, situação financeira, relacionamentos e carreira. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Sonhar é para Estrategistas

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Muito mais do que um título interessante, SONHAR É PARA ESTRATEGISTAS nos traz a sensação de estarmos tratando a sério a Administração, a Qualidade, o Marketing, a Comunicação Empresarial, ou muitas outras áreas do conhecimento, cujas interdisciplinaridades conseguem provocar o leitor. Lendo-o, percebemos uma considerável diversidade de conceitos ativados por um texto que conduz à reflexão e motiva à leitura noite adentro. Os temas: Estratégia, Balanced Scorecard, Qualidade, Clientes Internos e Externos, Fluxo de Processos, Medida de Desempenho, Pesquisa, Responsabilidade Social, enfim, tudo o que vem sendo discutido quando se quer resultados superiores. Os métodos: aqueles testados e aplicáveis a empresas de qualquer porte ou segmento, mas que as caracterizam como “empresas de classe mundial”. Prof. Dr. Léo Schneider Principal Executivo da GLR Soluções ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Origami Aprender Brincando

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Origami – Aprender Brincando é um livro voltado principalmente – mas não exclusivamente – para crianças de todas as idades. A arte de fazer dobraduras de papel é uma antiga tradição japonesa, e é altamente recomendada para o desenvolvimento de vários aspectos mentais como a memória, a concentração, a motricidade, a visão espacial e a criatividade, por exemplo. A arte das dobraduras de papel exerce a função de facilitador pedagógico, através da sua utilização nas escolas, e além desses benefícios, ainda é uma brincadeira divertida. A realização pessoal de ver como uma simples folha de papel se torna um objeto totalmente diferente basicamente pelo recurso de suas mãos é imensa, seja relativo a crianças ou mesmo a adultos. Ilustrado e colorido, o livro mostra desde o princípio até o resultado final da dobradura. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Tempo Aprenda a Administrar - Um Manual Normativo do Tempo Executivo

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • A Academia de Leonardo - Lições Sobre Ética

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Telecomunicações: O Desafio da Integração Nacional

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Ciclo de Vendas ( Os Grandes Mitos e suas Ferramentas)

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Mapas Mentais: potencializando ideias

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    R$ 108,00 ou 2x de R$ 54,00

    Este livro é direcionado a quem deseja utilizar e se beneficiar dos recursos oferecidos pelos mapas mentais. Podemos melhorar a nossa performance pessoal e profissional se soubermos como utilizar melhor os nossos recursos internos. O cérebro é um desses recursos – muito falado e às vezes pouco utilizado! “Mapas Mentais: potencializando ideias” é um livro com uma abordagem direta e objetiva sobre como explorar melhor os nossos recursos internos (imaginação, criatividade, emoção) para melhorar a nossa performance pessoal e profissional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Paradigmas em Mutação: A Evolução do Conhecimento Humano

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Neste livro são abordadas algumas idéias intrigantes a respeito da evolução e, principalmente, das limitações do nosso conhecimento sobre os fenômenos da natureza. O conhecimento humano tem passado por crescentes transformações através da criação de novas maneiras de pensar, ou paradigmas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão de Condutas na Segurança Eletrônica

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Conquiste quem você Ama com Segurança e Inteligência

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Trabalhando a afetividade e a auto-estima e auxiliando cada pessoa a prosseguir em sua caminhada completamente convicta de que conquistar quem se ama, com segurança e inteligência, SEMPRE é possível, esta obra mostra ainda o significado do verdadeiro amor e atua, principalmente, como grande aprendizado de vida. Este livro faz do leitor um grande conquistador e transforma a arte de conviver em pleno PRAZER, proporcionando um enorme crescimento pessoal, físico, espiritual e emocional e incluindo ricas informações, prontas para serem descobertas a cada nova leitura. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Lusófonos, Os ( Romance)

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Linguagem R - Uma Visão Computacional Linguagem R - Uma Visão Computacional

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    R$ 139,00 ou 2x de R$ 69,50

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Neurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição

    Qual é a base biológica da consciência?

    Onde as memórias são armazenadas?

    Qual é a base neural da tomada de decisão?

    Se você está estudando o cérebro, o comportamento ou a cognição — ou só acha esses assuntos intrigantes —, este guia atualizado é para você. Descubra fatos fascinantes sobre a estrutura e a função cerebral, novas tecnologias e resultados de pesquisa, e mais!
    Para usar e entender este livro, você não precisa saber nada sobre o cérebro, exceto que você tem um. Neste livro, tratamos o máximo possível do básico com linguagem simples e diagramas fáceis de entender, e quando você encontrar termos técnicos como córtex cingulado anterior ou trato vestíbulo-espinhal, explicamos o que eles significam em linguagem clara.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorFrank Amthor

    Frank Amthor é professor de psicologia na Universidade do Alabama, em Birmingham. É pesquisador há mais de 20 anos em processamento visual retinal e central e próteses neurais. Publicou mais de 100 artigos em periódicos, capítulos de livros e resumos de conferências.
    Informações TécnicasSumário

    INTRODUÇÃO
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
    Sobre Este Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
    Penso que... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
    Ícones Usados Neste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
    Além Deste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
    De Lá para Cá, Daqui para Lá . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

    PARTE 1: APRESENTANDO O SISTEMA NERVOSO . . . . . . . . . 5

    CAPÍTULO 1: Uma Rápida Viagem Através do
    Sistema Nervoso
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
    Entendendo a Evolução do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
    Especializando e comunicando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
    Evoluindo para animais complexos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
    Entra o neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
    Observando como o Sistema Nervoso Funciona . . . . . . . . . . . . . . . 10
    O importante papel dos neurônios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
    Associando em circuitos, segmentos e módulos . . . . . . . . . . . . 11
    Que carga: O papel da eletricidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
    Entendendo a organização modular do sistema nervoso . . . . . 13
    Observando as Funções Básicas do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . 13
    Sentindo o mundo ao seu redor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
    Movendo-se com neurônios motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
    Decidindo e fazendo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
    Processando pensamentos: Usando inteligência e memória . . 16
    Quando as Coisas Dão Errado: Doenças Neurológicas e Mentais . 17
    Revolucionando o Futuro: Avanços em Vários Campos . . . . . . . . . . 18
    Tratando disfunções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
    Aumentando funções: Mudando quem somos . . . . . . . . . . . . . . 20

    CAPÍTULO 2: Tudo sobre o Cérebro e a Medula Espinhal . . . . . . 21
    Observando Dentro do Crânio: O Cérebro e suas Partes . . . . . . . . 22
    O neocórtex: Controlando os controladores . . . . . . . . . . . . . . . . 22
    Abaixo do neocórtex: O tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
    O sistema límbico e outras áreas subcorticais importantes . . . 31
    Fazendo a transição entre o cérebro e a medula espinhal . . . . 35
    Observando as diferenças: Tamanho, estrutura e
    outras variações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
    A Medula Espinhal: A Intermediária entre os Sistemas Nervosos . 40
    Observando o reflexo espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
    Movendo seus músculos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42
    Lutando ou Fugindo: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . . . . . . . . . 43
    Como Sabemos o que Sabemos sobre Atividade Neural . . . . . . . . 43
    Examinando problemas causados por danos cerebrais . . . . . . 44
    Usando tecnologia para visualizar o cérebro: Dos antigas
    EEGs até hoje . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44

    CAPÍTULO 3: Entendendo como os Neurônios Funcionam . . . 47
    Básico sobre Neurônios: Não é Só Mais Uma Célula no Corpo . . . 48
    Enviando e recebendo informação entre neurônios:
    Receptores sinápticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
    Recebendo dados do ambiente: Receptores especializados . . 51
    Receptores ionotrópicos versus metabotrópicos . . . . . . . . . . . . 51
    As três principais classes funcionais de neurotransmissores . . 53
    Que Chocante! Neurônios como Dispositivos Elétricos
    de Sinalização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
    Caramba, pulsos — O potencial de ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
    Fechando o ciclo: Do potencial de ação à liberação do
    neurotransmissor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58
    Movendo-se com Neurônios Motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59
    Células Não Neuronais: Células da Glia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
    Astrócitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
    Oligodendrócitos e células de Schwann . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
    Células da micróglia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
    Técnicas de Registro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
    Microeletrodos extracelulares individuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
    Redes de microeletrodos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
    Eletrodos intracelulares de agulha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
    Eletrodos Patch-clamp . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
    Dispositivos de imagem ótica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63

    PARTE 2: TRADUZINDO O MUNDO INTERNO E
    EXTERNO ATRAVÉS DOS SENTIDOS
    . . . . . . . . . . . . . 65

    CAPÍTULO 4: Sentindo do Seu Jeito: Os Sentidos da Pele . . . . . . 67
    Como Você Sente? A Verdade sobre a Pele e seus
    Neurônios Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
    Propriedades gerais da pele . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
    Sentindo o toque: Os mecanorreceptores . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69
    Como os mecanorreceptores funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
    Sentindo temperatura e dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72
    Sentindo posição e movimento: Propriocepção e cinestesia . . 73
    Receptores da Pele, Circuitos Espinhais Locais e Projeções
    para o Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
    Saídas do receptor somatossensorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
    Localizando a sensação: Áreas sensoriais corticais
    especializadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
    Entendendo os Aspectos Complexos da Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
    Reduzindo — ou ignorando — a dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78
    Livre de dor e odiando isso: Neuropatia periférica............ 79
    Dor crônica e diferenças individuais em percepção de dor . . . 80

    CAPÍTULO 5: Observando a Visão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
    Os Olhos Vencem: Uma Olhada Rápida em seus Olhos . . . . . . . . . 82
    A retina: Convertendo fótons em sinais elétricos . . . . . . . . . . . . 83
    Capturando fótons: Luz e fototransdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
    Enviando a mensagem ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84
    Processando sinais dos fotorreceptores: Células
    horizontais e bipolares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
    Enviando e formatando a mensagem: Células
    ganglionares e amácrinas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
    Dos Olhos aos Centros de Visão do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
    Destino: Tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
    Outros destinos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
    Do tálamo ao lobo occipital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
    Problemas de Visão e Ilusões Visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
    Parecem iguais para mim: Daltonismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
    Entendendo a cegueira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98
    Ilusões visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99

    CAPÍTULO 6: Falando Alto: O Sistema Auditivo . . . . . . . . . . . . . . . 101
    A Orelha: Capturando e Decodificando Ondas Sonoras . . . . . . . . 102
    Reunindo sons: A orelha externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
    A orelha média . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
    Tocando acordes para o cérebro: A orelha interna . . . . . . . . . 105
    Dando Sentido aos Sons: Projeções Auditivas Centrais . . . . . . . . . 109
    Pare antes do tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109
    Em direção ao tálamo: O núcleo geniculado medial . . . . . . . . 110
    Processando sons no cérebro: O lóbulo temporal superior . . 110
    Lidando com padrões auditivos complexos.................111
    Localizando Sons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
    Calculando o azimute (ângulo horizontal) . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
    Detectando elevações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
    Eu Não Consigo lhe Ouvir: Surdez e Zumbidos . . . . . . . . . . . . . . . . 115
    Perda auditiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
    Ah, aqueles mosquitos zzz zzz zzz zzz zzz zzz: Zumbidos . . . . 116

    CAPÍTULO 7: Odores e Paladar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
    Que Cheiro É Esse? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
    Classificando as coisas pelo bulbo olfatório . . . . . . . . . . . . . . . . 119
    Projetando por caminhos diferentes.......................119
    Especificando mais no córtex orbitofrontal . . . . . . . . . . . . . . . . 123
    Tendo Bom Gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124
    A língua discriminante: Os quatro gostos básicos . . . . . . . . . . 125
    Enviando a mensagem do gosto ao cérebro:
    Codificação do gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
    Identificando e lembrando dos gostos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129
    O Papel do Aprendizado e da Memória no Paladar e no Olfato . . 130
    Falta de Paladar e Problemas no Olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
    Pouco ou nenhum olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
    Saciedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132

    PARTE 3: SEGUINDO EM FRENTE: SISTEMAS
    MOTORES
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133

    CAPÍTULO 8: Os Fundamentos dos Movimentos . . . . . . . . . . . . . 135
    Identificando os Tipos de Movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136
    Movimentos que regulam funções corporais internas . . . . . . 136
    Movimentos reflexivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
    Movimentos planejados e coordenados....................138
    Controlando o Movimento: Planejamento Central e
    Execução Hierárquica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
    Ativando movimentos musculares involuntários . . . . . . . . . . . 139
    Ativando o reflexo de retirada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
    Subindo na hierarquia: Locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141
    Usando seu cérebro para comportamento
    motor complexo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
    Puxando a Carga: Células Musculares e seus Potenciais
    de Ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
    Distúrbios Musculares e do Neurônio Motor Muscular . . . . . . . . . 145
    Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
    Doenças virais do neurônio motor: Raiva e poliomelite . . . . . 145
    Lesão da medula espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146

    CAPÍTULO 9: Coordenando Mais as Coisas: A Medula
    Espinhal e as Vias Medulares
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
    O Reflexo de Retirada: Uma Resposta de Ciclo Aberto . . . . . . . . . 148
    Mantenha sua Posição! Reflexos de Ciclo Fechado . . . . . . . . . . . . 149
    Forças opostas: Pares musculares extensor-flexor . . . . . . . . . 149
    Determinando a taxa de disparo correta com o circuito
    neural comparador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
    Os Reflexos Moduladores: Equilíbrio e Locomoção . . . . . . . . . . . . 151
    Mantendo o equilíbrio: O reflexo vestíbulo-espinhal . . . . . . . . 152
    Faça a locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153
    Corrigindo Erros sem Feedback: O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
    Observando os sistemas cerebelares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
    Prevendo a localização do membro durante o movimento . . 157
    Focando em controle do movimento cortical e
    tronco encefálico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158

    CAPÍTULO 10:Planejando e Executando Ações . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
    Transformando o Movimento de Reflexos a Conscientes,
    ou Ação Gerada por Objetivo
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
    Como os lóbulos frontais funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
    Planejando, corrigindo, aprendendo: Córtex pré-frontal
    e processadores subcorticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
    Memória operacional (ou de trabalho) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
    Iniciando ações: Gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
    No meio das coisas: Áreas
    suplementares e pré-motoras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166
    O cerebelo: Onde você coordena e aprende movimentos . . . 167
    Juntando tudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
    Onde Estão os Neurônios de Vontade Própria? . . . . . . . . . . . . . . . 169
    O que vem primeiro: O pensamento ou a ação? . . . . . . . . . . . 169
    Contemplando os resultados do estudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
    Você ainda é responsável! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
    Descobrindo Neurônios Novos (e Estranhos) . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
    Neurônios-espelho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172
    Neurônios von Economo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
    Quando Tiramos as Rodinhas: Distúrbios Motores . . . . . . . . . . . . 174
    Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174
    Danos à medula espinhal e ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
    Degeneração dos gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
    Doença de Huntington . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176

    CAPÍTULO 11:Ações Inconscientes com Grandes
    Implicações
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177
    Trabalhando nos Bastidores: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . 178
    Entendendo as funções do sistema nervoso autônomo . . . . . 178
    Dividindo e conquistando: Subsistemas simpático
    e parassimpático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179
    Controlando o sistema nervoso autônomo . . . . . . . . . . . . . . . . 181
    Sinais de cruzamento: Quando o sistema nervoso
    autônomo erra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184
    Bons Sonhos: O Sono e os Ritmos ou Ciclos Circadianos . . . . . . . 185
    Sincronizando o relógio biológico com exposição à luz . . . . . . 185
    Observando os diferentes estágios do sono . . . . . . . . . . . . . . . 187
    Associações funcionais dos ritmos cerebrais . . . . . . . . . . . . . . 190
    Controlando os ciclos do sono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192
    Sonhos não tão bons: Combatendo os distúrbios do sono . . 193

    PARTE 4: INTELIGÊNCIA: O CÉREBRO PENSANTE
    E A CONSCIÊNCIA
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195

    CAPÍTULO 12:Entendendo a Inteligência, a Consciência
    e as Emoções
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197
    Definindo Inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
    Entendendo a natureza da inteligência: Geral
    ou especializada? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
    Componentes da inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202
    Observando os diferentes níveis de inteligência . . . . . . . . . . . . 205
    Inteligência Emocional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206
    Lidando com memórias de reações emocionais fortes . . . . . . 207
    Emocionando-se com o sistema límbico . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
    Entendendo a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211
    Analisando suposições sobre a consciência . . . . . . . . . . . . . . . 211
    Tipos de consciência.....................................212
    Estudando a consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
    Dois campos e um meio-termo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216
    Processamento inconsciente: Visão cega, negligência
    e outros fenômenos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218

    CAPÍTULO 13:Como o Cérebro Processa os Pensamentos . . . 221
    O Cérebro: Assumindo o Comando em Vários Níveis . . . . . . . . . . 222
    Tudo sobre o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 223
    Os quatro principais lobos do cérebro e suas funções . . . . . . 223
    Substância cinzenta versus substância branca . . . . . . . . . . . . . 225
    Conectividade universal versus de pequeno mundo . . . . . . . . 226
    Minicolunas e os seis graus de separação . . . . . . . . . . . . . . . . . 227
    Definindo a estrutura de seis camadas do córtex . . . . . . . . . . 227
    Viva o neocórtex! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230
    Controlando o Conteúdo do Pensamento: Caminhos
    Sensoriais e Hierarquias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231
    Retransmissões sensoriais do tálamo ao córtex . . . . . . . . . . . . 231
    O hipocampo: Especializando para memória . . . . . . . . . . . . . . 234
    Dividindo e Conquistando: Linguagem, Visão e os
    Hemisférios Cerebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235
    Sistemas cerebrais especializados para linguagem . . . . . . . . . 235
    Vendo o todo e as partes: Assimetrias de
    processamento visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
    Onde Mora a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238
    Linguagem e o dano do hemisfério esquerdo ou direito . . . . 238
    Entendendo o “intérprete do lado esquerdo” . . . . . . . . . . . . . . 240

    CAPÍTULO 14:O Cérebro Executivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 241
    Obtendo o Cérebro que Você Tem Hoje: O Neocórtex versus
    Seu Cérebro Reptiliano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
    Meu neocórtex é maior que o seu: Observando
    tamanhos relativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
    A relação entre o tamanho do córtex pré-frontal e
    a habilidade de perseguir metas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245
    Memória Operacional, Resolução de Problemas e o Córtex
    Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246
    Processos cerebrais gerindo memória operacional . . . . . . . . . 246
    Os limites da memória operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248
    Perseverança: Ficando com o velho, mesmo quando
    não funciona mais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 251
    Decidindo-se e Mudando de Ideia: O Córtex Orbitofrontal . . . . . . 252
    Pressentindo: Reações emocionais aprendidas . . . . . . . . . . . . 252
    Apostando em acertar: Correr riscos, aversão e prazer . . . . . 253
    Raciocínio baseado em casos: Pensando sobre
    consequências sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 253
    Já estamos chegando? O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . 254
    Registrando erros e mudando de táticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
    Agindo sem pensar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
    Quem está cuidando da loja? Problemas no córtex
    cingulado anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 256

    CAPÍTULO 15:Aprendizado e Memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257
    Aprendizado e Memória: Mais uma Maneira de se Adaptar
    ao Ambiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 258
    Adaptações de desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
    Aprendizado clássico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
    Enviando Mais ou Menos Sinais: Adaptação versus Facilitação . . 260
    Adaptação..............................................260
    Facilitação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 261
    Estudando habituação e sensibilização em lesmas do mar . . 262
    Explorando o que Acontece Durante o Aprendizado:
    Mudando Sinapses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
    Cálculo neural: Portas neurais E e OU . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
    O neurônio McCulloch-Pitts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 265
    Reconectando seu cérebro: O receptor NMDA . . . . . . . . . . . . . 266
    O Papel do Hipocampo no Aprendizado e na Memória . . . . . . . . 270
    Passando da memória de curto para longo prazo . . . . . . . . . . 271
    Uma matriz de detectores de coincidências . . . . . . . . . . . . . . . 272
    Lembrando-se de como saber: Mecanismos corticais . . . . . . . 274
    Saber versus saber que você sabe: Contexto e
    memória episódica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 275
    Perdendo sua Memória: Esquecimento, Amnésia e
    Outros Distúrbios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276
    Ficando mais Crânio: Melhorando seu Aprendizado . . . . . . . . . . . 278
    Distribuindo o tempo de estudo por muitas sessões curtas . 279
    Dormindo o suficiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279
    Praticando em sua mente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
    Recompensando e punindo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280

    CAPÍTULO 16:Desenvolvendo e Modificando Circuitos
    Cerebrais: Plasticidade
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281
    Desenvolvendo desde a Concepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282
    Surgindo da ectoderme: O sistema nervoso embrionário . . . 283
    Adicionando camadas: O desenvolvimento do
    córtex cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 285
    Conectando tudo: Como os axônios conectam várias
    áreas do cérebro umas às outras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
    Aprendendo com a Experiência: Plasticidade e o
    Desenvolvimento de Mapas Corticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290
    Mapeando tudo: Colocando-se em um mundo visual,
    auditivo e de toque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 291
    Disparando e conectando: Observando a lei de Hebb . . . . . . 291
    Efeitos ambientais: Inato versus adquirido . . . . . . . . . . . . . . . . 293
    Genética: Especificando o procedimento de
    construção cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294
    Escolhendo o Caminho Errado: Distúrbios do Sistema
    Nervoso do Desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
    Buscando erros genéticos do desenvolvimento em
    ratos mutantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298
    Efeitos ambientais no desenvolvimento do cérebro
    humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 299
    O Envelhecimento Cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 300
    Vivendo muito e bem: Mudanças da expectativa de vida
    em estratégia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301
    Acumulando afrontas: Disfunções cerebrais específicas
    da idade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302
    Doenças autoimunes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303
    Derrames . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
    Tumores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304

    CAPÍTULO 17:Disfunções Neurais, Doenças Mentais
    e Drogas que Afetam o Cérebro
    . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
    Observando as Causas e Tipos de Doenças Mentais . . . . . . . . . . . 306
    Avarias genéticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 307
    Doenças mentais do desenvolvimento e do ambiente . . . . . . 308
    Doenças mentais com componentes genéticos e do
    desenvolvimento misturados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 309
    A Promessa dos Produtos Farmacêuticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 315
    Remédios que afetam os receptores GABA . . . . . . . . . . . . . . . . 316
    Remédios que afetam a serotonina........................317
    Remédios que afetam a dopamina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
    Algumas substâncias psicoativas naturais . . . . . . . . . . . . . . . . . 317

    PARTE 5: A PARTE DOS DEZ................................... 319

    CAPÍTULO 18:Dez (Ou Mais) Estruturas Cerebrais Cruciais . . 321
    O Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
    O Tálamo, Passagem para o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
    O Pulvinar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
    O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
    O Hipocampo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
    Áreas de Wernicke e de Broca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
    A Área Facial Fusiforme . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 325
    A Amígdala . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
    O Córtex Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
    A Substância Negra (Gânglios Basais) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
    O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327

    CAPÍTULO 19:Dez Truques dos Neurônios que os Fazem
    Fazer o que Fazem
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 329
    Superando o Limite de Tamanho do Neurônio . . . . . . . . . . . . . . . . 330
    Obtendo o Maior Retorno com Espinhas Dendríticas . . . . . . . . . . 331
    Receptores Ionotrópicos: Permitindo que Neurônios se
    Comuniquem Quimicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 331
    Especializando-se para os Sentidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
    Calculando com Correntes de Canais Iônicos . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
    Mantendo o Sinal Forte por Longas Distâncias . . . . . . . . . . . . . . . . 333
    O Axônio: Enviando Sinais da Cabeça aos Pés . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
    Acelerando as Coisas com a Mielinização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
    Homeostase Neural . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 335
    Mudando os Pesos Sinápticos para se Adaptar e Aprender . . . . . 336

    CAPÍTULO 20:Dez Fatos Incríveis sobre o Cérebro . . . . . . . . . . . . 337
    Ele Tem 100 Bilhões de Células e um Quadrilhão de Sinapses . . 338
    A Consciência Não Reside em Nenhuma Área Específica
    do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338
    Ele Não Tem Receptores de Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 339
    Cortar o Maior Trato de Fibra no Cérebro Produz Menos
    Efeitos Colaterais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340
    O Cérebro de Einstein Era Menor que a Média . . . . . . . . . . . . . . . . 341
    Adultos Perdem Várias Centenas de Milhares de Neurônios
    por Dia Sem Efeito Perceptível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 341
    Grama por Grama, Requer Bastante Energia...................342
    É um Mito que Usamos Apenas 10% de Nosso Cérebro . . . . . . . . 343
    Danos Cerebrais Podem Resultar em Habilidades Prodígios . . . . 344
    Cérebros Adultos Podem Desenvolver Novos Neurônios . . . . 345

    CAPÍTULO 21:Dez Tratamentos Promissores
    para o Futuro
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 347
    Corrigindo Distúrbios do Desenvolvimento pela
    Terapia Genética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348
    Aumentando o Cérebro com Manipulação Genética . . . . . . . . . . . 348
    Corrigindo Danos Cerebrais com Células-Tronco . . . . . . . . . . . . . . 349
    Usando Estimulação Profunda do Cérebro para Tratar
    Distúrbios Neurológicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350
    Estimulando o Cérebro Externamente Com EMT e ETCC . . . . . . . 351
    Usando Neuropróteses para Perdas Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . 351
    Lidando com a Paralisia com Neuropróteses . . . . . . . . . . . . . . . . . 352
    Construindo um Cérebro Melhor com Neuropróteses . . . . . . . . . 353
    Engajando-se em Aprendizado Controlado por Computadores . 354
    Tratando Doenças com Nanorrobôs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354

    ÍNDICE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 357

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:384
    Origem:Internacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788550801735
    Encadernação:Brochura
    Autor:Frank Amthor
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!