Neurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , comprou
-
Entendendo a Síndrome de Parkinson Entendendo a Síndrome de Parkinson
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
Existem momentos na vida em que nos vemos diante de situações inusitadas, ou que não acreditávamos que jamais fossem ocorrer conosco. Acreditamos que certos problemas só atingem a família do vizinho. Daí, quando temos que enfrentá-los de frente, o que fazer? Drogas, Pais e Filhos tem a intenção de trazer esclarecimentos sobre esse tema polêmico que envolve esclarecimento, apoio emocional e psicológico, diálogo franco e conhecimentos legais. Milton Mussini traz a visão da experiência, e as orientações necessárias não só para cuidar do problema, mas para, principalmente, preveni-lo. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
Polêmico e atual, A Busca do Renascer aborda questões amplamente discutidas no mundo moderno, como homossexualidade, perversidade e amor. Atraente e empolgante, retrata a maldade e as descobertas de um homem apaixonado, e solitário... ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
Os Espelhos de Lacan é o novo livro de Cunha de Leiradella, escritor de origem portuguesa, desde 1958 no Brasil, e já consagrado por outros sucessos literários, tanto no Brasil quanto em Portugal. Escritor versado em diferentes universos literários, atuando como romancista, dramaturgo, roteirista, contista, nos brinda com este mergulho na condição humana, explorando vida e morte, notícia e fato, ficção e existência, não necessariamente nesta ordem. A realidade crua de um homem em seus retrospectos pela sua trajetória, seus amores, seus conflitos e pensamentos. Tudo costurado de forma a conduzir o leitor como um passageiro, um companheiro de viagem, assumindo uma certa cumplicidade natural com o personagem principal da narrativa ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
As empresas estão mandando seus gerentes de alto escalão a aulas de improviso para aprender como fazer apresentações, falar com clientes e tratar situações difíceis com destreza. Mas essas mesmas habilidades podem ser dominadas com a ajuda de exercícios simples e divertidos que são apresentados neste livro. Os autores explicam como a improvisação entra em cena em nossa vida diária e qual a recompensa de se correr os riscos que as situações oferecem. ... Ler mais +
QUERO VER -
Por Que não sou o Pai/Mãe que Gostaria de ser ?
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro não é apenas para pais, mas para todos os profissionais de saúde mental. É o primeiro volume a aplicar princípios bem-estabelecidos de terapia cognitiva para capacitar os pais a superarem os obstáculos emocionais e alcançarem seus objetivos. Os drs. Elliot e Smith escreveram um livro único para pais frustrados com seus comportamentos de como educam seus filhos, descrevendo claramente os vários ‘esquemas’ cognitivos que muitas vezes interferem efetivamente no modo de educar. ... Ler mais +
QUERO VER -
Da Avaliação à Informação em Serviço de Saúde
VITRINE Os TOP de vendas !!
Da Avaliação a Informação em Serviços de Saúde gira em torno da prestação de serviços e dos pormenores que fazem parte da relação entre beneficiados e benefícios. É um estado mais a fundo sobre a qualidade de serviço e a interação entre os vários departamentos e profissionais da área de saúde. Ele propõe um sistema de avaliação-informação de assistência hospitalar através do controle de infecção hospitalar, com o objetivo de orientar o planejamento, intervenções e ações, apoiando decisões de gestores, gerentes e operadores. ... Ler mais +
QUERO VER -
Palavras , Bytes , Linguagens Os Caminhos do Jornalismo
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
Conhecemos Paulo Eduardo Oliveira (escritor, pesquisador, jornalista, poeta e compositor) nos seus primórdios em Petrópolis, a Cidade Imperial das Américas. Na ocasião, Paulo, oriundo do Rio de Janeiro, capital, com cinco livros já editados, relacionados a religiões, seitas, doutrinas e crenças (dois genéricos e os outros inspirados no islamismo), vinha de uma experiência além fronteiras espirituais, o que lhe proporcionou a sua presença em nosso jornal e em nosso programa de televisão, com entrevistas das mais importantes e esclarecedoras no campo da metafísica. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Fácil Arte de Falar em Público
VITRINE Os TOP de vendas !!
Fácil Arte de Falar em Público, de Ruy Telles, é um livro que fala sobre como vencer as barreiras mais comuns quando se tem que enfrentar uma platéia, na hora da comunicação em grupo. Este livro aborda os seguintes temas: Como organizar suas idéias em torno do assunto que se quer abordar Como utilizar a voz como ferramenta de ajuda para passar a melhor impressão possível Como escolher as palavras a serem utilizadas Como vencer o medo diante do público Como reconhecer o tipo de platéia à qual se está direcionando a informação técnicas e segredos de um bom orador · Como elaborar um bom discurso ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Tornar seus Sonhos Realidade
VITRINE Os TOP de vendas !!
Por meio de jogos e testes simples, o leitor aprende a penetrar nas suas crenças e aprender a livrar-se das coisas que limitam sua vida. Mostra como eliminar julgamentos que você faz de si próprio e de outros, aprender a partir de histórias reais de pessoas que melhoraram sua saúde, situação financeira, relacionamentos e carreira. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
Muito mais do que um título interessante, SONHAR É PARA ESTRATEGISTAS nos traz a sensação de estarmos tratando a sério a Administração, a Qualidade, o Marketing, a Comunicação Empresarial, ou muitas outras áreas do conhecimento, cujas interdisciplinaridades conseguem provocar o leitor. Lendo-o, percebemos uma considerável diversidade de conceitos ativados por um texto que conduz à reflexão e motiva à leitura noite adentro. Os temas: Estratégia, Balanced Scorecard, Qualidade, Clientes Internos e Externos, Fluxo de Processos, Medida de Desempenho, Pesquisa, Responsabilidade Social, enfim, tudo o que vem sendo discutido quando se quer resultados superiores. Os métodos: aqueles testados e aplicáveis a empresas de qualquer porte ou segmento, mas que as caracterizam como “empresas de classe mundial”. Prof. Dr. Léo Schneider Principal Executivo da GLR Soluções ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
Origami – Aprender Brincando é um livro voltado principalmente – mas não exclusivamente – para crianças de todas as idades. A arte de fazer dobraduras de papel é uma antiga tradição japonesa, e é altamente recomendada para o desenvolvimento de vários aspectos mentais como a memória, a concentração, a motricidade, a visão espacial e a criatividade, por exemplo. A arte das dobraduras de papel exerce a função de facilitador pedagógico, através da sua utilização nas escolas, e além desses benefícios, ainda é uma brincadeira divertida. A realização pessoal de ver como uma simples folha de papel se torna um objeto totalmente diferente basicamente pelo recurso de suas mãos é imensa, seja relativo a crianças ou mesmo a adultos. Ilustrado e colorido, o livro mostra desde o princípio até o resultado final da dobradura. ... Ler mais +
QUERO VER -
Tempo Aprenda a Administrar - Um Manual Normativo do Tempo Executivo
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
A Academia de Leonardo - Lições Sobre Ética
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Telecomunicações: O Desafio da Integração Nacional
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Ciclo de Vendas ( Os Grandes Mitos e suas Ferramentas)
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Mapas Mentais: potencializando ideias
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro é direcionado a quem deseja utilizar e se beneficiar dos recursos oferecidos pelos mapas mentais. Podemos melhorar a nossa performance pessoal e profissional se soubermos como utilizar melhor os nossos recursos internos. O cérebro é um desses recursos – muito falado e às vezes pouco utilizado! “Mapas Mentais: potencializando ideias” é um livro com uma abordagem direta e objetiva sobre como explorar melhor os nossos recursos internos (imaginação, criatividade, emoção) para melhorar a nossa performance pessoal e profissional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Paradigmas em Mutação: A Evolução do Conhecimento Humano
VITRINE Os TOP de vendas !!
Neste livro são abordadas algumas idéias intrigantes a respeito da evolução e, principalmente, das limitações do nosso conhecimento sobre os fenômenos da natureza. O conhecimento humano tem passado por crescentes transformações através da criação de novas maneiras de pensar, ou paradigmas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gestão de Condutas na Segurança Eletrônica
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Conquiste quem você Ama com Segurança e Inteligência
VITRINE Os TOP de vendas !!
Trabalhando a afetividade e a auto-estima e auxiliando cada pessoa a prosseguir em sua caminhada completamente convicta de que conquistar quem se ama, com segurança e inteligência, SEMPRE é possível, esta obra mostra ainda o significado do verdadeiro amor e atua, principalmente, como grande aprendizado de vida. Este livro faz do leitor um grande conquistador e transforma a arte de conviver em pleno PRAZER, proporcionando um enorme crescimento pessoal, físico, espiritual e emocional e incluindo ricas informações, prontas para serem descobertas a cada nova leitura. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Linguagem R - Uma Visão Computacional Linguagem R - Uma Visão Computacional
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , também se interessou
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
Experimente a emoção de criar maravilhosos objetos com uma simples folha de papel. Desenvolva sua criatividade. Aumente sua Habilidade. Origami para Iniciantes, ensina como fazer mais de quarenta origamiss fáceis de fazer de ratos que pulam a adoráveis gatinhos, de belos ornamentos natalinos a cartões comemorativos. Origami é uma arte ideal para crianças. Embora este livros seja voltado para os iniciantes, ele contém projetos adequados para fãs de origami de todas as idades e todos os níveis de conhecimento. Este livro é perfeito para aqueles que gostam de trabalhos manuais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Mapas Mentais: potencializando ideias
VITRINE Os TOP de vendas !!
Este livro é direcionado a quem deseja utilizar e se beneficiar dos recursos oferecidos pelos mapas mentais. Podemos melhorar a nossa performance pessoal e profissional se soubermos como utilizar melhor os nossos recursos internos. O cérebro é um desses recursos – muito falado e às vezes pouco utilizado! “Mapas Mentais: potencializando ideias” é um livro com uma abordagem direta e objetiva sobre como explorar melhor os nossos recursos internos (imaginação, criatividade, emoção) para melhorar a nossa performance pessoal e profissional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Tornar seus Sonhos Realidade
VITRINE Os TOP de vendas !!
Por meio de jogos e testes simples, o leitor aprende a penetrar nas suas crenças e aprender a livrar-se das coisas que limitam sua vida. Mostra como eliminar julgamentos que você faz de si próprio e de outros, aprender a partir de histórias reais de pessoas que melhoraram sua saúde, situação financeira, relacionamentos e carreira. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ultrapassando Fronteiras com o ORIGAMI
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
O que dizer aos filhos sobre seu Divorcio
VITRINE Os TOP de vendas !!
O que dizer aos filhos sobre seu divórcio ajudara´os pais a ultrapassarem a raiva e a mágoa para concentrarem-se nos filhos , ensinando-os a lidar com o divorcio. Os exercicios praticos neste livro fornecem aos pais ferramentas objetivas que lhes serão utéis para auxiliar seus filhos a passarem por todos os estagios , da separação inicial, até em situações mais complexas , como um novo casamento e uma nova familia. ... Ler mais +
QUERO VER -
Linguagem R - Uma Visão Computacional Linguagem R - Uma Visão Computacional
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Como Fazer as Pazes em Qualquer Situação
VITRINE Os TOP de vendas !!
Behaviorista fabuloso, dr. David J. Lieberman mostra, passo a passo, como reconciliar outras pessoas ou obter perdão para si mesmo - não importa quão difícil pareça a situação. De discórdias no ambiente de trabalho a rixas entre crianças, novas técnicas no comportamento humano mostram como resolver rapidamente qualquer conflito de personalidade, hostilidade contínua ou desavenças de longa data...agora. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
Uma revelação da literatura brasileira deste início de século, Ivo Korytowski transita do machadiano ao pós-moderno, com passagens pelo fescenino, kitsch, mitologia, ficção-científica, cultura popular, psicanálise, humor & sátira e pelas histórias de amor, modernamente via internet. Um livro para se ler e reler, e guardar pelo resto da vida! Sobre o livro, diz Antonio Carlos Villaça: “Édipo nos revela um grande contista. Um dos melhores contistas do Brasil de hoje. ... Ler mais +
QUERO VER -
Segurança no Transporte e Condução de Valores
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
A Revolução das Imagens (Uma Nova Proposta para o Telejornalismo na Era Digital)
VITRINE Os TOP de vendas !!
No universo do telejornalismo prevalece o conhecimento empírico, a hegemonia da prática sobre teorizações que muitas vezes parecem passar ao largo do seu objeto. Antônio Brasil, um jornalista com larga experiência em redações de TV, mas também um professor de comunicação voltado para a pesquisa acadêmica e a permanente procura por meios novos de expressar e desenvolver a prática jornalística, busca neste volume aproximar as duas coisas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gestão de Condutas na Segurança Eletrônica
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Proibido para Homens - Um Livro Dedicado á Mulher Traída
VITRINE Os TOP de vendas !!
Longe de apostar em discursos que têm pouco a ver com a vida real, a autora, discorre com sinceridade sobre a traição, analisando as causas do problema e sua possível solução. Sim, solução. Porque, em anos de experiência com pacientes apresentando o mesmo problema, a psicologa observou que a separação não é o único nem o melhor caminho para se livrar da infidelidade, emocional e financeiramente falando. Com honestidade, a autora aconselha a pesar os pós e os contras, aceitar seus defeitos e os do outro, tentando tirar proveito da situação para acordar e não deixar escorrer por água abaixo anos de convivência e companheirismo ... Ler mais +
QUERO VER -
Tempo Aprenda a Administrar - Um Manual Normativo do Tempo Executivo
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
Polêmico e atual, A Busca do Renascer aborda questões amplamente discutidas no mundo moderno, como homossexualidade, perversidade e amor. Atraente e empolgante, retrata a maldade e as descobertas de um homem apaixonado, e solitário... ... Ler mais +
QUERO VER -
Palavras , Bytes , Linguagens Os Caminhos do Jornalismo
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Telecomunicações: O Desafio da Integração Nacional
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Paradigmas em Mutação: A Evolução do Conhecimento Humano
VITRINE Os TOP de vendas !!
Neste livro são abordadas algumas idéias intrigantes a respeito da evolução e, principalmente, das limitações do nosso conhecimento sobre os fenômenos da natureza. O conhecimento humano tem passado por crescentes transformações através da criação de novas maneiras de pensar, ou paradigmas. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
Muito mais do que um título interessante, SONHAR É PARA ESTRATEGISTAS nos traz a sensação de estarmos tratando a sério a Administração, a Qualidade, o Marketing, a Comunicação Empresarial, ou muitas outras áreas do conhecimento, cujas interdisciplinaridades conseguem provocar o leitor. Lendo-o, percebemos uma considerável diversidade de conceitos ativados por um texto que conduz à reflexão e motiva à leitura noite adentro. Os temas: Estratégia, Balanced Scorecard, Qualidade, Clientes Internos e Externos, Fluxo de Processos, Medida de Desempenho, Pesquisa, Responsabilidade Social, enfim, tudo o que vem sendo discutido quando se quer resultados superiores. Os métodos: aqueles testados e aplicáveis a empresas de qualquer porte ou segmento, mas que as caracterizam como “empresas de classe mundial”. Prof. Dr. Léo Schneider Principal Executivo da GLR Soluções ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
Existem momentos na vida em que nos vemos diante de situações inusitadas, ou que não acreditávamos que jamais fossem ocorrer conosco. Acreditamos que certos problemas só atingem a família do vizinho. Daí, quando temos que enfrentá-los de frente, o que fazer? Drogas, Pais e Filhos tem a intenção de trazer esclarecimentos sobre esse tema polêmico que envolve esclarecimento, apoio emocional e psicológico, diálogo franco e conhecimentos legais. Milton Mussini traz a visão da experiência, e as orientações necessárias não só para cuidar do problema, mas para, principalmente, preveni-lo. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Escola no Século XXI - Volume 1 - Atores Responsáveis pela Educação e seus Papéis
VITRINE Os TOP de vendas !!
Durante o programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) 2008/2009 os docentes e gestores de escolas primárias e secundárias públicas e privadas do Paraná reuniram-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba para discutir, aprofundar-se e (re)pensar a escola e sua práxis frente aos desafios emergentes neste início de século. Valendo-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado no software Moodle, a coordenadora de um dos cursos ofertados aos professores do PDE Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas e equipe prepararam um curso sobre a utilização do AVA aos participantes e convidaram especialistas de diversas áreas para provocar algumas reflexões. Como resultado dessas reflexões foi elaborado pelos participantes do PDE um caderno temático e alguns artigos apresentados em congressos durante aquele período. ... Ler mais +
QUERO VER -
Entendendo a Síndrome de Parkinson Entendendo a Síndrome de Parkinson
VITRINE Os TOP de vendas !!
- DescriçãoNeurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição
Qual é a base biológica da consciência?
Onde as memórias são armazenadas?
Qual é a base neural da tomada de decisão?
Se você está estudando o cérebro, o comportamento ou a cognição — ou só acha esses assuntos intrigantes —, este guia atualizado é para você. Descubra fatos fascinantes sobre a estrutura e a função cerebral, novas tecnologias e resultados de pesquisa, e mais!
Para usar e entender este livro, você não precisa saber nada sobre o cérebro, exceto que você tem um. Neste livro, tratamos o máximo possível do básico com linguagem simples e diagramas fáceis de entender, e quando você encontrar termos técnicos como córtex cingulado anterior ou trato vestíbulo-espinhal, explicamos o que eles significam em linguagem clara. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Frank Amthor
Frank Amthor é professor de psicologia na Universidade do Alabama, em Birmingham. É pesquisador há mais de 20 anos em processamento visual retinal e central e próteses neurais. Publicou mais de 100 artigos em periódicos, capítulos de livros e resumos de conferências.Informações Técnicas Sumário
INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Sobre Este Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Penso que... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Ícones Usados Neste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Além Deste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
De Lá para Cá, Daqui para Lá . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
PARTE 1: APRESENTANDO O SISTEMA NERVOSO . . . . . . . . . 5
CAPÍTULO 1: Uma Rápida Viagem Através do
Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Entendendo a Evolução do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Especializando e comunicando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Evoluindo para animais complexos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Entra o neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Observando como o Sistema Nervoso Funciona . . . . . . . . . . . . . . . 10
O importante papel dos neurônios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Associando em circuitos, segmentos e módulos . . . . . . . . . . . . 11
Que carga: O papel da eletricidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Entendendo a organização modular do sistema nervoso . . . . . 13
Observando as Funções Básicas do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . 13
Sentindo o mundo ao seu redor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Movendo-se com neurônios motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Decidindo e fazendo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
Processando pensamentos: Usando inteligência e memória . . 16
Quando as Coisas Dão Errado: Doenças Neurológicas e Mentais . 17
Revolucionando o Futuro: Avanços em Vários Campos . . . . . . . . . . 18
Tratando disfunções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
Aumentando funções: Mudando quem somos . . . . . . . . . . . . . . 20
CAPÍTULO 2: Tudo sobre o Cérebro e a Medula Espinhal . . . . . . 21
Observando Dentro do Crânio: O Cérebro e suas Partes . . . . . . . . 22
O neocórtex: Controlando os controladores . . . . . . . . . . . . . . . . 22
Abaixo do neocórtex: O tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
O sistema límbico e outras áreas subcorticais importantes . . . 31
Fazendo a transição entre o cérebro e a medula espinhal . . . . 35
Observando as diferenças: Tamanho, estrutura e
outras variações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
A Medula Espinhal: A Intermediária entre os Sistemas Nervosos . 40
Observando o reflexo espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
Movendo seus músculos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42
Lutando ou Fugindo: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . . . . . . . . . 43
Como Sabemos o que Sabemos sobre Atividade Neural . . . . . . . . 43
Examinando problemas causados por danos cerebrais . . . . . . 44
Usando tecnologia para visualizar o cérebro: Dos antigas
EEGs até hoje . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
CAPÍTULO 3: Entendendo como os Neurônios Funcionam . . . 47
Básico sobre Neurônios: Não é Só Mais Uma Célula no Corpo . . . 48
Enviando e recebendo informação entre neurônios:
Receptores sinápticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Recebendo dados do ambiente: Receptores especializados . . 51
Receptores ionotrópicos versus metabotrópicos . . . . . . . . . . . . 51
As três principais classes funcionais de neurotransmissores . . 53
Que Chocante! Neurônios como Dispositivos Elétricos
de Sinalização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
Caramba, pulsos — O potencial de ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
Fechando o ciclo: Do potencial de ação à liberação do
neurotransmissor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58
Movendo-se com Neurônios Motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59
Células Não Neuronais: Células da Glia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Astrócitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Oligodendrócitos e células de Schwann . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Células da micróglia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Técnicas de Registro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Microeletrodos extracelulares individuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Redes de microeletrodos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Eletrodos intracelulares de agulha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Eletrodos Patch-clamp . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
Dispositivos de imagem ótica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
PARTE 2: TRADUZINDO O MUNDO INTERNO E
EXTERNO ATRAVÉS DOS SENTIDOS . . . . . . . . . . . . . 65
CAPÍTULO 4: Sentindo do Seu Jeito: Os Sentidos da Pele . . . . . . 67
Como Você Sente? A Verdade sobre a Pele e seus
Neurônios Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
Propriedades gerais da pele . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
Sentindo o toque: Os mecanorreceptores . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69
Como os mecanorreceptores funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
Sentindo temperatura e dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72
Sentindo posição e movimento: Propriocepção e cinestesia . . 73
Receptores da Pele, Circuitos Espinhais Locais e Projeções
para o Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
Saídas do receptor somatossensorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
Localizando a sensação: Áreas sensoriais corticais
especializadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
Entendendo os Aspectos Complexos da Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
Reduzindo — ou ignorando — a dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78
Livre de dor e odiando isso: Neuropatia periférica............ 79
Dor crônica e diferenças individuais em percepção de dor . . . 80
CAPÍTULO 5: Observando a Visão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
Os Olhos Vencem: Uma Olhada Rápida em seus Olhos . . . . . . . . . 82
A retina: Convertendo fótons em sinais elétricos . . . . . . . . . . . . 83
Capturando fótons: Luz e fototransdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
Enviando a mensagem ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84
Processando sinais dos fotorreceptores: Células
horizontais e bipolares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
Enviando e formatando a mensagem: Células
ganglionares e amácrinas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
Dos Olhos aos Centros de Visão do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
Destino: Tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
Outros destinos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
Do tálamo ao lobo occipital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
Problemas de Visão e Ilusões Visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Parecem iguais para mim: Daltonismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Entendendo a cegueira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98
Ilusões visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
CAPÍTULO 6: Falando Alto: O Sistema Auditivo . . . . . . . . . . . . . . . 101
A Orelha: Capturando e Decodificando Ondas Sonoras . . . . . . . . 102
Reunindo sons: A orelha externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
A orelha média . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
Tocando acordes para o cérebro: A orelha interna . . . . . . . . . 105
Dando Sentido aos Sons: Projeções Auditivas Centrais . . . . . . . . . 109
Pare antes do tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109
Em direção ao tálamo: O núcleo geniculado medial . . . . . . . . 110
Processando sons no cérebro: O lóbulo temporal superior . . 110
Lidando com padrões auditivos complexos.................111
Localizando Sons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
Calculando o azimute (ângulo horizontal) . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
Detectando elevações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Eu Não Consigo lhe Ouvir: Surdez e Zumbidos . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Perda auditiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Ah, aqueles mosquitos zzz zzz zzz zzz zzz zzz: Zumbidos . . . . 116
CAPÍTULO 7: Odores e Paladar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
Que Cheiro É Esse? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
Classificando as coisas pelo bulbo olfatório . . . . . . . . . . . . . . . . 119
Projetando por caminhos diferentes.......................119
Especificando mais no córtex orbitofrontal . . . . . . . . . . . . . . . . 123
Tendo Bom Gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124
A língua discriminante: Os quatro gostos básicos . . . . . . . . . . 125
Enviando a mensagem do gosto ao cérebro:
Codificação do gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
Identificando e lembrando dos gostos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129
O Papel do Aprendizado e da Memória no Paladar e no Olfato . . 130
Falta de Paladar e Problemas no Olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
Pouco ou nenhum olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
Saciedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132
PARTE 3: SEGUINDO EM FRENTE: SISTEMAS
MOTORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133
CAPÍTULO 8: Os Fundamentos dos Movimentos . . . . . . . . . . . . . 135
Identificando os Tipos de Movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136
Movimentos que regulam funções corporais internas . . . . . . 136
Movimentos reflexivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
Movimentos planejados e coordenados....................138
Controlando o Movimento: Planejamento Central e
Execução Hierárquica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
Ativando movimentos musculares involuntários . . . . . . . . . . . 139
Ativando o reflexo de retirada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
Subindo na hierarquia: Locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141
Usando seu cérebro para comportamento
motor complexo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
Puxando a Carga: Células Musculares e seus Potenciais
de Ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
Distúrbios Musculares e do Neurônio Motor Muscular . . . . . . . . . 145
Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
Doenças virais do neurônio motor: Raiva e poliomelite . . . . . 145
Lesão da medula espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146
CAPÍTULO 9: Coordenando Mais as Coisas: A Medula
Espinhal e as Vias Medulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
O Reflexo de Retirada: Uma Resposta de Ciclo Aberto . . . . . . . . . 148
Mantenha sua Posição! Reflexos de Ciclo Fechado . . . . . . . . . . . . 149
Forças opostas: Pares musculares extensor-flexor . . . . . . . . . 149
Determinando a taxa de disparo correta com o circuito
neural comparador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
Os Reflexos Moduladores: Equilíbrio e Locomoção . . . . . . . . . . . . 151
Mantendo o equilíbrio: O reflexo vestíbulo-espinhal . . . . . . . . 152
Faça a locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153
Corrigindo Erros sem Feedback: O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
Observando os sistemas cerebelares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
Prevendo a localização do membro durante o movimento . . 157
Focando em controle do movimento cortical e
tronco encefálico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158
CAPÍTULO 10:Planejando e Executando Ações . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
Transformando o Movimento de Reflexos a Conscientes,
ou Ação Gerada por Objetivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
Como os lóbulos frontais funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
Planejando, corrigindo, aprendendo: Córtex pré-frontal
e processadores subcorticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Memória operacional (ou de trabalho) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Iniciando ações: Gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
No meio das coisas: Áreas
suplementares e pré-motoras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166
O cerebelo: Onde você coordena e aprende movimentos . . . 167
Juntando tudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
Onde Estão os Neurônios de Vontade Própria? . . . . . . . . . . . . . . . 169
O que vem primeiro: O pensamento ou a ação? . . . . . . . . . . . 169
Contemplando os resultados do estudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
Você ainda é responsável! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Descobrindo Neurônios Novos (e Estranhos) . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Neurônios-espelho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172
Neurônios von Economo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
Quando Tiramos as Rodinhas: Distúrbios Motores . . . . . . . . . . . . 174
Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174
Danos à medula espinhal e ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Degeneração dos gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Doença de Huntington . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176
CAPÍTULO 11:Ações Inconscientes com Grandes
Implicações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177
Trabalhando nos Bastidores: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . 178
Entendendo as funções do sistema nervoso autônomo . . . . . 178
Dividindo e conquistando: Subsistemas simpático
e parassimpático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179
Controlando o sistema nervoso autônomo . . . . . . . . . . . . . . . . 181
Sinais de cruzamento: Quando o sistema nervoso
autônomo erra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184
Bons Sonhos: O Sono e os Ritmos ou Ciclos Circadianos . . . . . . . 185
Sincronizando o relógio biológico com exposição à luz . . . . . . 185
Observando os diferentes estágios do sono . . . . . . . . . . . . . . . 187
Associações funcionais dos ritmos cerebrais . . . . . . . . . . . . . . 190
Controlando os ciclos do sono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192
Sonhos não tão bons: Combatendo os distúrbios do sono . . 193
PARTE 4: INTELIGÊNCIA: O CÉREBRO PENSANTE
E A CONSCIÊNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195
CAPÍTULO 12:Entendendo a Inteligência, a Consciência
e as Emoções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197
Definindo Inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Entendendo a natureza da inteligência: Geral
ou especializada? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Componentes da inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202
Observando os diferentes níveis de inteligência . . . . . . . . . . . . 205
Inteligência Emocional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206
Lidando com memórias de reações emocionais fortes . . . . . . 207
Emocionando-se com o sistema límbico . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
Entendendo a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211
Analisando suposições sobre a consciência . . . . . . . . . . . . . . . 211
Tipos de consciência.....................................212
Estudando a consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
Dois campos e um meio-termo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216
Processamento inconsciente: Visão cega, negligência
e outros fenômenos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218
CAPÍTULO 13:Como o Cérebro Processa os Pensamentos . . . 221
O Cérebro: Assumindo o Comando em Vários Níveis . . . . . . . . . . 222
Tudo sobre o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 223
Os quatro principais lobos do cérebro e suas funções . . . . . . 223
Substância cinzenta versus substância branca . . . . . . . . . . . . . 225
Conectividade universal versus de pequeno mundo . . . . . . . . 226
Minicolunas e os seis graus de separação . . . . . . . . . . . . . . . . . 227
Definindo a estrutura de seis camadas do córtex . . . . . . . . . . 227
Viva o neocórtex! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230
Controlando o Conteúdo do Pensamento: Caminhos
Sensoriais e Hierarquias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231
Retransmissões sensoriais do tálamo ao córtex . . . . . . . . . . . . 231
O hipocampo: Especializando para memória . . . . . . . . . . . . . . 234
Dividindo e Conquistando: Linguagem, Visão e os
Hemisférios Cerebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235
Sistemas cerebrais especializados para linguagem . . . . . . . . . 235
Vendo o todo e as partes: Assimetrias de
processamento visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
Onde Mora a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238
Linguagem e o dano do hemisfério esquerdo ou direito . . . . 238
Entendendo o “intérprete do lado esquerdo” . . . . . . . . . . . . . . 240
CAPÍTULO 14:O Cérebro Executivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 241
Obtendo o Cérebro que Você Tem Hoje: O Neocórtex versus
Seu Cérebro Reptiliano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
Meu neocórtex é maior que o seu: Observando
tamanhos relativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
A relação entre o tamanho do córtex pré-frontal e
a habilidade de perseguir metas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245
Memória Operacional, Resolução de Problemas e o Córtex
Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246
Processos cerebrais gerindo memória operacional . . . . . . . . . 246
Os limites da memória operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248
Perseverança: Ficando com o velho, mesmo quando
não funciona mais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 251
Decidindo-se e Mudando de Ideia: O Córtex Orbitofrontal . . . . . . 252
Pressentindo: Reações emocionais aprendidas . . . . . . . . . . . . 252
Apostando em acertar: Correr riscos, aversão e prazer . . . . . 253
Raciocínio baseado em casos: Pensando sobre
consequências sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 253
Já estamos chegando? O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . 254
Registrando erros e mudando de táticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
Agindo sem pensar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
Quem está cuidando da loja? Problemas no córtex
cingulado anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 256
CAPÍTULO 15:Aprendizado e Memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257
Aprendizado e Memória: Mais uma Maneira de se Adaptar
ao Ambiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 258
Adaptações de desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
Aprendizado clássico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
Enviando Mais ou Menos Sinais: Adaptação versus Facilitação . . 260
Adaptação..............................................260
Facilitação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 261
Estudando habituação e sensibilização em lesmas do mar . . 262
Explorando o que Acontece Durante o Aprendizado:
Mudando Sinapses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
Cálculo neural: Portas neurais E e OU . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
O neurônio McCulloch-Pitts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 265
Reconectando seu cérebro: O receptor NMDA . . . . . . . . . . . . . 266
O Papel do Hipocampo no Aprendizado e na Memória . . . . . . . . 270
Passando da memória de curto para longo prazo . . . . . . . . . . 271
Uma matriz de detectores de coincidências . . . . . . . . . . . . . . . 272
Lembrando-se de como saber: Mecanismos corticais . . . . . . . 274
Saber versus saber que você sabe: Contexto e
memória episódica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 275
Perdendo sua Memória: Esquecimento, Amnésia e
Outros Distúrbios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276
Ficando mais Crânio: Melhorando seu Aprendizado . . . . . . . . . . . 278
Distribuindo o tempo de estudo por muitas sessões curtas . 279
Dormindo o suficiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279
Praticando em sua mente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
Recompensando e punindo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
CAPÍTULO 16:Desenvolvendo e Modificando Circuitos
Cerebrais: Plasticidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281
Desenvolvendo desde a Concepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282
Surgindo da ectoderme: O sistema nervoso embrionário . . . 283
Adicionando camadas: O desenvolvimento do
córtex cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 285
Conectando tudo: Como os axônios conectam várias
áreas do cérebro umas às outras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
Aprendendo com a Experiência: Plasticidade e o
Desenvolvimento de Mapas Corticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290
Mapeando tudo: Colocando-se em um mundo visual,
auditivo e de toque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 291
Disparando e conectando: Observando a lei de Hebb . . . . . . 291
Efeitos ambientais: Inato versus adquirido . . . . . . . . . . . . . . . . 293
Genética: Especificando o procedimento de
construção cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294
Escolhendo o Caminho Errado: Distúrbios do Sistema
Nervoso do Desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
Buscando erros genéticos do desenvolvimento em
ratos mutantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298
Efeitos ambientais no desenvolvimento do cérebro
humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 299
O Envelhecimento Cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 300
Vivendo muito e bem: Mudanças da expectativa de vida
em estratégia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301
Acumulando afrontas: Disfunções cerebrais específicas
da idade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302
Doenças autoimunes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303
Derrames . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
Tumores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
CAPÍTULO 17:Disfunções Neurais, Doenças Mentais
e Drogas que Afetam o Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
Observando as Causas e Tipos de Doenças Mentais . . . . . . . . . . . 306
Avarias genéticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 307
Doenças mentais do desenvolvimento e do ambiente . . . . . . 308
Doenças mentais com componentes genéticos e do
desenvolvimento misturados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 309
A Promessa dos Produtos Farmacêuticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 315
Remédios que afetam os receptores GABA . . . . . . . . . . . . . . . . 316
Remédios que afetam a serotonina........................317
Remédios que afetam a dopamina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
Algumas substâncias psicoativas naturais . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
PARTE 5: A PARTE DOS DEZ................................... 319
CAPÍTULO 18:Dez (Ou Mais) Estruturas Cerebrais Cruciais . . 321
O Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
O Tálamo, Passagem para o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
O Pulvinar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
O Hipocampo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
Áreas de Wernicke e de Broca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
A Área Facial Fusiforme . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 325
A Amígdala . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
O Córtex Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
A Substância Negra (Gânglios Basais) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
CAPÍTULO 19:Dez Truques dos Neurônios que os Fazem
Fazer o que Fazem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 329
Superando o Limite de Tamanho do Neurônio . . . . . . . . . . . . . . . . 330
Obtendo o Maior Retorno com Espinhas Dendríticas . . . . . . . . . . 331
Receptores Ionotrópicos: Permitindo que Neurônios se
Comuniquem Quimicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 331
Especializando-se para os Sentidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
Calculando com Correntes de Canais Iônicos . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
Mantendo o Sinal Forte por Longas Distâncias . . . . . . . . . . . . . . . . 333
O Axônio: Enviando Sinais da Cabeça aos Pés . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
Acelerando as Coisas com a Mielinização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
Homeostase Neural . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 335
Mudando os Pesos Sinápticos para se Adaptar e Aprender . . . . . 336
CAPÍTULO 20:Dez Fatos Incríveis sobre o Cérebro . . . . . . . . . . . . 337
Ele Tem 100 Bilhões de Células e um Quadrilhão de Sinapses . . 338
A Consciência Não Reside em Nenhuma Área Específica
do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338
Ele Não Tem Receptores de Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 339
Cortar o Maior Trato de Fibra no Cérebro Produz Menos
Efeitos Colaterais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340
O Cérebro de Einstein Era Menor que a Média . . . . . . . . . . . . . . . . 341
Adultos Perdem Várias Centenas de Milhares de Neurônios
por Dia Sem Efeito Perceptível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 341
Grama por Grama, Requer Bastante Energia...................342
É um Mito que Usamos Apenas 10% de Nosso Cérebro . . . . . . . . 343
Danos Cerebrais Podem Resultar em Habilidades Prodígios . . . . 344
Cérebros Adultos Podem Desenvolver Novos Neurônios . . . . 345
CAPÍTULO 21:Dez Tratamentos Promissores
para o Futuro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 347
Corrigindo Distúrbios do Desenvolvimento pela
Terapia Genética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348
Aumentando o Cérebro com Manipulação Genética . . . . . . . . . . . 348
Corrigindo Danos Cerebrais com Células-Tronco . . . . . . . . . . . . . . 349
Usando Estimulação Profunda do Cérebro para Tratar
Distúrbios Neurológicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350
Estimulando o Cérebro Externamente Com EMT e ETCC . . . . . . . 351
Usando Neuropróteses para Perdas Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . 351
Lidando com a Paralisia com Neuropróteses . . . . . . . . . . . . . . . . . 352
Construindo um Cérebro Melhor com Neuropróteses . . . . . . . . . 353
Engajando-se em Aprendizado Controlado por Computadores . 354
Tratando Doenças com Nanorrobôs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354
ÍNDICE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 357Informações Técnicas
Nº de páginas: 384 Origem: Internacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788550801735 Encadernação: Brochura Autor: Frank Amthor - Informações