A Evolução da Governança da Nova TI - Business-Defined IT
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- DescriçãoA Evolução da Governança da Nova TI - Business-Defined IT
O livro ?A evolução da governança da nova TI: Business-Defined IT? foi escrito com enorme satisfação pessoal, pois ele é a minha primeira obra sobre governança de Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC ou TI) onde é possível apresentar a governança a partir do seu histórico de fortalezas. A maioria das fragilidades do estratagema de pensar a tecnologia em termos de equipamentos, softwares e serviços está sendo dizimada pelo modelo de TI como um serviço.
Desde 2002, venho advogando que o modelo IT as a Service é absolutamente vencedor para a governança. Como todos sabem, o principal objetivo da governança de TIC é a maximização do lucro sustentável de longo prazo. O modelo TI como um serviço é vencedor, porque ele consegue equilibrar naturalmente sem métodos artificiais todos os parâmetros necessários para endereçar as necessidades do negócio. É muito fácil ver após 2014 as diferenças causadas ao negócio entre o modelo ?como um serviço? e o estratagema de TI como ?hardware, software e serviços?. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Ricardo Mansur
Chief Project Officer (CPO) escritório de grandes projetos e eventos. Especialista em governança. Graduado em Engenharia com Mestrado e MBA em Finanças, Administração, Tecnologia da Informação e Negócios. Orquestrou centenas de projetos bem-sucedidos. Palestrante de congressos no Brasil e exterior. Autor dos livros “Business-Defined IT na Era dos Aplicativos: Inovando diariamente”, “SIX SIGMA NO MARKETING DO BIG DATA”, “Dicas: trabalho, empreendedorismo, apresentações, tecnologia, nuvem, marketing, big data, projetos e iTaaS”, “Computação em Nuvem, Consumerização, Virtualização, Segurança e outros bichos da fauna da nova TIC”, “Central de Serviços Compartilhados na Nuvem”, “Escritório Avançado de Projetos”, “Apagão da Produtividade no Brasil: ITAAS RESOLVE”, “Governança da Nova TI: A Revolução”, “Iniciando um Escritório de Projetos”, “Governança dos Novos Serviços de TI na Copa”, “Governança de TI VERDE - O Ouro Verde da Nova TI”, “TI Habilitando Negócios”, “Orçamento Empresarial 360°”, “Planos de Negócios na Prática”, “Governança Avançada de TI na Prática”, “Escritório Avançado de Projetos na Prática”, “Balanced Scorecard - Revelando SEPV”, “Implementando um Escritório de Projetos”, “Governança de TI: Frameworks, Metodologias e Melhores Práticas”.Informações Técnicas INTRODUÇÃO - 1
CAPÍTULO 1 - CLOUD COMPUTING - 9
- Mercado global de infraestrutura de TI - 9
- Mercado brasileiro - 10
- Conceitos e tendências futuras - 15
- Novo mundo - 15
- Realidade - 16
- O impacto da computação em nuvem no negócio das micro e pequenas empresas - 17
- Crescimento e amadurecimento - 21
- Benefícios - 24
- Agilidade - 26
- Capacitação - 32
- Alto nível - 38
- TI habilitando negócios - 48
CAPÍTULO 2 - VIRTUALIZAÇÃO - 51
- Mercado Global - 51
- Mercado Brasileiro - 52
- Armazenamento 53
- Metadado - 54
- Arquivamento 55
- Emulação - 57
- Prêmeio do Risco e Virtualização - 58
- Controle, Transparência e Previsibilidade - 58
- Informações - 63
- Torre de Babel - 66
- Inovação - 74
- Produtividade - 75
- Capacitação - 78
- Escalabilidade 79
CAPÍTULO 3 - SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES - 81
- Mercado Global - 81
- Mercado Brasileiro - 81
- Informação - 83
- Ataques - 84
- Plano Diretor de Segurança - 87
- Capital Intelectual - 95
- Produtividade - 97
- Segurança Básica - 102
- Senhas - 103
- Backup 104
- Evolução da Tecnologia - 105
- Malfeitores - 109
- Poder de Fogo 113
- Língua do Dinheiro - 116
- Security Operation Center - 120
- Era Pós-PC 125
CAPÍTULO 4 - CENTRAL DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS - 133
- Conceito Geral - 142
- Modelos - 145
- Processos - 147
- Implantação - 147
- Mercado Brasileiro - 150
- Fatores Críticos de Sucesso - 152
- Motivações - 156
- TI Habilitado - 157
- Mudanças - 157
- Planejamento e Controle - 158
- Evolução - 162
- Resumo - 163
- Internalização ou Externalização - 166
- Componentes Individuais com Alta Disponibilidade - 170
- Componentes Individuais sem Alta Disponibilidade - 170
- Custo do Gerenciamento da Disponibilidade - 171
- Capacidade da Infraestrutura - 172
- Custo do Gerenciamento da Capacidade da Infraestrutura - 173
- Atualização da Infraestrutura - 174
- Modelo de Plano de Negócio - 175
- Risco de Continuidade do Negócio 184
- Gerenciamento da Continuidade do Fornecedor de Terceirização - 184
- Custo de Entrada e Saída do Uso da Infraestrutura do Provedor - 185
- Facilidade Física, Colaboradores e Foco no Negócio - 185
- Custo do Gerenciamento da Atualização da Infraestrutura - 186
- Solução Evolutiva - 186
- Solução Revolucionária - 186
- Terceirização das Aplicações - 187
- Conclusões - 192
- Metodologia - 195
- Gerenciamento dos Incidentes - 195
- Gerenciamento dos Problemas - 197
- Gerenciamento das Configurações - 200
- Gerenciamento das Mudanças - 203
- Gerenciamento das Liberações - 206
- Gerenciamento do Nível de Serviço - 210
- Gerenciamento Financeiro - 214
- Exemplo: Servidor ERP 215
- Capacity Management - 218
- Service Continuity Management - 222
- Availability Management - 225
- Security Management - 229
- Habilitação por TI - 233
- Capacitação - 234
- Fundamentos das Informações - 236
- Software - 238
- TI em Nuvem - 239
- Virtualização - 240
- Capacidade - 241
- Barreiras - 243
- Aplicações - 243
- Conclusões - 247
- ERP - 247
- Quem Nasceu Primeiro - 248
- Habilitação do Controle, Monitoração, Gerenciamento e Entrega dos SLAS - 250
- Custeamento - 250
- Esforço - 251
- Futuro - 251
- Crescimento - 252
- SC e SLA - 253
- Impacto da Nuvem - 257
- Momentos da Modelagem da Cadeia - 257
- Análise da Situação Atual das Redes - 258
- Arquitetura - 259
- Amplitude - 261
- Profundidade - 261
- Especialização - 262
- Escolha do Modelo de Atenção ao Negócio - 264
- Construção dos Territórios e Níveis de Atenção - 266
- Desenho das Redes de Atenção - 269
- Modelagem da Atenção Primária - 270
- Modelagem dos Pontos de Atenção Secundários e Terciários - 272
- Modelagem dos Sistemas de Apoio nas Redes de Atenção - 274
- Modelagem do Sistema Logístico nas Redes de Atenção - 275
- Modelagem do Sistema de Governança das Redes de Atenção - 279
- Atributos e Níveis de Integração da Rede de Atenção - 282
- Matriz de Desenho da Rede Temática de Atenção - 286
CAPÍTULO 5 - SERVICE DESK NA NUVEM - 289
- A central na era da economia dos aplicativos - 294
CAPÍTULO 6 - O LUCRO SUPERIOR DO ITAAS - 303
- O Mundo Pós-ITAAS - 303
- Riqueza Social - 310
- O Paradoxo das Produtividades Brasileira e Americana Pós-Crise de 2008 - 310
- Strike One – A Oportunidade Emocional do Pré-Pago - 321
- Strike Two – A Oportunidade da Mobilidade do Turista - 322
- Strike Three – A Oporunidade na Compra do Serviço Mobilidade - 327
- Strike Four - A Oporunidade do Duplo Santo - 329
- Strike Five – O Custo da Latência do Sinal - 333
- Strike Six – A Oportunidade da Foto com GPS - 334
- Strike Seven – A Chance do Celular de Nove Dígitos - 335
- Strike Eight – A Oportunidade das Artes e Espetáculos - 336
- Produtividade do Capital - 337
- Âmbito Governamental - 338
- Chamadas Públicas - 338
- Financiadora de Estudos e Projetos - 339
- Financiamento Reembolsável Padrão - 339
- Financiamento Reembolsável com Equalização de Juros - 339
- Financiamento Reembolsável com Participação nos Resultados - 340
- Solicitação de Financiamento - 340
- Pró-Inovação - 340
- Juro Zero - 340
- Subvenção Econômica - 341
- PAPPE - 341
- PDTI/PDTA - 342
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - 342
- Inovação P, D e I - 342
- Inovação da Produção - 342
- PROSOFT – Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Sfotware e Serviços Correlatos - 343
- CRIATEC - 344
- Seleção Pública - Patrocínio de Eventos - 2013 - 345
- Financiamento Público - 345
- Âmbito da Iniciativa Privada - 347
- Exemplos Práticos do Estratagema Concurso - 347
- Exemplos Práticos do Estratagema da Participação Acionária - 355
- Ouro dos Serviços de TIC - 359
- Consumo Colaborativo Social - I Need, I Offer (INIO) - 368
CAPÍTULO 7 - MARCO CIVIL DA INTERNET NO BRASIL COMENTADO - 383
- Resumo - 387
- LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. 3 - 89
CAPÍTULO 8 - TIC NO GOVERNO - 399
- O que é uma Request for Invitation? - 409
- Quando usar a RFI? - 409
- Diferença entre RFP e RFI - 409
- Benefícios da RFI - 409
- Estrutura da RFI - 410
- Exemplo de modelo do plano de negócio - 412
- Estrutura do Plano de Negócio - 428
- Exemplo de Request for Proposal - 437
- Exemplo de Modelo de Avaliação da RFC - 449
BIBLIOGRAFIA - 451Informações Técnicas
Nº de páginas: 496 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788539907977 Encadernação: Brochura Autor: Ricardo Mansur - Informações