Aprenda Lógica de Programação e Algoritmos com Implementações em Portugol, Scratch, C, Java, C# e Python
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- DescriçãoAprenda Lógica de Programação e Algoritmos com Implementações em Portugol, Scratch, C, Java, C# e Python
A programação de computadores tem se tornado cada vez mais fácil, acessível e popular, pois no mundo atual, o uso da tecnologia está fortemente inserido no cotidiano das pessoas, criando um universo de novas possibilidades.
Este livro é o resultado das experiências adquiridas pelos autores ao longo de mais de uma década dedicada ao ensino nos cursos de graduação em Informática. No primeiro capítulo, o leitor irá encontrar os conceitos empregados para a resolução de problemas computacionais usando, para isso, técnicas e ferramentas como fluxograma, Portugol e a Scratch, que é uma linguagem de programação visual que possibilita aprendizado rápido e lúdico. Nos capítulos seguintes serão apresentados os conceitos para o desenvolvimento da solução dos algoritmos criados nas linguagens de programação C, Java, C# e Python.
Educadores têm notado que o desenvolvimento de lógica de programação amplia a capacidade de resolver problemas além de aumentar a capacidade de pensar de forma sistematizada e criativa. As diferentes técnicas juntamente com o grande número de exercícios propostos neste livro, permitirão desenvolver e aguçar o raciocínio lógico. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos C# Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Cláudio Vieira Oliveira
Cláudio Vieira Oliveira, Mestre em Sistemas de Computação pela PUCCAMP. Possui mais de 22 anos de experiência na área de TI. Docente da FATEC (Jundiaí e Bragança Paulista).
Ângela Lühmann
Ângela Lühmann, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP. Atua há 19 anos nas áreas de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Docente da FATEC Jundiaí.Informações Técnicas Sumário
Capítulo 1 - Lógica de Programação e Algoritmos - 1
1.1. Lógica de Programação - 2
1.2. Algoritmo - 5
1.3. Representação e Armazenamento de Dados - 7
1.4. Formas de Representação de Algoritmos - 11
1.5. Operadores - 20
1.6. Portugol Studio - 29
1.7. Scratch - 33
1.8. Estrutura Sequencial - 36
1.9. Estruturas de Seleção - 43
1.10. Estruturas de Repetição - 65
1.11. Vetores e Matrizes - 79
1.12. Funções - 94
1.13. Estruturas, Registros e Campos - 108
1.14. Linguagens de Programação - 113
1.15. Paradigmas de Linguagens de Programação - 121
Capítulo 2 - A Linguagem de Programação C - 127
2.1. Visão Geral - 127
2.2. Ambientes de Desenvolvimento - 127
2.3. Desenvolvimento Utilizando o NetBeans - 128
2.4. Desenvolvimento Utilizando o Code::Blocks - 132
2.5. Representação dos Dados - 138
2.6. Estrutura de um Programa em C - 139
2.7. Operadores - 141
2.8. Entrada e Saída de Dados - 141
2.9. Estruturas de Seleção - 145
2.10. Instruções para Repetição - 157
2.11. Vetores e Matrizes em C - 165
2.12. Estruturas e Registros - 174
2.13. Uso de Funções na Linguagem C - 177
Capítulo 3 - A Linguagem de Programação Java - 181
3.1. Visão Geral - 181
3.2. Ambientes de Desenvolvimento - 182
3.3. Desenvolvimento no NetBeans - 182
3.4. Desenvolvimento no Eclipse - 185
3.5. Representação dos Dados - 191
3.6. Estrutura de um Programa Java - 193
3.7. Operadores - 194
3.8. Entrada e Saída de Dados - 195
3.9. Uso das Estruturas de Seleção - 198
3.10. Estruturas de Repetição - 209
3.11. Vetores e Matrizes em Java - 218
3.12. Classes e Objetos - 225
3.13. Coleções - 228
3.14. Modularização de Programas em Java - 232
Capítulo 4 - A Linguagem de Programação C# - 235
4.1. Visão Geral - 235
4.2. Ambiente de Desenvolvimento - 236
4.3. Tipo de Dado - 240
4.4. Operadores - 244
4.5. Entrada e Saída de Dados - 244
4.6. Estruturas de Seleção em C# - 249
4.7. Estruturas de Repetição em C# - 261
4.8. Vetores e Matrizes - 271
4.9. Classes e Objetos - 278
4.10. Coleções - 286
4.11. Modularização de Programas em C# - 290
Capítulo 5 - A Linguagem de Programação Python - 295
5.1. Visão Geral - 295
5.2. Ambiente de Desenvolvimento - 295
5.3. Utilização do NetBeans - 295
5.4. Utilização do IDLE (Python GUI) - 302
5.5. Tipos de Dados em Python - 306
5.6. Operadores - 307
5.7. Entrada e Saída de Dados - 308
5.8. Estrutura de Seleção em Python - 311
5.9. Estrutura de Repetição em Python - 319
5.10. Listas - 325
5.11. Classes e Objetos - 331
5.12. Coleções - 333
5.13. Procedimentos e Funções em Python - 337
Referências - 341Informações Técnicas
Nº de páginas: 368 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2016 ISBN: 9788539907793 Encadernação: Brochura Autor: Cláudio Vieira Oliveira - Ângela Lühmann - Informações