E-BOOK Algoritmos - Programação para Iniciantes 3ª Edição (envio por e-mail)
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Entendendo Algoritmos - Um guia ilustrado para programadores e outros curiosos
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A programação de computadores tem se tornado cada vez mais fácil, acessível e popular, pois no mundo atual, o uso da tecnologia está fortemente inserido no cotidiano das pessoas, criando um universo de novas possibilidades.
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Este livro é o resultado das experiências adquiridas pelos autores ao longo de mais de uma década dedicada ao ensino nos cursos de graduação em Informática. ... Ler mais +
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- DescriçãoE-BOOK Algoritmos - Programação para Iniciantes 3ª Edição
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Descrição
Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados. Os diversos assuntos e exercícios são totalmente baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula, transferindo para o livro as explicações e os exemplos usados em aulas de algoritmos e programação. A leitura e a prática não exigem conhecimento prévio do assunto por parte do leitor.
Voltado para estudantes de cursos introdutórios em programação de computadores, existentes nas áreas de Informática, Ciência da Computação, Engenharias, cursos técnicos de nível médio e muitas outras, o livro apresenta como principais características:
-Nova linguagem estruturada para a construção de algoritmos;
-Texto renovado e atual, fortemente baseado na didática utilizada em aulas de programação;
-Intensa carga de exercícios resolvidos e de problemas propostos;
-Perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns dos estudantes de cursos de programação;
-Curiosidades sobre computadores, algoritmos e programação, estimulando o interesse do leitor pelo assunto.
Adotado com sucesso como bibliografia nos projetos de inúmeros cursos espalhados pelo Brasil, “Algoritmos: Programação para Iniciantes” chega à sua 3ª edição com nova diagramação, apresentando um texto aprimorado, revisado e complementado com mais material de estudo. Acima de tudo, ele pretende ser o seu primeiro livro de algoritmos. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Digital / E-book Especificações
Sobre o Autor Gilvan Vilarim
Gilvan Vilarim é bacharel em Informática pelo IME-UERJ, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ e doutor em Serviço Social pela ESS-UFRJ. Leciona desde 1995, atuando principalmente nos ensinos técnico e de graduação na área de computação; trabalhou em diversas instituições públicas e particulares ao longo dos anos. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).Informações Técnicas INSTRUÇÕES PARA BAIXAR E-BOOKS DA EDITORA CIÊNCIA MODERNA
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Sobre os Dispositivos de Leitura (e-Readers)
Nossos livros digitais (E-Books) podem ser baixados e abertos em todos os dispositivos de leitura, compatíveis com o Adobe Digital Editions. No mercado brasileiro, facilmente encontramos o Coo-ler da Gato Sabido e o Positivo Alfa. Uma lista complete poderá se encontrada no link:
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Transferência de Itens entre Computadores
Se você autorizou seu computador, o Adobe Digital Editions não "bloqueia" seus E-Books e outras publicações digitais desse computador – elas são atribuídas a você por meio de sua ID Adobe. Isso significa que você pode transferir itens da biblioteca para 6 (seis) computadores ou dispositivos móveis compatíveis (como um Sony® Reader).
Antes de poder transferir itens entre computadores, você deve autorizar os computadores com sua ID Adobe.
Observação: os marcadores não são copiados quando os itens são transferidos para outro computador.
Para transferir um item de biblioteca para outro computador autorizado:
1. No computador para o qual está transferindo, localize e abra a pasta My Digital Editions, que se encontra dentro da pasta Meus Documentos.
2. Selecione os arquivos EPUB ou PDF que correspondem aos títulos eBook que deseja transferir.
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Sistema Necessário para a Versão Windows do Adobe Digital Editions
Processador: Intel® Pentium® de 500MHz (ou mais rápido)
Sistema operacional:
o Windows 7
o Windows Vista
o Windows XP SP2 (ou superior)
o Microsoft Windows 2000 com Service Pack 4
Memória: 128 MB de RAM (mínimo)
Navegador:
o Internet Explorer 6 (ou superior)
o Firefox 2 (ou superior)
Software adicional: Adobe Flash Player 7 (ou superior)*
* Windows 7 e Windows Vista necessitam utilizar o Flash 9.0.28 ou superior.
Sistema Necessário para a Versão Apple Mac do Adobe Digital Editions
Para Mac família Intel® (Mais recentes)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo.
o 128MB de RAM
o Qualquer processador da família Intel® para Mac é suportado
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
Para Mac família PowerPC (Mais antigos)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo
o 128MB de RAM
o Processador PowerPC® G4 ou G5 de 500Mhz
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
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Sumário
Capítulo 1.Conceitos Básicos - 1
1.1. Um Breve Histórico da Computação - 1
1.2. Componentes de Um Computador - 4
1.3. Estrutura Lógica de Um Computador - 5
1.4. Programação de Computadores - 6
1.5. Algoritmos e Resolução de Problemas - 6
1.6. Estruturação de Algoritmos - 8
1.7. Lógica de Programação - 9
1.8. Um Computador Virtual - 9
1.9. Problemas Propostos com Algoritmos - 10
1.10. Você Sabia - 12
Capítulo 2.Português Estruturado - 13
2.1. Conceito de Português Estruturado - 13
2.2. Sintaxe e Semântica - 13
2.3. Tipos de Dados - 14
2.3.1. Tipo Inteiro - 14
2.3.2. Tipo Real - 15
2.3.3. Tipo Lógico - 15
2.3.4. Tipo Caractere - 15
2.3.5. Tipo Cadeia - 16
2.3.6. Observações sobre Dados e seus Tipos - 16
2.4. Exercícios de Fixação com Tipos - 16
2.5. Operadores Aritméticos - 17
2.6. Operadores Relacionais - 18
2.7. Operadores Lógicos - 19
2.8. Funções - 20
2.9. Montagem de Expressões - 21
2.10. Linearização de expressões - 23
2.11. Exercícios de Fixação com Expressões - 24
2.12. Conceito de Variável - 25
2.12.1. Nomes de Variáveis - 26
2.12.2. Tipo de Dado das Variáveis - 27
2.12.3. Declaração de Variáveis - 28
2.13. Sintaxe Geral de um Algoritmo - 29
2.14. Comando de Atribuição - 30
2.15. Comando de Entrada de Dados - 31
2.16. Comando de Saída de Dados - 32
2.17. Estudo de um Exemplo - 32
2.18. Exercícios de Fixação com Algoritmos Simples - 36
2.19. Perguntas e Respostas - 37
2.20. Você Sabia - 40
Capítulo 3.Construção de Algoritmos - 41
3.1. Roteiro para a Construção de Algoritmos - 41
3.2. Verificação Manual de Algoritmos - 42
3.3. Exercícios de Fixação com Algoritmos Sequenciais - 46
3.4. Impressões Complementares - 48
3.5. Modularização de Algoritmos - 49
3.5.1. Criação de Módulos - 49
3.6. Perguntas e Respostas - 53
3.7. Problemas Propostos com Algoritmos Sequenciais - 55
3.8. Você Sabia - 58
Capítulo 4.Testes - 59
4.1. Estruturas de Teste - 59
4.2. Comando Se - 59
4.3. Exercícios de Fixação com Testes Simples - 63
4.4. Testes Encadeados - 63
4.5. Exercícios de Fixação com Testes Encadeados - 69
4.6. Comando Caso - 72
4.7. Blocos de Comandos - 74
4.8. Perguntas e Respostas - 79
4.9. Problemas Propostos com Testes - 80
4.10. Você Sabia - 84
Capítulo 5.Repetições - 85
5.1. Estruturas de Repetição - 85
5.2. Comandos Repita e Enquanto - 85
5.3. Variáveis Contadoras - 90
5.4. Variáveis Acumuladoras - 93
5.5. Laços Infinitos - 97
5.6. Exercícios de Fixação com Repetições - 98
5.7. Encadeamento de Repetições - 99
5.8. Comando Para - 101
5.9. Perguntas e Respostas - 103
5.10. Problemas Propostos com Repetições - 104
5.11. Você Sabia - 108
Capítulo 6.Vetores - 109
6.1. Declaração e Uso de Vetores - 109
6.2. Exercícios de Fixação com Vetores - 118
6.3. Matrizes - 119
6.4. Exercícios de Fixação com Matrizes - 125
6.5. Tipos de Dados Personalizados - 126
6.6. Perguntas e Respostas - 127
6.7. Problemas Propostos com Vetores - 128
6.8. Você Sabia - 132
Capítulo 7.Registros - 133
7.1. Declaração e Uso de Registros - 133
7.2. Exercícios de Fixação com Registros - 137
7.3. Combinações de Tipos Estruturados - 138
7.4. Perguntas e Respostas - 141
7.5. Problemas Propostos com Registros - 142
7.6. Você Sabia - 146
Capítulo 8.Programação Estruturada - 147
8.1. A Crise na Programação - 147
8.2. Desvios Incondicionais - 148
8.3. Uma Disciplina na Programação - 148
8.4. Fundamentos da Programação Estruturada - 148
8.4.1. Uso de Estruturas Básicas - 149
8.4.2. Projeto "Top-Down" e Refinamento Sucessivo - 149
8.4.3. Composição Modular - 150
8.5. Boas Práticas de Construção - 151
8.5.1. Uso de Comentários - 151
8.5.2. Identificadores Significativos - 152
8.5.3. Um Comando em Cada Linha - 153
8.5.4. Indentação - 153
8.5.5. Linhas e Espaços em Branco - 155
8.6. Um Exemplo Completo - 155
8.7. Você Sabia - 162
Considerações Finais - 163
Referências Bibliográficas - 165
Anexo 1 - Conversão para Linguagens - 167
Como Se Programa - 167
Programação em Pascal - 168
Programação em C - 175
Programação em Python - 183
Anexo 2 -Independência entre Módulos - 191
Tipos de Módulos - 191
Variáveis Locais e Variáveis Globais - 193
Passagem de Parâmetros - 195
Passagem por Valor e Passagem por Referência - 196
Um Exemplo com Módulos Independentes - 197
Independência em Linguagens de Programação - 199
Anexo 3 - Fluxogramas - 203
Símbolos Básicos em Fluxogramas - 203
Montagem do Fluxograma - 208
Exemplos de Fluxogramas Simples - 210
Anexo 4 - Notação EBNF - 215
Simbologia da EBNF - 215
Notação EBNF para o Português Estruturado - 217
Anexo 5 -Soluções de Exercícios e Problemas - 221
Conceitos Básicos: Soluções - 221
Português Estruturado: Soluções - 222
Construção de Algoritmos: Soluções - 224
Testes: Soluções - 231
Repetições: Soluções - 245
Vetores: Soluções - 255
Registros: Soluções - 275Informações Técnicas
Nº de páginas: 304 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788539908875 Encadernação: Digital Autor: Gilvan Vilarim - Informações